Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Abertura de supermercados ao domingo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Alguns de vocezes...

por Elias » 23/3/2010 23:37

bboniek00 Escreveu:estao sempre contra:

Se abre ee porque abre, se nao abre ee porque nao abre.

Irra ! :roll:

quem é que está contra quando abre e quando não abre?

vá, bota nomes, que a gente quer é sangue :twisted:

Registado: 5/11/2002 12:21

Alguns de vocezes...

por bboniek33 » 23/3/2010 23:32

estao sempre contra:

Se abre ee porque abre, se nao abre ee porque nao abre.

Irra ! :roll:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Elias » 23/3/2010 23:11

Lion_Heart Escreveu:a publicidade (muitas vezes enganosa) , o parecer facil e acessivel , os produtos a altura dos olhos, as meninas bonitas , os cartoes desconto.

São tudo técnicas de Marketing. O que vês de errado nisso?

Lion_Heart Escreveu:Isto foi o que levou e leva muita gente aos hipers , mas cuidado que em muitos os produtos sao tao ou mais caros que na mercearia da esquina.

De acordo, mas se os preços estão disponíveis para qualquer pessoa os consultar, o que vês de errado em cada um fazer as suas compras onde quer?

Lion_Heart Escreveu:O preço da bica e da gasolina e por o ter referido é um exemplo de como o mercado não funciona e as autoridades muito menos (todos sabemos o preço pq é igual em todo (ou quase) lado :)

Então em tua opinião qual deveria ser o leque de preços se o mercado e as autoridades funcionassem?

por Lion_Heart » 23/3/2010 23:02

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Isso de ser o "mercado" a decidir é muito complicado pois todos sabemos que o mercado é manipulavel e as pessoas ainda mais.

Sem dúvida. A começar logo pelos preços: a maioria das pessoas não compara preços e não sabe onde se compra mais barato.

Eu costumo dizer que a maioria das pessoas só sabe o preço de duas coisas: a bica e o litro de gasolina - esses dois toda a gente sabe. Agora experimenta perguntar a qualquer pessoa quanto é o quilo de costeletas de porco e já ninguém sabe. Pode ser vendida a 2,99 ou a 3,49 ou a 3,99 que parece sempre barato :P

Bom, isso ai é mesmo no fim da linha mas antes eu diria que a publicidade (muitas vezes enganosa) , o parecer facil e acessivel , os produtos a altura dos olhos, as meninas bonitas , os cartoes desconto. Isto foi o que levou e leva muita gente aos hipers , mas cuidado que em muitos os produtos sao tao ou mais caros que na mercearia da esquina.

O preço da bica e da gasolina e por o ter referido é um exemplo de como o mercado não funciona e as autoridades muito menos (todos sabemos o preço pq é igual em todo (ou quase) lado :)
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Elias » 23/3/2010 22:49

Lion_Heart Escreveu:Isso de ser o "mercado" a decidir é muito complicado pois todos sabemos que o mercado é manipulavel e as pessoas ainda mais.

Sem dúvida. A começar logo pelos preços: a maioria das pessoas não compara preços e não sabe onde se compra mais barato.

Eu costumo dizer que a maioria das pessoas só sabe o preço de duas coisas: a bica e o litro de gasolina - esses dois toda a gente sabe. Agora experimenta perguntar a qualquer pessoa quanto é o quilo de costeletas de porco e já ninguém sabe. Pode ser vendida a 2,99 ou a 3,49 ou a 3,99 que parece sempre barato :P

Lion_Heart Escreveu:Neste País onde a qualidade é muito baixa não se pode esperar muito.E as pessoas contentam-se com muito pouco.

