EDP Renovaveis - Tópico Geral
ftomas,
Eu não vejo nada de estranho, mas pelas tuas declarações no anterior post, tu deves achar estranho que logo no 1º dia tenha sido transaccionada a valores inferiores aos 5,30 e ainda mais estranho andar hoje a 4,40. As declarações são tuas, não são minhas:
Eu não vejo nada de estranho, mas pelas tuas declarações no anterior post, tu deves achar estranho que logo no 1º dia tenha sido transaccionada a valores inferiores aos 5,30 e ainda mais estranho andar hoje a 4,40. As declarações são tuas, não são minhas:
Mas porque raio que algum privado ou institucional iria a uma OPV ou OPS (inicial) e venderia a perder no 1º dia
Para isso não ia... esperava e comprava no mercado.
A não ser que no dia 4 à noite haja um "fenómeno" que meta os "moinhos" de vento todos abaixo, é impossível elas baixarem... porque pura e simplesmente não haverá vendedores abaixo do preço da OPS.
Abraço,
Carrancho
Carrancho
subida do numero de acçoes
não é bom uma vez q o preço sobe os institucionais tem a palavra. Asede por este titulo é enorme pois entra directamente para o PSI 20 numa proxima revisão e como muitos fundos tem de replicar o PSI ha que comprar como necessidade. Mas melhor q isso é o crescimento exponencial da empresa q levara certamente a grande subida numa fase inicial do mercado. Reparo q ha interresse nesta empresa muito maior q na martifer ou ren com um mercado muito mais complicado o que me leva a querer com uma certeza a rondar a convicção q o preço de bertura da mesma possa trazer uma surpresa MUITO agradavel. Eu continuo a apontar os 10 o q se fizarmos os 8.90 como preço de colocação significa 12% de mais valias o q não é demasiado.
Os 12 são um valor q não me parecem inalcançaveis veremos como o sector se porta entretanto
Os 12 são um valor q não me parecem inalcançaveis veremos como o sector se porta entretanto
- Registado: 20/5/2008 10:14
“Não se espere a aquisição de outra Horizon”
28-05-2008 13:14 por Canal de Negócios
Nuno Alves, CFO da EDP, diz que a Renováveis poderá fazer apenas pequenas aquisições, uma vez que o seu objectivo passa por cumprir o plano estratégico da companhia. "Não se espere a aquisição de outra Horizon", adverte.
As acções da EDP têm valorizado desde o anúncio, salvo raras excepções...
A EDP vai beneficiar com isto.
Há o risco de as acções da Renováveis roubarem protagonismo à EDP?
Pensámos nisso, mas achamos que não. São coisas diferentes.
Gostariam de ver replicada na EDP Renováveis a estrutura accionista da EDP?
De alguma forma, vai lá estar, já que a EDP vai controlar 75% da Renováveis.
Já têm ideia se algum accionista de referência vai acompanhar a operação?
Não.
Admite uma nova colocação da Renováveis em bolsa?
Não.
E se soubessem o que sabem hoje, que a procura seria a estes níveis, teriam colocado uma fatia maior no mercado?
Não. Há uma lógica para estes 25%: ser suficiente para ter dimensão para a bolsa e não ser mais do que queríamos vender, para mantermos o controlo.
O IPO foi melhor opção do que a colocação directa?
Sim. Esta operação dá, sobretudo, capital próprio que permite alavancar a empresa. Não dá divida.
O encaixe da operação cobre as necessidades de financiamento suficientes para serem a segunda maior empresa do sector em 2012?
O compromisso da EDP com esta operação é que irá financiar o que está nos objectivos, ou seja, a instalação de 1400 MW por ano, nos próximos cinco anos. Além de que não podemos colocar já todos os trunfos em cima da mesa. Temos de surpreender o mercado pela positiva.
Esse crescimento será apenas por via orgânica ou também com mais aquisições?
A acontecer compras, só de coisas pequeninas, nos mercados vizinhos onde já estamos presentes. Não se espere outra Horizon. A prioridade é cumprir o "pipeline".
Vão cotar em Lisboa. E em Nova Iorque, dada a forte presença nos EUA?
Isso já acabou. É caro e gera muitas complicações, com diferentes contabilidades. Será só Lisboa.
E não porquê em Madrid em vez de Lisboa, já que é lá que a empresa está sedeada?
Porque chama-se EDP.
E porquê sedear lá então?
A empresa já lá estava e isso é que faria sentido. Mas isso é indiferente.
