Galp - Tópico Geral
Re: Galp - Tópico Geral "uma opinião"
Ontem, a Galp e a Northvolt anunciaram o acordo para a criação de uma parceria, intitulada de
Aurora, com o objetivo de se tornar no ponto de partida para o desenvolvimento de uma cadeia
de valor integrada de baterias de lítio, alinhada com as metas portuguesas e europeias. Com o
principal intuito de estabelecer a maior e a mais sustentável unidade integrada de conversão de
lítio da Europa, a Aurora desenvolverá uma unidade com uma capacidade de produção anual
inicial de até 35 mil toneladas de hidróxido de lítio para baterias.
Segundo os analistas do CaixaBank BPI Equity Research, a ambição da Galp no lítio é relevante e
o projeto anunciado pode ser o primeiro passo para moldar um novo ângulo de crescimento
interessante, apoiado nos objetivos de transição energética. A Galp pretende obter uma
vantagem de liderança (não existem refinarias de lítio na Europa), aproveitando o compromisso
da UE em construir uma indústria de baterias verticalmente integrada e as vantagens
competitivas de Portugal (recursos/geologia ou as principais infraestruturas como os portos
marítimos)
[b]Boneco actualizado, nada a acrescentar de relevante.
CumPrim/
ValeAquilino[/b]
Aurora, com o objetivo de se tornar no ponto de partida para o desenvolvimento de uma cadeia
de valor integrada de baterias de lítio, alinhada com as metas portuguesas e europeias. Com o
principal intuito de estabelecer a maior e a mais sustentável unidade integrada de conversão de
lítio da Europa, a Aurora desenvolverá uma unidade com uma capacidade de produção anual
inicial de até 35 mil toneladas de hidróxido de lítio para baterias.
Segundo os analistas do CaixaBank BPI Equity Research, a ambição da Galp no lítio é relevante e
o projeto anunciado pode ser o primeiro passo para moldar um novo ângulo de crescimento
interessante, apoiado nos objetivos de transição energética. A Galp pretende obter uma
vantagem de liderança (não existem refinarias de lítio na Europa), aproveitando o compromisso
da UE em construir uma indústria de baterias verticalmente integrada e as vantagens
competitivas de Portugal (recursos/geologia ou as principais infraestruturas como os portos
marítimos)
[b]Boneco actualizado, nada a acrescentar de relevante.
CumPrim/
ValeAquilino[/b]
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Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Galp - Tópico Geral
Em relação ao concentrado, parece-me que é a norma e várias notícias fazem referência a ele. Exemplos:
https://www.publico.pt/2021/12/14/econo ... ia-1988550
https://www.forbespt.com/joint-venture- ... m-portugal
https://multinews.sapo.pt/motores/galp- ... -portugal/
Sem conhecer as reacções em detalhe, numa estimativa rapida creio que 100t de matéria prima (concentrado de espodumena) permitam obter na ordem de 10t de hidróxido de lítio, o que é um pedaço mais do que estavas a sugerir. Seja como for, isto é afinal o que os outros refinadores também estão a fazer: a matéria prima viaja longas distâncias por mar (e por terra) portanto não estou a ver qual é o obstáculo incrível para Portugal.
https://www.publico.pt/2021/12/14/econo ... ia-1988550
https://www.forbespt.com/joint-venture- ... m-portugal
https://multinews.sapo.pt/motores/galp- ... -portugal/
“Espera-se que o historial comprovado da Galp e da Northvolt, assim com a sua experiência complementar e os conhecimentos especializados, saiam reforçados com o estabelecimento de parcerias chave ao longo da cadeia de valor, nomeadamente na garantia do fornecimento de concentrado de espodumena de elevada qualidade a partir de fornecedores chave”, sustentam as empresas.
Sem conhecer as reacções em detalhe, numa estimativa rapida creio que 100t de matéria prima (concentrado de espodumena) permitam obter na ordem de 10t de hidróxido de lítio, o que é um pedaço mais do que estavas a sugerir. Seja como for, isto é afinal o que os outros refinadores também estão a fazer: a matéria prima viaja longas distâncias por mar (e por terra) portanto não estou a ver qual é o obstáculo incrível para Portugal.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Galp - Tópico Geral
NirSup Escreveu:EPPUR SI MUOVE...
