Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Os professores que dão aulas que cuidem de si

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Tenham calma ! Cool down...

por artista_ » 16/5/2012 21:26

MPC_finance Escreveu:Isso é que é falar! Quem fala assim não é gago não.

O que descreves não será transversal há sociedade?

Também não devemos esquecer um sector da sociedade, culturalmente muito bem preparada, com uma escrita/prosa de fazer inveja ao Eça de Queiroz que sentados praí numa “cadeira pública” qualquer, mais não fazem que escrever em fóruns.

?! :shock: :roll: :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Re: Corporativismo.

por Dom_Quixote » 16/5/2012 21:22

bboniek00 Escreveu:Reitero que nao estou para pagar professores excedentaarios. Se ha por aii alguns... que tal "irem-se fazendo aa Vida ?" :wink:

Não há. Havia mais de 1500 em actividade sindical a tempo inteiro, recebendo por inteiro, mas esse nº foi reduzido no tempo de Sócrates (se bem me lembro). Hoje serão só(?) uns 800...

Registado: 3/4/2012 21:06

Re: Corporativismo.

por kuppka » 16/5/2012 20:55

bboniek00 Escreveu:Ee assim: quando se tocam em interesses corporativos a reac,ao, ja tantas vezes reppetida que, portanto, esperada, ee do geenero:
"isso nao ee assim, vocees nao percebem nada disto, emprenharam pelos ouvidos" e outras peerolas de quem discute os assuntos matando o mensageiro.

Ao contraario do "artista", que contrapoos argumentos e deixou questoes sobre o que eu escrevi, outros apenas revelaram a sua irritac,ao e, atrevia-me a dizer, sao parte interessada, quic,a conhecedora, na mateeria. Este envolvimento de que nao podem ser criticados e como em muitas outras circunstancias, deixa-oe ainda menos preparados para discutir o assunto do que estaa menos inteirado da questao, tal como eu, nenhum pejo em reconhecee-lo, cheio de vontade de aprender com quem, ao argumentar me acrescente conhecimento. Acusar-me de estar graavido (e pelos ouvidos :lol: ) nada me ensinou.

Fica atee por provar se esses elementos sao conhecedores do meio de ensino e, definitivamente, por saber o que teem a dizer concretamente sobre a questao.
Eu, e as minhas opinioes menos saabias, NAO sao o problema de Ensino. Sinto-me lisonjeado com tal defereencia mas, se pudesse escolher, gostaria de aprender com quem alega saber tanto e nada disse.

Reitero que nao estou para pagar professores excedentaarios. Se ha por aii alguns... que tal "irem-se fazendo aa Vida ?" :wink:

Lindo menino!

Registado: 31/5/2009 15:22

Corporativismo.

por bboniek33 » 16/5/2012 19:59

Ee assim: quando se tocam em interesses corporativos a reac,ao, ja tantas vezes reppetida que, portanto, esperada, ee do geenero:
"isso nao ee assim, vocees nao percebem nada disto, emprenharam pelos ouvidos" e outras peerolas de quem discute os assuntos matando o mensageiro.

Ao contraario do "artista", que contrapoos argumentos e deixou questoes sobre o que eu escrevi, outros apenas revelaram a sua irritac,ao e, atrevia-me a dizer, sao parte interessada, quic,a conhecedora, na mateeria. Este envolvimento de que nao podem ser criticados e como em muitas outras circunstancias, deixa-oe ainda menos preparados para discutir o assunto do que estaa menos inteirado da questao, tal como eu, nenhum pejo em reconhecee-lo, cheio de vontade de aprender com quem, ao argumentar me acrescente conhecimento. Acusar-me de estar graavido (e pelos ouvidos :lol: ) nada me ensinou.

Fica atee por provar se esses elementos sao conhecedores do meio de ensino e, definitivamente, por saber o que teem a dizer concretamente sobre a questao.
Eu, e as minhas opinioes menos saabias, NAO sao o problema de Ensino. Sinto-me lisonjeado com tal defereencia mas, se pudesse escolher, gostaria de aprender com quem alega saber tanto e nada disse.

