EDP Renovaveis - Tópico Geral
que se lixe
subscrevi 60.000 e amanhã se ainda for a tempo subscrevo mais 30.000 (tenho que ir ao balcão)
A ideia é ficar com 300*3 e esperar uma abertura a 12 Eur para limpar 3 eur * 900.
Sempre são 2,700 eur...
se ficasse com 500 em cada tranche melhor ainda. Malta desistam que isto também pode correr mal e a abertura ser a 6 eur e nesse caso o saldo será - 2700 eur para mim.
A ideia é ficar com 300*3 e esperar uma abertura a 12 Eur para limpar 3 eur * 900.
Sempre são 2,700 eur...

se ficasse com 500 em cada tranche melhor ainda. Malta desistam que isto também pode correr mal e a abertura ser a 6 eur e nesse caso o saldo será - 2700 eur para mim.
Re: Dúvida
tarzan tchetcheno Escreveu:quem comprar amanhã 1 acção da EDP (tornando-se acionista) tem direito às 60 garantidas???
Tenta ler um pouco mais atrás no tópico...
PS: Pessoal leiam antes de postar...poupam as teclas ..
- Registado: 21/5/2008 21:12
Dúvida
quem comprar amanhã 1 acção da EDP (tornando-se acionista) tem direito às 60 garantidas???
Com o rateio a aumentar da forma que está, podemos nos preparar para um pedido de 30000 ficarmos apenas com cerca de 500...
Neste momento contamos com 730, com o rateio a 40...
Esperemos pelas 15h de 2ª, que já ouvi dizer que é o fecho da 1ª parte desta novela...
Neste momento contamos com 730, com o rateio a 40...
Esperemos pelas 15h de 2ª, que já ouvi dizer que é o fecho da 1ª parte desta novela...
rufa Escreveu:Hitori Jinsei Escreveu:O teu banco afirma que a compra é a 8,9€?
Já sai o preço final de cada acção?
Isso é normal eles fazem SEMPRE os pedidos de subscrição sempre pelo limite superior.
Mas olhem que não vai andar longe![]()
30000 são 267000 euros![]()
Cumps all
Se tiveres 300 acções já será uma sorte...
... a procura vai acelarar!!!
Assim conta com 2500 euros por cada lote.
Bom fds
- Registado: 10/11/2006 16:05
Pelo andamento, estou a ver que teremos pelo menos 3 sessões atribuladas de pessoal a querer comprar e outros a quererem vender.
Apesar da bolha tecnológica que alguns referenciam, penos que seja o factor principal para os institucionais não aderirem em massa, tal como aconteceu na GALP.
A REN tambem se dizia que seria um mau negocio, mas a verdade já foi dita, a REN sobreviveu já a dois bears...
Nao tenho mais dinheiro para investir, senão ainda pedia em nome dos pais
...
Apesar da bolha tecnológica que alguns referenciam, penos que seja o factor principal para os institucionais não aderirem em massa, tal como aconteceu na GALP.
A REN tambem se dizia que seria um mau negocio, mas a verdade já foi dita, a REN sobreviveu já a dois bears...
Nao tenho mais dinheiro para investir, senão ainda pedia em nome dos pais

Boas,
A subscrição por parte de fundos termina no último dia da segunda fase,ou é já na segunda?
considerando que a procura já supera 40x a oferta,a pressão compradora dos fundos vai ditar o sucesso no curto prazo,logo,se neste momento dá 730 *8.9 vai dar cerca de 6500 euros de investimento quando ainda faltam 5 dias de "corrida".Ora se muitos pequenos investidores estão à espera dos últimos dias para ver como corre,nos fundos penso que será o mesmo,de modo que,caso surja o efeito "bola de neve" de fundos a entrar por arrastamento será muito bom para as primeiras de sessões.
cumps
A subscrição por parte de fundos termina no último dia da segunda fase,ou é já na segunda?
considerando que a procura já supera 40x a oferta,a pressão compradora dos fundos vai ditar o sucesso no curto prazo,logo,se neste momento dá 730 *8.9 vai dar cerca de 6500 euros de investimento quando ainda faltam 5 dias de "corrida".Ora se muitos pequenos investidores estão à espera dos últimos dias para ver como corre,nos fundos penso que será o mesmo,de modo que,caso surja o efeito "bola de neve" de fundos a entrar por arrastamento será muito bom para as primeiras de sessões.
cumps
artista Escreveu:vold Escreveu:Institucionais deram ordens para 500 milhões de acções da EDP Renováveis
Os fundos de investimento e outros investidores institucionais deram ordens de subscrição para cerca de 500 milhões de acções da EDP Renováveis, disseram à agência Lusa fontes dos bancos de investimento que assessoram a operação de subscrição inicial da empresa.
