Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Erro humano na base do 'crash'

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pesconde » 6/5/2010 22:53

o famoso efeito carneirada. :shock:

A quem estava curto e soube aproveitar o suposto erro humano que se transformou em "muitos erros humanos" os meus parabéns.
There is no fear without some hope, and no hope without some fear. ”
— B. Spinoza

Registado: 29/10/2007 20:24

por ferradura » 6/5/2010 22:51

Fonte Bloomberg

May 6 (Bloomberg) -- Nasdaq OMX Group Inc. said it’s investigating potentially erroneous trades involving multiple securities between 2:40 p.m. and 3 p.m. New York time, when the U.S. stock market tumbled.

The Dow Jones Industrial Average plunged almost 1,000 points today before paring its decline and ended down 347.80 points, or 3.2 percent, at 10,520.32. About $700 billion of U.S. stock-market value was erased in less than 10 minutes, data compiled by Bloomberg show.

Trades in Accenture Plc that drove the second-largest technology consulting company’s stock price down more than 99 percent to a penny were canceled by the CBOE Stock Exchange, according to data compiled by Bloomberg.

A total of 19 trades of 100 shares each were executed at 1 cent in seven seconds from 2:47 p.m. to 2:48 p.m. in New York, a minute after the Dow average plunged by the most since the market crash of 1987, the data showed.

Eighteen of the trades were executed on the CBOE Stock Exchange and were canceled. The first trade that sent Accenture to a penny was executed on the Nasdaq Stock Market. That transaction has yet to be canceled, the data showed.

Accenture shares closed today at $41.09, down 2.6 percent in New York Stock Exchange composite trading.

The Dow average lost as much as 998.5 points, or 9.2 percent, before paring its drop. The Standard & Poor’s 500 Index fell as much as 8.6 percent, its biggest plunge since December 2008, before trimming its decline to 3.2 percent.

To contact the reporters on this story: Elizabeth Stanton in New York at estanton@bloomberg.net; Michael Tsang in New York at mtsang1@bloomberg.net.

Registado: 5/4/2010 21:14

por Ulisses Pereira » 6/5/2010 22:50

Ninguém digita letras nas ordens... Sinceramente, acho uma explicação sem sentido. E se foi um erro a digitar um número também é altamente improvável já que a maioria dos softwares detecta essa discrepância. Se foi um erro, faz muito mais sentido que algum algoritmo tenha "dado o berro".

Se foi um erro.

Se foi um erro.

Por que é que insisto nos "ses"? Porque, uma vez mais, estamos a tentar acreditar que o mercado não faz um movimento assim pelo simples despoletar de ordens. Estamos a tentar acreditar.

Apenas.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por charles » 6/5/2010 22:48

zguibz Escreveu:Isto quem tinha alguma posição em warrants,por muito pequena que fosse, é de ficar com uns galos na testa de tanto bater no monitor!!! :evil:

Atão não é que o market maker foi tomar café àquela hora?

E um gajo a ver aquela vela a crescer para baixo, e sem se poder mexer...

É injusto pá, é muito injusto; mas infelizmente as regras permitem esses intervalos, e só negoceia warrants quem quer.

Já agora, quanto tempo seguido é permitido ao M.M. estar fora?

O MM saiu por momentos quando o dax veio aos 5500 no entanto passados 2 ou 3 minutos já tinha voltado com o dax a ressaltar para os 5600 +- , eu a partir deste momento estive sempre em calls até às 21:00 sem grandes falhas, só havia problemas se solicitasse grandes quantidades

eu acho é que com estas quedas os sistemas ficam todos baralhados, os gráficos que eu tinha ficaram bloqueados nos minimos
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por ferradura » 6/5/2010 22:48

Essa do erro humano...é pura mentira.Erro humano pode acontecer num titulo, ou num produto, não acontece em tudo.
Tudo bem que os stops podem ter ajudado...mas...

Isto fui um ensaio sobre um verdadeiro crash.

Uma coisa é certa, o nervosismo está ao rubro.

O VIX é que vai disparar

Registado: 5/4/2010 21:14

por charles » 6/5/2010 22:41

Bem esta é a noticia mais bizarra que alguma vez li sobre a bolsa, mas que assim seja :mrgreen:

obtive vários trades bem positivos e todos na recuperação do dax dos 5500 para cima, ou seja sempre em calls num final de dia completamente louco, os states chegaram a estar a perder quase 9% :shock:

entretanto deixei parte dos lucros numa posição longa, é um risco mas se a coisa resultar e abertura fôr com um gap up que é o que espero o mês tá ganho, isto já fez lembrar a volatilidade de outubro de 2008

repitam lá outra vez...."uma troca de teclas" :shock: :!: :?:

cumpt
Editado pela última vez por charles em 6/5/2010 22:50, num total de 1 vez.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por vaskovic » 6/5/2010 22:40

pelo pouco que vi, o que e facto e que todas as accoes quebraram ha mesma hora, ou que nao deixa de ser uma coincidencia, mas tambem, em muitas delas nao se nota nenhum acrescimo substancial do volume das vendas, ou seja, as ordens tem um volume "normal" mas efectivamente houve um crash. Como isto se explica, ja nao sei... mas aparentemente nao houve nenhum despejar de accoes no mercado.

Registado: 17/6/2009 11:06

por Lion_Heart » 6/5/2010 22:35

artista Escreveu:Eu só me pergunto é o que é que ele terá vendido para provocar esta queda?! Acho que nada, acho que dificilmente isto se terá devido a um erro humano... parece-me bem mais provavél que essa seja a versão oficial, é a que menos causará danos no mercado, pelo menos no imediacto!!!

abraços

artista

Como disse acima ou ele vendeu um fundo inteiro ou algo muito grande (futuros) que implicou despejar bilioes em acçoes nos diferentes indices o que é muito estranho .
Editado pela última vez por Lion_Heart em 6/5/2010 22:47, num total de 1 vez.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Lion_Heart » 6/5/2010 22:32

zguibz Escreveu:Sim Alex, eu sei que normalmente eles fazem isso, mas durante quanto tempo seguido lhes é permitido estar fora?

Se Não me engano pode ser até 20% da sessão diaria, mas estamos em Portugal e o mm é o emitente. Lol
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por zguibz » 6/5/2010 22:29

Sim Alex, eu sei que normalmente eles fazem isso, mas durante quanto tempo seguido lhes é permitido estar fora?
O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!

Registado: 30/8/2006 19:09

...

por Negocios Mendes » 6/5/2010 22:24

zguibz Escreveu:Isto quem tinha alguma posição em warrants,por muito pequena que fosse, é de ficar com uns galos na testa de tanto bater no monitor!!! :evil:

É injusto pá, é muito injusto; mas infelizmente as regras permitem esses intervalos, e só negoceia warrants quem quer.

Para tua informaçao, os MM saem quando existe muita volatilidade no mercado... e foi o caso.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

por zguibz » 6/5/2010 22:21

Isto quem tinha alguma posição em warrants,por muito pequena que fosse, é de ficar com uns galos na testa de tanto bater no monitor!!! :evil:

O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!

Registado: 30/8/2006 19:09

por rate » 6/5/2010 22:18

amanhã o nosso PSI20 vai dizer se foi verdade ou não....
a nossa sorte é que para a semana está cá o PAPA !oremos!
cc

Registado: 8/12/2007 12:39

por Pata-Hari » 6/5/2010 22:09

Bramador, quem trabalha no mercado sabe que existem erros humanos e por vezes dramáticos. E sabe como é tentar corrigir o disparate. Queres o quê, que invente e que te conte uma história tranquilizadora para adormeceres mais tranquilo? lamento mas não é essa a realidade.

Não sabemos se a história é verdadeira mas pode ser. Talvez nunca se saiba.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por iurp » 6/5/2010 22:07

Esta é a melhor desculpa para criar a dúvida, tentando mostrar que não foi o mercado normal a funcionar !!!

E será que não é pior, criando a sensação que os sistemas não são credíveis?

É que eu não acredito que não haja seguranças e sistemas anticrash...é que não há muito tempo foram montados esses sistemas de forma a que as ordens a partir de determinada percentagem só fossem aceites se fossem feitas manualmente;os sistemas mecânicos automáticos seriam desligados.

Que é feito disso?

