Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 11/9/2010 18:08

Agany, não percebi a tua questão. A que papéis te referes? Cotação da acção?

Uma nota: a privatização diz respeito a apenas 7% do capital que o Estado ainda detém, uma parcela relativamente pequena. O resto já está tudo na mão de privados há tempo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por agany » 11/9/2010 13:27

Marco, a privatização da Galp não deverá levar ao ajustamento do preço actual dos papéis?

Registado: 29/11/2007 1:44

Re: Tretas...

por MarcoAntonio » 9/9/2010 18:50

chepa Escreveu:Podem vir aqui a mostrar as análises alteradas que quiserem (...)

Queres partilhar connosco a tua virtuosa análise?

chepa Escreveu:para justificar o preço especulativo dos combustíveis feito pelas principais revendedoras, eu sempre disse que estávamos a ser “roubados” por elas (...)

Se sempre disseste, só pode ser verdade!

chepa Escreveu:e a prova está que agora a Galp vai baixar os preços.

Acho que andas um bocado distraído. A gasolina esta semana subiu 1 centimo na GALP. E para a semana vão subir a Gasolina e o Gasóleo, adianto-te já...

Hã, estavas-te a referir à bomba piloto de Setúbal. Então andas distraído agora e tens andado, porque se isso é uma prova, já a tens há uma data de tempo pois não faltam, há anos, postos de abastecimento da GALP que praticam preços mais baixos que os de referência.

Parece-me que as estratégias de marketing te deixam um bocado para o baralhado...

chepa Escreveu:Os supermercados já estão a fazer moça não é? E já esta a dar muito nas vistas dos políticos e na CE, pois…..agora venham cá justificar.

E eu a pensar depois daquelas linhas, que o teu post não podia ser mais divertido. Enganei-me...

Bem, passado o momento de humor, falemos de coisas sérias. A gasolina subiu ligeiramente esta semana e o gasóleo manteve sensivelmente o preço, variações que não chegam para reflectir as últimas variações na matéria prima. Para a semana é bastante certo que vamos ter subidas nos postos na ordem de 1 centimo pelo menos em ambos os combustíveis.

Em anexo, o gráfico alterado... face à semana passada, porque inclui esta semana também!

(não resisti)
:mrgreen:
Anexos
comb20100909.png
comb20100909.png (45.51 KiB) Visualizado 7102 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Merceeiro » 9/9/2010 14:41

"Fazer moça"??

Os combustíveis fazem moças?

ahh deve ser "mossa" :lol:
A mercearia de valores não faz fiado

Registado: 29/11/2007 10:29

por amsfsma » 9/9/2010 12:16

Dona Chepa?!

:lol:

Só pode ser...

Registado: 4/2/2010 19:57

Tretas...

por chepa » 9/9/2010 10:26

Podem vir aqui a mostrar as análises alteradas que quiserem para justificar o preço especulativo dos combustíveis feito pelas principais revendedoras, eu sempre disse que estávamos a ser “roubados” por elas e a prova está que agora a Galp vai baixar os preços.
Os supermercados já estão a fazer moça não é? E já esta a dar muito nas vistas dos políticos e na CE, pois…..agora venham cá justificar.

Registado: 29/11/2007 2:37

Nao vejo diferença

por Primvs » 8/9/2010 9:44

entre combustiveis de marca e de marca branca.

Em 2008, no auge da subida dos preços dos combustiveis, fazia durante a semana Alverca-Oeiras com o meu Seat Ibiza 1.4 Tdi. Sao cerca de 90km, ir e voltar.

Com gasoleo do Jumbo, fazia 5 litros aos 100.

Mas já soube de pessoas com problemas no carro por causa da gasolina de marca branca.

Pelo sim, pelo não, sempre que tenho um talão de desoonto de 5 centimos por litro, vou à GALP encher o deposito e depois uso o desconto no Modelo!

