Galp - Tópico Geral
Re: Galp - Tópico Geral
E qual é o preço de venda de uma bateria de lítio reciclada? Isto no final é A > B, então compra-se B (nova). Só quando os materiais começarem a escassear é que as baterias recicladas serão vendidas.
Esta suposta revolução energética não nos vai levar a lado nenhum. A estratégia que está a ser seguida é a de substituir os veículos actuais por eléctricos. Ora isto é muito rentável para as fabricantes de automóveis, para manter a indústria a funcionar e todos esses empregos, mas para a sociedade e o futuro é insuficiente. O problema reside essencialmente no nosso comportamento e isto inclui em quem votamos. A maioria de nós não necessita de um veículo 24h por dia, de veículos com 5 lugares, ou de jipes ou suvs. Mas é isso mesmo o que está a acontecer.
https://www.motor24.pt/motores/vendas-d ... o/1510442/
Viver mais perto do local de trabalho, mais facilidade de caminhar ou usar bicicleta, mais transporte público - comboio, autocarros e carros.
Imaginam o momento em que precisam de usar um carro e só precisam de sair à rua e usar um veículo qualquer estacionado "público"? Um pouco ao estilo das trotinetes, mas bem estacionados! Isto sim é uma revolução do sistema. O que temos, é mais do mesmo.
Experimentem comparar o preço de papel higiénico(guardanapos reciclados com os novos. Qual é mais caro? Mas isto é a minha opinião.
Esta suposta revolução energética não nos vai levar a lado nenhum. A estratégia que está a ser seguida é a de substituir os veículos actuais por eléctricos. Ora isto é muito rentável para as fabricantes de automóveis, para manter a indústria a funcionar e todos esses empregos, mas para a sociedade e o futuro é insuficiente. O problema reside essencialmente no nosso comportamento e isto inclui em quem votamos. A maioria de nós não necessita de um veículo 24h por dia, de veículos com 5 lugares, ou de jipes ou suvs. Mas é isso mesmo o que está a acontecer.
SUV na mó de cima
Se o mercado está numa fase muito débil, os SUV continuam a prosperar no mercado europeu de automóveis novos. Os automóveis de estilo SUV representaram 44% de todos os carros matriculados em janeiro, o maior valor de sempre para aquela categoria de automóveis. Munoz afirma que a Europa está a seguir o padrão de outras regiões, como a dos Estados Unidos da América (EUA) e China, nas quais a procura pelos SUV não abrandou. No total, venderam-se 368.100 unidades de SUV na Europa, apenas 18% abaixo do valor de janeiro de 2020.
https://www.motor24.pt/motores/vendas-d ... o/1510442/
Viver mais perto do local de trabalho, mais facilidade de caminhar ou usar bicicleta, mais transporte público - comboio, autocarros e carros.
Imaginam o momento em que precisam de usar um carro e só precisam de sair à rua e usar um veículo qualquer estacionado "público"? Um pouco ao estilo das trotinetes, mas bem estacionados! Isto sim é uma revolução do sistema. O que temos, é mais do mesmo.
Experimentem comparar o preço de papel higiénico(guardanapos reciclados com os novos. Qual é mais caro? Mas isto é a minha opinião.
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Carl von Clausewitz 1780 -1831
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Re: Galp - Tópico Geral
Punitor Escreveu:
A reciclagem não é uma miragem. É uma obrigação ecológica acima de tudo.
A refinaria de lítio da Galp e da Northvolt terá uma área destinada à reciclagem de baterias.
O caminho é esse...
Northvolt produces first fully recycled battery cell – looks towards establishing 125,000 ton/year giga recycling plant
November 12, 2021
Northvolt has produced its first battery cell with 100% recycled nickel, manganese and cobalt and now aims towards scale-up of recycling facilities in Sweden.
...
With construction beginning in Q1 2022 and operations in 2023, the recycling plant will receive incoming material for recycling from two sources: end-of-life batteries from electric vehicles and production scrap from Northvolt Ett.
In addition to becoming Europe’s largest battery recycling plant, Revolt Ett will be the only large-scale facility in Europe capable of recycling lithium in addition to nickel, manganese, cobalt and other metals. Recovered materials from Revolt Ett will supply neighboring Northvolt Ett cell manufacturing gigafactory with recycled metals sufficient for 30 GWh of battery production per year (half of Northvolt Ett’s total annual cell output).
