GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Lion_Heart Escreveu:Pelo que vejo o preço justo sera o da nova bomba de Setubal ou até um pouco menos.
Já que falas em "preço justo", posso depreender das tuas palavras que se decidisses abrir uma área de serviço (e partindo do princípio que tinhas total liberdade para fixar o preço de venda) seria esse o preço que praticarias?
Lion_Heart Escreveu:E para quem quiser os "aditivados" , deveria ser afixado quais os aditivos e em que quantidades para justificar esse preço superior.
Por exemplo eu quando vou a um supermercado qualquer produto a excepção dos pereciveis tem a composiçao ( e a infindavel lista de E)
Se a gasolina tem mais variaveis que as octanas para justificar preços diferentes tambem deveriam ser afixados.
Deixa-me perguntar-te o seguinte: para ti é importante que as chamadas áreas de serviço disponibilizem outros serviços como bar, loja de conveniência, esplanada, venda de jornais, venda de tabaco, área de repouso, WC, caixa multibanco e quejandos ou isso é para ti completamente indiferente, tu queres mesmo é meter gasolina barata mesmo que não haja lá mais qualquer tipo de serviço de apoio?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:AC Investor Blog Escreveu:Eu não gosto muito de comentar este tipo de assuntos , pois não tenho base académica para tal, mas tal como venho fazendo ao longo dos anos, os meus carros, quer o novo quer os antigos, são abastecidos na bomba mais barata, pois não existe nada , mesmo nada em nenhuma BOMBA a meniconar os aditivos que são introduzidos que avaliem a qualidade da Gasolina, até isso acontecer, a minha forma de abastecer não mudará......
Eu ja fiz essa pergunta varias vezes. Mas ninguem consegue mostrar UMA (que seja) analise quimica com e sem aditivos.
Lion não sei se viste a pergunta que te dirigi no post das 9h22, por via das dúvidas coloco-a novamente: em tua opinião, à data de hoje a GALP deveria colocar a gasolina à venda a que preço?
Pelo que vejo o preço justo sera o da nova bomba de Setubal ou até um pouco menos.
E para quem quiser os "aditivados" , deveria ser afixado quais os aditivos e em que quantidades para justificar esse preço superior.
Por exemplo eu quando vou a um supermercado qualquer produto a excepção dos pereciveis tem a composiçao ( e a infindavel lista de E)
Se a gasolina tem mais variaveis que as octanas para justificar preços diferentes tambem deveriam ser afixados.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
AutoMech Escreveu:Alguém tem paciência para explicar a um tipo que não percebe nada de mecânica nem de combustiveis o seguinte:
1. Quem faça uma viagem de 300Kms de autoestrada, a uma velocidade entre os 120/140 Kms/h, tem alguma vantagem em usar gasolina com aditivo ?
2. Mesma pergunta se a viagem for numa estrada nacional, a uma velocidade na ordem dos 90/100 Kms/h, com necessidade de algumas untrapassagens.
3. Idem para 200 ou 300 Kms percorridos no pára / arranca (de Lisboa por exemplo), com muitas paragens em semáforos, oscilações grandes de velocidade, etc.
Desculpem se isto já foi respondido antes mas o tópico está enorme e no search não encontrei referências.
AutoMech, conforme referido acima a principal diferença que eu noto é no número de km feitos por depósito. Tenho um VW GOLF IV a gasolina, que leva 63,5 litros no depósito e atesto sempre que vou abastecer, pondo o conta km a zero.
Alguém tem paciência para explicar a um tipo que não percebe nada de mecânica nem de combustiveis o seguinte:
1. Quem faça uma viagem de 300Kms de autoestrada, a uma velocidade entre os 120/140 Kms/h, tem alguma vantagem em usar gasolina com aditivo ?
2. Mesma pergunta se a viagem for numa estrada nacional, a uma velocidade na ordem dos 90/100 Kms/h, com necessidade de algumas untrapassagens.
3. Idem para 200 ou 300 Kms percorridos no pára / arranca (de Lisboa por exemplo), com muitas paragens em semáforos, oscilações grandes de velocidade, etc.
Desculpem se isto já foi respondido antes mas o tópico está enorme e no search não encontrei referências.
Lion_Heart Escreveu:AC Investor Blog Escreveu:Eu não gosto muito de comentar este tipo de assuntos , pois não tenho base académica para tal, mas tal como venho fazendo ao longo dos anos, os meus carros, quer o novo quer os antigos, são abastecidos na bomba mais barata, pois não existe nada , mesmo nada em nenhuma BOMBA a meniconar os aditivos que são introduzidos que avaliem a qualidade da Gasolina, até isso acontecer, a minha forma de abastecer não mudará......
