Brisa - Tópico Geral
Re: [b]BRISA[/b]
soso Escreveu:Comentários ao gráfico da Brisa:
A)Estará a formar um fundo de curto prazo.....
B)É das poucas cotadas que dista algo(5%)da MA 20
C)Estocástico está a querer dar sinal de entrada
D)O RSI é dos mais baixos dos "pesos pesados"
E)MACD caminha para terreno positivo
F)Resistencias assinaladas:5,50 - 5,80 e por aí em diante.....
Agradecia comentários.....
Cumprimentos Bolsistas.
Soso, não repares. Já houve tempos em que a Brisa foi mais mediática. Mas os mercados são mesmo assim e as atenções vão rodando pelos papéis...
Por exemplo, já houve tempos em que a Impresa era um título bastante mediático. Quase todos os dias se falava da Impresa. Agora, passam-se meses até que eu veja alguém falar deste papel!
Bem, mas relativamente à tua análise, à qual pedias comentários:
A) Não vejo o fundo de que falas. É possível que o esteja a formar, mas acho que te estás a antecipar e a ver uma coisa que "ainda" não está lá e que pode vir a estar ou não;
B) Não ligo às Médias;
C) Não ligo ao Estocástico;
D) Não ligo ao RSI;
E) Não ligo ao MACD;
F) Concordo com os 5.50 (anterior suporte e que potencialmente poderá agora funcionar como resistência). Mas a zona seguinte relevante na minha opinião aparece só pelos 6.00~6.20.
Agora, a minha opinião pessoal (leitura geral): a Brisa apresenta uma tendência descendente e quebrou inclusivamente há pouco tempo mais um suporte. Não existem ainda sinais de inversão e é, para mim, um papel para estar quieto e a ver de fora.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
[b]"mentalidades"....[/b]
Ora bolas.....
Ninguém deita o olho a esta menina.....
Se fosse Drª. eram 100 cães a 1 osso...
Como é portageira....
Alguém olha para o gráfico e comenta.....
Cumprimentos bolsistas.
Ninguém deita o olho a esta menina.....
Se fosse Drª. eram 100 cães a 1 osso...
Como é portageira....
Alguém olha para o gráfico e comenta.....
Cumprimentos bolsistas.

1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
[b]BRISA[/b]
Comentários ao gráfico da Brisa:
A)Estará a formar um fundo de curto prazo.....
B)É das poucas cotadas que dista algo(5%)da MA 20
C)Estocástico está a querer dar sinal de entrada
D)O RSI é dos mais baixos dos "pesos pesados"
E)MACD caminha para terreno positivo
F)Resistencias assinaladas:5,50 - 5,80 e por aí em diante.....
Agradecia comentários.....
Cumprimentos Bolsistas.
A)Estará a formar um fundo de curto prazo.....
B)É das poucas cotadas que dista algo(5%)da MA 20
C)Estocástico está a querer dar sinal de entrada
D)O RSI é dos mais baixos dos "pesos pesados"
E)MACD caminha para terreno positivo
F)Resistencias assinaladas:5,50 - 5,80 e por aí em diante.....
Agradecia comentários.....
Cumprimentos Bolsistas.
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1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Brisa
Vamos ver se é esta semana que dá para lhes pegar. Têm andado a ameaçar quebrar e hoje deixou um sinal que pode despoletar a queda. É espalhar umas ordens cá por baixo para ver se pega. Contudo não creio que vá abaixo de 5.25.
Re: brisa
anas Escreveu:o que dizer deste fecho de hoje 5,499.sera que se pode considerar a queda do suporte 5,50?,ou nao?
Obviamente que não se pode considerar que o suporte foi quebrado... por outro lado a tendência de queda é clara e, como disse o GOE, quantas mais vezes vai ao suporte maiores são as probabilidades de o quebrar...
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
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Re: brisa
anas Escreveu:pelo que vejo no curto prazo 5,50 tem mesmo funcionado como suporte,vamos ver se da mais um pulo como tem acontecido apos tocar no suporte.
Quanto mais vezes um suporte é testado maior vai sendo o seu grau de fraqueza..
Aquela pequena linha de tendência descendente ali com topo nos 7,30€ traçada a vermelho pode indicar a formação de um triângulo descendente que somente será activado com a quebra do suporte que é também a base desse possível triângulo ..
