Caldeirão da Bolsa

Investidor de longo prazo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Para empirico

por empirico1 » 25/7/2008 0:55

vg1 Escreveu:Podes-me dizer como é que fazes a projecção do VC do BCP para 2009?
Também retiras 30% ao valor calculado?

A avaliação do VC é uma formula que criei, em tudo muito parecida na preparação de um plano de vendas, ou seja por uma formula matemática.

Registado: 5/6/2008 22:23

Re: BCP

por empirico1 » 25/7/2008 0:50

vg1 Escreveu:Quanto é que dá o teu valor contabilistico do bcp?

Actualmente o VC do BCP é de 1,33€

por empirico1 » 25/7/2008 0:49

artista Escreveu:
empirico1 Escreveu:Antes de apresentar os meus dados de hoje um comentário as palavras do Artista.

A estratégia está deveras consolidada :wink:

Eu referia-me à prática, ou seja, parto do princípio que a usas há relativamente pouco tempo, mas talvez esteja enganado(?)... a minha estratégia tem quase 10 anos de maturação, acho que está relativamente consolidada, mas penso que ainda precisa de mais algum tempo de experiências para atingir o ponto "G" (descambou) :)

Um abraço

artista

A minha Carteira AF foi iniciada em 1990, tinha na altura 25 anos :)

Para empirico

por vg1 » 24/7/2008 20:05

Podes-me dizer como é que fazes a projecção do VC do BCP para 2009?
Também retiras 30% ao valor calculado?

Registado: 15/6/2008 19:32

BCP

por vg1 » 24/7/2008 19:58

Quanto é que dá o teu valor contabilistico do bcp?

Registado: 15/6/2008 19:32

por artista_ » 24/7/2008 19:48

empirico1 Escreveu:Antes de apresentar os meus dados de hoje um comentário as palavras do Artista.

Eu referia-me à prática, ou seja, parto do princípio que a usas há relativamente pouco tempo, mas talvez esteja enganado(?)... a minha estratégia tem quase 10 anos de maturação, acho que está relativamente consolidada, mas penso que ainda precisa de mais algum tempo de experiências para atingir o ponto "G" (descambou) :)

Um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por empirico1 » 24/7/2008 18:49

AMR-bolsa Escreveu:EMPIRICO,
O longo prazo aqui quer dizer concretamente quantos meses/anos?

Já respondi na analise do dia, o longo prazo é de 5 anos.

por empirico1 » 24/7/2008 18:46

cmcf_CALD Escreveu:Caro empirico1,
sei que neste momento não analisa a TDU,mas não estará a TDU a beneficiar também destes resultados do BCP?

Olá cmcf,

por uma questão de coerência não quero comentar empresas que não acompanho mas como estás a associar a TDU ao BCP, se calhar esta subida pode eventualmente estar a incorporar uma eventual venda da posição que a TDU têm sobre o BCP, já que Pedro Teixeira Duarte está de costas voltadas para o Banco.

Abraço

por cmcf_CALD » 24/7/2008 18:17

Caro empirico1,
sei que neste momento não analisa a TDU,mas não estará a TDU a beneficiar também destes resultados do BCP?

Registado: 7/10/2007 15:17

por empirico1 » 24/7/2008 18:08

Lembro-me que cheguei a perder 11%, agora estou a ganhar 21%, típico das flutuações de curto prazo.

Um investidor de longo prazo, focaliza-se numa rentabilidade a longo prazo por isso, volto a repetir que o meu objectivo é procurar ter uma gestão activa em empresas com alto potencial de rentabilidade, que vá ao encontro da minha ambição de ter uma valorização mínima de 100% a 5anos!

Quanto ao dia de hoje, parece que as quedas voltaram para mal dos investidores de curto prazo.

BCP:

Parece-me que os investidores começam a perceber que os resultados se forem vistos com olhos de ver são indicadores fortissímos para o futuro da empresa, que será de grandes alegrias para quem investe agora.

Sou daqueles que acredita que o pior já passou e agora sem os desvios de milhões da gestão do Engº Jardim Gonçalves, com um verdadeiro lider como é Santos Ferreira, acredito que com estes indicadores o BCP no futuro vai fazer furor!

Associado a isto, temos a estabilização accionista já que com o crescimento da posição da Sonangol para 20%, vai trazer estabilidade e num futuro esta concentração é benéfica para eventual venda do Banco a um grande grupo económico.