Alongside direct delivery of nickel, manganese, cobalt and lithium metals into Northvolt battery production processes, Revolt Ett will recover copper, aluminium and plastics from the batteries and materials it recycles – all of which will be recirculated back into manufacturing flows through local third-parties.
Emma Nehrenheim comments: “As the electric vehicle revolution gains speed, we should be mindful that some 250,000 tons of batteries will reach their end-of-life in Europe by 2030. In this, some see challenges and obstacles. At Northvolt, we see opportunity. Similar to how we’ve found novel, sustainable solutions for the handling of salt byproduct at Northvolt Ett – treating it as a valuable product and not waste – the same is true with end-of-life batteries. Ultimately, a commitment to circularity will not only significantly reduce the environmental impacts of the battery industry, but also contribute to our vision to set a new benchmark for sustainability in manufacturing.”
https://northvolt.com/articles/recycled-battery/
Re: Galp - Tópico Geral
Masterchief Escreveu:Punitor Escreveu:
Sugiro-te que pesquises.
No youtube, e não só, existem muitos vídeos a explicar a coisa.
...
As baterias usadas em fim de vida e os seus componentes, são reciclados e dão origem a outras baterias companheiro. Entretanto, nos 10 anos da sua vida útil já foram muito eficientes e já pouparam muito desperdício de energia que ocorreria num carro a hidrogénio.
Vou aproveitar o teu conselho e retribui. Sabes que actualmente a reciclagem de baterias automóveis é uma miragem, não sabes? Sabes que fica muito mais barato fazer novas baterias do que reciclá-las. Tecnicamente é muito complicado reciclar por vários motivos que sugiro que pesquises.
Não sei se o hidro´genio é uma alternativa ou não. Uma coisa sei, os carros eléctricos a baterias não são, neste momento e não o serão tão cedo, "Environment friendly" como muita gente gosta de propagandear.
E sugiro que pesquises sobre o assunto da reciclagem de baterias usadas actualmente nos automóveis.
A reciclagem não é uma miragem. É uma obrigação ecológica acima de tudo.
A refinaria de lítio da Galp e da Northvolt terá uma área destinada à reciclagem de baterias.
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Re: Galp - Tópico Geral
Punitor Escreveu:
Sugiro-te que pesquises.
No youtube, e não só, existem muitos vídeos a explicar a coisa.
...
As baterias usadas em fim de vida e os seus componentes, são reciclados e dão origem a outras baterias companheiro. Entretanto, nos 10 anos da sua vida útil já foram muito eficientes e já pouparam muito desperdício de energia que ocorreria num carro a hidrogénio.
Vou aproveitar o teu conselho e retribui. Sabes que actualmente a reciclagem de baterias automóveis é uma miragem, não sabes? Sabes que fica muito mais barato fazer novas baterias do que reciclá-las. Tecnicamente é muito complicado reciclar por vários motivos que sugiro que pesquises.
Não sei se o hidro´genio é uma alternativa ou não. Uma coisa sei, os carros eléctricos a baterias não são, neste momento e não o serão tão cedo, "Environment friendly" como muita gente gosta de propagandear.
E sugiro que pesquises sobre o assunto da reciclagem de baterias usadas actualmente nos automóveis.
Re: Galp - Tópico Geral
Masterchief Escreveu:Punitor Escreveu:...
Há algumas vantagens dos carros elétricos em relação aos carros a hidrogénio, sobretudo que se prendem com questões de logística, que poderão ser facilmente apuradas, e que por uns bons anos serão uma realidade.
Podes esclarecer que questões de logística são essas e quais são as vantagens dos carros eléctricos?
Eu não concordo que os carros eléctricos sejam alternativa. Não enquanto a tecnologia de baterias eléctricas se mantiver no nivel actual.
E também não consigo entender como podem dizer que automóveis eléctricos são "amigos" do ambiente. Então as baterias não poluem? Para onde vão as baterias usadas? E os componentes utilizados nessas baterias? E a construção dessas baterias?
Sim, os automóveis eléctricos não emitem gases mas a questão das baterias não é totalmente "amiga do ambiente" nem nunca o será.
Sugiro-te que pesquises.
No youtube, e não só, existem muitos vídeos a explicar a coisa.
Utilizar a eletricidade para gerar o hidrogénio acarreta numa perda de 30% do potencial elétrico.
No processo de eletrólise 30% da eletricidade é perdida; no processo de compressão, resfriamento e transporte até um posto de abastecimento aproximadamente mais 10% da eletricidade é desperdiçada; e depois existem uma série de desperdícios menores...
No processo de conversão no motor, para se produzir eletricidade 40% do potencial de eletricidade é consumida. Assim, por cada 100W gerados, o carro a hidrogénio aproveita apenas cerca de 40W.
Portanto, quando se transforma a energia armazenada em movimento, os carros elétricos têm uma eficiência de 75 a 85%, desperdiçando apenas 15%; enquanto os carros a hidrogénio possuem uma eficiência final de 40%.
Um carro elétrico só tem o dobro da eficiência!!!
As infra-estruturas para carregar carros a hidrogénio quase não existem e necessitam de investimentos colossais para a sua construção e também para a sua manutenção por cada unidade de carregamento; ao contrário das infra-estruturas para carregar carros elétricos, que já existem e são simples e baratas.
O hidrogénio é caro pelo seu processo de produção, transporte e, sobretudo pelo seu complexo processo de armazenamento... O preço do hidrogénio por Km percorrido pode ser 10 vezes superior ao preço gasto por um carro elétrico.
As baterias usadas em fim de vida e os seus componentes, são reciclados e dão origem a outras baterias companheiro. Entretanto, nos 10 anos da sua vida útil já foram muito eficientes e já pouparam muito desperdício de energia que ocorreria num carro a hidrogénio.
Uma das únicas vantagens dos carros a hidrogénio é o facto de se carregarem apenas em 5 minutos, enquanto os carros elétricos podem demorar 8-9 horas. Mas, os carros estão parados a maior parte do tempo, e, por isso, podem estar parados a carregar. Assim, esta vantagem dos carros a hidrogénio é uma vantagem meia coxa...
Editado pela última vez por Punitor em 9/1/2022 23:17, num total de 1 vez.
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Re: Galp - Tópico Geral
Punitor Escreveu:...
Há algumas vantagens dos carros elétricos em relação aos carros a hidrogénio, sobretudo que se prendem com questões de logística, que poderão ser facilmente apuradas, e que por uns bons anos serão uma realidade.
Podes esclarecer que questões de logística são essas e quais são as vantagens dos carros eléctricos?
Eu não concordo que os carros eléctricos sejam alternativa. Não enquanto a tecnologia de baterias eléctricas se mantiver no nivel actual.
E também não consigo entender como podem dizer que automóveis eléctricos são "amigos" do ambiente. Então as baterias não poluem? Para onde vão as baterias usadas? E os componentes utilizados nessas baterias? E a construção dessas baterias?
Sim, os automóveis eléctricos não emitem gases mas a questão das baterias não é totalmente "amiga do ambiente" nem nunca o será.
Re: Galp - Tópico Geral
NirSup Escreveu:
Segundo alguns, o lítio não é a solução, mas o hidrogénio.
Energia barata, abundante e sem impactos ambientais.
Vou reforçar na EDPR. Lá terá que ser.
"Enterra-te" na EDPR à vontante, uma ação caríssima sem perspectivas de conseguir resultados no curto/médio prazo que justifiquem o mkcap atual! O tópico da galp nada tem a ver com isso.....
PER vs Industry: EDPR is poor value based on its PE Ratio (48.7x) compared to the European Renewable Energy industry average (30.8x).
PER vs Market: EDPR is poor value based on its PE Ratio (48.7x) compared to the Portuguese market (16.4x).
Re: Galp - Tópico Geral
Há sempre opiniões divergentes, totalmente oponentes ao mais alto nível.
Ainda agora se debate se a Europa deve ou não deve investir na energia nuclear.
Os especialistas na matéria de uns países dizem que sim, outros de outros países dizem cabalmente que não.
Na minha opinião, a Europa deverá investir na nuclear e também na biomassa como forma de colmatar as falhas e a insuficiência das renováveis.
No lítio, a coisa é mais ou menos idêntica.
Uns são a favor, outros são contra.
Todavia, o lítio terá que ser inevitavelmente uma fonte a explorar.
Há algumas vantagens dos carros elétricos em relação aos carros a hidrogénio, sobretudo que se prendem com questões de logística e não só, que poderão ser facilmente apuradas, e que por uns bons anos serão uma realidade.
Ainda agora se debate se a Europa deve ou não deve investir na energia nuclear.
Os especialistas na matéria de uns países dizem que sim, outros de outros países dizem cabalmente que não.
Na minha opinião, a Europa deverá investir na nuclear e também na biomassa como forma de colmatar as falhas e a insuficiência das renováveis.
No lítio, a coisa é mais ou menos idêntica.
Uns são a favor, outros são contra.
Todavia, o lítio terá que ser inevitavelmente uma fonte a explorar.
Há algumas vantagens dos carros elétricos em relação aos carros a hidrogénio, sobretudo que se prendem com questões de logística e não só, que poderão ser facilmente apuradas, e que por uns bons anos serão uma realidade.
Editado pela última vez por Punitor em 9/1/2022 23:39, num total de 1 vez.
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Re: Galp - Tópico Geral
Àlvaro Escreveu:Portanto a Galp está a ganhar muito dinheiro. Sim, há um erro com o lítio, mas o hidrogénio compensa.
Segundo alguns, o lítio não é a solução, mas o hidrogénio.
Energia barata, abundante e sem impactos ambientais.
Vou reforçar na EDPR. Lá terá que ser.
Não se pode destruir uma montanha para tirar meia dúzia de quilos de lítio. Até porque o lítio não vai ser a solução. As baterias não vão ser a solução, não é possível, não há materiais suficientes na Terra para esse efeito. Estou a pensar mais no hidrogénio. A forma de armazenar energia, tudo aponta que seja mais o hidrogénio do que as baterias", afirmou o ex-secretário de Estado do Ambiente.
Ó Poças Martins, que exagero! Não são meia dúzia de quilos.
Será que tens uma balança em casa?













É fácil ganhar dinheiro na Bolsa. Difícil, difícil, é acertar no cavalo vencedor. E só ele leva o prémio.
Re: Galp - Tópico Geral
Portanto a Galp está a ganhar muito dinheiro. Sim, há um erro com o lítio, mas o hidrogénio compensa.
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Re: Galp - Tópico Geral
Meu Caro Álvaro,
Não quero mal nenhum à Galp. E oxalá o petróleo bombe por muitos anos. O petróleo caro e o gás natural caro apenas tornam mais competitivas as energias renováveis. Portanto ...
Bom fim de semana.
By Nirvana
Não quero mal nenhum à Galp. E oxalá o petróleo bombe por muitos anos. O petróleo caro e o gás natural caro apenas tornam mais competitivas as energias renováveis. Portanto ...
Bom fim de semana.
By Nirvana
É fácil ganhar dinheiro na Bolsa. Difícil, difícil, é acertar no cavalo vencedor. E só ele leva o prémio.
Re: Galp - Tópico Geral
Tosa a gente sabe que o lítio não é lá grande ideia, mas com o petróleo a bombar achas que a Galp vai cair? Não faz sentido.
- Mensagens: 10406
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Galp - Tópico Geral
Lítio em Portugal, sim, mas com condições.
Assim, sim.
Joaquim Poças Martins, Engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e doutorado pela Universidade de Newcastle, em Inglaterra.
Docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde dirige a Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente.
A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto pensa duma maneira. A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, ali mesmo ao lado, pensa de modo diferente. Vá lá saber-se porquê. Eu apenas desconfio.
Covas do Barroso (antevisão apocalítica)
By Nirvana
Assim, sim.
Joaquim Poças Martins, Engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e doutorado pela Universidade de Newcastle, em Inglaterra.
Docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde dirige a Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente.
Questionado sobre a intenção portuguesa de explorar os seus recursos do metal alcalino, Poças Martins considera que “usar lítio, desde que em sítios onde não tenha impactos sociais e ambientais, sim”. “Estar a destruir montanhas inteiras, a deslocalizar pessoas, para tirar uma quantidade de lítio pequena, para uso privado, menos”, prosseguiu.
A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto pensa duma maneira. A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, ali mesmo ao lado, pensa de modo diferente. Vá lá saber-se porquê. Eu apenas desconfio.
Covas do Barroso (antevisão apocalítica)
By Nirvana
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É fácil ganhar dinheiro na Bolsa. Difícil, difícil, é acertar no cavalo vencedor. E só ele leva o prémio.
Re: Galp - Tópico Geral
forza algarve Escreveu:0,71 euros de.lucro por ação nao resultaria num grande dividendo...espero os lucros sejam maiores..
Já não seria mau de todo companheiro.
Isso implicaria lucros a rondar os 600 milhões/ano.
Penso que a Galp estabeleceu como meta um dividendo de 0,5€, dividido em duas distribuições, podendo na segunda haver um acréscimo variável, consoante os lucros.
- Mensagens: 1401
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Re: Galp - Tópico Geral
0,71 euros de.lucro por ação nao resultaria num grande dividendo...espero os lucros sejam maiores..
