Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renovaveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 29/5/2008 12:54

Não sei se já alguém colocou aqui esta notícia?! Estive uns dias muito ocupado e não tenho acompanhado os mercados de perto!

CFO da EDP
EDP Renováveis “é do melhor que há. É tipo REN, mas melhor”
Nuno Alves, CFO da EDP, diz que “o investimento nas Renováveis é um excelente investimento para um particular. É seguro e de médio prazo. É do melhor que há. É tipo REN, mas melhor”.

--------------------------------------------------------------------------------

Tânia Ferreira
tf@mediafin.pt

Nuno Alves, CFO da EDP, diz que "o investimento nas Renováveis é um excelente investimento para um particular. É seguro e de médio prazo. É do melhor que há. É tipo REN, mas melhor".

A EDP Renováveis vai ter mais investidores institucionais estrangeiros ou nacionais?

A minha expectativa é que mais de 50% seja estrangeiro.

Há mais procura de norte-americanos ou europeus?

Ainda é cedo para dizer, porque os americanos não podem receber "researchs", têm de ser eles a fazer as contas e isso atrasa o processo. Mas os números já começaram a chegar e são bastante interessantes. Talvez um bocadinho mais do que Londres.

O típico investidor na EDP será o investidor nas Renováveis? Como é que vê um e outro?

O investimento nas Renováveis é um excelente investimento para um particular. É seguro e de médio prazo. É do melhor que há. É tipo REN, mas melhor. Já que não é uma empresa regulada e tem presença em seis ou sete países. O mercado está em baixa. É a melhor altura para investir, até porque há um risco de queda baixíssimo. Isto é sempre assim, sobretudo em coisas novas, como as Renováveis, que estão avalizadas pelo mercado.

Os investidores sabem que vão colocar o dinheiro numa empresa com "cash-flow" certinho, onde vão poder alavancar mais do que seria normal, onde não há o problema de "funding", porque o financiamento é por via da EDP. É o chamado melhor dos dois mundos para um accionista.

Mas há sempre o reverso da medalha. Quais são as fragilidades da empresa?

Deixar de haver vento (gargalhada).

artista[/b]
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por TP1 » 29/5/2008 12:34

Procura dos grandes investidores pela EDP Renováveis supera 4 vezes a oferta
A procura de acções da EDP Renováveis, por parte dos grandes investidores, na venda directa, supera 4 vezes a oferta, apurou o Jornal de Negócios Online.

--------------------------------------------------------------------------------

Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt

A procura de acções da EDP Renováveis, por parte dos grandes investidores, na venda directa, supera 4 vezes a oferta, apurou o Jornal de Negócios Online.

Segundo apurou o Jornal de Negócios Online junto de fonte do mercado, a procura na venda directa, destinada a investidores institucionais, no final do dia de ontem, superava em 4 vezes a oferta de 180.342.362 títulos, que representam 20% do capital da empresa, que vai estrear em bolsa a 4 de Junho.

A procura terá abrandado nos últimos dias, uma vez que, ao contrário do que é normal nestas operações, foi muito intensa logo no início da oferta. No final da primeira semana de subscrição (entre 19 e 23 de Maio) a procura na venda directa já superava a oferta.

O livro de ordens para os investidores institucionais fecha amanhã às 14 horas.

O preço para a venda das acções da Renováveis vai ser fixado no próximo dia 2 de Junho sendo que o director financeiro da EDP, Nuno Alves, admitiu em entrevista ao Jornal de Negócios, que as acções vão ser vendidas no patamar superior do intervalo definido.

A EDP fixou um intervalo entre 7,40 e 8,90 para a venda das acções na OPS da Renováveis, com um ponto médio nos 8,15 euros. Pelas palavras de Nuno Alves, o valor final ficará entre aquele valor e os 8,90 euros.

http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... tId=318332

Registado: 30/11/2007 21:13

por artista_ » 29/5/2008 12:27

tiopatinhas Escreveu:Olá Artista (boa saída na vizinha energética :!: Tinhas razão :!: ainda por lá fiquei... ).