Registado: 23/1/2006 23:54

por artista_ » 6/5/2010 22:06

Eu só me pergunto é o que é que ele terá vendido para provocar esta queda?! Acho que nada, acho que dificilmente isto se terá devido a um erro humano... parece-me bem mais provavél que essa seja a versão oficial, é a que menos causará danos no mercado, pelo menos no imediacto!!!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Re: Erro humano na base do 'crash'

por Marco Martins » 6/5/2010 22:04

canguru Escreveu:
CNBC: Erro humano na base do 'crash'
Económico
06/05/10 20:55
--------------------------------------------------------------------------------
A CNBC está a avançar que na base da queda de 9% de Wall Street esteve um erro da parte de um trader de uma das maiores firmas de NY.
A estação de televisão norte-americana noticia que um operador terá premido a tecla ‘b' (de biliões) em vez da ‘m' (de milhões), inundado o mercado com uma ordem que motivou o pânico em Wall Sreet.
A CNBC diz ter obtido a informação em várias fontes no mercado. A NYSE já disse que não houve qualquer erro técnico no sistema.

Isto é para ser levado a sério?

Mas é verdade ou não?

Registado: 7/4/2007 17:13

por Supermann » 6/5/2010 22:04

Bramador Escreveu:Mais brincadeiras com coisas sérias, ainda por cima por parte de um administrador. Mta gente deve ter perdido mto $ com esse suposto erro. Mas continuem assim q vão longe

nao disse mentira nenhuma... se conseguiu recomprar a posição com lucro, na volta ainda é é promovido :mrgreen:

Registado: 18/12/2009 18:54

por Bramador » 6/5/2010 22:03

Mais brincadeiras com coisas sérias, ainda por cima por parte de um administrador. Mta gente deve ter perdido mto $ com esse suposto erro. Mas continuem assim q vão longe

Registado: 29/11/2007 2:19

por Pata-Hari » 6/5/2010 21:59

Depende do prejuizo no fim do dia.....! se tiver conseguido recomprar a posição mais abaixo, ainda é promovido :P
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por zuza » 6/5/2010 21:58

Ola,

só por curiosidade, quais serão as consequencias para o trader responsável?
E já agora ele tem nome?

Abc

Registado: 21/12/2007 2:07

por Lion_Heart » 6/5/2010 21:56

Isso é muito duvidoso.

Pela reacção do mercado so se ele despejou um fundo inteiro. Porque bilioes da P&G nao foi de certeza.

E mesmo assim,...

Lion_Heart

por canguru » 6/5/2010 21:50

Bem, em PT já chegámos a culpar uma cegonha por termos meio país às escuras

As cegonhas, como a que causou o Apagão no sul de Portugal em 2000, muitas vezes fazem os seus ninhos em torres de alta tensão.O apagão no sul de Portugal em 2000 foi um importante apagão que deixou a metade sul do país, incluindo Lisboa, sem energia electrica durante mais de duas horas. Ocorreu pouco depois das 22:00 (hora local) no dia 9 de Maio de 2000. O apagão deixou a capital Lisboa na completa escuridão. Os Elétricos parados e os semáforos apagados semearam o caos na cidade. Imediatamente foi reforçada a segurança policial na cidade, mas não se detectou nenhum aumento da actividade criminal.

A EDP a principal companhia eletrica portuguesa, informou mais tarde que a causa do apagão foi devido à eletrocussão de uma cegonha, que tinha pousado no lugar errado, na hora errada. Como resultado, esta história apareceu na secção de curiosidades de alguns jornais europeus. No entanto há Teorias da Conspiração que afirmam que um OVNI teria sugado energia de algum poste de alta tensão, provocando assim uma quebra de energia durante algumas horas.

in http://pt.wikipedia.org/wiki/Apag%C3%A3 ... al_em_2000

Traduzindo, a cegonha carregou no interruptor que dá luz à parte sul de PT, tal como o trader XXX trocou 'm' por 'b'

Registado: 6/4/2008 22:41

Erro humano na base do 'crash'

por canguru » 6/5/2010 21:43

CNBC: Erro humano na base do 'crash'
Económico
06/05/10 20:55
--------------------------------------------------------------------------------
A CNBC está a avançar que na base da queda de 9% de Wall Street esteve um erro da parte de um trader de uma das maiores firmas de NY.
A estação de televisão norte-americana noticia que um operador terá premido a tecla ‘b' (de biliões) em vez da ‘m' (de milhões), inundado o mercado com uma ordem que motivou o pânico em Wall Sreet.
A CNBC diz ter obtido a informação em várias fontes no mercado. A NYSE já disse que não houve qualquer erro técnico no sistema.

Isto é para ser levado a sério?

Registado: 6/4/2008 22:41

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 86 visitantes