Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renovaveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 30/5/2008 21:22

arnie Escreveu:
Os institucionais e os insiders estarão SEMPRE em vantagem relativamente ao pequeno investidor. São eles que fazem mexer os mercados. Sem eles os mercados simplesmente não existiam.

Olá arnie, mas têm uma grande desvantagem, nós entramos e saímos de um minuto para o outro, eles ás vezes ficam "agarrados" e não há nada a fazer que não seja esperar ou assumir as perdas... olha o Berardo!!

Obviamente, que fasem-me mais falta 100 euros a mim que um milhão a eles, mas isso é outra história :)

um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por arnie » 30/5/2008 20:13

vold Escreveu:nunca tinha ouvido falar disto, mas a ser verdade, e acredito na Pata-Hari, é uma tremenda desvantagem que os pequenos investidores têm em relação aos institucionais e devia mesmo ser ilegal

Ilegal?

Mas desde quando é que os mercados financeiros foram feitos para os pequenos investidores fazerem dinheiro?

Os institucionais e os insiders estarão SEMPRE em vantagem relativamente ao pequeno investidor. São eles que fazem mexer os mercados. Sem eles os mercados simplesmente não existiam.

Há quem diga que as vantagens que eles possuem são o "prémio" dado pelos trabalho deles em manterem os mercados activos enquanto outros consideram um crime pois eles ganham milhões à custa dos pequenos investidores.

Para mim, eles são um "mal" necessário e como todos os males que existem, apenas nos resta uma coisa, nos adaptar a eles.

A nossa função e conseguir tirar proveito dos movimentos que eles fazem, nada mais.

Não vale a pena andarmos a culpa-los dos nosso maus negócios. Eles fazem o trabalho deles e nós devemos fazer o nosso.

Se perdemos, certamente que a razão é não termos feito o nosso trabalho como deveríamos ter feito.

um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por artista_ » 30/5/2008 19:10

majomo Escreveu:Obrigado pelo link, vou acrescentar aos favoritos... :wink:

Percebo a tua estratégia para ir.

Mas, qual a estratégia após...
Vender imediatamente? vender se a cotação baixar?
Ou aplicação a longo prazo?

Boa sorte!

Cumps.
:)

Agora não tenho tempo mas ainda hoje ou amanhã vou escrever um artigo sobre isso!

um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por majomo » 30/5/2008 16:45

artista Escreveu:
majomo Escreveu:É verdade que tem aguentado bem os 4€, mas estava à espera que houvesse uma reflexão positiva na acção, como aconteceu em anteriores OPS, exemplo a martifer...

Sim só que as condições de mercado eram muito diferentes...

majomo Escreveu:Não acompanhei bem este tópico, tu estás dentro?

Eu vou sempre ás OPV, podes ver aqui porquê: http://sobe-e-desce.blogspot.com/2008/0 ... vveis.html

Também nas OPV é mais fácil ter uma estratégia e agir de acordo com ela do que agir de acordo com aquilo que vamos lendo, a nossa decisão será também mais racional e menos dependente de emoções ... a minha está ai, evidentemente que poderá haver melhores, mas a que tenho tem resultado, não vejo razões para não a respeitar :wink:

Um abraço

artista

Obrigado pelo link, vou acrescentar aos favoritos... :wink:

Percebo a tua estratégia para ir.

Mas, qual a estratégia após...
Vender imediatamente? vender se a cotação baixar?
Ou aplicação a longo prazo?

Boa sorte!

Cumps.
:)
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por artista_ » 30/5/2008 16:32

majomo Escreveu:É verdade que tem aguentado bem os 4€, mas estava à espera que houvesse uma reflexão positiva na acção, como aconteceu em anteriores OPS, exemplo a martifer...

Sim só que as condições de mercado eram muito diferentes...

majomo Escreveu:Não acompanhei bem este tópico, tu estás dentro?

Eu vou sempre ás OPV, podes ver aqui porquê: http://sobe-e-desce.blogspot.com/2008/0 ... vveis.html

Também nas OPV é mais fácil ter uma estratégia e agir de acordo com ela do que agir de acordo com aquilo que vamos lendo, a nossa decisão será também mais racional e menos dependente de emoções ... a minha está ai, evidentemente que poderá haver melhores, mas a que tenho tem resultado, não vejo razões para não a respeitar :wink:

Um abraço

artista

por majomo » 30/5/2008 16:18

artista Escreveu:
majomo Escreveu:Acabei por não subscrever nenhuma ação...

Simplesmente não vi muito entusiasmo por parte dos grandes, nomeadamente, não vejo a cotação a EDP a subir e como o nosso psi está muito perigoso, fico a assistir...

Olá majomo, em relaçõ ao psi estou de acordo, mas em relação à EDP não... ela não tem subido mas, no mercado actual, não cair já é bastante bom!

um abraço

artista

É verdade que tem aguentado bem os 4€, mas estava à espera que houvesse uma reflexão positiva na acção, como aconteceu em anteriores OPS, exemplo a martifer...

Ainda cheguei a entrar na EDP para beneficiar do sucesso, mas como não passou disso, voltei a sair.
Talvez os grandes estejam expectantes como eu.

Por isto, pelo psi, pelo mercado em geral,..., pelo meu pensamento bear :lol: , fico a assistir.

Como muita gente "miúda" está a pensar vender nos primeiros tempos, parece-me que os institucionais não terão pressa em apanhar o peixe da gente miúda.

E se houver uma queda nos primeiros tempos, acho que muita gente vai vender a qualquer preço...

Mas, ok, sou eu a especular.

Boa sorte!

Se o psi inverter, tentarei aproveitar uma oportunidade.

Não acompanhei bem este tópico, tu estás dentro?

Cumps. :)
-Devo usar STOP's

por artista_ » 30/5/2008 16:09

majomo Escreveu:Acabei por não subscrever nenhuma ação...

Simplesmente não vi muito entusiasmo por parte dos grandes, nomeadamente, não vejo a cotação a EDP a subir e como o nosso psi está muito perigoso, fico a assistir...

Olá majomo, em relaçõ ao psi estou de acordo, mas em relação à EDP não... ela não tem subido mas, no mercado actual, não cair já é bastante bom!

um abraço

artista

por trial » 30/5/2008 16:04

Segundo a UBS
EDP Renováveis subscrita com preços entre os 7,90 e os 8,15 euros
A UBS revelou hoje, através de um "e-mail" enviado aos seus clientes, citado pela Bloomberg, que as acções da EDP Renováveis foram subscritas na totalidade pelos investidores institucionais, com valores entre os 7,90 e os 8,15 euros, preço que se situa abaixo da média do intervalo definido pela empresa liderada por António Mexia.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

A UBS revelou hoje, através de um "e-mail" enviado aos seus clientes, citado pela Bloomberg, que as acções da EDP Renováveis foram subscritas na totalidade pelos investidores institucionais, com valores entre os 7,90 e os 8,15 euros, preço que se situa abaixo da média do intervalo definido pela empresa liderada por António Mexia.

A EDP definiu um intervalo de 7,40 euros e 8,90 euros para a alienação de mais de 225 milhões de acções representativas de 25% do capital da EDP Renováveis, operação com a qual a eléctrica nacional conta encaixar um máximo de 2 mil milhões de euros, assumindo a venda dos títulos ao preço máximo.

De acordo com a UBS, um dos bancos coordenadores da operação, a oferta já foi totalmente subscrita pelos investidores institucionais, para quem está reservada a maior quantidade de acções. Os dados obtidos pelo Jornal de Negócios Online apontam para que a procura já supere a oferta em mais de quatro vezes.

As ordens de compra dos títulos da EDP Renováveis terão, segundo a casa de investimento, citada pela Bloomberg, sido colocadas com preços entre os 7,90 euros e os 8,15 euros. Este último valor representa a média do intervalo definido por António Mexia.

Com base neste dado, é admissível que também as acções alocadas para os pequenos investidores venham a ser alienadas próximo destes níveis. Só se saberá o valor na próxima segunda-feira, dia em que tem lugar a sessão especial de bolsa da EDP Renováveis.

Estes preços contrastam com as afirmações proferidas por Nuno Alves, CFO da EDP, na entrevista concedida ao Jornal de Negócios. O responsável afirmou que os títulos da nova cotada irão ser vendidos na parte superior do intervalo. Ou seja, entre 8,15 euros e 8,90 euros.

