EDP Renovaveis - Tópico Geral
Re: Efeito Martifer!
Carrancho, traduz "muito reduzido"?
Obrigado
Obrigado
carrancho Escreveu:É só uma curiosidade, num universo de pessoas muito reduzido, pelo que o significado é nulo...
Efeito Martifer!
É só uma curiosidade, num universo de pessoas muito reduzido, pelo que o significado é nulo...
... Algumas pessoas minhas conhecidas, que normalmente se metem nestas coisas, todas vão à OPS mas curiosamente todas se dizem preparadas para vender logo nos 1ºs minutos confiantes que o vão fazer com mais valias e demonstrando que têm grandes duvidas que no curto/médio prazo a cotação valorize. Ou seja, acredittam que vai abrir a valorizar mas não acreditam no futuro próximo.
Vai tudo vender na abertura?
Se calhar é boa altura para entrar... a valores mais baixos que a OPS.
Abraço,
Carrancho
PS- não vou, pouco ou nada sei desta OPS, não sei se é um bom ou mau negócio, apenas achei curioso todas as pessoas que me perguntaram se eu ia lá dizerem que já subsc reveram e que vão vender logo na abertura
... Algumas pessoas minhas conhecidas, que normalmente se metem nestas coisas, todas vão à OPS mas curiosamente todas se dizem preparadas para vender logo nos 1ºs minutos confiantes que o vão fazer com mais valias e demonstrando que têm grandes duvidas que no curto/médio prazo a cotação valorize. Ou seja, acredittam que vai abrir a valorizar mas não acreditam no futuro próximo.
Vai tudo vender na abertura?

Abraço,
Carrancho
PS- não vou, pouco ou nada sei desta OPS, não sei se é um bom ou mau negócio, apenas achei curioso todas as pessoas que me perguntaram se eu ia lá dizerem que já subsc reveram e que vão vender logo na abertura

Abraço,
Carrancho
Carrancho
Eu sou novo em OPVs mas a minha opinião, baseada no bom senso, é que não se mudam regras a meio do jogo, retira crdibilidade e preocupa-me (provavelmente sem razão) o facto de estarem a passar acções para os pequenos, pq pode significar que não as conseguiram colocar nos grandes.
Quanto às 30.000 é óbvio que 99% das pessoas que as pediu esta a contar com 500 ou menos.
Obrigado
Quanto às 30.000 é óbvio que 99% das pessoas que as pediu esta a contar com 500 ou menos.
Obrigado
ftomas Escreveu:pedrom Escreveu:Se pediste 30.000 é porque as querias!!!
Como é que sabias qe pedindo 30.000 te ia calhar apenas 400???![]()
Havia sempre a possibilidade de alterar a ordem, para valores inferiores, até segunda-feira.
Muita gente apenas deu ordem na segunda.
Agora a EDP mudar a quantidade depois de ter acabado a possibilidade de alterar ordens (para menos), poderia trazer alguns problemas, se o rateio já não fosse tão elevado. com o rateio como está é + 1/2 dúzia![]()
Mas este aumento estava previsto.
pedrom Escreveu:Se pediste 30.000 é porque as querias!!!
Havia sempre a possibilidade de alterar a ordem, para valores inferiores, até segunda-feira.
Muita gente apenas deu ordem na segunda.
Agora a EDP mudar a quantidade depois de ter acabado a possibilidade de alterar ordens (para menos), poderia trazer alguns problemas, se o rateio já não fosse tão elevado. com o rateio como está é + 1/2 dúzia

Mas este aumento estava previsto.
- Registado: 28/6/2004 14:25
Overnight Escreveu:Mas se saissem as 30000, os bancos emprestam dando como garantia as acções
Atenção que a dação de acções para pagamento de crédito para compra das mesma só é aplicavel para o pagamento da mensalidade do crédito.
Para aquisição terá que haver o montante estabelecido na altura do crédito. No caso do BES, a percentagem em dinheiro que o subscritor tem que ter em mão são de 20%, sendo o restante financiado.
- Registado: 21/5/2008 21:12
pedrom Escreveu:CerealKiler Escreveu:então e quem pediu o máximo porque só queria as ditas 400 acções, agora tem de pagar mais 120... e se não tiver dinheiro ?
Não gosto destas manobras à posteriori, imaginem que agora a EDP decidia cumprir com as 30.000 ?!?! quer dizer nem vendendo a casa...
os dados devem ser sempre iniciais nestas IPOs...