Concentrações à parte, faz alguma diferença 3,7% ou 5%?
É a primeira vez que ouço falar em espodumena concentrada. Todas as notícias que li e mesmo as declarações do Ministro Matos Fernandes falam simplesmente em importações (de pedra suponho eu ).
By Nirvana
Nirsup, pelo que vejo isto é o que a China faz há vários anos senão é que não é pior. Após breve consulta, a China também importa a maior parte da matéria prima de locais como a Austrália e o Chile. E no caso de pelo menos um dos principais refinadores, ainda transporta a matéria prima mais de 1000Km para dentro do território chinês (Tianqi Lithium em Sichuan). Outro grande refinador encontra-se em Jiangxi, também no interior, e permite-se importar matéria prima de bem longe (América do Sul).
De novo, não faço ideia se a refinaria vai ser viável ou não e não pretendo conduzir aqui um estudo de viabilidade económica, não tenho meios para o fazer nem é a minha área de expertise. Mas também não creio que isto apresente o tipo de impossibilidade logística e económica que estás a sugerir. Afinal é o que já se faz noutros lados e é o que se passa com o crude faz décadas, diga-se.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Galp - Tópico Geral
Acho que com essas concentrações não será viável. Espero que inclua o fabrico das baterias, senão isto não tem pernas para andar. Mas isto é um leigo a opinar.
Eu vejo a cotação da EDPR como resultado de um "hype" na energia renovável. Talvez este ano paguem um dividendo em condições como resultado de terem a eletricidade a 300€ por MW
Esquinas Escreveu:NirSup, resumindo e baralhando e pelo que se pode ler nas entrelinhas:
Para ti, a única cotada que de facto está cheia de virtudes e muito bem gerida é a EDPR. Todas as demais, são lixo tóxico e do qual devemos fugir!
Tive azar, fui logo apostar em lixo tóxico
Eu vejo a cotação da EDPR como resultado de um "hype" na energia renovável. Talvez este ano paguem um dividendo em condições como resultado de terem a eletricidade a 300€ por MW

"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
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Re: Galp - Tópico Geral
NirSup, resumindo e baralhando e pelo que se pode ler nas entrelinhas:
Para ti, a única cotada que de facto está cheia de virtudes e muito bem gerida é a EDPR. Todas as demais, são lixo tóxico e do qual devemos fugir!
Tive azar, fui logo apostar em lixo tóxico
Para ti, a única cotada que de facto está cheia de virtudes e muito bem gerida é a EDPR. Todas as demais, são lixo tóxico e do qual devemos fugir!
Tive azar, fui logo apostar em lixo tóxico

Re: Galp - Tópico Geral


Como investidor, na dita cuja, penso que a gestão da mesma, irá produzir, ou pensa?! faze-lo:
Hidrogénio Verde, Sines;
Lítio, junto das minas de mineração;
Matosinhos, Zona Urbana, por isso Hidrogénio Verde !? Talvez Urbanização do Terreno !

Essas são as minhas perspetivas...

pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
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Re: Galp - Tópico Geral
EPPUR SI MUOVE...
Concentrações à parte, faz alguma diferença 3,7% ou 5%?
É a primeira vez que ouço falar em espodumena concentrada. Todas as notícias que li e mesmo as declarações do Ministro Matos Fernandes falam simplesmente em importações (de pedra suponho eu ).
By Nirvana
Concentrações à parte, faz alguma diferença 3,7% ou 5%?
É a primeira vez que ouço falar em espodumena concentrada. Todas as notícias que li e mesmo as declarações do Ministro Matos Fernandes falam simplesmente em importações (de pedra suponho eu ).
By Nirvana
É fácil ganhar dinheiro na Bolsa. Difícil, difícil, é acertar no cavalo vencedor. E só ele leva o prémio.
Re: Galp - Tópico Geral
Nirsup, creio que as tuas contas estão um bocado off por várias razões.