Registado: 18/1/2008 16:20

por majomo » 30/5/2008 15:57

Acabei por não subscrever nenhuma ação...

Bons negócios para quem está dentro.
-Devo usar STOP's

por trial » 30/5/2008 15:51

Para que fique claro minhas duvidas não tinham por objectivo por em duvida Pata-Hari.

Embora esteja curioso para saber se essa informação é oficial ou oficiosa, talvez Pata-Hari possa esclarecer.

Mas pensado melhor o preço condicionado dos institucionais pode ser uma vantagem para os pequenos investidores.

O preço será aquela que permita escoar todas as acções destinadas aos grandes investidores

Cumprimentos

vold Escreveu:nunca tinha ouvido falar disto, mas a ser verdade, e acredito na Pata-Hari, é uma tremenda desvantagem que os pequenos investidores têm em relação aos institucionais e devia mesmo ser ilegal.

por outro lado e correndo o risco de que a ops falhe a nível dos institucionais, sempre obriga a que o preço possa satisfazer o maior número possível ordens dos institucionais, o que, provavelmente, baixa substancialmente o preço inicial das acções

por vold » 30/5/2008 15:02

nunca tinha ouvido falar disto, mas a ser verdade, e acredito na Pata-Hari, é uma tremenda desvantagem que os pequenos investidores têm em relação aos institucionais e devia mesmo ser ilegal.

por outro lado e correndo o risco de que a ops falhe a nível dos institucionais, sempre obriga a que o preço possa satisfazer o maior número possível ordens dos institucionais, o que, provavelmente, baixa substancialmente o preço inicial das acções

Registado: 29/11/2007 14:23

por trial » 30/5/2008 14:57

Podendo os institucionais darem ordem condicionadas a um determinado preço , o problema de legalidade mantém-se.

Teria a partida uma posição de favor isso não é permitido, essa informação teria de estar disponível para todos os investidores

Cumprimentos

artista Escreveu:
trial Escreveu:Não querendo duvidar desta sua informação , fiz uma busca por toda a literatura disponível sobre a EDP Renováveis e não entrei nada sobre os institucionais poderem anular depois de saberem o o preço

Tenho mesmo duvidas da sua legalidade, pois os pequenos investidores estariam em desvantagem 27/05/2008, era a sua data limite para anularem ordem dadas.

Não são ordens que são anuladas, são ordens condicionadas a um determinado preço... de qualquer forma os pequenos investidores também não têm acesso a esse tipo de ordens e podes ter alguma razão na desvantagem em relação aos intitucionais!

cps

artista

por artista_ » 30/5/2008 14:30

trial Escreveu:Não querendo duvidar desta sua informação , fiz uma busca por toda a literatura disponível sobre a EDP Renováveis e não entrei nada sobre os institucionais poderem anular depois de saberem o o preço

Tenho mesmo duvidas da sua legalidade, pois os pequenos investidores estariam em desvantagem 27/05/2008, era a sua data limite para anularem ordem dadas.

Não são ordens que são anuladas, são ordens condicionadas a um determinado preço... de qualquer forma os pequenos investidores também não têm acesso a esse tipo de ordens e podes ter alguma razão na desvantagem em relação aos intitucionais!

cps

artista

por trial » 30/5/2008 14:21

Não querendo duvidar desta sua informação , fiz uma busca por toda a literatura disponível sobre a EDP Renováveis e não entrei nada sobre os institucionais poderem anular depois de saberem o o preço

Cumprimentos

Pata-Hari Escreveu:Só uma chamada de atenção relativamente à procura de institucionais: a procura existente pode ser 4 vezes. No entanto, as ordens podem (são concerteza) condicionadas a preço. Ou seja, se metade tiver dado uma ordem com a restrição do preço ser o mínimo, a procura para qualquer outro preço é portanto muito inferior.

por artista_ » 30/5/2008 14:07

Pata-Hari Escreveu:Só uma chamada de atenção relativamente à procura de institucionais: a procura existente pode ser 4 vezes. No entanto, as ordens podem (são concerteza) condicionadas a preço. Ou seja, se metade tiver dado uma ordem com a restrição do preço ser o mínimo, a procura para qualquer outro preço é portanto muito inferior.