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Re: brisa
anas Escreveu:alguem mais bem informado do que eu possa me confirmar se o suporte da brisa tem sido nos 5,50 no curto prazo.è se tem ela hoje esta a ter ali uma luta doida nesses valores.5,48---5,51
anas aí fica um gráfico que penso que esclarecerá a sua dúvida


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- Registado: 5/12/2007 16:26
Obrigado Ulisses
A minha pergunta tinha apenas como objectivo perceber se havia ou não explicação, qualquer coisa que eu não soubesse. Tendo em conta que admito não estar tão bem informado relativamente ao que se passa nos mercados como alguns dos ilustres membros do Caldeirão, resolvi perguntar (!)
Abraços
JoJay
A minha pergunta tinha apenas como objectivo perceber se havia ou não explicação, qualquer coisa que eu não soubesse. Tendo em conta que admito não estar tão bem informado relativamente ao que se passa nos mercados como alguns dos ilustres membros do Caldeirão, resolvi perguntar (!)
Abraços
JoJay
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Jojay, quando não se sabe para quê arranjar pseudo-justificações? Não somos jornalistas que temos que arranjar justificações para os movimentos, mesmo quando não fazemos ideia os seus verdadeiros motivos.
E pergunto eu: Se for uma dessas razões, em que é que isso nos ajuda a negociar? Amanhã se cair já se arranjam outras quaisquer justificações.
Um abraço,
Ulisses
E pergunto eu: Se for uma dessas razões, em que é que isso nos ajuda a negociar? Amanhã se cair já se arranjam outras quaisquer justificações.
Um abraço,
Ulisses
Pronto!
Ninguém responde...se calhar não acham importante.
Posso então tornar isto num monólogo.
Resposta a JoJay:
Meu caro JoJay, apresento de seguida as possíveis explicações para a subida da Brisa:
1. Foi "puxada" porque é um título com pouca liquidez.
2. Deveu-se ao programa de compra de acções próprias.
3. Está muito suportada nos 5,50.
4. A Brisa tem muita dívida e a descida de taxas acrescenta valor por via de menores custos financeiros.
5. Compras por parte de interessados no controlo da empresa (Abertis, etc).
Cumprimentos e continuação de boa participação neste fórum
Ninguém responde...se calhar não acham importante.
Posso então tornar isto num monólogo.
Resposta a JoJay:
Meu caro JoJay, apresento de seguida as possíveis explicações para a subida da Brisa:
1. Foi "puxada" porque é um título com pouca liquidez.
2. Deveu-se ao programa de compra de acções próprias.
3. Está muito suportada nos 5,50.
4. A Brisa tem muita dívida e a descida de taxas acrescenta valor por via de menores custos financeiros.
5. Compras por parte de interessados no controlo da empresa (Abertis, etc).
Cumprimentos e continuação de boa participação neste fórum
Editado pela última vez por JoJay em 4/12/2008 19:42, num total de 1 vez.
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Concessões 2008-12-03 00:05
Brisa, Mota e Soares da Costa qualificadas para auto-estrada na Bósnia
Concessão exige investimento de 2,5 a 3 mil milhões de euros e vai ligar a capital Sarajevo ao norte e sul do país, num total de 170 quilómetros.
Nuno Miguel Silva, em Sarajevo
A Bósnia-Herzegovina é um novo mercado potencial para a internacionalização das empresas portuguesas. Ontem, no âmbito da visita oficial que Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos Transportes, realizava a este país dos Balcãs, o ministro bósnio dos Transportes, Nail Seckanovic, anunciou um programa de infraestruturas que o país está a lançar e para o qual pretende a participação de empresas portuguesas.
O primeiro exemplo concreto deste estreitar da cooperação empresarial é o concurso para a concepção, construção e exploração da auto-estrada entre Sarajevo, capital da Bósnia, e Zenica, a Norte, e Mostar, a Sul, com cerca de 170 quilómetros de extensão.
Entre os 10 a 12 grupos ou empresas pré-seleccionados pelo governo bósnio estão os consórcios formados pela Mota-Engil e Soares da Costa, e pela Brisa associada a uma outra empresa europeia não especificada. O prazo desta concessão ainda não está definido.