Eu ja fiz essa pergunta varias vezes. Mas ninguem consegue mostrar UMA (que seja) analise quimica com e sem aditivos.
Lion não sei se viste a pergunta que te dirigi no post das 9h22, por via das dúvidas coloco-a novamente: em tua opinião, à data de hoje a GALP deveria colocar a gasolina à venda a que preço?
Elias Escreveu:rmachado Escreveu:Já a questão dos premium... não estás a confundir as coisas?
A 98 não é necessariamente premium, visto no caso da galp teres a oferta do GForce (diesel, 95 e 98), esta sim premium...
Não estou a confundir, mas admito que possa não ter sido claro.
Quando me refiro à Premium estou a falar da mais cara de todas: GForce 98.
Ok esclarecido..
Eu cheguei a fazer uns "testes" e achei que o acrescimo de km não era o suficiente para o diferencial de preço...
- Registado: 24/8/2004 10:42
rmachado Escreveu:Já a questão dos premium... não estás a confundir as coisas?
A 98 não é necessariamente premium, visto no caso da galp teres a oferta do GForce (diesel, 95 e 98), esta sim premium...
Não estou a confundir, mas admito que possa não ter sido claro.
Quando me refiro à Premium estou a falar da mais cara de todas: GForce 98.
AC Investor Blog Escreveu:Eu não gosto muito de comentar este tipo de assuntos , pois não tenho base académica para tal, mas tal como venho fazendo ao longo dos anos, os meus carros, quer o novo quer os antigos, são abastecidos na bomba mais barata, pois não existe nada , mesmo nada em nenhuma BOMBA a meniconar os aditivos que são introduzidos que avaliem a qualidade da Gasolina, até isso acontecer, a minha forma de abastecer não mudará......
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Eu não gosto muito de comentar este tipo de assuntos , pois não tenho base académica para tal, mas tal como venho fazendo ao longo dos anos, os meus carros, quer o novo quer os antigos, são abastecidos na bomba mais barata, pois não existe nada , mesmo nada em nenhuma BOMBA a meniconar os aditivos que são introduzidos que avaliem a qualidade da Gasolina, até isso acontecer, a minha forma de abastecer não mudará......
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Não estou a tentar convencer-te de nada, afinal é muito facil fazer a experiencia, enches o deposito de um com aditivos tipo, BP, repsol ou galp e vês quantos km fazes, a seguir enches o deposito com um de hipermercado e vês os km, mas a fazer o mesmo percurso. No meu caso, no VW Passat e no Honda Jazz, sai mais caro utilizar o combustive "barato", no caso do jipe é irrelevante.
Posso falar da minha experiência pessoal. Eu há muitos anos que quando abasteço atesto o depósito e coloco o conta-km a zero. E depois vejo quantos km faço com um depósito.
Com combustíveis de hipermercado normalmente não passa os 800 km.
Com combustíveis 95 de marca em geral fica entre os 800 e os 900 km.
Com combustíveis 98 em geral fica entre os 850 e os 950 km, por três ou quatro ocasiões já passei os 1000 km e uma vez cheguei aos 1100 km.
Claro que se poderá afirmar que isto depende do tipo de condução etc. mas a verdade é que em média com combustíveis premium (98), que custam mais 10%, faço mais 10% de km que com combustíveis 95, daí que eu abasteça quase sempre com combustíveis 98 - o preço por km é o mesmo mas vou menos vezes à bomba
Mas no caso que a Galp fala... usando a dita aditivada e a não aditivada e socorrendo-me do teu exemplo parece-me que vale a pena ir ao "Jumbo"..
Já a questão dos premium... não estás a confundir as coisas?
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Não estou a tentar convencer-te de nada, afinal é muito facil fazer a experiencia, enches o deposito de um com aditivos tipo, BP, repsol ou galp e vês quantos km fazes, a seguir enches o deposito com um de hipermercado e vês os km, mas a fazer o mesmo percurso. No meu caso, no VW Passat e no Honda Jazz, sai mais caro utilizar o combustive "barato", no caso do jipe é irrelevante.
Posso falar da minha experiência pessoal. Eu há muitos anos que quando abasteço atesto o depósito e coloco o conta-km a zero. E depois vejo quantos km faço com um depósito.
Com combustíveis 98 em geral fica entre os 850 e os 950 km, por três ou quatro ocasiões já passei os 1000 km e uma vez cheguei aos 1100 km.
