Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Seaman » 2/12/2010 23:05

Reislb Escreveu: Mas quando cheguei ao teu stop loss, pensei: Não seria melhor usares um stop loss com um número menos redondo? Digo isto, porque muitas vezes são activados stops no intraday, voltando depois à cotação anterior.
Quanto ao resto, resta-me desejar-te boa sorte e bons trades.

Cumprimentos.

Reislb,

obrigado pelos comentários.

Os valores que indico são sempre números redondos, no entanto, as minhas ordens reais tento ser um pouco mais sofisticado. Um exemplo concreto no caso do BCP: quando a resistência estava nos 0,61 tive uma ordem stop loss muito tempo nos 0,597. Foi várias vezes, por vários dias, aos 0.61, 0.612, 0.614 mas nunca (exceptuando o dia da quebra) foi aos 0,597... :wink:

.

Registado: 4/4/2009 0:57

por Reislb » 2/12/2010 22:11

Seaman Escreveu:Viva!

depois de muito tempo afastado do BES, porque o considero um título muito difícil de negociar, voltei a abrir posição longa.

Justificações para voltar a acreditar numa subida do BES:

Análise Técnica: acredito que está perto de um suporte credível 2,77€ e que esta zona é um bom ponto de entrada longa

Psicologia: acho que quem shortou o BES no último mês já ganhou 20% num mês de short e deve já estar satisfeito e com receio de um "rebound" por estar agora muito perto de um suporte. Ursos: olhem o exemplo dos recentes Rebounds de 2 dígitos no PSI nos últimos dias. Ontem foi a Altri e hoje foi a Cimpor. Até tenho dó dos Ursos nestes dias. Não dá mesmo para dormirem descansados... :mrgreen:

Psicologia: a grande maioria dos que estavam longos no BES devem ter entrado dos 3,3 aos 3,5. A grande maioria destes apanharam um susto com a queda até aos 2,77. Assistiu-se a um pânico de vendas que levou o BES a cair forte. Assim sendo é nestas alturas que se compra e não quando há um pânico de compras.

Análise Técnica: os indicadores RSI e Stochastic estão a dar sinal forte de compra.

Gestão de risco: 3 para 1, stop loss a 2,6 e target a 3,40

Previsão do trade: 1 a 2 meses

Fica o gráfico actualizado. Vou tentar actualizar diáriamente.:wink:

.

Boas Seaman.

Estava a ler o teu post e estava a concordar com tudo, apesar de não ter nenhuma posição nesta cotada. Mas quando cheguei ao teu stop loss, pensei: Não seria melhor usares um stop loss com um número menos redondo? Digo isto, porque muitas vezes são activados stops no intraday, voltando depois à cotação anterior.
Quanto ao resto, resta-me desejar-te boa sorte e bons trades.

Cumprimentos.
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."

Registado: 26/8/2009 17:21

por Seaman » 2/12/2010 18:07

Viva!

depois de muito tempo afastado do BES, porque o considero um título muito difícil de negociar, voltei a abrir posição longa.

Justificações para voltar a acreditar numa subida do BES:

Análise Técnica: acredito que está perto de um suporte credível 2,77€ e que esta zona é um bom ponto de entrada longa

Psicologia: acho que quem shortou o BES no último mês já ganhou 20% num mês de short e deve já estar satisfeito e com receio de um "rebound" por estar agora muito perto de um suporte. Ursos: olhem o exemplo dos recentes Rebounds de 2 dígitos no PSI nos últimos dias. Ontem foi a Altri e hoje foi a Cimpor. Até tenho dó dos Ursos nestes dias. Não dá mesmo para dormirem descansados... :mrgreen:

Psicologia: a grande maioria dos que estavam longos no BES devem ter entrado dos 3,3 aos 3,5. A grande maioria destes apanharam um susto com a queda até aos 2,77. Assistiu-se a um pânico de vendas que levou o BES a cair forte. Assim sendo é nestas alturas que se compra e não quando há um pânico de compras.

Análise Técnica: os indicadores RSI e Stochastic estão a dar sinal forte de compra.