Diz-se que a EDP Renováveis será uma das maiores do PSI 20. Em que lugar acha que vai ficar?
Acredito que no segundo dia depois de ser admitida à cotação, vai estar a negociar em terceiro lugar.
É a primeira vez em Portugal que há duas equipas num road-show. Mesmo em termos mundiais é uma operação grande.
Maior IPO do ano na Europa. Deutsche Post Bank está programada, mas ainda não há certeza.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nuno Alves, CFO da EDP, diz que "o investimento nas Renováveis é um excelente investimento para um particular. É seguro e de médio prazo. É do melhor que há. É tipo REN, mas melhor".
A EDP Renováveis vai ter mais investidores institucionais estrangeiros ou nacionais?
A minha expectativa é que mais de 50% seja estrangeiro.
Há mais procura de norte-americanos ou europeus?
Ainda é cedo para dizer, porque os americanos não podem receber "researchs", têm de ser eles a fazer as contas e isso atrasa o processo. Mas os números já começaram a chegar e são bastante interessantes. Talvez um bocadinho mais do que Londres.
O típico investidor na EDP será o investidor nas Renováveis? Como é que vê um e outro?
O investimento nas Renováveis é um excelente investimento para um particular. É seguro e de médio prazo. É do melhor que há. É tipo REN, mas melhor. Já que não é uma empresa regulada e tem presença em seis ou sete países. O mercado está em baixa. É a melhor altura para investir, até porque há um risco de queda baixíssimo. Isto é sempre assim, sobretudo em coisas novas, como as Renováveis, que estão avalizadas pelo mercado.
Os investidores sabem que vão colocar o dinheiro numa empresa com "cash-flow" certinho, onde vão poder alavancar mais do que seria normal, onde não há o problema de "funding", porque o financiamento é por via da EDP. É o chamado melhor dos dois mundos para um accionista.
Mas há sempre o reverso da medalha. Quais são as fragilidades da empresa?
Deixar de haver vento. (gargalhada).
» Gostei da resposta.
28-05-2008 13:14 por Canal de Negócios
Nuno Alves, CFO da EDP, diz que a Renováveis poderá fazer apenas pequenas aquisições, uma vez que o seu objectivo passa por cumprir o plano estratégico da companhia. "Não se espere a aquisição de outra Horizon", adverte.
As acções da EDP têm valorizado desde o anúncio, salvo raras excepções...
A EDP vai beneficiar com isto.
Há o risco de as acções da Renováveis roubarem protagonismo à EDP?
Pensámos nisso, mas achamos que não. São coisas diferentes.
Gostariam de ver replicada na EDP Renováveis a estrutura accionista da EDP?
De alguma forma, vai lá estar, já que a EDP vai controlar 75% da Renováveis.
Já têm ideia se algum accionista de referência vai acompanhar a operação?
Não.
Admite uma nova colocação da Renováveis em bolsa?
Não.
E se soubessem o que sabem hoje, que a procura seria a estes níveis, teriam colocado uma fatia maior no mercado?
Não. Há uma lógica para estes 25%: ser suficiente para ter dimensão para a bolsa e não ser mais do que queríamos vender, para mantermos o controlo.
O IPO foi melhor opção do que a colocação directa?
Sim. Esta operação dá, sobretudo, capital próprio que permite alavancar a empresa. Não dá divida.
O encaixe da operação cobre as necessidades de financiamento suficientes para serem a segunda maior empresa do sector em 2012?
O compromisso da EDP com esta operação é que irá financiar o que está nos objectivos, ou seja, a instalação de 1400 MW por ano, nos próximos cinco anos. Além de que não podemos colocar já todos os trunfos em cima da mesa. Temos de surpreender o mercado pela positiva.
Esse crescimento será apenas por via orgânica ou também com mais aquisições?
A acontecer compras, só de coisas pequeninas, nos mercados vizinhos onde já estamos presentes. Não se espere outra Horizon. A prioridade é cumprir o "pipeline".
Vão cotar em Lisboa. E em Nova Iorque, dada a forte presença nos EUA?
Isso já acabou. É caro e gera muitas complicações, com diferentes contabilidades. Será só Lisboa.
E não porquê em Madrid em vez de Lisboa, já que é lá que a empresa está sedeada?
Porque chama-se EDP.
E porquê sedear lá então?
A empresa já lá estava e isso é que faria sentido. Mas isso é indiferente.