Saí, e saio sempre, que as razões que me levaram a entrar não se mantêm, ou seja não é o facto de as cotações terem caído mais que me dá ou não razão :wink:

tiopatinhas Escreveu: Mas aqui, não digo que não suba no início mas ficar com acções durante algum tempo pagando custódia de títulos etc para muita gente é um erro. Mas, para mim a falta de liquidez no mercado é e continua a ser preocupante.
Continuo com uma questão para a qual não encontro qualquer resposta: Porquê efectuar esta operação nesta altura do campeonato :?: Qual a mais valia que lhe está associada :?: (é certo que algumas empresas ligadas a este sector estão em alta mas...)
Boa sorte para quem entrou :wink:

Pois a minha posição em relação à OPV da EDPr é especulativa se a ainda não a viste está aqui:

http://sobe-e-desce.blogspot.com/2008/0 ... vveis.html

Os mercados estão realmente conturbados mas também não me parece líquido que a EDPr tenha a médio longo prazo um mau comportamento... isso dependerá muito do seu valor, dos seus fundamentais (como sabes estou longe de ser a pessoa mais indicada para os avaliar) e da evolução dos mercados no futuro próximo...

Um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por CerealKiler » 29/5/2008 9:55

Penso que o maior risco estará para os trabalhadores que têm as acções bloquedas por det.tempo, e quando puderem vender já terá a acção passado pela avalanche de transações iniciais, correndo o risco de estar já desvalorizada,...

Registado: 1/4/2008 17:29

essa frase

por ASLPINZIO » 29/5/2008 8:57

aplica-se aos pesos pesados...não a raia miuda.
Analisando com simplicidade acham q sobe ou desce 10% na abertura?(analise de risco rentabilidade) mais não digo...

Registado: 20/5/2008 10:14

por MNFV » 29/5/2008 8:15

Ele diz bem, "em relação às perspectivas de crescimento dos lucros"

ajpedro Escreveu:Uma das lições de Buffet

em relação às perspectivas de crescimento dos lucros.
"Preço é o que paga; valor é o que recebe."

Registado: 28/12/2007 17:02

por ajpedro » 29/5/2008 5:38

Uma das lições de Buffet

Se está caro, é melhor não comprar
Aplicar critérios de análise para escolher o negócio em que vai investir e encontrar a empresa, ou empresas, de que vai ser accionista, não chega. Se chegar à conclusão que o preço está elevado, não se deixe levar pela emoção, pelas modas, pelas previsões para os mercados ou para as economias. Prefira parquear o dinheiro noutra alternativa, em vez de adquirir acções a preços altos em relação às perspectivas de crescimento dos lucros.
"Preço é o que paga; valor é o que recebe."

Registado: 7/5/2008 10:21

por Blasterman » 29/5/2008 2:58

antes de mais, nao acredito mt que estejamos em plena bolha de renovaveis, mas de qualquer forma estou atento a essa possibilidade.

acerca da tua pergunta tio patinhas, a meu ver prende-se com o facto da EDP necessitar de financiamento para vários projectos

alem disso, caso a bolha exista mesmo, vender daqui a 3 ou 4 meses pode ser catastrofico, pq poderá caso a bolha exista e rebente signficar um preço de venda menor.

Portanto, por via das duvidas (e de forma mt simplista) os CEO da EDPr aproveitaram a euforia ainda existente nas empresas do sector. A meu ver claro

Registado: 29/11/2007 2:17

por tiopatinhas » 28/5/2008 23:15

Olá Artista (boa saída na vizinha energética :!: Tinhas razão :!: ainda por lá fiquei... ). Mas aqui, não digo que não suba no início mas ficar com acções durante algum tempo pagando custódia de títulos etc para muita gente é um erro. Mas, para mim a falta de liquidez no mercado é e continua a ser preocupante.
Continuo com uma questão para a qual não encontro qualquer resposta: Porquê efectuar esta operação nesta altura do campeonato :?: Qual a mais valia que lhe está associada :?: (é certo que algumas empresas ligadas a este sector estão em alta mas...)
Boa sorte para quem entrou :wink:

Registado: 17/3/2005 14:58

por artista_ » 28/5/2008 23:06

Olá tio patinhas, isso é tudo verdade mas em termos de probabilidades, elas são maiores de a cotação subir na entrada do que as de cair... não tenho dados mas a relação deve ser 7 ou 8 para 1!!

um abraço

artista

por tiopatinhas » 28/5/2008 22:52

Se os Institucionais estão sem liquidez(nomeadamente os bancos) como podem assegurar o sucesso e contratualizar com a banca a sustentação das acções :?: Nas outras OPV a banca garantia... mas agora :roll: :roll: Ponho sérias dúvidas nesta operação da EDPR mais, como se pode vender um activo a preços de saldo (como dizem) :?: .Cheira-me a pólvora e os pequenos investidores deveriam jogar mais pela certa. Ou seja, vendo o custo benefício parece-me ser um pouco imprudente.... parece-me :roll:

Registado: 17/3/2005 14:58

por artista_ » 28/5/2008 22:45

Sect Escreveu:...os
investidores devem consultar especificamente o prospecto da OPS,
nomeadamente o capítulo 2 relativo aos factores de risco.

Eu por acaso passei os olhos por este capítulo logo no início da subscrição, mas desisti a meio porque se lesse tudo desistia de ir à OPV :) :)

Um abraço

artista

por DC89 » 28/5/2008 22:40

COMUNICADO
Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 248.º do Código
dos Valores Mobiliários, a EDP Renováveis, S.A. vem prestar a
seguinte informação ao mercado e ao público em geral:
Na sequência de solicitação formulada hoje pela Comissão do
Mercado de Valores Mobiliários, a EDP Renováveis, S.A. (EDP
Renováveis) vem efectuar o seguinte esclarecimento ao mercado e
ao público geral relativamente a informação sobre as acções
representativas da sociedade que foi divulgada hoje por
determinados meios de comunicação social em Portugal:
Conforme consta do prospecto da oferta pública de subscrição
(OPS) divulgado em 15 de Maio de 2008, a realização de um
investimento em acções representativas do capital social da EDP
Renováveis comporta determinados riscos - à semelhança do que
sucede, em geral, com o investimento em acções -, entre os quais
se inclui o risco de volatilidade do preço de mercado das acções
devido a flutuações de mercado e a outros factores. Para uma
adequada compreensão dos diversos riscos associados à EDP
Renováveis e à realização de um investimento nas suas acções, os
investidores devem consultar especificamente o prospecto da OPS,
nomeadamente o capítulo 2 relativo aos factores de risco.
EDP Renováveis, S.A.

Registado: 26/12/2007 15:50

por ftomas » 28/5/2008 21:51

carrancho Escreveu:
maverick Escreveu:Já sabemos que acções sobem e também descem... não precisam de reforçar isso. :P

Precisamente por achar que era necessário reforçar isso que intervi. Com isso não quero dizer que acredito em descidas, nem o contrário, mas quando se vê tanta gente cheia de certezas que só pode subir...

Depois podem vir dizer que é exagero e que não era bem isso que queriam dizer, mas alguem menos experiente pode ser levado a pensar que é só facilidades e não é verdade.

Abraço,

Carrancho

Caro Carrancho

Quem anda por aqui (e compra vende na bolsa) se pelas minhas palavras (letras) pensar que a bolsa é só facilidades... então vale mais estar quieto.
E se achas que que os participantes deste fórum necessitam que lhes digas que as acções descem e sobem... tb acho que estás enganado.

Claro que impossível levado à letra vale o que vale....então se for pela lógica matemática vale ZERO.

Mas penso que ninguém levou à letra... senão tinham perguntado onde estava isso escrito, pois teriam que confirmar afirmação tão ridícula.

Como ninguém perguntou... das três uma ou têm confiança como eu e acham Provável que Não desçam ... ou acham-me maluco.... ou nem sequer ligaram.

A compra de acções envolve risco e cabe ao comprador avaliar o risco e até onde o quer assumir.

Eu aqui manifestei a minha opinião e fundamentei-a com aquilo que penso... e claro "vale o que vale".
Apenas posso dizer que fui coerente com o que disse e como tal "pedi" as tais 30.000 EDPr

Registado: 28/6/2004 14:25

por Nyk » 28/5/2008 20:42

Procura pela EDP Renováveis supera oferta em 79,14 vezes
A subscrição de acções da EDP Renováveis, na oferta pública de subscrição (OPS), continua a aumentar, mas a um ritmo mais baixo, uma vez que as ordens nesta segunda fase têm um rateio inferior . Os investidores já pediram um total de 3.568.109.200 acções, o que supera em 79,14 vezes as acções destinadas aos pequenos subscritores.

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

A subscrição de acções da EDP Renováveis, na oferta pública de subscrição (OPS), continua a aumentar, mas a um ritmo mais baixo, uma vez que as ordens nesta segunda fase têm um rateio inferior . Os investidores já pediram um total de 3.568.109.200 acções, o que supera em 79,14 vezes as acções destinadas aos pequenos subscritores.

De acordo com o comunicado enviado pela EDP ao regulador do mercado, a CMVM, desde o início da oferta e até ao final do dia de hoje foram solicitadas 3.568.109.200 acções da EDP Renováveis, 79,14 vezes mais do que as 45.085.590 acções disponíveis e que representam 5% do capital da nova cotada. Até ao final da primeira fase, segunda-feira, a procura já superava em mais de 74 vezes a oferta e até ontem superava em 76,49 vezes.

Estes números têm em conta a oferta de 45.085.590 acções, mas o CFO da EDP, Nuno Alves, admitiu ao Jornal de Negócios que a oferta para os pequenos investidores pode ser aumentada até um máximo de 58,6 milhões de acções

Na segunda fase da operação, período que já não beneficia do coeficiente de rateio de 100% dos primeiros seis dias, a EDP recebeu ordens para 204,6 milhões de acções da EDP Renováveis.

Nos dados divulgados pela EDP não são, mais uma vez, descriminados para que segmentos estão a ser canalizadas as ordens, pelo que, desta forma, não é possível saber com exactidão quantas acções vão receber os investidores, isto porque os accionistas e trabalhadores da EDP têm preferência no rateio.

Excluindo este pressuposto, de acordo com os cálculos do Jornal de Negócios, a uma ordem máxima de 30 mil acções (o limite definido para o público em geral), na segunda fase, serão atribuídas 190 acções.

Para quem deu ordem de compra ainda durante a primeira fase da operação, serão atribuídos, no máximo, 390 títulos ao pedido de 30.000 acções da EDP Renováveis, um número que peca por excesso para as ordens transmitidas no segmento do público em geral.

Ao preço máximo de 8,90 euros, a aquisição destas 390 acções implica um investimento máximo de 3.471 euros, valor que pode cair, caso o preço fixado se situe no intervalo inferior, em 7,40 euros. A este valor, estas acções terão um custo de 2.886 euros.

Os resultados finais da operação (acções a atribuir e preço das mesmas) só serão conhecidos no dia 2 de Junho, em sessão especial de bolsa, sendo que as acções da EDP Renováveis deverão estrear-se, no mercado de capitais, a 4 de Junho.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por carrancho » 28/5/2008 19:39

maverick Escreveu:Já sabemos que acções sobem e também descem... não precisam de reforçar isso. :P

Precisamente por achar que era necessário reforçar isso que intervi. Com isso não quero dizer que acredito em descidas, nem o contrário, mas quando se vê tanta gente cheia de certezas que só pode subir...

Depois podem vir dizer que é exagero e que não era bem isso que queriam dizer, mas alguem menos experiente pode ser levado a pensar que é só facilidades e não é verdade.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Vodka7 » 28/5/2008 19:30

Oferta pública de subscrição de 45.085.590 acções ordinárias, escriturais e nominativas da EDP Renováveis, S.A. e de admissão à negociação em mercado regulamentado de 901.711.808 acções representativas de 100% do seu capital social: total da procura até 28 de Maio

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd12622.pdf

79,14x

Registado: 10/11/2005 21:53

por maverick » 28/5/2008 16:35

Já sabemos que acções sobem e também descem... não precisam de reforçar isso. :P

Em IPO's portuguesas, com procuras semelhantes a esta... quantas se deram mal? É lógico que a exceção comprova a regra, mas podemos afirmar que olhando para o histórico deste tipo de operações, podemos pelo menos afirmar que a probabilidade de sucesso é grande.

Ninguem é astrólogo, mas todos os investimentos são são baseados na probabilidade de sucesso... seja em análise técnica ou fundamental. E como dizem os jogadores de poker... as cartas tão-me a dar as probabilidades certas para jogar.
Cumprimentos

Registado: 25/10/2007 11:17

Timing genial

por MNFV » 28/5/2008 16:27

Se acontecer o que eu vou descrever, o timing do lançamento da OPV da EDPR pode considerar-se genial:

- Anuncio e lançamento da subscrição em semana de subida nas bolsas (semana passada até esta 2ªfeira);

- Entrada em bolsa quando algumas análises (David Nichols, por exemplo) esperam que esta correcção que sofremos esta semana poderá ter terminado.

Opiniões?

Registado: 28/12/2007 17:02

atenção

por ASLPINZIO » 28/5/2008 16:04

estãop a falar da EDP ser opada e não a EDPR

por ftomas » 28/5/2008 15:56

carrancho Escreveu:ftomas,

Eu não vejo nada de estranho, mas pelas tuas declarações no anterior post, tu deves achar estranho que logo no 1º dia tenha sido transaccionada a valores inferiores aos 5,30 e ainda mais estranho andar hoje a 4,40. As declarações são tuas, não são minhas:

Mas porque raio que algum privado ou institucional iria a uma OPV ou OPS (inicial) e venderia a perder no 1º dia
Para isso não ia... esperava e comprava no mercado.

A não ser que no dia 4 à noite haja um "fenómeno" que meta os "moinhos" de vento todos abaixo, é impossível elas baixarem... porque pura e simplesmente não haverá vendedores abaixo do preço da OPS.

Claro que aquele impossível era e é exagerado...
Claro que as condições de mercado daquele dia e naqueles dias foram difíceis...(o IBEX nesse dia perdeu 2%.. suponho)
Claro que o caminho da renováveis espanhola não surpreende... seguiu a tendência do mercado.
Claro que não digo que a EDPR não esteja a 6€ ou 7€ daqui a meses.
Apenas digo e continuo a achar que vai ser difícil a EDPR "cair da escada" no 1º(s) dias, como alguns, atrás disseram...
Fui à OPS numa perspectiva de curto prazo, de aproveitar as "normais" valorizações pós entrada em bolsa.

E digo normais porque é o normal.
EDP, TELECOM, BRISA, REN, GALP, etc todas elas tiveram valorizações iniciais (estou a falar das entradas em bolsa), e poucos são os casos que contrariam o normal.

Registado: 28/6/2004 14:25

por Ulisses Pereira » 28/5/2008 15:20

Pinzio, enquanto não estiver 100% privatizada, parece-me de praticamente impossível o segundo cenário.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Bons negocios da EDP

por ASLPINZIO » 28/5/2008 15:14

consegue despachar a REN e a EDPR em picos de mercado, tendo imenso cash para investir(em mercado em baixa) sem recorrer a divida(com juros a subir) estratégicamente esta muito bem . Podera futuramente a EDP entrar em uma grande aquisição ou poderá ser OPADA visto dispor de imenso cash q de momento não esta investido e cash é coisa q rareia...

Re: A edp não sobe , será a nossa bolsa um mercado aípico?

por artista_ » 28/5/2008 15:05

sol Escreveu:Sendo a EDP detentora do total do capital da EDP renováveis, mesmo depois da dispersão que está a decorrer, fica detentora de uma percentagem substancial da mesma não sei das percentagens exactas mas é bastante, sendo tão bom negócio que também não duvido, porque razão isso não se está a reflectir na cotação da EDP já?

Na minha opinião está, por duas razões:

1- os mercados estão com tendência de queda e a EDP é das que tem caído menos... evidentemente que isso me faz supor que, num mercado com uma tendência inversa, a EDP subiria!

2- Provavelmente este facto já está a ser descontado há algum tempo, e não só agora, além disso ainda pressistem com toda a certeza algumas dúvidas sobre o comportamento da EDPr em bolsa, e isso reflecte-se na cotação da EDP...

Bons negócios

artista

A edp não sobe , será a nossa bolsa um mercado aípico?

por sol » 28/5/2008 14:58

Não me vou pronunciar sobre o que está escrito no tópico sobre a dispersão em bolsa da EDP renováveis, porque pura e simplesmente nada li, por falta de tempo, mas não quero deixar de fazer a seguinte reflexão, porque me tem deixado muito prepelexo e que é o seguinte:

Sendo a EDP detentora do total do capital da EDP renováveis, mesmo depois da dispersão que está a decorrer, fica detentora de uma percentagem substancial da mesma não sei das percentagens exactas mas é bastante, sendo tão bom negócio que também não duvido, porque razão isso não se está a reflectir na cotação da EDP já?

Pessoalmente estou muito pouco entusiasmado com a operação!

PSI20 10,668 0.01% -18.06%
CAC40 4,983 1.57% -11.23%
DAX Xetra 7,052 1.34% -12.58%
NASDAQ 2,481 1.50% -7.31%
S&P 500 1,385 0.68% -5.65% (isto era o desempenho das bolsas por volta das 13h de hoje).

Será o PSI 20 uma bolsa atípica!

sol

Registado: 17/12/2002 10:41

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CarlosAP, PacoNasssa, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, Zguibz2 e 128 visitantes