EDP Renovaveis - Tópico Geral
Com o fracasso que foi esta Ops (a procura dos institucionais ficou muito abaixo), se abrir a 8€ era justo...
Por outro lado se entrar proximo deste valor, e se estiver abaixo das avaliações e do valor real da cotada, tem pernas para andar e pode ser um investimento de longo prazo...
Por outro lado, como estão os mercados, até correu bem na procura...
Abraço
Por outro lado se entrar proximo deste valor, e se estiver abaixo das avaliações e do valor real da cotada, tem pernas para andar e pode ser um investimento de longo prazo...
Por outro lado, como estão os mercados, até correu bem na procura...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
© Reuters limited. Click here for restrictions
RPT-EDP-Renováveis fixa preço IPO 8 euros/acção,encaixa 1.568 ME
(02 Jun 2008)
--------------------------------------------------------------------------------
(Repete notícia divulgada esta madrugada)
LISBOA, 2 Jun (Reuters) - A EDP-Renováveis -- quarta eólica mundial em capacidade instalada -- vai encaixar 1.568 milhões de euros (ME) com o seu Initial Public Offer (IPO) após ter fixado o preço de subscrição em 8,0 euros por acção, ligeiramente abaixo da média do intervalo indicativo, anunciou a EDP.
Aquele preço de subscrição avalia a totalidade da subsidiária de renováveis da EDP-Energias de Portugal <EDP.LS> em mais de 7.200 ME, fazendo com que este seja o maior IPO de sempre da Euronext Lisbon.
"A EDP-Renováveis (...) anunciou hoje a fixação do preço final da Oferta Combinada (...) em 8,0 euros por acção, pelo que o montante global dessa oferta ascende a 1.568 ME, excluindo o exercício do greenshoe", refere a EDP em comunicado.
A EDP-Renováveis tinha fixado um intervalo indicativo de preços entre 7,4 e 8,9 euros por acção, com o ponto médio deste range nos 8,15 euros.
A empresa, através de um aumento de capital, está a dispersar em Bolsa mais de 225 milhões de acções ou 25 do seu capital, incluindo um lote suplementar -- 'greenshoe' -- superior a 29,4 milhões de acções.
O IPO compreende a alienação de uma tranche de 20 pct do capital da EDP-Renováveis a investidores institucionais nacionais e internacionais, a que acresce uma Oferta Pública de Subscrição (OPS) de cinco pct do capital para venda ao público em geral em Portugal, a trabalhadores e a accionistas da EDP.
A EDP refere que a venda institucional apresentou uma procura de 6,1 vezes o número total das 180.342.362 acções que a compõem, enquanto a procura efectiva na OPS correspondeu a cerca de 87,9 vezes o montante total das 45.085.590 acções oferecidas.
Assim, a 4 de Junho, quando a EDP-Renováveis estrear em Bolsa será a segunda maior eólica mundial cotada atrás da Iberdrola Renovables <IBR.MC> e passará a ser a quinta maior empresa cotada na Euronext Lisbon.
A EDP-Renováveis tem operações na Europa -- Portugal, Espanha, França, e outros países -- e controla 100 pct da americana Horizon, adquirida pelo grupo EDP em 2007.
Este IPO permitirá à EDP-Renováveis financiar a sua expansão, numa altura em que os preços de energia fóssil estão em máximos históricos e em que há vontade política de reduzir emissões de carbono para fazer face às alterações climáticas.
Esta área de renováveis vai ser um dos pilares-chave do crescimento futuro do grupo EDP, que tem como meta que 67 pct do seu parque de produção de electricidade terá de ser de 'energia verde' em 2015 contra os actuais 39 pct.
No primeiro trimestre de 2008, a capacidade instalada bruta eólica da EDP-Renováveis aumentou 2.090 MW para 3.706 MW.
A empresa prevê instalar em média 1.400 MW por ano de 2008 a 2012, mas o potencial de desenvolvimento de nova capacidade ascende a mais de 26.000 MW -- 1.150 MW em construção, um 'pipeline' de projectos de 16.210 MW e mais 8.677 MW em estudo.
Os lead-managers e bookrunners conjuntos deste IPO são o Banco Espírito Santo de Investimento, o Banco Millennium bcp Investimento, a Caixa-Banco de Investimento, o Citigroup, a Morgan Stanley e o UBS.
(Por Sérgio Gonçalves)
((---Lisboa Editorial, 351-21-3509204
lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging: sergio.goncalves.reuters.com@reuters.net))
LISBOA, 2 Jun (Reuters) - A EDP-Renováveis -- quarta eólica
mundial em capacidade instalada -- vai encaixar até 1.568
milhões de euros (ME) com o Initial Public Offer (IPO) que é o
maior de sempre da Euronext Lisbon.
A subsidiária de renováveis da EDP-Energias de Portugal
<EDP.LS> fixou o preço de subscrição de cada acção nos 8,0
euros, ligeiramente abaixo da média do intervalo indicativo
entre 7,4 e 8,9 euros por acção.
Aquele preço de subscrição avalia a totalidade da
EDP-Renováveis em 7.214 ME, passando esta a ser a segunda maior
eólica cotada mundial atrás da Iberdrola Renovables <IBR.MC> e a
quinta empresa com maior capitalização bolsista da Euronext
Lisbon.
Segue série de pontos-chave:
IPO:
* Oferta combinada de 225.427.952 acções representativas de
até 25 pct capital da EDP-Renováveis, após aumento de
capital. Inclui 'greenshoe' de 29.403.646 acções.
- Tranche investidores institucionais de 20 pct.
- Tranche Oferta Pública Subscrição (OPS) em Portugal
público em geral, accionistas e trabalhadores
da EDP de cinco pct.
* Preço subscrição de cada acção fixado em 8,0 euros versus
intervalo indicativo entre 7,4 euros e 8,9 euros.
- Os trabalhadores do grupo EDP têm um desconto de cinco
pct sobre o preço.
* Procura tranche institucionais superou 6,1 vezes acções em
Oferta e procura OPS foi 87,9 vezes superior aos títulos
em oferta.
* Sessão especial de apuramento da Oferta na Euronext Lisbon
dia 2 de Junho.
* Admissão à cotação na Euronext Lisbon a 4 de Junho.
* Os lead-managers e bookrunners conjuntos deste IPO são o
Banco Espírito Santo de Investimento, o Banco Millennium
bcp Investimento, a Caixa-Banco de Investimento, o
Citigroup, a Morgan Stanley e o UBS.
* A EDP passa a deter 75 pct EDP-Renováveis após IPO.
CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
* A EDP-Renováveis é a quarta eólica mundial com uma
capacidade bruta instalada de 3.706 mega watts (MW).
* A empresa tem parques eólicos na Europa -- Portugal,
Espanha, França e outros países europeus -- e, em 2007,
comprou a americana Horizon.
* A EDP-Renováveis prevê instalar em média mais 1.400 MW de
capacidade por ano de 2008 a 2012.
* A carteira de novos projectos ascende a 26.036 MW:
- Em construção: 1.150 MW
- Pipeline: 16.210 MW
- Perspectiva: 8.677 MW
RESULTADOS EDP-RENOVÁVEIS:
(Valores em ME)
1ro tri 2008 Ano 2007 pró-forma
Lucro líquido 26,6 4,0
Margem bruta 155,5 319
EBITDA 125,5 229,7
EBITDA Europa 90,1 190,2
EBITDA EUA 35,4 30,3
EBITDA margin 80,7 pct 72,0 pct
Dívida líquida 2.629,9 2.414,5
CAPEX 369,6 1.721,1
CAPEX Europa 147,9 655,9
CAPEX EUA 221,8 1.065,2
(Por Sérgio Gonçalves)
lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging:
sergio.goncalves.reuters.com@reuters.net))
CUMPS ALL
RPT-EDP-Renováveis fixa preço IPO 8 euros/acção,encaixa 1.568 ME
(02 Jun 2008)
--------------------------------------------------------------------------------
(Repete notícia divulgada esta madrugada)
LISBOA, 2 Jun (Reuters) - A EDP-Renováveis -- quarta eólica mundial em capacidade instalada -- vai encaixar 1.568 milhões de euros (ME) com o seu Initial Public Offer (IPO) após ter fixado o preço de subscrição em 8,0 euros por acção, ligeiramente abaixo da média do intervalo indicativo, anunciou a EDP.
Aquele preço de subscrição avalia a totalidade da subsidiária de renováveis da EDP-Energias de Portugal <EDP.LS> em mais de 7.200 ME, fazendo com que este seja o maior IPO de sempre da Euronext Lisbon.
"A EDP-Renováveis (...) anunciou hoje a fixação do preço final da Oferta Combinada (...) em 8,0 euros por acção, pelo que o montante global dessa oferta ascende a 1.568 ME, excluindo o exercício do greenshoe", refere a EDP em comunicado.
A EDP-Renováveis tinha fixado um intervalo indicativo de preços entre 7,4 e 8,9 euros por acção, com o ponto médio deste range nos 8,15 euros.
A empresa, através de um aumento de capital, está a dispersar em Bolsa mais de 225 milhões de acções ou 25 do seu capital, incluindo um lote suplementar -- 'greenshoe' -- superior a 29,4 milhões de acções.
O IPO compreende a alienação de uma tranche de 20 pct do capital da EDP-Renováveis a investidores institucionais nacionais e internacionais, a que acresce uma Oferta Pública de Subscrição (OPS) de cinco pct do capital para venda ao público em geral em Portugal, a trabalhadores e a accionistas da EDP.
A EDP refere que a venda institucional apresentou uma procura de 6,1 vezes o número total das 180.342.362 acções que a compõem, enquanto a procura efectiva na OPS correspondeu a cerca de 87,9 vezes o montante total das 45.085.590 acções oferecidas.
Assim, a 4 de Junho, quando a EDP-Renováveis estrear em Bolsa será a segunda maior eólica mundial cotada atrás da Iberdrola Renovables <IBR.MC> e passará a ser a quinta maior empresa cotada na Euronext Lisbon.
A EDP-Renováveis tem operações na Europa -- Portugal, Espanha, França, e outros países -- e controla 100 pct da americana Horizon, adquirida pelo grupo EDP em 2007.
Este IPO permitirá à EDP-Renováveis financiar a sua expansão, numa altura em que os preços de energia fóssil estão em máximos históricos e em que há vontade política de reduzir emissões de carbono para fazer face às alterações climáticas.
Esta área de renováveis vai ser um dos pilares-chave do crescimento futuro do grupo EDP, que tem como meta que 67 pct do seu parque de produção de electricidade terá de ser de 'energia verde' em 2015 contra os actuais 39 pct.
No primeiro trimestre de 2008, a capacidade instalada bruta eólica da EDP-Renováveis aumentou 2.090 MW para 3.706 MW.
A empresa prevê instalar em média 1.400 MW por ano de 2008 a 2012, mas o potencial de desenvolvimento de nova capacidade ascende a mais de 26.000 MW -- 1.150 MW em construção, um 'pipeline' de projectos de 16.210 MW e mais 8.677 MW em estudo.
Os lead-managers e bookrunners conjuntos deste IPO são o Banco Espírito Santo de Investimento, o Banco Millennium bcp Investimento, a Caixa-Banco de Investimento, o Citigroup, a Morgan Stanley e o UBS.
(Por Sérgio Gonçalves)
lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging: sergio.goncalves.reuters.com@reuters.net))
LISBOA, 2 Jun (Reuters) - A EDP-Renováveis -- quarta eólica
mundial em capacidade instalada -- vai encaixar até 1.568
milhões de euros (ME) com o Initial Public Offer (IPO) que é o
maior de sempre da Euronext Lisbon.
A subsidiária de renováveis da EDP-Energias de Portugal
<EDP.LS> fixou o preço de subscrição de cada acção nos 8,0
euros, ligeiramente abaixo da média do intervalo indicativo
entre 7,4 e 8,9 euros por acção.
Aquele preço de subscrição avalia a totalidade da
EDP-Renováveis em 7.214 ME, passando esta a ser a segunda maior
eólica cotada mundial atrás da Iberdrola Renovables <IBR.MC> e a
quinta empresa com maior capitalização bolsista da Euronext
Lisbon.
Segue série de pontos-chave:
IPO:
* Oferta combinada de 225.427.952 acções representativas de
até 25 pct capital da EDP-Renováveis, após aumento de
capital. Inclui 'greenshoe' de 29.403.646 acções.
- Tranche investidores institucionais de 20 pct.
- Tranche Oferta Pública Subscrição (OPS) em Portugal
público em geral, accionistas e trabalhadores
da EDP de cinco pct.
* Preço subscrição de cada acção fixado em 8,0 euros versus
intervalo indicativo entre 7,4 euros e 8,9 euros.
- Os trabalhadores do grupo EDP têm um desconto de cinco
pct sobre o preço.
* Procura tranche institucionais superou 6,1 vezes acções em
Oferta e procura OPS foi 87,9 vezes superior aos títulos
em oferta.
* Sessão especial de apuramento da Oferta na Euronext Lisbon
dia 2 de Junho.
* Admissão à cotação na Euronext Lisbon a 4 de Junho.
* Os lead-managers e bookrunners conjuntos deste IPO são o
Banco Espírito Santo de Investimento, o Banco Millennium
bcp Investimento, a Caixa-Banco de Investimento, o
Citigroup, a Morgan Stanley e o UBS.
* A EDP passa a deter 75 pct EDP-Renováveis após IPO.
CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
* A EDP-Renováveis é a quarta eólica mundial com uma
capacidade bruta instalada de 3.706 mega watts (MW).
* A empresa tem parques eólicos na Europa -- Portugal,
Espanha, França e outros países europeus -- e, em 2007,
comprou a americana Horizon.
* A EDP-Renováveis prevê instalar em média mais 1.400 MW de
capacidade por ano de 2008 a 2012.
* A carteira de novos projectos ascende a 26.036 MW:
- Em construção: 1.150 MW
- Pipeline: 16.210 MW
- Perspectiva: 8.677 MW
RESULTADOS EDP-RENOVÁVEIS:
(Valores em ME)
1ro tri 2008 Ano 2007 pró-forma
Lucro líquido 26,6 4,0
Margem bruta 155,5 319
EBITDA 125,5 229,7
EBITDA Europa 90,1 190,2
EBITDA EUA 35,4 30,3
EBITDA margin 80,7 pct 72,0 pct
Dívida líquida 2.629,9 2.414,5
CAPEX 369,6 1.721,1
CAPEX Europa 147,9 655,9
CAPEX EUA 221,8 1.065,2
(Por Sérgio Gonçalves)
lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging:
sergio.goncalves.reuters.com@reuters.net))
CUMPS ALL
pedromrsl Escreveu:Artista: era precisamente isso que eu pensava, exactamente esses valores, obrigado...
[mas obviamente deverá haver alguem mais sensato do que nós neste forum]
O ideal era abrir a 8€...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
artista Escreveu:pedromrsl Escreveu:O que eu gostava era de saber a vossa opinião de quanto é que pode ser essa valorização.
Essa é uma pergunta em que as probabilidades de tu acertares são mais ou menos iguais ás minhas e ás de qualquer um aqui no fórum... é como o outro diz "prognósticos só no fim"![]()
Eu apostaria nos 20 euros para valor de abertura, máximo nos 23.32, mínimo nos 3.21, fecho a 25.34... mas enfim é só um palpite posso estar enganado![]()
![]()
(acho que será a maior vela da história, pelo menos da bolsa portuguesa)
![]()
![]()
Bons negócios
artista
Só podes estar a brincar

- Registado: 29/11/2007 13:44
pedromrsl Escreveu:O que eu gostava era de saber a vossa opinião de quanto é que pode ser essa valorização.
Essa é uma pergunta em que as probabilidades de tu acertares são mais ou menos iguais ás minhas e ás de qualquer um aqui no fórum... é como o outro diz "prognósticos só no fim"

Eu apostaria nos 20 euros para valor de abertura, máximo nos 23.32, mínimo nos 3.21, fecho a 25.34... mas enfim é só um palpite posso estar enganado

Bons negócios
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Ao preço máximo, de 8,90 euros, a EDP garantia um encaixe financeiro de dois mil milhões de euros, Já ao fixar o preço nos oito euros, a eléctrica recebe 1,56 mil milhões de euros.
Há aqui qualquer coisa que não está bem nestas contas, a não ser que a empresa venda menos títulos por não serem ao preço máximo!?
Deste modo, os investidores vão receber muito menos acções do que pediram, facto que pode colocar uma forte pressão compradora na EDP Renováveis logo na estreia em bolsa, marcada para quarta-feira.
Obviamente os investidores já sabiam que tinham de pedir o máximo para receberem alguma coisa que se visse... a forte pressão compradora logo se verá! Eu espero bem que sim, quanto mais melhor!

Bons negócios
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
a 8 €...
Preço das acções da EDP Renováveis fixado em 8 (oito) €.
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 29820.html
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 29820.html
Olá jibóia,
Acho que ainda não estão disponíveis esses dados... acho que só amanhã!
De qualquer forma devem ser 350/400 por cada 30 mil pedidas na primeira fase!
um abraço
artista
Acho que ainda não estão disponíveis esses dados... acho que só amanhã!
De qualquer forma devem ser 350/400 por cada 30 mil pedidas na primeira fase!
um abraço
artista
Re: 8,90
tarzan tchetcheno Escreveu:
Independentemente de haver um preço mais baixo. A minha espectativa para o 1º dia ultrapassa sempre os 12 eur...
Grande Tarzan... essas são as tuas espectativas mas eu pergunto-te uma coisa, e se por acaso em vez de ir aos 12 vem aos 7.50, ou menos? sabes o que vais fazer??
As espectativas demasiado altas e o não pensar o que fazer se as coisas correrem mal são o princípio de muitos dos piores negócios de muita gente!!
Um abraço e bons negócios
12€.....................
Estás a ser um bocado optimista de mais, mas que tu tenhas razão e eu esteja enganado.
Estou ansioso para saber quantas me calham, visto que na sexta-feira, não se soube como é que ficou a procura, mas amanhã já vamos saber.
Se as acções vierem para as nossas mãos a 8.00€ ou mesmo 8.25€, é sinal positivo.
Abraços

Estou ansioso para saber quantas me calham, visto que na sexta-feira, não se soube como é que ficou a procura, mas amanhã já vamos saber.
Se as acções vierem para as nossas mãos a 8.00€ ou mesmo 8.25€, é sinal positivo.

Abraços
tarzan tchetcheno Escreveu:Era o preço que estava a contar para as duas tranches.
Independentemente de haver um preço mais baixo. A minha espectativa para o 1º dia ultrapassa sempre os 12 eur.
Não sei é se não será de ficar com elas até atingir valores mais altos.
Como ficou a coisa afinal. As 120 extra mantêm-se. Pelas últimas contas 380+120 já seria interessante.
2*500= 1000 e 3 eur já daria 3000. É claro que se se passam e levam isto a 15 imaginem o que isto não dará.
É claro que como nº3 do PSI me parece que haja muita gente com vontade de criar depressa uma posição qualificada e a comprar 500 (ou bem menos a cada vendedor rápido que se apanhe a ganhar 1500 eur e não resista) de cada vez vai necessitar de muita comprinha para chegar aos 2%...
Venham eles dar-nos uma alegriazinha...
- Registado: 29/11/2007 12:24
8,90
Era o preço que estava a contar para as duas tranches.
Independentemente de haver um preço mais baixo. A minha espectativa para o 1º dia ultrapassa sempre os 12 eur.
Como ficou a coisa afinal. As 120 extra mantêm-se. Pelas últimas contas 380+120 já seria interessante.
2*500= 1000 e 3 eur já daria 3000. É claro que se se passam e levam isto a 15 imaginem o que isto não dará.
É claro que como nº3 do PSI me parece que haja muita gente com vontade de criar depressa uma posição qualificada e a comprar 500 (ou bem menos a cada vendedor rápido que se apanhe a ganhar 1500 eur e não resista) de cada vez vai necessitar de muita comprinha para chegar aos 2%...
Blasterman, o preço seria sempre o mesmo, para os intitucionais e para o publico em geral, não me digas que estavas desconfiado que eles podia vender a preços diferentes ás escondidas??! Isto anda tudo mesmo desconfiado
bom fim de semana
artista

bom fim de semana
artista
atençao que o valor apresentado foi para os investidores institucionais.
Contudo, é sempre bom nós, os investidores comuns termos acesso ao valor a que foram as accoes vendidas aos tubaroes.
É que com este dado novo, nao tou a ver a EDPRenovaveis ter legitimidade para fixar o preço no valor maximo do intervalo.
Se este dado nao tivesse sido disponibilizado talvez
por isso, obrigado UBS.
Contudo, é sempre bom nós, os investidores comuns termos acesso ao valor a que foram as accoes vendidas aos tubaroes.
É que com este dado novo, nao tou a ver a EDPRenovaveis ter legitimidade para fixar o preço no valor maximo do intervalo.
Se este dado nao tivesse sido disponibilizado talvez
por isso, obrigado UBS.
- Registado: 29/11/2007 2:17
Eu fiz no BEST e não vejo informação nenhuma; nem um email de recibo recebi. Será normal?
Obrigado
Obrigado
artista Escreveu:portista13 Escreveu:Boa noite,dei ordem de subscricção de 30000 acçoes edpr, na cx invest,por volta das 14h;ao verificar agora vi que ordem ainda está pendente,é isso normal?Ou já deveria estar executada,e depois na segunda feira seriam atribuídas as cerca de 190 acções?Obrigado a quem responder,cumprimentos
Vitor
"Pendente" ou "Em curso"?! enfim deve ser o mesmo, ela ainda não foi executada, ainda nem sabes quantas acções vais comprar por isso não está ainda executada!
bom fim de semana
artista
portista13 Escreveu:Boa noite,dei ordem de subscricção de 30000 acçoes edpr, na cx invest,por volta das 14h;ao verificar agora vi que ordem ainda está pendente,é isso normal?Ou já deveria estar executada,e depois na segunda feira seriam atribuídas as cerca de 190 acções?Obrigado a quem responder,cumprimentos
Vitor
"Pendente" ou "Em curso"?! enfim deve ser o mesmo, ela ainda não foi executada, ainda nem sabes quantas acções vais comprar por isso não está ainda executada!
bom fim de semana
artista
Boa noite,dei ordem de subscricção de 30000 acçoes edpr, na cx invest,por volta das 14h;ao verificar agora vi que ordem ainda está pendente,é isso normal?Ou já deveria estar executada,e depois na segunda feira seriam atribuídas as cerca de 190 acções?Obrigado a quem responder,cumprimentos
Vitor

- Registado: 29/4/2008 23:42
trial, as ordens são dadas condicionadas a preço tal e qual como quando dás ordens no mercado "normal". Os particulares é que ficam na situação de só poderem dar ordens equivalentes a ordens "ao melhor". Não sei se é assim tão injusto dado que as ordens dos institucionais não são sete-reis-de-mel-coado, são montantes muito elevados. Mas, claro, do ponto de vista da equidade, não é lá muito justo as regras serem diferentes para particulares e para institucionais.