Diz-se que a EDP Renováveis será uma das maiores do PSI 20. Em que lugar acha que vai ficar?
Acredito que no segundo dia depois de ser admitida à cotação, vai estar a negociar em terceiro lugar.
É a primeira vez em Portugal que há duas equipas num road-show. Mesmo em termos mundiais é uma operação grande.
Maior IPO do ano na Europa. Deutsche Post Bank está programada, mas ainda não há certeza.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nuno Alves, CFO da EDP, diz que "o investimento nas Renováveis é um excelente investimento para um particular. É seguro e de médio prazo. É do melhor que há. É tipo REN, mas melhor".
A EDP Renováveis vai ter mais investidores institucionais estrangeiros ou nacionais?
A minha expectativa é que mais de 50% seja estrangeiro.
Há mais procura de norte-americanos ou europeus?
Ainda é cedo para dizer, porque os americanos não podem receber "researchs", têm de ser eles a fazer as contas e isso atrasa o processo. Mas os números já começaram a chegar e são bastante interessantes. Talvez um bocadinho mais do que Londres.
O típico investidor na EDP será o investidor nas Renováveis? Como é que vê um e outro?
O investimento nas Renováveis é um excelente investimento para um particular. É seguro e de médio prazo. É do melhor que há. É tipo REN, mas melhor. Já que não é uma empresa regulada e tem presença em seis ou sete países. O mercado está em baixa. É a melhor altura para investir, até porque há um risco de queda baixíssimo. Isto é sempre assim, sobretudo em coisas novas, como as Renováveis, que estão avalizadas pelo mercado.
Os investidores sabem que vão colocar o dinheiro numa empresa com "cash-flow" certinho, onde vão poder alavancar mais do que seria normal, onde não há o problema de "funding", porque o financiamento é por via da EDP. É o chamado melhor dos dois mundos para um accionista.
Mas há sempre o reverso da medalha. Quais são as fragilidades da empresa?
Deixar de haver vento. (gargalhada).
» Gostei da resposta.

carrancho Escreveu:Tu também deves pensar que os institucionais têm uma varinha mágica e sabem sempre que rumo vão tomar os mercados. Explica lá o que se terá passado em Espanha, como foi aquilo possivel? Será que os institucionais não compraram lá, foi só raia miuda?
Mas o que de especial se passou em Espanha?
Eu não acompanhei o IPO (ou lá o que foi), mas por estes dados que estão aqui abaixo... não vejo nada de estranho que ponha em causa o que disse...Ela após a venda não subiu? e depois não acompanhou o mercado...
http://www.eleconomista.es/empresa/IBERDROLA-RENOVABLES/historico-fechas/2007-05-28/2007-12-28
LONDON (MarketWatch) -- Shares in Iberdrola Renovables started trading on the Spanish stock exchange Thursday, in the second biggest initial public offering this year.
The firm, which was formed from the renewable energy businesses of Spanish utility Iberdrola (ES:0144580Y1: news, chart, profile) , saw its shares start trading at 5.25 euros a share on Thursday.
The price for offering had been set at 5.30 euros share, - the bottom of a 5.3 euros a share to 7 euros a share price range -- giving the unit a value of more than 22 billion euros ($32.3 billion), according to reports.
At last check, shares in Iberdrola Renovables were trading down 0.8% at 5.20 euros, outperforming the Ibex-35 index which fell 2% to 15,536.20.
By Sarah Turner, MarketWatch
Last update: 10:11 a.m. EST Dec. 13, 2007
- Registado: 28/6/2004 14:25
Re: Mas qual é a duvida!
rasteiro Escreveu:
Mais, que os institucionais, só poderam vender após 2 dias.
Mas então isso é bom ou mau? Para quem diz que eles não vendem acho que isso deve ser irrelevante
Então a pressão vendedora irá assim ser tanta que se venha a passar o mesmo que em Espanha?
Em Espanha também havia um rasteiro a dizer o mesmo.
Não acredito, e já chega de reponder, e dia 040608, cá estarei para fazer um ponto da situação.
1º a pergunta sobre Espanha era para o ftomas. Quem diz o que quer tem de ouvir o que não quer. Dizer isto " depois vamos ver", " no dia tal aparece que a gente depois vê quem tem razão" e coisas do genero, demonstra que o nick foi bem escolhido. No dia "tal" se correr bem aparece a dizer que é o maior que ele é que sabe. Se correr mal... ninguem o vê!!!Eu cá estarei, para ver o que vai dar, que não sei o que será. O que sei hoje, é que há pessoas no mercado sem o minimo perfil para lá andar, mas isso também muda, eu também já fui assim (só certezas) e continuo por cá.