Por um lado eles referiram importar concentrado de espodumena, aqui a concentração varia conforme o grade mas com uma rápida consulta vejo que anda na ordem dos 5% ou mais (poderá chegar a cerca de 7.5%). E sendo que estamos a falar da concentração de Li2O, enquanto que o Hidroxido de Litio consiste em LiOH, na verdade a fonte de lítio (elemento) permite gerar mais Hidróxido de Lítio do que a proporção que o teu post poderá deixar entender. Além disso, não vou assumir que num processo de refinação o resto que não tem um dado fim "vai para o lixo", não é isto que normalmente se passa (no caso do crude, por exemplo, é quase tudo aproveitado, muito embora só uma parcela acabe em combustível para automóveis).
Longe de mim querer fazer aqui um estudo de viabilidade económica, mas deixo estas observações pois não me parece que tudo o que estás a dizer esteja realmente correcto.
Nota: valores da ordem dos que referi para o teor de Li2O em concentrado de espodumena podem ser encontrados em várias fontes mas deixo aqui pelo menos uma - HARD ROCK LITHIUM PROCESSING (pdf)
Por um lado eles referiram importar concentrado de espodumena, aqui a concentração varia conforme o grade mas com uma rápida consulta vejo que anda na ordem dos 5% ou mais (poderá chegar a cerca de 7.5%). E sendo que estamos a falar da concentração de Li2O, enquanto que o Hidroxido de Litio consiste em LiOH, na verdade a fonte de lítio (elemento) permite gerar mais Hidróxido de Lítio do que a proporção que o teu post poderá deixar entender. Além disso, não vou assumir que num processo de refinação o resto que não tem um dado fim "vai para o lixo", não é isto que normalmente se passa (no caso do crude, por exemplo, é quase tudo aproveitado, muito embora só uma parcela acabe em combustível para automóveis).
Longe de mim querer fazer aqui um estudo de viabilidade económica, mas deixo estas observações pois não me parece que tudo o que estás a dizer esteja realmente correcto.
Nota: valores da ordem dos que referi para o teor de Li2O em concentrado de espodumena podem ser encontrados em várias fontes mas deixo aqui pelo menos uma - HARD ROCK LITHIUM PROCESSING (pdf)
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Galp - Tópico Geral
A Galp ainda não abriu integralmente o jogo do negócio porque deve haver várias variáveis que é preciso trabalhar.
Terá de fazer ainda mais parcerias noutros países e irá fazê-las inevitavelmente.
Não creio que a refinaria de Sines esteja a ser concebida unicamente para refinar o litio de Boticas.
A Galp sabe fazer contas, sabe fazer projetos.
Considero os investimentos nas baterias elétricas, na energia fotovoltaica, no hidrogénio verde e no gás de Moçambique, todos eles, como sendo muito positivos.
Terá de fazer ainda mais parcerias noutros países e irá fazê-las inevitavelmente.
Não creio que a refinaria de Sines esteja a ser concebida unicamente para refinar o litio de Boticas.
A Galp sabe fazer contas, sabe fazer projetos.
Considero os investimentos nas baterias elétricas, na energia fotovoltaica, no hidrogénio verde e no gás de Moçambique, todos eles, como sendo muito positivos.
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Re: Galp - Tópico Geral
Os homens devem estar loucos!
A pensada refinaria de lítio (Sines ou Matosinhos) vai ter uma capacidade de produção anual de até 35 mil toneladas de hidróxido de lítio, de acordo com as declarações dos promotores.
As reservas totais de minério existentes em Portugal (dados atuais) dariam para pouco mais de 3 anos.
Dizem os promotores do projeto (e o Ministro Matos Fernandes também) que Portugal poderá importar minério (espodumena) da Austrália, do Brasil e do Canadá.
Alguém já imaginou camiões carregados de pedra branca a circular diariamente de Covas do Barroso até Sines ou Matosinhos? Qual seria o impacto ambiental nesse caso (ruido, poluição, trânsito, emissão de CO2)?
Alguém está a imaginar uma coisa dessas? Pois eu também não imagino que isso, algum dia, possa ser autorizado.
Importação da espodumena da Austrália, nos antípodas de Portugal? Não é viável, economicamente, e seria ambientalmente insustentável.
A espodumena tem uma concentração de lítio entre 1,6% e 3,7%. É inimaginável a quantidade de pedra que é preciso carregar e transportar de Austrália para Portugal para aproveitar uma ínfima quantidade do seu peso e do seu volume. Isto mais parece uma coisa de loucos.