Se pediste 30.000 é porque as querias!!!
peço desculpa ao pedrom mas é evidente que 99%(?) dos milhares que pediram 30000 não as queriam.
Apenas as pediram para terem direito a...algumas, prática que aliás não é de agora...como se sabe.
Mas se saissem as 30000, os bancos emprestam dando como garantia as acções

CerealKiler Escreveu:então e quem pediu o máximo porque só queria as ditas 400 acções, agora tem de pagar mais 120... e se não tiver dinheiro ?
Não gosto destas manobras à posteriori, imaginem que agora a EDP decidia cumprir com as 30.000 ?!?! quer dizer nem vendendo a casa...
Se pediste 30.000 é porque as querias!!!
Como é que sabias qe pedindo 30.000 te ia calhar apenas 400???

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
então e quem pediu o máximo porque só queria as ditas 400 acções, agora tem de pagar mais 120... e se não tiver dinheiro ?
- Registado: 1/4/2008 17:29
certamente terá mais impacto para os trabalhadores e accionistas
nao se pode ignorar que as 60 acções garantidas para cada accionista saiem do lote para os pequenos investidores, onde estão incluidos trabalhadores, accionistas e publico em geral. alem disso os accionistas e trabalhadores tem preferencia no rateio.
no publico em geral não serão certamente mais 120 acções com este aumento
nao se pode ignorar que as 60 acções garantidas para cada accionista saiem do lote para os pequenos investidores, onde estão incluidos trabalhadores, accionistas e publico em geral. alem disso os accionistas e trabalhadores tem preferencia no rateio.
no publico em geral não serão certamente mais 120 acções com este aumento
vold Escreveu:parece que dá mais umas quantas do que aquilo que se estava à espera
Vamos a ver...Parece-me que a manobra que a EDP tinha de backup para aumento das acções disponiveis para subscrição não irá ter grande impacto na quantidade final para cada subscritor.
Ainda teremos que esperar até 6ª para sabermos realmente quantas acções iremos ter.
- Registado: 21/5/2008 21:12
Aumento da oferta dá mais 120 acções
A decisão da EDP de ampliar o número de acções destinadas aos pequenos investidores traduz-se num aumento de 120 títulos para quem, durante a primeira fase da OPS da EDP Renováveis, deu ordem de compra máxima no segmento do público em geral.
Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt
A decisão da EDP de ampliar o número de acções destinadas aos pequenos investidores traduz-se num aumento de 120 títulos para quem, durante a primeira fase da OPS da EDP Renováveis, deu ordem de compra máxima no segmento do público em geral.
Dos 30 mil títulos solicitados, os investidores vão, com base nos dados da procura de ontem, conseguir 510 títulos da nova cotada, acima das 390 acções caso a oferta se mantivesse em 45 milhões.
Serão 58,6 milhões as acções alocadas aos pequenos investidores. Ou seja, um total de 6,5% do capital social da EDP Renováveis, contra os 5% anteriores. O aumento do número de acções para os pequenos investidores, revelado por Nuno Alves, CFO da EDP, já estava previsto no prospecto e o mecanismo foi accionado, reduzindo, os títulos para a venda directa. Neste segmento, a procura superava a oferta em mais de 3,8 vezes, no final da primeira fase.
O segundo período, no qual as ordens já não beneficiam do maior coeficiente no rateio, arrancou ontem. A procura voltou a aumentar, mas menos (85 milhões, ontem). No total, já foram recebidas ordens de 3.448 milhões de acções da Renováveis, 76,4 vezes mais do que as disponíveis. Considerando o aumento da oferta, os pedidos superam em 58,8 vezes, o que eleva em 120 os títulos obtidos com a ordem máxima, na primeira fase.
No limite, os investidores vão receber 510 acções, um número que peca por excesso, não só porque a oferta continua até sexta-feira, mas, principalmente, porque os trabalhadores e accionistas têm preferência no rateio. Como a EDP não discrimina as ordens, é impossível auferir o número exacto de acções que os investidores vão receber.
Certo é que nenhum pequeno subscritor vai investir mais do que 5.000 euros na EDP Renováveis. O número de acções a receber, após o rateio, representa, ao preço máximo do intervalo (8,90 euros) um investimento de 4.539 euros, valor que cai para 3.774 euros, caso seja fixado em 7,40 euros o valor das acções.
Na segunda fase, a ordem máxima "garante" 250 títulos (mais 60 do que com a anterior oferta) que implicará um investimento de 2.225 euros e 1.850 euros, consoante o preço (máximo ou mínimo) que for determinado na sessão especial de bolsa de segunda-feira.
parece que dá mais umas quantas do que aquilo que se estava à espera
Manequim Escreveu:majomo Escreveu:kazan Escreveu:LeoCip Escreveu:Até Sexta-feira podes alterar a tua ordem de compra para quantidades superiores.
Como vai a "corrida", vamos ficar com +-300!
Boa noite
Dei a ordem na 1.ª fase, 2.ª feira. Foi através do BIG e já lá fui ver se podia alterar mas não aparece me aparece essa opção. Ou se eu der agora uma ordem de 30000 esta anula a 1.ª?
Ou dá para eu garantir as 11500, por causa do melhor rateio e agora dou de 18500?
Desculpa a minha ignorância.
A ordem das 11500 já não podes alterar...
O que podes é pedir as restantes 18500 na 2.ª fase, mesmo que peças mais, o rateio tem por base as 18500.
Atenção que nesta 2.ª fase recebes metade das acções pedidas da 1ªfase.
Só não sei se terás que pagar duas comissões, o que me parece provável...
Não sei se compreendi mal o que escreveste mas o correcto é que em relação às primeiras 11500 o rateio é o da 1ªfase, às restantes aplicam o rateio da 2ª fase
BN
Certo, foi o que escrevi...

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
- Registado: 1/3/2008 0:09
majomo Escreveu:kazan Escreveu:LeoCip Escreveu:Até Sexta-feira podes alterar a tua ordem de compra para quantidades superiores.
Boa noite
Dei a ordem na 1.ª fase, 2.ª feira. Foi através do BIG e já lá fui ver se podia alterar mas não aparece me aparece essa opção. Ou se eu der agora uma ordem de 30000 esta anula a 1.ª?
Ou dá para eu garantir as 11500, por causa do melhor rateio e agora dou de 18500?
O que podes é pedir as restantes 18500 na 2.ª fase, mesmo que peças mais, o rateio tem por base as 18500.
Não sei se compreendi mal o que escreveste mas o correcto é que em relação às primeiras 11500 o rateio é o da 1ªfase, às restantes aplicam o rateio da 2ª fase
BN
Recuperar
majomo Escreveu:kazan Escreveu:LeoCip Escreveu:Até Sexta-feira podes alterar a tua ordem de compra para quantidades superiores.
Boa noite
Obrigado. Fiquei esclarecido
- Registado: 27/5/2008 10:13
kazan Escreveu:LeoCip Escreveu:Até Sexta-feira podes alterar a tua ordem de compra para quantidades superiores.
Boa noite
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
LeoCip Escreveu:Até Sexta-feira podes alterar a tua ordem de compra para quantidades superiores.
Boa noite
Boas,
Sou novo no forum e também foi a 1.ª vez que dei ordem de compra de acções, e ao que parece já fiz m****, isto porque só dei ordem de compra de 11500 acções, baseado no rateio de Sexta que era de cerca de 40 X a oferta. As que me calhavam estavam de acordo com o dinheiro diponivel (simulei na calculadora do Jornal de Negócios). A minha questão é a seguinte posso dar agora ordem de compra das restantes 18500? (11500+18500)
Sou novo no forum e também foi a 1.ª vez que dei ordem de compra de acções, e ao que parece já fiz m****, isto porque só dei ordem de compra de 11500 acções, baseado no rateio de Sexta que era de cerca de 40 X a oferta. As que me calhavam estavam de acordo com o dinheiro diponivel (simulei na calculadora do Jornal de Negócios). A minha questão é a seguinte posso dar agora ordem de compra das restantes 18500? (11500+18500)
TP1 Escreveu::? Se o resto da semana é para cima, vai ser tal maluqueira, que só vamos ficar para aí, com algumas 50... o tal prob do catavento...
Qto maior a procura mais as acçoes vao subir no 1ºdia. Como vão estar muitos a tentar aumentar a sua quota devido às poucas q lhe calharam, é uma boa altura p vender com alguns ganhos (poucos devido às poucas acçoes)
- Registado: 29/11/2007 2:38
Supera oferta em 76,4 vezes
Procura pela EDP Renováveis cresce menos no arranque da segunda fase
Depois da forte aumento da procura no último dia da primeira fase da oferta pública de subscrição (OPS) da EDP Renováveis, no arranque da segunda fase as ordens de compra voltaram a aumentar, mas a um ritmo inferior. Os investidores já pediram um total de 3.448.695.730 acções, o que supera em 76,49 vezes as acções destinadas aos pequenos subscritores.
