Mais IVA, mais IRS, mais IRC e corte de salários de político
Já agora, eu uso o termo Funcionário Público para estar sintonizado com a generalidade das pessoas mas a verdade é que de uma forma geral me estou a referir a trabalhadores do estado (existem agora imensos trabalhadores do estado que no passado eram considerados funcionários públicos e agora já não são funcionários públicos, estritamente falando). O cidadão comum continua a considerá-los e a vê-los como funcionários públicos contudo...
Mas o termo mais adequado para o universo de pessoas que estamos a falar é provavelmente trabalhadores do Estado (por conta do Estado) ou algo parecido.
Mas o termo mais adequado para o universo de pessoas que estamos a falar é provavelmente trabalhadores do Estado (por conta do Estado) ou algo parecido.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
nunoand99
A minha esposa "é quase funcionária pública" (só não e pq o estado cumpridor que temos a emprega a 10 anos a recibos verdes), é sem dúvida uma excelente profissional produtiva e que só não é mais pq as cabeças pensantes do sitio onde ela trabalha são "curtas"... pior... são colocadas lá politicamente o que ainda é pior.
Ou seja ela tem um elevado sentido de serviço público e encara o mesmo com o mesmo profissionalismo que o faria se a "empresa" fosse dela ou se trabalhasse no privado, como ela exista lá muitos... por outro lado tb existem os "outros"...
Dito isto tens de tudo em todos os lados e a generalizações são más..
Mas que deviam acabar com muita coisa no FP.. deviam, nomeadamente na colocação de boys, na gestão da coisa pública e na promiscuidade público/privada.
A minha esposa "é quase funcionária pública" (só não e pq o estado cumpridor que temos a emprega a 10 anos a recibos verdes), é sem dúvida uma excelente profissional produtiva e que só não é mais pq as cabeças pensantes do sitio onde ela trabalha são "curtas"... pior... são colocadas lá politicamente o que ainda é pior.
Ou seja ela tem um elevado sentido de serviço público e encara o mesmo com o mesmo profissionalismo que o faria se a "empresa" fosse dela ou se trabalhasse no privado, como ela exista lá muitos... por outro lado tb existem os "outros"...
Dito isto tens de tudo em todos os lados e a generalizações são más..
Mas que deviam acabar com muita coisa no FP.. deviam, nomeadamente na colocação de boys, na gestão da coisa pública e na promiscuidade público/privada.
- Registado: 24/8/2004 10:42
nunoand99 Escreveu:Em Portugal toda a gente conhece montes de funcionários públicos, logo a começar porque eles estão em todo o lado
Naturalmente que toda a gente conhece montes de funcionários públicos.
O que (seja nesta matéria seja em qualquer outra) existe muito pouco é que em esteja na predisposição e na disposição para analisar as situações com cuidado, com critério e com objectividade. Pessoas que estejam disponíveis para conhecer as realidades por dentro e efectuar-lhe uma análise/avaliação crítica e não uma análise de perspectiva meramente pessoal (de parte interessada) não há assim tantos.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
mais_um Escreveu:Marco,
Peço-te um favor coloca aqui os decretos-lei, ou leis que sustentam a tua afirmação.
Obrigado,
ALexandre Santos
Mais_um, eu não vou agora fazer uma pesquisa que me ia demorar horas a cobrir todos esses anos quando tenho vários familiares que são trabalhadores do Estado e que eu sei que praticamente não avançam há cerca de 10 anos.
Estritamente congelados, admito que seja no prazo que referiste (nunca disse o contrário). Mas entre novas regras e limitação de vagas quando a progressão se dá por concurso, o travão começou a ser dado há mais anos do que referes (na verdade o que eu tenho dito é "virtualmente congelados").
MarcoAntonio Escreveu:mais_um Escreveu:A progressão das carreiras esteve congelada entre setembro de 2005 e dezembro de 2008, o que quer dizer que no espaço temporal referido por ti, entre 2000 e 2009, representa 32,5% do periodo.
