Crise Grega
Re: Crise Grega
Muito bom!VirtuaGod Escreveu:http://online.wsj.com/public/resources/documents/062415Greek.pdf
Last Tuesday, the International Monetary Fund, European Central Bank and European Commission—the enforcers of Greece’s bailout program—tore apart a set of economic policies Mr. Tsipras had hoped would unlock urgent funding for his country. They marked up Greece’s policy document with deletions and amendments in red font, much like a teacher’s notes to a failing student.
WSJ

- Registado: 8/6/2015 21:26
http://online.wsj.com/public/resources/ ... 5Greek.pdf
Last Tuesday, the International Monetary Fund, European Central Bank and European Commission—the enforcers of Greece’s bailout program—tore apart a set of economic policies Mr. Tsipras had hoped would unlock urgent funding for his country. They marked up Greece’s policy document with deletions and amendments in red font, much like a teacher’s notes to a failing student.
WSJ
The abruptness in the way the lenders whipped away Tsipras’s last-ditch proposals, threw them in the bin and replaced them with a new document splattered with red font prompted many in Greece, including critics of the government, to wonder whether this was an attempt by lenders to bring down SYRIZA and its coalition partner Independent Greeks. The document, which tracked all the changes made, seemed an attempt to show Tsipras who is in charge. It smacked of payback for the numerous verbal pot-shots that Tsipras and Finance Minister Yanis Varoufakis have taken at lenders over the last few months, as well as the time wasted at the start of this government’s reign.
The Greek side has to take the responsibility for creating this bad blood and failing to capitalise on whatever goodwill there was when SYRIZA came to power. There is a fine line between pushing back against the lenders, which drew strong public support, and appearing obdurate, even aggressive, with the institutions and countries that are your only hope of preventing a default and potentially destructive exit from the euro. Too often SYRIZA approached its dialogue with creditors as it would a street protest, with raised voices and facile slogans. It is no surprise that the other side met its new interlocutors with scepticism and exasperation.
- See more at: http://www.macropolis.gr/?i=portal.en.t ... Ijvgb.dpuf
WSJ
The abruptness in the way the lenders whipped away Tsipras’s last-ditch proposals, threw them in the bin and replaced them with a new document splattered with red font prompted many in Greece, including critics of the government, to wonder whether this was an attempt by lenders to bring down SYRIZA and its coalition partner Independent Greeks. The document, which tracked all the changes made, seemed an attempt to show Tsipras who is in charge. It smacked of payback for the numerous verbal pot-shots that Tsipras and Finance Minister Yanis Varoufakis have taken at lenders over the last few months, as well as the time wasted at the start of this government’s reign.
The Greek side has to take the responsibility for creating this bad blood and failing to capitalise on whatever goodwill there was when SYRIZA came to power. There is a fine line between pushing back against the lenders, which drew strong public support, and appearing obdurate, even aggressive, with the institutions and countries that are your only hope of preventing a default and potentially destructive exit from the euro. Too often SYRIZA approached its dialogue with creditors as it would a street protest, with raised voices and facile slogans. It is no surprise that the other side met its new interlocutors with scepticism and exasperation.
- See more at: http://www.macropolis.gr/?i=portal.en.t ... Ijvgb.dpuf
Editado pela última vez por VirtuaGod em 29/6/2015 23:08, num total de 2 vezes.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Então ninguém ceda e que a corda rebente. Ainda tenho algumas notas de escudos perdidas ali numa gaveta.
O meu chefe alucinado sempre disse que iriamos voltar ao escudo. Sempre o achei louco, mas se calhar... já não digo nada!
O meu chefe alucinado sempre disse que iriamos voltar ao escudo. Sempre o achei louco, mas se calhar... já não digo nada!
- Registado: 20/2/2014 22:01
soso Escreveu:Ando à meses a falar da agenda escondida desta rapaziada muito pouco recomendável...... parece que a directora do negócios leu alguns dos meus posts![]()
![]()
![]()
![]()
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... _euro.html
Katolo.... nem mesmo o mais tolo pode opinar assim![]()
![]()
![]()
![]()
- "ontem" já cedeste em toda linha ao Putin
- "hoje" vais ceder em toda a linha à coligação de esquerda radical - siriza -
- "amanhã".... bom amanhã não vais ceder em nada.... simplesmente pq alguém já te engoliu!!!!
Quando foi à Espanha, pôde-se ceder...
- Registado: 9/11/2012 16:27
Ando à meses a falar da agenda escondida desta rapaziada muito pouco recomendável...... parece que a directora do negócios leu alguns dos meus posts
Katolo.... nem mesmo o mais tolo pode opinar assim
- "amanhã".... bom amanhã não vais ceder em nada.... simplesmente pq alguém já te engoliu!!!!

