Os combustíveis e o frango assado
Elias Escreveu:Koreano Escreveu:Os preços subiram porque tiveram de gastar dinheiro a comprar e instalr os placares![]()
De resto, todos feitos uns com os outros. É só olhar para o painel e verificar que todos metem o mesmo preço.
Toda a gente queria os painéis. Aí estão os painéis.
Mas para mim a questão essencial é esta: mas porque é que os preços haveriam de ser diferentes?
Elias ,
Eu pessoalmente acho muito anormal que diferentes distribuidoras tenham custos de processamento ,despesas ,margens de lucro casualmente tão parecidos que o produto final tenha um preço final igual. Mas tão igual , que são casualmente iguais até à terceira casa decimal.
Também acho anormal que alguém faça a pergunta que você fez.
Sabe qual é a diferença entre livre concorrência e cartelização??
Será tão inocente que não desconfie disso, ou acha que tudo é uma incríííivel coincidência?
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
ninja1200 Escreveu:Eu sou um aficcionado do frango do churrasco e desde que testei o frango do pingo doce, já não quero outra coisa. Bem mais barato que em qualquer churrascaria e muito bem assado e estaladiço, mesmo comparando com outros frangos de outras grandes superfícies
Não querendo desfazer do tal frango do Pingo Doce, mas não me parece que por lá tenham frango assado digno do nome.
Frango assado como deve ser é frangos caseiros, bem temperados e assados na brasa.
Pessoalmente, não é muito frequente o 'verdadeiro' frango assado, foi mais nos tempos de miúdo onde fim de semana sim, fim de semana sim, ia a casa da avó comer o belo do frango [caseiro] assado, mas em termos de custos também fico a ganhar, pois ficam-me a custo zero.

E depois de comer o belo frango assado caseiro, pelo menos nas 2 ou 3 vezes seguintes que como frango de churrasqueira, parece-me que estou a comer não frango mas sim um pintainho.
lol
- Registado: 5/5/2011 12:11
alexandre7ias Escreveu:A introdução de painéis comparativos dos combustíveis nas auto-estradas provocou uma nivelação dos preços com um ligeiro aumento médio dos preços do gasóleo e da gasolina, revelou hoje a Autoridade da Concorrência (AdC).
«A introdução dos painéis comparativos [de preços dos combustíveis nas auto-estradas] poderá ter resultado num ligeiro aumento médio dos preços do gasóleo e da gasolina 95 de 0,8 cêntimos/litros e 1,1 cêntimos/litro respectivamente, relativamente ao nível de preços que se poderiam esperar na ausência desses painéis», concluiu a instituição liderada por Manuel Sebastião.
Segundo o relatório hoje divulgado pela AdC, a maior transparência de preços provocou também «uma redução substancial do número de preços distintos existentes em cada auto-estrada para cada um dos combustíveis», uma situação «mais saliente no caso da gasolina do que no caso do gasóleo rodoviário».
Lusa/SOL
É o feitiço a virar-se contra o feiticeiro!!!!!
Devem pensar que os paineis são gratuitos.... cambada de ingenuos....
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
.Elias Escreveu:Já agora aqui fica o preço do gasóleo nos vários postos do concelho de Loures. Assim de repente identifico CATORZE preços diferentes. Mesmo descontando dois postos cujo preço não parece ser actualizado há algum tempo sobram DOZE. E com uma gama de variação de 12 cêntimos.
Só não vê quem não quer.
Espero que não exista introdução de painéis comparativos dos combustíveis, senão já sabemos o que vai acontecer!!!
Já agora aqui fica o preço do gasóleo nos vários postos do concelho de Loures. Assim de repente identifico CATORZE preços diferentes. Mesmo descontando dois postos cujo preço não parece ser actualizado há algum tempo sobram DOZE. E com uma gama de variação de 12 cêntimos.
Só não vê quem não quer.
Só não vê quem não quer.
- Anexos
-
- gasoleo loures.PNG (68.3 KiB) Visualizado 1398 vezes
- Registado: 5/11/2002 12:21
HLopes4 Escreveu:E já que estão nessa, porque é que os preços das operadoras de telecomunicações (internet) são todos iguais?
Provavelmente porque os consumidores dão uma grande importância ao factor preço (tal como acontece, aliás com os combustíveis) - o produto é percepcionado por muita gente como sendo indiferenciado, logo a escolha dá-se principalmente através do preço.
Há outro tipo de produtos que são percepcionados como sendo muito diferenciados, o que dá origem a maiores variações de preços. Assim, de repente, deixa cá ver um exemplo... ah, já sei, o frango assado

Preços do gasóleo em Gaia (incompleto, fora da imagem os preços continuam a subir, com postos a 1.499 e 1.504 pelo menos).
Se ignorarmos os postos que na verdade são o mesmo (de dois lados da estrada/auto-estrada) ou os que são da mesma marca em diferentes localizações, os preços praticamente não se repetem.
E é assim um pouco por todo o país...
Note-se ainda que entre o preço mais baixo e o mais alto, a diferença é de pelo menos 13.5 centimos, ou seja, perto de 10% do preço do produto (num produto onde mais de 80% do preço vai para a matéria prima e para os impostos). Como eu dizia atrás num post de resposta ao Blasar, é a própria noção de que os preços praticamente não variam que está equivocada!
Eu sei que não é o que as pessoas gostam de ouvir e olhar para os números reais é uma verdadeira chatice.