Claro que se poderá afirmar que isto depende do tipo de condução etc. mas a verdade é que em média com combustíveis premium (98), que custam mais 10%, faço mais 10% de km que com combustíveis 95, daí que eu abasteça quase sempre com combustíveis 98 - o preço por km é o mesmo mas vou menos vezes à bomba
O Honda é o meu unico automovel que é a gasolina e as indicações de fabrica dizem para utilizar só gasolina com 95 octanas (a explicação que me foi dada é como a potencia do motor não é grande, acaba por não tirar partido do maior poder explosivo), dai nunca ter feito a experiencia com essa gasolina. Só fiz entre a linha branca e os de marca a 95 octanas.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
mais_um Escreveu:Não estou a tentar convencer-te de nada, afinal é muito facil fazer a experiencia, enches o deposito de um com aditivos tipo, BP, repsol ou galp e vês quantos km fazes, a seguir enches o deposito com um de hipermercado e vês os km, mas a fazer o mesmo percurso. No meu caso, no VW Passat e no Honda Jazz, sai mais caro utilizar o combustive "barato", no caso do jipe é irrelevante.

whitebala Escreveu:
Os teus argumentos de que tens automoveis à 24 anos podem ser rebatidos pelos meus pois tenho automoveis à 28 e nunca notei diferença nos combustiveis. (como é obvio não são argumentos válidos).
Fiz a experiencia, mesmo antes de existirem combustiveis linha branca, quando começaram a sair os combustiveis premium, para ver se justificava utiliza-los e embora o automovel tivesse melhor resposta e menor consumo, não compensava o acrescimo de custo do combustivel. Aliás posso dizer-te que proibi que os tecnicos do meu departamento (cerca de 40 viaturas) utilizassem esses combustiveis porque as folhas de km eram todas assinadas por mim e verifiquei que quem colocava esse combustivel andava menos pelo mesmo dinheiro. Claro que estamso a falar de viaturas que faziam cerca de 100 mil km /ano e não meia duzia de km.
Assim como fiz a experiencia com os combustives dos super/hiper mercados e cheguei à conclusão que para o meu perfil de utilização não compensa utilizar esses combustiveis em 2 dos meus 3 automoveis, ou tu julgas que eu sou masoquista e gosto de pagar mais pelo mesmo????
whitebala Escreveu:Os aditivos colocados no camião ou na refinaria (Será que o motorista trepa para cima do camião saca de uma latinha e coloca lá dentro o aditivo?) são de qualquer forma de custo irrisório.
http://www.continente.pt/ProductDetailM ... 0209&Back=
Dá um valor de 7,78 centimos por litro de combustivel, se consideras irrisório.....
Não estou a tentar convencer-te de nada, afinal é muito facil fazer a experiencia, enches o deposito de um com aditivos tipo, BP, repsol ou galp e vês quantos km fazes, a seguir enches o deposito com um de hipermercado e vês os km, mas a fazer o mesmo percurso. No meu caso, no VW Passat e no Honda Jazz, sai mais caro utilizar o combustive "barato", no caso do jipe é irrelevante.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
mais_um Escreveu:whitebala Escreveu:Para mim a estratégia da Galp parece clara. Criar Buzz sobre o tema de que "os combustiveis não são todos iguais". Este suposto dogma é essencial para a sobrevivência das margens da Galp relativamente à ameaça das Low Costs.
Não é um dogma, os combustiveis (nas bombas) não são todos iguais, tenho automoveis à 24 anos, tenho vários milhões de km feitos a conduzir e sei por experiencia propria que não são todos iguais.whitebala Escreveu:Alguem aqui minimamente informado acredita no facto de que os aditivos influeciem o preço desta forma????
Não são o unico factor mas contribuem e não é pouco, basta ires a uma loja de produtos para automoveis e vê quanto custa uma embalagem de aditivo para colocares na gasolina ou gasoleo.....whitebala Escreveu:E deixo outra pergunta: Qual (seria) o custo de estar a produzir um lote de combustivel sem aditivos só para uma bomba se todas as outras tem o maravilhoso combustivel aditivado!!!!!!!![]()
Os combustiveis são produzidos nas refinarias sem aditivos (sem fossem produzidos com os aditivos, não se chamava aditivos aos aditivos....)Aditivo é uma substância adicionada para melhorar o rendimento de uma propriedade
Os combustiveis saiem das refinarias em camiões cisternas e aqui sim, é que são adicionados os aditivos.
Já agora caso não saibas mas o que se passa em Portugal é comum a outros paises, como por exemplo a França e a Galp não opera em França.