Fica ao mesmo preço (pago mais pelo combustível, mas gasto menos nas compras)
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por MarcoAntonio » 7/9/2010 18:40

Mais alguma informação (para quem estiver curioso em saber mais sobre os aditivos):

http://www.epa.gov/otaq/fuels.htm

(Agência de Protecção do Ambiente / Estados Unidos)

A atenção está mais virada para o meio ambiente e não tem uma análise exaustiva de toda a parafernália de aditivos que existem mas como há pessoas que praticamente questionam a existência destes ou, noutros casos, mostram interesse em saber o que existe e para que serve, creio que qualquer informação deste género já é uma ajuda.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 7/9/2010 18:09

Eu acho esta coisa dos aditivos meio lateral (menor) nesta coisa toda das polémicas em torno da GALP - já agora, creio que as pessoas estão-se a centrar um pouco nos efeitos imediato dos aditivos mas alguns efeitos só se notam, pelo menos em teoria, a longo-prazo - mas aqui fica uma página do wikipédia com uma longa lista de aditivos que existem para os combustíveis e suas funções:

http://en.wikipedia.org/wiki/Gasoline_additive

Poderá servir de base para quem estiver realmente preocupado/interessado em saber exactamente o que é isso dos aditivos.

Os aditivos, que vão de detergentes a lubrificantes, passando por anti-corrosivos, etc também se utilizam nos óleos de motor, com objectivos semelhantes, e em mais uma série de produtos.
Imagem

Administrador Fórum

por mais_um » 7/9/2010 17:05

Lion_Heart Escreveu:
Não , a adc deveria fazer o trabalho que por ex. o Marco fez aqui neste topico.
Desmontar o preço e explicar como se chega ao valor final.Tipo, saida da refinaria, mais impostos , mais impostos. Preço

Eu penso que fez, já leste o telatório?

Completo:

http://www.concorrencia.pt/download/AdC ... co2009.pdf

249. Sendo o preço do petróleo e os preços de referência dos produtos refinados
à saída das refinarias definidos de acordo com cotações internacionais, e a
carga fiscal nacional definida pela administração fiscal, estas três
componentes são exógenas aos operadores a actuar em Portugal.
250. Neste contexto, as áreas de preocupação do ponto de vista concorrencial, a
nível de cada país, circunscrevem-se a duas componentes da cadeia de
valor: por um lado, a armazenagem e transporte pós-refinação e, por outro,
a actividade retalhista – cujo peso relativo agregado na cadeia de valor, no
caso português, se situa entre 9% e 11% do valor total ou entre 20% e 23%
do valor antes de imposto, com dados de 2008.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mais_um » 7/9/2010 16:42

Lion_Heart Escreveu:
Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Ja me estas a confundir Elias , ou falamos de preço de litro de petrol ou falamos de acessorios.

Agora querer justificar preços mais altos com "serviços extra" e "aditivos" que em muitos casos são deveras deficiente nao me convence.

Lion, tu quando adquires um bem ou serviço não estás apenas a pagar o bem ou serviço, mas sim todo o contexto em que ele se insere.

Dou-te dois exemplos:

1 - Transporte aéreo:
Porque é que a Ryanair é mais barata que a TAP? Resposta: porque eliminou uma data de serviços para oferecer unicamente o que considera ser essencial: o transporte aéreo. E no entanto continuas a ter muita gente a viajar na TAP que é substancialmente mais cara. Em ambos os casos o que tu queres é ir de um sítio para outro e nada mais. Fará algum sentido dizer que a TAP anda a enganar os clientes e que o preço da Ryanair é que é o preço justo?

2 - Restauração
Os restaurantes self service são em geral mais baratos que aqueles que têm serviço de mesa. Porquê? Porque nos segundos estás a pagar não só a comida mas também o serviço, a qualidade das instalações, etc. E no entanto continuas a ver montes de gente a comer nos restaurantes tradicionais. Em ambos os casos tu queres é comer e nada mais. Fará sentido dizer que os restaurantes que tem serviço de mesa andam a enganar os clientes e que os self service é que têm o preço justo?

Ai é que esta. Mas até aparecer a Ryanair ninguem sabia que estava a pagar demasiado por um serviço. Basta ver o sucesso da empresa.
Por ca foi igual, ate aparecer as linhas brancas em grande quantidade e a "crise" ninguem sabia o custo do litro de petrol.

A partir daqui cada um faz as suas escolhas.

Isto é uma critica as autoridades da concorrencia que deveriam existir.

Epá, o papel da AdC é verificar se há cartelização dos preços, só nesse caso é que pode intervir, não é definir margens de lucro.

Passei nesta férias por Espanha e França e a situação era semelhante ou igual a nós.

