Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por HJOR » 15/2/2014 20:41

Deixo-vos um pequeno "rabisco", muito simples e, acessível a todos, que dispensa grandes comentários.
Resta aguardar.
Anexos
PSI_D_2014-02-14.png
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por bosss » 15/2/2014 0:51

Joao_Teixeira Escreveu:Boa tarde,

Tendo em conta as valorizações dos últimos dias no índice, consideram que se poderá verificar um movimento corretivo na próxima semana?

Não vejo as coisas assim , aliás gosto de comprar acções que tem estado a subir e não a cair... o valor do anterior máximo antes de ter feito a (ultima correcção de jan/fev deste ano) se for ultrapassado e com forte volume , a meu ver estão reunidos os ingredientes para novos máximos...

Como estamos em cima desse valor (anterior máximo) e com emissões de divida já para a próxima quarta feira e porque o ambiente de mercado é bom , podemos muito bem ir por aí a cima...
O bull market nacional está bom e recomenda-se :!: :D

Não pretendo influenciar algo, decisões cabe ao próprio
cumprimentos...

Registado: 15/10/2013 0:37

por Joao_Teixeira » 14/2/2014 19:37

Boa tarde,

Tendo em conta as valorizações dos últimos dias no índice, consideram que se poderá verificar um movimento corretivo na próxima semana?

Registado: 3/2/2014 18:02

por yaya » 14/2/2014 19:20

E já agora depois do resultado do 4T 2013, a taxa de crescimento do PIB para este ano vai ser revista em alta pelo governo. Pelo que, aliado à nova fórmula de cálculo do PIB para Setembro deste ano que aumentará automaticamente em 2% o PIB, teremos os ingredientes necessários.

Registado: 28/8/2013 22:19

por sadark99 » 14/2/2014 18:39

yaya Escreveu:Temos fundamento para o PSI20

PIB 4ºT 2013 (INE):

Var. trimestral 4T: +0.5% (acima das estimativas que apontavam -0.2% a 0,3%)
Var. homóloga 4T: +1.6% (acima da estimativa de 1.3%)
Var. anual 2013: -1.4% (abrandamento da recessão e bem melhor que TODAS as estimativas que apontavam CE -1.8%, OCDE -1.7%, BdP -1.5%, governo -1.8%)

Dupla variação positiva a sinalizar crescimento, algo que já não acontecia desde...2010. A variação anual surpreende pela positiva todas as estimativas. Último trimestre do ano foi determinada, em larga medida, pela recuperação da procura interna refletindo principalmente o comportamento do consumo privado e à aceleração das exportações de bens e serviços.

:clap: :clap: :clap:

Registado: 16/12/2009 21:13

por yaya » 14/2/2014 12:34

Temos fundamento para o PSI20

PIB 4ºT 2013 (INE):

Var. trimestral 4T: +0.5% (acima das estimativas que apontavam -0.2% a 0,3%)
Var. homóloga 4T: +1.6% (acima da estimativa de 1.3%)
Var. anual 2013: -1.4% (abrandamento da recessão e bem melhor que TODAS as estimativas que apontavam CE -1.8%, OCDE -1.7%, BdP -1.5%, governo -1.8%)

Dupla variação positiva a sinalizar crescimento, algo que já não acontecia desde...2010. A variação anual surpreende pela positiva todas as estimativas. Último trimestre do ano foi determinada, em larga medida, pela recuperação da procura interna refletindo principalmente o comportamento do consumo privado e à aceleração das exportações de bens e serviços.

por RaposoTavares » 14/2/2014 1:02

jarc Escreveu:Independentemente dessas percentagens, o que vejo é o índice Spx a tentar alcançar os 1850 pontos. Mas, na verdade, por cá as subidas têm sido a passo de caracol com as ações com desempenhos nada comparáveis ao que se passa noutros mercados.

Jarc, não sei a que período temporal te referes quando dizes que o PSI avança a passo de caracol, nem a que índices remetes as tuas comparações.
Também não sei se a mudança de um primeiro-ministro em Itália é assim tão importante para o nosso PSI. Ainda gostava que tivesses em atenção que os juros de dívida italianos estão em níveis historicamente baixos. Amanhã será um novo dia e até pode ser que tenhas razão.

Um abraço,
Raposo
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por jarc » 13/2/2014 23:30

Independentemente dessas percentagens, o que vejo é o índice Spx a tentar alcançar os 1850 pontos. Mas, na verdade, por cá as subidas têm sido a passo de caracol com as ações com desempenhos nada comparáveis ao que se passa noutros mercados.

Registado: 23/7/2003 16:05

por sadark99 » 13/2/2014 23:22

joao4702 Escreveu:
vip480 Escreveu:ola
meus caros desculpem me por pensar de maneira diferente, quando houve a crise dos emergentes o psi 20
bufou dos 7142 pontos para 6500 pontos, para fechar o gap nos 7062.61 tanta cerimónia, amanhã provavelmente
volta ás quedas com a instabilidade em Italia.

vip480

Caro Vip480,

Sim provavelmente volta às quedas.
Temos 50% de probabilidade de cair e 50% de subir :roll:
Já agora porque é que há instabilidade em Itália?
Parece-me que é apenas a substituição de uma peça do Xadrez por outra.
Como no futebol se diz é troca por troca...

Abraço.

Futuros dos SP, NASDAQ, DOW, DAX, CAC, FTSE parecem não se assustar! :D 8-)

SP, NASDAQ, DOW acabam de fechar positivos.
Editado pela última vez por sadark99 em 14/2/2014 0:34, num total de 1 vez.

Registado: 16/12/2009 21:13

por joao4702 » 13/2/2014 19:48

vip480 Escreveu:ola
meus caros desculpem me por pensar de maneira diferente, quando houve a crise dos emergentes o psi 20
bufou dos 7142 pontos para 6500 pontos, para fechar o gap nos 7062.61 tanta cerimónia, amanhã provavelmente

vip480

Caro Vip480,

Sim provavelmente volta às quedas.
Temos 50% de probabilidade de cair e 50% de subir :roll:
Já agora porque é que há instabilidade em Itália?
Parece-me que é apenas a substituição de uma peça do Xadrez por outra.
Como no futebol se diz é troca por troca...

Abraço.

Registado: 21/9/2006 10:04

por Vip480 » 13/2/2014 19:10

ola

vip480

Registado: 29/11/2007 14:16

por tncm » 13/2/2014 16:52

Tenho andado preocupado com a bomba relógio que são os USA e a sua crise de dívida... quando eles tiverem de enfrentar o problema (significando que já o não o conseguem camuflar mais) as ondas de choque vão percorrer todo o planeta, e lá se vai o bullzito do psi...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por yaya » 13/2/2014 16:45

Ulisses Pereira Escreveu:Se a correlação for muito grande, pode até acontecer. Mas quando um índice, ou uma acção, mostram força relativa durante um tempo significativo sobre os outros, costuma ser um excelente sinal. Mas o que eu queria mesmo com este post era chamar a atenção que, quando as outras bolsas sobem e a nossa pouco sobe, vem sempre alguém falar no mau desempenho da nossa Bolsa, esquecendo-se que, nos últimos tempos, situações como as de hoje ocorrem frequentemente.

Um abraço,
Ulisses

Concordo com o Ulisses. Aliás esse tipo de comentários (sobe pouco quando os outros sobem muito) é resultado de não olharem para os gráficos num horizonte mais largo. O erro clássico de se ficar focado no intraday. Nas correções as ações que lateralizam costumam dar sinal de força.

por j0a0 » 13/2/2014 13:47

Dessa forma, de acordo com a sessão de hoje e até ao momento, a banca portuguesa mostra uma força relativa, comparativamente à banca espanhola. :wink:

Sim o tempo que se mantém essa força é muito importante.
Porque quanto maior for o tempo de se mantém essa força relativa, maior é a sua veracidade.

O que pode também acontecer é a banca espanhola ir de encontro à banca portuguesa. :-k O mercado é mesmo assim.
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???

Registado: 14/11/2013 0:04

por Ulisses Pereira » 13/2/2014 13:39

Se a correlação for muito grande, pode até acontecer. Mas quando um índice, ou uma acção, mostram força relativa durante um tempo significativo sobre os outros, costuma ser um excelente sinal. Mas o que eu queria mesmo com este post era chamar a atenção que, quando as outras bolsas sobem e a nossa pouco sobe, vem sempre alguém falar no mau desempenho da nossa Bolsa, esquecendo-se que, nos últimos tempos, situações como as de hoje ocorrem frequentemente.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por j0a0 » 13/2/2014 13:31

Ulisses Pereira Escreveu:Não sei se é a passo de tartaruga, sei é que vejo muitas vezes a malta queixar-se que o PSI quando os outros voam, subir pouco e quando os outros caem um bocadinho afundar-se e a verdade é que, nos últimos tempos, o PSI está com força relativa em relação aos principais índices. Hoje é mais um exemplo disso.

Um abraço,
Ulisses

Bom dia Ulisses,
Eu sempre tive o habito de relacionar os índices europeus, com o PSI 20. E acima de tudo comparo o sector em interesse, como banca, construtoras, serviços....
E essa "força relativa" que mencionas, numa sessão, algumas/bastantes vezes é acertada nas seguintes sessões ou anteriores.

Tipo imagina, hoje o PSI fechava a sessão a subir 0,10% e por exemplo IBEX a perder 40%.
Na sessão seguinte o IBEX fechar a perder 0,10% e o PSI a perder 0,40%. Ou coisa parecida.

Tem lógica o meu pensamento?
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???

Registado: 14/11/2013 0:04

por Ulisses Pereira » 13/2/2014 13:11

Não sei se é a passo de tartaruga, sei é que vejo muitas vezes a malta queixar-se que o PSI quando os outros voam, subir pouco e quando os outros caem um bocadinho afundar-se e a verdade é que, nos últimos tempos, o PSI está com força relativa em relação aos principais índices. Hoje é mais um exemplo disso.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Vip480 » 12/2/2014 16:08

ola

santa paciência, para o psi20!
a passo de uma tartaruga, quando devia ser passo coelho!

Registado: 29/11/2007 14:16

por yaya » 11/2/2014 14:53

mmgrafik Escreveu:Deu certo, e agora estou apenas a aplicar a mesma "formula" (como podes ver nos meus links acima com os desenhos a mao dos ciclos da economia portuguesa foram feitos em 2011). Da mesma forma, estabeleco o ano de 2016/2017 o de saida. A Analise Tecnica e muito importante, mas o entendimento dos cycles e do "human behavior" e psicologia sao essenciais.

Na realidade os stocks sao muito, muito simples. Compra-se quando estao a subir e vendem-se quando estao a descer. E tao simples, mas ao mesmo tempo tao dificil (ser metodico e racional). Enfim, admiro-me quando as pessoas nao acreditam que o mercado esta a descer, e compram; e admiro-me quando as pessoas nao acreditam que o mercado esta a subir, e vendem....

Nao vou entrar em detalhes sobre os cycles mas aqui esta um excelente video (aconselho a quem tenha 30min para o ver com atencao):
http://www.youtube.com/watch?v=PHe0bXAIuk0

Cumprimentos e bons investimentos.

Se reparares no gráfico do PSI20 desde os anos 90 há um ciclo padrão de 5 em 5 anos alternando subidas e descidas :wink:

por iMMgrafik » 11/2/2014 12:13

~
Anexo dois links do Peter Schiff (o meu guru preferido) que aborda as perpectivas macro em 2014/2015 e o seu impacto nas Bolsas (bem como os paliativos)
http://www.youtube.com/watch?v=XSj4tpu0kYU
http://blog.europacmetals.com/category/videos/[/quote]

Perseu,

O Peter Schiff acerta sempre.
Acertou em 2008 e vai acertar no futuro... porque diz isso todos os anos.
Se ele disser que o mercado vai fazer um "Crash" as 3h, acredita que ele vai acertar pelo menos duas vezes em 24 horas ;)