Olá Vold, podes dizer-me onde está essa informação? obrigado!
um abraço
artista
Artista,
http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... tId=317960
http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... tId=317979
vold Escreveu:Institucionais deram ordens para 500 milhões de acções da EDP Renováveis
Os fundos de investimento e outros investidores institucionais deram ordens de subscrição para cerca de 500 milhões de acções da EDP Renováveis, disseram à agência Lusa fontes dos bancos de investimento que assessoram a operação de subscrição inicial da empresa.
Olá Vold, podes dizer-me onde está essa informação? obrigado!
um abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
para juntar a discussão
pus-me a procurar dados sobre a opv da galp e a ops da edpr em termos de institucionais
o periodo da opv da galp decorreu de 9 a 16 de outubro, primeira fase, no final desta a procura dos institucionais superava em 3x a oferta, que era de 90.4 milhoes de acções
na ops da edpr estão disponiveis para os institucionais 180 milhoes de acções sendo que já foram pedidas 500 milhões pelos institucionais (2.77x) e a primeira fase só acaba segunda-feira, dia em que se espera que a procura aumente
estes dados são relevantes, a entrada dos institucionais, em principio será com objectivos a médio, longo prazo e demonstra que acreditam na empresa. sendo a parcela destinada ao público em geral, emigrantes e trabalhadores muito inferior (apenas 45 milhoes) à dos institucionais, serão estes a definir os preços iniciais e a médio prazo. estou enganado? se assim for depende muito das expectativas que os fundos têm para a empresa.
já agora só acrescentar que a edp e a edpr tem duas equipas a fazer um road show para angariar investidores estrangeiros e aparentemente estão a ter sucesso, pode ser um bom indicador sobre o preço inicial que será fixado entre os 7.40€ e 0s 8.90€
pus-me a procurar dados sobre a opv da galp e a ops da edpr em termos de institucionais
o periodo da opv da galp decorreu de 9 a 16 de outubro, primeira fase, no final desta a procura dos institucionais superava em 3x a oferta, que era de 90.4 milhoes de acções
Procura supera oferta entre os investidores institucionais
Ao que o Jornal de Negócios apurou, a procura de acções na tranche da venda directa, destinada aos investidores institucionais, está também a ser elevada. "A procura já supera em três vezes a oferta", afirmou uma fonte ligada à operação. Para este lote estão disponíveis cerca de 90 milhões de acções, o que significa que terão sido dadas ordens para um total de 270 milhões de acções por parte dos institucionais, onde se incluem os fundos de investimentos, fundos de pensões, bancos de investimento e seguradoras.
na ops da edpr estão disponiveis para os institucionais 180 milhoes de acções sendo que já foram pedidas 500 milhões pelos institucionais (2.77x) e a primeira fase só acaba segunda-feira, dia em que se espera que a procura aumente
Institucionais deram ordens para 500 milhões de acções da EDP Renováveis
estes dados são relevantes, a entrada dos institucionais, em principio será com objectivos a médio, longo prazo e demonstra que acreditam na empresa. sendo a parcela destinada ao público em geral, emigrantes e trabalhadores muito inferior (apenas 45 milhoes) à dos institucionais, serão estes a definir os preços iniciais e a médio prazo. estou enganado? se assim for depende muito das expectativas que os fundos têm para a empresa.
já agora só acrescentar que a edp e a edpr tem duas equipas a fazer um road show para angariar investidores estrangeiros e aparentemente estão a ter sucesso, pode ser um bom indicador sobre o preço inicial que será fixado entre os 7.40€ e 0s 8.90€
trial Escreveu:Nunca comprei acções ligadas a uma empresa com uma actividade sem passado baseado no meu conhecimentos do passado .
No século XIX , quando apareceu o comboio , foi a euforia na bolsa em Londres . A uma empresa bastava fazer parafusos para os caminhos de ferro para o valor das acções multiplicar várias vezes ,os editorais dos jornais da época contribuíram para o entusiasmo .A festa durou 2 anos…
( Nesses caminhos de ferro trabalhou uma personagem muito conhecida Karl Marx , foi despedido no primeiro dia de trabalho este foi o seu único emprego conhecido)
Com o automóvel passou-se o mesmo.
Mais recentemente todos estão recordados com as empresas ligadas às novas tecnologias . Fiel ao meu principio não comprei acções da PT Multimédia , mas quando chegaram aos 100 euros arrependi-me.
Sendo accionista da EDP ,nem para as que tenho direito dei ordem de compra . Quando sei que nos mercados a prazo o barril do petróleo para entrega em 2016, está a 442 dólares preço do carvão ou a tonelada do CO 2 continuam a subir .
O futuro está nas energias renováveis será um bom investimento a médio logo prazo mas para quem quiser realizar mais-valias no primeiro dia cuidado
concordo totalmente.
verifica-se muita gente a desejar realizar logo mais valias..com toda essa oferta a cair no mercado...poderá ser mais barato comprar pós OPV.
No entanto com o rateio a ficar cada vez mais discutido poderá haver tambem muita gente a querer aumentar a posição nesse primeiro dia e constituir um bom negocio..
como se dizia atrás é essa incerteza que dá a pimenta ao mercado...trata-se de psicologia pura e quem melhor souber entender os movimentos das massas populacionais certamente sairá vencedor
- Registado: 10/3/2008 20:19
Nunca comprei acções ligadas a uma empresa com uma actividade sem passado baseado no meu conhecimentos do passado .
No século XIX , quando apareceu o comboio , foi a euforia na bolsa em Londres . A uma empresa bastava fazer parafusos para os caminhos de ferro para o valor das acções multiplicar várias vezes ,os editorais dos jornais da época contribuíram para o entusiasmo .A festa durou 2 anos…
( Nesses caminhos de ferro trabalhou uma personagem muito conhecida Karl Marx , foi despedido no primeiro dia de trabalho este foi o seu único emprego conhecido)
Mais recentemente todos estão recordados com as empresas ligadas às novas tecnologias . Fiel ao meu principio não comprei acções da PT Multimédia , mas quando chegaram aos 100 euros arrependi-me.
Sendo accionista da EDP ,nem para as que tenho direito dei ordem de compra . Quando sei que nos mercados a prazo o barril do petróleo para entrega em 2016, está a 442 dólares preço do carvão ou a tonelada do CO 2 continuam a subir .
O futuro está nas energias renováveis será um bom investimento a médio logo prazo mas para quem quiser realizar mais-valias no primeiro dia cuidado
- Registado: 18/1/2008 16:20
vold Escreveu:o factor a multiplicar pelo número máximo de acções é 1 / 40.84 = 0.0244 . o resultado é 732 acções mas como são atribuidas em lotes de 10 e o arredondamento se faz por baixo actualmente cada subscritor do publico em geral tem direito a 730 acções.
Entao é mesmo 40,84, quase duplicou num dia. Na 6ª de manha eram atribuidas cerca de 1220 acçoes (24 x) , ao fim do dia estava nas 730 (40x)
- Registado: 29/11/2007 11:45
Hitori Jinsei Escreveu:Pedro Miguel Escreveu:Hitori Jinsei Escreveu:
Calculei o rateio e está apenas situado nos 24,4...
Procura (N.º acções): 1.841.377.839
Oferta (N.º Acções): 45.085.590
Procura / Oferta: 40,84x
Logo Oferta : Procura teremos 24.4 ...
Pelo que li o rateio já está nos 40,84, quase duplicou num dia.
O rateio é calculado pela forma como expliquei...
Não é a relação de procura que dá o valor do rateio. Mas sim a formula : Oferta / Procura .
E esse valor é de 24,44 .
24,44 ?????? No Jornal de Negócios diz 40,84.
- Registado: 29/11/2007 11:45
É complicado saber isso.
Mas como todos nós já entendemos, a bolsa por vezes não é racional, e aquilo que pensamos que corre bem, acaba por correr mal, assim como o inverso.
Eu ficava mais descançado se houvesse um procura de 40vezes nos institucionais do que no publico em geral...
Porque os institucionais não tem o objectivo de vender logo, esses tem a tendencia para o longo prazo...
O publico em geral, ou seja todos nós, somos de impulsos e isso é que é o erro...
Por isso podemos todos estar aqui a pensar que corre mal e até pode correr bem.
È um risco que cada um corre, os que entram ficam apreensivos com o que vai sair, os que não vão ficam apreensivos se realmente não deveriam ter entrado...
No meio disto tudo, a unica e realmente a grande vencedora é a Edp, e sim os seus acionistas, porque apesar de tudo o que se tem passado nos mercados, não está a correr mal (a considerar a procura).
Alem disso podemos considerar que as Renováveis estão na bolha, mas tambem há quem considere que não... Isto sim dá prazer, é as incertezas, e nos mercados as incertezas são as melhores do que as certezas.
Quantas vezes não vamos atrás de um titulo que saiu uma noticia bombastica e ela tem uma tendencia negativa..?
De incertezas vive a bolsa, agora resta cada um tirar a sua avaliação e ir em frente, seja de entrar, seja de sair...
Abraço
Mas como todos nós já entendemos, a bolsa por vezes não é racional, e aquilo que pensamos que corre bem, acaba por correr mal, assim como o inverso.
Eu ficava mais descançado se houvesse um procura de 40vezes nos institucionais do que no publico em geral...
Porque os institucionais não tem o objectivo de vender logo, esses tem a tendencia para o longo prazo...
O publico em geral, ou seja todos nós, somos de impulsos e isso é que é o erro...
Por isso podemos todos estar aqui a pensar que corre mal e até pode correr bem.
È um risco que cada um corre, os que entram ficam apreensivos com o que vai sair, os que não vão ficam apreensivos se realmente não deveriam ter entrado...
No meio disto tudo, a unica e realmente a grande vencedora é a Edp, e sim os seus acionistas, porque apesar de tudo o que se tem passado nos mercados, não está a correr mal (a considerar a procura).
Alem disso podemos considerar que as Renováveis estão na bolha, mas tambem há quem considere que não... Isto sim dá prazer, é as incertezas, e nos mercados as incertezas são as melhores do que as certezas.
Quantas vezes não vamos atrás de um titulo que saiu uma noticia bombastica e ela tem uma tendencia negativa..?
De incertezas vive a bolsa, agora resta cada um tirar a sua avaliação e ir em frente, seja de entrar, seja de sair...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
olha resumiste bem o que eu estava a pensar.
Quem é que as vai querer comprar mais caras do que aquilo que vão sair cá para fora ?
eu sinceramente não quero e acredito que a maior parte também não e portanto a pressão vendedora poderá ser maior que a compradora. pelo lado positivo e caso elas subam um bocado como o resina disse pode sempre haver um sentimento de não querer perder o comboio, o que é positivo para quem as subscrever e se quiser livrar logo delas. Até agora só tive opv's de decisão fácil esta está bem mais complicada.
para responder à tua pergunta deixo aqui as informações mais relevantes
Quem é que as vai querer comprar mais caras do que aquilo que vão sair cá para fora ?
eu sinceramente não quero e acredito que a maior parte também não e portanto a pressão vendedora poderá ser maior que a compradora. pelo lado positivo e caso elas subam um bocado como o resina disse pode sempre haver um sentimento de não querer perder o comboio, o que é positivo para quem as subscrever e se quiser livrar logo delas. Até agora só tive opv's de decisão fácil esta está bem mais complicada.
para responder à tua pergunta deixo aqui as informações mais relevantes
O Intervalo de preço de subscrição das acções na OPS foi fixado entre 7,40 € e 8,90 €.
Calendário da Operação:
- Período OPS de 19 de Maio a 30 Maio de 2008 até às 15H00:
a) 1º Período OPS de19 a 26 de Maio de 2008
b) 2º Período da OPS de 27 a 30 de Maio de 2008
- Ordens irrevogáveis a partir de 27 de Maio de 2008 (Não se pode anular e Modificar a
ordem dada até 27 Maio, modificar só é possível para uma quantidade superior).
- Sessão Especial de Bolsa em 02 de Junho de 2008
- Liquidação Física e Financeira da OPS em 03 de Junho de 2008 **
- Admissão à negociação em 04 de Junho de 2008 2008
Concordo contigo vold.
A verdade é que estou muito entusiasmado para entrar, mas vejo mais pontos contra do que a favor:
- quer queiramos quer não um PER de 70 é alto. por muito potencial que uma empresa tenha o risco é grande, e nos tempos que correm a malta está avessa ao risco. (ou seja, subscritores até pode haver, mas depois quem é que vai comprar as acções a este preço no dia de abertura??)
- a IBERDROLA entrou numa fase em que o mercado ainda não tinha descambado completamente, e agora é o q se sabe. E entrou com um per de 50...
- a comparação com a bolha das tecnológicas é inevitável
- as casas de investimento recomendam (lembro-me do caso da GALP que diziam estar caro e foi a acção em que mais institucionais foram entrando nos primeiros dias... dá que pensar)
Sinceramente acho que se eu já fosse um bom investidor (ou seja, que trabalha só com a cabeça e não com o coração) não ia à OPS. Ia esperar que os investidores se apercebessem que está caro e só aí é que entraria.
Mas como ainda não o sou... hehe
Já agora, alguém sabe até que horas é que se tem de dar a ordem na 2ª feira para se pertencer à primeira fase? (a tal que tem mais 100% no rateio)
É que em caso de subscrever gostava de só o fazer on-line quando chegasse do trabalho, para ter mais informações sobre o rateio.
Cumprimentos!
A verdade é que estou muito entusiasmado para entrar, mas vejo mais pontos contra do que a favor:
- quer queiramos quer não um PER de 70 é alto. por muito potencial que uma empresa tenha o risco é grande, e nos tempos que correm a malta está avessa ao risco. (ou seja, subscritores até pode haver, mas depois quem é que vai comprar as acções a este preço no dia de abertura??)
- a IBERDROLA entrou numa fase em que o mercado ainda não tinha descambado completamente, e agora é o q se sabe. E entrou com um per de 50...
- a comparação com a bolha das tecnológicas é inevitável
- as casas de investimento recomendam (lembro-me do caso da GALP que diziam estar caro e foi a acção em que mais institucionais foram entrando nos primeiros dias... dá que pensar)
Sinceramente acho que se eu já fosse um bom investidor (ou seja, que trabalha só com a cabeça e não com o coração) não ia à OPS. Ia esperar que os investidores se apercebessem que está caro e só aí é que entraria.
Mas como ainda não o sou... hehe
Já agora, alguém sabe até que horas é que se tem de dar a ordem na 2ª feira para se pertencer à primeira fase? (a tal que tem mais 100% no rateio)
É que em caso de subscrever gostava de só o fazer on-line quando chegasse do trabalho, para ter mais informações sobre o rateio.
Cumprimentos!
- Registado: 20/4/2008 12:07
Resina Escreveu:Por um lado esta é capaz de dar sucesso...
Uma vez que não entra tudo o que não interessa, a acção é capaz de ser mais estável...
Uma vez que quem entrar deve entrar com uma perspectiva de longo prazo, provavelmente vai haver menos vendas e sucessivamente o titulo deve ser mais estável...
Poderemos ver o comportamento da ultima Opv, a Ren que correu bem e continua em cima, mesmo depois de surgir o bear...
Estou apreensivo e estou foram, mas até ao final do subscrição ainda posso mudar de opinião...
Abraço
Por outro lado também é capaz de não correr assim tão bem, muitos dos que vão estão a pensar vender no primeiro dia, obter um lucro rápido, porque têm como exemplo a martifer e a ren que apesar de cotarem acima do preço da opv tiveram um pico inicial.
Com tanta gente na expectativa para as comprar mais baixo e com tanta gente a querer vendê-las logo no primeiro dia, com a perspectiva de dinheiro rápido, também pode acontecer que corra mal para quem as subscreva.
Sinceramente também estou apreensivo, já tinha feito a subscrição, com as quedas nos EUA cancelei, tanto pode ser uma correcção como voltar a tendência de queda, o que em principio nao seria bom para a EDPr.
Agora estou a ponderar deixar passar a 1ª fase e possivelmente subscrever na 2ª. Tenho direito a menos acções mas reduzo o risco. Até segunda-feira, dia 26 (último dia para a primeira fase), ainda tenho tempo para pensar.
abraço
Por um lado esta é capaz de dar sucesso...
Uma vez que não entra tudo o que não interessa, a acção é capaz de ser mais estável...
Uma vez que quem entrar deve entrar com uma perspectiva de longo prazo, provavelmente vai haver menos vendas e sucessivamente o titulo deve ser mais estável...
Poderemos ver o comportamento da ultima Opv, a Ren que correu bem e continua em cima, mesmo depois de surgir o bear...
Estou apreensivo e estou foram, mas até ao final do subscrição ainda posso mudar de opinião...
Abraço
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!