Muito bem. Uma resposta politicamente correcta e alinhada com as pretensões da GALP.
Os teus argumentos de que tens automoveis à 24 anos podem ser rebatidos pelos meus pois tenho automoveis à 28 e nunca notei diferença nos combustiveis. (como é obvio não são argumentos válidos).
Os aditivos colocados no camião ou na refinaria (Será que o motorista trepa para cima do camião saca de uma latinha e coloca lá dentro o aditivo?

Abraço
Let´s Cruise forever
whitebala Escreveu:Para mim a estratégia da Galp parece clara. Criar Buzz sobre o tema de que "os combustiveis não são todos iguais". Este suposto dogma é essencial para a sobrevivência das margens da Galp relativamente à ameaça das Low Costs.
Não é um dogma, os combustiveis (nas bombas) não são todos iguais, tenho automoveis à 24 anos, tenho quase 2 milhões de km feitos a conduzir e sei por experiencia propria que não são todos iguais.
whitebala Escreveu:Alguem aqui minimamente informado acredita no facto de que os aditivos influeciem o preço desta forma????
Não são o unico factor mas contribuem e não é pouco, basta ires a uma loja de produtos para automoveis e vê quanto custa uma embalagem de aditivo para colocares na gasolina ou gasoleo.....
whitebala Escreveu:E deixo outra pergunta: Qual (seria) o custo de estar a produzir um lote de combustivel sem aditivos só para uma bomba se todas as outras tem o maravilhoso combustivel aditivado!!!!!!!![]()
Os combustiveis são produzidos nas refinarias sem aditivos (sem fossem produzidos com os aditivos, não se chamava aditivos aos aditivos....)
Aditivo é uma substância adicionada para melhorar o rendimento de uma propriedade
Os combustiveis saiem das refinarias em camiões cisternas e aqui sim, é que são adicionados os aditivos.
Já agora caso não saibas mas o que se passa em Portugal é comum a outros paises, como por exemplo a França e a Galp não opera em França.
MarcoAntonio Escreveu:Já agora, enquanto se inventa um novo "ângulo de ataque" para dar continuidade ao trauma de que parte da população sofre em relação às petrolíferas (em particular a GALP) eu aproveito e coloco o link da notícia fresquinha de ontem:
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Econom ... id=1656462
O que a GALP realmente diz é que permite baixar um pouco o preço e justifica ainda a diferença de preço com outras medidas que reduzem o custo e cito:«O facto dos combustíveis não terem aditivo é suficiente para baixar um pouco o preço, bem como o facto de não ter outros serviços adicionais e ter apenas um funcionário no posto permite baixar os custos», justificou Pedro Pereira.
O responsável justificou que a Galp decidiu fazer esta aposta no mercado porque há procura por parte dos consumidores.
Também explicam que alteram porque há procura para este produto (que é quase o mesmo que dizer que deveriam estar a perder muita quota de mercado com a actual estratégia, pelo menos em determinadas regiões). O que é que isto tem? Epá, não tem nada. Isto passa o tempo a acontecer nos mais variados produtos e a malta não quer saber. A não ser nos combustíveis, claro...
Aliás, basta abrir por exemplo o site da DECO e verificar como as empresas de hipermercados, pelos mesmíssimos produtos (nem o rótulo muda) cobram diferentes valores conforme as localizações. Curiosamente, não há nenhum ataque continuado e concertado contra os Hipermercados!
Marco
A questão dos Hipermercados é diferente... eles negoceiam os spots e com isso o preço do bem e se for um Hiper de grande rotatividade pode ter preço mais alto para um determinado produto que outro da mesma Hiper da mesma marca noutro local...
Não queiras comparar o negócio dos Hipers como das gasolinas... Digamos que no segundo caso praticamente só tens 1 fornecedor do bem primário...

Merceeiro Escreveu:Só a publicidade que a Galp obteve com a abertura daquele mísero posto em Setúbal, já deve ter rendido bastante dinheiro.
Ontem nos telejornais só se ouvia a palavra "Galp".
Belo golpe de marketing!![]()
BN
Para mim a estratégia da Galp parece clara. Criar Buzz sobre o tema de que "os combustiveis não são todos iguais". Este suposto dogma é essencial para a sobrevivência das margens da Galp relativamente à ameaça das Low Costs.
Alguem aqui minimamente informado acredita no facto de que os aditivos influeciem o preço desta forma????
Claro que não!!!!
E deixo outra pergunta: Qual (seria) o custo de estar a produzir um lote de combustivel sem aditivos só para uma bomba se todas as outras tem o maravilhoso combustivel aditivado!!!!!!!

