Off-Topic: Onda de assaltos violentos
Evolução do Discurso
É tempo de desresponsabilizar o governo.
1º As empresas deviam ter mais Responsabilidade Social
2º A iniciativa privada é responsável pela criação de emprego (Estás desempregado?! Cria o teu próprio emprego).
3º Criminalidade aumenta?! O culpado é o cidadão. Fui assaltado?! Foi um erro ter saído de casa, (Temos que aprender com os nossos erros), na próxima já não saio, pois tenho menos probabilidades de ser assaltado.
Cumprimentos
1º As empresas deviam ter mais Responsabilidade Social
2º A iniciativa privada é responsável pela criação de emprego (Estás desempregado?! Cria o teu próprio emprego).
3º Criminalidade aumenta?! O culpado é o cidadão. Fui assaltado?! Foi um erro ter saído de casa, (Temos que aprender com os nossos erros), na próxima já não saio, pois tenho menos probabilidades de ser assaltado.
Cumprimentos
- Registado: 27/5/2008 12:02
Flying Turtle
Nem todos acham que os crimes subiram
A ideia que passa neste debate aqui no fórum é que existe uma subida de menor importância segundo as estatisticas, e repare-se que os dados por ti apresentados não nos permitem concluir qual o panorama em 2007 e 2008 , eu distancio-me das estatisticas anteriores a estas datas, pelas razões já repetidas nos diversos posts, e fundamento, conheço pessoas que foram assaltados em plena luz do dia, mais que uma vez numa localidade aparentemente segura, roubo por esticão, e como é costume não se apresenta queixa pela confusão e demora da justiça, estes casos são aos milhares , por isso eu simplesmente acho que as estatisticas não reflectem a realidade!
A questão dos falsos 100mil empregados, estes dados estatisticos quanto a mim "cozinhados" já não interessam!
1Ab
charles escreveu:
ao contrário do que dizem as estatisticas o próprio Ministro reconhece um aumento da criminalidade, quer em geral quer dos crimes violentos
Mas, charles, as estatísticas demonstram precisamente que houve esse aumento - então não o vimos já aqui neste tópico?
charles escreveu:
se as estatisticas forem manipuladas, quem se serve delas pensando que os dados são verdadeiros, incorre no risco de errar
Fazer afirmações genéricas e não necessariamente aplicáveis ao que estamos a analisar é não só muito fácil como de pouco ou nada serve: No caso concreto da criminalidade violenta, que aqui estivemos a analisar com dados estatísticos, qual é a manipulação, e como a comprovas?
É mais ou menos o mesmo que afirmar que a Democracia é um mau regime: É um facto, mas a verdade é que é o menos mau que até agora a humanidade inventou. Do mesmo modo, as estatísticas são o instrumento até agora menos mau para sustentarmos análises e decisões, designadamente de política. Denunciem-se e combatam-se as manipulações, quando elas existem? Com certeza, suponho que ninguém bem intencionado defenderá o contrário. Mas utilizar este tipo de argumentos para recusar liminarmente a validade, e a necessidade, das estatísticas é que é um passo que eu certamente não tenciono dar...
Abraço
FT
Nem todos acham que os crimes subiram
charles Escreveu:Quem viu a entrevista que um director da PJ deu há pouco à TVI?
Foi absolutamente lamentavel e inqualificavel a forma como este senhor respondeu ás perguntas do jornalista, para ele a criminalidade segundo as estatisticas não está a aumentar, a PJ tem tido um grande sucesso no desmantelamento de redes de crime organizado, as pessoas devem ter um medo relativo em relação à possibilidade de serem vitimas de um crime, assim como têm medo de ter uma qq doença, etc....e outras coisas mais, no final o jornalista exclamou qq coisa do genero:
-só falta dizer que a culpa dos assaltos que estão a acontecer é dos jornalistas, por darem as noticias!
Eu gostava que o jornalista tivesse perguntado a este senhor com responsanbilidades a nivel da segurança dos cidadãos, o que deve fazer o comerciante dono de uma ouriversaria que deu numa reportagem anterior a esta entrevista, que já foi assaltado 4 vezes, e que diz ir abandonar o negocio e vai-se inscrever no fundo de desemprego, pois segundo ele durante estes anos só ganhou para os assaltos!
.............................
A ideia que passa neste debate aqui no fórum é que existe uma subida de menor importância segundo as estatisticas, e repare-se que os dados por ti apresentados não nos permitem concluir qual o panorama em 2007 e 2008 , eu distancio-me das estatisticas anteriores a estas datas, pelas razões já repetidas nos diversos posts, e fundamento, conheço pessoas que foram assaltados em plena luz do dia, mais que uma vez numa localidade aparentemente segura, roubo por esticão, e como é costume não se apresenta queixa pela confusão e demora da justiça, estes casos são aos milhares , por isso eu simplesmente acho que as estatisticas não reflectem a realidade!
A questão dos falsos 100mil empregados, estes dados estatisticos quanto a mim "cozinhados" já não interessam!
1Ab
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
charles Escreveu:ao contrário do que dizem as estatisticas o próprio Ministro reconhece um aumento da criminalidade, quer em geral quer dos crimes violentos
Mas, charles, as estatísticas demonstram precisamente que houve esse aumento - então não o vimos já aqui neste tópico?
charles Escreveu:se as estatisticas forem manipuladas, quem se serve delas pensando que os dados são verdadeiros, incorre no risco de errar
Fazer afirmações genéricas e não necessariamente aplicáveis ao que estamos a analisar é não só muito fácil como de pouco ou nada serve: No caso concreto da criminalidade violenta, que aqui estivemos a analisar com dados estatísticos, qual é a manipulação, e como a comprovas?
É mais ou menos o mesmo que afirmar que a Democracia é um mau regime: É um facto, mas a verdade é que é o menos mau que até agora a humanidade inventou. Do mesmo modo, as estatísticas são o instrumento até agora menos mau para sustentarmos análises e decisões, designadamente de política. Denunciem-se e combatam-se as manipulações, quando elas existem? Com certeza, suponho que ninguém bem intencionado defenderá o contrário. Mas utilizar este tipo de argumentos para recusar liminarmente a validade, e a necessidade, das estatísticas é que é um passo que eu certamente não tenciono dar...
Abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Flying Turtle:
Na minha opinião as estatisticas são normalmente manipulaveis, se estivermos a falar de assuntos "quentes" de certeza estarão manipuladas, a questão central é essa, se partirmos do pressuposto que as estatisticas são verdadeiras, mas se não forem, estaremos a partir de um pressuposto errado, logo todo o raciocinio passa a estar desajustado com a realidade.
No caso concreto dos crimes no seu todo, onde é que entram as estatisticas quando as pessoas não apresentam queixa, de certeza que devem ser milhares de casos e estes alterariam de imediato as estatisticas.
No caso concreto das seguradoras tenha a certeza que as estatisticas só servirão o lucro, e é sobre este que as decisões são tomadas!
Veja-se o tópico este tópico:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=64230
Deixo a pergunta o que são afinal as estatisticas, e qual o interesse politico destas
Uma das formas de combater o diz-que-disse provavelmente será acreditarmos nas estatisticas,mas ao contrário do que dizem as estatisticas o próprio Ministro reconhece um aumento da criminalidade, quer em geral quer dos crimes violentos, ao ponto de dizer publicamente que as forças policias têm ordens para atirar a matar, o Procurador da Republica mostrou preocupação e vai avançar com medidas relativamente ao combate à onda de crimes que se sucedem, ainda hoje de manhã liguei a TV e li em rodapé, "assalto a ouriversaria em queluz"...mais uma para engrossar as estatistcas
Tambem é verdade que falamos por aquilo que nos é dado a conhecer pelos media, pelo que lemos, pelo que falamos com familiares e amigos, e não estaremos na posse de dados rigorosos para que possamos sustentar tudo isto, no entanto o mesmo tambem é verdade se as estatisticas forem manipuladas, quem se serve delas pensando que os dados são verdadeiros, incorre no risco de errar.
1Ab
charles, convido-te por exemplo a analisar o negócio das companhias de seguros. Logo verás até que ponto as estatísticas são importantes. Naturalmente que as estatísticas não colocam em evidência os sentimentos, vivências e dramas pessoais de cada vítima (também não o mostram no caso dos acidentes, na pobreza, na violência doméstica, nos abusos contra crianças e por aí adiante), mas a verdade é que é impossível raciocinar, legislar e agir com base apenas nesses sentimentos...
Na minha opinião as estatisticas são normalmente manipulaveis, se estivermos a falar de assuntos "quentes" de certeza estarão manipuladas, a questão central é essa, se partirmos do pressuposto que as estatisticas são verdadeiras, mas se não forem, estaremos a partir de um pressuposto errado, logo todo o raciocinio passa a estar desajustado com a realidade.
No caso concreto dos crimes no seu todo, onde é que entram as estatisticas quando as pessoas não apresentam queixa, de certeza que devem ser milhares de casos e estes alterariam de imediato as estatisticas.
No caso concreto das seguradoras tenha a certeza que as estatisticas só servirão o lucro, e é sobre este que as decisões são tomadas!
Veja-se o tópico este tópico:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=64230
Deixo a pergunta o que são afinal as estatisticas, e qual o interesse politico destas

- A única forma de combater o diz-que-disse, as manifestações insustentadas neste ou naquele sentido (do tipo "há mais violência" vs. "não há não senhor", ou "as gasolineiras são umas bandidas" vs. "não senhor elas são umas santinhas") e as tomadas de posição "a quente" é através da elaboração de análises a partir de dados concretos, factuais, demonstráveis e, como tal, irrefutáveis. A partir daí todos sabemos do que estamos a falar.
Uma das formas de combater o diz-que-disse provavelmente será acreditarmos nas estatisticas,mas ao contrário do que dizem as estatisticas o próprio Ministro reconhece um aumento da criminalidade, quer em geral quer dos crimes violentos, ao ponto de dizer publicamente que as forças policias têm ordens para atirar a matar, o Procurador da Republica mostrou preocupação e vai avançar com medidas relativamente ao combate à onda de crimes que se sucedem, ainda hoje de manhã liguei a TV e li em rodapé, "assalto a ouriversaria em queluz"...mais uma para engrossar as estatistcas
Tambem é verdade que falamos por aquilo que nos é dado a conhecer pelos media, pelo que lemos, pelo que falamos com familiares e amigos, e não estaremos na posse de dados rigorosos para que possamos sustentar tudo isto, no entanto o mesmo tambem é verdade se as estatisticas forem manipuladas, quem se serve delas pensando que os dados são verdadeiros, incorre no risco de errar.
1Ab
Cumpt
charles Escreveu: Ainda sobre as estatisticas, ontem assaltaram dois velhotes numa localidade do interior ambos os idosos já perto dos 80 anos foram espancados, eu só pergunto qual é o interesse das estatisticas nestes casos![]()
charles, convido-te por exemplo a analisar o negócio das companhias de seguros. Logo verás até que ponto as estatísticas são importantes. Naturalmente que as estatísticas não colocam em evidência os sentimentos, vivências e dramas pessoais de cada vítima (também não o mostram no caso dos acidentes, na pobreza, na violência doméstica, nos abusos contra crianças e por aí adiante), mas a verdade é que é impossível raciocinar, legislar e agir com base apenas nesses sentimentos...
marbar Escreveu:Estatísticas? Os frequentadores do fórum de certeza que melhor que eu sabem como se podem «trabalhar» para agradar a A, B ou C.
Muitas situações dessas haverá marbar, assim como muitos outros existem de manipulação de informação e/ou de corrupção em tudo o que nos rodeia. Não confundamos no entanto a árvore com a floresta e, a menos que me mostrem um instrumento de sustentação de análise melhor do que a utilização de dados concretos, designadamente de natureza estatística (a qual pode e deve, muitas vezes, ser complementada, detalhada e explicada por estudos de casos), continuarei a entender que não há volta a dar...
Em geral:
- Todos os que aqui andamos e que utilizamos análise técnica e/ou fundamental para suportarmos decisões de investimento mais não fazemos do que recorrer a dados numéricos e a estatísticas. Todas as recomendações que aqui lemos vão no sentido de afastar (combater) o mais possível a nossa emoção nos processos de tomada de decisão;
- A única forma de combater o diz-que-disse, as manifestações insustentadas neste ou naquele sentido (do tipo "há mais violência" vs. "não há não senhor", ou "as gasolineiras são umas bandidas" vs. "não senhor elas são umas santinhas") e as tomadas de posição "a quente" é através da elaboração de análises a partir de dados concretos, factuais, demonstráveis e, como tal, irrefutáveis. A partir daí todos sabemos do que estamos a falar.
Já várias vezes vimos aqui no Caldeirão como apenas com dados, a mais das vezes estatísticos, podemos fazer arrefecer e recentrar uma discussão, contribuindo para o nosso esclarecimento mútuo.
Abraços
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Crómio Escreveu:mas isso também daqui a uns anitos acaba-se pois a nova geração de telemóveis vai impossibilitar este tipo de invasão de privacidade...)
Hummm... infelizmente redhot, não me parece que isso seja assim, olha só para os i-Phones e repara que com um hack ao aparelho podem saber TUDO o que fazes com ele e onde.
Dantes só com acesso directo nas operadoras é que podias saber disso, agora abre-se a possibilidade de se poder fazer escutas telefónicas por net.
BigBrother as already arrived...
Abraço
Não estou a falar na tecnologia actual. Essa não foi desenhada tendo em conta a privacidade do utilizador.
Estão a ser preparados novos protocolos que protegem a privacidade do consumidor de telemóveis. Nem o operador terá possibilidade de escutar ou localizar um utilizador.
Mas para que cheguem ao ambiente de produção os protocolos têm de ser standarizados (pelo IEEE, ISO, etc.).
Podem-se passar anos até entrarem em produção (10 anos por exemplo). Mas vão chegar.
Monkey Trader
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
mas isso também daqui a uns anitos acaba-se pois a nova geração de telemóveis vai impossibilitar este tipo de invasão de privacidade...)
Hummm... infelizmente redhot, não me parece que isso seja assim, olha só para os i-Phones e repara que com um hack ao aparelho podem saber TUDO o que fazes com ele e onde.
Dantes só com acesso directo nas operadoras é que podias saber disso, agora abre-se a possibilidade de se poder fazer escutas telefónicas por net.
BigBrother has already arrived...
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
marbar Escreveu:Veja-se o caso da Pampilhosa (junto à Mealhada) onde dois cidadãos foram detidos em flagrante por assalto à mão armada de umas bombas de gasolina. A seguir presentes à autoridade judiciária competente, não concordando eu com esta situação, coloca os cidadãos em liberdade quando inclusive estão em situação ilegal no país!! Para salvar a honra, foram detidos novamente e relacionados com outros assaltos à mão armada e lá foram finalmente em preventiva.
Isso realmente é escandaloso!!!!!! E aparecem nos jornais vários casos desses.
E qual será a relação entre essa situação e o custo da diária numa prisão? É que o problema de fundo ao que parece também passa por aí.
Quantas prisões podiam ser construídas com o dinheiro gasto em 100Km de auto estrada? Com custos da diária e de salários com pessoal prisional incluído durante vários anos?Existem, que tenha conhecimento são todos ex-polícias, uns aposentados, outros que pediram para sair, outros que foram «convidados» para sair....
Há pois é... Na segurança privada é mais fácil enriquecer à custa do indefeso cidadão...
E por isso repito: Esse pessoal com as "connections" e infiltrados que têm nas polícias oficiais, tentam-lhes inoperacionalizar os movimentos...
Já que estamos a falar em infiltrados também temos aquele caso dos meninos das polícias que andam a vender aos detectives privados (e não só), informações de escutas telefónicas, localização das pessoas através da triangulação das antenas de telemóveis. etc.
(mas isso também daqui a uns anitos acaba-se pois a nova geração de telemóveis vai impossibilitar este tipo de invasão de privacidade...)
Monkey Trader
Mas até gostei da entrevista do ministro do MAI ontem na SIC. O problema resolve-se com a polícia.
Eu discordo.
O assunto resolve-se quando houver condições legais para se poder trabalhar (mais importante que novas armas, viaturas etc, ) o que de facto importa ter são diplomas legais (CP e CPP) que ajudem as polícias a trabalhar e que não lhes «dificultem» a vida.
Veja-se o caso da Pampilhosa (junto à Mealhada) onde dois cidadãos foram detidos em flagrante por assalto à mão armada de umas bombas de gasolina. A seguir presentes à autoridade judiciária competente, não concordando eu com esta situação, coloca os cidadãos em liberdade quando inclusive estão em situação ilegal no país!! Para salvar a honra, foram detidos novamente e relacionados com outros assaltos à mão armada e lá foram finalmente em preventiva.
ex-dirigentes das polícias (ex-militares de alta patente) que são ou foram dirigentes em empresas privadas de segurança.
Existem, que tenha conhecimento são todos ex-polícias, uns aposentados, outros que pediram para sair, outros que foram «convidados» para sair....
qual será o sentimento de um policia quando prende um tipo em flagrante delito e ele nesse mesmo dia vai para casa com medidas de coacção do genero apresentação na esquadra diariamente .....E já agora para tornar a coisa pior, e se esse mesmo individuo fôr detido no dia seguinte a prevaricar (não deve ser inédito)
isso é bem verdade e eu acrescento.. e outra e outra e outra, e engraçado da situação (que não tem nada de engraçado) é que quase sempre o detido sai rapidamente do tribunal e o elemento das forças de segurança por ali permanece, por vezes indefinidamente! Dá para imaginar o sentimento dos elementos...
Estatísticas? Os frequentadores do fórum de certeza que melhor que eu sabem como se podem «trabalhar» para agradar a A, B ou C.
Faço aqui um reparo aos frequentadores deste fórum, vejam que há um ano sensivelmente houve uma pequena «revolta» por parte de todos os operadores da justiça desde os Juízes, passando pelos Procuradores e estendendo-se aos Polícias . É que faz precisamente um ano no próximo dia 15 de Setembro que entraram em vigor os tão criticados Código Penal e Código Processo Penal..... dá que pensar
- Registado: 29/11/2007 10:11
Não é disso que falei. Falei do estímulo psicológico nestas notícias que leva a que o consumidor privado e empresas sejam estimulados a consumir segurança privada, nomeadamente:
- serviços de vigilantes privados ...........
Eu não mencionei nomes,nem sequer dei mais importância ao teu post em relação aos demais, falo sempre de uma forma geral, continuo a pensar,que, se no verão aumenta a publicidade aos gelados às ventoinhas e aos aparelhos de ar condicionado, a culpa do verão não é destes.
É natural que existam lobys no negocio da segurança assim como existem noutros sectores, se existem pressões a nivel de estado não duvido, mas falar-se em "privatização" da segurança é ir longe demais nas teorias da conspiração lobysticas.
Só estranho que quando se fala em manipulação de mercado as mesmas teorias já deixam de existir, passa a ser tudo imaginação do pequeno investidor

1Ab
Editado pela última vez por charles em 24/8/2008 2:55, num total de 1 vez.
Cumpt
- Registado: 22/4/2003 23:12
Woodhare Escreveu:Há sempre situações em que as empresas se colam ao Estado redhot e tiram partido da situação mas nem sempre é fácil discernir até aonde se está a pensar no bem público ou nos interesses privados.
Claro, o estado é o melhor amigo dos interesses privados...O estado paga sempre. Pode pagar atrasado mas paga sempre. E com juros.
Um bom exemplo de um sector privado que se "cola" ao estado é o sector privado de construção e obras públicas.
Por isso repeti anteriormente: "O dinheiro gásto pelo estado em 100km de auto estradas, daria para encher de policiamento todas as cidades portuguesas durante muitos anos."
Tudo isto é um jogo de equilibrios, de forças, de interesses. Os mais fortes e inteligentes "vão puxando o rabo à sua sardinha".
Cabe a todos avaliar as situações de forma sóbria e não cair em populismos.
Monkey Trader
Não e vocação da Esquerda combater os criminosos.
Sendo verdade que a nível económico a Direita ganhou o combate em toda a linha, a China e o Sócrates , estão maravilhados com a economia de mercado.
Já nos valores culturais e sociais a Esquerda pode cantar vitória absoluta do casamento homossexual, despenalização do aborto, liberalização das drogas leves. etc.
Na esquerda é dominante a ideia que os criminosos são apenas vítimas da sociedade.
Tive oportunidade de dialogar com defensores convictos do fim das prisões com um argumento imbatível:
“As prisões servem para recuperar para a sociedade os delinquentes, como a saída estão mais violentos, e melhor e fechar as cadeias .”
Como ideologicamente ninguém aceita o uso da violência contra os criminosos ,a minha esperança esta na ciência .
Sendo verdade que a nível económico a Direita ganhou o combate em toda a linha, a China e o Sócrates , estão maravilhados com a economia de mercado.
Já nos valores culturais e sociais a Esquerda pode cantar vitória absoluta do casamento homossexual, despenalização do aborto, liberalização das drogas leves. etc.
Na esquerda é dominante a ideia que os criminosos são apenas vítimas da sociedade.
Tive oportunidade de dialogar com defensores convictos do fim das prisões com um argumento imbatível:
“As prisões servem para recuperar para a sociedade os delinquentes, como a saída estão mais violentos, e melhor e fechar as cadeias .”
Como ideologicamente ninguém aceita o uso da violência contra os criminosos ,a minha esperança esta na ciência .
- Registado: 18/1/2008 16:20
Há sempre situações em que as empresas se colam ao Estado redhot e tiram partido da situação mas nem sempre é fácil discernir até aonde se está a pensar no bem público ou nos interesses privados.
Alguns outros exemplos seriam:
O consumo de leite para combater a osteoporose e o preservativo para prevenir doenças sexuais. No primeiro caso não tenho dúvida que os interesses privados tomaram conta da situação e não sei até que ponto o fizeram no segundo.
Alguns outros exemplos seriam:
O consumo de leite para combater a osteoporose e o preservativo para prevenir doenças sexuais. No primeiro caso não tenho dúvida que os interesses privados tomaram conta da situação e não sei até que ponto o fizeram no segundo.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
- Registado: 16/6/2007 12:05
charles Escreveu:Não acho que tudo isto tenha a ver com quaisquer teorias de "conspiração" para ir privatizando a segurança, numa mera hipotese académica qual seria a lógica de uma Essegur que pertence ao Grupo Espirito Santo querer obter quota de mercado numa qq conspiração organizada, se eles próprios são assaltados, ou seja os donos das empresas de segurança são os mesmos que são donos dos locais afectados pelos crimes, a saber, bombas de gasolina, caixas multibanco,
1Ab
Não é disso que falei. Falei do estímulo psicológico nestas notícias que leva a que o consumidor privado e empresas sejam estimulados a consumir segurança privada, nomeadamente:
- serviços de vigilantes privados
- alarmes, camaras, etc.
Os spots publicitários nas rádios com vozes sedutoras a dizerem "querido ligás-te o alarme?..."
Serviços que além da compra e instalação têm os correspondentes "dízimos" mensais:
- "contrate um vigilante privado por apenas 3000 eur./mês."
- "instale um alarme com um magnífico serviço (que não serve para nada) de ligação à central de alarmes por apenas 25 €/mês."
- "instale umas câmaras na sua casa e veja a sua casa a ser assaltada online pela internet enquanto está de férias..."
Existe um conjunto de "abutres" ligados à segurança privada que aproveitam este clima de insegurança, para alavancarem os lucros dos seus serviços privados.
Para estes "abutres" não há interesse em que haja mais policiamento...Lógicamente que manifestam publicamente o contrário...
São subtis e vão criando o seu lobby político também: Ângelo Correia é o presidente da associação nacional de empresas de segurança privada.
E também digo (o nosso polícia/agente do forum até poderá confirmar): ex-dirigentes das polícias (ex-militares de alta patente) que são ou foram dirigentes em empresas privadas de segurança. Esta promíscuidade pode ser perigosa.
Há muito aproveitamento comercial na insegurança de pessoas e bens.
Mas até gostei da entrevista do ministro do MAI ontem na SIC. O problema resolve-se com a polícia.
Monkey Trader
Crómio Escreveu:Woodhare Escreveu:Para mim um passo importante para reduzir a criminalidade é a legalização de todas as drogas. Depois de ouvir os argumentos do falecido economista Milton Friedman fiquei completamente convertido.
![]()
![]()
![]()
Por acaso concordo, o que me espanta é isto vir de ti.
Quer dizer... não é que já não me tivesses surpreendido, mas SÓ por este tópico dá para ver que a tua ideia de sociedade é cada um por si e olho por olho dente por dente, toma lá balázio que não tinhas nada que te meter no assunto...
Hehehehe
Assim uma espécie de Anarco-Capitalista ou coisa assim...
Não me dei ao trabalho de fazer uma busca pelos argumentos do sr Friedman acerca disso, mas por uma questão de selecção natural era capaz de dar resultado e poupar muitos recursos, agora... tinha é que haver polícia não é?!
Polícia e mesmo unidades de contenção psiquiatrica activas na rua...![]()
Abraço
Eu até sou pacifista, embora não vá tão longe como o Leo Tolstoy ou os Quakers advogam. É que eu divido-me entre a moral que devo impor a mim e à sociedade, e moral da sociedade deve ser a de maxima liberdade possível, consistente com a lei e ordem. O problema é
que já deu para ver que as forças de segurança não conseguem fazer tudo, talvez possam fazer mais mas não tudo, e essa parte cabe aos cidadãos.
Se tiveres tempo ou estejas interessado ou outras pessoas interessadas aqui ficam duas intervenções do Milton sobre o assunto.
America's Drug Forum:
Parte 1
Parte 2
Parte 3
The war on drugs
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
marbar Escreveu:Boa Noite,
Fazendo parte de uma força de segurança há quase vinte anos, tendo inclusive passado por uma unidade destinada ao combate do crime violento, deixem-me expressar a minha opinião relativamente ao que se passa no «terreno». (vale o que vale)
Em quase 20 anos de carreira, tenho a noção que estamos num crescendo de violência (não de agora mas sim desde finais da década de 90, digo isto sem recurso a estatisticas, só com a percepção do trabalho diário). Outra coisa que me preocupa equanto cidadão/polícia é a preparação/reconhecimento/planeamento que as acções criminais estão a tomar. Já não nos «preocupa» o toxicodependente que furta o autorádio da viatura para comprar a dose na quinta da cabrinha, mas sim os mais diversos roubos à mão armada.
Tive casos, que sinceramente,davam um excelente argumento para Hollywood, tal o nível de preparação dos criminosos, as semanas de reconhecimento dos locais, das vigilânicas que faziam etc etc. Tem mais e não é novidade, desde há já alguns anos temos muitos criminosos no nosso país com formação de unidades especiais militares….
Culpados disto?
Sinceramente, os sucessivos governos nos últimos 15-20 anos….com politicas de «aligeirar», do nacional porreirismo (têm segurnça pessoal não têm com que se preocupar)
Soluções?
Se calhar uma polícia única a começar por aí (gere-se melhor os meios; a informação criminal corre célere (desaparecem de vez as «quintas»)
Sem dúvida que os nossos códigos penais e procesual penal não ajudam (A não ser o criminoso…já viram que o arguido tem contemplados no processo penal um rol de direitos! E as vítimas de crime, quais são??!! Pois é…. É triste)
E por aqui termino que o post já vai muito longo, espero não «picar» quem quer que seja, pois a minha ideia foi apenas e só de dar uma opinião vindo de uma área de trabalho não muito comum aos frequentadores do forum, penso eu (mas também eu faço uns investimentos….. muito pequenos, por isso ando por aqui)
BN
Obrigado
Um bem haja pela visão realistica devido à experiência no terreno ,aquilo que contas é o que eu ouço frequentemente quer em conversas no seio mais próximo ou de amigos que estão ligados às forças de segurança, as histórias são mirabolantes, comungo desta opinião a qual tenho defendido em varios topicos sobre o assunto.
Só não percebo porque se insiste em estatisticas e mais estatisticas, quando a realidade é outra, os crimes são cada vez mais violentas, os locais alvo dos crimes são cada vez mais inéditos, os métodos usados são cada vez mais sofisticados, os meios utilizados e a preparação destes assaltos, tal como o da carrinha de valores ultrapassam a criminalidade comum, isto foi um assalto de certeza planeado com muitos meses de antecedência, com um apoio logistico muito extenso e executado de forma muito profissional sugerindo treino militar ou para militar, C4??

Ainda sobre as estatisticas, ontem assaltaram dois velhotes numa localidade do interior ambos os idosos já perto dos 80 anos foram espancados, eu só pergunto qual é o interesse das estatisticas nestes casos

Já agora gostava de deixar a pergunta, qual será o sentimento de um policia quando prende um tipo em flagrante delito e ele nesse mesmo dia vai para casa com medidas de coacção do genero apresentação na esquadra diariamente

E já agora para tornar a coisa pior, e se esse mesmo individuo fôr detido no dia seguinte a prevaricar (não deve ser inédito)

O nosso código penal é desajustado à realidade, as penas são muito baixas em relação à realidade, as medidas de coacção são insuficientes para proteger a sociedade dos crimes que estão a acontecer, continuo a achar que isto tudo resulta de politicas desajustadas em termos de segurança interna do pais, tudo isto resulta de factores economicistas relacionados com os custos dos estabelecimentos prisionais.
Não acho que tudo isto tenha a ver com quaisquer teorias de "conspiração" para ir privatizando a segurança, numa mera hipotese académica qual seria a lógica de uma Essegur que pertence ao Grupo Espirito Santo querer obter quota de mercado numa qq conspiração organizada, se eles próprios são assaltados, ou seja os donos das empresas de segurança são os mesmos que são donos dos locais afectados pelos crimes, a saber, bombas de gasolina, caixas multibanco, as próprias emporesas de segurança na vertente de negocio trasnporte de valores, portanto para mim essa teoria não colhe, isto é sim uma consequência do estado da nossa justiça e da segurança proporcionada pelo nosso estado, e não é de todo a causa do problema.
Imagine-se algumas máfias de fora do pais, ao terem conhecimento do que se passa, ao verem as habituais imagens dos ultimos meses, com noticias da falta de segurança e da facilidade com que se assalta em portugal, versus, a impunidade com que habitualmente se sai de um crime, alguem tem duvidas que Portugal se tornou apetecivel no mundo do crime, e que o nosso pais se torna um alvo de crimes planeados e organizados de fora para dentro, eu penso que esta questão da globalização do crime vai ser o grande problema ou está a ser neste momento, é fácil entra e sair do pais, por isso "eles" entram executam o crime e desaparecem sem deixar rasto parece-me que este ultimo assalto à carrinha de valores, terá sido uma acção deste genero, quer pelos meios empregues quer pelo valor envolvido no roubo.
1Ab
Cumpt
Woodhare Escreveu:Para mim um passo importante para reduzir a criminalidade é a legalização de todas as drogas. Depois de ouvir os argumentos do falecido economista Milton Friedman fiquei completamente convertido.

Por acaso concordo, o que me espanta é isto vir de ti.
Quer dizer... não é que já não me tivesses surpreendido, mas SÓ por este tópico dá para ver que a tua ideia de sociedade é cada um por si e olho por olho dente por dente, toma lá balázio que não tinhas nada que te meter no assunto...
Hehehehe
Assim uma espécie de Anarco-Capitalista ou coisa assim...
Não me dei ao trabalho de fazer uma busca pelos argumentos do sr Friedman acerca disso, mas por uma questão de selecção natural era capaz de dar resultado e poupar muitos recursos, agora... tinha é que haver polícia não é?!
Polícia e mesmo unidades de contenção psiquiatrica activas na rua...

Abraço

There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Para mim um passo importante para reduzir a criminalidade é a legalização de todas as drogas. Depois de ouvir os argumentos do falecido economista Milton Friedman fiquei completamente convertido.
......
Tamos perante algo nunca visto....
A POLICIA TEM DE TER ORDEM PARA MATAR
Acabou-se o facilitismo.......ainda vou ver o renascimento das MILICIAS para combater o banditismo em Portugal.
Que justiça é esta em Portugal....
A POLICIA TEM DE TER ORDEM PARA MATAR

Acabou-se o facilitismo.......ainda vou ver o renascimento das MILICIAS para combater o banditismo em Portugal.
Que justiça é esta em Portugal....
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Sobre o grande banditismo nos somos servidos diariamente com noticias .
Existe crimes que passam despercebidos mesmo quando há mortes , os assaltos constantes a idosos por alguns euros.
Ficam mentalmente e fisicamente destroçados ,em muito casos deixam de ter condições para continuarem a ter uma vida autónoma.
E não vejo um sentimento de revolta na sociedade portuguesa .
Noticia de hoje no "Publico"
"Criminalidade
Ferreira do Zêzere: idosa morre em assalto violento
23.08.2008 - 09h26
Uma idosa faleceu depois de um assalto violento, em Águas Belas, Ferreira do Zêzere, ontem à noite, disse hoje à agência Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana.
Um casal de idosos "foi assaltado por três indivíduos" que os espancaram para os roubarem, daí resultando "a morte da mulher", explicou a mesma fonte. "
Existe crimes que passam despercebidos mesmo quando há mortes , os assaltos constantes a idosos por alguns euros.
Ficam mentalmente e fisicamente destroçados ,em muito casos deixam de ter condições para continuarem a ter uma vida autónoma.
E não vejo um sentimento de revolta na sociedade portuguesa .
Noticia de hoje no "Publico"
"Criminalidade
Ferreira do Zêzere: idosa morre em assalto violento
23.08.2008 - 09h26
Uma idosa faleceu depois de um assalto violento, em Águas Belas, Ferreira do Zêzere, ontem à noite, disse hoje à agência Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana.
Um casal de idosos "foi assaltado por três indivíduos" que os espancaram para os roubarem, daí resultando "a morte da mulher", explicou a mesma fonte. "
- Registado: 18/1/2008 16:20
"Lisboa, 22 Ago (Lusa) - O SINAPOL - Sindicato Nacional de Polícia vai propor à tutela a criação de um regime de voluntariado para os agentes da Polícia de Segurança Pública, através de "serviço suplementar pago como horas extraordinárias".