Katolo.... nem mesmo o mais tolo pode opinar assim

1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
katolo Escreveu:Tsipras: "Se houver um acordo esta noite, a Grécia amanhã pagará ao FMI"
In: Jornal de Negócios
Pesando os prós e os contras (e é isso que interessa porque qualquer solução é má), não é preferível ceder aos gregos?
A questão é: financiamos os malandros ou arriscamo-nos ao início do fim do euro? Eu prefiro a primeira solução...
Uma discussão em que ambas as partes não se importam de perder milhares de milhões só para "ter razão".
Quem tem cérebro e está a assistir de fora, é triste de ver...
- Registado: 9/11/2012 16:27
Tsipras: "Se houver um acordo esta noite, a Grécia amanhã pagará ao FMI"
Pesando os prós e os contras (e é isso que interessa porque qualquer solução é má), não é preferível ceder aos gregos?
A questão é: financiamos os malandros ou arriscamo-nos ao início do fim do euro? Eu prefiro a primeira solução...
- Registado: 20/2/2014 22:01
A pergunta a referendar é tão complexa como desactualizada, e vejo-me Grego para contextualizar o 2º documento. Qual será a componente didáctica para que, por exemplo, uma velhinha de Creta saiba decidir, e votar sim ou não?
Pergunta a referendo no dia 5:
•“Should the agreement plan submitted by the European Commission, European Central Bank and the International Monetary Fund to the June 25 eurogroup and consisting of two parts, which form their single proposal, be accepted? The first document is titled ‘Reforms for the completion of the Current Program and Beyond’ and the second ‘Preliminary Debt sustainability Analysis’.”
Pergunta a referendo no dia 5:
•“Should the agreement plan submitted by the European Commission, European Central Bank and the International Monetary Fund to the June 25 eurogroup and consisting of two parts, which form their single proposal, be accepted? The first document is titled ‘Reforms for the completion of the Current Program and Beyond’ and the second ‘Preliminary Debt sustainability Analysis’.”
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Tsipras says he will ‘respect the outcome’ of the referendum, and act in accordance with the Greek constitution -- which suggests he’s resign if the public vote Yes.
[url]in: http://www.theguardian.com/business/liv ... losed-live[/url]
O Tsirpas, afinal, joga o seu cargo no referendo de Domingo. Era o mínimo que poderia fazer.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Investidor258 Escreveu:
Mas o euro está em perigo como
Já recuperou toda a queda que vinha do fim de semana.
Com intervenção da Suíça...
Já vamos chegar aonde eu quero![]()
Porque interveio a Suíça?
Porque recuperou o euro contra todas as divisas, e não só contra o franco suíço?
O risco do Euro estar em perigo não é devido à cotação actual é devido aos factores não tangíveis que poderão acontecer devido a um país optar por sair por sua própria opção (visto que não é possível sair de outra forma). É certo que a Grécia é demasiado pequena para provocar um problema directo à restante união monetária com a sua saída. Mas o facto de criar um precedente para o qual não se sabe o que possa vir a acontecer cria um risco sistémico na União Monetária que não pode ser desprezável de ser equacionado.
ativo Escreveu:As eleições na Grécia são viáveis porque os credores europeus (e o FMI, por intercessão destes) estão dispostos a darem o tempo necessário e a fazerem o que for preciso, para manterem a Grécia na Zona Euro, pondo os formalismos de lado e usando de criatividade, para se conseguir esse objetivo, se tal for exigido pelas circunstâncias. A este respeito, não haja dúvidas!!!
O problema, na Grécia é, neste momento, antes de mais politico e, portanto, só as eleições é que o poderão resolver devidamente.
A realização de eleições na Grécia, além de permitirem dar novo rumo, de recuperação económica e financeira, à Grécia, são, neste momento, um imperativo de decência política, na Grécia.
"À mulher de César, não basta ser, tem também que parecer".
A UE não pode entrar em nenhum esquema "público" que de alguma forma dê cobertura a qualquer manobra que tenuemente se relacione com a demissão de um governo democraticamente eleito por outro. Mesmo que seja o Tsipras a querer por ele próprio demitir-se, nestas actuais condições a UE seria sempre acusada de "forçar" a demissão do governo.
Não te esqueças que os "holofotes" estão todos virados para as acções que um e o outro façam. Qualquer movimento tem que ser minuciosamente pensado, principalmente pela UE que é vista pela "má da fita" pelo povo grego.
Ao longo dos últimos dias houve vários comunicados públicos de diversas entidades tanto do governo grego como da UE a comentar a situação. Isso tem um propósito muito concreto para com a opinião pública.[/quote]
