Aumento do preço dos transportes
Elias Escreveu:Marco Martins Escreveu:Pelo menos ainda vendem títulos dentro dos eléctricos!! Em Itália não fazem venda dentro dos transportes e quem quiser tem de comprar antes!
Bem, e cá em Portugal acontece o mesmo nos comboios. Tens de comprar o bilhete antes. E no metro é a mesma coisa.
Assim tem de ser.
No metro, em todas as estações, já tens barreiras onde tens de validar os bilhetes/passes. Na CP em metade das estações também já tem. Logo nunca poderia haver venda de bilhetes dentro das carruagens. Desta forma, aplicam-se (e bem) as respectivas multas.
Na carris/eléctricos como é óbvio não poderás ter essas barreiras e até faz sentido haver a possibilidade de se comprar bilhetes durante a viagem.
- Registado: 24/7/2009 12:13
MarcoAntonio Escreveu:Quem vai pagar a diferença, basicamente, são os distraídos e os utilizadores de ocasião (que segundo a notícia, perturbam o transito e actividade regular e portanto faz sentido que paguem mais que os outros).
Fazer sentido, faz. O que não faz sentido é não aplicar a mesma lógica aos autocarros.
MarcoAntonio Escreveu:O eléctrico tem a sua própria especifidade e eu não vejo porque não possa haver diferenciação. Se existir um comboínho a passear por Lisboa
Não é um comboinho. É um transporte público como outro qualquer e se hoje há poucos é porque se desinvestiu nisso. Se a ideia é ter um transporte especificamente para turistas, então que isso seja assumido, e que se ponham bilhetes por exemplo a 5 euros para quem quiser usar, sem acesso a passes. Se a ideia é ser um transporte público para servir os cidadãos, então não vejo razão para esta diferenciação (ainda para mais quando é um dos poucos transportes públicos amigos do ambiente).
MarcoAntonio Escreveu:daqueles que se vêm nas praias

MarcoAntonio Escreveu:A mim também não (ainda que para um turista seja um pouco mais simples ter a hipótese de compra a bordo).
Para um utente ocasional, também.

- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Pode estar bem enquadrada, o que não faz sentido é introduzir uma diferenciação entre as tarifas de eléctrico e autocarro.
Essa diferenciação é precisamente o que eu considero que está relativamente bem justificado.
Sendo que os clientes habituais têm forma de contornar essa diferenciação.
Quem vai pagar a diferença, basicamente, são os distraídos e os utilizadores de ocasião (que segundo a notícia, perturbam o transito e actividade regular e portanto faz sentido que paguem mais que os outros).
O eléctrico tem a sua própria especifidade e eu não vejo porque não possa haver diferenciação. Se existir um comboínho a passear por Lisboa daqueles que se vêm nas praias eu também não espero que cobrem o mesmo que os autocarros, mesmo que o serviço seja provido pela Carris. O eléctrico não será o mesmo mas fica algo a meio das duas coisas para todos os efeitos...
Elias Escreveu:Nem me chocaria que acabassem com a venda a bordo, mas para isso seria necessário aumentar o número de pontos de venda.
A mim também não (ainda que para um turista seja um pouco mais simples ter a hipótese de compra a bordo).
Mas este solução que apresentam também não me choca...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco Martins Escreveu:Pelo menos ainda vendem títulos dentro dos eléctricos!! Em Itália não fazem venda dentro dos transportes e quem quiser tem de comprar antes!
Bem, e cá em Portugal acontece o mesmo nos comboios. Tens de comprar o bilhete antes. E no metro é a mesma coisa.
MarcoAntonio Escreveu:AC Investor Blog Escreveu:Sinceramente, não sei o que se passa ou o que andam estes gestores a fazer. Tinhamos deflação ou vamos ter inflação agora ?
Eu acho que a alteração está relativamente bem justificada e resulta ainda dela que os clientes habituais podem continuar a pagar o preço mais baixo, utilizando o processo sugerido na notícia.
A subida de 1.45 para 1.50 não é nada de especial...
Pode estar bem enquadrada, o que não faz sentido é introduzir uma diferenciação entre as tarifas de eléctrico e autocarro.
Nem me chocaria que acabassem com a venda a bordo, mas para isso seria necessário aumentar o número de pontos de venda.
AC Investor Blog Escreveu:Sinceramente, não sei o que se passa ou o que andam estes gestores a fazer. Tinhamos deflação ou vamos ter inflação agora ?
Eu acho que a alteração está relativamente bem justificada e resulta ainda dela que os clientes habituais podem continuar a pagar o preço mais baixo, utilizando o processo sugerido na notícia.
A subida de 1.45 para 1.50 não é nada de especial...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Pelo menos ainda vendem títulos dentro dos eléctricos!! Em Itália não fazem venda dentro dos transportes e quem quiser tem de comprar antes!
Em relação aos transportes públicos, em Lisboa são 15% mais baratos do que no Porto!
No entanto os salários normalmente são mais altos em Lisboa, alegadamente por causa do custo de vida ser mais caro!
Em relação aos transportes públicos, em Lisboa são 15% mais baratos do que no Porto!
No entanto os salários normalmente são mais altos em Lisboa, alegadamente por causa do custo de vida ser mais caro!
- Registado: 7/4/2007 17:13
Sinceramente, não sei o que se passa ou o que andam estes gestores a fazer. Tinhamos deflação ou vamos ter inflação agora ?
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Aumento do preço dos transportes
Viajar num eléctrico da Carris vai custar mais 70 por cento
27.12.2010 - 18:46 Por Inês Boaventura - publico.pt
A tarifa de bordo nos eléctricos da Carris vai aumentar de 1,45 para 2,5 euros a partir de sábado, o que representa um acréscimo de mais de 70 por cento. A empresa diz que o objectivo é “desincentivar a aquisição de título a bordo”, acabando assim com as filas que se formam e que têm “consequências muito negativas na qualidade do serviço”.
Este aumento verifica-se apenas nas carreiras de eléctricos, já que nas de autocarros o acréscimo será de 1,45 para 1,5 euros. Na prática isto significa que o novo tarifário vai introduzir uma distinção entre os dois tipos de veículos que não existia até aqui.
Questionado sobre o assunto, o secretário-geral da Carris enviou ao PÚBLICO uma resposta escrita onde começa por dizer que “a actual rede de eléctricos apresenta uma forte componente turística”. E issso, justifica Luís Vale, tem-se traduzido em “grandes filas nas paragens de maior movimento, provocando frequentes atrasos com a consequente degradação das velocidades comerciais e da regularidade”.
A solução encontrada pela empresa foi, diz-se na resposta, “a criação de uma tarifa de bordo específica para a rede de eléctricos, não como forma de penalizar os clientes, mas como forma de desincentivar a aquisição de título a bordo”. Luís Vale sublinha ainda que nestes veículos “continuam a ser aceites todos os títulos de transporte actualmente válidos”, pelo que a alteração que entra agora em vigor “não se traduzirá numa penalização tarifária para os clientes habituais”.
A alternativa às tarifas de bordo é adquirir o cartão Viva Viagem, que custa 50 cêntimos, e carregá-lo com bilhetes da Carris ou com uma determinada quantia em dinheiro que pode depois ser gasta nesta transportadora ou noutra.
Mas o novo tarifário da Carris vai introduzir uma outra alteração: até agora as viagens nos seus ascensores (da Glória, da Bica e do Lavra) custavam 1,45, tanto como nos autocarros e eléctricos, mas um bilhete comprado a bordo do Elevador de Santa Justa ficava por 2,9 euros (o que permitia realizar duas viagens). A partir de 1 de Janeiro a tarifa de bordo do elevador e dos três ascensores sobe para 3 euros, valor que permite a realização de duas viagens.
Também o metro, a CP, a Soflusa e a Transtejo já divulgaram as actualizações que os seus tarifários vão ter a partir de sábado.
27.12.2010 - 18:46 Por Inês Boaventura - publico.pt
A tarifa de bordo nos eléctricos da Carris vai aumentar de 1,45 para 2,5 euros a partir de sábado, o que representa um acréscimo de mais de 70 por cento. A empresa diz que o objectivo é “desincentivar a aquisição de título a bordo”, acabando assim com as filas que se formam e que têm “consequências muito negativas na qualidade do serviço”.
Este aumento verifica-se apenas nas carreiras de eléctricos, já que nas de autocarros o acréscimo será de 1,45 para 1,5 euros. Na prática isto significa que o novo tarifário vai introduzir uma distinção entre os dois tipos de veículos que não existia até aqui.
Questionado sobre o assunto, o secretário-geral da Carris enviou ao PÚBLICO uma resposta escrita onde começa por dizer que “a actual rede de eléctricos apresenta uma forte componente turística”. E issso, justifica Luís Vale, tem-se traduzido em “grandes filas nas paragens de maior movimento, provocando frequentes atrasos com a consequente degradação das velocidades comerciais e da regularidade”.
A solução encontrada pela empresa foi, diz-se na resposta, “a criação de uma tarifa de bordo específica para a rede de eléctricos, não como forma de penalizar os clientes, mas como forma de desincentivar a aquisição de título a bordo”. Luís Vale sublinha ainda que nestes veículos “continuam a ser aceites todos os títulos de transporte actualmente válidos”, pelo que a alteração que entra agora em vigor “não se traduzirá numa penalização tarifária para os clientes habituais”.
A alternativa às tarifas de bordo é adquirir o cartão Viva Viagem, que custa 50 cêntimos, e carregá-lo com bilhetes da Carris ou com uma determinada quantia em dinheiro que pode depois ser gasta nesta transportadora ou noutra.
Mas o novo tarifário da Carris vai introduzir uma outra alteração: até agora as viagens nos seus ascensores (da Glória, da Bica e do Lavra) custavam 1,45, tanto como nos autocarros e eléctricos, mas um bilhete comprado a bordo do Elevador de Santa Justa ficava por 2,9 euros (o que permitia realizar duas viagens). A partir de 1 de Janeiro a tarifa de bordo do elevador e dos três ascensores sobe para 3 euros, valor que permite a realização de duas viagens.
Também o metro, a CP, a Soflusa e a Transtejo já divulgaram as actualizações que os seus tarifários vão ter a partir de sábado.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Ferreiratrade, GamesOver, Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2 e 267 visitantes