NOTA: sempre fui um investidor de querer pouco mas seguro.
Já ouviste falar em DP e PPR?
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Mas qual é a duvida!
Se já foi publico qua a Morgan Stanley, vai equilibrar os preços nos primeiros 30 dias?
Então a pressão vendedora irá assim ser tanta que se venha a passar o mesmo que em Espanha?
Não acredito, e já chega de reponder, e dia 040608, cá estarei para fazer um ponto da situação.
COMO DIZ O OUTRO:
MAIS VALE UM PÁSSARO NA MÃO DO QUE DOIS A VOAR!!!!!!
Abraços
COMO DIZ O OUTRO:
MAIS VALE UM PÁSSARO NA MÃO DO QUE DOIS A VOAR!!!!!!
Abraços
carrancho Escreveu:ftomas Escreveu:Mas porque raio que algum privado ou institucional iria a uma OPV ou OPS (inicial) e venderia a perder no 1º dia![]()
![]()
A não ser que no dia 4 à noite haja um "fenómeno" que meta os "moinhos" de vento todos abaixo, é impossível elas baixarem... porque pura e simplesmente não haverá vendedores abaixo do preço da OPS.
quanto a vender no 1º dia.... eu hoje já vendia as minhas (futuras), por um valor aceitável.
Tu também deves pensar que os institucionais têm uma varinha mágica e sabem sempre que rumo vão tomar os mercados. Explica lá o que se terá passado em Espanha, como foi aquilo possivel? Será que os institucionais não compraram lá, foi só raia miuda?
- Registado: 29/11/2007 12:24
ftomas Escreveu:Mas porque raio que algum privado ou institucional iria a uma OPV ou OPS (inicial) e venderia a perder no 1º dia![]()
![]()
quanto a vender no 1º dia.... eu hoje já vendia as minhas (futuras), por um valor aceitável.
Tu também deves pensar que os institucionais têm uma varinha mágica e sabem sempre que rumo vão tomar os mercados. Explica lá o que se terá passado em Espanha, como foi aquilo possivel? Será que os institucionais não compraram lá, foi só raia miuda?
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Meus carros da maneira que anda o psi, a deriva, em colapso, esquecido dos investidores estrangeiros, a ren vai ser para vender nos primeiros dias.
EDP Renováveis “é do melhor que há. É tipo REN, mas melhor”
A comparação com a ren deu cabo de mim e só ver o comportamento da ren ontem e hoje. O mau momento atravessado pelo psi não e nada bom para esta entrada a procura pode ter sido muita mas atenção com o psi esta arrastar todos os títulos para uns tempos difíceis.
EDP Renováveis “é do melhor que há. É tipo REN, mas melhor”
A comparação com a ren deu cabo de mim e só ver o comportamento da ren ontem e hoje. O mau momento atravessado pelo psi não e nada bom para esta entrada a procura pode ter sido muita mas atenção com o psi esta arrastar todos os títulos para uns tempos difíceis.
- Registado: 29/11/2007 1:48
Re: O pessoal fala......fala.....
rasteiro Escreveu:Mas o resto é conversa.
Então a procura está já aquase a 75xa oferta, e é só pessoal aqui a dizer mal desta oferta, outros a dizer que é muito cara, enfim.
Então e os grandes que vão comprar milhares?
Se nos calharem umas 300 400, da primeira fase já muito bom.
Continuo a dizer que não tem perigo estas acções, e dia 040608, vamos ver quem tem razão, e muitos a lastimarem-se de não terem ido.
Na minha maneira de ver o que o pessoal tém medo é do valor da privatização com que elas vão para a bolsa, mas se aprocura está nestes valores, ainda vai haver muita gentinha GRAUDA, a querer comprar logo na abertura ao melhor, e penso que vai haver uma procura maior do que a oferta.
Vão ser os pequenos a venderem as suas 300 a 400 no primeiro dia e milhares de institucionais a com prarem milhões, por isso as nossas vão logo ser engolidas em segundos.
É claro que não vão ser como a MARTIFER,~mas que vai dar alguma coisa vai.
ABRAÇOS.....![]()
Muitas certezas... meio caminho andado para se dar mal!
