Investidor de longo prazo
Empirico, estou a adorar a forma como expõe o seu método e a forma de gerir a carteira de acções.
Agora, até ao momento os ganhos são positivos!
Mas não é pelo mercado mudar a tendência em 15 dias que isto passa tudo a Bull.
Creio que vamos ter mais quedas inclusive estas empresas que tem em carteira, podem vir de novo aos preços que ainda agora transacionavam ou mesmo abaixo deles.
Basta para isso, Bernanke colocar juros nos 2,25%
Estas pequenas valorizações não são ajustamentos do mercado, visto que agora o petróleo está a descer pela forte desaceleração da economia Americana que já não está a conseguir crescer.
Penso que há um desfazemento muito grande entre quem está disposto a vender e quem está disposto a comprar. Ganha sempre quem está disposto a comprar a preços mais baixos. E enquanto houver investidores dispostos a comprar aos preços actuais, a bolsa está sempre sujeita a fazer novos mínimos.
Em 1929 havia uma crise de endividamento e muitas empresas faliram, em 1973 foi a grande crise do petróleo. Agora juntamos as duas o que dará?

Agora, até ao momento os ganhos são positivos!

Mas não é pelo mercado mudar a tendência em 15 dias que isto passa tudo a Bull.

Creio que vamos ter mais quedas inclusive estas empresas que tem em carteira, podem vir de novo aos preços que ainda agora transacionavam ou mesmo abaixo deles.
Basta para isso, Bernanke colocar juros nos 2,25%
Estas pequenas valorizações não são ajustamentos do mercado, visto que agora o petróleo está a descer pela forte desaceleração da economia Americana que já não está a conseguir crescer.
Penso que há um desfazemento muito grande entre quem está disposto a vender e quem está disposto a comprar. Ganha sempre quem está disposto a comprar a preços mais baixos. E enquanto houver investidores dispostos a comprar aos preços actuais, a bolsa está sempre sujeita a fazer novos mínimos.
Em 1929 havia uma crise de endividamento e muitas empresas faliram, em 1973 foi a grande crise do petróleo. Agora juntamos as duas o que dará?

Hoje optei por Vender Sonae Indústria, a forte valorização de 29,92% da posição em menos de um mês e a revisão em forte baixa que fiz a empresa, reflectindo os prejuizos que os analistas aguardam em vesperas de resultados foram os factores de venda.
A diferença de potencial entre a Sonae Indústria e o BCP que já apresentou resultados que me surpreenderam pela positiva é o mote para a alteração.
BCP:
Os analistas não gostaram! Eu acho é que eles querem comprar ao desbarato!
Uma empresa que apresenta, nesta conjuntura um reforço de clientes em depósitos cresce o dobro do mercado no crédito concedido a empréstimos a empresas e no crédito a habitação a particulares, revêem o Price target em baixa?...
A Capitalização Bolsista é mais baixa do que os Capitais Próprios e por isso observo uma oportunidade de "forte compra" e respectiva entrada na Carteira.
F.RAMADA:
Continua a ter uma cotação significativamente abaixo dos Capitais Próprios. Alguém deve andar a acumular a estes preços.
SONAE CAPITAL:
Apesar da rentabilidade desde ac ompra já estar nos 25% ainda está muito barata e bastante abaixo dos Capitais Próprios.
A diferença de potencial entre a Sonae Indústria e o BCP que já apresentou resultados que me surpreenderam pela positiva é o mote para a alteração.
BCP:
Os analistas não gostaram! Eu acho é que eles querem comprar ao desbarato!
Uma empresa que apresenta, nesta conjuntura um reforço de clientes em depósitos cresce o dobro do mercado no crédito concedido a empréstimos a empresas e no crédito a habitação a particulares, revêem o Price target em baixa?...
A Capitalização Bolsista é mais baixa do que os Capitais Próprios e por isso observo uma oportunidade de "forte compra" e respectiva entrada na Carteira.
F.RAMADA:
Continua a ter uma cotação significativamente abaixo dos Capitais Próprios. Alguém deve andar a acumular a estes preços.
SONAE CAPITAL:
Apesar da rentabilidade desde ac ompra já estar nos 25% ainda está muito barata e bastante abaixo dos Capitais Próprios.
- Anexos
-
- carteira valor.bmp (1.14 MiB) Visualizado 4666 vezes
- Registado: 5/6/2008 22:23
Apesar de férias, ontem a noite fiz uma nova projecção de resultados para a Sonae Indústria e para o BPI, o que me levou a reduzir drásticamente a projecção de BNA para 2008 e consequentemente o VC para 2009, conforme podem ver no quadro.
Aproveito para lembrar que esta analise que aqui deixo é de um simples investidor não profissional, e a avaliação que faço é somente para mim e para a minha estratégia da qual gosto de partilhar, não vá um dia ser acusado ...
Aproveito para lembrar que esta analise que aqui deixo é de um simples investidor não profissional, e a avaliação que faço é somente para mim e para a minha estratégia da qual gosto de partilhar, não vá um dia ser acusado ...
- Anexos
-
- VALOR PSI20.bmp (543.22 KiB) Visualizado 4709 vezes
Hoje de manhã fiz uma alteração a Carteira, vendi Sonae Indústria e comprei BCP. Justifico após fecho do mercado.
Relativamente ao que referi sobre o receio dos investidores de valor (economistas, gestores e toda a equipa manager)de dar as suas dicas, se calhar fui ingenuo e compreendo que queiram ser remunerados por isso
Quem quiser ver alguma coisita de AF de algumas empresas nacionais, bem ou mal, mais polemico ou menos polémico, tem este tópico aqui no Caldeirão.
Aproveito também para informar que o quadro de analise vai ser reduzido para 12 empresas de forma a serem mais precisas as analises.
A receita já foi dado, por isso não se justifica para mim analizar mais que 12 empresas e já dá muito trabalho
Relativamente ao que referi sobre o receio dos investidores de valor (economistas, gestores e toda a equipa manager)de dar as suas dicas, se calhar fui ingenuo e compreendo que queiram ser remunerados por isso