É um facto. Em parte isso é uma consequência de termos sido sempre um país de analfabetos. E de não nos termos habituado a exigir qualidade.

por Lion_Heart » 23/3/2010 22:34

Elias Escreveu:
carf2007 Escreveu:Competitivos em preço talvez não, mas em qualidade há muitos

Não digo que não, mas gostaria de deixar dois apontamentos:

1 - contrariamente ao que acontece com o preço (mensurável e objectivo) a qualidade é não é medida,mas sim percepcionada. Logo, o que para um tem mais qualidade, para outro pode não ter.

2 - mesmo admitindo que os produtos do pequeno comércio possam ter mais qualidade, o facto de o "mercado" preferir ir ao shopping, isso significa que valorizam mais o elemento preço relativamente à qualidade.

Ora bom isso que o amigo acaba de dizer vai dar tema para muita conversa.
Isso de ser o "mercado" a decidir é muito complicado pois todos sabemos que o mercado é manipulavel e as pessoas ainda mais.

Na qualidade tem razão, isso varia muito de pessoa para pessoa mas tudo depende do ponto de partida. Neste País onde a qualidade é muito baixa não se pode esperar muito.E as pessoas contentam-se com muito pouco.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Sonae - Braga

por Deep Puple » 23/3/2010 22:25

Não é por acaso que o Continente em Braga esta a separar fisicamente a WORTEN do Hipermercado. Assim, o hipermercado vai abrir aos domingos à tarde.
Com esta notícia consegui hoje reforçar na Sonae a 0,88, mas aumentei o meu preço médio para 0,85.
Amanhã espero que a SONAE atinja no final os 0,91.

Cumps.

Registado: 10/1/2010 14:26

por Elias » 23/3/2010 21:57

carf2007 Escreveu:Competitivos em preço talvez não, mas em qualidade há muitos

Não digo que não, mas gostaria de deixar dois apontamentos:

1 - contrariamente ao que acontece com o preço (mensurável e objectivo) a qualidade é não é medida,mas sim percepcionada. Logo, o que para um tem mais qualidade, para outro pode não ter.

2 - mesmo admitindo que os produtos do pequeno comércio possam ter mais qualidade, o facto de o "mercado" preferir ir ao shopping, isso significa que valorizam mais o elemento preço relativamente à qualidade.

por carf2007 » 23/3/2010 20:09

carrancho Escreveu:carf2007,

Muito dificilmente algum pequeno comerciante pode oferecer um produto competitivo que uma grande superfície não consiga, há excepções, claro, mas não têm expressão. É claramente uma luta desigual.

Abraço,

Carrancho

Competitivos em preço talvez não, mas em qualidade há muitos, se quiseres bom pão não vais ao supermercado, se quiseres legumes bons e frescos nem sempre encontras nos supermercados, quando queres um vinho de qualidade vais a uma garrafeira, quando queres jantar bem vais a um restaurante de rua (há uma ou outra excepção em algumas praças da alimentação, mas para mim a maioria é comida "plástica") e por ai fora ...

Acho que se tivesse-mos um clima tropical, os shoppings não tinham o sucesso que teem, mas no inverno tenho que reconhecer que são convenientes, quem gosta de andar horas à procura de um lugar para estacionar ou ter que pagar parque e carregar sacos à chuva??

Os exemplos que já dei anteriormente (que me lembrei assim de repente, com certeza há mais), "Torta de noz" , "frei Tuck", são casos de sucesso aqui no Grande Porto pela QUALIDADE !
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por Elias » 23/3/2010 19:11

rmachado Escreveu:Ui... o Elias a concordar comigo...

Tá tudo louco. :)

rmachado, devo-te um pedido de desculpas... na verdade não reparei que eras tu, senão tinha logo dito que estava em total desacordo :mrgreen:

abraço

por rmachado » 23/3/2010 19:01

Elias Escreveu:
rmachado Escreveu:É o modelo de desenvolvimento que está mal e que penaliza o comercio local e não o abrir ao Domingo...

Exactamente!

Ui... o Elias a concordar comigo...

Tá tudo louco. :)

Mas é verdade.. basta ver o abandono dos centros urbanos.. em qq cidade/vila média/grande...