--------------------------------------------------------------------------------
Paulo Moutinho
Depois da forte aumento da procura no último dia da primeira fase da oferta pública de subscrição (OPS) da EDP Renováveis, no arranque da segunda fase as ordens de compra voltaram a aumentar, mas a um ritmo inferior. Os investidores já pediram um total de 3.448.695.730 acções, o que supera em 76,49 vezes as acções destinadas aos pequenos subscritores.
De acordo com o comunicado enviado pela EDP ao regulador do mercado, a CMVM, desde o início da oferta e até ao final do dia de hoje foram solicitadas 3.448.695.730 acções da EDP Renováveis, 76 vezes mais do que as 45.085.590 acções disponíveis e que representam 5% do capital da nova cotada. Até ao final da primeira fase, segunda-feira, a procura já superava em mais de 74 vezes a oferta.
Neste primeiro dia da segunda fase da operação, período que já não beneficia do coeficiente de rateio de 100% dos primeiros seis dias, a EDP recebeu ordens para 85 milhões de acções da EDP Renováveis.
Nos dados divulgados pela EDP não são, mais uma vez, descriminados para que segmentos estão a ser canalizadas as ordens, pelo que, desta forma, não é possível saber com exactidão quantas acções vão receber os investidores, isto porque os accionistas e trabalhadores da EDP têm preferência no rateio.
Excluindo este pressuposto, de acordo com os cálculos do Jornal de Negócios, a uma ordem máxima de 30 mil acções (o limite definido para o público em geral), na segunda fase, serão atribuídas 190 acções.
Para quem deu ordem de compra ainda durante a primeira fase da operação, serão atribuídos, no máximo, 390 títulos ao pedido de 30.000 acções da EDP Renováveis, um número que peca por excesso para as ordens transmitidas no segmento do público em geral.
Ao preço máximo de 8,90 euros, a aquisição destas 390 acções implica um investimento máximo de 3.471 euros, valor que pode cair, caso o preço fixado se situe no intervalo inferior, em 7,40 euros. A este valor, estas acções terão um custo de 2.886 euros.
Os resultados finais da operação (acções a atribuir e preço das mesmas) só serão conhecidos no dia 2 de Junho, em sessão especial de bolsa, sendo que as acções da EDP Renováveis deverão estrear-se, no mercado de capitais, a 4 de Junho.
Procura pela EDP Renováveis cresce menos no arranque da segunda fase
--------------------------------------------------------------------------------
Paulo Moutinho
De acordo com o comunicado enviado pela EDP ao regulador do mercado, a CMVM, desde o início da oferta e até ao final do dia de hoje foram solicitadas 3.448.695.730 acções da EDP Renováveis, 76 vezes mais do que as 45.085.590 acções disponíveis e que representam 5% do capital da nova cotada. Até ao final da primeira fase, segunda-feira, a procura já superava em mais de 74 vezes a oferta.
Neste primeiro dia da segunda fase da operação, período que já não beneficia do coeficiente de rateio de 100% dos primeiros seis dias, a EDP recebeu ordens para 85 milhões de acções da EDP Renováveis.
Nos dados divulgados pela EDP não são, mais uma vez, descriminados para que segmentos estão a ser canalizadas as ordens, pelo que, desta forma, não é possível saber com exactidão quantas acções vão receber os investidores, isto porque os accionistas e trabalhadores da EDP têm preferência no rateio.
Excluindo este pressuposto, de acordo com os cálculos do Jornal de Negócios, a uma ordem máxima de 30 mil acções (o limite definido para o público em geral), na segunda fase, serão atribuídas 190 acções.
Para quem deu ordem de compra ainda durante a primeira fase da operação, serão atribuídos, no máximo, 390 títulos ao pedido de 30.000 acções da EDP Renováveis, um número que peca por excesso para as ordens transmitidas no segmento do público em geral.
Ao preço máximo de 8,90 euros, a aquisição destas 390 acções implica um investimento máximo de 3.471 euros, valor que pode cair, caso o preço fixado se situe no intervalo inferior, em 7,40 euros. A este valor, estas acções terão um custo de 2.886 euros.
Os resultados finais da operação (acções a atribuir e preço das mesmas) só serão conhecidos no dia 2 de Junho, em sessão especial de bolsa, sendo que as acções da EDP Renováveis deverão estrear-se, no mercado de capitais, a 4 de Junho.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CarlosAP, PacoNasssa, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, Zguibz2 e 128 visitantes