Decidam o que querem, economia de mercado ou economia estatizada?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Lion_Heart » 7/9/2010 16:40

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Ai é que esta. Mas até aparecer a Ryanair ninguem sabia que estava a pagar demasiado por um serviço. Basta ver o sucesso da empresa.
Por ca foi igual, ate aparecer as linhas brancas em grande quantidade e a "crise" ninguem sabia o custo do litro de petrol.

Espera lá: em tua opinião o que é que a Autoridade da Concorrência devia fazer? Obrigar toda a gente a vender mais barato?

Não , a adc deveria fazer o trabalho que por ex. o Marco fez aqui neste topico.

Desmontar o preço e explicar como se chega ao valor final.Tipo, saida da refinaria, mais impostos , mais impostos. Preço

Depois cada posto poe as suas margens.

A partir daqui o consumidor faz as suas escolhas.

Nao te esqueças que este é um sector muito sensivel que deve ser muito controlado.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Elias » 7/9/2010 16:34

Lion_Heart Escreveu:Ai é que esta. Mas até aparecer a Ryanair ninguem sabia que estava a pagar demasiado por um serviço. Basta ver o sucesso da empresa.

Espera lá: em tua opinião o que é que a Autoridade da Concorrência devia fazer? Obrigar toda a gente a vender mais barato?

Registado: 5/11/2002 12:21

por Lion_Heart » 7/9/2010 16:24

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Ja me estas a confundir Elias , ou falamos de preço de litro de petrol ou falamos de acessorios.

Agora querer justificar preços mais altos com "serviços extra" e "aditivos" que em muitos casos são deveras deficiente nao me convence.

Lion, tu quando adquires um bem ou serviço não estás apenas a pagar o bem ou serviço, mas sim todo o contexto em que ele se insere.

Dou-te dois exemplos:

1 - Transporte aéreo:
Porque é que a Ryanair é mais barata que a TAP? Resposta: porque eliminou uma data de serviços para oferecer unicamente o que considera ser essencial: o transporte aéreo. E no entanto continuas a ter muita gente a viajar na TAP que é substancialmente mais cara. Em ambos os casos o que tu queres é ir de um sítio para outro e nada mais. Fará algum sentido dizer que a TAP anda a enganar os clientes e que o preço da Ryanair é que é o preço justo?

2 - Restauração
Os restaurantes self service são em geral mais baratos que aqueles que têm serviço de mesa. Porquê? Porque nos segundos estás a pagar não só a comida mas também o serviço, a qualidade das instalações, etc. E no entanto continuas a ver montes de gente a comer nos restaurantes tradicionais. Em ambos os casos tu queres é comer e nada mais. Fará sentido dizer que os restaurantes que tem serviço de mesa andam a enganar os clientes e que os self service é que têm o preço justo?

Ai é que esta. Mas até aparecer a Ryanair ninguem sabia que estava a pagar demasiado por um serviço. Basta ver o sucesso da empresa.

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por Elias » 7/9/2010 16:19

mais_um Escreveu:
Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:Sim é um facto mas antes existiam estações de serviço abertas 24 horas nas Caldas e agora acabaram , não só nas Caldas como noutros locais.

Se calhar acabaram porque a baixa procura a essa hora não justifica a despesa nem os riscos acrescidos de ter a bomba a funcionar de noite...

Claro, considerando que as bombas dos hiper e afins só estão abertas num horario mais limitado, acabaram por reduzir a procura nos restantes horarios. Não é a unica causa, mas também contribui.

Exacto, como aumenta a procura por bombas de hipers, reduzindo a procura nas restantes, há bombas que consideram que não vale a pena manter certos horários e acabam por fechar durante a noite.

Basicamente é o mercado a funcionar: ou bem que queremos gasolina barata, ou bem que queremos gasolina num horário alargado.

(não tarda nada aparece aqui alguém a reivindicar gasolina 24 horas a preço de hipermercado :mrgreen:)

por mais_um » 7/9/2010 16:09

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:Sim é um facto mas antes existiam estações de serviço abertas 24 horas nas Caldas e agora acabaram , não só nas Caldas como noutros locais.

Se calhar acabaram porque a baixa procura a essa hora não justifica a despesa nem os riscos acrescidos de ter a bomba a funcionar de noite...