Posso dar inúmeros exemplos.

Quando se continua a construir dezenas de casas nas periferias sem cuidado nenhum, quando se penaliza em IMT/IMI's etc os centros, o que é que os nossos governantes estão a espera?

Não esquecer qual é a grande fonte de rendimento camarário.

Registado: 24/8/2004 10:42

por Elias » 23/3/2010 18:50

rmachado Escreveu:É o modelo de desenvolvimento que está mal e que penaliza o comercio local e não o abrir ao Domingo...

Exactamente!

por rmachado » 23/3/2010 18:45

A única coisa que temos em excesso cá são mesmo os hiper/mega/Centros Comerciais.

Note-se sempre as parangongas:
"O maior centro da Europa, da Peninsula Ibérica, de não sei onde..."

Temos excessica concentração de centros comerciais enormes..

Agora os hipermercados abrirem ao domingo? pq não se temos imensos abertos que não são considerados pq aproveitam lacunas na lei e ficam com 1995m2 ou separam as áreas como os intermarché?

Não me parece que sejam os hipers a arruinar o comercio tradicional, mas sim a despovoação dos centros urbanos e a excessiva oferta de mega lojas.

É o modelo de desenvolvimento que está mal e que penaliza o comercio local e não o abrir ao Domingo...

Registado: 24/8/2004 10:42

por Elias » 23/3/2010 18:30

carrancho Escreveu:É bem feito que é para não preferires as grandes superfícies ao pequeno comércio :mrgreen:

amigo carrancho, eu não sou especialmente adepto de gransde superfícies. Às vezes vou lá por conveniência mas não sou daqueles que passo a vida nos shoppings.

Gosto mais de passear.

Mas como referi acima eu não censuro ninguém por preferir ir aos shoppings. É o poder do mercado.

E continuo a achar que os pequenos comerciantes que acham que não podem concorrer com as grandes superfícies deviam era fechar as portas e mudar de ramo (ou de localização).

por carrancho » 23/3/2010 17:46

Olha no Colombo já me gamaram dois telemóveis duma vez só... foram-me ao bolso e zás!

É bem feito que é para não preferires as grandes superfícies ao pequeno comércio :mrgreen: Ainda por cima com 2 telemóveis... um não te chega?!?! Fascista!!! :lol:
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Elias » 23/3/2010 17:35

Lion_Heart Escreveu:E o que eu vejo por esse mundo civilizado fora, as pessoas e os turistas vao ate ao centro passear, tomar o seu cafe, ver as lojas , as montras , conversar, jantar , beber uns copos.

Pois. Mas a diferença não está nos shoppings - está na mentalidade tuga. Os portugueses não gostam de andar a passear e de andar a pé. Gostam de andar de carro ou de ver televisão.

Tu presumes que se não houvesse shoppings as pessoas iam passear para o centro... onde o comércio está todo fechado. Nota que as pessoas já têm a possibilidade de o fazer. Se não o querem fazer, quem as pode censurar?

Lion_Heart Escreveu:Eu se for a qq cidade espanhola , holandesa, inglesa , polaca , alema (sitios onde ja estive) , basta marcar um hotel no centro e sei que tenho tudo o que quero num raio de 300m.

Define "tudo". O que é que encontras lá fora que não encontres cá, no centro das cidades?

Lion_Heart Escreveu:Aqui um turista marca um hotel no centro ve predios a cair e marginais , porque o resto esta tudo nos shoppings.

Isso é uma ideia feita. Depende das cidades. E isso de os marginais andarem no centro e o resto estar tudo nos shioppings nao é bem assim: aqui em Lisboa posso dizer-te vários shoppings que estão cheios de marginais. Por exemplo o Colombo, o Dolce Vita Tejo, o Loureshopping. Olha no Colombo já me gamaram dois telemóveis duma vez só... foram-me ao bolso e zás!

por Lion_Heart » 23/3/2010 17:27

Elias Escreveu:Lion, não me respondeste...