Acresce salientar que a Austrália, não tem uma, tem várias refinarias de hidróxido de lítio e carbonato de lítio.
Então a Austrália não coloca em Portugal ou na Europa concentrado de lítio a um preço mais baixo?
Os deuses, perdão, os homens devem estar loucos.
By Nirvana
A pensada refinaria de lítio (Sines ou Matosinhos) vai ter uma capacidade de produção anual de até 35 mil toneladas de hidróxido de lítio, de acordo com as declarações dos promotores.
As reservas totais de minério existentes em Portugal (dados atuais) dariam para pouco mais de 3 anos.
Dizem os promotores do projeto (e o Ministro Matos Fernandes também) que Portugal poderá importar minério (espodumena) da Austrália, do Brasil e do Canadá.
Alguém já imaginou camiões carregados de pedra branca a circular diariamente de Covas do Barroso até Sines ou Matosinhos? Qual seria o impacto ambiental nesse caso (ruido, poluição, trânsito, emissão de CO2)?
Alguém está a imaginar uma coisa dessas? Pois eu também não imagino que isso, algum dia, possa ser autorizado.
Importação da espodumena da Austrália, nos antípodas de Portugal? Não é viável, economicamente, e seria ambientalmente insustentável.
A espodumena tem uma concentração de lítio entre 1,6% e 3,7%. É inimaginável a quantidade de pedra que é preciso carregar e transportar de Austrália para Portugal para aproveitar uma ínfima quantidade do seu peso e do seu volume. Isto mais parece uma coisa de loucos.
Acresce salientar que a Austrália, não tem uma, tem várias refinarias de hidróxido de lítio e carbonato de lítio.
Então a Austrália não coloca em Portugal ou na Europa concentrado de lítio a um preço mais baixo?
Os deuses, perdão, os homens devem estar loucos.
By Nirvana
É fácil ganhar dinheiro na Bolsa. Difícil, difícil, é acertar no cavalo vencedor. E só ele leva o prémio.
Re: Galp - Tópico Geral
Parece-me uma boa notícia em geral. Espero que mais tarde desenvolvam competências na reciclagem de baterias.
O fim da era do petróleo ainda está a começar. E quanto às criticas, bem, há sempre uns quantos que vão criticar a mudança do negócio, incapazes de olhar para o futuro. Não podemos importar lítio e refinar aqui? Qual é o problema? Já fazemos isso com tantos produtos!
Que construam a refinaria! Que venha essa tecnologia para o nosso país! Isso irá beneficiar directamente quem trabalha na fábrica, mas também as nossas universidades e empresas secundárias. Produzir cá com o modelo de segurança europeu e regras de trabalho europeias. Chega de explorar gente que vive a 8mil km daqui e de estar totalmente dependente da cadeia de produção. Pelo menos uma delas ficaria mais perto.
O fim da era do petróleo ainda está a começar. E quanto às criticas, bem, há sempre uns quantos que vão criticar a mudança do negócio, incapazes de olhar para o futuro. Não podemos importar lítio e refinar aqui? Qual é o problema? Já fazemos isso com tantos produtos!
Que construam a refinaria! Que venha essa tecnologia para o nosso país! Isso irá beneficiar directamente quem trabalha na fábrica, mas também as nossas universidades e empresas secundárias. Produzir cá com o modelo de segurança europeu e regras de trabalho europeias. Chega de explorar gente que vive a 8mil km daqui e de estar totalmente dependente da cadeia de produção. Pelo menos uma delas ficaria mais perto.
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
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Re: Galp - Tópico Geral
Caro Punitor,
Pois eu acho. Acho isso e muito mais.
E não são os únicos.
Serão muitos? E não são poucos. Bastantes.
By Nirvana
Pois eu acho. Acho isso e muito mais.
E não são os únicos.
Serão muitos? E não são poucos. Bastantes.
By Nirvana
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Re: Galp - Tópico Geral
NirSup Escreveu:Caro Punitor,
E porque razão uma refinaria de hidróxido de lítio, em Sines ou em Matosinhos, seria mais rentável do que uma refinaria de hidróxido de lítio, situada no Salar de Uyuni, em Potosí (Bolívia)?
Chineses e alemães disputam na Bolívia os favores dos políticos para se aliarem a uma empresa local, Yacimientos de Lítio Bolivianos (YLB), para produzir hidróxido de lítio.
Chegou a existir um projeto para a construção de uma refinaria de hidróxido de lítio entre a empresa alemã ACI Systems e YLB, apoiada pelo ex-presidente Evo Morales.
Há quem diga que foi derrubado por causa disso.
Os chineses querem igualmente erguer uma refinaria de hidróxido de lítio na região.
E vêm falar-me de uma refinaria de lítio em Sines ou em Matosinhos? Para sacarem uns milhões à conta do PRR?
Ditosa pátria minha que tais filhos viu nascer e é governada por bastardos!
Ver mais AQUI:
https://br.sputniknews.com/20210417/son ... 50875.html
E AQUI:
https://dialogochino.net/pt-br/industri ... seu-litio/
Caro NirSup todas as matérias primas descobertas até agora fazem os Kms que forem precisos fazer para chegarem aos destinos devidos. O litio tem de ser diferente porquê? Aliás há atualmente muitas toneladas de lítio a fazerem já grandes viagens...
Acreditas que a Galp está a fazer estes investimentos com o único intuito de sacar uns milhões do PRR? Bem, essa tua conspiração é anedótica, desculpa que te diga. A empresa Galp não iria meter-se numa embrulhada dessas.
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- Registado: 1/11/2015 12:47
Re: Galp - Tópico Geral
NirSup Escreveu:Goya777 Escreveu:Mas a Galp nao vai refinar? É como refinar petroleo, tambem nao se produz em Portugal. Compra-se petroleo noutros países, mete-se num barco, e refina-se aqui. E depois vende-se o produto refinado.
Pois ...
E os países detentores de matéria prima andam todos a DROMIR.
Portugal, o único país do mundo que NÃO DROME em serviço.
Os tugas são uns vivaços. Vistas escanadas.
Será mais rentável (economicamente) e ambientalmente sustentável transportar por barco o hidróxido de lítio ou a matéria prima para extrair o hidróxido de lítio?
By Nirvana
Andam a dormir como os produtores de petróleo...
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- Registado: 17/7/2014 22:33
Re: Galp - Tópico Geral
Caro Punitor,
E porque razão uma refinaria de hidróxido de lítio, em Sines ou em Matosinhos, seria mais rentável do que uma refinaria de hidróxido de lítio, situada no Salar de Uyuni, em Potosí (Bolívia)?
Chineses e alemães disputam na Bolívia os favores dos políticos para se aliarem a uma empresa local, Yacimientos de Lítio Bolivianos (YLB), para produzir hidróxido de lítio.
Chegou a existir um projeto para a construção de uma refinaria de hidróxido de lítio entre a empresa alemã ACI Systems e YLB, apoiada pelo ex-presidente Evo Morales.
Há quem diga que foi derrubado por causa disso.
Os chineses querem igualmente erguer uma refinaria de hidróxido de lítio na região.
E vêm falar-me de uma refinaria de lítio em Sines ou em Matosinhos? Para sacarem uns milhões à conta do PRR?
Ditosa pátria minha que tais filhos viu nascer e é governada por bastardos!
Ver mais AQUI:
https://br.sputniknews.com/20210417/son ... 50875.html
E AQUI:
https://dialogochino.net/pt-br/industri ... seu-litio/
E porque razão uma refinaria de hidróxido de lítio, em Sines ou em Matosinhos, seria mais rentável do que uma refinaria de hidróxido de lítio, situada no Salar de Uyuni, em Potosí (Bolívia)?
Chineses e alemães disputam na Bolívia os favores dos políticos para se aliarem a uma empresa local, Yacimientos de Lítio Bolivianos (YLB), para produzir hidróxido de lítio.
Chegou a existir um projeto para a construção de uma refinaria de hidróxido de lítio entre a empresa alemã ACI Systems e YLB, apoiada pelo ex-presidente Evo Morales.
Há quem diga que foi derrubado por causa disso.
Os chineses querem igualmente erguer uma refinaria de hidróxido de lítio na região.
E vêm falar-me de uma refinaria de lítio em Sines ou em Matosinhos? Para sacarem uns milhões à conta do PRR?
Ditosa pátria minha que tais filhos viu nascer e é governada por bastardos!
Ver mais AQUI:
https://br.sputniknews.com/20210417/son ... 50875.html
E AQUI:
https://dialogochino.net/pt-br/industri ... seu-litio/
Editado pela última vez por NirSup em 14/12/2021 21:35, num total de 1 vez.
É fácil ganhar dinheiro na Bolsa. Difícil, difícil, é acertar no cavalo vencedor. E só ele leva o prémio.
Re: Galp - Tópico Geral
Bubka Escreveu:O problema Goya, é que no meu ponto de vista a atividade de transformação não é o Core business da empresa... Vai entrar num sector totalmente novo, não tem know how nenhum... Enfim..
Não dou uma década, uma e meia no máximo, para as baterias de lítio serem substituídas por outras tecnologias (baterias e hidrogênio), mais seguras e mais eficientes em termos de custo e energeticos...
Parece-me um enorme erro estratégico e com uma visão de curto prazo.
Eu estou estupefacto!
Mas isto é apenas a minha opinião.
Criticam a Galp poque o negócio Core supostamente já não presta. Os homens exploram novos negócios, afinal querem é o Core...
Refinam petróleo, vão refinar lítio. O processo químico não terá nada a ver mas continuará a ser uma refinadora (e não só)
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Re: Galp - Tópico Geral
Leio cada coisa neste fórum...
Afinal, que empresas europeias têm traquejo, know how e experiência para refinar litio?
E, porque raio o litio tem de provir das minas de boticas ou de minas portuguesas?
Talvez seja mais rentável e menos poluente e mais barato transportar umas centenas de milhares de toneladas num navio de outro país para Sines, do que em transportar o lítio em camiões de Boticas para Sines, 600 km. Por algum motivo a localização de Matosinhos foi descartada!!
A Galp está a reunir sinergias com empresas vocacionadas especificamente para o assunto e que inclusivamente querem no setor rivalisar com a Tesla, neste caso a Northvolt.
A Galp deve saber muito bem gerir o negócio de maneira a que a refinaria seja rentável. Será a maior refinaria da Europa, apenas isso para já.
E também convém que se diga que as baterias elétricas, seja da maneira que for, apareceram para ficar.
Afinal, que empresas europeias têm traquejo, know how e experiência para refinar litio?
E, porque raio o litio tem de provir das minas de boticas ou de minas portuguesas?
Talvez seja mais rentável e menos poluente e mais barato transportar umas centenas de milhares de toneladas num navio de outro país para Sines, do que em transportar o lítio em camiões de Boticas para Sines, 600 km. Por algum motivo a localização de Matosinhos foi descartada!!
A Galp está a reunir sinergias com empresas vocacionadas especificamente para o assunto e que inclusivamente querem no setor rivalisar com a Tesla, neste caso a Northvolt.
A Galp deve saber muito bem gerir o negócio de maneira a que a refinaria seja rentável. Será a maior refinaria da Europa, apenas isso para já.
E também convém que se diga que as baterias elétricas, seja da maneira que for, apareceram para ficar.
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Re: Galp - Tópico Geral
Goya777 Escreveu:Mas a Galp nao vai refinar? É como refinar petroleo, tambem nao se produz em Portugal. Compra-se petroleo noutros países, mete-se num barco, e refina-se aqui. E depois vende-se o produto refinado.
Pois ...
E os países detentores de matéria prima andam todos a DROMIR.
Portugal, o único país do mundo que NÃO DROME em serviço.
Os tugas são uns vivaços. Vistas escanadas.
Será mais rentável (economicamente) e ambientalmente sustentável transportar por barco o hidróxido de lítio ou a matéria prima para extrair o hidróxido de lítio?
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Re: Galp - Tópico Geral
O problema Goya, é que no meu ponto de vista a atividade de transformação não é o Core business da empresa... Vai entrar num sector totalmente novo, não tem know how nenhum... Enfim..
Não dou uma década, uma e meia no máximo, para as baterias de lítio serem substituídas por outras tecnologias (baterias e hidrogênio), mais seguras e mais eficientes em termos de custo e energeticos...
Parece-me um enorme erro estratégico e com uma visão de curto prazo.
Eu estou estupefacto!
Mas isto é apenas a minha opinião.
