Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Declaração de mais valias (Obrigações)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Na declaração de IRS, no que diz respeito a mais valias decorrentes do reembolso das obrigações adquiridas abaixo do par:

Declaro (entendo que a lei o exige)
17
34%
Não declaro (entendo que a lei não o exige)
33
66%

Total de votos : 50

por Elias » 2/8/2012 12:50

MarcoAntonio Escreveu: mesmo. Nós trocamos umas mps antes de eu colocar isto aqui precisamente porque eu queria saber ao certo qual a questão que ele queria colocar e em que formato.

Ok, mas sendo assim nem vou votar porque só este ano é que me meti nas obrigações e por isso só no próximo ano é que vou pensar a sério nesse assunto. :P

Sr_SNiper Escreveu:Elias, ELias, toda a gente sabe que se não declarares as mais valias em geral estás a fugir ao fisco, é crime 8-) .

A questão (como aliás é referido mais abaixo) é de saber o que são mais-valias. O que é obrigatório é declarar o rendimento, mas tens de saber onde é que o encaixas (não vais declarar como mais valias um rendimento obtido por conta de outrem, por exemplo... assim a dúvida é saber como é que classificas os ganhos das obrigações).

Registado: 5/11/2002 12:21

por mais_um » 2/8/2012 10:40

sqezer Escreveu:
Banesco Escreveu:
E com isto não me espantava nada que algum jornalista viesse em breve expor o caso de existirem investidores a terem mais-valias com o mercado secundário sem pagar IRS. E aí o Ministro das Finanças não ia perder uma oportunidade de ter mais um extra em impostos.
Na minha opinião é só uma questão de tempo até aplicarem obrigatoriamente a tributação (com efeitos retroactivos, dado que a lei já dizia, implicitamente ou não, alguma coisa sobre isso?).

Há cerca de um ano saiu no DE uma notícia sobre a corrida ás OT's de 06/2012 e o jornalista referia no artigo que não havia lugar ao pagamento de mais valias.
Um colega de trabalho entrou em contacto com o jornalista solicitando as bases para aquela informação. A resposta do jornalista foi que dado que a lei não o previa explicitamente as mais valias não deviam ser declaradas.

Vale o que vale, no entanto, eu declaro.

A lei obriga ao pagamento de imposto sobre mais-valias, o que a lei não prevê (ou melhor não considera) é esses ganhos serem considerados mais-valias. Pode parecer a mesma coisa mas não é.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Xiça » 2/8/2012 10:32

Banesco Escreveu:
E com isto não me espantava nada que algum jornalista viesse em breve expor o caso de existirem investidores a terem mais-valias com o mercado secundário sem pagar IRS. E aí o Ministro das Finanças não ia perder uma oportunidade de ter mais um extra em impostos.
Na minha opinião é só uma questão de tempo até aplicarem obrigatoriamente a tributação (com efeitos retroactivos, dado que a lei já dizia, implicitamente ou não, alguma coisa sobre isso?).

Há cerca de um ano saiu no DE uma notícia sobre a corrida ás OT's de 06/2012 e o jornalista referia no artigo que não havia lugar ao pagamento de mais valias.
Um colega de trabalho entrou em contacto com o jornalista solicitando as bases para aquela informação. A resposta do jornalista foi que dado que a lei não o previa explicitamente as mais valias não deviam ser declaradas.

Vale o que vale, no entanto, eu declaro.

Registado: 14/5/2011 18:59

por mais_um » 2/8/2012 9:47

Pickbull Escreveu:
mais_um Escreveu:Pelo menos desde 2003 até 2009 inclusive, as obrigações estavam isentas de pagamento de mais-valias.

Esta situação foi alterada pela Lei 15/2010, de 26/07/2010.

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... /irs10.htm

Qual é o número e alínea que diz respeito à amortização das obrigações?

Não existe! dai a duvida! :lol:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Pickbull » 2/8/2012 9:44

mais_um Escreveu:Pelo menos desde 2003 até 2009 inclusive, as obrigações estavam isentas de pagamento de mais-valias.

Qual é o número e alínea que diz respeito à amortização das obrigações?

Registado: 23/1/2008 19:18

por mais_um » 2/8/2012 8:42

Em relação à questão mesmo sendo o que o Sr_SNiper pediu, para mim é confusa.

Parte do principio que os ganhos (e não mais-valias, conforme estão descriminadas no artigo nº10 do CIRS)) decorrentes de ter obrigações adquiridas abaixo do par até à maturidade são mais-valias, ora se forem mais-valias devem ser declaradas como tal e por isso a pergunta tal como está não faz sentido.

Talvez tenha percebido mal o que o Sr_SNiper queria mas para mim a pergunta deveria ser:

No caso de considerar os ganhos decorrentes de ter obrigações adquiridas abaixo do par até à maturidade como mais-valias, declara-as como tal no IRS?

opções de resposta:

1-Sim
2-Não
3-Não considero os ganhos referidos como mais-valias

por mais_um » 2/8/2012 6:45

Pelo menos desde 2003 até 2009 inclusive, as obrigações estavam isentas de pagamento de mais-valias.

por Sr_SNiper » 2/8/2012 1:25

VirtuaGod Escreveu:3 a 3... asssim não vamos lá :twisted: :twisted: :twisted: era bom saber se quem declarou teve de pagar!! :lol:

Disso nao há dúvida, acho eu... tens que pagar....
E já agora onde se declara? Juntas à compra e venda de ações o valor? Ou é noutro local?
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por VirtuaGod » 2/8/2012 1:06

3 a 3... asssim não vamos lá :twisted: :twisted: :twisted: era bom saber se quem declarou teve de pagar!! :lol:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Sr_SNiper » 2/8/2012 1:02

Elias Escreveu:Posso ter percebido mal, mas fiquei com a sensação que a ideia do Sr_SNiper para a votação era sobre a declaração de mais-valias em geral e não apenas para as obrigações.

Elias, ELias, toda a gente sabe que se não declarares as mais valias em geral estás a fugir ao fisco, é crime 8-) .
A dúvida está precisamente na interpretação da lei na compra de obrigações adquiridas abaixo do par e que ficam contigo até ao reembolso na maturidade
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Texano Bill » 2/8/2012 0:41

A zona cinzenta que a lei tem relativamente às obrigações ainda existe porque até há uns anos atrás não era um instrumento muito difundido e provavelmente havia poucas transacções no mercado secundário.

Mas recentemente, com a baixa das nossas OT e a emissão por parte de grandes empresas para o grande público, criou-se uma moda.
Editado pela última vez por Visitante em 2/8/2012 1:08, num total de 1 vez.

Registado: 20/8/2011 12:52

por MarcoAntonio » 2/8/2012 0:17

elreidom Escreveu:A forma como a pergunta está colocada é tendenciosa, dado que no tópico das obrigações já se debateu precisamente a questão de a lei exigir ou não a declaração de mais-valias, com os artigos que podem de facto abranger este tipo de rendimento.

No entanto, aqui diz-se: "apesar de a lei não o exigir" e "dado que a lei não o exige". Ainda está por demonstrar que a lei não o exige, parece-me. E também me parece estranho que alguém vá declarar aquilo que sabe que a lei não exige. No máximo, declara aquilo que não tem a certeza de ser exigido pela lei.

O texto foi colocado segundo o pressuposto de que a lei não o exige (e se isso é válido, o texto é neutro; se isto não é exacto porém então o texto não é neutro, tendendo a influenciar as respostas).

Eu não consigo precisar se a lei o exige ou não (não pesquisei sobre este tema em particular, nem sequer costumo negociar em Obrigações).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Heisenberg » 2/8/2012 0:10

A forma como a pergunta está colocada é tendenciosa, dado que no tópico das obrigações já se debateu precisamente a questão de a lei exigir ou não a declaração de mais-valias, com os artigos que podem de facto abranger este tipo de rendimento.

No entanto, aqui diz-se: "apesar de a lei não o exigir" e "dado que a lei não o exige". Ainda está por demonstrar que a lei não o exige, parece-me. E também me parece estranho que alguém vá declarar aquilo que sabe que a lei não exige. No máximo, declara aquilo que não tem a certeza de ser exigido pela lei.

Registado: 2/9/2011 12:01

por MarcoAntonio » 1/8/2012 23:50

Elias Escreveu:Posso ter percebido mal, mas fiquei com a sensação que a ideia do Sr_SNiper para a votação era sobre a declaração de mais-valias em geral e não apenas para as obrigações.

Não, é isto mesmo. Nós trocamos umas mps antes de eu colocar isto aqui precisamente porque eu queria saber ao certo qual a questão que ele queria colocar e em que formato.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Elias » 1/8/2012 23:47

Posso ter percebido mal, mas fiquei com a sensação que a ideia do Sr_SNiper para a votação era sobre a declaração de mais-valias em geral e não apenas para as obrigações.

Registado: 5/11/2002 12:21

Declaração de mais valias (Obrigações)

por MarcoAntonio » 1/8/2012 23:42

Votação por sugestão do Sr_SNiper, a propósito do tópico das Obrigações.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 3/8/2012 19:28, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Dragon56, Google [Bot], PMP69 e 217 visitantes