Elias Escreveu:E em que medida é que tu achas que não havendo shoppings os centros das cidades deixariam de estar ao abandono?

E o que eu vejo por esse mundo civilizado fora, as pessoas e os turistas vao ate ao centro passear, tomar o seu cafe, ver as lojas , as montras , conversar, jantar , beber uns copos.

Eu se for a qq cidade espanhola , holandesa, inglesa , polaca , alema (sitios onde ja estive) , basta marcar um hotel no centro e sei que tenho tudo o que quero num raio de 300m.

Aqui um turista marca um hotel no centro ve predios a cair e marginais , porque o resto esta tudo nos shoppings.

Lion_Heart

por Elias » 23/3/2010 17:21

Lion, não me respondeste...

Elias Escreveu:E em que medida é que tu achas que não havendo shoppings os centros das cidades deixariam de estar ao abandono?

por Lion_Heart » 23/3/2010 17:13

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Os centros das nossas cidades estão ao abandono ao contrario do resto da Europa.

E em que medida é que tu achas que não havendo shoppings os centros das cidades deixariam de estar ao abandono?

Tudo na vida tem que ser feito com bom senso.
Mas isso é coisa que por aqui não existe, desde que haja uns euros para untar umas mãos vale tudo.

E eu dou um exemplo.
Aqui em Braga estão a construir um Dolce Vita , que ja parece as obras de sta. Ingracia e sabem porque? Porque simplesmente nao existem lojistas nem clientes para tantos espaços.
Ja temos aqui uns cinco shoppings, dois hipers, 10 a 15 supermercados, simplesmente não existe mercado.
Muitos deles nem metade das lojas ocupadas tem.

Lion_Heart

por Elias » 23/3/2010 17:02

Lion_Heart Escreveu:Os centros das nossas cidades estão ao abandono ao contrario do resto da Europa.

E em que medida é que tu achas que não havendo shoppings os centros das cidades deixariam de estar ao abandono?

por Lion_Heart » 23/3/2010 16:59

Paulo Moreira Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
Elias Escreveu:

Muito dificilmente algum pequeno comerciante pode oferecer um produto competitivo que uma grande superfície não consiga, há excepções, claro, mas não têm expressão. É claramente uma luta desigual.

Elias,

A culpa não é das pessoas que vão às grandes superfícies, tu não vais comprar mais caro quando tudo vai comprar o mais barato. Não vais a n sitios para te abasteceres quando podes comprar tudo no mesmo sitio. No futuro, podes pensar que vais sofrer por isso, mas sentes-te impotente e não vais começar agora a pagar uma factura que não te vai resolver o problema que esperas no futuro. Não é um problema que se possa resolver individualmente, nem me parece que seja algo que dependa da opção de cada um.

Abraço,

Carrancho

Carrancho,

Em minha opinião o problema dos pequenos comerciantes é do continuarem agarrados a um modelo de negócio que já não é rentável. Sabem que não têm hipótese de competir com as grandes superfícies, mas mantêm-se no negócio. A ideia de ter um pequeno negócio poder ser muito "romântica", mas em muitos casos só serve para perder dinheiro.

O mercado (que somos todos nós) prefere as grandes superfícies e não me parece que seja possível contrariar o mercado.

Deves querer dizer o mercado de Países do 3º Mundo como nós.
Porque na maioria dos Países do Norte da Europa o comercio tradicional tem mais força que os shoppings.
Onde existem poucos ou nenhuns shoppings e ao domingo está tudo fechado.
Os centros das nossas cidades estão ao abandono ao contrario do resto da Europa.
Se calhar nós os ricos é que temos razão e o resto esta tudo enganado.

Não foi isso que vi na Suecia que por acaso faz parte do norte da Europa.
Num domingo, foi num shopping onde vi mais pessoas a fazer compras que curiosamente era das poucas coisas abertas ao domingo.