Como é obvio, quem acredita que tem potencial para se valorizar entra, quem não acredita fica de fora, nesta e em qualquer outra. Depois ainda há os como eu, não faço a minima, não tenho uma opinião formada lógicamente fico de fora.
Como é obvio, os grandes também perdem.
Com os mecanismos finaceiros que os bancos disponiblizam, a procura do publico em geral a mim diz-me muito pouco. A procura excede sempre a oferta neste tipo de operação e não é um indicador que para mim tenha validade. Não é isso que me vai fazer entrar. Já a procura institucional pode dizer alguma coisa, mas se elas desvalorizarem, quem agora tem tanta certeza que isso não pode acontecer, vai dizer que são os mesmos grandes que estão a pressionar a cotação para conseguirem comprar mais, mais barato... enfim!
Ninguem compra acções que não acredite possam valorizar... mas muitos vendem a perder e nem sempre vendem mal. Eu já vendi muitas vezes a perder, porque simplesmente os pressupostos que me levaram a entrar sairam furados. Aqui não é diferente.
Há tantos casos de operações idênticas que correram mal que desprezar essa possibilidade no minimo não é sensato, ainda para mais quando se diz ter certezas baseados em nada, ou pior, em pressupostos errados.
Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Há sempre possibilidades para tudo...
Quem te garante que não há quem venda abaixo do valor da Opv. Porque não venderá? Se ela abrir abaixo do valor, acreditas que ninguem venderá?, então assim como há compradores?
É relativo isto tudo.. Dependerá do dia em concreto... Em espanha abriram 17% abaixo do valor, e tambem não havia vendedores? E ainda por cima são Espanhóis, não são Tugas...
ninguém me garante.... não vejo é racionalidade nisso.. (se nada de anormal acontecer)...
mas como se costuma dizer... o mercado é que manda
Eu pessoalmente tenho confiança nas OPV iniciais, principalmente quando são do Estado... agora esta logo se vê.
Tb vendi GALP a 17,50 para ir a esta... o que só por si já não foi mau!!
Para primeira oferta estou cá eu:
5 euros está bem? Cá entre nós depois dividimos os lucros.
Já é um começo

Há bancos que para os empregados... emprestam os €€€ e se as acções descerem... ficam com elas para liquidar o empréstimo (directamente)... assim também eu

Mesmo com estas condições conheço pessoas que não compraram na OPV da GALP

Rasteiro se fosse a ti não tinha tantas certezas, pois já olhaste para as acções da martifer, que entraram na bolsa a 12 euros e depois so alguns conseguiram vender e depois ainda houve muitas gente a comprar a 9 e 10 euros e agora??? Já para não falar na pouca liquidez que tem.
Clro que falta de liquidez na edp-renovaveis nao vai haver, mas tambem é arriscado a curto prazo, agora quem coseguir entrar e na precisar do capital neste dois a tres anos, pode ser rentavel, mas na pensem que sera uma nova GALP.
Clro que falta de liquidez na edp-renovaveis nao vai haver, mas tambem é arriscado a curto prazo, agora quem coseguir entrar e na precisar do capital neste dois a tres anos, pode ser rentavel, mas na pensem que sera uma nova GALP.
ftomas Escreveu:Mas porque raio que algum privado ou institucional iria a uma OPV ou OPS (inicial) e venderia a perder no 1º dia![]()
![]()
Há sempre possibilidades para tudo...
Quem te garante que não há quem venda abaixo do valor da Opv. Porque não venderá? Se ela abrir abaixo do valor, acreditas que ninguem venderá?, então assim como há compradores?
É relativo isto tudo.. Dependerá do dia em concreto... Em espanha abriram 17% abaixo do valor, e tambem não havia vendedores? E ainda por cima são Espanhóis, não são Tugas...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Re: Dúvida
jlmframos Escreveu:Caso do dinheiro não seja disponibilizado na data da liquidação (2 ou 3 de Junho), há alguma penalização, ou simplesmente ficarei sem as acçoes?![]()
Obrigado.
Pelo que sei da CGD, a conta vai a descoberto, mas as acções são atribuídas na mesma.
Recuperar
Mas porque raio que algum privado ou institucional iria a uma OPV ou OPS (inicial) e venderia a perder no 1º dia

Eu acho que alguns pontos são favoráveis a esta empresa e que na minha opinião podem assegurar o sucesso desta operação..
Primeiro está dentro do sector das energias renováveis, o nosso futuro... Tem um alto PER é certo mas está de acordo com o investimento dispendioso que requerem as energias alternativas, grandes investimentos neste sector são normais neste género de empresas..
