Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Despesa Publica

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Oberon » 15/10/2012 15:16

artista Escreveu:
ghorez Escreveu:Nahoot, os privados ganham de menos e ainda têm que sustentar os funcionários públicos e as suas regalias e ouvir do tribunal constitucional: "nada de cortar muito aos públicos, porque temos de ter equidade" (a tal que não existe há décadas).

artista, a média de qualificações é superior? então porque não começar por equilibrar isso, incentivando médicos, enfermeiros e professores a abrir empresas privadas (clínicas, centros de reabilitação, escolas, etc.)? Porque o guarda-sol do estado é bem melhor!

No privado declara-se Z e não Y...que engraçado! Que grande argumento..! advinha lá quem é que também trabalha no privado e não declara o que recebe!? Advinhaste: médicos, enfermeiros e professores que dão consultas e explicações e não descontam NADA. Tudo pago em dinheiro vivo e em mão! E durante o dia vão descansar para o público. O melhor de 2 mundos: segurança do público, o dinheiro bónus enquanto houver do privado.

O estado gasta 20%? Devia gastar a percentagem necessária com os FP que permitisse remunerá-los e ao mesmo tempo pagar a divida que eles através do salários bem acima dos privados e mil regalias garantiram para as próximas gerações. Nem que fosse 1%.

Mas admito: eu é que estou totalmente errado.

Desisto...

nunca tive grande disponibilidade para combater veemente demagogias e populismos. Se souberes ler, aproveita o material de leitura que aqui foi exposto. Se não souberes, espero que te sintas confortável e orgulhoso com o facto de o teu voto democrático valer tanto como o nosso.

Registado: 14/4/2011 15:12

por artista_ » 15/10/2012 15:14

Renegade Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Esse custo de que falas como se não existisse igual representa na ordem de 20% do orçamento de estado na óptica da contabilidade nacional. Esse custo está actualmente abaixo da média europeia em termos do PIB. E não, esse custo não continua a ser "o grande problema". É manifestamente um problema menor se é que no seu global (no seu somatório) se pode ainda continuar a falar de um problema, dando de barato que a desuniformidade dentro do própio funcionalismo público tratará de garantir que continuam a existir problemas dentro do funcionalismo público.

Então qual é o problema maior?

Pensões? Subs. Desemprego? É por aqui que têm que cortar?

Não sei se podemos falar de maior problema, mas é nas prestações sociais que o estado mais gasta, dentro destas, as pensões representam de longe a maior fatia!

Mas o grande problema é tudo junto, é o estado ter-se endividado de uma forma incomportável... os juros da dívida já custam tanto por ano como aquilo que gastamos em educação, como é que isto se pode endireitar?! Não estou a ver...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 15/10/2012 15:01

ghorez Escreveu:Nahoot, os privados ganham de menos e ainda têm que sustentar os funcionários públicos e as suas regalias e ouvir do tribunal constitucional: "nada de cortar muito aos públicos, porque temos de ter equidade" (a tal que não existe há décadas).

artista, a média de qualificações é superior? então porque não começar por equilibrar isso, incentivando médicos, enfermeiros e professores a abrir empresas privadas (clínicas, centros de reabilitação, escolas, etc.)? Porque o guarda-sol do estado é bem melhor!

No privado declara-se Z e não Y...que engraçado! Que grande argumento..! advinha lá quem é que também trabalha no privado e não declara o que recebe!? Advinhaste: médicos, enfermeiros e professores que dão consultas e explicações e não descontam NADA. Tudo pago em dinheiro vivo e em mão! E durante o dia vão descansar para o público. O melhor de 2 mundos: segurança do público, o dinheiro bónus enquanto houver do privado.

O estado gasta 20%? Devia gastar a percentagem necessária com os FP que permitisse remunerá-los e ao mesmo tempo pagar a divida que eles através do salários bem acima dos privados e mil regalias garantiram para as próximas gerações. Nem que fosse 1%.

Desisto...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por ghorez » 15/10/2012 14:58

Nahoot, os privados ganham de menos e ainda têm que sustentar os funcionários públicos e as suas regalias e ouvir do tribunal constitucional: "nada de cortar muito aos públicos, porque temos de ter equidade" (a tal que não existe há décadas).