Ora aqui está algo que eu não sabia! :wink: Mas há tanta coisa que eu não sei, mas pelo menos esta já fiquei a saber!

Obrigado patita

artista

por Pata-Hari » 30/5/2008 13:30

Só uma chamada de atenção relativamente à procura de institucionais: a procura existente pode ser 4 vezes. No entanto, as ordens podem (são concerteza) condicionadas a preço. Ou seja, se metade tiver dado uma ordem com a restrição do preço ser o mínimo, a procura para qualquer outro preço é portanto muito inferior.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Valor das acções......

por rasteiro » 30/5/2008 13:24

O preço das acções da EDP Renováveis vai ser fixado no limite inferior do intervalo, entre 7,90 e 8,15 euros, segundo um ‘email’ enviado por um dos bancos responsáveis pela OPV aos seus clientes, citado pela agência Bloomberg.

A ser assim não é nada mau...
Abraços... :mrgreen:

Registado: 29/11/2007 12:24

por Valkyrie » 30/5/2008 11:55

Vivam !

Devido talvez á minha pouca experiência e conhecimento nestas andanças, nunca pensei que a procura para estes papéis fosse tão elevado. 3x...4x...sim, tudo bem, mas 82x ??? :shock:

Só espero que a empresa seja estável ou mehor então, que possa mesmo subir no seu valor de uma forma consistente.

Saudações á comunidade do Caldeirão,
Valkyrie 8-)
Cumprimentos,
Valkyrie

"No tempo de D. Afonso V já havia uma Bolsa de Valores (Alvará de 1439)"

Registado: 26/5/2008 13:28

por maverick » 30/5/2008 4:16

Tomando em conta que os empregados e accionista da EDP têm condições especiais... o rateio imaginário é mais elevado para o publico geral...
Cumprimentos

Registado: 25/10/2007 11:17

por Vodka7 » 29/5/2008 19:56

Oferta pública de subscrição de 45.085.590 acções ordinárias, escriturais e nominativas da EDP Renováveis, S.A. e de admissão à negociação em mercado regulamentado de 901.711.808 acções representativas de 100% do seu capital social: total da procura até 29 de Maio

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd12627.pdf

82,14x

Registado: 10/11/2005 21:53

por artista_ » 29/5/2008 14:54

vold Escreveu:já artista e depois dessa notícia saiu o comunicado da EDPr a chamar atenção para os riscos, a pedido da cmvm :lol:

tou dentro e confiante, a procura dos institucionais é de facto grande e a exposição aos EUA pode vir a revelar-se produtiva.

Obrigado Vold, reparei de facto nesse comunicado da CMVM aqui no forum mas a notícia escapou-me... estes dias foram muito complicados com o trabalho!!!

Um abraço

artista

Re: Procura de institucionais

por vold » 29/5/2008 14:28

portucel Escreveu:
vold Escreveu:já artista e depois dessa notícia saiu o comunicado da EDPr a chamar atenção para os riscos, a pedido da cmvm :lol:

tou dentro e confiante, a procura dos institucionais é de facto grande e a exposição aos EUA pode vir a revelar-se produtiva.

A procura está em 4X a oferta por parte dos institucionais...

... não me parece grande!

mais atrás no tópico coloquei uma comparação da procura dos institucionais na galp e na edpr e quando me referi a grande foi no ambito da comparação :wink:

Procura de institucionais

por portucel » 29/5/2008 14:22

A procura está em 4X a oferta por parte dos institucionais...

... não me parece grande!

Registado: 10/11/2006 16:05

por TP1 » 29/5/2008 13:11

Ora nem mais. A visita do ministro do tesouro Americano ao centro fotovoltaico no alentejo, foi revelador do interesse em energias renováveis.

Registado: 30/11/2007 21:13

por vold » 29/5/2008 13:04

já artista e depois dessa notícia saiu o comunicado da EDPr a chamar atenção para os riscos, a pedido da cmvm :lol:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fincas, GamesOver, latbal, mjcsreis, PacoNasssa, Phil2014, tami e 147 visitantes