Segundo temos uma forte procura no titulo, isso é bom? mau? ... A mim parece-me positivo visto que há interesse, interesse é importante, tanto de particulares como de institucionais..
Neste ponto cheira-me que os institucionais aind não detêm tudo o que querem e devem ir busca-lo directamente ao mercado ...
Terceiro temos a JPMorgan a fazer uma "estabilização" dos preços nos primeiros 30 dias, o que não garante que não haja quedas, mas pelo menos oferece alguma segurança...
Quarto e ultimo, fala-se muito de que toda a gente quer vender logo, mas não é assim em todas as OPV's OPS's? Não desejam os investidores realizar sempre mais valias rápidas ? Porque é que havia de ser diferente agora? ..
A conjectura do mercado é o que mais me preocupa, no dia de entrada, embora ache que actualmente há melhores condições do que na altura da Iberdrola Renov..
Subscrevi EDPr é óbvio que tenho que estar optimista
Bons negócios
Primeiro está dentro do sector das energias renováveis, o nosso futuro... Tem um alto PER é certo mas está de acordo com o investimento dispendioso que requerem as energias alternativas, grandes investimentos neste sector são normais neste género de empresas..
Segundo temos uma forte procura no titulo, isso é bom? mau? ... A mim parece-me positivo visto que há interesse, interesse é importante, tanto de particulares como de institucionais..
Neste ponto cheira-me que os institucionais aind não detêm tudo o que querem e devem ir busca-lo directamente ao mercado ...
Terceiro temos a JPMorgan a fazer uma "estabilização" dos preços nos primeiros 30 dias, o que não garante que não haja quedas, mas pelo menos oferece alguma segurança...
Quarto e ultimo, fala-se muito de que toda a gente quer vender logo, mas não é assim em todas as OPV's OPS's? Não desejam os investidores realizar sempre mais valias rápidas ? Porque é que havia de ser diferente agora? ..
A conjectura do mercado é o que mais me preocupa, no dia de entrada, embora ache que actualmente há melhores condições do que na altura da Iberdrola Renov..
Subscrevi EDPr é óbvio que tenho que estar optimista

Bons negócios

- Registado: 5/12/2007 16:26
O pessoal fala......fala.....
Mas o resto é conversa.
Então a procura está já aquase a 75xa oferta, e é só pessoal aqui a dizer mal desta oferta, outros a dizer que é muito cara, enfim.
Continuo a dizer que não tem perigo estas acções, e dia 040608, vamos ver quem tem razão, e muitos a lastimarem-se de não terem ido.
Na minha maneira de ver o que o pessoal tém medo é do valor da privatização com que elas vão para a bolsa, mas se aprocura está nestes valores, ainda vai haver muita gentinha GRAUDA, a querer comprar logo na abertura ao melhor, e penso que vai haver uma procura maior do que a oferta.
Vão ser os pequenos a venderem as suas 300 a 400 no primeiro dia e milhares de institucionais a com prarem milhões, por isso as nossas vão logo ser engolidas em segundos.
ABRAÇOS.....
ABRAÇOS.....

Resina Escreveu:CerealKiler Escreveu:Resina Escreveu:Pelo caminho que isto leva, nem na segunda fase faço a subscrição...
Acho que vou ficar fora... Perdas já tenho eu suficientes...
Estou a ver esta Opv muito mal emparada...
está é com preguiça de ir ao banco, lol.
Estou é com preguiça de perder dinheiroportucel Escreveu:maverick Escreveu:Resina Escreveu:Pelo caminho que isto leva, nem na segunda fase faço a subscrição...
Porquê?
Simples, trata-se de alguém ESCALDADO com as quedas dos últimos tempos.
Escaldado e bem por uns bons meses...
Pequenas subidas só servem para enganar... A rendibilidade/risco das subidas não é vantajosa para o momento em que estamos...
As bolsas europeias recuperam, o nosso indice não mexe... Isso quer dizer alguma coisa...
Abraço
- Registado: 29/11/2007 12:24
EMPRESAS Publicado 28 Maio 2008 11:32
Gestor de fundo do BNP
Preço mais baixo na Renováveis "oferece aos investidores potencial de valorização" em bolsa
Bruce Jenkyn-Jones, gestor do fundo Parworld Environmental Opportunities, do BNP Paribas AM, considera a oferta pública da EDP Renováveis um investimento atractivo, em particular se o preço se situar no ponto mais baixo do intervalo.
