Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - novos máximos e futuro próximo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 28/3/2008 15:22

Vamos arranjando um tempinho para escrever :?

Já lá foi o tempo e não se sabe quando voltará em que o "carry trade" era tão óbvio que se via numa base diária, ou seja, depreciações do USD face à larga maioria das principais divisas, correspondiam a altas nos activos denominados em dólar e até nos mercados accionistas e obrigacionistas ao mesmo tempo, revelando abundante liquidez.
Isso foi muito usual entre 2003 e meados de 2007 tendo-se desvanecido gradualmente a partir daí.

É curioso observar que a exuberância deu lugar ao medo. Hoje é comum verificarmos que em muitos dias o USD só sobe com a subida de Wall Street e vice-versa, e activos como o Ouro ou o petróleo também se desviaram desse padrão anterior de comportamento.

O ambiente para negociar era melhor, sendo agora mais desafiador.. Mesmo havendo dois sentidos, ao menos andávamos numa boa estrada, enquanto agora andamos numa estrada com muitas curvas e até buracos, seja qual for o activo em que negociemos.
Bem, pelo menos não faz sono. Nem os tempos são para dormir à sombra dos eventos. :)

Até já

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por djovarius » 28/3/2008 12:46

Bom dia,

Consolidação ou subida do EUR/USD ?

É isso, Nuno, o maior fecho diário do par de todos os tempos e continuamos com viés de alta. Apesar de alguns indicadores técnicos regressarem ao estado "overbought", ainda há margem para subida, com resistência em 1.5850 e 1.59 com alvo mínimo de 1.60, mais um número redondo "psicológico". Mas um topo de curto / médio prazo não pode ser, nem eu o vou descartar nesta fase, fazendo sentido que assim seja, depois do grande "rally" a que assistimos antes. Foi forte e rápido.

Os mercados estão a "tentar" acalmar, isso é certo, mas ainda temos muitas nuvens no horizonte e a chuva pode voltar. Para já, nota-se que ao longo do ano esta crise pode ser debelada, algo que se espera.

Mas a eventual depreciação acelerada do USD pode ser mais uma acha para uma fogueira perigosa, daí que o mercado cambial poderá continuar bem quente. E continuará a sê-lo ao longo deste ano, onde acredito que estejamos a assistir ao príncio do fim do bull market do EUR/USD.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por nunofaustino » 27/3/2008 0:45

penso que o fecho de hoje (1.5834) foi o mais elevado de sempre...

Vamos lá então até aos 1.6 cambada?

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Thunder » 26/3/2008 23:43

Fibonacci Escreveu:

Estou atento à consolidação entre os 1,535 e os 1,58 mas o sistema manda-me apostar também na continuação da subida e mesmo novos máximos.
Caso não se verifique, então serão criadas diversas divergências e ficará desenhado mais uma oportunidade de shortar o EUR/USD. Como foi indicado, o range deste intervalo torna-o interessante de negociar, depois de confirmar a inversão nos pontos extremos.

Olá Fibo 8-)

Também "tive" de fechar o resto do meu longo no USDCHF.

Mas concordo plenamente contigo. Esperar uma tentativa do EURUSD atacar novamente novos máximos e de preferência fraquejar.... e ver umas belas divergências.

Vou esperar com paciência e ver se o mercado faz a nossa vontade.

Entretanto e com a fraqueza (relativa) nos mercados de acções, aproveitei para um pequeno short aos 156,850 no EURJPY. Espero que os asiáticos tenham uma sessão em quebra para dar uma ajuda. E de possível puxar os stops antes de ir deitar.

Um abraço a todos e BN 8-)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

por Fibonacci » 26/3/2008 21:46

Crómio,

O Forex é negociado em OTC. Não existe um mercado central que reuna todas as ordens.
É por isso que não existe uma estatística "fiável" do volume.
O que o ProRealTime apresenta é as ordens que passam por eles. No caso deles não sei como é mas existem muitos feeds que o que apresentam são o número de trades, e não o volume negociado.

Agora, o que eles apresentam pode ser uma indicação interessante, da qual podes tirar algumas conclusões, desde que percebas o que os dados realmente apresentam.

Só para teres uma ideia: o mercado de Forex movimenta, diariamente, $2T a $3T !!!

Não indico nenhum site pois, como já indiquei, nunca me debrucei o suficiente sobre nenhum para o considerar como fiável.

Fibo

PS: o EUR/USD já lá vai com mais 100pips desde a análise de meio da tarde. Mais um trade que não fica negativo...
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por Crómio » 26/3/2008 20:03

Fibbo Escreveu:A desvantagem é não existirem fontes fiáveis de volume, o que seria um dado importante para a AT.

Boas,

Como não existem fontes fiáveis do volume?
Pensei que se por exemplo se assinasse o serviço do ProRealTime o volume seria fiável.

Já agora, existe algum serviço gratuito que disponibilize o volume?

Obrigado
Anexos
FxVolume.GIF
FxVolume.GIF (19.12 KiB) Visualizado 2828 vezes
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Fibonacci » 26/3/2008 18:22

Razão Pura Escreveu:Olá!

Fibo dixit:
A minha expectativa é de uma descida do par aos 1,535 (cerca de 400 pips), onde encontrará o retracement de 38.2%.

Fibo, agora que já batemos no target qual é a tua expectativa no c.p.?
Eu espero que se mantenha o padrão e que a seguir venha uma lateralização entre o máximo 1,58 e este valor dos 1,53xx (450 a 500 pips ainda assim dá para fazer muito trade né?)

Bons negócios.

R.P.

Estive de férias três diazitos, cheguei e já o sistema me fechou a ordem nos 1,5356. Correu bem, é verdade. Aliada à análise, esteve também muito sorte. Uma queda tão rápida ao nível antecipado é sorte...

A inversão na retracção de 38.2% de Fibonacci leva a que acredite que a tendência ascendente continue e prevalecer.

Fui obrigado a abrir uma posição longa no EUR/USD (já tarde mas quem não está online, não está no mercado).

Estou atento à consolidação entre os 1,535 e os 1,58 mas o sistema manda-me apostar também na continuação da subida e mesmo novos máximos.
Caso não se verifique, então serão criadas diversas divergências e ficará desenhado mais uma oportunidade de shortar o EUR/USD. Como foi indicado, o range deste intervalo torna-o interessante de negociar, depois de confirmar a inversão nos pontos extremos.

Fibo
Anexos
eur260308.gif
eur260308.gif (51.12 KiB) Visualizado 1520 vezes
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

por djovarius » 26/3/2008 17:57

Boa tarde,

Afinal, e em relação às observações de ontem, fica a hipótese menos plausível, não houve espaço de consolidação no EUR/USD.
Rapidamente o par foi de 1.59 a 1.5340, como agora voou do último valor referido até mais de 400 pips acima, sinalizando um possível teste ao máximo histórico.

É isto, o mercado, além de volátil, está muito rápido, mais do que na maioria das vezes, sinalizando aquilo que não se sabe no momento, um grande volume de negócios.
O EUR/USD já é muito forte nesse aspecto. Por natureza é o par de maior movimento em termos de volume negociado, mas seguramente que os próximos dados do BIS serão interessantes de ler.

E agora? O mercado continua receoso, sem motivação para apostar no USD. A liquidez adicional a isso obriga e se assim não fosse, não teríamos esta impressionante corrida ao Ouro e mais ainda ao "ouro negro".

Qualquer desculpa parece servir para sair do USD e entrar em qualquer coisa que seja percebida como de maior "valor".

Veremos... o ano corrente é de cortar à faca nos mercados.

Abraço, logo mais responderei em outros tópicos e às MP.

djovarius

por djovarius » 25/3/2008 15:40

Viva,

No médio prazo, neste momento, ninguém pode fazer grandes previsões, mas seguramente há algo que preocupa, que é a Economia real.
Lembro-me bem de que as Bolsas só inverteram a partir de Outubro de 2002 quando o mercado apercebeu-se dos bons tempos que vinham a caminho para a Economia. Interessante esse mecanismo de antecipação entre 6 a 12 meses.
É que quando há percepção de que a liquidez adicional vai causar crescimento económico, as Bolsas reagem positivamente.
Mesmo com um índice de preços em crescendo, as Bolsas podem subir, se e só se o crescimento se mantiver sustendado, que é o que sucede com a China, levando mesmo a excessos em todas as vertentes.

Aliás, ao contrário do que tem sido defendido por muitos, afirmo que o "boom" das "commodities" está para durar. Pode ser uma bolha de curto prazo, que se esvaziará em momentos como o actual, mas que recupera terreno à conta de um novo ciclo de muito longo prazo, a que não é alheio o desenvolvimento da China / Índia / Leste Europeu / América Latina, sendo que no caso das nações mais a Oriente, estas estão a recuperar o estatuto histórico que perderam com o advento dos chamados Descobrimentos.

A descoberta quase ao mesmo tempo das Américas e do caminho marítimo para a Índia, mudou o mundo da mesma forma que hoje se verifica com o deslocamento do eixo principal da globalização do espaço euroamericano para o espaço oriental através da expansão dos meios de produção barata.
Isto quer dizer que quando os ocidentais foram buscar bens das ditas regiões para o seu espaço natural de comércio, enriqueceram.
Hoje, são eles que promovem e bem o seu espaço, inundando o mundo com produtos em quantidade, porventura mais baratos.

Daí que esta crise financeira, pese embora a gravidade, será irradicada, os erros serão expurgados e haverá espaço para crescimento na próxima década.

Eis porque os investimentos continuam. Se assim não fosse, seria o "crash" generalizado de todos os activos.

Abraço

dj

por Tojo » 25/3/2008 14:54

Djovarius, mas no médio prazo este excesso de liquidez ao criar mais inflação e endividamento será prejudicial para as bolsas ou não?

Registado: 8/1/2004 13:14

por djovarius » 25/3/2008 14:13

Boa tarde,

Já estamos no espaço de lateralização do EUR/USD que tem estado aqui a ser discutido desde ontem à tarde.

E se agora os 1.5340 são um bom suporte, vejo o espaço entre 1.56 e 1.5650 como um espaço de resistência se estamos de facto numa lateralização. É que qualquer regresso do par (rapidamente, isto é) acima de 1.57 dá margem para um novo teste a 1.59, podendo configurar um trade interessante, sobretudo se quebrar novos máximos.

Mas nada de precipitações, porque para já este é o espaço normal de lateralização ou, melhor dizendo, consolidação, após os movimentos das últimas semanas.

Seja como for, ao olhar também para o EUR/JPY, noto que os mercados estão mais calmos e a reagir melhor aos acontecimentos que continuam sendo muito graves.

A desconfiança é total no sector financeiro, pelo que os Bancos Centrais continuam a injectar liquidez na Banca, a qual tenta, nesta fase, amealhar recursos que podem vir a ser importantes para devolver a acalmia ao sistema, algo a que, por exemplo, as Bolsas têm reagido bem, como se tem visto nas últimas sessões.
Com mais liquidez, há margem para valorização de diversos activos.

Abraço

djovarius

por Thunder » 25/3/2008 12:18

Olá a todos 8-)

Como eu já disse não gosto de negociar contra o trend principal... logo metade do USDCHF longo foi fechado ontem e o restante agora.

Espero por novas oportunidades :-k

Um abraço a todos e BN 8-)

EDIT:

Cubriclas, obrigado pela informação :P Acho que vou inscrever-me. Assim já tens um marreta pra disputar o último lugar :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

por Razao_Pura » 24/3/2008 17:59

Olá!

Fibo dixit:
A minha expectativa é de uma descida do par aos 1,535 (cerca de 400 pips), onde encontrará o retracement de 38.2%.

Fibo, agora que já batemos no target qual é a tua expectativa no c.p.?
Eu espero que se mantenha o padrão e que a seguir venha uma lateralização entre o máximo 1,58 e este valor dos 1,53xx (450 a 500 pips ainda assim dá para fazer muito trade né?)

Bons negócios.

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por djovarius » 24/3/2008 17:16

Não pensei que esta segunda-feira, ainda na ressaca do fim de semana alargado, tivesse tão bem movimentada, mas o mercado prega estas partidas.

Antes de mais, abraço ao grande C.N. que resolveu visitar o tópico. Eu não escrevo muito sobre certas cross rates em que o EUR está em destaque, por isso é sempre bom que alguém o faça. Pessoalmente, vejo o EUR/CHF entre outras, como respondendo à capacidade de assumir risco por parte dos operadores. A subida do EUR seria sempre um caso de "carry trade", uma vertente mais especulativa.
Mas apesar de não terem o mesmo movimento do que os principais pares, considero-os perfeitamente negociáveis. Principalmente o EUR/JPY tem volatilidade para trades de muito ou de curto prazo.

Bem, vejamos o gráfico abaixo onde se mostra que as retracções de Fibonacci não são magia voodoo, sobretudo no grande EUR/USD, onde já ocorreu um teste aos 38.2% da subida entre 7 de Fevereiro e 17 de Março. A partir daí reacção de 100 pips acima e já metade isso abaixo. E tudo na sessão de hoje em diferentes horários.

Qual é a margem de depreciação do EUR/USD agora?
Muito pouca, mas sempre com duas ideias chave: ou está concluída a correcção e voltaremos a subir depois de pequena consolidação;
Ou então (a minha perspectiva) há um espaço já reduzido de quedas para teste a outras linhas de Fibo, nomeadamente na zona de 1.5150, que poderá segurar o par, com consolidação posterior e regresso à zona dos máximos recentes.

A história deste bull market do EUR/USD sugere que esse será um cenário a ter conta, por já se ter verificado antes: o par corrige metade da subida, antes de voltar à tendência mãe.

Abraço

djovarius
Anexos
EUUS.png
EUUS.png (28.27 KiB) Visualizado 2001 vezes

por Cubriclas » 24/3/2008 15:33

Thunder Escreveu:Já agora: O campeonato que referes começa a 1 de abril, não é isso?

Olá Thunder! :wink:
Sim! O campeonato de Forex começa a 1 de Abril e termina a 31 de Dezembro.
De momento (às 14.33h) estão 42 participantes e os registos acabam a 31 de Março.
Abraço! :wink:
Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...

Registado: 23/7/2007 20:55

por Thunder » 24/3/2008 11:16

Cubriclas Escreveu:
Thunder Escreveu:
Pelos vistos estamos muitos a "apostar" no cenário de uma ligeira recuperação do USD.

Com o euro abaixo dos 1.5480/1.5500 o caminho é mesmo para sul...

Amigo Cubriclas.... espero que tenhas toda a razão do mundo :mrgreen:

Já agora: O campeonato que referes começa a 1 de abril, não é isso?

Um abraço 8-)

EUR/CHF

por C.N. » 24/3/2008 9:23

Ola,

Ja ha algum tempo que nao escrevia aqui no cantinho do Forex. Mas tenho lido com interesse os relatos sabios do Djovarius.

Com esta tudo a olhar para o EUR/USD, deixo aqui um par interessante para range trading, o EUR/CHF. Este par andou a viajar na banda 1.44 / 1.68 desde a formacao do Euro em Janeiro de 1999. Ou seja, a volta de +15% ou -15% de topo para fundo e vice versa.

O par esta agora a tentar quebrar a linha de tendencia descendente e se o fizer com sucesso entao temos como objectivo os 1.60.

Abraco

CN
Anexos
EUR CHF - Jan 1999 to Mar 2008.GIF
EUR CHF - Jan 1999 to Mar 2008.GIF (17.19 KiB) Visualizado 2175 vezes
EUR CHF 1D - March 08.GIF
EUR CHF 1D - March 08.GIF (129.28 KiB) Visualizado 2175 vezes

Registado: 28/9/2004 8:29

por Ulisses Pereira » 20/3/2008 19:55

Paionense, não precisas de uma corretora que te permita alavancagens menores. Basta reduzires a dimensão de cada negócio...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Paionense » 20/3/2008 19:33

Fibo, muito obrigado pela explicação.

Fui reler os posts do Branc0 e apercebi-me da complexidade e do caminho que tenho pela frente.

O melhor mesmo é ir começando.

O que tenho:
Sistema, Tempo e negociação apenas em um par

O que me falta:
Noções de money management, alavancagem e uma corretora que permita alavancagens menores.
Muito estudo

...
Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por Fibonacci » 20/3/2008 19:14

Paoinense,

Ao nível técnico, prefiro analisar o Forex do que qualquer título. Existem muito mais participantes, o que torna os movimentos mais "analisáveis" do ponto de vista da AT.

De qualquer forma, existem também os "tubarões" dos bancos centrais. Não deixa de ser um mercado complexo em que ter o máximo de informação disponível ajuda na tomada de decisões.

A desvantagem é não existirem fontes fiáveis de volume, o que seria um dado importante para a AT.

Mas sim: concordo que face aos warrants, por exemplo, é muito mais simples de perceber.

Quanto à 10x ser uma alavancagem "moderada", já não posso concordar... Mesmo com stops.
Posso dizer que uso normalmente uma alavancagem de 3x e mesmo assim acho que estou a abusar... Mas isso parte do meu perfil de risco. Em cada trade estou disposto a perder 100pips. Ou seja, 3% do meu capital total (o que pode acontecer em segundos...). Uma variação de 100 pips com 10x de alavancagem limpa-te 10% do teu cash... Pode ser ajustado para ti mas a mim far-me-ia confusão.
Alavancagens de 1x ou mesmo 2x (em certos casos) seria mais aconselhável.
Como fazer isso se a corretora apenas dá 100x? Fácil: entra apenas com 1% do capital disponível no Forex. 1% de 100% dá uma exposição de 1x.

Abraço,

Fibo

por Paionense » 20/3/2008 19:05

Ok

Já percebi que envolve riscos e que não vou começar a fazer trades reais tão depressa.

Mas usando uma alavancagem moderada (10x), usando os stops e usando um sistema bem definido penso que se pode negociar em forex com alguma cautela. Será que me estou a esquecer de algum pormenor?
Claro que terei trades negativos que serão minimizados pelos stops, mas não estou a ver de que forma o forex em termos técnicos é diferente do mercado de acções quando numa perspectiva de curto prazo e baseada apenas em analise técnica.

Por exemplo, acho que os warrants são instrumentos bem mais complicados e vertentes mais dificeis para quem não tem formação na área da economia.

Agradecia opiniões sff
Boa Páscoa
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por djovarius » 20/3/2008 18:01

E fica aqui uma nota de despedida até à Páscoa.

Amanhã, enquanto a maioria dos mercados estarão encerrados, o cambial funcionará, mas a quase a zero, porque os operadores também aproveitar :P

Daí que hoje funcione quase como o enceraamento da semana, excepto se algo inusitado ocorrer.

Em poucas sessões o EUR/USD cai 500 pips. É um movimento exagerado pelo que deve agora "respirar" antes que se possa falar em maiores depreciações. Um teste a valores abaixo de 1.52 ou mesmo os tais 1.50 seria positivo para o mercado, deixando os indicadores técnicos mais neutros.

O mesmo para o Ouro que deverá testar US$ 900 antes de voltar a possíveis subidas. Foi uma resistência que será suporte como no EUR/USD o mesmo pode ser dito para o espaço entre 1.4950 - 1.50 !!

Feliz Páscoa para todos

Boa sorte

djovarius

por Cubriclas » 20/3/2008 15:34

Thunder Escreveu:
Pelos vistos estamos muitos a "apostar" no cenário de uma ligeira recuperação do USD.

Com o euro abaixo dos 1.5480/1.5500 o caminho é mesmo para sul...
Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...

Registado: 23/7/2007 20:55

por Thunder » 20/3/2008 15:02

Olá a todos 8-)

A minha entrada foi feita na madrugada de terça para quarta. Entrei longo no USDCHF aos 1,0020. Entretanto já deu para subir o stop uns pips :P . Usando os níveis de Fibo (desde meados de fevereiro até os 0.9612 feitos na madrugada de domingo) poderá ser expectável uma ida aos 1,0350 (50%). Devido ao bom racio benefício/risco (aproximadamente 3:1) achei que não seria uma má chance para negociar contra a tendência (o que normalmente não faz o meu estilo)... Mas é uma posição pequena/média e espero sair rapidamente.... tipo sniper :mrgreen: ... um tirinho certeiro e sair num piscar de olhos ... antes que os tanques voltem à carga :oops:

Um abraço a todos e bons negócios 8-)

por djovarius » 20/3/2008 12:49

De facto excelente entrada curta do Fibo.
A minha só foi na quebra de 1.5570, mas poderia ter sido em 1.56 !!

Agora estamos nas zonas de suporte do EUR/USD mas quase quase a atingirmos o novo patamar que será 1.53xx e na realidade suportes decentes só em torno de 1.50 !!

Provou-se a teoria da vela semelhante a 1998 !!
O Fx é difícil mas dá-nos estas oportunidades em que a história repete-se nem que seja parcialmente.

O bull deste par, entra em pausa e terá de esperar !!

Abraço

dj

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Bar38, CORTIÇA, Denário, Google [Bot], josehenry400, navaldoc, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2 e 512 visitantes