Mais_um, eu sei que tu gostas muito de atribuir determinadas medidas ao Sócrates mas eu conheço bastantes funcionários públicos e vou conhecendo razoavelmente o panorama (pelo menos tenho um conhecimento dessa realidade acima da média do cidadão comum).
![]()
Eu disse virtualmente congeladas e reitero a afirmação. Entre congelamentos, entre novas regras e entre limitação (baixa drástica) de vagas a concurso, pelo menos uma enorme faixa da função pública praticamente não sai do sítio há cerca de 10 anos!
Marco,
Peço-te um favor coloca aqui os decretos-lei, ou leis que sustentam a tua afirmação.
Obrigado,
ALexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Não te vou responder a todos os pontos porque não quero polemizar mais um tema que já é de si tão polémico, mas algumas observações vou deixar porque (mesmo admitindo que a tua intenção é boa) o teu post é extremamente problemático e sintomático também...
Eu conheço uma série de funcionários públicos: na qualidade de utente, na qualidade de conhecido, na qualidade de amigo, na qualidade de familiar...
A tua afirmação parece-me nada mais do que uma frase feita (ou uma ideia feita, como queiramos).
A generalidade da função pública é competente e trabalhadora, pelo menos em grau semelhante aos trabalhadores privados. Eu francamente não vejo qualquer coisa de signaficativo a distinguir uns e outros e tenho (até por experiência pessoal) grande experiência a contactar com os dois mundos (inclusivamente já fui patrão).
Se a FP não é nenhum poço de virtude, o sector privado também não. A massa é toda a mesma e são todos individuos uns iguais aos outros (ainda que a FP tenha problemas próprios e o sector privado tenha também ele problemas específicos).
Lido com profissionais da Educação, da Saúde, das Finanças, etc. São profissionais, trabalhadores, normalmente educados e até cada vez mais simpáticos e acessíveis...
Acho que estás a "espesinhar" trabalhadores com base em ideias feitas ou no mínimo sem apresentares substanciação para tal.
Como já disse atrás, se a tua ideia não é generalizada, deves especificar...
nunoand99 Escreveu:Quando a realidade mostra é que, EM MÉDIA, quem trabalha na função pública está lá porque não arranjou trabalho noutro lado (ou então tinha menor remuneração para o mesmo trabalho).
Põe lá a função pública na RUA, com a habilitação e experiênca profissional que tem, e vais ver quem é que lhes pega do Privado
Eu conheço uma série de funcionários públicos: na qualidade de utente, na qualidade de conhecido, na qualidade de amigo, na qualidade de familiar...
A tua afirmação parece-me nada mais do que uma frase feita (ou uma ideia feita, como queiramos).
A generalidade da função pública é competente e trabalhadora, pelo menos em grau semelhante aos trabalhadores privados. Eu francamente não vejo qualquer coisa de signaficativo a distinguir uns e outros e tenho (até por experiência pessoal) grande experiência a contactar com os dois mundos (inclusivamente já fui patrão).
Se a FP não é nenhum poço de virtude, o sector privado também não. A massa é toda a mesma e são todos individuos uns iguais aos outros (ainda que a FP tenha problemas próprios e o sector privado tenha também ele problemas específicos).
Lido com profissionais da Educação, da Saúde, das Finanças, etc. São profissionais, trabalhadores, normalmente educados e até cada vez mais simpáticos e acessíveis...
Acho que estás a "espesinhar" trabalhadores com base em ideias feitas ou no mínimo sem apresentares substanciação para tal.
Como já disse atrás, se a tua ideia não é generalizada, deves especificar...
artista Escreveu:Estás a falar do quê? A função pública tem pessoas bem mais qualificadas e os vencimentos não são mais altos, embora, como muitos têm dito seja difícil comparar porque fora da função pública os vencimentos "tomam diversas formas"...
Na FP também há formas de dar a volta à situação, principalmente nas autarquias, um dos expedientes é pedires licença sem vencimento por tempo indeterminado e depois és contratado a recibos verdes mas a ganhar mais.