--------------------------------------------------------------------------------
André Veríssimo
averissimo@mediafin.pt
Bruce Jenkyn-Jones, gestor do fundo Parworld Environmental Opportunities, do BNP Paribas AM, considera a oferta pública da EDP Renováveis um investimento atractivo, em particular se o preço se situar no ponto mais baixo do intervalo.
Em entrevista ao Jornal de Negócios por correio electrónico, o gestor do fundo afirma que "a avaliação é atractiva no limite inferior do intervalo". Recorde-se que a EDP Renováveis definiu um preço entre 8,90 e 7,40 euros para a venda das acções. E pretende vendê-las na parte superior do intervalo. Bruce Jenkyn-Jones afirma que, caso seja fixado o valor mais baixo, os títulos "oferecem aos investidores potencial de valorização" em bolsa.
Preço à parte, após um olhar aprofundado à oferta, Jenkyn-Jones considera a EDP Renováveis "uma oportunidade de investimento atractiva". E justifica: "A empresa tem uma capacidade instalada [de produção de energia] atractiva, em mercados de elevado crescimento, como é o caso dos EUA, onde a EDP chegou cedo, o que deverá permitir um forte aumento dos lucros". O gestor destaca ainda a "capacidade da gestão para executar os projectos ainda em desenvolvimento".
Mas esta rosa também tem os seus espinhos. Bruce Jenkyn-Jones aponta o facto de "o negócio da EDP Renováveis estar menos diversificado em termos geográficos do que outras empresas do sector". A cotada portuguesa tem também um endividamento mais elevado face aos resultados operacionais, que deverá crescer nos próximos anos. Por fim, o gestor refere "a disponibilidade de torres eólicas como um potencial risco, embora a EDP Renováveis já tenha garantido o fornecimento para 2008, 2009 e 80% das necessidades para 2010".
Desde o lançamento, em Maio de 2006, o fundo tem um retorno de 5,4%, de acordo com dados da Mornigstar. A elevada valorização de algumas empresas tem levantado a hipótese de uma bolha especulativa no sector, embora a queda dos mercados tenha provocado uma correcção. No primeiro trimestre de 2008 o fundo perdeu 13%.
O gestor considera que a viabilidade do investimento nas energias renováveis "continua intacto, sobretudo num contexto de alta dos preços do petróleo". E salienta o potencial oferecido pela revisão em alta dos lucros. Bruce Jenkyn-Jones está particularmente optimista em relação à energia eólica. "Com os preços do petróleo nestes níveis, o vento é competitivo com a geração a partir de combustíveis fósseis, mesmo sem subsídios".
Gestor de fundo do BNP
Preço mais baixo na Renováveis "oferece aos investidores potencial de valorização" em bolsa
--------------------------------------------------------------------------------
André Veríssimo
averissimo@mediafin.pt
Em entrevista ao Jornal de Negócios por correio electrónico, o gestor do fundo afirma que "a avaliação é atractiva no limite inferior do intervalo". Recorde-se que a EDP Renováveis definiu um preço entre 8,90 e 7,40 euros para a venda das acções. E pretende vendê-las na parte superior do intervalo. Bruce Jenkyn-Jones afirma que, caso seja fixado o valor mais baixo, os títulos "oferecem aos investidores potencial de valorização" em bolsa.
Preço à parte, após um olhar aprofundado à oferta, Jenkyn-Jones considera a EDP Renováveis "uma oportunidade de investimento atractiva". E justifica: "A empresa tem uma capacidade instalada [de produção de energia] atractiva, em mercados de elevado crescimento, como é o caso dos EUA, onde a EDP chegou cedo, o que deverá permitir um forte aumento dos lucros". O gestor destaca ainda a "capacidade da gestão para executar os projectos ainda em desenvolvimento".
Mas esta rosa também tem os seus espinhos. Bruce Jenkyn-Jones aponta o facto de "o negócio da EDP Renováveis estar menos diversificado em termos geográficos do que outras empresas do sector". A cotada portuguesa tem também um endividamento mais elevado face aos resultados operacionais, que deverá crescer nos próximos anos. Por fim, o gestor refere "a disponibilidade de torres eólicas como um potencial risco, embora a EDP Renováveis já tenha garantido o fornecimento para 2008, 2009 e 80% das necessidades para 2010".