Reitero que nao estou para pagar professores excedentaarios. Se ha por aii alguns... que tal "irem-se fazendo aa Vida ?" :wink:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por MPC_finance » 16/5/2012 19:32

bboniek00 Escreveu:
"...nessa gente..." refiro-me

1. aos professores em fim de carreira que ignoram o estado de precariedade dos mais novos, sendo que muitos (muitos ee vago, eu sei, aqui refere-se a "mais que a conta"), arrastam os rabos pelas escolas com estrateegias de fazer passar o tempo e arquivar o vencimento sem muita chatice (gabo-lhes ainda assim a Paciencia de aturar autenticos centros de reeducac,ao de delinquentes);

2. aos mais novos que sao culturalmente ignorantes, impreparados, e que foram parar a professores porque se licenciaram a fugir das "matemaaticas" em cursos que Portugal nao precisou nem nunca ha-de precisar.

Quanto a mim estes dois tipos nao fazem falta ao Sistema de Ensino que ee Crucial para Portugal a meedio e longo prazo.

Devem ser raapidamente descartados.

Isso é que é falar! Quem fala assim não é gago não.

O que descreves não será transversal há sociedade?

Também não devemos esquecer um sector da sociedade, culturalmente muito bem preparada, com uma escrita/prosa de fazer inveja ao Eça de Queiroz que sentados praí numa “cadeira pública” qualquer, mais não fazem que escrever em fóruns.

Registado: 23/12/2011 1:41

por AikyFriu » 16/5/2012 18:47

bboniek00 Escreveu:

1. aos professores em fim de carreira que ignoram o estado de precariedade dos mais novos, sendo que muitos (muitos ee vago, eu sei, aqui refere-se a "mais que a conta"), arrastam os rabos pelas escolas com estrateegias de fazer passar o tempo e arquivar o vencimento sem muita chatice (gabo-lhes ainda assim a Paciencia de aturar autenticos centros de reeducac,ao de delinquentes);

2. aos mais novos que sao culturalmente ignorantes, impreparados, e que foram parar a professores porque se licenciaram a fugir das "matemaaticas" em cursos que Portugal nao precisou nem nunca ha-de precisar.

Quanto a mim estes dois tipos nao fazem falta ao Sistema de Ensino que ee Crucial para Portugal a meedio e longo prazo.

Isto é só asneiras de quem não conhece o funcionamento das escolas e se limita a "emprenhar pelos ouvidos".

Nem merece mais comentários.
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro

Registado: 23/2/2008 20:24

por artista_ » 16/5/2012 18:34

PT_Trader Escreveu:Oh não :oh: , outro tópico sobre Professores :twisted:

Não és obrigado a abri o tópico! Há tantos tópicos do forum que eu nunca cheguei a abrir! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por AikyFriu » 16/5/2012 18:31

iurp Escreveu:Um dia vão querer professores e vão ter q os importar...e pagar-lhes muito bem. Tornou-se, talvez, na profissão mais difícil e pouco motivante que exista em Portugal.

Há muitos professores quase que a pagar para dar aulas.

E não são os mais antigos q estão bem. Numa profissão onde a licenciatura é exigida, reformas ao fim de 30-35 anos de trabalho com 2000 € líquidos, digam lá que dá mesmo para enriquecerem!!! E é aquele o valor do vencimento máximo de um professor! Pobre país que não pode pagar condignamente aos seus educadores!!!

Reformas ao fim de 30-35 anos de serviço??? antes era aos 36 anos de serviço. Agora é um pouco mais... eu tenho 29 anos de serviço e ainda me faltam pelo menos mais 15.
... de perder dinheiro

por ferradm » 16/5/2012 18:20

bboniek00 e jarc

É incrivel a facilidade com que se opina sobre assuntos de que nada sabem. Os vossos comentários são reveladores de um completo desconhecimento.