Registado: 25/9/2012 10:49

por Oberon » 15/10/2012 14:55

ghorez Escreveu:http://economico.sapo.pt/noticias/salarios-da-funcao-publica-estao-claramente-acima-dos-privados_65233.html

http://www.ionline.pt/dinheiro/diferenc ... ros-paises

Os funcionários públicos em Portugal recebiam em média mensal mais 47% do que os trabalhadores do privado, diz Bruxelas

E estamos só a falar de salário.

Fora a ADSE para ir lá buscar 3 óculos de sol da rayban de 150€ cada, mais 3 meses de férias, menos 2 ou 3 anos de trabalho (reforma mais cedo). Mais a certeza (dos efetivos) de nunca serem despedidos, produzam 0 (zero) ou produzam 100. Mais 3 ou 4 idas ao café para pausa. Mais horários de 10h-17h com 2 horas para almoço..enfim..foi muitos anos de pouca vergonha.

Mas admito...eu é que estou errado! Vocês é que estão todos certos! TODOS!

Mais 1 para vocês se divertirem à custa de quem trabalha: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html

Se tu não entendes as falhas deste estudo, então dou por perdido o tempo que passei a escrever-te o anterior post...

Toma lá outro para te ires entretendo.

http://www.bportugal.pt/pt-PT/BdP%20Pub ... 0906_p.pdf

Espero que tenhas interesse em estudar a temática e teres uma opinião informada. E não te faças de coitadinho e ressabiado, pq como já te disse parte do problema são os eleitores com opiniões como as tuas. Ou estás à espera que o paizinho venha resolver os teus problemas, sem que tu tenhas que perceber o que quer que seja do assunto ?!?! Democracia, estás a ver do que se trata??

por Oberon » 15/10/2012 14:47

Felicito-te por argumentares. Agora vamos ao sumo

ghorez Escreveu:Entre FP e Privados:
1º igualar ordenados (em termos médios);

Existem já diversos estudo feitos sobre essa temática, sendo que não apontam todos no mesmo sentido. Penso que a corrente dominante aponta para que as carreiras com menor grau académico estão a ser remuneradas acima do mercado, e as carreiras com maior grau académico estão a ser remuneradas abaixo do mercado. Mas atenção que isto são bolos, i.e. torna-se muito complicado fazer a análise que estás a tentar fazer olhando para agregados. Se, por exemplo, analisares a realidade do privado em empresas com 500.000 colaboradores, normalmente multinacionais, existe todo um sistema de remuneração com base na avaliação de desempenho e sistemas de gestão local/regional.
Isto para dizer que muito, mas mesmo muito mais importante do que baixar ordenados, seria implementar um verdadeiro sistema de meritocracia na FP e um sistema de controlo/recompensa pela eficiência. Verias os gastos com FPs diminuírem acentuadamente (que, recordo, era o teu propósito inicial) e a qualidade do serviço público aumentar exponencialmente. Ninguém quer saber disto... qual é o impacto da qualidade/eficiência/eficácia do serviço público na economia?
Se cortares cegamente como pretendes, igualando sal médio, muito provavelmente hipotecarás o futuro do País. Tenho mt mais para escrever, mas não tenho tempo. fica para pensares sobre o assunto.
ghorez Escreveu:2º todos no mesmo sistema de saúde, e colocar os FP (e só os FP) a pagar tudo o que diz respeito ao ADSE desde que ele existe até ao momento em que este passa a ser de todos;

Os FPs pagam pela ADSE. Existe uma contribuição mensal. Fazer uma afirmação como a tua é o mesmo que dizer que uma empresa não pode contratar um seguro de saúde para os seus trabalhadores. Não posso concordar com isso, até pq já trabalhei numa empresa onde tinha esse seguro e via isso como parte do meu pacote salarial. Qt aos ajustes de que falas, eles estão a ser feitos, de modo que os fps paguem o seu sistema de saúde. O irónico disto tudo é q acaba por ser sempre o contribuinte a pagar esse sistema de saúde, mas essa é e sempre será uma das intrínsecidades dos serviços públicos. Terás de viver com isso, ou então sem f. pública.
ghorez Escreveu:3º igualar reformas (em termos médios);