Para mim a grande vantagem da FP não é o vencimento, é menor grau de exigência (muito inferior) que é pedido ao funcionário, comparando com o privado e ter o lugar certinho.
Ou seja muitas vezes permite ter outra ocupação paralela, tudo depende das chefias. Em tempos tive um director de serviços que numa reunião lamentava-se que já não sabia o que fazer aos subordinhados, tinha contratado os serviços da minha empresa para fazer o trabalho deles, até jogos comprava para eles estarem entretidos e mesmo assim de vez em quando chateavam-no!
Confesso que a minha experiencia com a adminstração central e local não é a melhor, vi coias que eram de por os cabelso em pé, há muito desperdicio, era preferivel mandar metade embora e pagar o dobro aos restantes!
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
MarcoAntonio Escreveu:mais_um Escreveu:A progressão das carreiras esteve congelada entre setembro de 2005 e dezembro de 2008, o que quer dizer que no espaço temporal referido por ti, entre 2000 e 2009, representa 32,5% do periodo.
Mais_um, eu sei que tu gostas muito de atribuir determinadas medidas ao Sócrates mas eu conheço bastantes funcionários públicos e vou conhecendo razoavelmente o panorama (pelo menos tenho um conhecimento dessa realidade acima da média do cidadão comum).
![]()
Eu disse virtualmente congeladas e reitero a afirmação. Entre congelamentos, entre novas regras e entre limitação (baixa drástica) de vagas a concurso, pelo menos uma enorme faixa da função pública praticamente não sai do sítio há cerca de 10 anos!
Já agora, eu tenho falado bastante deste tema porque noto enormes preconceitos e ideias feitas no cidadão comum, que fala da Função Pública no mesmo tom que falava há 10 anos atrás e que continua a pedir as mesmas coisas, mesmo já depois de se ter feito muito nesse campo.
Pode-se fazer mais?
Honestamente, creio que sim!
Mas convém ter noção da realidade, convém conhecer bem a realidade quando se apela a medidas drásticas a aplicar a um universo de milhares e milhares de trabalhadores.
Marco,
Não te sobreestimes!
Em Portugal toda a gente conhece montes de funcionários públicos, logo a começar porque eles estão em todo o lado

Sim, porque mesmo após os 10 anos que referes (e que não são bem 10), continuamos a ter mais função pública que os outros, vê lá como a coisa estava de inicio.
Saudações & Bons Negócios
- Registado: 16/5/2005 21:38
MarcoAntonio Escreveu:nunoand99 Escreveu:Boas artista,
Peço desculpa, mas essa afirmação demonstra falta de noção da realidade.
Eu sei que no Mundo em que vivemos, qualquer um diz o que quer...
(coisas do relativismo, que como dizia a outra, se calhar o melhor era passar sem a Democracia 6 meses e depois logo se via)
Mas a Verdade é só uma!
Quase que pareces do Sindicato
Além disso, o que dizes não faz sentido, porque então queres fazer crer que as pessoas estão na função pública por algum tipo de Missão, visto que para a mesma habilitação, no privado se paga mais.
Quando a realidade mostra é que, EM MÉDIA, quem trabalha na função pública está lá porque não arranjou trabalho noutro lado (ou então tinha menor remuneração para o mesmo trabalho).
Põe lá a função pública na RUA, com a habilitação e experiênca profissional que tem, e vais ver quem é que lhes pega do Privado
A não ser que estejas a falar de nichos de mercado, tipo médicos, e em topo de carreira.
Mas, por outro lado, é exactamente nos mais velhos e topos de carreira na função pública, que temos salários maiores que muitos paises da UE.
Tem graça!
Só na função pública temos salários mais altos que na UE!
E estamos a falar de salário nominal, não descontado por poder de compra, ainda por cima
Nuno, não me leves a mal e eu não te pretendo ofender mas acho que estás a alucinar!