O dirigente sindical Armando Ferreira revelou hoje à agência Lusa que este regime de voluntariado "permite aos cidadãos aumentarem o sentimento de segurança", em virtude de os "agentes efectuarem mais horas de serviço".
O sindicalista avança que a proposta será entregue, terça-feira, ao Ministério da Administração Interna e que permitirá também aos elementos daquela força de segurança "aumentarem os seus baixos rendimentos".
Armando Ferreira explicou que em vez das seis horas diárias, os agentes estão dispostos a trabalhar oito horas, desde que o tempo extra seja remunerado como horas extraordinárias.
O sindicalista entende que este regime de voluntariado seria durante uma fase transitória e que, de acordo com os cálculos do SINAPOL, cerca de 50 por cento dos chefes e agentes estão dispostos a este acordo.
MPC.
Lusa/fim"
Ora aqui um artigo daqueles que me irritam profundamente , para mim é o mesmo que dizer: no meu horario de trabalho não faço muito mas se me derem umas horas extra pode ser que o consiga acabar!
Trabalhem! que a mim ninguem me paga horas extra e o trabalho tem que ser feito de qualquer maneira (no horario ou fora dele).
O dirigente sindical Armando Ferreira revelou hoje à agência Lusa que este regime de voluntariado "permite aos cidadãos aumentarem o sentimento de segurança", em virtude de os "agentes efectuarem mais horas de serviço".
O sindicalista avança que a proposta será entregue, terça-feira, ao Ministério da Administração Interna e que permitirá também aos elementos daquela força de segurança "aumentarem os seus baixos rendimentos".
Armando Ferreira explicou que em vez das seis horas diárias, os agentes estão dispostos a trabalhar oito horas, desde que o tempo extra seja remunerado como horas extraordinárias.
O sindicalista entende que este regime de voluntariado seria durante uma fase transitória e que, de acordo com os cálculos do SINAPOL, cerca de 50 por cento dos chefes e agentes estão dispostos a este acordo.
MPC.
Lusa/fim"
Ora aqui um artigo daqueles que me irritam profundamente , para mim é o mesmo que dizer: no meu horario de trabalho não faço muito mas se me derem umas horas extra pode ser que o consiga acabar!
Trabalhem! que a mim ninguem me paga horas extra e o trabalho tem que ser feito de qualquer maneira (no horario ou fora dele).
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Boa Noite,
Fazendo parte de uma força de segurança há quase vinte anos, tendo inclusive passado por uma unidade destinada ao combate do crime violento, deixem-me expressar a minha opinião relativamente ao que se passa no «terreno». (vale o que vale)
Em quase 20 anos de carreira, tenho a noção que estamos num crescendo de violência (não de agora mas sim desde finais da década de 90, digo isto sem recurso a estatisticas, só com a percepção do trabalho diário). Outra coisa que me preocupa equanto cidadão/polícia é a preparação/reconhecimento/planeamento que as acções criminais estão a tomar. Já não nos «preocupa» o toxicodependente que furta o autorádio da viatura para comprar a dose na quinta da cabrinha, mas sim os mais diversos roubos à mão armada.
Tive casos, que sinceramente,davam um excelente argumento para Hollywood, tal o nível de preparação dos criminosos, as semanas de reconhecimento dos locais, das vigilânicas que faziam etc etc. Tem mais e não é novidade, desde há já alguns anos temos muitos criminosos no nosso país com formação de unidades especiais militares….
Culpados disto?
Sinceramente, os sucessivos governos nos últimos 15-20 anos….com politicas de «aligeirar», do nacional porreirismo (têm segurnça pessoal não têm com que se preocupar)
Soluções?
Se calhar uma polícia única a começar por aí (gere-se melhor os meios; a informação criminal corre célere (desaparecem de vez as «quintas»)
Sem dúvida que os nossos códigos penais e procesual penal não ajudam (A não ser o criminoso…já viram que o arguido tem contemplados no processo penal um rol de direitos! E as vítimas de crime, quais são??!! Pois é…. É triste)
E por aqui termino que o post já vai muito longo, espero não «picar» quem quer que seja, pois a minha ideia foi apenas e só de dar uma opinião vindo de uma área de trabalho não muito comum aos frequentadores do forum, penso eu (mas também eu faço uns investimentos
….. muito pequenos, por isso ando por aqui)
BN
Obrigado
Culpados disto?
Soluções?
E por aqui termino que o post já vai muito longo, espero não «picar» quem quer que seja, pois a minha ideia foi apenas e só de dar uma opinião vindo de uma área de trabalho não muito comum aos frequentadores do forum, penso eu (mas também eu faço uns investimentos

BN
Obrigado
- Registado: 29/11/2007 10:11
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Crissssx, danielme1962, Denário, Google Adsense [Bot], josehenry400, Luzemburg, Musus, navaldoc, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 574 visitantes