Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Salazar e Marcelo, saudades....

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Salazar e Marcelo, saudades....

por mais_um » 18/2/2010 16:24

ursopolar11 Escreveu:É verdade que nasci depois (no ano) da revolução.

E penso que realmente existe mais liberdade...para roubar, destruir e aniquilar.

Para mim a classe politica actual é podre, não tem valores nem conhecimentos.
Não sanem o que é trabalho, nem tem mérito, vivem das J's e dos cargos dos amigos.

Salazar e Marcelo eram grandes estadistas e intelectuais, com um brilhante percurso académico.

Eu pessoalmente não acredito nos politicos actuais, são mentirosos, só querem encher os bolsos e enganar as pessoas.

Só existe corrupção, e a sensação que estupido é quem trabalha.Este é o exemplo que vem de cima.

Antes do 25 de Abril havias casos BPP e BPN a cairem em nada ?
Corrupção em toda a sociedade ?
Governantes a governarem para o seu bolso ?

Pensemos bem, e não estejamos com a mania e preconceitos da "ditadura", porque ditadura é quando quem governa enriqueçe à custa do povo...Salazar não deixou herdeiros e Marcelo morreu relativamente pobre.

Vejam-se os politicos actuais, qual o mais rico ?

Valores meus senhores , valores, é o que se quer.

Caro urso,

Temos várias formas de analisar as diferenças entre o antes e pós 25 de Abril de 74.
Uma é olhar para as estatisticas dos vários indicadores do indice de desenvolvimento humano (e não só), neste campo o pós dá uns 30 a zero ao antes! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Outra forma é comparar as experiencias e vivencias nossas e de quem nos rodeia. Esta forma é muito subjectiva e como tal não a considero credivel para chegar a uma conclusão.

Por isso vê as diferenças existentes entre o antes e o pós e diz de tua justiça, mas posso dizer-te assim de caras que é abismal a evolução que tivemos nestes ultimos 36 anos.

Um abraço,

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Um curioso... » 18/2/2010 16:23

O grande falhanço do 25 de Abril foi a derrota dos democratas, naquilo que deveria ser também uma revolução cultural e cívica.

O anterior Regime estava caquético, nâo tinha sabido resolver o problema da Colónias e encontrava-se desfasado do seu tempo.

Marcelo e Salazar até talvez fossem honestos, mas o País, fora das grandes urbes, era quase medieval.
A restante "nomenklatura", era tão medíocre como a actual.

A ditadura não tem que ser "tabu", nem a Democracia um dado adquirido.

O importante são as pessoas e o seu carácter, o resto é apenas um "fait divers"!!!

Registado: 29/11/2007 14:04

por rmachado » 18/2/2010 16:21

mfsr
Quantos anos tinhas se é que posso perguntar?

Registado: 24/8/2004 10:42

por mfsr1980 » 18/2/2010 16:18

Eu vivi toda a época em que o Marcelo Caetano governou Portugal.
Foi a melhor época que Portugal atravessou.
Nunca deixei de falar.
Claro que o Soares teve que ir para França mas ele queria destruir o regime (o que é bem diferente de falar).

Registado: 3/5/2007 13:55

por mais_um » 18/2/2010 16:15

PequenoInvest Escreveu:Estou há vários minutos a tentar perceber como é que se pode ter saudades de uma época em que não se viveu :-s

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por PequenoInvest » 18/2/2010 16:11

Estou há vários minutos a tentar perceber como é que se pode ter saudades de uma época em que não se viveu :-s

Registado: 24/7/2009 12:13

por Elias » 18/2/2010 16:05

ursopolar11 Escreveu:Desde o ensino à justiça, tudo não passa de uma anedota.

O ensino hoje pode ser uma anedota. Há 50 anos quase não havia ensino (só os que tinham algumas posses frequentavam o liceu... e a universidade era um privilégio para muito poucos).

ursopolar11 Escreveu:Fome ?, comer carne ?
É mais saudável a sopa de que um pedaço de carne.

Não digo o contrário. Mas o que leva a maioria das pessoas a comer carne nada tem a ver com opções de saúde; comem carne pela mesma razão que as levam a andar de carro: é um sinal de riqueza.

ursopolar11 Escreveu:O estado poderia esconder muita coisa e controlar muita mais.Havia exploração e miséria, mas estamos melhor agora ?

Claro que estamos. Hoje quase toda a gente anda de carro, quase toda a gente tem TV e telemóvel, quase toda a gente tem electródomésticos...
Mas há dúvidas quanto a isso?

ursopolar11 Escreveu:Corrupção, mentira, inserteza, desemprego, sem esperança, uma geração, (mais novos do que eu), que é a geraçao mais bem preparada de sempre, e o destino são empregos mal remunerados, ou o desemprego.

Ursopolar, diz-me um momento na nossa história em que os empregos tenham sido bem remunerados.

ursopolar11 Escreveu:Impossíbilidade de formar familia e de terem uma vida ?

Ursopolar, diz-me um momento na nossa história em que as condições para formar uma família fossem melhor que as de hoje.

ursopolar11 Escreveu:Já sei, a emancipação dos Alentejanos...foi boa sim senhor, tanta revolução e hoje o ALentejo não passa de um deserto sem vida nem futuro.

E o que sabes tu sobre o Alentejo de há 40 anos?

Registado: 5/11/2002 12:21

por Conquistador » 18/2/2010 16:03

Ulisses Pereira Escreveu:urso, recordo-te que esse teu post jamais poderia ter sido escrito (em sentido contrário) antes do 25 de Abril. Acho que isso diz tudo.

Um abraço,
Ulisses

Pois não...Não havia internet... :lol:

Registado: 3/7/2008 11:58

por OLDMAN » 18/2/2010 15:58

:( ... e o velho sou eu!?.... :roll:
"Não há ventos favoráveis para o barco que não conhece o rumo" Séneca

Registado: 22/2/2006 0:39

por rmachado » 18/2/2010 15:56

urso..

ALém de o que já dizeram só digo duas palavras:
"Ballet Rose"...

Registado: 24/8/2004 10:42

por TIO PATINHAS » 18/2/2010 15:52

Bem, tenho de entrar na discusssão de um tema tão importante como este.
Sem dúvida que é difícil para os analistas, aqui presentes,não serem vítimas de um conflito geracional e de não conseguirem contextualizar os fenómenos históricos vividos quer na altura do Estado Novo quer no pós 25 de Abril.
Assim, creio que podemos apontar algumas situações difíceis como consequência da II Guerra Mundial e/ou, os casos de abusos,tráfico de influências e corrupção que não têm paralelo com os que hoje se vivem.
Por outro lado, as histórias e verdades que ouvimos ou contamos dependem sempre da visão pessoal de cada um de nós.
Concluo, dizendo,que actualmente as dificuldades e incertezas de um futuro nada promissor são terrívelmente piores das que se viveram durante o período do Estado Novo.
Que não se confunda o conceito de DEMOCRACIA de barriga vazia e o de Ditadura das minoria, pois, muitas vezes, o primeiro conduz ao segundo.

Registado: 29/11/2007 13:53

por ursopolar11 » 18/2/2010 15:51

É verdade, não desminto isso.
Mas eu falo em valores de uma sociedade.

Desde o ensino à justiça, tudo não passa de uma anedota.

Os casos de corrupção que poderiam haver, não implicavam bancos a falir e pessoas honestas a perderem os seus bens.

Fome ?, comer carne ?

É mais saudável a sopa de que um pedaço de carne.

O estado poderia esconder muita coisa e controlar muita mais.Havia exploração e miséria, mas estamos melhor agora ?

Corrupção, mentira, inserteza, desemprego, sem esperança, uma geração, (mais novos do que eu), que é a geraçao mais bem preparada de sempre, e o destino são empregos mal remunerados, ou o desemprego.

Impossíbilidade de formar familia e de terem uma vida ?

Afinal que liberdade foi essa do 25 de Abril ?

Onde está a justiça, onde está resolvido o tão famoso caso casa pia ?, e BPN e BPP ? e TOrres couto ? e Freeport ? isto os mais recentes ? e os casos de desvios reportado pelo tribunal de contas ?

Liberdade sim, de pensamento, mas não liberdade para roubar e destruir e impunidade total.

A minha familia não era da politica ( e era bem grande na altura), e nunca teve problemas com a PIDE.

Já sei, a emancipação dos Alentejanos...foi boa sim senhor, tanta revolução e hoje o ALentejo não passa de um deserto sem vida nem futuro.

Mas já sei, viva a liberdade, desemprego ?, roubos ? insegurança ?, falta de esperança ?
Não há problema, temos a liberadde de dizer o que queremos e poder comer carne.