Gestão de risco: 3 para 1, stop loss a 2,6 (-7%) e target a 3,40 (+21%)

Previsão do trade: 1 a 2 meses

Fica o gráfico actualizado. Vou tentar actualizar diáriamente.:wink:

.
Anexos
BES 2122010.PNG
BES 2122010.PNG (34.86 KiB) Visualizado 4483 vezes
Editado pela última vez por Seaman em 2/12/2010 23:08, num total de 1 vez.

por Ulisses Pereira » 2/12/2010 13:33

Euroverde, ao longo dos últimos 3 anos, não se vislumbra nenhuma correlação estatisticamente provada entre a evolução do BES e o EUR/USD.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por EuroVerde » 2/12/2010 12:56

am6903 Escreveu:Bom Dia EuroVerde,

Eu também não percebo a correlação linear entre o par USD/EUR e a evolução da cotação do BES. Podes partilhar a tua análise?
O BES infelizmente (estou longissimo)essume um padrão que tenho dificuldades em entender, cai sempre muito mais que os seus pares e quando se trata de subidas também não corrige na mesma dimensão (já manifestei por diversas vezes a minha quase ignorância no entendimento deste padrão).
Abraço

O par eur/usd é um par importante que influência de indicador para os activos cotados em euros e relaciona-os com a América.

Se o par está em baixo e se prepara para subir, pode haver algum bom motivo para estar no BES. Mas não estou a dizer que é bom motivo actualmente, pois como está no gráfico, haveremos de ver uma lateralização por algumas semanas.

Embora BCE tenha já dito que vai continuar a ajudar a zona euro, só quando (como o Ulisses diz) os gráficos nos derem indicação, teremos motivos para entrar no BES. Essa indicação do BCE diz-nos que vai continuar a imprimir, e de momento a impressão faz desvalorizar a moeda.

Registado: 29/11/2007 11:19

por am6903 » 2/12/2010 10:33

Bom Dia EuroVerde,

Eu também não percebo a correlação linear entre o par USD/EUR e a evolução da cotação do BES. Podes partilhar a tua análise?
O BES infelizmente (estou longissimo)essume um padrão que tenho dificuldades em entender, cai sempre muito mais que os seus pares e quando se trata de subidas também não corrige na mesma dimensão (já manifestei por diversas vezes a minha quase ignorância no entendimento deste padrão).
Abraço

Registado: 29/11/2007 1:52

por chimico » 2/12/2010 0:07

Seaman Escreveu:
Seaman Escreveu:
p3droPT Escreveu:Suporte mais relevante é nos 3 € correcto?

Eu aponto para uma ida ao suporte na zona dos 2.75

já há uns diazitos atrás... Talvez lá vá já amanhã :mrgreen:

Pensar que equacionei entrar no BES nos 3,43. Vai lá vai :wall:

No dia 01/11 dei uma ordem de compra no BES a 3,54. O mínimo a que chegou nesse dia foi a 3,542. Abençoadas 2 milesimas de centimo...

Registado: 29/11/2007 2:38

por tonirai » 1/12/2010 22:34

EuroVerde Escreveu:Se reparares e voltares atrás neste tópico, saberás da minha ideia anterior do BES.

Não queria meter o nariz onde não sou chamado, mas não resisti...

É que há outro tópico onde ainda há pouco postaste e onde, recentemente, alguém "voltou atrás no tópico" para ver a tua ideia anterior... mas colocou-te umas questões sobre a evolução dessas tuas ideias, as quais "te passaram ao lado".

Pelo que percebi, somos vários a estar curiosos em saber o que pensas e em querer saber a tua resposta - se puderes, é o tópico do PSI :wink:

Registado: 19/4/2007 18:26

BES

por Clinico » 1/12/2010 22:21

Euroverde, não há mal nenhum em ser um critico meu. Até ajuda. Diz um velho ditado "se é feito pelo Homen, logo é criticável".
Tenho alguma dificuldade em entender o que o eur/dol tem a ver com o BES.

Aqui, não foi crítico. Até estamos de acordo. Eu próprio me interroguei até quando se vai manter por eses níveis entre os 2,7s e os 3,6s.
Apenas aproveitei a vinda á zona de suporte.De resto tenho IMENSA paciencia...

Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por EuroVerde » 1/12/2010 21:49

O clinico eu sou um grande teu crítico.

Se reparares e voltares atrás neste tópico, saberás da minha ideia anterior do BES.

Neste momento os minimos de Março 2009 foram atingidos e caso o eur/usd não tenha força já para levantar, aí deveremos ver uma lateralização de meses no BES como demonstro no rumo que prevejo.
Portanto para mim o BES está fora da minha carteira pelo menos enquanto a lateralização continuar.
Anexos
B.ESPIRITO SANTO.png
B.ESPIRITO SANTO.png (17.3 KiB) Visualizado 5266 vezes

Registado: 29/11/2007 11:19

BES

por Clinico » 1/12/2010 19:34

Apesar da excelente análise do Ulisses, e que vem na linha do que já se tem falado aqui, comprar no suporte é capaz de ter valido a pena. Nem que seja no curto prazo.

Tambem costumo dizer que as cotadas que mais caiem, são as que melhor recuperam. Falta saber é quando!E o BES tem sido um verdadeiro desastre.

Abraços
Clinico

por Blennius » 30/11/2010 22:43

As regras do condicionamento dos juros estão no prospecto e há um tópico sobre isso.

mas tem a ver com as perpétuas absorverem os prejuízos e o BES poder decidir se paga ou não os juros. e nunca te reembolsar se assim o entender.
e sempre que houver perdas as perpétuas serem a almofada.

o juro é aliciante... tal como era o juro pago sobre as acções da EDP. mas uma das cláusulas diz - salvo se haja mudança de rating de dois níveis - ora todos temos visto o que tem acontecido aos ratings...
When the going gets tough, the tough get going...

Registado: 30/9/2009 13:23

por SMALL1969 » 30/11/2010 22:12

in negocios.pt

Comentário:
- Isto anda difícil......
- Apenas 8.000 investidores metem 176 milhões no BES.
- Obrigações rendem 8,5% anual.
- Obrigações perpéctuas subordinadas com juros condicionados, e pagam um juro anual de 8,5%, com vencimento semestral.
- Entram para o rácio Tier1 (mas não são capital nem têm direito de voto)

Esta parte não percebi, juros de 8,5% mas condicionado a quê?

"O Banco Espírito Santo ( BES) anunciou hoje os resultados da primeira emissão de obrigações perpétuas, cuja oferta terminou a 26 de Novembro.

O banco liderado por Ricardo Salgado emitiu 176.497 valores mobiliários perpétuos subordinados com juros condicionados (obrigações perpétuas), realizando um encaixe de 176,497 milhões de euros. Foram 8.011 os investidores que compraram estas obrigações.

O banco pretendia emitir 100 milhões de euros nesta primeira oferta, no âmbito no programa anunciado na última conferência de imprensa de apresentação de resultados pelo banco.

O objectivo passa por emitir 250 milhões de euros este ano, sendo que será realizada uma nova oferta de 100 milhões até 15 de Dezembro e mais 50 milhões de euros nos últimos 15 dias do ano. Em 2011 serão emitidos mais 250 milhões de euros.

De acordo com o prospecto da operação, estes valores mobiliários pagam um juro anual de 8,5%, com vencimento semestral.

Estas emissões de obrigações perpétuas vão contribuir para o rácio de capital Tier I. "

Registado: 3/2/2009 12:21

por silvamonteiro » 30/11/2010 11:26

Eu penso que será pelo facto do BES ter uma maior exposição ao mercado portugues e espanhol comparado com os restantes bancos portugueses. Como as coisas não estão nada optimistas na península o pessoal começa a vender tipo num "ver se te avias".

Registado: 7/10/2009 22:37

por am6903 » 30/11/2010 11:02

Contrariamente ao que dizem, penso que as pressões para que Portugal solicite ajuda à EU/FMI são no sentido contrário ao que vem sendo vinculado pelos jornais.
Na minha modesta opinião, Portugal é a última barreira entre o passado e o problema gigantesco que pode surgir (resgate da Espanha). Penso que Portugal trará mais vantagens às instituições ficando como “um desvio das atenções do problema principal”, quase que como “vamos resolver um problema de cada vez e o começamos pelos mais pequenos”…
Quando chegar a vez da Espanha
Do

Uma pergunta se alguém sabe explicar-me… Porque é que o BES é sempre o mais penalizado na banca nacional? Este pelo menos é o padrão geral dos últimos tempos!!!! Cai sempre quase o dobro dos restantes bancos, se não formasse um padrão como disse, achava normal, mas parece que já assume essa regra… Mal estão todos, especialmente pelas condições económicas e financeiras que se vive presentemente… mas o BES é sempre dos mais castigado. Será saída de investidores estrangeiros, uma venda massiva dos fundos (já que foi das principais apostas nos meses anteriores), certamente será uma conjunção de várias circunstâncias….

Registado: 29/11/2007 1:52

por jrnabolsa » 29/11/2010 17:47

Na banca foi o maior trambolhão. Bom para estar de fora :(

Registado: 4/1/2010 15:57

por Seaman » 29/11/2010 17:35

Seaman Escreveu:
p3droPT Escreveu:Suporte mais relevante é nos 3 € correcto?

Eu aponto para uma ida ao suporte na zona dos 2.75

já há uns diazitos atrás... Talvez lá vá já amanhã :mrgreen:

Pensar que equacionei entrar no BES nos 3,43. Vai lá vai :wall:

por jrnabolsa » 29/11/2010 17:12

Parece-me um erro concluir sobre algum título em concreto quando a queda é generalizada. A não ser os que estão em contra-ciclo.

Registado: 4/1/2010 15:57

por defst0ned » 29/11/2010 17:06

a diferença é que a zon desceu muito quando o indice estava a subir. agora está a vir tudo por ai abaixo. A conjectura é completamente distinta.

Registado: 15/1/2009 15:14

por MVP » 29/11/2010 17:03

Lembro me daquela inversão da ZON e fico tentado a entrar..

Registado: 27/6/2010 23:26

por lcaldei1 » 29/11/2010 16:51

Deve proximamente testar a zona dos 2,75

Registado: 18/2/2008 9:13

por tncm » 29/11/2010 16:49

Por este andar será que pára nos 2,72??? :shock:
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por SMALL1969 » 26/11/2010 19:52

Zezezinho Escreveu:
SMALL1969 Escreveu:Antes do BES ter problemas, ia o BEST à falência. Não acham?

Sendo ainda que um dos accionistas do BEST, de acordo com qualquer coisa que li no Expresso em tempos, é um banco ou fundo Nórdico, que atravessa graves problemas.

Aguém sabe alguma coisa?

Peço desculpas, mas há com cada coisa que se lê por aqui...

https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe? ... =INSTIT001

O accionista Saxo Bank:
O Saxo Bank, com sede na Dinamarca, é um banco totalmente regulamentado especializado em serviços de investimento e trading, prestando serviços a investidores e clientes institucionais, e com escritórios em Copenhaga, Londres, Singapura, Paris, Milão, Dubai, Amesterdão, Tóquio e outros centros financeiros. Em 2009, o volume líquido de negócio foi de 91 196 454 673 EUR. O total de AUM atingiu aproximadamente 4.7 mil milhões de EUR.

notícias:
Banco dinamarquês, participado em 10% pelo grupo Espírito Santo, está a ser investigado na Dinamarca.

Um dos queixosos é a sociedade gestora de patrimónios portuguesa Fortune. Acusações incidem sobre a plataforma de negociação, muito usada em Portugal

Fraude, manipulação de mercado, violação da política de melhor execução de preços para os clientes, conflito de interesses e uso de informação privilegiada sobre as ordens dos clientes para obter ganhos financeiros ( front running).

Estas são algumas das acusações feitas pela sociedade gestora de patrimónios portuguesa Fortune ao banco dinamarquês Saxo Bank, que estão a ser acompanhadas pelos reguladores."
in expresso economia.

Só me preocupa nesta notícia a parte do "Um dos queixosos..." quer dizer que há mais.

Registado: 3/2/2009 12:21

por AS_terix » 26/11/2010 11:51

parece que, se está recompondo...
E, o Orçamento de Estado, vai ser aprovado, hoje :roll: :idea:
olá ! não arrisquem, mais de 40% da liquidez, em Bolsa (dá stress)! Pois,
nascemos pobres e nus e morreremos pobres e vestidos!!! sDq

Registado: 29/11/2007 2:07
Localização: ALBUFEIRA /Av. Montechoro ou Lisboa, P. Nações e....

BES

por Clinico » 26/11/2010 11:43

Am6903, estamos naquela situação em que ouvimos as notícias e temos vontade de fugir (prá onde, não sei....)

Como sabe a banca é o sector mais vulnerável neste momento e portanto, é o que tem sofrido mais. Um dia (qualquer dia) há-de ser o sector que mais vai recuperar (senão a economia não funciona. Disse Horta Osorio que não há economias fortes sem bancos fortes).

Portanto, voltamos ao mesmo. Independentemente das dúvidas que põe, siga a AT do BES. Lembre-se que habitualmente não há UMA linha de suporte mas uma zona de suporte. Portanto, como já foi dito aqui "n" vezes, a tendencia do BES de longo prazo é claramenter descendente e é um título neste momento desinteressante, a não ser que quebre uma resistencia qualquer lá MUITO para cima...

Eu entrei, com uma pequena percentagem do valor em carteira em cima da zona de suporte, numa prespectiva de longo prazo. Não tenho muito interesse em reforçar neste momento.

Abraço
Clinico

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO e 110 visitantes