Não dou uma década, uma e meia no máximo, para as baterias de lítio serem substituídas por outras tecnologias (baterias e hidrogênio), mais seguras e mais eficientes em termos de custo e energeticos...
Parece-me um enorme erro estratégico e com uma visão de curto prazo.
Eu estou estupefacto!
Mas isto é apenas a minha opinião.
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Re: Galp - Tópico Geral
Mas a Galp nao vai refinar? É como refinar petroleo, tambem nao se produz em Portugal. Compra-se petroleo noutros países, mete-se num barco, e refina-se aqui. E depois vende-se o produto refinado.
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Re: Galp - Tópico Geral
Os números poderão estar algo desactualizados, mas sim, é verdade, tem-se verificado desde h´a alguns anos uma linguagem florida em relação à importância de Portugal no mercado mundial do lítio. Já lhe têm chamado tanto o "ouro" como o "petróleo" branco portugueses e a tendência é apontar Portugal com um país em destaque. Ora, Portugal destaca-se (apenas) por ser um dos poucos países a explorar lítio e começou a fazê-lo desde relativamente cedo. Mas tem-se focado na extracção apenas e não é (nem nunca foi) realmente um grande player a nível mundial pois tem desde sempre existido quem detenha e produza muito mais lítio que Portugal.
Portugal representa actualmente cerca de 1% da produção mundial, números redondos e em termos de reservas nem a isso chega.
Portugal representa actualmente cerca de 1% da produção mundial, números redondos e em termos de reservas nem a isso chega.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Galp - Tópico Geral
Não verifiquei os dados do nirsup.
Mas este investimento fora do Core business da empresa não é nada positivo para empresa.
Infelizmente tenho a concordar com o nirsup ao nível macro e das reservas mundiais...
Vejo a Galp a entrar num mercado, que é fora do seu core business e a desinvestir ou parar o investimento no seu core business...
Entrar no mercado de lítio é apenas e só o maior erro estratégico, vai estar a gastar recursos num segmento industrial quando já se provou com o fecho de Matosinhos que a Galp nem é propriamente um top player em termos de eficiência industrial, ao contrário da Altri por exemplo!
Porque não uma maior aposta no solar, no hidrogênio e na exploração de gás??? Não se compreende a direção estratégica da empresa de facto....
Vejo a Galp a fazer novos mínimos abaixo dos 8, muito abaixo...
Estou a reavaliar seriamente a minha posição com perda avultada :'(
Mas este investimento fora do Core business da empresa não é nada positivo para empresa.
Infelizmente tenho a concordar com o nirsup ao nível macro e das reservas mundiais...
Vejo a Galp a entrar num mercado, que é fora do seu core business e a desinvestir ou parar o investimento no seu core business...
Entrar no mercado de lítio é apenas e só o maior erro estratégico, vai estar a gastar recursos num segmento industrial quando já se provou com o fecho de Matosinhos que a Galp nem é propriamente um top player em termos de eficiência industrial, ao contrário da Altri por exemplo!
Porque não uma maior aposta no solar, no hidrogênio e na exploração de gás??? Não se compreende a direção estratégica da empresa de facto....
Vejo a Galp a fazer novos mínimos abaixo dos 8, muito abaixo...
Estou a reavaliar seriamente a minha posição com perda avultada :'(
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Re: Galp - Tópico Geral
NirSup Escreveu:Refinaria de Lítio em Portugal? Duvido.
De acordo com uma notícia, vinda hoje a público, a portuguesa Galp e a sueca Northvolt vão avançar em conjunto no desenvolvimento de uma refinaria de hidróxido de lítio.
Tenho dúvidas. Muitas dúvidas que este projeto tenha pernas para andar.
By Nirvana
NirSup, não precisas de vir com todos esses argumentos rocambolescos para denegrir a Galp...
Os acionistas da Galp, onde eu me incluo, já andamos suficientemente deprimidos e aterrorizados. Deixa lá isso
Re: Galp - Tópico Geral
Refinaria de Lítio em Portugal? Duvido.
De acordo com uma notícia, vinda hoje a público, a portuguesa Galp e a sueca Northvolt vão avançar em conjunto no desenvolvimento de uma refinaria de hidróxido de lítio.