As reformas decorrem basicamente dos descontos, que dependem dos salários. Óbvio que concordo que exista um sistema de descontos igual para os dois universos. Não sei exactamente como funciona neste momento...
ghorez Escreveu:4º existir rigorosamente o mesmo número de dias de férias/trabalho/tolerâncias de ponto;

Isto tb é uma falsa questão. Inúmeras empresas dão tolerâncias próprias que não estão na Lei e férias acima do limite mínimo. Como é que tu comparas uma coisa com a outra? Eu diria que o maior problema estará nas baixas fraudulentas. Se atacassem esse problema com vontade, isso sim seria pertinente.

ghorez Escreveu:5º acabar com a impossibilidade de desemprego;

Isso sempre foi uma falsa questão, visto que já há anos que é possível encostar f. públicos, mas como seria expectável, não seria suficiente prever a hipótese. Era óbvio que o sistema cultural próprio da f pública não iria permitir o início de despedimentos. Mais uma vez ficámos a meio caminho, mas a solução tb não passará por cortes cegos... senão arriscas-te a tirar de lá os bons e ficarem os maus, que por norma são os da velha guarda ;)

Neste momento, dentro da FP existem disparidades enormes entre os que entraram antes de 2006, salvo erro, e os que entraram antes. Mas o povo só quer saber do bolo da massa salarial. Se ele estiver a diminuir tudo bem, mesmo que lá dentro existam pessoas q não fazem nada, recebem absurdamente muito e que não são despedidas. Isto é no mínimo obsceno.

Misturas opções de centralismo com opções de liberalismo, acabando por não ser coerente. Presumo que por não entenderes o completo alcance das medidas que defendes. Nada como discutires com outras pessoas para refinares as tuas opiniões, até chegarmos ao ponto em que já não é a falta de informação que nos separa, mas sim apenas a ideologia. Felicito-te mais uma vez por teres a disponibilidade de propor medidas e seres aberto em relação a isso. É mais fácil "atacar" do que "defender" medidas.

Não tenho tempo para escrever mais e lá se foi a minha hora de almoço. Espero ter contribuído positivamente.

por Renegade » 15/10/2012 14:44

MarcoAntonio Escreveu:Esse custo de que falas como se não existisse igual representa na ordem de 20% do orçamento de estado na óptica da contabilidade nacional. Esse custo está actualmente abaixo da média europeia em termos do PIB. E não, esse custo não continua a ser "o grande problema". É manifestamente um problema menor se é que no seu global (no seu somatório) se pode ainda continuar a falar de um problema, dando de barato que a desuniformidade dentro do própio funcionalismo público tratará de garantir que continuam a existir problemas dentro do funcionalismo público.

Então qual é o problema maior?

Pensões? Subs. Desemprego? É por aqui que têm que cortar?

Registado: 12/9/2011 14:15

por Pantone » 15/10/2012 14:39

MarcoAntonio Escreveu:Os custos com pessoal cifram-se actualmente em torno dos 16.5 mil milhões de euros.

Os custos com prestações sociais ultrapassam os 30 mil milhões de euros. Mais, as pensões da SS sozinhas (são cerca de 14 mil milhões de euros e não dizem respeito a funcionários públicos) praticamente igualam os custos com pessoal. A totalidade das pensões ultrapassa os custos com trabalhadores no activo. E a totalidade dos custos com prestações sociais é na ordem do dobro do custo dos funcionários públicos.

Esse custo de que falas como se não existisse igual representa na ordem de 20% do orçamento de estado na óptica da contabilidade nacional. Esse custo está actualmente abaixo da média europeia em termos do PIB. E não, esse custo não continua a ser "o grande problema". É manifestamente um problema menor se é que no seu global (no seu somatório) se pode ainda continuar a falar de um problema, dando de barato que a desuniformidade dentro do própio funcionalismo público tratará de garantir que continuam a existir problemas dentro do funcionalismo público.

Excelente resumo do que foi debatido!

Registado: 4/1/2004 22:32

por Pantone » 15/10/2012 14:38

ghorez Escreveu:Mas admito...eu é que estou errado! Vocês é que estão todos certos! TODOS!

Continuo sem entender esta falta de cultura de diálogo que existe em Portugal.