Ulisses Pereira Escreveu:urso, recordo-te que esse teu post jamais poderia ter sido escrito (em sentido contrário) antes do 25 de Abril. Acho que isso diz tudo.

Um abraço,
Ulisses

Registado: 9/12/2009 13:04

por Merceeiro » 18/2/2010 15:49

Sim, Elias.

Infelizmente, muitas das características más da "raça" são difíceis de fazer desaparecer. Já o Eça e outros do seu tempo escreviam sobre este nobre povo. Escritos que se mantêm actuais.

Da minha parte digo que todos temos direitos, mas antes destes também temos deveres.

Se todos cumpríssemos os nossos deveres para com a sociedade, estaríamos muito melhor. Vejam os países do norte da Europa. Há uma grande consciência de cumprimento dos deveres para depois exigir direitos. E o nível de vida desses países parece-me melhor que o nosso, ao que consta...

Antes de todos se meterem a exigir direitos, comecemos por fazer o que queremos ver o outros fazer.
A mercearia de valores não faz fiado

Registado: 29/11/2007 10:29

por Manu » 18/2/2010 15:46

Esta conversa não seria possível antes do 25 de Abril.

Aquilo, de que dizes ter sudades, não permitiria expressares a tua opinião livremente, como o fizeste.

Registado: 17/1/2006 20:25

por Elias » 18/2/2010 15:43

Eu acredito que a revolução de 1974 mudou muita coisa para melhor, algumas para pior.

Houve uma coisa que ficou (quase) na mesma: a mentalidade, o chico-espertismo que continua a caracterizar o povo português e que parece ser uma herança do antigo regime...

por Merceeiro » 18/2/2010 15:41

Nasci um ano antes da Revolução de Abril. Só desejo que o Salazar e o Marcelo estejam a esturricar no inferno, a fogo bem lento...

O meu pai ainda me conta que ia para a escola descalço, de Inverno pela lama da estrada, os pés gelados, com lama entre os dedos. Só tinha sapatos para o domingo.

Felizmente deu-me educação para não sofrer o mesmo que ele.

Agora ninguém anda descalço. Realmente falam de barriga cheia.

Viva a liberdade.
A mercearia de valores não faz fiado

Registado: 29/11/2007 10:29

por Ulisses Pereira » 18/2/2010 15:34

urso, recordo-te que esse teu post jamais poderia ter sido escrito (em sentido contrário) antes do 25 de Abril. Acho que isso diz tudo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por pmpcpinto » 18/2/2010 15:32

Com o Marcelo Caetano Portugal tentou abrir-se ao exterior e evoluir, algo que não conseguiu pelo pouco tempo que teve no poder, bem como, pela reserva de alguns membros do seu governo.

Lembro-me de negociar com o PAIGC uma transição na Guiné.

Resta ainda não esquecer, que o 25 de Abril nasce por causa de um decreto-lei que ia permitir que militares que tivessem efectuado comissões no ultramar, ficassem ao nível dos oficiais de carreira, o que fez com que aparecesse o movimento dos capitães (já foi reconhecido pelo Otelo) e não pela procupação com a falta de liberdade.

Mais, alguns dos senhores que na altura não tinham nada e que hoje têm fortunas incalculáveis, negociaram uma descolonização vergonhosa, que provoucou diversas guerras civis, que causaram milhares de mortos, fome e permitiram a corrupção que hoje ainda existes nas ex-colónias.

Não estou a querer apagar parte da história, mas também não me parece que esqueçamos quem muito mal fez a este pais e que continuam por ai cheios de razão.

Pedro

Registado: 25/5/2009 10:34

por LTCM » 18/2/2010 15:32

E penso que realmente existe mais liberdade...para roubar, destruir e aniquilar.

Não sanem o que é trabalho, nem tem mérito, vivem das J's e dos cargos dos amigos.

Salazar e Marcelo eram grandes estadistas e intelectuais, com um brilhante percurso académico.

Eu pessoalmente não acredito nos politicos actuais, são mentirosos, só querem encher os bolsos e enganar as pessoas.

Só existe corrupção, e a sensação que estupido é quem trabalha.Este é o exemplo que vem de cima.

Pensemos bem, e não estejamos com a mania e preconceitos da "ditadura", porque ditadura é quando quem governa enriqueçe à custa do povo...Salazar não deixou herdeiros e Marcelo morreu relativamente pobre.