Mas a questão e: Quantos shoppings existem na Suecia?E o comércio tradicional esta moribundo como aqui?
Três ou quatro por cidade como ca? Penso que no UK e Na Alemanha os shoppings são muito limitados.
Editado pela última vez por Lion_Heart em 23/3/2010 17:02, num total de 1 vez.

Lion_Heart

por PJBM2 » 23/3/2010 16:47

Lion_Heart Escreveu:
Elias Escreveu:

Elias,

A culpa não é das pessoas que vão às grandes superfícies, tu não vais comprar mais caro quando tudo vai comprar o mais barato. Não vais a n sitios para te abasteceres quando podes comprar tudo no mesmo sitio. No futuro, podes pensar que vais sofrer por isso, mas sentes-te impotente e não vais começar agora a pagar uma factura que não te vai resolver o problema que esperas no futuro. Não é um problema que se possa resolver individualmente, nem me parece que seja algo que dependa da opção de cada um.

Abraço,

Carrancho

Carrancho,

Em minha opinião o problema dos pequenos comerciantes é do continuarem agarrados a um modelo de negócio que já não é rentável. Sabem que não têm hipótese de competir com as grandes superfícies, mas mantêm-se no negócio. A ideia de ter um pequeno negócio poder ser muito "romântica", mas em muitos casos só serve para perder dinheiro.

O mercado (que somos todos nós) prefere as grandes superfícies e não me parece que seja possível contrariar o mercado.

Porque na maioria dos Países do Norte da Europa o comercio tradicional tem mais força que os shoppings.
Os centros das nossas cidades estão ao abandono ao contrario do resto da Europa.

Não foi isso que vi na Suecia que por acaso faz parte do norte da Europa.
Num domingo, foi num shopping onde vi mais pessoas a fazer compras que curiosamente era das poucas coisas abertas ao domingo.
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por Lion_Heart » 23/3/2010 16:40

Elias Escreveu:

Elias,

Abraço,

Carrancho

Carrancho,

Lion_Heart

Re: O pequeno comerciante tambem nunca evoluiu muito...

por tugashark » 23/3/2010 15:39

bboniek00 Escreveu:Com uns horarios de c.aca, durante a semana podiam ter 2 dias (por exemplo 5a e 6a, como acontece noutros paiises) em que estavam abertos atee aas 21h.

Alguns atee fecham aas 18h30m para poder abrir, sem mais custos salariais, aos Sabados de manhan...

Assim estavam condenados. No ramo alimentar nao conseguem competir com as grandes cadeias de distribuic,ao, os principios de associativismo tambem sempre estiveram longe do pensar da maioria do comerciante tiipico, individualista que quis ser... vai acabar nos Invalidos do Comercio.

Mais um exemplo de estupidez natural a que acresceu a mudanc,a radical do modo de vida das populac,oes urbanas e suburbanas.

Ficam os chineses que dormem dentro das lojas e estao abertos todos os dias incluindo Natal e Ano-Novo.

Atee parece que jaa vejo a parangona publicitaaria:

"Venha passar o DOmingo ao seu Continente mais prooximo !"

:twisted:

Onde moro tem um supermecado local e um Pingo Doce. Ora ambos fecham portas às 20h30... Durante a semana são mais os dias que chego depois das 21h00, ora com os horários praticados e precisando de alguma coisa só me resta ir a uma grande superfície que costuma estar aberta até às 23h00.

Concordo com a ideia de os supermecados locais estarem abertos, um a dois dias por semana, até às 22h00 pelo menos.

Na zona de Lisboa às 20h00 ainda se encontram longas filas de carros a tentar sair do centro da cidade.

Registado: 26/2/2008 20:42

por Elias » 23/3/2010 14:24

Elias,

Abraço,

Carrancho

Carrancho,

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: peterteam2, trilhos2006 e 207 visitantes