repetição
Editado pela última vez por PepeLegal em 29/6/2015 21:15, num total de 1 vez.
Raposo Tavares Escreveu:A este propósito, na imprensa internacional, não se diz nada, não se interpreta, não se levantam questões...;já não convém recura mais 15, 20 anos e chegar à situação dos anos 20 e 30 em que fascistas e comunistas atacaram as democracias de tal forma que a ascenção de rapazes como Adolfo do bigode, ou o augusto Duce tomou um ar naturalíssimo.
Entao tu q és o Raposo o pensador explica-nos porque é q o Adolfo do bigode conseguiu chegar ao poder na Alemanha?
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
Richardj, não estou a ver como é que os vamos receber... Os rapazes viram a sua nota baixar, hoje mesmo, às mãos da S&P de CCC para CCC-. Os líderes europeus começam a dizer às claras que não papam o Tsirpas nem com molho de tomate e, como se isso não fosse já grave, ainda são incentivados a votar 'não' num referendo ridículo por tudo quanto é Nobel da Economia.
Se isto, no mundo ocidental, não é uma forma de assumir uma suapeitíssima 'malazanha' contagiosa...
Já agora: Tenho visto com curiosidade a união de boas vontades e a concentração de génios e as redes de solidariedade desinteressada que apoiam o 'Não' no referendozinho: a coisa vai do Stiglitz à Le Pen, do Varoufakis ao fascistóide da coligação de governo grego, da rapaziada do Bloco aos Verdadeiros finlandeses...
Enfim! isto está bonito... A este propósito, na imprensa internacional, não se diz nada, não se interpreta, não se levantam questões.
Também nada se diz a propósito da leitura histórica da realidade atual. Num acesso de curiosidade, até podemos chegar à WWII (dá jeito por causa das indemnizações a sacar dos alemães para uns aldeões gregos) e ficamo-nos por aí; já não convém recura mais 15, 20 anos e chegar à situação dos anos 20 e 30 em que fascistas e comunistas atacaram as democracias de tal forma que a ascenção de rapazes como Adolfo do bigode, ou o augusto Duce tomou um ar naturalíssimo.
Mas curioso, curioso é que há sempre quem pense e há quem saiba que é verdade que vivemos um tempo muito perigoso. Paradoxalmente o incontornável Varoufakis, confessou-se sabedor deste perigo há pouco. O membro do governo grego já afirmou que depois do governo radicais vs fascitóides a que brilhantemente pertence, poderá seguir-se um da Aurora Dourada.
Para isso baste que o seu governo falhe. Um facto que não é uma grande impossibilidade...
Ninguém reparou... Nem eu esperava que alguém reparasse...
O problema, quanto a mim, é que a História se repete... e às vezes repete-se estupidamente.
Se isto, no mundo ocidental, não é uma forma de assumir uma suapeitíssima 'malazanha' contagiosa...
Já agora: Tenho visto com curiosidade a união de boas vontades e a concentração de génios e as redes de solidariedade desinteressada que apoiam o 'Não' no referendozinho: a coisa vai do Stiglitz à Le Pen, do Varoufakis ao fascistóide da coligação de governo grego, da rapaziada do Bloco aos Verdadeiros finlandeses...
Enfim! isto está bonito... A este propósito, na imprensa internacional, não se diz nada, não se interpreta, não se levantam questões.
Também nada se diz a propósito da leitura histórica da realidade atual. Num acesso de curiosidade, até podemos chegar à WWII (dá jeito por causa das indemnizações a sacar dos alemães para uns aldeões gregos) e ficamo-nos por aí; já não convém recura mais 15, 20 anos e chegar à situação dos anos 20 e 30 em que fascistas e comunistas atacaram as democracias de tal forma que a ascenção de rapazes como Adolfo do bigode, ou o augusto Duce tomou um ar naturalíssimo.
Mas curioso, curioso é que há sempre quem pense e há quem saiba que é verdade que vivemos um tempo muito perigoso. Paradoxalmente o incontornável Varoufakis, confessou-se sabedor deste perigo há pouco. O membro do governo grego já afirmou que depois do governo radicais vs fascitóides a que brilhantemente pertence, poderá seguir-se um da Aurora Dourada.
Para isso baste que o seu governo falhe. Um facto que não é uma grande impossibilidade...
Ninguém reparou... Nem eu esperava que alguém reparasse...
O problema, quanto a mim, é que a História se repete... e às vezes repete-se estupidamente.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
richardj Escreveu:É só para lembrar à malta que os gregos devem a portugal via FMI+EU cerca de 4,6 mil milhões. Dinheiro esse que nós faz bem falta e do qual, como português não me prescindo de o receber.
Portugal não está em condições de andar a dar perdões. Não nos andamos a esfolar vivos para dar dinheiro a terceiros.
Malta, atitude!!! Não há pão para malucos!!!