- Mensagens: 1978
- Registado: 25/2/2019 17:26
Re: Galp - Tópico Geral
Energia e banca são as apostas para a bolsa de Lisboa
A retoma pós-pandemia poderá dar força às ações cíclicas, incluindo as “utilities” e o setor financeiro. Os analistas avisam, no entanto, que o maior fator a influenciar o mercado nacional é o contexto externo.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... -de-lisboa
Ano de recuperação da galp!? ......
Re: Galp - Tópico Geral
O Petróleo não vai desaparecer, muito menos nos próximos 50 anos.
Basta constatar que entre as "novas" 7 irmãs estão a Gazprom e a CNPC, quê por trás têm a Rússia e a China, respectivamente.
Pedro
Basta constatar que entre as "novas" 7 irmãs estão a Gazprom e a CNPC, quê por trás têm a Rússia e a China, respectivamente.
Pedro
Re: Galp - Tópico Geral
Os resultados vão ser obviamente bons e vão crescer em 2022.
A questão neste momento é de estratégia. Será que vai ser bem sucedida como aconteceu por exemplo com a EDPR?
Nós consideramos que a transição vai durar mais de 10 anos e até à GALP já se demonstra estar atenta e ativa.
Entendemos que um facto relevante a médio prazo será Sines e o hidrogénio.
A questão neste momento é de estratégia. Será que vai ser bem sucedida como aconteceu por exemplo com a EDPR?
Nós consideramos que a transição vai durar mais de 10 anos e até à GALP já se demonstra estar atenta e ativa.
Entendemos que um facto relevante a médio prazo será Sines e o hidrogénio.
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Re: Galp - Tópico Geral
Não existe correlação nenhuma entre a evolução da cotação da Galp e o preço do petróleo nos gráficos de pelo menos o último ano.
O petróleo superou recentemente os máximos de 2018. A Galp, nem pensar, em 2018 chegou a cotar a mais de 17€.
Portanto, a correlação não é nenhuma.
No último ano, a Galp tem andado aos trambolhões, umas subidas seguidas de umas descidas abruptas e umas lateralizações, enquanto que o petróleo passou o último ano a bombar, com umas correções pelo meio.
É evidente que o preço atual do petróleo é favorável às contas da Galp e consequentemente creio que irá refletir-se na cotação da empresa. Irá! Ainda não se refletiu...
Também, a verdade seja dita: os resultados que a empresa tem divulgado ainda não contribuíram para um melhor desempenho...
Ideias de investimento não faltam, mas precisamos de bons resultados.
O petróleo superou recentemente os máximos de 2018. A Galp, nem pensar, em 2018 chegou a cotar a mais de 17€.
Portanto, a correlação não é nenhuma.
No último ano, a Galp tem andado aos trambolhões, umas subidas seguidas de umas descidas abruptas e umas lateralizações, enquanto que o petróleo passou o último ano a bombar, com umas correções pelo meio.
É evidente que o preço atual do petróleo é favorável às contas da Galp e consequentemente creio que irá refletir-se na cotação da empresa. Irá! Ainda não se refletiu...
Também, a verdade seja dita: os resultados que a empresa tem divulgado ainda não contribuíram para um melhor desempenho...
Ideias de investimento não faltam, mas precisamos de bons resultados.
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Re: Galp - Tópico Geral
654235 Escreveu:é colocar um grafico comparativo e vê-se perfeitamente a correlação...não ponto a ponto como ele deve estar a imaginar...
Então mostra -nos sff. Já agora, que período amostral estás a considerar?
Re: Galp - Tópico Geral
é colocar um grafico comparativo e vê-se perfeitamente a correlação...não ponto a ponto como ele deve estar a imaginar...
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Re: Galp - Tópico Geral
Era mais interessante que partilhassem o que estão a ver, que tipo de correlação estão a ver e que ilação retiram do que estarem a dizer um ao outro para a irem analisar...


FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Galp - Tópico Geral
PC05 Escreveu:654235 Escreveu:com o Brent a bombar + produção em níveis de pre-pandemia...agora deve parar na próxima resistência 10,08
Sugiro que analises a correlação entre brent e galp.
isso digo eu a ti...
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Re: Galp - Tópico Geral
654235 Escreveu:com o Brent a bombar + produção em níveis de pre-pandemia...agora deve parar na próxima resistência 10,08
Sugiro que analises a correlação entre brent e galp.
Re: Galp - Tópico Geral
com o Brent a bombar + produção em níveis de pre-pandemia...agora deve parar na próxima resistência 10,08
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