Secretário de Estado apela a jovens para emigrarem !
Vocês andam tão habituados a políticos mentirosos que quando um é sincero acham mal.
A única coisa de positivo nestes anos que nos levaram a esta situação é que a mão de obra exportada vai ser em grande parte qualificada.
Há 3 tipos de emigras:
1.Os que já emigraram ou vão emigrar porque já pensavam no assunto antes da bomba estourar.
2.Outros vão por falta de opção.Empurrados.Uns ficarão , outros voltam à primeira oportunidade.
3.E o resto fica aqui a reclamar.
Não há dúvida que os melhores são os primeiros porque é gente feita de outra têmpera.É gente com ambição ,que faz acontecer, que busca o melhor a nível profissional e pessoal.Adaptam-se bem a outras culturas.E esses muito dificilmente voltam.
Os segundos são os que vão mas terão mais problemas a adaptar-se.Muitos voltarão , alguns ficam.
Os terceiros são os que tem uma posição confortável aqui ou aqueles que nem vale a pena ir porque não tem mesmo a fibra necessária.
É esta gente que fica para levantar o país.
Até há aquela história de um estrangeiro que comentava com um português:
- Pois é , mas como é que pode ser ,um país com gente descendente de tantos descobridores ,gente empreendedora , abriu rotas para o oriente,quase descobriram o mundo todo , agora estar assim.
Ao que o outro responde:
- O problema é que esta gente é descendente dos que ficaram.
A330

A única coisa de positivo nestes anos que nos levaram a esta situação é que a mão de obra exportada vai ser em grande parte qualificada.
Há 3 tipos de emigras:
1.Os que já emigraram ou vão emigrar porque já pensavam no assunto antes da bomba estourar.
2.Outros vão por falta de opção.Empurrados.Uns ficarão , outros voltam à primeira oportunidade.
3.E o resto fica aqui a reclamar.
Não há dúvida que os melhores são os primeiros porque é gente feita de outra têmpera.É gente com ambição ,que faz acontecer, que busca o melhor a nível profissional e pessoal.Adaptam-se bem a outras culturas.E esses muito dificilmente voltam.
Os segundos são os que vão mas terão mais problemas a adaptar-se.Muitos voltarão , alguns ficam.
Os terceiros são os que tem uma posição confortável aqui ou aqueles que nem vale a pena ir porque não tem mesmo a fibra necessária.
É esta gente que fica para levantar o país.
Até há aquela história de um estrangeiro que comentava com um português:
- Pois é , mas como é que pode ser ,um país com gente descendente de tantos descobridores ,gente empreendedora , abriu rotas para o oriente,quase descobriram o mundo todo , agora estar assim.
Ao que o outro responde:
- O problema é que esta gente é descendente dos que ficaram.
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
Re: 15 milhoes (e nao 10)
C.N. Escreveu:
A noticia esta acima. Creio que estao a analisar uma frase e nao o contexto da mesma.
A Australia incentiva os jovens a sair da Australia no mesmo sentido. Ninguem fica emigrado para sempre. E mesmo durante o periodo de emigracao ha sempre um contacto com o pais mae que produz dinheiro para os cofres do estado.
Eu emigrei de vez em 1998 mas volto a Portugal em media duas vezes por ano e pago os tais 23% de IVA e muitos outros impostos indirectos quando estou em Portugal; tenho dois apartamentos em Lisboa arrendados (mais impostos); tenho uma conta bancaria (mais impostos); tenho um pequeno investimento numa produtora de vinho de uvas organicas (mais impostos). Ha-de haver muitos outros na mesma situacao.
Nao me choca o que o Miguel Mestre esta a propor. Segundo sei Portugal tem 15 milhoes de pessoas, com 5 a viver fora do pais, mas quase todos com ligacoes ao pais (ligacoes = impostos).
CN
CN, isso são peanuts!
O país gasta duas décadas a formar pessoas, a dar-lhes condições de saúde, a alimentá-las, a vesti-las, etc durante uns 20 anos em que não produzem basicamente nada.
Só consomem e os custos envolvidos são enormes particularmente com a Saúde e Educação.
Ora, os impostos indirectos que deixarão cá depois são peanuts. Vir cá um dias por ano, ter uma conta parada que geram uns peanuts em impostos, fazer um ou outro investimento que no global da economia portuguesa é um peanut. Isso não é nada. A população local, activa, a pagar impostos sobre o consumo o tempo todo e a pagar impostos sobre o rendimento de trabalho o tempo todo não consegue cobrir os gastos do Orçamento de Estado.
As despesas com saúde, educação e prestações sociais (grande parte, a segurança social) são mais de 2/3 do Orçamento de Estado. Todos os anos!
Não compensa formar pessoas, alimentá-las e vesti-las durante cerca de 20 anos durante os quais não produzem basicamente nada e depois mandá-las par fora trabalhar para outro lado. E ainda ficar cá com uma população "ultrapassada" e "envelhecida"!
Não são uns peanuts que se recolhem que vão justificar o investimento, como é óbvio. A ser assim, então os que estavam cá geravam um superavit brutal uma vez que pagam imensamente mais impostos directos e indirectos!
Eu não me choca nada que alguém diga em conversa que emigrar é uma solução. Porque é uma solução individual e sempre foi. A emigração é de resto uma realidade e tem sido uma realidade em Portugal ao longo dos anos.
Agora, enquanto Governante, ele terá de falar numa óptica do colectivo e com o interesse nacional presente!
Se ele consegue ver uma vantagem nacional numa emigração em massa, eu brindo-lhe a criatividade...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Vocês estão a ver mal a situação!
Se ele conseguir que dezenas de milhar de jovens licenciados, emigrem, isso significa politicamente 2 coisas :
O desemprego não sobe tanto como é de esperar
e as estatísticas de jovens licenciados á procura de emprego descem em catadupa
Ele está bem politicamente, podia é ser mais "inteligente" na forma.
Se ele conseguir que dezenas de milhar de jovens licenciados, emigrem, isso significa politicamente 2 coisas :
O desemprego não sobe tanto como é de esperar
e as estatísticas de jovens licenciados á procura de emprego descem em catadupa

Ele está bem politicamente, podia é ser mais "inteligente" na forma.
- Registado: 28/7/2011 13:58
15 milhoes (e nao 10)
Para Miguel Mestre, se o jovem optar por permanecer no país que escolheu para emigrar poderá "dignificar o nome de Portugal e levar ‘know how' do que Portugal sabe fazer bem". E caso a opção seja voltar, o emigrante, defendeu, poderá "replicar o que viu" no sentido de "dinamizar, inovar e empreender". Com o intuito de capacitar o jovem português, o responsável diz que o Governo pretende incentivar também os intercâmbios estudantis e os estágios no estrangeiro.
A noticia esta acima. Creio que estao a analisar uma frase e nao o contexto da mesma.
A Australia incentiva os jovens a sair da Australia no mesmo sentido. Ninguem fica emigrado para sempre. E mesmo durante o periodo de emigracao ha sempre um contacto com o pais mae que produz dinheiro para os cofres do estado.
Eu emigrei de vez em 1998 mas volto a Portugal em media duas vezes por ano e pago os tais 23% de IVA e muitos outros impostos indirectos quando estou em Portugal; tenho dois apartamentos em Lisboa arrendados (mais impostos); tenho uma conta bancaria (mais impostos); tenho um pequeno investimento numa produtora de vinho de uvas organicas (mais impostos). Ha-de haver muitos outros na mesma situacao.
Nao me choca o que o Miguel Mestre esta a propor. Segundo sei Portugal tem 15 milhoes de pessoas, com 5 a viver fora do pais, mas quase todos com ligacoes ao pais (ligacoes = impostos).
CN
Eu quando vi estas declarações de um governante não queria acreditar. Como é que isto é possível?
Então este país anda a gastar milhões na formação de jovens e depois manda-os para a Noruega, Brasil ou Alemanha a custo zero. Mas isto é de um país de gente normal?
Esta gente não percebe que o país só consegue transformar a sua economia com gente qualificada? Portugal forma pessoas, os outros agradecem, enquanto este país fica cada vez mais pobre com gente mais envelhecida!
Eu acho que este fulo nem sequer sabia o que estava a dizer ou se sabe ainda é mais grave!
Então este país anda a gastar milhões na formação de jovens e depois manda-os para a Noruega, Brasil ou Alemanha a custo zero. Mas isto é de um país de gente normal?
Esta gente não percebe que o país só consegue transformar a sua economia com gente qualificada? Portugal forma pessoas, os outros agradecem, enquanto este país fica cada vez mais pobre com gente mais envelhecida!
Eu acho que este fulo nem sequer sabia o que estava a dizer ou se sabe ainda é mais grave!
- Registado: 10/5/2010 10:54
rubini Escreveu:E qual o mal destas declarações?
O mal destas declarações é que ele é governante e está a dizer aos jovens portugueses que Portugal não tem futuro e portanto que o melhor é abandonar o barco.
Além do mais aquilo a que ele apela vai contra o interesse nacional: fazer sair os jovens (que são os mais activos) e quando tenderão a ser os mais qualificados (os mais produtivos) a sair em maior número vai precisamente contra o interesse nacional.
Uma coisa é o pai de família sugerir ao filho para emigrar, dado que quer o melhor para o filho. Outra coisa é o governante, que deveria estar a zelar pelos interesses nacionais - para que Portugal tenha um melhor futuro - e faz declarações que vão exactamente no sentido oposto.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
mapaman Escreveu:AutoMech Escreveu:mapaman Escreveu:É sempre bom saber que os superiores interesses da Nação estão entregues a gente deste calibre,ao qual acrescento que ele próprio deve ser um beneficiário da fuga dos mais qualificados pois caso contrário não ocupava as actuais funções.
Ele era advogado da PLMJ e ao que me consta um dos melhores em direito do desporto em Portugal. Não me surpreende que (de momento) perca muito dinheiro em ter ido para o governo.
Quanto às declarações, provavelmente expressou a opinião pessoal, coincidente com a opinião de muitos de nós, mas foi infeliz porque enquanto governo não me parece que seja sensato dizer o que disse.
Ser advogado da PLMJ não o torna imune ao disparate antes pelo contrário,enquanto membro do Governo obriga-o a um discurso responsável e motivador e não esta especie de resignação ao facto consumado de que lá fora é que é ou pode ser bom.
Quanto estão fechados em gabinetes na santa paz do senhor são todos muito bons,o pior é quando saltam para a arena.
Este fim de semana,em entrevista ao Expresso outro secretário de estado oriundo porventura tambem da PLMJ veio abrir a porta a despedimentos na função publica quando o PPC usou o argumento de emprego seguro para justificar cortes,agora este chuta isto no Brasil.
De pérola em pérola cá vamos passando os dias.
abraço
Nem mais.
Este sec. de estado é um perfeito idiota para fazer este tipo de declarações.
Perdeu uma óptima oportunidade para estar calado.
- Registado: 13/9/2011 22:45
Só apetece-me dizer 2 coisas depois do comentário do exmo. sr. dr. secretário de estado (intencionalmente em minúsculas):
1) o que ele disse reflete apenas o pensamento de uma certa "elite" em Portugal - de que são uns iluminados e possuem direitos quase que nobiliárquicos de usufruirem de privilégios; os outros que se amanhem como podem; para essa elite, tanto se faz se o país se desenvolve ou não, desde que o padrão de vida a que estão habituados se mantenha; preferem ter um olho em terra de cegos que ajudar a "ralé" a abrir os olhos
2) felizmente não faltam qualidades aos portugueses para singrar onde quer que queiram aventurar-se; ao longo da vida verifiquei que (in)felizmente a soma de todos os portugueses vale muito mais que Portugal enquanto nação
Uma temporada a limpar casas de banho num "banlieue" de Paris não faria mal ao nosso bravo secretário...
1) o que ele disse reflete apenas o pensamento de uma certa "elite" em Portugal - de que são uns iluminados e possuem direitos quase que nobiliárquicos de usufruirem de privilégios; os outros que se amanhem como podem; para essa elite, tanto se faz se o país se desenvolve ou não, desde que o padrão de vida a que estão habituados se mantenha; preferem ter um olho em terra de cegos que ajudar a "ralé" a abrir os olhos
2) felizmente não faltam qualidades aos portugueses para singrar onde quer que queiram aventurar-se; ao longo da vida verifiquei que (in)felizmente a soma de todos os portugueses vale muito mais que Portugal enquanto nação
Uma temporada a limpar casas de banho num "banlieue" de Paris não faria mal ao nosso bravo secretário...
- Registado: 29/11/2007 9:30
Re: Secretário de Estado apela a jovens para emigrarem !
alvim Escreveu:deepo Escreveu:Ao que isto chegou...
Como se não bastasse estarmos nesta situação, este sr. ainda tem a lata de vir apelar aos jovens para emigrarem.Como se isso fosse preciso.
Isto é o que eu chamo de competência e elevar os índices de confiança dos Portugueses. Assim está bem, sim senhor.
Deve estar com ideias que a população vai emigrar e o que ganhar deposita cá, como antigamente...![]()
Tiro no pé.
"Em Portugal a emigração não é, como em toda a parte, a transbordação de uma população que sobra; mas a fuga de uma população que sofre."
Eça de Queirós
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... -emigrarem
Deixa ver se entendi;... trabalhamos lá fora, onde se ganha muito mais, alem de a carga fiscal ser mais leve e como tal as coisas mais baratas.
Depois amealhamos um tostos aqui na BancoLandia que está segurissima, para gastar mais tarde...com Ivas de 23%, IMI, IA, etc e tal??? é isso?
![]()
![]()
![]()
![]()
É isso pois.

Nós iremos prevalecer.
- Registado: 22/4/2003 23:12
mapaman Escreveu:Ser advogado da PLMJ não o torna imune ao disparate antes pelo contrário,enquanto membro do Governo obriga-o a um discurso responsável e motivador e não esta especie de resignação ao facto consumado de que lá fora é que é ou pode ser bom.
Concordo Mapaman, foram declarações infelizes para um governante.
Eu só não partilho o teu outro comentário "ele próprio deve ser um beneficiário da fuga dos mais qualificados pois caso contrário não ocupava as actuais funções".
Duvido que seja dos que precise que outros emigrem para ele ter lugar. Aliás, vê-se que não é político e daí a ingenuidade em ter dito isto que disse.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
AutoMech Escreveu:mapaman Escreveu:É sempre bom saber que os superiores interesses da Nação estão entregues a gente deste calibre,ao qual acrescento que ele próprio deve ser um beneficiário da fuga dos mais qualificados pois caso contrário não ocupava as actuais funções.
Ele era advogado da PLMJ e ao que me consta um dos melhores em direito do desporto em Portugal. Não me surpreende que (de momento) perca muito dinheiro em ter ido para o governo.
Quanto às declarações, provavelmente expressou a opinião pessoal, coincidente com a opinião de muitos de nós, mas foi infeliz porque enquanto governo não me parece que seja sensato dizer o que disse.
Ser advogado da PLMJ não o torna imune ao disparate antes pelo contrário,enquanto membro do Governo obriga-o a um discurso responsável e motivador e não esta especie de resignação ao facto consumado de que lá fora é que é ou pode ser bom.
Quanto estão fechados em gabinetes na santa paz do senhor são todos muito bons,o pior é quando saltam para a arena.
Este fim de semana,em entrevista ao Expresso outro secretário de estado oriundo porventura tambem da PLMJ veio abrir a porta a despedimentos na função publica quando o PPC usou o argumento de emprego seguro para justificar cortes,agora este chuta isto no Brasil.
De pérola em pérola cá vamos passando os dias.
abraço
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Re: Secretário de Estado apela a jovens para emigrarem !
deepo Escreveu:Ao que isto chegou...
Como se não bastasse estarmos nesta situação, este sr. ainda tem a lata de vir apelar aos jovens para emigrarem.Como se isso fosse preciso.
Isto é o que eu chamo de competência e elevar os índices de confiança dos Portugueses. Assim está bem, sim senhor.
Deve estar com ideias que a população vai emigrar e o que ganhar deposita cá, como antigamente...![]()
Tiro no pé.
"Em Portugal a emigração não é, como em toda a parte, a transbordação de uma população que sobra; mas a fuga de uma população que sofre."
Eça de Queirós
Deixa ver se entendi;... trabalhamos lá fora, onde se ganha muito mais, alem de a carga fiscal ser mais leve e como tal as coisas mais baratas.
Depois amealhamos um tostos aqui na BancoLandia que está segurissima, para gastar mais tarde...com Ivas de 23%, IMI, IA, etc e tal??? é isso?

mapaman Escreveu:É sempre bom saber que os superiores interesses da Nação estão entregues a gente deste calibre,ao qual acrescento que ele próprio deve ser um beneficiário da fuga dos mais qualificados pois caso contrário não ocupava as actuais funções.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
E qual o mal destas declarações?
Eu diria que ele é quase o Captain Obvious. A emigração jovem já existe em enorme quantidade, fazer um apelo é desnecessário.
E a experiência internacional só faz bem. Pena é que tenha de ser por "imposição" e não por escolha, mas isso é outra história.
Eu diria que ele é quase o Captain Obvious. A emigração jovem já existe em enorme quantidade, fazer um apelo é desnecessário.
E a experiência internacional só faz bem. Pena é que tenha de ser por "imposição" e não por escolha, mas isso é outra história.
- Registado: 8/6/2011 20:44
Secretário de Estado apela a jovens para emigrarem !
Ao que isto chegou...
Como se não bastasse estarmos nesta situação, este sr. ainda tem a lata de vir apelar aos jovens para emigrarem.
Como se isso fosse preciso.
Deve estar com ideias que a população vai emigrar e o que ganhar deposita cá, como antigamente...
Tiro no pé.
Eça de Queirós
Como se não bastasse estarmos nesta situação, este sr. ainda tem a lata de vir apelar aos jovens para emigrarem.

Deve estar com ideias que a população vai emigrar e o que ganhar deposita cá, como antigamente...

Tiro no pé.
Eça de Queirós
Nós iremos prevalecer.