A posta do ilustre se não fosse tão patética seria hilariante, com um especial destaque para a essa coisa dos valores.

Como o insigne não teve a infelicidade de viver nesses anos deixo-lhe alguns factos, do consulado de Salazar e Marcelo, que por certo o vão deliciar.

- Houve a suspensão das liberdades fundamentais e criação de órgãos de repressão;

- polícia política (a Polícia de Vigilância e Defesa do Estado, mais tarde chamada PIDE, isto é, Polícia Internacional de Defesa do Estado);

- prisões políticas (como Peniche);

- campos de deportação (como o do Tarrafal, em Cabo Verde);

- estabelecimento da censura (à imprensa, rádio e a todo o tipo de espectáculos);

- proibição dos partidos políticos (apenas se reconhecia a União Nacional, movimento de apoio ao governo);

- Para promover as ideias políticas do regime, o Estado Novo criou o Secretariado de Propaganda Nacional (1933). Dirigido por António Ferro;

-as eleições, além de não serem livres eram acompanhadas de inúmeras ilegalidades;

- as liberdades e direitos dos cidadãos dependiam de "leis especiais" que, na prática, os anulavam;

- Impondo ao país uma política de forte autoridade Salazar reorganizou as finanças públicas: aumentou os impostos e reduziu as despesas com saúde, educação e salários dos funcionários públicos.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por varus » 18/2/2010 15:31

Os políticos exilados , do antigo regime, não estavam ricos, não tinham contas na Suiça .
O Marcelo Caetano teve que dar aulas e "vender" a sua biblioteca á uma universidade , o Américo Tomás teve de ser ajudado pelos emigrantes. o Salazar morreu pobre.
Tinham outros valores, outra forma de estar na politica.
Deixaram um país pouco endividado, moeda forte e com futuro.
Sabiam governar, o estado novo foi um período de grande sucesso e prosperidade sustentada , mesmo com alguns erros económicos, nos últimos 200 anos.

Registado: 21/3/2009 15:45

por Laaz Rockit » 18/2/2010 15:18

Falas de barriga cheia!
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.

Registado: 30/11/2007 21:12

por DareDevil » 18/2/2010 15:14

Apesar de ter defeitos, a democracia para mim é preferível à ditadura.

Em relação à grande inteligência dos estadistas Salazar e Marcelo ela deve ser então proporcional à grande miopia que ambos padeciam, o isolamento e atraso que obrigaram Portugal deve ser resultado dessa grande inteligência.

Mas quem tem saudades de Salazar, pode sempre ir matar saudades para a Coreia do Norte ou um outro pais qualquer não democrático.
Who Dares Wins

Cumprimentos
DD

Registado: 29/11/2007 9:24

por Elias » 18/2/2010 15:09

ursopolar, vê-se bem que nasceste depois da revolução.

Fome é algo que não te deve dizer nada. E espero que nunca passes por isso.
Racionamento deve ser uma palavra desconhecida para ti. E espero que nunca venhas a saber o que isso é.
Proibição de encontros de mais de 3 pessoas (considerados "ajuntamentos") deve ser algo de que nunca ouviste falar. E desejo que nunca vás preso por seres apanhado numa situação dessas.

Quem como eu nasceu na década de 1960 ainda se lembra das dificuldades que muitos passavam para conseguirem algo para comer. A maioria das pessoas comia sopas de couves, pois a carne era um luxo para dias de festa. Hoje quase toda a gente come carne todos os dias.

Hoje qualquer pessoa pode dizer livremente o que pensa, dantes quem dizia ou escrevia inconveniências ia preso.

Hoje qualquer pessoa da nossa geração sabe ler e escrever, no tempo do regime éramos um país de analfabetos.

Eu ainda sou do tempo em que não havia luz nas aldeias, muitas das quais só tinham transporte público uma vez por semana (nos dias de feira).

ursopolar, tu não fazes ideia do que estás a escrever...

por lemor » 18/2/2010 15:08

Para 1º post podiam escrever algo melhor...
:roll:
:shame:

Registado: 8/3/2007 15:37

por pmpcpinto » 18/2/2010 15:07

Como tudo, tinha coisas boas e coisas más, mas uma das coisas boas é que na altura os burros comiam palha.

Pedro

Registado: 25/5/2009 10:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cacha, navaldoc, silva_39, TTM62 e 159 visitantes