Se ignorarmos os postos que na verdade são o mesmo (de dois lados da estrada/auto-estrada) ou os que são da mesma marca em diferentes localizações, os preços praticamente não se repetem.
E é assim um pouco por todo o país...
Note-se ainda que entre o preço mais baixo e o mais alto, a diferença é de pelo menos 13.5 centimos, ou seja, perto de 10% do preço do produto (num produto onde mais de 80% do preço vai para a matéria prima e para os impostos). Como eu dizia atrás num post de resposta ao Blasar, é a própria noção de que os preços praticamente não variam que está equivocada!
Eu sei que não é o que as pessoas gostam de ouvir e olhar para os números reais é uma verdadeira chatice.

- Anexos
-
- precos-gaia.PNG (70.38 KiB) Visualizado 1417 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:Koreano Escreveu:Os preços subiram porque tiveram de gastar dinheiro a comprar e instalr os placares![]()
De resto, todos feitos uns com os outros. É só olhar para o painel e verificar que todos metem o mesmo preço.
Mas para mim a questão essencial é esta: mas porque é que os preços haveriam de ser diferentes?
Porque há várias empresas a comercializar o produto em questão, cada uma com a sua estrutura de custos e que é diferente entre elas.
A Galp se vender 100.000 litros tem o mesmo lucro líquido que a BP se esta vender os mesmos 100.000 litros?
E já que estão nessa, porque é que os preços das operadoras de telecomunicações (internet) são todos iguais?
- Registado: 14/6/2011 16:43
Lion_Heart Escreveu:Por acaso em Espanha ali na zona de Tuy - Vigo raramente os preços são iguais nas gasolineiras. E nao se esuqeçam que cada gasolineira tem pessoas a encher os depositos.
Em Portugal também raramente são iguais. Eles apenas são parecidos em grande parte dos casos e ainda mais parecidos no caso específico das auto-estradas (ainda mais agora com os painéis) que é o que se está a discutir...
O que não faltam em Portugal são postos com preços diferenciados.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Só no concelho onde resido (Loures) é possível encontrar ONZE preços diferentes de gasolina.
Mas isto as pessoas não querem ver, preferem continuar a defender a tese de que os preços são todos iguais (e era uma maçada que os factos viessem pôr em causa as convicções de cada um.
Mas isto as pessoas não querem ver, preferem continuar a defender a tese de que os preços são todos iguais (e era uma maçada que os factos viessem pôr em causa as convicções de cada um.
Lion_Heart Escreveu:Por acaso em Espanha ali na zona de Tuy - Vigo raramente os preços são iguais nas gasolineiras.
Em Portugal também não são iguais (apesar de muita gente achar que sim).
Só nas auto-estradas é que tendem a ser iguais.
Os preços já não podem diferir muito dado que cerca de 90% do preço final vai para impostos e matéria prima.
Os placards são um motivo adicional para praticar preços finais ainda mais identicos pois o placard "mostrará" quem está a vender mais caro, se optar por vender mais caro.
Mais um pseudo assunto...
Os placards são um motivo adicional para praticar preços finais ainda mais identicos pois o placard "mostrará" quem está a vender mais caro, se optar por vender mais caro.
Mais um pseudo assunto...
Koreano Escreveu:Os preços subiram porque tiveram de gastar dinheiro a comprar e instalr os placares![]()
alexandre7ias Escreveu:A introdução de painéis comparativos dos combustíveis nas auto-estradas provocou uma nivelação dos preços com um ligeiro aumento médio dos preços do gasóleo e da gasolina, revelou hoje a Autoridade da Concorrência (AdC).
«A introdução dos painéis comparativos [de preços dos combustíveis nas auto-estradas] poderá ter resultado num ligeiro aumento médio dos preços do gasóleo e da gasolina 95 de 0,8 cêntimos/litros e 1,1 cêntimos/litro respectivamente, relativamente ao nível de preços que se poderiam esperar na ausência desses painéis», concluiu a instituição liderada por Manuel Sebastião.
Segundo o relatório hoje divulgado pela AdC, a maior transparência de preços provocou também «uma redução substancial do número de preços distintos existentes em cada auto-estrada para cada um dos combustíveis», uma situação «mais saliente no caso da gasolina do que no caso do gasóleo rodoviário».
Lusa/SOL
Os preços subiram porque tiveram de gastar dinheiro a comprar e instalr os placares

A introdução de painéis comparativos dos combustíveis nas auto-estradas provocou uma nivelação dos preços com um ligeiro aumento médio dos preços do gasóleo e da gasolina, revelou hoje a Autoridade da Concorrência (AdC).
Lusa/SOL
Eu sou um aficcionado do frango do churrasco e desde que testei o frango do pingo doce, já não quero outra coisa. Bem mais barato que em qualquer churrascaria e muito bem assado e estaladiço, mesmo comparando com outros frangos de outras grandes superfícies 

- Registado: 29/11/2007 11:03
Vamos la responder ao Elias.
Desta vez rapaz fizeste asneira
. Foste buscar um exemplo infeliz.
O frango no hipers deve vender 10 vezes mais que qualquer churrasqueira. Mas atenção, tens que ir a hora que eles saem. Ai sim tem montes de pessoas.
Por acaso noto que aqui em Braga alguns take away ja fecharam e outros devem andar a rasca, so mesmo os melhores ainda tem gente.
Hoje em dia praticamente todos os rest. servem para fora. E alguns a bom preço. E os rest. ficam mais perto (existem mais) que muitos hiper e take away (incluindo churrasqueiras).
Nao sou de comer muito frango mas aqui um bom frango custa na churrasqueira entre 4,5 a 5,5 eur.
A tecnica nos rest. e obvia : se estiver vazio nem entro , em caso de duvida perguntar a motoristas tir e taxistas , estes sabem sempre tudo
Desta vez rapaz fizeste asneira

O frango no hipers deve vender 10 vezes mais que qualquer churrasqueira. Mas atenção, tens que ir a hora que eles saem. Ai sim tem montes de pessoas.
Por acaso noto que aqui em Braga alguns take away ja fecharam e outros devem andar a rasca, so mesmo os melhores ainda tem gente.
Hoje em dia praticamente todos os rest. servem para fora. E alguns a bom preço. E os rest. ficam mais perto (existem mais) que muitos hiper e take away (incluindo churrasqueiras).
Nao sou de comer muito frango mas aqui um bom frango custa na churrasqueira entre 4,5 a 5,5 eur.
A tecnica nos rest. e obvia : se estiver vazio nem entro , em caso de duvida perguntar a motoristas tir e taxistas , estes sabem sempre tudo

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Elias Escreveu:Epa... na verdade eu fui um pouco impreciso... aplico aos restaurantes em geral quando estou em zonas que não conheço. Especialmente em viagem (restaurantes à beira da estrada).
Numa localidade desconhecida de pequena dimensão, a técnica é perguntar a um GNR
Há muito tempo atrás, quando eu era miúdo e viajava com os meus pais, a técnica do meu pai em viagem em locais que não conhecia era parar nos locais mais utilizados por camionistas. Hoje é mais difícil de aplicar a regra (apesar de eu guardar o gosto e também viajar de automóvel por aí com a minha família, hoje em dia, algumas vezes).
(certa vez, em Espanha, os donos do estabelecimento até a casa ofereceram e passamos a noite em casa deles, incrível imaginar isto hoje... espero que o mcarvalho não esteja a ler senão ele vem já dizer "tás a ver, antigamente é que era")

Epa... na verdade eu fui um pouco impreciso... aplico aos restaurantes em geral quando estou em zonas que não conheço. Especialmente em viagem (restaurantes à beira da estrada).
Numa localidade desconhecida de pequena dimensão, a técnica é perguntar a um GNR

... francesinhas...
Caras nem por isso. Agosto até se comem de graça.
É agosto de cada um...Boas férias...
É agosto de cada um...Boas férias...
Aos restaurantes em geral a regra é mais difícil de aplicar. Não digo que seja desprovida de sentido, tanto mais que a generalidade dos bons restaurantes que conheço - e quando digo bons refiro-me à minha apreciação subjectiva do que confeccionam - têm bastante movimento.
Mas já é mais difícil de aplicar porque na minha opinião o movimento sofre mais interferências de outros factores, nomeadamente o preço (um factor bastante menos relevante no caso das churrasqueiras dado que os preços estão comprimidos numa faixa mais estreita e o frango no churrasco é algo sempre relativamente barato em praticamente qualquer lado, especialmente se é take away).
Já o mesmo não se poderia dizer, por exemplo, de francesinhas: já comi francesinhas em locais que têm pouco movimento... porque as francesinhas (embora excelentes) eram muito caras.
Epá, este tópico é perigoso. Eu preciso de reduzir quilos e não aumentá-los!

Mas já é mais difícil de aplicar porque na minha opinião o movimento sofre mais interferências de outros factores, nomeadamente o preço (um factor bastante menos relevante no caso das churrasqueiras dado que os preços estão comprimidos numa faixa mais estreita e o frango no churrasco é algo sempre relativamente barato em praticamente qualquer lado, especialmente se é take away).
Já o mesmo não se poderia dizer, por exemplo, de francesinhas: já comi francesinhas em locais que têm pouco movimento... porque as francesinhas (embora excelentes) eram muito caras.
Epá, este tópico é perigoso. Eu preciso de reduzir quilos e não aumentá-los!

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Burbano, CORTIÇA, Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, peterteam2, Purificaçao, yggy e 334 visitantes