Quem quiser ver alguma coisita de AF de algumas empresas nacionais, bem ou mal, mais polemico ou menos polémico, tem este tópico aqui no Caldeirão.
Aproveito também para informar que o quadro de analise vai ser reduzido para 12 empresas de forma a serem mais precisas as analises.
A receita já foi dado, por isso não se justifica para mim analizar mais que 12 empresas e já dá muito trabalho

- Registado: 26/6/2008 23:52
empirico1 Escreveu:A surpresa![]()
O BCP apresentou resultados ligeiramente superiores ao esperado, com lucros de 101 milhões, enquanto o mercado aguardava por lucros de 99,1 milhões.
Perante estes dados actualizei dados do BCP no quadro em que o BNA para este ano se mantêm em 0,11€ por acção mas devido ao forte incremento de capitais próprios fiz uma revisão em alta do VC de 0,90€ para 0,95€ em 2009. Neste momento o VC é de 1,33€.
Com esta revisão a cor passa para Azul, o que equivale a Compra e um valor justo de 2,38€.
Os capitais proprios apresentados do BCP incluem interesses minoritários. O VC deu-me 1,19
- Registado: 29/11/2007 14:36
Actualmente só abordo a AF, porque para falar de AT há muita gente e de AF não vejo ninguem e os que sabem criticam mas não dizem nada com medo de assim poderem perder as oportunidades.
empírico, discordo por completo. Então alguém que investe com base na AT, por natureza, investe em horizontes temporais mais curtos não tem problema em expôr as suas ideias e quem investe com base em AF (com horizontes temporais mais longos) é que deveria ter mais problemas com medo que lhe "roubem" o negócio? Não faz o menor sentido.
Em relação à AF, o problema não está em calcular os rácios. Isso é básico e qualquer licenciado em Economia ou Gestão sabe (e os outros ocm meia dúzia de horas de estudo faz). O difícil é fazer projecções da evolução do negócio. E para o fazer é preciso estudar a sério o ramo do negócio e a empresa em particular. Aí sim é a verdadeira arte da AF.
Um abraço,
Ulisses
empirico1 Escreveu:Actualmente só abordo a AF, porque para falar de AT há muita gente e de AF não vejo ninguem e os que sabem criticam mas não dizem nada com medo de assim poderem perder as oportunidades.
Perder oportunidades como? Eu não tinha nenhum problema em dizer aqui os negócios que faço, aliás tenho dito todos desde há uns meses para cá, simplesmente porque têm sido muito poucos, evidentemente que num periodo mais activo isso torna-se mais difícil, sobretudo porque o vir aqui dizer que entrei neste ou naquele título obriga a explicar e detater o trade e isso torna-se impossível...
empirico1 Escreveu:Não percebem que se forem mesmo oportunidades que podem aqui dizer, porque se forem mesmo oportunidades todos acabarão por perceber e dar-nos as mais-valias
Também não percebi isto?!
Um abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
empirico1 Escreveu:EuroVerde Escreveu:Empirico, pegando das contas consolidadas da Jeronimo Martins no 1ºT vejo um capital proprio de 826475000 dividindo por 629207320 acções obetenho 1.31 de Valor Contabilistico o que não corresponde aos 0.95 seus.
Já disse em MP e volto a referir que o meu VC é uma projecção, neste caso para 2009, e não um valor exacto.
A bolsa antecipa, logo também tenho que antecipar o VC
Então quer dizer que o VC vai diminuir...
Podia explicar a que se deve uma diminuição do VC num negocios como o da JM? obrigado
A surpresa
O BCP apresentou resultados ligeiramente superiores ao esperado, com lucros de 101 milhões, enquanto o mercado aguardava por lucros de 99,1 milhões.
Perante estes dados actualizei dados do BCP no quadro em que o BNA para este ano se mantêm em 0,11€ por acção mas devido ao forte incremento de capitais próprios fiz uma revisão em alta do VC de 0,90€ para 0,95€ em 2009. Neste momento o VC é de 1,33€.
Com esta revisão a cor passa para Azul, o que equivale a Compra e um valor justo de 2,38€.