Parabens GALP: Objectivo conseguido na totalidade

Let´s Cruise forever
Lion_Heart Escreveu:A GALP meteu os pes pelas maos , começou a dizer que nao podia baixar preços que era por causa da carga fiscal , depois eram os "aditivos" , depois qualidade do serviço. Como em Steubal devia estar a vender quase 0 abriu uma coisa precisamente igual.
Lion já estás quase como o presidente do ACP que saiu ontem a terreiro dizer "ah afinal nós tinhamos razão porque a GALP podia baixar os preços e ainda por cima prova-se aquilo que já dizíamos: a Autoridade da Concorrência não funciona". LOL
Faço-te a pergunta que fiz ontem ao pasil (e que como eu esperava não teve resposta): em tua opinião, à data de hoje a GALP deveria colocar a gasolina à venda a que preço?
Já agora, enquanto se inventa um novo "ângulo de ataque" para dar continuidade ao trauma de que parte da população sofre em relação às petrolíferas (em particular a GALP) eu aproveito e coloco o link da notícia fresquinha de ontem:
O que a GALP realmente diz é que permite baixar um pouco o preço e justifica ainda a diferença de preço com outras medidas que reduzem o custo e cito:
Também explicam que alteram porque há procura para este produto (que é quase o mesmo que dizer que deveriam estar a perder muita quota de mercado com a actual estratégia, pelo menos em determinadas regiões). O que é que isto tem? Epá, não tem nada. Isto passa o tempo a acontecer nos mais variados produtos e a malta não quer saber. A não ser nos combustíveis, claro...
Aliás, basta abrir por exemplo o site da DECO e verificar como as empresas de hipermercados, pelos mesmíssimos produtos (nem o rótulo muda) cobram diferentes valores conforme as localizações. Curiosamente, não há nenhum ataque continuado e concertado contra os Hipermercados!
O que a GALP realmente diz é que permite baixar um pouco o preço e justifica ainda a diferença de preço com outras medidas que reduzem o custo e cito:
«O facto dos combustíveis não terem aditivo é suficiente para baixar um pouco o preço, bem como o facto de não ter outros serviços adicionais e ter apenas um funcionário no posto permite baixar os custos», justificou Pedro Pereira.
O responsável justificou que a Galp decidiu fazer esta aposta no mercado porque há procura por parte dos consumidores.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Lion_Heart Escreveu:A GALP meteu os pes pelas maos , começou a dizer que nao podia baixar preços que era por causa da carga fiscal , depois eram os "aditivos" , depois qualidade do serviço.
Outra hipótese é estares tu a meter os pés pelas mãos porque de cada vez que uma petrolífera fala de um assunto - normalmente isso ocorre porque outro alguém falou desse assunto - tu assumes (vai-se lá saber porquê, se nunca foi dito, mas se foi mostra-me então onde) que estão a defender que é a única coisa!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Continuamos na mesma. Ainda ninguém me conseguiu provar a quantidade de "aditivos" que tem uma e outra.
Eu vejo todo o tipo de carros a meter nos hipers . O que até acho engraçado pois pensava que quem tinha um Porsche ou um Merc topo de gama podia meter gasolina da cara.
Mas acho mesmo engraçado e ver esses mesmo Porsche , Merc, X5 e etc a meter GPL e sem o distico
A GALP meteu os pes pelas maos , começou a dizer que nao podia baixar preços que era por causa da carga fiscal , depois eram os "aditivos" , depois qualidade do serviço. Como em Steubal devia estar a vender quase 0 abriu uma coisa precisamente igual.
Como se diz por ca , pela boca morre o peixe.
Eu vejo todo o tipo de carros a meter nos hipers . O que até acho engraçado pois pensava que quem tinha um Porsche ou um Merc topo de gama podia meter gasolina da cara.
Mas acho mesmo engraçado e ver esses mesmo Porsche , Merc, X5 e etc a meter GPL e sem o distico

A GALP meteu os pes pelas maos , começou a dizer que nao podia baixar preços que era por causa da carga fiscal , depois eram os "aditivos" , depois qualidade do serviço. Como em Steubal devia estar a vender quase 0 abriu uma coisa precisamente igual.
Como se diz por ca , pela boca morre o peixe.
Lion_Heart
Lion_Heart
Elias Escreveu:Quando lá estive há uns anos também reparei que a gasolina era muito barata. A carga fiscal é baixíssima.
Não tenho a certeza, mas ronda os 5%.
AC Investor Blog
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Pmart 1 e 111 visitantes