Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

[OT] Enigmas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: [OT] Enigma

por RPedroG » 14/4/2015 15:16

traderh Escreveu:Deixa-me lá explicar melhor imagina que é uma corrida para ver quem responde primeiro, o Bernard utilizando apenas o facto de o Albert não conseguir responder primeiro que ele consegue chegar à solução.

um só pode ter a certeza que sabe se o outro afirmar q nao sabe e que sabe q o outro tb nao sabe.
se um ficar calado, entao o outro nao tem a certeza de nada. ou se um apenas disser"eu nao sei", o outro tb nao tem a certeza.

se pensarmos bem pode ser considerado um paradoxo. pq um ao dizer q nao sabe, mas q o outro tb nao sabe. da a resposta ao outro, ou seja o outro fica a saber. mas se o outro fica a saber, entao a afirmacao do 1o deixa de ser verdadeira.

e o q achei curioso é q a solucao do Enigma muda consoante quem afirmar "eu nao sei, mas o outro tb nao sabe" :)

Registado: 31/7/2014 8:10

por chopsuey29 » 14/4/2015 15:14

ricardmag Escreveu:
Solve Maths Equation Problem.jpg

a=6

Registado: 5/6/2014 14:26

por traderh » 14/4/2015 13:52

RPedroG Escreveu:
traderh Escreveu:
RPedroG Escreveu:Curiosamente se o primeiro a dizer q nao sabia era o Bernard, e depois fosse o Albert a dizer q no inicio nao sabia, mas q agora ja sabia, o problema tb seria possivel de resolver, mas a data seria diferente.
Isto caso eu nao tenha cometido um erro de raciocinio :)

E se o enigma fosse assim o Bernard é o primeiro a responder?

nao percebi a tua pergunta mas o que eu quis dizer é q no enigma original é o Albert o primeiro a responder e dá a solucao q já colocaram aqui. Se o Bernard fosse o primeiro a responder (mas com o texto do Albert do enigma original), também seria possivel de resolver mas a solucao seria diferente.

Deixa-me lá explicar melhor imagina que é uma corrida para ver quem responde primeiro, o Bernard utilizando apenas o facto de o Albert não conseguir responder primeiro que ele consegue chegar à solução.

Registado: 10/6/2014 9:24

por RPedroG » 14/4/2015 12:30

traderh Escreveu:
RPedroG Escreveu:Curiosamente se o primeiro a dizer q nao sabia era o Bernard, e depois fosse o Albert a dizer q no inicio nao sabia, mas q agora ja sabia, o problema tb seria possivel de resolver, mas a data seria diferente.

nao percebi a tua pergunta mas o que eu quis dizer é q no enigma original é o Albert o primeiro a responder e dá a solucao q já colocaram aqui. Se o Bernard fosse o primeiro a responder (mas com o texto do Albert do enigma original), também seria possivel de resolver mas a solucao seria diferente.

por traderh » 14/4/2015 10:58

Registado: 10/6/2014 9:24

por ruicarlov » 14/4/2015 10:30

Para mim a=2, e a menos que haja aí algum truque escondido, não estou a ver a dificuldade. O que por sua vez me faz pensar ainda mais que há algum truque escondido.

Registado: 18/7/2011 11:04

por RPedroG » 14/4/2015 10:24

Curiosamente se o primeiro a dizer q nao sabia era o Bernard, e depois fosse o Albert a dizer q no inicio nao sabia, mas q agora ja sabia, o problema tb seria possivel de resolver, mas a data seria diferente.

por ricardmag » 14/4/2015 10:02

Solve Maths Equation Problem.jpg
Solve Maths Equation Problem.jpg (18.41 KiB) Visualizado 8866 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por atomez » 14/4/2015 4:23

16 Julho.

A minha explicação:

A (que só sabe o mês) diz que não sabe qual o dia C, mas tem a certeza que B (que só sabe o dia) também não sabe.

Do ponto de vista de B isso elimina os meses de Maio e Junho porque para B saber qual o dia C só podia ser no caso de 19 Maio ou 18 Junho, todos os outros dias existem em duplicado e se fosse um desses B não podia saber ao certo qual deles é. Como A sabe o mês certo, portanto tem de ser Julho ou Agosto.

B diz que não sabia, mas depois de A ter dito aquilo então diz que já sabe qual é.

Do ponto de vista de A isso quer dizer que só podem ser os dias 16 Julho, 15 ou 17 Ago porque o dia 14 existe em Julho e Agosto e nesse caso B não poderia ter a certeza.

Como A diz que assim já sabe qual é só pode ser 16 Julho, porque se fosse 15 ou 17 Ago ele não podia ter a certeza.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por MarcoAntonio » 14/4/2015 3:47

Não faço ideia, mas a solução é bastante simples, é 16 de Julho com toda a certeza. :)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ocioso » 14/4/2015 3:24

A entidade que elaborou a questão já indicou a opção correcta? É, de facto, 16 de Julho?

Registado: 14/4/2015 1:34

por MarcoAntonio » 14/4/2015 3:00

Certo, 16 de Julho.

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ocioso » 14/4/2015 1:35

July 16.

Registado: 14/4/2015 1:34

[OT] Enigmas

por atomez » 14/4/2015 1:04

Este é um enigma engraçado que circula aí pela net.

Acho que descobri a solução. Deixem as vossas para ver se estou certo ou não.

Nota: tentem resolver antes de ver a explicação mais à frente senão não tem piada
Anexos
card_problema_matematica.PNG
card_problema_matematica.PNG (291.38 KiB) Visualizado 9047 vezes
Editado pela última vez por atomez em 14/7/2015 3:11, num total de 2 vezes.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Gold Stock, itisi1000, macau5m, PXYC, rg7803 e 94 visitantes