As autoridades federais da República da Bósnia-Herzegovina estão agora a ultimar a preparação dos documentos que irão permitir entrar na fase de entrega de propostas finais para este concurso, que deverá estar em andamento já em 2009. Trata-se de um projecto de cujo investimento deverá oscilar entre 2,5 e três mil milhões de euros, um custo elevado que se deve às dificuldades do terreno, já que 70% do percurso a construir deverá consistir em túneis e viadutos. Esta auto-estrada será parcialmente financiada por diversas instituições bancárias e financeiras europeias.
Além da grande necessidade de auto-estradas – a rede da Bósnia conta com apenas 30 quilómetros –, este país balcânico, que ainda está a recuperar da violenta guerra que o assolou em parte significativa da década de 90, sofre de uma enorme carência ao nível das infraestruturas, sendo aqui que existem mais hipóteses para as empresas portuguesas poderem participar e ganharem quota neste mercado.
Por isso, o governo bósnio vai lançar um ambicioso programa de investimentos, desde infraestruturas de transportes até à energia (parques eólicos, centrais térmicas e barragens), onde a Bósnia tem grande potencial de crescimento porque parte praticamente do zero.
O convite para a participação das empresas portuguesas partiu dos responsáveis bósnios e Ana Paula Vitorino, que concluiu ontem uma visita oficial à Bósnia, irá agora transmitir o programa às diversas empresas e sectores de actividade que em Portugal demonstrem interesse em explorar estas oportunidades.
____
O jornalista viajou a convite da Secretaria de Estado dos Transportes
http://diarioeconomico.com/edicion/diar ... 89092.html
Brisa, Mota e Soares da Costa qualificadas para auto-estrada na Bósnia
Concessão exige investimento de 2,5 a 3 mil milhões de euros e vai ligar a capital Sarajevo ao norte e sul do país, num total de 170 quilómetros.
Nuno Miguel Silva, em Sarajevo
A Bósnia-Herzegovina é um novo mercado potencial para a internacionalização das empresas portuguesas. Ontem, no âmbito da visita oficial que Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos Transportes, realizava a este país dos Balcãs, o ministro bósnio dos Transportes, Nail Seckanovic, anunciou um programa de infraestruturas que o país está a lançar e para o qual pretende a participação de empresas portuguesas.
O primeiro exemplo concreto deste estreitar da cooperação empresarial é o concurso para a concepção, construção e exploração da auto-estrada entre Sarajevo, capital da Bósnia, e Zenica, a Norte, e Mostar, a Sul, com cerca de 170 quilómetros de extensão.
Entre os 10 a 12 grupos ou empresas pré-seleccionados pelo governo bósnio estão os consórcios formados pela Mota-Engil e Soares da Costa, e pela Brisa associada a uma outra empresa europeia não especificada. O prazo desta concessão ainda não está definido.
As autoridades federais da República da Bósnia-Herzegovina estão agora a ultimar a preparação dos documentos que irão permitir entrar na fase de entrega de propostas finais para este concurso, que deverá estar em andamento já em 2009. Trata-se de um projecto de cujo investimento deverá oscilar entre 2,5 e três mil milhões de euros, um custo elevado que se deve às dificuldades do terreno, já que 70% do percurso a construir deverá consistir em túneis e viadutos. Esta auto-estrada será parcialmente financiada por diversas instituições bancárias e financeiras europeias.
Além da grande necessidade de auto-estradas – a rede da Bósnia conta com apenas 30 quilómetros –, este país balcânico, que ainda está a recuperar da violenta guerra que o assolou em parte significativa da década de 90, sofre de uma enorme carência ao nível das infraestruturas, sendo aqui que existem mais hipóteses para as empresas portuguesas poderem participar e ganharem quota neste mercado.
Por isso, o governo bósnio vai lançar um ambicioso programa de investimentos, desde infraestruturas de transportes até à energia (parques eólicos, centrais térmicas e barragens), onde a Bósnia tem grande potencial de crescimento porque parte praticamente do zero.
O convite para a participação das empresas portuguesas partiu dos responsáveis bósnios e Ana Paula Vitorino, que concluiu ontem uma visita oficial à Bósnia, irá agora transmitir o programa às diversas empresas e sectores de actividade que em Portugal demonstrem interesse em explorar estas oportunidades.
____
O jornalista viajou a convite da Secretaria de Estado dos Transportes
http://diarioeconomico.com/edicion/diar ... 89092.html
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.
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Boa tarde.
Após este final de sessão, Brisa ficou numa situação interessante que leva à pergunta mor: quebrou ou não quebrou o suporte ?
Este é um daqueles momentos chave em que uma entrada curta irá ser muito rentavel se o suporte tiver quebrado mas um mau negocio se não tiver e inversamente uma entrada longa pode ser muito rentavel se houver um rebound no suporte e um mau negocio se tal não acontecer.
Sendo a tendencia principal de queda os longos não são aconselhados mas uma nova ida aos 6.40 tem um potencial de 15% de ganhos.
Este é um caso em que era bom ter muitas opiniões e debate antes de ter a resposta do mercado na segunda-feira.
Anexo 2 gráficos com os ultimos 6 meses em EOD e as ultimas 9 semanas em intraday.
BN,
ljbk.
Após este final de sessão, Brisa ficou numa situação interessante que leva à pergunta mor: quebrou ou não quebrou o suporte ?
Este é um daqueles momentos chave em que uma entrada curta irá ser muito rentavel se o suporte tiver quebrado mas um mau negocio se não tiver e inversamente uma entrada longa pode ser muito rentavel se houver um rebound no suporte e um mau negocio se tal não acontecer.
Sendo a tendencia principal de queda os longos não são aconselhados mas uma nova ida aos 6.40 tem um potencial de 15% de ganhos.
Este é um caso em que era bom ter muitas opiniões e debate antes de ter a resposta do mercado na segunda-feira.
Anexo 2 gráficos com os ultimos 6 meses em EOD e as ultimas 9 semanas em intraday.
BN,
ljbk.
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- Ultimas 9 semanas em intraday
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- Ultimos 6 meses em EOD
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- Registado: 25/11/2005 11:15
Boa tarde,
Do meu ponto de vista o suporte encontra-se nos 5.54 aprox. que correspondem a valores testados a 8/10 e 27/10 e à base actual do canal descendente onde a Brisa tem negociado nos ultimos 2 meses. Se fizer rebound e voltar ao topo do canal poderá ir de novo aos 6.40.
Em caso de quebra, o 1º alvo obvio é: 5.54*5.54/6.40 = 4.80 aprox.
O 2º alvo seria 5.54*5.54/7.40 = 4.15 aprox.
BN,
ljbk.
Do meu ponto de vista o suporte encontra-se nos 5.54 aprox. que correspondem a valores testados a 8/10 e 27/10 e à base actual do canal descendente onde a Brisa tem negociado nos ultimos 2 meses. Se fizer rebound e voltar ao topo do canal poderá ir de novo aos 6.40.
Em caso de quebra, o 1º alvo obvio é: 5.54*5.54/6.40 = 4.80 aprox.
O 2º alvo seria 5.54*5.54/7.40 = 4.15 aprox.
BN,
ljbk.
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- Registado: 25/11/2005 11:15
Brisa:
A Symmetrical Triangle entry signal was generated. Enter short at the open of the next trading day with a stop-loss set at 6,0840. The minimum price objective for the Symmetrical Triangle pattern is 5,5111 and is projected to be made within 8 bars from today. The maximum price objective is 5,0131.
A Symmetrical Triangle entry signal was generated. Enter short at the open of the next trading day with a stop-loss set at 6,0840. The minimum price objective for the Symmetrical Triangle pattern is 5,5111 and is projected to be made within 8 bars from today. The maximum price objective is 5,0131.
A Brisa está hoje a quebrar um suporte importante na zona dos 5,8 euros. Mais uma vitória dos ursos numa acção que demorou mais tarde a ser controlada pelos ursos do que a maioria das acções da nossa praça.
Continuo pessimista em todos os horizontes temporais da Brisa.
Um abraço,
Ulisses
Continuo pessimista em todos os horizontes temporais da Brisa.
Um abraço,
Ulisses
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Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt
A Brisa desenvolveu um novo identificador que deverá permitir pagar portagens por toda a Europa e que deverá ser alargado para os EUA.
A notícia é avançada pelo “Diário de Notícias” que revela que a Brisa desenvolveu um novo identificador com tecnologia GPS, GSM, GPRS e radiofrequência que permitirá a interoperabilidade em toda a Europa.
A tecnologia, que está a ser desenvolvida desde 2005 pela Brisa em colaboração com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), foi este ano patenteada a nível europeu e será "estendida aos mercados dos EUA", afirmou ao DN Jorge Sales Gomes, director de inovação e tecnologia da Brisa.
negocios@mediafin.pt
A Brisa desenvolveu um novo identificador que deverá permitir pagar portagens por toda a Europa e que deverá ser alargado para os EUA.
A notícia é avançada pelo “Diário de Notícias” que revela que a Brisa desenvolveu um novo identificador com tecnologia GPS, GSM, GPRS e radiofrequência que permitirá a interoperabilidade em toda a Europa.
A tecnologia, que está a ser desenvolvida desde 2005 pela Brisa em colaboração com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), foi este ano patenteada a nível europeu e será "estendida aos mercados dos EUA", afirmou ao DN Jorge Sales Gomes, director de inovação e tecnologia da Brisa.
" E que horas são agora em Kuala Lumpur? "
Brisa diz que existe uma deterioração das condições do crédito para projectos
O Presidente Executivo da Brisa, Vasco de Mello, considera que a concessionária tem conseguido financiar os seus projectos de investimento, apesar do agravamento das condições do crédito e de menos instituições financeiras estarem disponíveis para conceder empréstimos.
Eudora Ribeiro
“Há uma grande contracção do crédito, uma muito maior selectividade, com incrementos dos custos de financiamento muito substanciais”, disse o CEO da Brisa numa conferência em Lisboa, citado pela Reuters, acrescentando que “mesmo os melhores devedores para operações de longo prazo estão a pagar preços que há um ano diriam que é impossível.”
Vasco de Mello nota que tem sido possível continuar a financiar os projectos, “mas com um agravamento evidente das condições e um número cada vez mais reduzido de entidades financeiras disponíveis para participar (…) nestes programas.”
A Brisa é responsável pela gestão de cerca de 1500 km de estradas em Portugal, e também está presente no Brasil, através da Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), tendo ainda uma concessão de 18 km nos Estados Unidos. Ontem, a empresa apresentou a sua proposta final para a concessão da auto-estrada do Baixo Tejo.
O Presidente Executivo da Brisa referiu que a restrição da concessão de créditos pode afectar alguns concursos para concessões rodoviárias, mas garantiu que a concessionária só vai participar em projectos para os quais tenha financiamento até ao fim.
Note-se que o Governo prevê lançar novas concessões de auto-estradas, para um total de 1316 km, que envolvem investimentos na ordem dos 3890 milhões de euros.
O Presidente Executivo da Brisa, Vasco de Mello, considera que a concessionária tem conseguido financiar os seus projectos de investimento, apesar do agravamento das condições do crédito e de menos instituições financeiras estarem disponíveis para conceder empréstimos.
Eudora Ribeiro
“Há uma grande contracção do crédito, uma muito maior selectividade, com incrementos dos custos de financiamento muito substanciais”, disse o CEO da Brisa numa conferência em Lisboa, citado pela Reuters, acrescentando que “mesmo os melhores devedores para operações de longo prazo estão a pagar preços que há um ano diriam que é impossível.”
Vasco de Mello nota que tem sido possível continuar a financiar os projectos, “mas com um agravamento evidente das condições e um número cada vez mais reduzido de entidades financeiras disponíveis para participar (…) nestes programas.”
A Brisa é responsável pela gestão de cerca de 1500 km de estradas em Portugal, e também está presente no Brasil, através da Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), tendo ainda uma concessão de 18 km nos Estados Unidos. Ontem, a empresa apresentou a sua proposta final para a concessão da auto-estrada do Baixo Tejo.
O Presidente Executivo da Brisa referiu que a restrição da concessão de créditos pode afectar alguns concursos para concessões rodoviárias, mas garantiu que a concessionária só vai participar em projectos para os quais tenha financiamento até ao fim.
Note-se que o Governo prevê lançar novas concessões de auto-estradas, para um total de 1316 km, que envolvem investimentos na ordem dos 3890 milhões de euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe