Tribunal Constitucional anuncia amanhã as suas decisões
Bom dia
Relativamente às desigualdades entre publico e privado.
A quem souber responder:
A minha questão é: não terá alguém que pretende ver essa igualdade entre público e privado que dar entrada com uma ação em Tribunal? O TC, não age proativamente, certo?
Eu esta semana tentei junto do meu advogado, intentar acção em tribunal pelo facto de receber 55% de subsidio doença ao invés dos FP, de 100%. A resposta que obtive é que a acção entraria numa primeira instância até chegar ao TC. Deu-me a garantia que a probabilidade de perder era elevada, mas que desconhecia qualquer caso idêntico. Falo de alguém que representa um sindicato.
Relativamente às desigualdades entre publico e privado.
A quem souber responder:
A minha questão é: não terá alguém que pretende ver essa igualdade entre público e privado que dar entrada com uma ação em Tribunal? O TC, não age proativamente, certo?
Eu esta semana tentei junto do meu advogado, intentar acção em tribunal pelo facto de receber 55% de subsidio doença ao invés dos FP, de 100%. A resposta que obtive é que a acção entraria numa primeira instância até chegar ao TC. Deu-me a garantia que a probabilidade de perder era elevada, mas que desconhecia qualquer caso idêntico. Falo de alguém que representa um sindicato.
- Registado: 29/11/2007 10:26
ghorez Escreveu:the mind Escreveu:Ignorância a toda a prova.
Essa narrativa de que o FP é e tem tudo isso é o problema deste país. Que FP é aquele indivíduo que trabalha numa repartição publica, sem habilitações, nao faz nada, nao tem horário, ganha bem e nao é despedido, tem de acabar.
Informe-se e depois fale. Só tenho a dizer que quando fala em FP está a falar em servidores do Estado, tais como: policias, bombeiros, médicos, enfermeiros, professores, militares, finanças, autarquias, etc.. Alguns dos quais ganham muito mal, trabalham horas atras de horas, noites e noites sem dormir e são altamente qualificados.
Tens toda a razão pá! Tudo o que eu apontei é completamente falso para praticamente toda a FP! Mesmo assim...com a escravidão a que estão expostos, eu quero ser FP! E esta hein?
Que falta de noção.
Eu voto em 1 lugar na FP para todos os portugueses! Vamos mostrar ao mundo como é que se trabalha a sério!SERPIM1 Escreveu:Não estará a fazer confusão com o sector privado ?? Para cada 1 nessas condições, existem 10 no privado, e, os FP se se sentem tão injustiçados têm sempre a possibilidade de irem trabalhar para o privado o contrario é que é mais difícil porque a lista de espera é grande, porque será ??![]()
![]()
Há de facto FP aplicados, são é difíceis de encontrar ou então sou eu que ando com fraca pontaria
Não percebo como consegues afirmar isso dos escravos da FP
Por acaso sou FP... trabalho cerca de 12 a 14h por dia, devo ter mais qualificações que a maioria aqui e "invejo" os meus colegas que ganham o dobro que eu ganho no privado...
Porque não mudo para o privado?
1 - Sentimento de serviço, necessito de acabar todos os projetos que tenho em mãos;
2 - Idade e o facto de ser FP causar uma avaliação negativa na transição de emprego.
Mas ei... admito que não seja o FP típico.
- Registado: 2/2/2006 19:58
the mind Escreveu:Ignorância a toda a prova.
Essa narrativa de que o FP é e tem tudo isso é o problema deste país. Que FP é aquele indivíduo que trabalha numa repartição publica, sem habilitações, nao faz nada, nao tem horário, ganha bem e nao é despedido, tem de acabar.
Informe-se e depois fale. Só tenho a dizer que quando fala em FP está a falar em servidores do Estado, tais como: policias, bombeiros, médicos, enfermeiros, professores, militares, finanças, autarquias, etc.. Alguns dos quais ganham muito mal, trabalham horas atras de horas, noites e noites sem dormir e são altamente qualificados.
Tens toda a razão pá! Tudo o que eu apontei é completamente falso para praticamente toda a FP! Mesmo assim...com a escravidão a que estão expostos, eu quero ser FP! E esta hein?

Que falta de noção.
Eu voto em 1 lugar na FP para todos os portugueses! Vamos mostrar ao mundo como é que se trabalha a sério!
SERPIM1 Escreveu:Não estará a fazer confusão com o sector privado ?? Para cada 1 nessas condições, existem 10 no privado, e, os FP se se sentem tão injustiçados têm sempre a possibilidade de irem trabalhar para o privado o contrario é que é mais difícil porque a lista de espera é grande, porque será ??![]()
![]()
Há de facto FP aplicados, são é difíceis de encontrar ou então sou eu que ando com fraca pontaria
Não percebo como consegues afirmar isso dos escravos da FP

the mind Escreveu:Informe-se e depois fale. Só tenho a dizer que quando fala em FP está a falar em servidores do Estado, tais como: policias, bombeiros, médicos, enfermeiros, professores, militares, finanças, autarquias, etc.. Alguns dos quais ganham muito mal, trabalham horas atras de horas, noites e noites sem dormir e são altamente qualificados.
Não estará a fazer confusão com o sector privado ?? Para cada 1 nessas condições, existem 10 no privado, e, os FP se se sentem tão injustiçados têm sempre a possibilidade de irem trabalhar para o privado o contrario é que é mais difícil porque a lista de espera é grande, porque será ??

- Registado: 19/8/2009 19:28
ghorez Escreveu:vitcosta Escreveu:Esta sigla FP leva-me sempre para outra palavra, que
não (funcionário público),neste momento pretendem que seja sinónimos
Sou do sector empresarial do estado e faço privada,
há culpas dos 2 lados.
Desde empresário incompetentes que fogem aos impostos, até FP que são dispensáveis.
Na minha opinião;
-CORTES IGUAIS PARA TODOS
-Despedir FP que não sejam realmente necessários
-Prender todos os empresários que fujam aos impostos
MOralizar e organizar o sistema e não dizer que a culpa é dos FP ,
VOltamos ao mesmo, e os hospitais têm de dar lucro?
e o BPN não era privado???
Neste momento os FP acima d determinado valor pagam 3.5 a 10% de uma taxa extra..ghorez Escreveu:ou seja os FP safam-se sempre!
Sim senhor, a culpa é dos privados!
Não me interpretes mal, eu e qualquer pessoa em Portugal que queira ter um trabalho de sonho, quer naturalmente ser FP!
- não cumpro horário;
- ganho mais;
- reformo-me mais cedo;
- posso ir ao privado trabalhar e acumular funções, nalguns casos no horário de trabalho do público;
- ter um sistema de saúde que me permite comprar óculos de 150€ a 5€;
- nunca ficar desempregado;
- na hora do aperto (uma das maiores crises do século), tenho o TC do meu lado para devolver todo o meu dinheiro e regalias.
Dream job. Eu quero é ser FP! E para o resto da vida...quem me dera!
Esta questão da FP está a ser mal analisada.
O problema é que as gorduras do estado não estão fora do estado ou seja a FP é a gordura do estado e para se reduzir despesa tem de ser na FP onde mais querem cortar?
O que é que os privados têm a haver se o estado gasta demais com o pessoal que tem a seu cargo?
Como disse outro forista isto nas autarquias era mandar 30% do pessoal embora e só se ficava com metade do problema resolvido.
Nas empresas quando se criam postos que não servem para nada, por outras palavras tachos, a selecção natural encarrega-se do processo e mais tarde ou mais cedo ou muda de atitude ou o caminho é a bancarrota e fechar portas. No estado a solução é aumentar impostos e quem paga pelas asneiras são ambos o s contribuintes do público ou privado.
Também já fui apologista de ser solidário e evitar despedimentos e é melhor pagar cada um bocado do que se por 100k na rua mas a verdade é que não se resolve nada assim o melhor é mesmo despedir quem está a mais.
ghorez Escreveu:vitcosta Escreveu:Esta sigla FP leva-me sempre para outra palavra, que
há culpas dos 2 lados.
Desde empresário incompetentes que fogem aos impostos, até FP que são dispensáveis.
Na minha opinião;
Neste momento os FP acima d determinado valor pagam 3.5 a 10% de uma taxa extra..ghorez Escreveu:ou seja os FP safam-se sempre!
Não me interpretes mal, eu e qualquer pessoa em Portugal que queira ter um trabalho de sonho, quer naturalmente ser FP!
- não cumpro horário;
- ganho mais;
- reformo-me mais cedo;
- posso ir ao privado trabalhar e acumular funções, nalguns casos no horário de trabalho do público;
- ter um sistema de saúde que me permite comprar óculos de 150€ a 5€;
- na hora do aperto (uma das maiores crises do século), tenho o TC do meu lado para devolver todo o meu dinheiro e regalias.
Ignorância a toda a prova.
The Mind
Marco Martins Escreveu:
Mas de qualquer forma o governo também foi anjinho... a pensar que algumas medidas que no ano passado foram consideradas anti-constitucionais e que passaram mas com um alerta para não se repetirem... e ao mesmo tempo foi anjinho por não ter um plano de salvaguarda!!!
Acreditas mesmo que não existe um plano B?
Eu acho que há senão os 5600 ~5700 já tinham ido á vida...
Mais ainda, nesse caso o PPC teria de se demitir.
vitcosta Escreveu:Esta sigla FP leva-me sempre para outra palavra, que
há culpas dos 2 lados.
Na minha opinião;

- não cumpro horário;
- ganho mais;
- tenho mais férias (se for professor, passo 3 meses de vacances)
- reformo-me mais cedo;
- ter um sistema de saúde que me permite comprar óculos de 150€ a 5€, para os 3 meses de férias na praia..indispensável;
- ter aumentos de 2,9% no ordenado no pico da crise de 2008;
- E como metade das pessoas que votam são FP, ainda tenho a garantia de perpetuar estas regalias por décadas sem fim.
Editado pela última vez por ghorez em 7/4/2013 11:29, num total de 4 vezes.
Esta sigla FP leva-me sempre para outra palavra, que
há culpas dos 2 lados.
Na minha opinião;
Neste momento os FP acima d determinado valor pagam 3.5 a 10% de uma taxa extra..
há culpas dos 2 lados.
Na minha opinião;
Neste momento os FP acima d determinado valor pagam 3.5 a 10% de uma taxa extra..
ghorez Escreveu:ou seja os FP safam-se sempre!
- Registado: 29/11/2007 14:17
Marco Martins Escreveu:Marco Martins Escreveu:Concordo que a penalização incidisse mais sobre os FP, e que nos vencimentos não estivesse a haver equidade com os privados.... mas será que o TC se lembrou que quando uma empresa do privado deixa de pagar vencimentos ou corta regalias dos seus funcionários... ninguém vem a publico dizer que não há equidade?!?!?
Afinal de contas quem é que faliu? Foi o estado público ou o privado?
Compreendo que as pessoas que estão no público se sintam injustiçadas por serem penalizadas, dado que o público é de todos... mas o problema aqui é que o público é de todos apenas numa fracção correspondente aos impostos que seriam admissíveis cobrar...
A partir de certo momento, se o público não tem dinheiro, também não o pode gastar e tem de sobreviver com o que tem... havendo a necessidade directa de despedir ou fechar investimentos...
Em algumas PPP, ou mesmo transportes, o estado deveria criar uma empresa e vender tudo a essa empresa... que teria a possibilidade de falir sem que o estado fosse obrigado a intervir...
Mas de qualquer forma o governo também foi anjinho... a pensar que algumas medidas que no ano passado foram consideradas anti-constitucionais e que passaram mas com um alerta para não se repetirem... e ao mesmo tempo foi anjinho por não ter um plano de salvaguarda!!!
Faz algum sentido após 3 meses de espera, sair um resultado e haver logo uma reunião de ministros e falarem logo com o Cavaco?!?! Será que iam agora decidir à pressa um novo orçamento em cima do joelho?!?!
Isto é uma cravo, uma na ferradura e ainda um tiro nos pés!
Pode ser que se a proposta do governo, passar por pagar os subsidios com titulos do tesouro, não seja anti-constitussional até porque isso já foi feito no tempo do Soares:
http://www.tvi24.iol.pt/politica/passos ... -4072.html
Talvez esta medida seja a mais sensata e que já deveria ter sido feita...
Se isso acontecer, na segunda-feira a bolsa ainda sobe!
- Registado: 7/4/2007 17:13
Marco Martins Escreveu:Concordo que a penalização incidisse mais sobre os FP, e que nos vencimentos não estivesse a haver equidade com os privados.... mas será que o TC se lembrou que quando uma empresa do privado deixa de pagar vencimentos ou corta regalias dos seus funcionários... ninguém vem a publico dizer que não há equidade?!?!?
Compreendo que as pessoas que estão no público se sintam injustiçadas por serem penalizadas, dado que o público é de todos... mas o problema aqui é que o público é de todos apenas numa fracção correspondente aos impostos que seriam admissíveis cobrar...
A partir de certo momento, se o público não tem dinheiro, também não o pode gastar e tem de sobreviver com o que tem... havendo a necessidade directa de despedir ou fechar investimentos...
Em algumas PPP, ou mesmo transportes, o estado deveria criar uma empresa e vender tudo a essa empresa... que teria a possibilidade de falir sem que o estado fosse obrigado a intervir...
Faz algum sentido após 3 meses de espera, sair um resultado e haver logo uma reunião de ministros e falarem logo com o Cavaco?!?! Será que iam agora decidir à pressa um novo orçamento em cima do joelho?!?!
Isto é uma cravo, uma na ferradura e ainda um tiro nos pés!
Concordo que a penalização incidisse mais sobre os FP, e que nos vencimentos não estivesse a haver equidade com os privados.... mas será que o TC se lembrou que quando uma empresa do privado deixa de pagar vencimentos ou corta regalias dos seus funcionários... ninguém vem a publico dizer que não há equidade?!?!?
AutoMech Escreveu:(...)
Para a finanças só um louco.
(...)

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
vitcosta Escreveu:SUBSCREVOAtomez Escreveu:O que o gov tem a fazer agora é simples:
-- lançar (mais) um imposto especial igual a 1/14 do rendimento bruto anual para todos: funcionários públicos, privados, pensionistas, independentes
Assim já fica salvaguardado princípio da equidade...
E ainda por cima têm a "boa" desculpa que foi o TC que os obrigou a isso
Concordo, é a forma mais sensata de sair desta situação face á circunstâncias.
Na bolsa como na vida, tudo é possível...
SUBSCREVO
Atomez Escreveu:O que o gov tem a fazer agora é simples:
-- lançar (mais) um imposto especial igual a 1/14 do rendimento bruto anual para todos: funcionários públicos, privados, pensionistas, independentes
- Registado: 29/11/2007 14:17
Sete pontos sobre o terramoto do TC
Henrique Monteiro
9:05 Sábado, 6 de Abril de 2013
A decisão dos juízes do Tribunal Constitucional foi mais severa para o Orçamento do que se previa. Mexe com cerca de 1200 milhões de euros, ou seja cerca de 0,6% do PIB. Face a isto há que ter em conta os seguintes pontos:
1) Independentemente de se gostar ou não da sentença, ela é soberana e tem de ser cumprida. Como aqui disse , os juízes decidem em função da lei que tem; como afirmou o presidente do TC, são as leis que têm de se conformar com a Constituição e não o contrário. Acresce que neste acórdão a preferência político-partidária dos juízes não se fez sentir, em muitos casos. O escrupuloso cumprimento deste acórdão é essencial, porque é a partir dele que têm de ser encontradas soluções.
2) Os partidos e pessoas que se congratulam com a sentença, podem ficar contentes por ter tido razão, mas não pelo facto de a vida das pessoas melhorar ou de a austeridade acabar ou ser minorada. Na verdade, depois do chumbo do ano passado, a austeridade aumentou. Foi distribuída de outra forma e aumentou para a maioria. A decisão do TC não põe fim a qualquer austeridade, apenas a manda distribuir de modo diferente.
3) O Presidente da República tinha dúvidas sobre três artigos do Orçamento. O Tribunal - como alguém bem-humorado disse - deu-lhe razão em quatro. O Presidente da República fez mal em não ter pedido a fiscalização preventiva, com a qual teríamos provavelmente a mesma decisão, mas já tomada em 13 de janeiro passado. O Presidente tem de refletir se o chumbo, pela segunda vez, de normas semelhantes de um Orçamento, não configura um irregular funcionamento das instituições. Ou seja, o país não pode ter um Governo que não é capaz de cumprir a Constituição em assuntos centrais.
4) O Governo, que esta tarde se reúne, vai ter de tomar uma medida radical. Seguir - como ameaçou a deputada do PSD, Teresa Leal Coelho -, pela via de aumento de impostos é inviável. Do meu ponto de vista, o Governo deveria confessar-se incapaz de governar nestas circunstâncias e abrir a porta a uma solução mais ampla. O drama dos 1200 milhões de euros não se reflete só este ano. Para o Orçamento do ano que vem as medidas agora chumbadas não podem ser incluídas. É possível deixar aumentar o défice em 2013, mas isso significa que em 2014 o esforço terá de ser muito maior e optar por medidas diferentes e mais gravosas ainda. Há ainda os célebres cortes de quatro mil milhões que ninguém sabe se são para fazer já, se quando e de que modo.
5) A solução ótima, como já tantas vezes escrevi será encontrar, no âmbito da atual legislatura, uma solução equilibrada que envolva todos os partidos da governação. Esse Governo serviria para fazer a reforma do Estado o mais profunda e consensualmente possível, para desbloquear as relações institucionais, para - e porque esta legislatura tem poderes para isso - rever a Constituição em certos pontos em que se sinta valer a pena alterar e, sobretudo, inverter a crispação crescente, que não conduz a nada de construtivo. Como ontem escrevia Nogueira Leite no Facebook, se fosse fácil resolver os problemas apenas através de leis, bastava declarar inconstitucional a bancarrota e nada tinha a temer.
6) Esta solução tem de partir, como também já aqui deixei expresso, do próprio primeiro-ministro e do Presidente da República. Não se trata de um golpe de Estado, mas de uma pessoa concreta, Passos Coelho, reconhecer que pode haver soluções melhores (ou menos más) sem que seja ele a liderar o Governo.
7) O PS tem de aceitar dar o seu beneplácito a uma solução assim. Querer eleições à força como quer Seguro não faz sentido. As eleições não resolvem o problema de fundo (não fazem aparecer dinheiro, menos défice ou contas equilibradas) e nem sequer o da estabilidade (não vão resultar numa maioria absoluta). Tudo o que há a fazer pode ser feito dentro da legalidade e sem eleições. Renegociar os prazos da dívida, por exemplo. As conjeturas políticas que passam por poderzinhos pessoais têm de ser deixadas de lado.
A situação é grave. E, por experiência própria todos sabemos que qualquer radicalização de posições acaba sempre por nos trazer mais prejuízos do que benefícios.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/sete-pontos-sob ... z2PiX1qBoa
Agora vou namorar, até amanhã.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Link para o acordão completo:
http://www.tribunalconstitucional.pt/tc ... 30187.html
http://www.tribunalconstitucional.pt/tc ... 30187.html
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Lion_Heart Escreveu:mais_um Escreveu:pvg80713 Escreveu:o PM decidiu conversa com urgencia com PR...
vai demitir-se ?
Espero bem que não, não há alternativa credível, só se ele sair também da liderança do PSD e for para lá o Rui Rio.
Só não se demite se for estúpido. Ta provado que ele não consegue mudar o País nem o País quer mudar. Portanto quanto mais tempo ficar mais se vai enterrar (ele e o País).
O PSD e Cavaco sempre quiseram o Paulo Rangel , os militantes é que quiseram PPC.
Mais o mais importante aqui é que o País não quer mudar.
Sem dúvida!
O que o gov tem a fazer agora é simples:

As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Feedfetcher, Jonas74, PAULOJOAO, Shimazaki_2, yggy e 528 visitantes