Claro, considerando que as bombas dos hiper e afins só estão abertas num horario mais limitado, acabaram por reduzir a procura nos restantes horarios. Não é a unica causa, mas também contribui.

por Elias » 7/9/2010 16:04

por Elias » 7/9/2010 16:03

Dou-te dois exemplos:

1 - Transporte aéreo:

2 - Restauração

por mais_um » 7/9/2010 16:03

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:E não te esqueças do horario de funcionamento, nas Caldas da Rainha acabou as estações de serviço abertas 24 horas.

Tens uma bomba 24 horas a poucos quilómetros do centro das Caldas da Rainha - refiro-me à área de serviço da A8 junto às Gaeiras. É verdade que fisicamente está no concelho de Óbidos, mas parece-me o mais importante é a distância a que fica e não o concelho a que administrativamente pertence.

Sim é um facto mas antes existiam estações de serviço abertas 24 horas nas Caldas e agora acabaram , não só nas Caldas como noutros locais.
E a da A8 esta aberta por ser obrigada contratualmente porque sempre que passo por lá de noite, nunca se vê ninguém, tenho muitas duvidas que os combustieis vendidos durante a madrugada são suficientes para pagar o ordenado ao "homem" da bomba. :mrgreen: :mrgreen:

por Lion_Heart » 7/9/2010 15:51

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:E não te esqueças do horario de funcionamento, nas Caldas da Rainha acabou as estações de serviço abertas 24 horas.

Tens uma bomba 24 horas a poucos quilómetros do centro das Caldas da Rainha - refiro-me à área de serviço da A8 junto às Gaeiras. É verdade que fisicamente está no concelho de Óbidos, mas parece-me o mais importante é a distância a que fica e não o concelho a que administrativamente pertence.

Lion_Heart Escreveu:Em relação a 1ª questão, o meu objectivo como capitalista é ganhar dinheiro , mas como vivo em concorrencia teria que ajustar os meus preços para ser o mais competitivo possivel.

Está bem, mas isso cabe a cada um decidir fixar o preço que entende, não concordas?

Lion_Heart Escreveu:Em relção a 2ª questão , pouca diferença me faz esses serviços "extra" , quando muito compro gelo e umas chicletes de vez em quando, não lhe sinto a falta. Além de que sao muito mais caros que nos supermercados e cafes. Estes serviços "extra" pagam-se a si propios e olha que na maior parte das bombas a que vou so la esta um empregado. Nada de serviço de luxo.

De acordo, mas já pensaste que pode haver pessoas que valorizam esses serviços e que estão dispostos a pagar por eles?

Ja me estas a confundir Elias , ou falamos de preço de litro de petrol ou falamos de acessorios.

E como aquele publicidade dos bancos aos gestores de conta.

Eu ja trabalhei com quase toda a banca em Portugal , e na maioria deles o credito nao era e continua a nao ser facil. Entao para negocios muito menos. Mas alguns deles tinham exepções. Um eram as farmacias outros os postos de combustiveis. E para a banca dar carta branca a este tipo de negocios é porque a concorrencia nao e la grande coisa.

Lion_Heart

por Elias » 7/9/2010 15:35

Lion_Heart Escreveu:Em relação a 1ª questão, o meu objectivo como capitalista é ganhar dinheiro , mas como vivo em concorrencia teria que ajustar os meus preços para ser o mais competitivo possivel.

Está bem, mas isso cabe a cada um decidir fixar o preço que entende, não concordas?

Lion_Heart Escreveu:Em relção a 2ª questão , pouca diferença me faz esses serviços "extra" , quando muito compro gelo e umas chicletes de vez em quando, não lhe sinto a falta. Além de que sao muito mais caros que nos supermercados e cafes. Estes serviços "extra" pagam-se a si propios e olha que na maior parte das bombas a que vou so la esta um empregado. Nada de serviço de luxo.