Nitidamente ouviram umas coisas aqui e ali e formulam uma opinião como se fossem os detentores das soluções. Que em vosso entender são mais que obvias.

Resumindo, os professores são um bando de parasitas, que sugam os dinheiros do estado e não ensinam nada.

O problema da educação está nos professores, todos para a rua já.

Jesus cristo disse: Perdoa-lhes pai que não sabem o que fazem nem o que dizem.

Registado: 25/1/2012 12:00

por AikyFriu » 16/5/2012 18:19

Depois de ver tanta inverdade (no meu tempo chama-se mentira) junta, sendo uma área que eu conheço bem, tenho que esclarecer algumas coisas:
- é falso que os mega-agrupamentos não avancem no Algarve (noutras regiões não sei, mas o que está em causa é o Algarve).
No Algarve, apenas existirá uma excepção: o agrupamento Escola Secundária de Loulé + EB23 de Almancil. Este agrupamento fica adiado um ano. Por um lado devido ao caos em que a ES Loulé se encontra: com obras começadas, outras por começar, outras que já deviam ter acabado, que foram entregues, mas falta acabar, monoblocos que já não estão a ser pagos, mas se forem retirados, não existe espaço para metade das turmas ter aulas, etc. Um absoluto caos. Almancil está integrada no programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP).

Quanto às reduções e subsídios, devo esclarecer o seguinte: o Director tem 700€, o subdirector penso que 500 e o Adjuntos 350 (tudo valores brutos).
O Director e o subdirector não leccionam nenhuma turma, tendo o adjuntos uma turma.
Os acessores não têm nenhuma redução nem bonificação, por isso cumprem as suas tarefas nos seus Tempos de Escola (TE) e além do horário.

Quanto a haver directores agarrados ao lugar, não digo que não haja, mas é, sobretudo, por razões politicas (pelo menos os que eu conheço).

Só mais uma coisa: os directores não foram consultados sobre os mega-agrupamentos. Foram convocados, por escolas agrupadas, para reuniões na DREAlg, onde lhe foi comunicado quais eram os agrupamentos e quem iria ser o futuro presidente da comissão instaladora.

Espero ter esclarecido: não aproveitem tudo para bater no ceguinho (os professores)
... de perder dinheiro

por artista_ » 16/5/2012 18:19

bboniek00 Escreveu: "...nessa gente..." refiro-me

Quanto a isto discordo apenas da parte do "fugir das matemáticas", então quem não vai para um curso com matemática é mau profissional, mau professor ou seja o que for? Ou estavas apenas a dar um exemplo?!

O problema também é identificar estes profissionais. A ideia que tenho é que a grande maioria dos professores jovens estão bem preparados, duvido que alguma empresa ou setor, mesmo no privado, tenha uma percentagem significativamente menor de profissionais menos preparados e/ou motivados e empanhados!

por PT_Trader » 16/5/2012 18:14

Oh não :oh: , outro tópico sobre Professores :twisted:

Registado: 20/6/2011 21:48

por kuppka » 16/5/2012 18:13

bboniek00 Escreveu:
Como tenho que pagar esse custo nao estou disponiivel para ter professores que o sao por acaso.

Para mim tudo bem: Mega-agrupamentos ou micro-unidades,

Temporada x Episódio y

Registado: 31/5/2009 15:22

por bboniek33 » 16/5/2012 18:06

artista Escreveu:
bboniek00 Escreveu:
Sendo assim (e caso seja) ee cascar nessa gente que ee um oonus aa populac,ao sem retribuir ao niivel exigiivel.

Mas que gente? não achas que estás a generalizar perigosamente?!

Além disso os que estão realmente bem já se reformaram, os que ainda estão no ativo já vão levar uns cortes valentes, ainda assim estão infinitamente melhor dos que agora começam, estes já nem sabem o que fazer... mas as alternativas quase não existem, pelo menos para já!