Parece que é impossível debater um qualquer tema sem os apelo ao drama (como a frase acima indicada) ou como se quem expõe fôsse total detentor da verdade, e se com quem ele não a comparta, fôsse um insane ou um idiota.

Perdoem o desabafo...

Registado: 4/1/2004 22:32

por artista_ » 15/10/2012 14:36

ghorez Escreveu:http://economico.sapo.pt/noticias/salarios-da-funcao-publica-estao-claramente-acima-dos-privados_65233.html

Os funcionários públicos em Portugal recebiam em média mensal mais 47% do que os trabalhadores do privado, diz Bruxelas

Fora a ADSE para ir lá buscar 3 óculos de sol da rayban de 150€ cada, mais 3 meses de férias, menos 2 ou 3 anos de trabalho (reforma mais cedo). Mais a certeza (dos efetivos) de nunca serem despedidos, produzam 0 (zero) ou produzam 100. Mais 3 ou 4 idas ao café para pausa. Mais horários de 10h-17h com 2 horas para almoço..enfim..foi muitos anos de pouca vergonha.

Pois, isso em 2009... hoje a diferença é capaz de existir mas não será dessa ordem!

E temos de pensar um bocado também, os dados por si só podem não dizer tudo. Se é verdade que, em média, os vencimentos no privado eram bastante mais baixos, também era verdade que:

1. Em média as qualificações dos funcionários públicos são muito superiores (médicos, professores, enfermeiros, juízes, etc), se são mais qualificados não é normal que ganhem mais?!;
2. No público ganha-se X, declara-se X, no privado ganha-se Y declara-se Y-Z... sendo que Z pode ser o que vai ilegalmente "por fora", ou aquilo que é pago em outro tipo de "géneros";

E, já agora, ou respondes a todos os argumentos, nomeadamente ao facto de o estado só gastar 20% do orçamento com salários, abaixo da média da UE, ou ao facto de as pessoas terem apenas aceite o que o estado lhes ofereceu, como qualquer outra empresa... ou respondes a tudo, ou deixarei de responder aos teus argumentos fortuitos, desgarrados, pouco sustentados!

EDIT: Esqueci-me deste ponto... 3. Há um outro estudo, podes procurar se quiseres (ah, desculpa, já disseste que não te interessa), que diz que no estado as posições mais altas são mais mal pagas que no privado e que são as posições mais baixas que são mais bem pagas no estado!
Editado pela última vez por artista_ em 15/10/2012 14:39, num total de 1 vez.

por nahoot » 15/10/2012 14:34

ghorez,

Só umas perguntas que se calhar são um bocado parvas, mas vais ter de me explicar...
Assumindo que efectivamente é verdade que os FP ganham mais do que os privados, e que essa diferença é das maiores da Europa...

1º - Comparar TODOS os funcionários publicos com TODOS os privados? A própria noticia diz que na FP há maior percentagem de pessoas com grau académico superior. E fazer um estudo sério em que se compararm pessoas com cargos e graus académicos equivalentes? Se calhar isso não dava uma notícia tão atractiva...

2º - Os acessores, directores, consultores e outros cargos "politicos" também contam para essa estatistica? É que acho que é público que por ai muita gente a ganhar escandalosamente mais do que o FP normal.

3º - A notícia diz que a difereça é das maiores da Europa, mas não diz que os FP portugueses ganham mais do que os congéneres Europeus. Isso deixa-me a pensar, serão os FP que ganham demais? Ou serão os nossos privados que ganham de menos? (tenho uma opinião sobre isto, mas vou esperar pela tua resposta)

NOTA: Eu trabalho para o privado.

Registado: 1/10/2008 16:20

por artista_ » 15/10/2012 14:25

Elreidom, o erro tem a ver com escrever muito depressa, aliás dou muitos outros de construção ou por falta de algumas letra, também por esse motivo... não é preciso ser o teu momento de glória! :)

Quanto à ADSE, eu concordo com o essencial do que referiste. Esse sistema foi criado quando a função pública não era muito atrativa, sobretudo para os mais qualificados, que conseguiam vencimentos muito superiores no privado. As voltas que isto dá! :roll:

por ghorez » 15/10/2012 14:20

http://economico.sapo.pt/noticias/salar ... 65233.html

Mais 1 para vocês se divertirem à custa de quem trabalha: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html
Editado pela última vez por ghorez em 15/10/2012 14:29, num total de 1 vez.

por Heisenberg » 15/10/2012 14:14

Não vou entrar na polémica, e nem tenho gosto de cascar no artista com quem normalmente concordo. Mas resolvi contribuir com algumas notas.

artista Escreveu:A ADSE não é gratuita, os trabalhadores descontam para a mesma e grande parte dos desequilíbrios já foram corrigidos, quer pelo aumento dos descontos que cada trabalhador faz, quer pela perda de regalias/comparticipações. Aliás muitos privados também têm sistemas de saúde próprios...

A ADSE, neste momento e na minha opinião, não passa de um esquema do Estado para subsidiar as empresas privadas de saúde, dominadas hoje por grandes grupos económicos. Que até já conseguem pôr um dos seus homens à frente do ministério respectivo...

A par das taxas moderadoras, são um incentivo aos beneficiários para recorrerem aos privados.

Segundo um artigo da Visão aqui há meses, não sei se bem fundamentado ou não, a ADSE é ainda um sistema que subsiste não apenas com as contribuições dos trabalhadores, mas em grande parte com transferências do Estado. Não é auto-sustentável.

Que sentido tem a sua existência se o Estado tem, ele próprio, o maior serviço de saúde do país, gratuito - ou era, agora é cada vez menos. Ou seja, o Estado está a disponibilizar e sustentar dois sistemas em paralelo.

Eu veria com melhores olhos que os funcionários públicos tivessem, por exemplo, desconto ou isenção nas taxas moderadoras. E que fossem integradas no sistema nacional de saúde as especialidades que, julgo, ainda não estão: que eu saiba, a estomatologia, e também a pediatria ao nível dos centros de saúde, não sei se mais.

Não se poderia fazer isto com os custos da ADSE?

Sobre a questão dos privados: só a ADSE permite, com uma contribuição mínima, cobrir o titular e filhos, sejam quantos forem. Os seguros das empresas privadas (pelo menos a minha é assim) pagam só o titular, e dão um desconto para os familiares.

artista Escreveu:E ainda te digo mais, se os FP tivessem realmente todas as vantagens de que falas, não sei até que ponto seria lícito tirá-las. As condições que têm foram acordadas por ambas as partes, ninguém os obrigou a aceitar mas também ninguém obrigou o estado a oferecer essas condições.

Isto é um ponto muito pertinente com o qual concordo. Sobre isso, lembro-me do que costuma dizer a minha sogra, funcionária pública. No tempo em que entrou ao serviço, e por não ter grandes habilitações, ponderou a emigração, como muitos dos seus familiares fizeram. A decisão de aqui ficar esteve precisamente ligada às condições que iria ter na função pública: por um lado, ia aceitar um vencimento bastante baixo, mas por outro ganhava as tais regalias que estão a desaparecer e a reforma com 36 anos de serviço. Se esse "contrato" tivesse prevalecido estaria agora à beira da reforma, mas e Estado deu o dito por não dito e terá de trabalhar mais uma década, ou à volta disso.

artista Escreveu:Salvo alguns excessões que possam existir

Finalmente, vendo com tristeza o artista a seguir religiosamente o Acordo Ortográfico há muito tempo, tive aqui um momento de glória ao vê-lo cometer um erro que certamente nunca cometeria se escrevesse sem as aberrações desse acordo. :twisted:

Registado: 2/9/2011 12:01

por artista_ » 15/10/2012 13:27

Já agora, a propósito disto, vou contar uma história de um ex-colega meu que servirá para tentar desmistificar algumas ideias que me parecem descabidas.

Há uns 20/30 anos, esse meu colega, trabalhava na Fnac (ar condicionado). A fábrica estava em dificuldades e fez acordos de rescisão de contratos para quem quisesse sair. Ele não estava a gostar do rumo que as coisas estavam a levar e resolveu sair, pagaram-lhe uma boa indemnização (sim os privados pagam, o estado português é o único que por cá não o faz) e ele foi à vida dele. Obviamente que nessa altura havia muito emprego, sobretudo para alguém com formação superior, no caso dele em engenharia mecânica.

Teve várias propostas de empresas privadas e tinha uma outra hipótese. A mulher é professora e sabe que há muita falta de professores de matemática nas escolas públicas, pelo que não seria difícil ele encontrar uma escola que lhe desse emprego. Nessa altura tinha casado há poucos anos e tinha dois filhos pequenos.

Depois de considerar várias hipóteses considerou duas delas, uma numa empresa privada e outra numa escola perto da sua casa. Na empresa privada tinha a vantagem de ganhar cerca do dobro do que ganhava na escola, tinha a desvantagem de ter de ir para Lisboa (ele mora na margem sul) e de ter de fazer com alguma frequência viagens de alguns dias à Alemanha. Como ele me disse (e não foi agora por causa da crise que ele me contou a história da vida dele, já foi há uns anos, quando ainda nem se sonhava com isto) "na altura custou-me muito, de um dia para o outro fiquei a ganhar metade do que ganhava na Fnac, e metade do que podia ganhar na outra empresa (agora não me lembro do nome), mas tinha a vantagem de estar sempre perto da família, os miúdos era muito pequenos e se fosse para aquela empresa pouco os acompanharia no seu processo de crescimento...

Estas opções que significaram para ele um sacrifício financeiro bastante grande, permitiram-lhe acompanhar o crescimento dos filhos e ter uma vida familiar bem mais rica... mas também o transformaram num dos gajos que tem levado este país à ruína, como é que ele não viu logo que não podia ter aceite esse emprego? O estado precisava desesperadamente de professores com qualificações, mas ele devia ter visto logo que, dai a uns anos, haveriam de vir uns governantes que gastariam todo o dinheiro que os contribuintes têm e não têm, em auto-estradas, pontes, estádios, bancos falidos, e outros negócios de utilidade mais que duvidosa... não sei como é que ele não viu isto?! :wall: :wall: :wall: :wall:

por artista_ » 15/10/2012 12:45

ghorez Escreveu:
Entre FP e Privados:

Igualar o quê? Quem te disse que os salários na FP são mais altos? Mostra lá os dados que sustentam essa afirmação para os podermos discutir!?

ghorez Escreveu:2º todos no mesmo sistema de saúde, e colocar os FP (e só os FP) a pagar tudo o que diz respeito ao ADSE desde que ele existe até ao momento em que este passa a ser de todos;

A ADSE não é gratuita, os trabalhadores descontam para a mesma e grande parte dos desequilíbrios já foram corrigidos, quer pelo aumento dos descontos que cada trabalhador faz, quer pela perda de regalias/comparticipações. Aliás muitos privados também têm sistemas de saúde próprios...

ghorez Escreveu:3º igualar reformas (em termos médios);

Mais uma, onde é que está a informação em que te sustentas para dizer que as reformas são mais altas? Tens de comparar pessoas no privado que tenham funções similares e façam os mesmos descontos... mandar coisas para o ar não chega, temos de fundamentar o que dizemos!

ghorez Escreveu:4º existir rigorosamente o mesmo número de dias de férias/trabalho/tolerâncias de ponto;

Salvo alguns excessões que possam existir por algumas razões específicas, o regime não é igual para todos?! Mais uma vez, onde é que estão os argumentos que sustentam esta afirmação?

ghorez Escreveu:5º acabar com a impossibilidade de desemprego;

Outra vez, mas tu não tens lido o que escrevi?! chiça...

E ainda te digo mais, se os FP tivessem realmente todas as vantagens de que falas, não sei até que ponto seria lícito tirá-las. As condições que têm foram acordadas por ambas as partes, ninguém os obrigou a aceitar mas também ninguém obrigou o estado a oferecer essas condições. Até que ponto é lícito oferecer algo a um trabalhador e depois cortar constantemente no que foi acordado? Ou seja, mesmo que tu, e muitos outros mal informados (e sem vontade de se informar), achem que os FP's têm regalias a mais, eles estão apenas a cumprir um contrato. Eu conheço muita gente que optou pelo público quando tinha no privado alternativas, algumas até melhores em termos financeiros, mas piores noutros aspetos. Escolheram aquela, longe de saberem que um dia se tornaria nos "bodes expiatórios" desta crise, são eles os culpados, não deviam ter aceite o que lhes foi proposto, deviam ter visto logo que estavam a explorar o estado, deviam era ter ido explorar um privado qualquer, mesmo que muitos desses privados também vivessem á conta do estado, mas nunca seriam os culpados desta crise, porque o mal está obviamente todo nos 20% do orçamento de estado, naqueles funcionários que garantem a saúde, educação, segurança justiça, etc... 20% do orçamento vai para esses funcionários, é menos do que a média da União Europeia, mas tu achas que o problema está TODO ai!

haja pachorra!! :wall: :wall:

por ghorez » 15/10/2012 12:13

Oberon__ Escreveu:
ghorez Escreveu:Exatamente, deixem tudo rigorosamente na mesma que assim é que estamos bem! E gozem muito e façam muitas piadas. Claramente eu e outros que vão emigrar é que estamos a mais.

Viva a Função Pública!
Desejo-vos a maior sorte! Vão precisar... :lol:

Já há muito tempo atrás, alguém disse: os sábios têm dúvidas, os ignorantes certezas...

Se tivesses um pouco de noção da tua responsabilidade como eleitor, informavas-te bastante melhor do que isso antes de largares postas de pescada, ou,no mínimo, argumentavas com quem argumenta ctg no Caldeirão (com números concretos e análises quantitativas comparativas), ou pedias informação a quem soubesse...

Se temos a porcaria de democracia que temos, agradece primeiro a ti mesmo. Se a generalidade dos eleitores fosse minimamente informada, os políticos, mesmo que maus, acabariam por fazer o que precisa de ser feito. Renegociação das PPP's, reforma da justiça, reforma das autarquias. Em vez disso entretêm-se com o que é mais simples de cortar e mais fácil de compreender. Sem menosprezar os problemas dos FPs na Admin Pública, que são assinaláveis, não será a despesa com FPs o problema mais premente ou mais urgente. Este é sim o perfeito bode expiatório para este eleitorado ignóbil, do qual pareces fazer parte com bastante afinco.

Entre FP e Privados:
2º todos no mesmo sistema de saúde, e colocar os FP (e só os FP) a pagar tudo o que diz respeito ao ADSE desde que ele existe até ao momento em que este passa a ser de todos;
3º igualar reformas (em termos médios);
4º existir rigorosamente o mesmo número de dias de férias/trabalho/tolerâncias de ponto;
5º acabar com a impossibilidade de desemprego;

Enquanto não fizeres isto (no mínimo e com prioridade absoluta), nunca haverá igualdade/equidade entre trabalhadores em Portugal. Como eu sei que a maioria é como tu (aliás como está à vista neste tópico), tenho a certeza que as coisas nunca irão mudar. Por isso ficam vocês com o atual sistema, e com as vossas prioridades. E eu e os pouquíssimos ou quase nenhuns que concordam comigo, vamos à nossa vida. No fundo ficamos os 2 satisfeitos.

por Blue Epsilon » 15/10/2012 11:42

Oberon__ Escreveu:...

Renegociação das PPP's, reforma da justiça, reforma das autarquias. Em vez disso entretêm-se com o que é mais simples de cortar e mais fácil de compreender.
...

Esta é a melhor frase que já li nos últimos dias sobre este tema.
Concordo a 100%.

Infelizmente, o problema é que não existem políticos com eles no sítio para levar avante o que realmente deve ser feito.
Podemos agradecer aos lobbies e toda a promiscuidade que existe entre a política e algumas empresas amigas.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por Oberon » 15/10/2012 11:00

ghorez Escreveu:Exatamente, deixem tudo rigorosamente na mesma que assim é que estamos bem! E gozem muito e façam muitas piadas. Claramente eu e outros que vão emigrar é que estamos a mais.

Viva a Função Pública!

Já há muito tempo atrás, alguém disse: os sábios têm dúvidas, os ignorantes certezas...

Se tivesses um pouco de noção da tua responsabilidade como eleitor, informavas-te bastante melhor do que isso antes de largares postas de pescada, ou,no mínimo, argumentavas com quem argumenta ctg no Caldeirão (com números concretos e análises quantitativas comparativas), ou pedias informação a quem soubesse...

Se temos a porcaria de democracia que temos, agradece primeiro a ti mesmo. Se a generalidade dos eleitores fosse minimamente informada, os políticos, mesmo que maus, acabariam por fazer o que precisa de ser feito. Renegociação das PPP's, reforma da justiça, reforma das autarquias. Em vez disso entretêm-se com o que é mais simples de cortar e mais fácil de compreender. Sem menosprezar os problemas dos FPs na Admin Pública, que são assinaláveis, não será a despesa com FPs o problema mais premente ou mais urgente. Este é sim o perfeito bode expiatório para este eleitorado ignóbil, do qual pareces fazer parte com bastante afinco.

por AlexTim » 14/10/2012 23:24

Sou um dos trabalhadores com contrato a termo certo, trabalho assim á mais de 8 anos, e sim tens razão vou precisar de muita sorte, também podes juntar uma dose grande de paciencia, para os Nossos governantes e para tipos como tu.

Registado: 25/5/2009 18:11

por ghorez » 14/10/2012 20:54

Exatamente, deixem tudo rigorosamente na mesma que assim é que estamos bem! E gozem muito e façam muitas piadas. Claramente eu e outros que vão emigrar é que estamos a mais.

Viva a Função Pública!

por RandomWalk » 14/10/2012 20:48

setas Escreveu:Palmyra é um atol desabitado

lol

Um homem ai é Presidente da Republica , Primeiro ministro , acessor , especialista , professor, funcionário publico , privado , medico , enfermeiro , fiscal , serralheiro , mecanico , tudotudo

Convem é arranjar uma MULHER para dividir algumas tarefas .....

:lol:

Bem, cá por mim podia levar esta...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Angela_Merkel

Boa sorte.

E os meus votos de muita saude... É que o hospital mais proximo , cheio desses malditos FP fica para lá de longe!!
:mrgreen:

Registado: 16/1/2008 20:09

por kuppka » 14/10/2012 20:06

kuppka Escreveu:
kuppka Escreveu:
ghorez Escreveu:
Caríssimo tenho muito respeito pela tua situação.
Já tive 2 almoços em Coimbra com o Mário Nogueira, e já lhe disse que respeito e tenho-o em boa consideração pelo seu trabalho na defesa dos direitos dos professores...mas também lhe disse frontalmente que achava que os professores durante muitos e muitos anos (os efetivos..não os que infelizmente estão na tua situação) beneficiaram de inúmeras regalias que eram inaceitáveis para as restantes classes profissionais. E que hoje estavam a sofrer também por esse período... Enfim não vou entrar em pormenores, mas parece-me que tens um dos melhores sindicatos de Portugal a lutar pela vossa situação, e espero sinceramente que ele consiga no mínimo garantir o direito à indemnização.

LOL.

tiveste dois almoços para q?

Sabes que há 2 anos houve uma manif de profs com cerca de 80% ( s/Mário nogueira).Em 15/10 aconteceu uma grande manif política s/Cgtp ...

Registado: 31/5/2009 15:22

por setas » 14/10/2012 19:59

Palmyra é um atol desabitado

lol

Um homem ai é Presidente da Republica , Primeiro ministro , acessor , especialista , professor, funcionário publico , privado , medico , enfermeiro , fiscal , serralheiro , mecanico , tudotudo

Convem é arranjar uma MULHER para dividir algumas tarefas .....

Registado: 29/11/2007 13:17

por kuppka » 14/10/2012 19:58

kuppka Escreveu:
ghorez Escreveu:
Caríssimo tenho muito respeito pela tua situação.
Já tive 2 almoços em Coimbra com o Mário Nogueira, e já lhe disse que respeito e tenho-o em boa consideração pelo seu trabalho na defesa dos direitos dos professores...mas também lhe disse frontalmente que achava que os professores durante muitos e muitos anos (os efetivos..não os que infelizmente estão na tua situação) beneficiaram de inúmeras regalias que eram inaceitáveis para as restantes classes profissionais. E que hoje estavam a sofrer também por esse período... Enfim não vou entrar em pormenores, mas parece-me que tens um dos melhores sindicatos de Portugal a lutar pela vossa situação, e espero sinceramente que ele consiga no mínimo garantir o direito à indemnização.

LOL.

tiveste dois almoços para q?

Registado: 31/5/2009 15:22

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 204 visitantes