De acordo, mas já pensaste que pode haver pessoas que valorizam esses serviços e que estão dispostos a pagar por eles?

por whitebala » 7/9/2010 15:35

Alerto para alguma confusão no forum:

Combustiveis Premium = mais octanas= maior poder energetico=mais kms

Combustiveis aditivados= (depende dos aditivos)

Sobre o custo estimado de 0.07 centimos/litro (ver post do mais_um) posso garantir por experiencia profissional que esse produto aplicado em termos industriais não terá uma diferença superior a 0.01 ou 0.02 eur/litro.
Isto devido às margens da grande distribuição e à escala do consumo.
A titulo de curiosidade: Um anticongelante pode ser vendido a 3 ou 4 euros e o seu custo por litro não ultrapassa em muitos casos os 0.02 eur/litro.
Let´s Cruise forever

Registado: 29/11/2007 14:26

por mais_um » 7/9/2010 15:33

whitebala Escreveu:
Muito bem. Uma resposta politicamente correcta e alinhada com as pretensões da GALP.

É verdade, eu não abasteço na Galp, só quando não tenho alternativa. Abasteço normalmente na Repsol, porque tenho 6 centimos de desconto por ser socio do SLB e nas Caldas da Rainha, já que o combustivel é mais barato do que na generalidade do país, no caso do gasoleo, está em 1,119, com o desconto do SLB, fica em 1,059.

por Lion_Heart » 7/9/2010 15:30

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Pelo que vejo o preço justo sera o da nova bomba de Setubal ou até um pouco menos.

Já que falas em "preço justo", posso depreender das tuas palavras que se decidisses abrir uma área de serviço (e partindo do princípio que tinhas total liberdade para fixar o preço de venda) seria esse o preço que praticarias?

Lion_Heart Escreveu:E para quem quiser os "aditivados" , deveria ser afixado quais os aditivos e em que quantidades para justificar esse preço superior.

Por exemplo eu quando vou a um supermercado qualquer produto a excepção dos pereciveis tem a composiçao ( e a infindavel lista de E)

Se a gasolina tem mais variaveis que as octanas para justificar preços diferentes tambem deveriam ser afixados.

Deixa-me perguntar-te o seguinte: para ti é importante que as chamadas áreas de serviço disponibilizem outros serviços como bar, loja de conveniência, esplanada, venda de jornais, venda de tabaco, área de repouso, WC, caixa multibanco e quejandos ou isso é para ti completamente indiferente, tu queres mesmo é meter gasolina barata mesmo que não haja lá mais qualquer tipo de serviço de apoio?

Em relação a 1ª questão, o meu objectivo como capitalista é ganhar dinheiro , mas como vivo em concorrencia teria que ajustar os meus preços para ser o mais competitivo possivel.

Em relção a 2ª questão , pouca diferença me faz esses serviços "extra" , quando muito compro gelo e umas chicletes de vez em quando, não lhe sinto a falta. Além de que sao muito mais caros que nos supermercados e cafes. Estes serviços "extra" pagam-se a si propios e olha que na maior parte das bombas a que vou so la esta um empregado. Nada de serviço de luxo e muito menos de qualidade.

E ja agora existem muitas bombas onde tens empregados que te enchem o deposito e nao te cobram mais por isso. Se pagamos para ter um serviço de qualidade como a Galp diz deveria ter esses funcionarios em Todas as bombas.

Lion_Heart

por mais_um » 7/9/2010 15:25

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Pelo que vejo o preço justo sera o da nova bomba de Setubal ou até um pouco menos.

Já que falas em "preço justo", posso depreender das tuas palavras que se decidisses abrir uma área de serviço (e partindo do princípio que tinhas total liberdade para fixar o preço de venda) seria esse o preço que praticarias?

Lion_Heart Escreveu:E para quem quiser os "aditivados" , deveria ser afixado quais os aditivos e em que quantidades para justificar esse preço superior.

Por exemplo eu quando vou a um supermercado qualquer produto a excepção dos pereciveis tem a composiçao ( e a infindavel lista de E)

Se a gasolina tem mais variaveis que as octanas para justificar preços diferentes tambem deveriam ser afixados.

Deixa-me perguntar-te o seguinte: para ti é importante que as chamadas áreas de serviço disponibilizem outros serviços como bar, loja de conveniência, esplanada, venda de jornais, venda de tabaco, área de repouso, WC, caixa multibanco e quejandos ou isso é para ti completamente indiferente, tu queres mesmo é meter gasolina barata mesmo que não haja lá mais qualquer tipo de serviço de apoio?

E não te esqueças do horario de funcionamento, nas Caldas da Rainha acabou as estações de serviço abertas 24 horas.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Pmart 1, PXYC e 131 visitantes