Tenho dúvidas. Muitas dúvidas que este projeto tenha pernas para andar.
Preços
Reservas
No início deste ano, surgiu na Comunicação Social, em grandes parangonas este título:
Anedótico. Simplesmente anedótico. Pobres dos pobres porque são pobrezinhos.
Reservas da UE (dados mais recentes):
8 839 750 toneladas de óxido de lítio.
(27 depósitos potenciais em 9 países: República Checa, Sérvia, Ucrânia, Espanha, França, Portugal, Alemania, Áustria e Finlandia).
Reservas de Portugal:
130.000 toneladas
Bolívia, Argentina e Chile (dados de 2019, desatualizados):
62 milhões de toneladas.
Sendo que o lítio extraído é de elevada qualidade e barato de produzir (salares, em que o lítio é extraído à superfície).
Sem referir as dezenas de milhões de toneladas da China, da Austrália e dos EUA.
Conclusão: a produção das baterias de lítio vai, provavelmente, continuar a fazer-se na China, como acontece atualmente.
By Nirvana
De acordo com uma notícia, vinda hoje a público, a portuguesa Galp e a sueca Northvolt vão avançar em conjunto no desenvolvimento de uma refinaria de hidróxido de lítio.
Tenho dúvidas. Muitas dúvidas que este projeto tenha pernas para andar.
Preços
1. “Se temos indústrias de lítio, a Bolívia vai colocar um preço no mundo inteiro”, assegurou recentemente o presidente da Bolívia, Evo Morales, numa visita a Uyuni.
2. A China, em junho de 2019, anunciou que teria capacidade para comercializar lítio até 1/9 do preço de mercado; ou seja, a 1900€ a tonelada.
3. A Austrália, um dos grandes produtores mundiais daquele mineral, abriu seis novas minas para fazer face às necessidades mundiais.
4. O Chile deverá duplicar a sua produção nos próximos 4 anos. Face às novas descobertas e aos aumentos de produção há, hoje em dia, muito mais oferta que procura, causando um desequilíbrio de mercado, situação que tem levado a uma queda abrupta dos preços, depois da tendência de subida que se verificou entre 2015 e 2018.
Reservas
No início deste ano, surgiu na Comunicação Social, em grandes parangonas este título:
Anedótico. Simplesmente anedótico. Pobres dos pobres porque são pobrezinhos.
Reservas da UE (dados mais recentes):
8 839 750 toneladas de óxido de lítio.
(27 depósitos potenciais em 9 países: República Checa, Sérvia, Ucrânia, Espanha, França, Portugal, Alemania, Áustria e Finlandia).
A nível europeu, países como a República Checa possui recursos de lítio estimados a 1.300.000 toneladas, Sérvia 1.000.000 toneladas, Espanha 400.000 toneladas e Alemanha 180.000 toneladas. Atualmente, já existem vários projetos de exploração de lítio europeu em fase de estudo: Cinovec na República Checa, considerado o quarto maior depósito do mundo de lítio não-salmoura; Jadar na Sérvia, onde foi estimado que podia conter 10% das reservas mundiais; águas termais sob o rio Reno na Alemanha, potencialmente um dos maiores depósitos do mundo com lítio suficiente para produzir baterias para cerca de 400 milhões de carros elétricos!
Reservas de Portugal:
130.000 toneladas
Bolívia, Argentina e Chile (dados de 2019, desatualizados):
62 milhões de toneladas.
Sendo que o lítio extraído é de elevada qualidade e barato de produzir (salares, em que o lítio é extraído à superfície).
Sem referir as dezenas de milhões de toneladas da China, da Austrália e dos EUA.
Conclusão: a produção das baterias de lítio vai, provavelmente, continuar a fazer-se na China, como acontece atualmente.
By Nirvana
É fácil ganhar dinheiro na Bolsa. Difícil, difícil, é acertar no cavalo vencedor. E só ele leva o prémio.
Re: Galp - Tópico Geral
Esquinas Escreveu:Até estou emocionado com estas notícias em torno da Galp... até já soltei 3 lágrimas.
A euforia é tanta nos mercados, que a cotação até explode de deleite!
Não, agora vai, agora acredito que vamos no bom caminho![]()
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Esquinas és acionista da Galp a que valor?
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