F. RAMADA:

Está estabilizada a aguardar que os interessados surgem, a este preço é uma questão de tempo.

SONAE CAPITAL:

Continua a ser a empresa com maior desconto, comparando com os Capitais Próprios, da nossa praça.
Anexos
carteira valor.bmp
carteira valor.bmp (1.11 MiB) Visualizado 4853 vezes

por empirico1 » 24/7/2008 17:47

Anexo quadro actualizado.

Vou aguardar pela apresentação dos resultados do BPI e caso se confirmem as minhas suspeitas vou substituir esta empresa, a nível de gestão observo um lider medricas devido a uma falta de atitude vencedora.
Anexos
VALOR PSI20.bmp
VALOR PSI20.bmp (544.1 KiB) Visualizado 4875 vezes

por Vencer na Bolsa » 24/7/2008 17:41

EMPIRICO,
O longo prazo aqui quer dizer concretamente quantos meses/anos?
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

por empirico1 » 24/7/2008 17:33

Antes de apresentar os meus dados de hoje um comentário as palavras do Artista.

Existe alguns amigos que por aqui andam que sabem que eu utilizo a AF ha muito tempo só que nunca a divulguei. Hoje em dia opto por divulgar a minha Carteira AF e de manter para mim a de AT.

Quanto a estratégia que utilizo, repara comprei F.Ramada e ainda nem lhe toquei, nem penso tocar tão cedo. A Sonae Capital e o BCP, tenho escrito num papel os valores que vou vendê-las, agora estou dependente da altura em que o mercado irá cotar aos valores que eu quero :wink:

Agora imaginemos, e dou o exemplo da SONC, que me vi obrigado a vender Banif porque tal era a vantagem de troca em termos de potencial, assim tenho que mudar sempre as posições da Carteira.

Com o tempo, vais perceber melhor a estratégia e vais ver que é uma estratégia mais que pensada. Os comentários que faço diariamente vão ajudando :wink:
Editado pela última vez por empirico1 em 24/7/2008 18:47, num total de 1 vez.

por artista_ » 24/7/2008 15:48

bullsista Escreveu:
artista Escreveu: com AF é utilizando uma bolsa de cristal que tenho lá em casa... ok admito, é um daqueles balões para o digestivo, mas garanto que ás vezes, depois de uma ou duas aguardentes velhas, consigo ver neles uns títulos que no dia a seguir sobem, será coincidência!? :mrgreen:

mauzinho :mrgreen: :mrgreen:

Editei e corrigi, a minha intenção não era escrever "é" mas sim "ou"... a idéia era dizer que se os mercados estiverem em alta nos próximos tempos será mais fácil obter boas rentabilidades usando um sistema qualquer!!!

Obviamente, embora use a AT, não tenho nada contra quem usa a AF, até acho que tem muitas vantagens (terá também desvantagens) embora seja mais difícil de fazer bem feita!

Abraços e bons negócios

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por bullsista » 24/7/2008 15:39

artista Escreveu: com AF é utilizando uma bolsa de cristal que tenho lá em casa... ok admito, é um daqueles balões para o digestivo, mas garanto que ás vezes, depois de uma ou duas aguardentes velhas, consigo ver neles uns títulos que no dia a seguir sobem, será coincidência!? :mrgreen:

mauzinho :mrgreen: :mrgreen:
Abraços e bons negócios

Registado: 20/11/2006 23:11

por artista_ » 24/7/2008 14:36

bullsista Escreveu:... Mas pensando bem, a estratégia dele parece-me correcta. Ele tem em carteira um naipe limitado de acções que segundo os critérios de AF seguidos por ele serão sempre aqueles que trarão maior rendibilidade nos prazos pensados por ele. Penso que em termos de gestão, é uma boa estratégia.

Partindo do princípio que as analises estão bem feitas obviamente que faz todo o sentido trocar um título com potencial superior... mas isso é em teoria, na prática há muitos "ses", sobretudo se os mercados mantiverem a tendência de queda, se inverterem tudo se torna mais fácil, com AT, com AF ou utilizando uma bolsa de cristal que tenho lá em casa... ok admito, é um daqueles balões para o digestivo, mas garanto que ás vezes, depois de uma ou duas aguardentes velhas, consigo ver neles uns títulos que no dia a seguir sobem, será coincidência!? :mrgreen:

Bom, é melhor ficar-me por aqui, abraços para todos!"

artista
Editado pela última vez por artista_ em 24/7/2008 15:44, num total de 1 vez.

por bullsista » 24/7/2008 12:07

artista Escreveu:Empirico, eu acho que tu no fundo és um trader que mudou apenas de estratégia, passou do uso da AT para o uso da AF, só isso... justificaste a alteração da ferramenta de apoio com o facto de negociares agora mais capital, mas eu palpita-me que vais acabar por fazer uma negociação tão ou mais activa como a que farias se utilisasses a AT...

(...) continuo a acompanhar de perto o teu tópico, acho-o dos mais interessantes e didáticos do forum, apenas acho que tu próprio ainda não tens algumas idéias amadurecidas, não estou a falar do método de avaliação das empresas mas dos objectivos e da estratégia de utilização dos mesmos... obviamente que isso é perfeitamente normal para quem passou a utilizar um método diferente, as minhas intervenções pretendem também ajudar a consolidar essas idéias! :wink:

Um abraço e bons negócios

artista

Vou meter a foice em ceara alheia ... sorry :oops:

Eu tb tenho lido este tópico com atenção. Num fórum em que a grande maioria dos tópicos são sobre AT, este acaba por ser uma lufada de ar fresco. Também me causou curiosidade a mudança de estratégia de AT para AF feita pelo empirico. Depois pareceu-me que ele começava a contradizer-se nos princípios que invocou nesta nova fase quando começou a trocar posições que supostamente seriam para longo prazo. Mas pensando bem, a estratégia dele parece-me correcta. Ele tem em carteira um naipe limitado de acções que segundo os critérios de AF seguidos por ele serão sempre aqueles que trarão maior rendibilidade nos prazos pensados por ele. Penso que em termos de gestão, é uma boa estratégia.
Abraços e bons negócios

Registado: 20/11/2006 23:11

por artista_ » 24/7/2008 11:19

Empirico, eu acho que tu no fundo és um trader que mudou apenas de estratégia, passou do uso da AT para o uso da AF, só isso... justificaste a alteração da ferramenta de apoio com o facto de negociares agora mais capital, mas eu palpita-me que vais acabar por fazer uma negociação tão ou mais activa como a que farias se utilisasses a AT...

Tenho dúvidas que o mercado tenha procurado as empresas mais baratas, eu parece-me que procurou as empresas mais penalizadas nas quedas anteriores...

De qualquer forma, embora jamais conseguisse investir dessa forma porque não me sentiria seguro, continuo a acompanhar de perto o teu tópico, acho-o dos mais interessantes e didáticos do forum, apenas acho que tu próprio ainda não tens algumas idéias amadurecidas, não estou a falar do método de avaliação das empresas mas dos objectivos e da estratégia de utilização dos mesmos... obviamente que isso é perfeitamente normal para quem passou a utilizar um método diferente, as minhas intervenções pretendem também ajudar a consolidar essas idéias! :wink:

Um abraço e bons negócios

artista

Re: Investidor de longo prazo

por empirico1 » 24/7/2008 1:07

artista Escreveu:Tendo em conta o ponto de partida deste tópico, pergunto-te se faz sentido venderes posições pouco tempo depois da compra, sem que os valores de venda estabelecidos tenham sido atingidos?!

No fundo entraste bem no mercado e resolveste realizar mais valias, mas se tens entrado algum tempo antes, e as tuas posições ainda estivessem perdedoras, vendias na mesma?!

Olá Artista,
Ainda ando por aqui, isto defazer 1 semana de férias não se descansa nada :roll:

1. Na minha estratégia faz! Eu no inicio do tópico não disse tudo, porque não fazia sentido e criava confusão. Se verificares atentamente a minha estratégia, apesar de eu calcular um valor justo de venda, a gestão da carteira é feita pela empresa com maior potencial. Mantendo a posição até ao valor justo, corria o risco de ter em carteira uma acção com potencial de 10% e uma outra, que eu não tinha, com um potencial de 100%.

Quanto ao tempo que demoro a manter as acções vai variar, pode ser 1 semana, um mês, 3 anos... se considerar que a posição da carteira é a que me garante os meus objectivos, ficarei sempre com essas posições.

2. Entrei bem no mercado?... nem por isso estive a perder em poucos dias mais de 10%!

Repara que o PSI20 desde que eu entrei no mercado subiu apenas 1,01%, o que aconteceu é que o mercado procurou as empresas mais baratas. Se as posições estivessem perdedoras, como estiveram, mantinha-as porque era sinal que estavam ainda mais baratas.

Abraço

Re: Investidor de longo prazo

por artista_ » 24/7/2008 0:46

empirico1 Escreveu: Neste momento 80% do meu investimento é motivado por valores fundamentais com objectivos de longo prazo, por esta razão, e porque aqui se fala praticamente de AT e após ter ultrapassado alguns problemas pessoais, vou através deste tópico dar as minhas opiniões fundamentais das empresas nacionais e por vezes sobre estratégia de investimento de longo prazo.

Olá Empírico,

Tendo em conta o ponto de partida deste tópico, pergunto-te se faz sentido venderes posições pouco tempo depois da compra, sem que os valores de venda estabelecidos tenham sido atingidos?!

No fundo entraste bem no mercado e resolveste realizar mais valias, mas se tens entrado algum tempo antes, e as tuas posições ainda estivessem perdedoras, vendias na mesma?!

Esta minhas questões não invalidam que este seja um dos tópicos que tenho seguido mais de perto, parabéns pelo teu trabalho e pelos resultados...

Um abraço

artista

por empirico1 » 23/7/2008 23:34

Após a apresentação dos resultados preliminares da Galp ao fim da tarde, fui rever as contas e a perca de 50 milhões no trimestre devido ao efeito "time lag", penaliza significativamente as perspectivas de lucro para 2008 e o VC para 2009.

Se a Galp estava cara, agora ficou ligeiramente mais cara.
Anexos
VALOR PSI20.bmp
VALOR PSI20.bmp (545.63 KiB) Visualizado 4404 vezes

por empirico1 » 23/7/2008 23:18

cmcf_CALD Escreveu:Caro empirico1,
não será um risco elevado manter a sonc uma vez que esta tem uma grande participação na soni e uma vez que os analistas esperam resultados negativos?Quero também filicita-lo pelo exelente tópico.

Risco elevado na SONC?

Eu comprei-a quando cotava a 0,85€, o equivalente a 212,5 M€.

Abaixo do seu Capital Social de 250 M€!!!

Quanto a participação que detêm na SONI, 6,081%, não têm um impacto significativo no VC da empresa para este ano e no longo prazo, esta participação é uma mais-valia para a empresa.
Editado pela última vez por empirico1 em 23/7/2008 23:36, num total de 2 vezes.

por cmcf_CALD » 23/7/2008 19:53

Caro empirico1,
não será um risco elevado manter a sonc uma vez que esta tem uma grande participação na soni e uma vez que os analistas esperam resultados negativos?Quero também filicita-lo pelo exelente tópico.

Registado: 7/10/2007 15:17

por EuroVerde » 23/7/2008 18:06

Acho que estamos na fase em que, antes da apresentação dos resultados das empresas, as bolsas descem e assim que começa as primeiras apresentações, o mercado estabiliza ou sobe.

Nos últimos anos acontecia o inverso, antes da apresentação dos resultados a bolsa subia bastante e quando começava a época de apresentação o mercado tinha tendência a corrigir.

São formas diferentes de funcionamento. Uma em Bear outra em Bull.
Mas creio que nos próximos meses esta situação vai-se inverter. Ou seja, a entrar numa fase Bull, o mercadovai ter que subir o suficiente para quando for a próxima época de apresentação dos resultados (3ºT) o mercado tenha que corrigir o suficiente para entrar devagarinho e sem dar nas vistas, numa tendência primária de subida.

Registado: 29/11/2007 11:19

por empirico1 » 23/7/2008 17:47

EuroVerde,

O ideal é centralizarmos o pensamento no potencial das empresas e não olhar para mais nada!

No meio de muitas notícias existe muito ruído, se o ouvires, ficas confuso :wink:

Eu já há muito que uso tampões para as notícias :mrgreen:

Lembra-te que o meu objectivo em 5 anos é ter uma rentabilidade mínima de 100%, faço a gestão activa da Carteira considerando este objectivo e querendo estar nas empresas que me parecem dar garantias de maior rentabilidade a longo prazo.

Hoje estou nestas 3 empresas, amanhã posso estar investido noutras, para isso tenho que olhar para o meu quadro e ver quais são as 3 empresas com maior potencial de rentabilidade.

Se a apresentação desta minha estratégia for positiva para outros investidores procurarem melhorar a sua estratégia, fico contente :wink:

Abraço

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Google Adsense [Bot], iniciado1, leao, macau5m, navaldoc, Opcard, Phil2014, richardj e 168 visitantes