Imagem

por iurp » 16/5/2012 18:05

Um dia vão querer professores e vão ter q os importar...e pagar-lhes muito bem. Tornou-se, talvez, na profissão mais difícil e pouco motivante que exista em Portugal.

Há muitos professores quase que a pagar para dar aulas.

E não são os mais antigos q estão bem. Numa profissão onde a licenciatura é exigida, reformas ao fim de 30-35 anos de trabalho com 2000 € líquidos, digam lá que dá mesmo para enriquecerem!!! E é aquele o valor do vencimento máximo de um professor! Pobre país que não pode pagar condignamente aos seus educadores!!!

Registado: 23/1/2006 23:54

por artista_ » 16/5/2012 17:56

bboniek00 Escreveu:
Sendo assim (e caso seja) ee cascar nessa gente que ee um oonus aa populac,ao sem retribuir ao niivel exigiivel.

Mas que gente? não achas que estás a generalizar perigosamente?!

Além disso os que estão realmente bem já se reformaram, os que ainda estão no ativo já vão levar uns cortes valentes, ainda assim estão infinitamente melhor dos que agora começam, estes já nem sabem o que fazer... mas as alternativas quase não existem, pelo menos para já!

Tenham calma ! Cool down...

por bboniek33 » 16/5/2012 17:47

A Lulu quis acabar com o Ministeerio da Educac,ao como ageencia de emprego de professores.

Como tenho que pagar esse custo nao estou disponiivel para ter professores que o sao por acaso.

Para mim tudo bem: Mega-agrupamentos ou micro-unidades, 17 alunos por turma em vez de 25 porque os profs nao conseguqm controlar mais do que 20 senao acaba tudo aa porrada e com cadeiras no ar, isso nao posso apreciar. Nao quero ee ter professores que o sao por acaso (repito-me).

Se nao fazem falta: RUA.

Aqueles em fim de carreira estao bem "calc,ados"... e exploram os neoofitos que trabalham em regime de escravatura, eis o respeito que a classe hoje nos pode merecer.

A Lulu estabeleceu uma guerra com essa corporac,ao (nos tempos do Socrates a poliitica era feita recorrendo aa estrateegia de isolar classes profissionais, geralmente com vocac,ao corporativa, profs, advogados, juiizes, etc), que, por mal conduzida e por excessos oobvios, acabou mal.

Mas, estamos convencidos que, para contrariar estes interesses corporativos, soo com recurso a meetodos pouco democraaticos, estilo que este executivo jaa demonstrou dominar na perfeic,ao.

O facto de os profs "antigos" estarem com salaarios razoaaveis a viver sem querer saber dos que comec,acam a carreira revela bem a falta de solidariedade dentro da corporac,ao.

Imagem

por artista_ » 16/5/2012 17:34

Angrense Escreveu:O que é que está a precisar de uma limpeza? Satisfaz-te a qualidade do ensino em Portugal? Achas que pela criação de mega-agrupamentos, a situação vai melhorar?

O problema não está nos professores, pelo menos na sua maioria. A maior parte deles ganha uma porcaria, tendo em conta as despesas de deslocação, habitação, ... Se não te convence, dou-te o meu exemplo. Sou do Norte, estou colocado em Angra do Heroísmo, a receber 870 euros, trezentos dos quais vão para habitação. Vou a casa de 3 em 3 meses, e pago 330 euros pela viagem. Não recebo subsídio de férias nem de natal, sou um quase trabalhador independente. Se quero poupar algum, faço mais umas horas à noite todos os dias da semana. Queres trocar?

Atenção, não me estou a queixar, apenas a dar-te um exemplo de que as coisas não são bem como as pintas. Só estou nisto porque gosto do que faço e me sujeito ao sacrifício.

Não me leves a mal, mas o que está a precisar de uma limpeza são mentalidades como a tua!

Cumprimentos,
Angrense

Infelizmente a tua é a realidade de muitos docentes em Portugal, e ainda há alguns em pior situação, alguns que nem conseguem colocação...

Para muitos aqui no forum talvez esta história consiga iluminar algumas mentes bastante mal informadas!

Já agora Agrense, tens algum subsídio por estares tão longe da tua morada?

Boa sorte e paciência..

Ainda os Mega

por jarc » 16/5/2012 17:32

Na verdade considero a educação um investimento, mas como investir com uma imposição de corte de 700 milhões? Claro que o fundamental não será pôr os diretores a dar aulas, embora considere um sinal importante. Não esquecer que Sócrates valorizou excessivamente as tarefas administrativas e com isso desprestigiou a essencia da docência: dar aulas.Também se poderiam vender, mas essa é outra história. Nada de pessoal me move, nem estou preocupado, com a probabilidade (elevada) do grupo diretor/adjuntos/assessores se baldar às aulas, parece-me contudo que convém fazer um esforço para valorizar o que é difícil e exige estudo e preparação: lecionar! De resto, se pouparem por aí talvez no curto prazo os mais velhos possam sair e aí sim, haver espaço para os mais novos. Com estes recuos, este "deixa que eu chuto" não auguro nada de bom, nem para o ensino, nem para o País.

Registado: 23/7/2003 16:05

Re: Os mega

por ferradm » 16/5/2012 16:42

jarc Escreveu: Mas circula por aí uma outra versão que talvez seja mesmo a chave para a resolução da despesa exagerada com esse pessoal da papelada. E o que circula é que passará a haver diretor e sub e que este terá turma atribuída. Adjuntos e assessores poderão co-existir sem subsídio e com escassa redução à componente letiva. Parece-me na verdade uma boa alternativa.

Mas se achas que a solução para a despesa exagerada passa por cortar os subsidios aos directores e sub directores, então que se cortem esses subsidios, é uma ideia genial, como é que não se lembram disso antes. A partir de agora acabaram os problemas dos gastos na educação.

Re: Os mega

por ferradm » 16/5/2012 16:33

jarc Escreveu:ferradm, claro que há trauma! Apanharam-no na sala de aula e agora só os põem lá outra vez com um revólver apontado. Como o Nuno Crato não tem verba para armas é claro que continuarão a mandar fazer papéis. Mas circula por aí uma outra versão que talvez seja mesmo a chave para a resolução da despesa exagerada com esse pessoal da papelada. E o que circula é que passará a haver diretor e sub e que este terá turma atribuída. Adjuntos e assessores poderão co-existir sem subsídio e com escassa redução à componente letiva. Parece-me na verdade uma boa alternativa. Confirmo que há ainda professores convencidos que o caminho a trilhar será o dos "cavalos a correr e as meninas a prender". Mas não será, o futuro aponta para ensinar a matéria constante nos programas.

Lamento que estejas convencido que as causas dos problemas na educação sejam os directores agarrados ao poder, os professores que acreditam nos "cavalos a correr e as meninas a a prender" e nos professores que não ensinem o que vem nos programas.

Lamento que estejas convencido que se gasta muito dinheiro na educação por causa dos subsidios aos directores.

Lamento que sejas mais um que se deixe iludir com a demagogia política que tem reinado neste anos em Portugal.

Enfim, lamento a existencia de treinbadores de bancada.

Os mega

por jarc » 16/5/2012 15:11

ferradm, claro que há trauma! Apanharam-no na sala de aula e agora só os põem lá outra vez com um revólver apontado. Como o Nuno Crato não tem verba para armas é claro que continuarão a mandar fazer papéis. Mas circula por aí uma outra versão que talvez seja mesmo a chave para a resolução da despesa exagerada com esse pessoal da papelada. E o que circula é que passará a haver diretor e sub e que este terá turma atribuída. Adjuntos e assessores poderão co-existir sem subsídio e com escassa redução à componente letiva. Parece-me na verdade uma boa alternativa. Confirmo que há ainda professores convencidos que o caminho a trilhar será o dos "cavalos a correr e as meninas a prender". Mas não será, o futuro aponta para ensinar a matéria constante nos programas.