É só para lembrar à malta que os gregos devem a portugal via FMI+EU cerca de 4,6 mil milhões. Dinheiro esse que nós faz bem falta e do qual, como português não me prescindo de o receber.
Portugal não está em condições de andar a dar perdões. Não nos andamos a esfolar vivos para dar dinheiro a terceiros.
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
Investidor258 Escreveu:Sou um fiel aluno e não um professor, pelo que não sei responder...
Também não me quero arvorar em grande sabedor, mas tenho uma teoria.

A zona euro teve excedentes de balanço de 251 mil milhões de euros durante os últimos 12 meses. Isto é comparável ao excedente da China. É basicamente impossível o euro descer nestas condições, o estrangeiro tem que arranjar (comprar) euros para pagar esta massa toda à zona euro. Aliás, nota-se pelo gráfico a tendência ascendente do superavit, sinal de uma sub-avaliação do euro que torna as exportações da zona euro ultra-competitivas. Ora, se até Portugal tem excedente...
Qualquer queda do euro será sempre combatida pelos outros bancos centrais, sob pena de graves danos nas respectivas economias. Podem anunciar, como fizeram os suíços, ou fazer às escondidas, como devem andar a fazer os anglo-saxões (é o estilo deles).
À partida a Grécia tem mais "recursos" que Portugal por assim dizer (contradigam-me se estiver a dizer alguma baboseira), pelo que com políticas de crescimento deveria ser sustentável... agora a quantos anos é que não sei.ativo Escreveu:jccgold Escreveu:ativo Escreveu:A realização de eleições na Grécia, além de permitirem dar novo rumo, de recuperação económica e financeira, à Grécia
Ao estilo português com um défice de 5.8%?
jccgold Escreveu:ativo Escreveu:A realização de eleições na Grécia, além de permitirem dar novo rumo, de recuperação económica e financeira, à Grécia

ativo Escreveu:A realização de eleições na Grécia, além de permitirem dar novo rumo, de recuperação económica e financeira, à Grécia

World debt clock:
- Registado: 11/11/2011 3:58
PepeLegal Escreveu:ativo Escreveu:- A convocação de eleições, na Grécia, seria bem-vinda e agradaria aos credores, pois permitiria, sancionar e remover do poder quem prometeu o que não podia prometer e clarificar o quadro politico grego.
Sem eleições a Grécia não melhorará para já a sua situação financeira e económica e, por isso, as eleições constituem um mal menor necessário. A convocação de eleições seria pois bem-vinda.
- Alex Tsipras poderá ter uma agenda escondida, mas não é agente duplo dos credores, ou seja, não deseja a aprovação parlamentar da última proposta negocial dos credores, fazendo, ao mesmo tempo, campanha pela sua rejeição popular. Essa não!
Numa situação normal, eu concordaria em absoluto contigo, mas neste momento, não penso assim.
O problema das eleições antecipadas é que não há tempo para as fazer. Se a Grécia falhar amanhã o pagamento ao FMI, o FMI ficará impedido de voltar a financiar a Grécia, mas se a Grécia falhar o próximo pagamento ao ECB, é a UE que estará completamente impedida de fazer mais alguma coisa (formalmente) com a Grécia.
E se isso acontecer, a Grécia não tem mais nenhuma outra forma de escapar e o Euro fica em perigo.
É por isso que fazer "o referendo em uma semana" é o menor mal e a única via para se tentar ainda sair de alguma forma positiva desta situação.
O Tsipras está encurralado, não tem saída. Se ele for para eleições neste momento é o fim político dele e a Grécia e o Euro ficam em perigo...é um fracasso em toda a ordem.
Fazendo o Referendo, e sabendo já dá de antemão que a preferência dos gregos é para ficar no Euro, o Tsipras resolve o problema do seu Parlamento, que neste momento é o seu principal problema para conseguir aprovar qualquer acordo com a UE.
As eleições na Grécia são viáveis porque os credores europeus (e o FMI, por intercessão destes) estão dispostos a darem o tempo necessário e a fazerem o que for preciso, para manterem a Grécia na Zona Euro, pondo os formalismos de lado e usando de criatividade, para se conseguir esse objetivo, se tal for exigido pelas circunstâncias. A este respeito, não haja dúvidas!!!
O problema, na Grécia é, neste momento, antes de mais politico e, portanto, só as eleições é que o poderão resolver devidamente.
A realização de eleições na Grécia, além de permitirem dar novo rumo, de recuperação económica e financeira, à Grécia, são, neste momento, um imperativo de decência política, na Grécia.
Sou um fiel aluno e não um professor, pelo que não sei responder...Dr Tretas Escreveu:Investidor258 Escreveu:Com intervenção da Suíça...Dr Tretas Escreveu:
Já vamos chegar aonde eu quero![]()
Porque recuperou o euro contra todas as divisas, e não só contra o franco suíço?

Investidor258 Escreveu:Com intervenção da Suíça...Dr Tretas Escreveu:
Já vamos chegar aonde eu quero

Com intervenção da Suíça...Dr Tretas Escreveu:PepeLegal Escreveu:
E se isso acontecer, a Grécia não tem mais nenhuma outra forma de escapar e o Euro fica em perigo.
(...)
O Tsipras está encurralado, não tem saída. Se ele for para eleições neste momento é o fim político dele e a Grécia e o Euro ficam em perigo...é um fracasso em toda a ordem.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], fosgass2020, GamesOver, Google [Bot], iniciado1, Jonas74, latbal, Luzemburg, m-m, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, trilhos2006, ze couves e 160 visitantes