Desde o lançamento, em Maio de 2006, o fundo tem um retorno de 5,4%, de acordo com dados da Mornigstar. A elevada valorização de algumas empresas tem levantado a hipótese de uma bolha especulativa no sector, embora a queda dos mercados tenha provocado uma correcção. No primeiro trimestre de 2008 o fundo perdeu 13%.
O gestor considera que a viabilidade do investimento nas energias renováveis "continua intacto, sobretudo num contexto de alta dos preços do petróleo". E salienta o potencial oferecido pela revisão em alta dos lucros. Bruce Jenkyn-Jones está particularmente optimista em relação à energia eólica. "Com os preços do petróleo nestes níveis, o vento é competitivo com a geração a partir de combustíveis fósseis, mesmo sem subsídios".
- Registado: 16/5/2008 14:46
Re: Gato escaldado... de água fria tem medo
CerealKiler Escreveu:Resina Escreveu:Pelo caminho que isto leva, nem na segunda fase faço a subscrição...
está é com preguiça de ir ao banco, lol.
Estou é com preguiça de perder dinheiro
portucel Escreveu:maverick Escreveu:Resina Escreveu:Pelo caminho que isto leva, nem na segunda fase faço a subscrição...
Porquê?
Simples, trata-se de alguém ESCALDADO com as quedas dos últimos tempos.
Escaldado e bem por uns bons meses...
Pequenas subidas só servem para enganar... A rendibilidade/risco das subidas não é vantajosa para o momento em que estamos...
As bolsas europeias recuperam, o nosso indice não mexe... Isso quer dizer alguma coisa...
Abraço
Bom dia
Eu acho é que, independentemente de ser um procedimento já previsto e, portanto, não ferido dequalquer ilegalidade, o aumento de acções a disponibilizar para o público em geral, quanto a mim, só pode ser mau sintoma e por duas ordens de razão : 1ª Porque este aumento para o publico em geral é feito por transferência das acções inicialmente destinadas à venda directa, o que pode significar que esta não está a correr, para a EDP, como previa, por inferior à estimada. 2ª Não tenho a certeza mas,este procedimento pode "ajudar" a estabelecer o preço final, do ponto em que, retirando acções à venda directa e sendo esta a definir o preço, implicará certamente que este, no mínimo, se aproxime do valor máximo do intervalo, ou não ?
Eu acho é que, independentemente de ser um procedimento já previsto e, portanto, não ferido dequalquer ilegalidade, o aumento de acções a disponibilizar para o público em geral, quanto a mim, só pode ser mau sintoma e por duas ordens de razão : 1ª Porque este aumento para o publico em geral é feito por transferência das acções inicialmente destinadas à venda directa, o que pode significar que esta não está a correr, para a EDP, como previa, por inferior à estimada. 2ª Não tenho a certeza mas,este procedimento pode "ajudar" a estabelecer o preço final, do ponto em que, retirando acções à venda directa e sendo esta a definir o preço, implicará certamente que este, no mínimo, se aproxime do valor máximo do intervalo, ou não ?
- Registado: 15/12/2007 20:23
carrancho Escreveu:+- 10/12 pessoas, em conversa tipica de café:
Amigo: Vais à OPS da EDP Renovaveis?
Eu: Não, nem o prospecto consultei.
Amigo: Eu vou, para vender logo na abertura!
Eu:![]()
O que achei curioso, neste universo muito reduzido, foi que todos (100%) disseram o mesmo.
Será isto algum efeito da experiência Martifer? Se for os resultados podem ser exactamente opostos... abrir a perder 50% e depois sempre a subir
Carrancho é por isso que eu não vou...
Está tudo à espera que ela vá abrir em grande e querem logo vender... Acho que isso vai sair mal...
Como já disse anteriormente, quem ganha com isso é a Edp, que vai receber bem pelos 8.9€ que cada um irá pagar...
O dia de hoje nem serve para a nossa bolsa recuperar, ainda acreditam em subidas... Enfim, não vejam as coisas da melhor maneira, logo se arrependem...
+- 10/12 pessoas, em conversa tipica de café:
Eu:
O que achei curioso, neste universo muito reduzido, foi que todos (100%) disseram o mesmo.
Será isto algum efeito da experiência Martifer? Se for os resultados podem ser exactamente opostos... abrir a perder 50% e depois sempre a subir
Eu:

Abraço,
Carrancho
Carrancho
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CarlosAP, PacoNasssa, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, Zguibz2 e 128 visitantes