Registado: 23/7/2003 16:05

por BlitzFerr » 16/5/2012 14:34

Conheço e tive bons professores e maus professores.
O engraçado do sistema é que os maus professores é que parece que levam uma vida melhor. Não querem saber se os alunos aprendem ou não, vão para casa descansados no fim de semana, ganham bem...

Em todas as profissões há bons profissionais e maus profissionais. Em todo o lado há quem aprenda as falhas do sistema e só esteja a cumprir horário.

Em relação ao corte da despesa... tem de ser. Sim sei que há outras áreas onde se devia começar primeiro, mas se a desculpa é sempre essa nunca mais se começa.
Em Portugal nunca se resolve nada porque há sempre outra coisa mais urgente para resolver, excepto quando é para aumentar impostos.

Registado: 9/6/2011 12:20

Re: Os professores que dão aulas que cuidem de si

por iurp » 16/5/2012 14:32

jarc Escreveu:A oposição aos Mega Agrupamentos está a generalizar-se. O que se passa neste momento pelo Algarve é que nenhum dos senhores diretores quer largar o osso. O mal seria menor se tal não equivalesse a termos de pagar a fatura; o número de alunos por turma é já um sinal de que muitos não irão agrupar-se . É fácil perceber a dimensão do estrago: se a imposição de quem nos empresta aponta para uma redução gigantesca e se não se reduz pela via da eliminação de subsídios generosos a milhares de professores... ou os que dão aulas levam com mais alunos, ou ficam com os que têm e pagam ainda mais do seu ordenado. Os professores cá por baixo estão chocados, mas calados na sua generalidade pois conhecem alguns daqueles que se recusam a sair do galinheiro. Só visto! Este País vai pela via da Grécia e nós vamos na cantiga desta gente que o que não quer é dar aulas e ainda se julga num patamar superior. Estamos a perder a paciência com tanta hipocrisia. A solução passa por acabarem com os subsídios, caso contrário eles não aceitarão os megas. E já há confirmação de que alguns não irão mesmo agrupar. Palhaçada à vista!

Eu até achava que o autor deste comentário/opinião teria idade para ter algum juízinho. É realmente não saber nada da matéria, e quando assim é, o estar caladinho é uma atitude...inteligente...quando as pessoqas são inteligentes. Quando não o são...dizem estas "patacuadas"...coitados.

A formação dos megaagrupamentos tem a ver só, e só, com questões financeiras e NADA COM A PREOCUPAÇÃO DA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO EM PORTUGAL.

Assiste uma pequena razão ao autor: há realmente gente que não quer deixar de ser director, mas eu e muitos, nem a peso de ouro queria ter as preocupações, o trabalho e os deveres que os directores têm...por um mísero subsídio, julgo q limpos de 500 €!!! E a imensa responsabilidade, agora com agrupamentos de três mil e tal alunos, cerca de 200 professores e cerca de 50 funcionários. Só quem nunca passou por uma escola, nesyes tempos, é que popde dizer tamanhas barbaridades !!!

Coitados...

Registado: 23/1/2006 23:54

por EuroVerde » 16/5/2012 14:24

Dizem, e com razão, que no tempo do Salazar, ser professor era das profissões mais dignificadas e apetecidas.
Hoje não é tanto assim devido a múltiplos e complexos factores que vêm deturpar ou dar uma outra imagem do país que somos.

Agora piores resultados nas notas dos alunos pode ser uma grande evolução. Mais alunos a passar não significa obrigatoriamente progresso, devido ao grau da facilitismo.

Registado: 29/11/2007 11:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, CORTIÇA, PAULOJOAO, peterteam2, Purificaçao, yggy e 331 visitantes