O teu post está tão cheio de ideia feita e de informação errada (ou errónea) que eu nem sei por onde começar...
Nota: eu não sou funcionário público.
Boas Marco,
Não levo a mal nada

Pelo menos dito nesse tom

(não é engraçado como ouvimos tom quando lemos na Internet, ou sou também eu a alucinar?)

Quanto ao resto, como eu disse, a verdade é só uma!
Não estou interessado em ter razão...
Mas se fores capaz de dizer uma profissão no Privado onde em Portugal se ganhe mais que na UE, ainda por cima em termos nominais, estou cá para ouvir.
mais_um Escreveu:A progressão das carreiras esteve congelada entre setembro de 2005 e dezembro de 2008, o que quer dizer que no espaço temporal referido por ti, entre 2000 e 2009, representa 32,5% do periodo.

Já agora, eu tenho falado bastante deste tema porque noto enormes preconceitos e ideias feitas no cidadão comum, que fala da Função Pública no mesmo tom que falava há 10 anos atrás e que continua a pedir as mesmas coisas, mesmo já depois de se ter feito muito nesse campo.
Pode-se fazer mais?
Honestamente, creio que sim!
Mas convém ter noção da realidade, convém conhecer bem a realidade quando se apela a medidas drásticas a aplicar a um universo de milhares e milhares de trabalhadores.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 13/5/2010 15:31, num total de 2 vezes.
MarcoAntonio Escreveu:
A que aumentos te estás a referir?
Entre 2000 e 2009, apenas em 2009 ocorreu aumento real de vencimentos. Em todos os outros anos (2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008) ocorreu perda real de vencimentos. O ano de 2010 vai ser certamente novamente de perda real de vencimentos. Coloquei a listagem comparativa dos aumentos frente a frente com a inflacção noutro tópico. As carreiras estão virtualmente congeladas há uma série de anos, também.
A progressão das carreiras esteve congelada entre setembro de 2005 e dezembro de 2008, o que quer dizer que no espaço temporal referido por ti, entre 2000 e 2009, representa 32,5% do periodo.
Não esquecer que nas empresas privadas também existiram muitos casos em que não houve aumentos, na empresa onde trabalhei anteriormente, os aumentos estiveram congelados durante 6 anos no mesmo periodo.
Claro que o facto de muitas empresas despedirem trabalhadores permitiram fazer alguns aumentos aos restante e mesmo assim diminuir a massa salarial. Algo que (ainda)não é possivel fazer na administração publica.
Já agora em relação à tabela que fizeste seria interessante verificar a massa salariasl da FP e o numero de FP em cada ano, ficavamos com uma boa ideia do peso das progressões na carreira, na massa salarial.
nunoand99 Escreveu:Boas artista,
(coisas do relativismo, que como dizia a outra, se calhar o melhor era passar sem a Democracia 6 meses e depois logo se via)
Mas a Verdade é só uma!
Além disso, o que dizes não faz sentido, porque então queres fazer crer que as pessoas estão na função pública por algum tipo de Missão, visto que para a mesma habilitação, no privado se paga mais.
Quando a realidade mostra é que, EM MÉDIA, quem trabalha na função pública está lá porque não arranjou trabalho noutro lado (ou então tinha menor remuneração para o mesmo trabalho).
A não ser que estejas a falar de nichos de mercado, tipo médicos, e em topo de carreira.
Mas, por outro lado, é exactamente nos mais velhos e topos de carreira na função pública, que temos salários maiores que muitos paises da UE.
Tem graça!
E estamos a falar de salário nominal, não descontado por poder de compra, ainda por cima
Nuno, não me leves a mal e eu não te pretendo ofender mas acho que estás a alucinar!
O teu post está tão cheio de ideia feita e de informação errada (ou errónea) que eu nem sei por onde começar...
Nota: eu não sou funcionário público.
artista Escreveu:nunoand99 Escreveu:Qual o pior RATIO Produtividade/Remuneração no País?
E Literacia vs Remuneração?
Estás a falar do quê? A função pública tem pessoas bem mais qualificadas e os vencimentos não são mais altos, embora, como muitos têm dito seja difícil comparar porque fora da função pública os vencimentos "tomam diversas formas"...
artista
Boas artista,
Mas a Verdade é só uma!

Tem graça!

Entre 2000 e 2009, apenas em 2009 ocorreu aumento real de vencimentos. Em todos os outros anos (2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008) ocorreu perda real de vencimentos. O ano de 2010 vai ser certamente novamente de perda real de vencimentos. Coloquei a listagem comparativa dos aumentos frente a frente com a inflacção noutro tópico. As carreiras estão virtualmente congeladas há uma série de anos, também.
Boas Marco,
Estava a falar dos aumentos de impostos que foram agora propostos (mais 1% no IRS, etc...)
Na Função Pública estão pessoas de todas as gerações e os vencimentos diferem (em alguns casos) brutalmente para pessoas que estão a desempenhar o mesmo trabalho.
Exacto, por isso falei do indicadores relativos

Saudaçôes & Bons Negócios
Verdade, rmachado!
Já agora, a subida de "20% da taxa reduzida" é uma subida de 1% no preço do produto. É o que se sente e é o que realmente conta. Eu não acho nada de extravagante nesta subida...
Um copo se tiver uma gota de água no fundo e eu lhe despejar outra gota, o volume de água aumentou 100% se eu quiser dizer que aumentou muito. O facto é que ele continua a estar virtualmente vazio!
Já agora, a subida de "20% da taxa reduzida" é uma subida de 1% no preço do produto. É o que se sente e é o que realmente conta. Eu não acho nada de extravagante nesta subida...
Um copo se tiver uma gota de água no fundo e eu lhe despejar outra gota, o volume de água aumentou 100% se eu quiser dizer que aumentou muito. O facto é que ele continua a estar virtualmente vazio!
nunoand99 Escreveu:Qual o pior RATIO Produtividade/Remuneração no País?
Estás a falar do quê? A função pública tem pessoas bem mais qualificadas e os vencimentos não são mais altos, embora, como muitos têm dito seja difícil comparar porque fora da função pública os vencimentos "tomam diversas formas"...
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
LTCM Escreveu:Um aumento do IVA em 20% sobre os produtos alimentares(taxa reduzida do IVA).![]()
Nada mau para um governo preocupado com o bem estar social.
Talvez pq este escalão a para com o de 12% sejam os menos permissivos a fuga...
A verdade é que o de 20% é dos mais torneavéis... ou será que nunca passaram pela frase do "Com factura é X sem factura é X-IVA?". Mas parece-me que no supermercado ou no restaurante isto não acontece...
- Registado: 24/8/2004 10:42
Um aumento do IVA em 20% sobre os produtos alimentares (taxa reduzida do IVA).

Editado pela última vez por LTCM em 13/5/2010 15:20, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
nunoand99 Escreveu:Quem é que vive num Mundo "destorcido" da realidade?
Alguma Função Pública (e cada vez menos) viverá, não toda!
Apelar a cortes generalizados na Função Pública é o mesmo que dizer "que pague outro grupo qualquer a crise por mim"...
Os trabalhadores da Função Pública são (na maior parte dos casos) trabalhadores que trabalham, passe a redundância, e que desempenham funções necessárias e que o resto da população (pelo menos a maior parte) espera que alguém desempenhe.
nunoand99 Escreveu:Ou queres a anedota de aumentos generalizados que foram anunciados...
nunoand99 Escreveu:Sim, que vão ser necessários cortes bem maiores (em %)...
Ou o generalizado é para depois apanhar aqueles que tiram Licenciaturas (pagas do próprio bolso) e trabalham na caixa do LIDL, e Call Centers pelo país, com contratos a 6 meses?
Sim, que esses com menos de 30 anos é que tem a culpa do regabofe que a geração anterior andou por aí a fazer!
Na Função Pública estão pessoas de todas as gerações e os vencimentos diferem (em alguns casos) brutalmente para pessoas que estão a desempenhar o mesmo trabalho.
MarcoAntonio Escreveu:nunoand99 Escreveu:Cortes na função pública e 13º Mês, a titulo excepcional e temporário, enquanto se vai aplicando o resto!
Porquê cortes generalizados na Função Pública?
E se não são generalizados, convém especificar...
Boas Marco,
Qual a tua proposta?
Quem é que vive num Mundo "destorcido" da realidade?
Qual o pior RATIO Produtividade/Remuneração no País?
Querem ser um "Governo" Profissional? OK! Façam as reduções na função Pública por escalões com base nesses indicadores (ou algo similar)
Ou queres a anedota de aumentos generalizados que foram anunciados...
Sim, que vão ser necessários cortes bem maiores (em %)...
Ou o generalizado é para depois apanhar aqueles que tiram Licenciaturas (pagas do próprio bolso) e trabalham na caixa do LIDL, e Call Centers pelo país, com contratos a 6 meses?
Sim, que esses com menos de 30 anos é que tem a culpa do regabofe que a geração anterior andou por aí a fazer!
E além disso, cortes generalizados de Remunerações originam deflação (ou continuam com a)
nunoand99 Escreveu:Cortes na função pública e 13º Mês, a titulo excepcional e temporário, enquanto se vai aplicando o resto!
Porquê cortes generalizados na Função Pública?
E se não são generalizados, convém especificar...
Boas,
Confesso que não li o tópico desde o meu último post, mas parece-me evidente que vão ser anunciadas mais medidas do que aquelas que foram faladas, ou pelo menos tudo assim o indica.
1.
A comunicação passada pelos Media até à data só pode ter sido um Comunicado de Imprensa (ou coisa do género), posta a circular pelo próprio Governo;
2.
O facto de proporem, desde logo cortes para politicos e outros cargos públicos importantes, "soa" a areia para os olhos, a modos que "divirtam-se por agora com os nossos cortes, que na hora da verdade vamos todos no mesmo barco". Outros paises em situação "idêntica" cortaram na função pública generalizamente, e às vezes acompanhada de ausência de Subsidio de Natal;
3.
A medida de criação de taxa "excepcional" para as grandes empresas foi passada como "aumento de taxas para os Bancos", quando isso não corresponde à generalidade. Fala-se em aumento para as Grandes Empresas de forma geral (falta a definição de Grandes Empresas). O "Bancos" foi mais uma forma de "areia" para os olhos. A maior parte das pessoas com quem se fala sobre o assunto ficou com a ideia que a taxa era para os "Bancos";
MAIS, todas as medidas "anunciadas", excepção feita ao IVA, são irrelevanetes em termos de Orçamento (peso em %).
Enfim, a FARSA POLITICA do costume!
Cá aguardamos as medidas a sério que desta vez parece que vão mesmo ter de ser.
E discordo do Nuno Faustino quando diz que somente mexendo no SNS e SS.
Isso poderá ser a única coisa que garante a estabilidade duradoura, mas de imediato é dificil de implementar, e é necessário efeitos IMEDIATOS.
Cortes na função pública e 13º Mês, a titulo excepcional e temporário, enquanto se vai aplicando o resto!
E CLARA definição de se as medidas são TEMPORÁRIAS ou PERMANENTES.
Se não a "malta" (nós), arrisca-se a continuar a tomar decisões erradas, com base em INPUTS errados!!!
Embora eu comprenda que essa ainda é a única forma que resta de manter este "quintal" povoado
Caso contrário, como acho que já referi neste Forum, parece-me que iremos ter David Ricardo no seu melhor, ou seja, despovoamento quasi-total e emigração em massa.
Vocês querem ver que ainda vamos emigrar para a India, ou China? (Brasil?)
P.S. Estou quase capaz de abrir um BLOG com este assunto!
Confesso que não li o tópico desde o meu último post, mas parece-me evidente que vão ser anunciadas mais medidas do que aquelas que foram faladas, ou pelo menos tudo assim o indica.
1.
A comunicação passada pelos Media até à data só pode ter sido um Comunicado de Imprensa (ou coisa do género), posta a circular pelo próprio Governo;
2.
O facto de proporem, desde logo cortes para politicos e outros cargos públicos importantes, "soa" a areia para os olhos, a modos que "divirtam-se por agora com os nossos cortes, que na hora da verdade vamos todos no mesmo barco". Outros paises em situação "idêntica" cortaram na função pública generalizamente, e às vezes acompanhada de ausência de Subsidio de Natal;
3.
A medida de criação de taxa "excepcional" para as grandes empresas foi passada como "aumento de taxas para os Bancos", quando isso não corresponde à generalidade. Fala-se em aumento para as Grandes Empresas de forma geral (falta a definição de Grandes Empresas). O "Bancos" foi mais uma forma de "areia" para os olhos. A maior parte das pessoas com quem se fala sobre o assunto ficou com a ideia que a taxa era para os "Bancos";
MAIS, todas as medidas "anunciadas", excepção feita ao IVA, são irrelevanetes em termos de Orçamento (peso em %).
Enfim, a FARSA POLITICA do costume!
Cá aguardamos as medidas a sério que desta vez parece que vão mesmo ter de ser.
E discordo do Nuno Faustino quando diz que somente mexendo no SNS e SS.
Isso poderá ser a única coisa que garante a estabilidade duradoura, mas de imediato é dificil de implementar, e é necessário efeitos IMEDIATOS.
Cortes na função pública e 13º Mês, a titulo excepcional e temporário, enquanto se vai aplicando o resto!
E CLARA definição de se as medidas são TEMPORÁRIAS ou PERMANENTES.
Se não a "malta" (nós), arrisca-se a continuar a tomar decisões erradas, com base em INPUTS errados!!!
Embora eu comprenda que essa ainda é a única forma que resta de manter este "quintal" povoado

Caso contrário, como acho que já referi neste Forum, parece-me que iremos ter David Ricardo no seu melhor, ou seja, despovoamento quasi-total e emigração em massa.
Vocês querem ver que ainda vamos emigrar para a India, ou China? (Brasil?)
P.S. Estou quase capaz de abrir um BLOG com este assunto!

MarcoAntonio Escreveu:nunofaustino Escreveu:
Eu continuo a achar que dificilmente conseguiremos chegar a algum ponto decente nos próximos 20 anos sem mexer no SNS e sistema de pensões e/ou renegociando a nossa dívida antes dos outros países.
Um abr
Nuno
É possível que a minha estimativa rápida até peque por excesso (ou talvez não). Entre governantes, deputados, autarcas, gestores públicos e reguladores, é um universo muito grande (e nestes dois últimos grupos há vencimentos individuais de centenas de milhares de euros). Seja como for, eu não quis passar de forma nenhuma a mensagem de que era uma redução significativa (como disse, o impacto é muito menor, apenas quis dizer que não era verdade que não se poupasse nada). Depois há também a possível poupança de vencimentos indirectos (pareceres e consultadorias)...
A propósito do SNS, duas coisas: o Hospital de S. João não deu tolerância de ponto (e fez muito bem!). Também julgo saber que o HSJ não está a dar prejuízo e vai gerir mais Hospitais (Valongo se não estou em erro).
Pelo que tenho lido e ouvido dizer, o HSJ, com esta nova direcção, está a funcionar bem quer em termos de serviço prestado quer em termos financeiros. Mas é uma excepção e não a regra. A verdade é que este sector, desde que saiu de lá o Correia de Campos, têm se revelado um sorvedouro de $$ e um acumular de prejuízos brutal. É o sistema é necessário maior controle financeiro e uma regulamentação apertada para evitar abusos (neste sector incluo as farmácias e as empresas farmacêuticas).
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!