- Anexos
-
- VALOR PSI20.bmp (713.35 KiB) Visualizado 5193 vezes
EuroVerde Escreveu:Empirico, pegando das contas consolidadas da Jeronimo Martins no 1ºT vejo um capital proprio de 826475000 dividindo por 629207320 acções obetenho 1.31 de Valor Contabilistico o que não corresponde aos 0.95 seus.
Já disse em MP e volto a referir que o meu VC é uma projecção, neste caso para 2009, e não um valor exacto.
A bolsa antecipa, logo também tenho que antecipar o VC

joaolc Escreveu:Nao creio que o empirico1 tenha qualquer tipo de intenção de diminuir quem quer que seja! Apenas está a defender a estratégia que ele segue, o que é perfeitamente legitimo
Vim aqui para fazer uma surpresa e deparei-me com esta questão

Eu próprio sou uma barata tonta, porque continuo a negociar DAX e mantenho uma Carteira de AT, que muito gosto e repito e foi graças a esta estratégia que tenho a amplitude da Carteira nos dias de hoje.
Contudo, o Capital que hoje tenho investido obriga-me a ter maioritáriamente pela analise fundamental e é por esta via que me sinto um investidor especulativo!

Pela AT considero-me somente um especulador

Actualmente só abordo a AF, porque para falar de AT há muita gente e de AF não vejo ninguem e os que sabem criticam mas não dizem nada com medo de assim poderem perder as oportunidades.
Não percebem que se forem mesmo oportunidades que podem aqui dizer, porque se forem mesmo oportunidades todos acabarão por perceber e dar-nos as mais-valias

joaolc Escreveu:Nao creio que o empirico1 tenha qualquer tipo de intenção de diminuir quem quer que seja! Apenas está a defender a estratégia que ele segue, o que é perfeitamente legitimo
Acredito que sim, acho que foi apenas uma expressão infeliz... defender as nossas idéias é sempre legítimo mas para isso devemos usar exclusivamente argumentos e debatê-los

um abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
empirico1 Escreveu:Uma vantagem do investidor de valor comparativamente com um investidor de analise técnica é que eu sei que as empresas que tenho em carteira estão baratas, e caso não aconteça nenhum terramoto na economia mundial, as mais-valias a longo prazo vão ter que chegar.
Olá Empirico, desculpa discordar desse raciocínio... acho que se alguém tem vantagem é o investidor de AT que vai de férias com a carteira a zeros, nem um eventual "terramoto na economia mundial" o afectará

empirico1 Escreveu:Num investidor de analise técnica, ele nunca sabe se a sua carteira vale mais ou menos que o valor justo e por isso receia se vai cair ou descer. É uma barata tonta, que se move pelos momentos do mercado e que aproveita os diversos ciclos positivos ou negativos. Quando estes ciclos são explosivos e contraditórios, entra em pânico porque não sabe o que fazer e então vê fantasmas em todo o lado!.
Quando fiz o comentário anterior não tinha lido esta parte, se não concordava com o raciocínio anterior, com este não só não concordo como tenho a certeza que estás completamente enganado... um investidor de AT não entra em pânico, sobretudo se souber o que anda a fazer, porque se não souber, o problema é outro e é igual para quem não saiba usar AT, AF ou outra ferramenta qualquer...
empirico1 Escreveu:É por isso que vale apena ser um investidor de valor, o investidor sabe, a partida, o que vale a pena comprar para lucrar a longo prazo, que por vezes até é no curto prazo, basta que as baratas tontas entrem todas de repente!
Acho completamente despropositado chamares "barata tonta" a quem usa um método diferente do teu e do qual não conseguiste retirar bons resultados... é impressão minha ou este raciocínio todo traz um bocado de euforia à mistura?!
um abraço
artista
a quem souber responder
Na Altri na formula de endividamento dada pelo empirico, ele vai buscar o valor do passivo ao balanço individual ou consolidado?
Já agora o que são as provisões que entram também na sua formula de endividamento?
Já agora o que são as provisões que entram também na sua formula de endividamento?
- Registado: 15/6/2008 19:32
Re: Para empirico
Comprei BANIF porque a queda acentuou-se e passou a ser um bom negócio.
Um dos objectivos é evitar pagar impostos, mas sempre que eu verificar que existe um negócio potencialmente superior que o que eu tenho em Carteira, não tenho problemas em declarar a mais-valia.
Eu não me importava de pagar impostos. Não me importava que o mercado accionista estivesse com tendencia de 2007.
Prferio pagar impostos do que ter menos valias.
Um dos objectivos é evitar pagar impostos, mas sempre que eu verificar que existe um negócio potencialmente superior que o que eu tenho em Carteira, não tenho problemas em declarar a mais-valia.
Eu não me importava de pagar impostos. Não me importava que o mercado accionista estivesse com tendencia de 2007.
Prferio pagar impostos do que ter menos valias.
- Registado: 13/7/2008 21:38
Re: Para empirico
vg1 Escreveu:Porque decidiu comprar Banif quando nos primeiros posts disse que não ia meter-se em empresas do sector financeiro mais pequenas,porque estas tinham mais dificuldades em sair da crise se houvesse algum problema?
A outra questão é o porque da manutenção do Banif durante tão pouco tempo,mesmo realizando mais-valias;no inicio disse que no minimo as suas posições eram de 1ano e um dia por causa dos impostos?
Comprei BANIF porque a queda acentuou-se e passou a ser um bom negócio.
Imagina que em 3 meses o Valor das cotações sobem e as empresas ficam caras, não as vou manter em carteira!

Abraço e até para a semana, estou mesmo de saída...
Para empirico
Porque decidiu comprar Banif quando nos primeiros posts disse que não ia meter-se em empresas do sector financeiro mais pequenas,porque estas tinham mais dificuldades em sair da crise se houvesse algum problema?
A outra questão é o porque da manutenção do Banif durante tão pouco tempo,mesmo realizando mais-valias;no inicio disse que no minimo as suas posições eram de 1ano e um dia por causa dos impostos?
- Registado: 15/6/2008 19:32
Deixo o quadro com uma nova coluna de cores que significa:
Verde - Forte Compra; Azul - Compra; Amarelo - manter e Vermelho - Vender.
Este 1º periodo de férias é só de 1 semanita, para o próximo fim-de-semana já actualizo a Carteira e o quadro da Watch List
Verde - Forte Compra; Azul - Compra; Amarelo - manter e Vermelho - Vender.
Este 1º periodo de férias é só de 1 semanita, para o próximo fim-de-semana já actualizo a Carteira e o quadro da Watch List

- Anexos
-
- VALOR PSI20.bmp (948.24 KiB) Visualizado 4549 vezes
Amanhã vou partir de férias e não levo PC, rádio e jornal com informação bolsista!
Vou de férias descansado, para poder descansar.
Uma vantagem do investidor de valor comparativamente com um investidor de analise técnica é que eu sei que as empresas que tenho em carteira estão baratas, e caso não aconteça nenhum terramoto na economia mundial, as mais-valias a longo prazo vão ter que chegar. Num investidor de analise técnica, ele nunca sabe se a sua carteira vale mais ou menos que o valor justo e por isso receia se vai cair ou descer. É uma barata tonta, que se move pelos momentos do mercado e que aproveita os diversos ciclos positivos ou negativos. Quando estes ciclos são explosivos e contraditórios, entra em pânico porque não sabe o que fazer e então vê fantasmas em todo o lado!
É por isso que vale apena ser um investidor de valor, o investidor sabe, a partida, o que vale a pena comprar para lucrar a longo prazo, que por vezes até é no curto prazo, basta que as baratas tontas entrem todas de repente!
Abraço e boas férias a todos.
Vou de férias descansado, para poder descansar.
Uma vantagem do investidor de valor comparativamente com um investidor de analise técnica é que eu sei que as empresas que tenho em carteira estão baratas, e caso não aconteça nenhum terramoto na economia mundial, as mais-valias a longo prazo vão ter que chegar. Num investidor de analise técnica, ele nunca sabe se a sua carteira vale mais ou menos que o valor justo e por isso receia se vai cair ou descer. É uma barata tonta, que se move pelos momentos do mercado e que aproveita os diversos ciclos positivos ou negativos. Quando estes ciclos são explosivos e contraditórios, entra em pânico porque não sabe o que fazer e então vê fantasmas em todo o lado!
É por isso que vale apena ser um investidor de valor, o investidor sabe, a partida, o que vale a pena comprar para lucrar a longo prazo, que por vezes até é no curto prazo, basta que as baratas tontas entrem todas de repente!
Abraço e boas férias a todos.
Eu dei a laranja, agora é preciso saber descascá-la!
Ter um Cash-flow operacional negativo, não é impeditivo de entrada num título, é preciso enquadrar e analisar os diversos Cash-flows no âmbito de cada empresa.
Repara que a Sonae Capital, apesar de ter vendido e continuar a vendar activos não estratégicos, a empresa só agora é que vai começar a beneficiar dos lucros das vendas do Troia Resort e de outros projectos imobiliários. A venda da parcela de terreno do Hotel do Troia Resort, apesar de alguns analistas considerarem negativo, o que é certo é que é precisamente a área de hoteis que mais tem desapontado a rentabilidade do Grupo.
Considero que a Sonae Capital, anda a limpar a casa e a focalizar-se no que é importante, ou não fosse gerida pelo Engº Belmiro de Azevedo. Depois, de passada esta fase têm todas as bases para catapultar a rentabilidade.
Eu comprei acções da empresa porque observo uma excelente oportunidade, outros (os que vendem) pensam o oposto!
São estas as regras do mercado!
Ter um Cash-flow operacional negativo, não é impeditivo de entrada num título, é preciso enquadrar e analisar os diversos Cash-flows no âmbito de cada empresa.
Repara que a Sonae Capital, apesar de ter vendido e continuar a vendar activos não estratégicos, a empresa só agora é que vai começar a beneficiar dos lucros das vendas do Troia Resort e de outros projectos imobiliários. A venda da parcela de terreno do Hotel do Troia Resort, apesar de alguns analistas considerarem negativo, o que é certo é que é precisamente a área de hoteis que mais tem desapontado a rentabilidade do Grupo.
Considero que a Sonae Capital, anda a limpar a casa e a focalizar-se no que é importante, ou não fosse gerida pelo Engº Belmiro de Azevedo. Depois, de passada esta fase têm todas as bases para catapultar a rentabilidade.
Eu comprei acções da empresa porque observo uma excelente oportunidade, outros (os que vendem) pensam o oposto!
São estas as regras do mercado!