Cumprimentos

Registado: 10/9/2010 16:36

por Optimiza » 11/2/2014 11:44

mmgrafik Escreveu:MAV8,

Eu admiro-me mais em como as pessoas acumulam perdas de 80-90%...
Eu uso a AT e todos os indicadores (RSI, EMA, MACD, Fibonnacci percentages, etc...) mas para mim o mais importante e perceber os business cycles da economia. Comecei a investir em stocks em 2003 por sorte e indicacao de um primo meu (ja sao 10 anos!), foi um excelente ano e em 2004/05 estudei os cycles e fiz um grafico do PIB portugues ao longo dos anos e nos USA. Estabeleci 2007 o meu ano de saida. Deu certo, e agora estou apenas a aplicar a mesma "formula" (como podes ver nos meus links acima com os desenhos a mao dos ciclos da economia portuguesa foram feitos em 2011). Da mesma forma, estabeleco o ano de 2016/2017 o de saida. A Analise Tecnica e muito importante, mas o entendimento dos cycles e do "human behavior" e psicologia sao essenciais.

Na realidade os stocks sao muito, muito simples. Compra-se quando estao a subir e vendem-se quando estao a descer. E tao simples, mas ao mesmo tempo tao dificil (ser metodico e racional). Enfim, admiro-me quando as pessoas nao acreditam que o mercado esta a descer, e compram; e admiro-me quando as pessoas nao acreditam que o mercado esta a subir, e vendem....

Nao vou entrar em detalhes sobre os cycles mas aqui esta um excelente video (aconselho a quem tenha 30min para o ver com atencao):
http://www.youtube.com/watch?v=XSj4tpu0kYU

MMgrafik, Bom vídeo e excelentes comentários neste tópico.
~
Anexo dois links do Peter Schiff (o meu guru preferido) que aborda as perpectivas macro em 2014/2015 e o seu impacto nas Bolsas (bem como os paliativos)
www.youtube.com/watch?v=XSj4tpu0kYU
http://blog.europacmetals.com/category/videos/
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por jdcarvalho78 » 11/2/2014 11:11

Eu uso a AT e todos os indicadores (RSI, EMA, MACD, Fibonnacci percentages, etc...) mas para mim o mais importante e perceber os business cycles da economia. Comecei a investir em stocks em 2003 por sorte e indicacao de um primo meu (ja sao 10 anos!), foi um excelente ano e em 2004/05 estudei os cycles e fiz um grafico do PIB portugues ao longo dos anos e nos USA. Estabeleci 2007 o meu ano de saida. Deu certo, e agora estou apenas a aplicar a mesma "formula" (como podes ver nos meus links acima com os desenhos a mao dos ciclos da economia portuguesa foram feitos em 2011). Da mesma forma, estabeleco o ano de 2016/2017 o de saida. A Analise Tecnica e muito importante, mas o entendimento dos cycles e do "human behavior" e psicologia sao essenciais.

Obrigado pelo vídeo mmgrafik, simples, curto, e muito eficaz :-) E já agora obrigado também por partilhares as tuas análises e conhecimentos.

Registado: 29/11/2007 4:27

por AmigosdaBolsa » 11/2/2014 10:58

Já conhecia e o vídeo é muito interessante.
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.

Registado: 25/10/2010 9:57

por iMMgrafik » 11/2/2014 10:56

Por ultimo, e para nao pensar que isto e simples e so subir.
Dou o ex: do BES comprei Junho 2012 a .50 reforcei a .80 em Marco 2013 (tinha +60% e fiquei com +30%) e em Junho/Julho de 2013 cheguei a estar a perder -17% (ou seja passei de +30% para -17%!). Agora com +80% no BES, e olhando para tras parece facil nao e? Nao, nao e. Mas tem de se sentir confortavel com variacoes de 15-30%, and "stick to the plan". Quem n se sente confortavel com essas variacoes percentuais, aconcelho o swing trade semanal/mensal.

Cumprimentos e ate Maio 2014 ;o)

por iMMgrafik » 11/2/2014 10:24

MAV8,

AnteriorPróximo

Quem está ligado: