Execução orçamental: superavit histórico de €836 milhões
Mas onde está a boa notícia? Seria boa notícia se esse superavit se devesse às exportações ou a um aumento de riqueza, mas não, apenas se "sacou" dinheiro dos contribuintes e transferiu para o estado. Quanto mais dinheiro o estado retirar da economia mais pobres ficamos e os mercados sabem disso.
Cumps.
Cumps.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Turney Duff
Caro careca79 :
Estou a por post anterior :
sempre importante chamar a atenção para a realidade do país e ao que chegou, e fazendo contraposição a um regime que foi derrubado, que fez um bom trabalho, e que após deram lugar aos patos bravos , mas lê no SOL , o artigo de Francisco Sarsfield Cabral : " O período de maior crescimento económico da nossa história foi anterior ao 25A ...." , também é uma "cassete" "minha"
O antigo regime deixou um trabalho inacabado , mas mesmo assim deixou uma herança promissora , para as futuras gerações .
Crescimento espectacular da economia, endividamento externo mais baixo de sempre em comparação ao PIB, desemprego inexistente , um país independente, políticos sérios e competentes , 200.000 FP, nivel de impostos a 25% dos actuais ( com uma guerra !!!!), reservas de ouro abundantes , uma juventude com um futuro risonho, com perspectivas de emprego em Portugal ou nas colónias.
Agora meu caro, pagas mais impostos , como PEC , injusto, os pequenos empresários já não tem lugar,estão todos a falir está tudo montado para as grandes empresas e grupos.
Serviços de saúde ? Meu caro tive de gastar do meu bolso há pouco tempo em exames médicos 2.500 euros , porque a médica da caixa disse-me logo que o estado não pagava.
Temos 750.000 F.P , a fazer o quê ?
Estás no mundo empresarial ?
Estás no mundo virtual da bolsa...
No tempo do estado novo até 1989, não pagavas imposto de mais valias, agora são 20%...
Deves ser masoquista, com liberdade de por um papel numa urna , mas com menos segurança , mais impostos, e um futuro sombrio e comprometido para os teus filhos.
Os melhores estadistas dos últimos 200 anos , continuam a ser Salazar e Marcelo Caetano.
Agora se gostas de circo estás com os políticos ideais .
A democracia funciona bem em países com um povo e políticos responsáveis, infelizmente são muito poucos os que reúnem essas condições .
O problema é que o nosso povo não tem maturidade para fazer boas escolhas , e com pouca vontade de expulsar os parasitas .
O país continua em termos de qualidade dos políticos, igual ao século XIX e da I República .
Por isso o estado novo , embora fosse um regime autoritário, não deixou que esses malucos , e incompetentes conseguissem chegar ao poder, e por isso o país teve um percurso notável e brilhante , mesmo com as adversidades externas e internas.
Estou a por post anterior :
sempre importante chamar a atenção para a realidade do país e ao que chegou, e fazendo contraposição a um regime que foi derrubado, que fez um bom trabalho, e que após deram lugar aos patos bravos , mas lê no SOL , o artigo de Francisco Sarsfield Cabral : " O período de maior crescimento económico da nossa história foi anterior ao 25A ...." , também é uma "cassete" "minha"
O antigo regime deixou um trabalho inacabado , mas mesmo assim deixou uma herança promissora , para as futuras gerações .
Crescimento espectacular da economia, endividamento externo mais baixo de sempre em comparação ao PIB, desemprego inexistente , um país independente, políticos sérios e competentes , 200.000 FP, nivel de impostos a 25% dos actuais ( com uma guerra !!!!), reservas de ouro abundantes , uma juventude com um futuro risonho, com perspectivas de emprego em Portugal ou nas colónias.
Agora meu caro, pagas mais impostos , como PEC , injusto, os pequenos empresários já não tem lugar,estão todos a falir está tudo montado para as grandes empresas e grupos.
Serviços de saúde ? Meu caro tive de gastar do meu bolso há pouco tempo em exames médicos 2.500 euros , porque a médica da caixa disse-me logo que o estado não pagava.
Temos 750.000 F.P , a fazer o quê ?
Estás no mundo empresarial ?
Estás no mundo virtual da bolsa...
No tempo do estado novo até 1989, não pagavas imposto de mais valias, agora são 20%...
Deves ser masoquista, com liberdade de por um papel numa urna , mas com menos segurança , mais impostos, e um futuro sombrio e comprometido para os teus filhos.
Os melhores estadistas dos últimos 200 anos , continuam a ser Salazar e Marcelo Caetano.
Agora se gostas de circo estás com os políticos ideais .
A democracia funciona bem em países com um povo e políticos responsáveis, infelizmente são muito poucos os que reúnem essas condições .
O problema é que o nosso povo não tem maturidade para fazer boas escolhas , e com pouca vontade de expulsar os parasitas .
O país continua em termos de qualidade dos políticos, igual ao século XIX e da I República .
Por isso o estado novo , embora fosse um regime autoritário, não deixou que esses malucos , e incompetentes conseguissem chegar ao poder, e por isso o país teve um percurso notável e brilhante , mesmo com as adversidades externas e internas.
- Registado: 21/3/2009 15:45
careca79 Escreveu:Caro Varaus nitidamente, o post que faz é um "flame" para a thread, para acicatar os ânimos.
O que o Salazar fez, foi à custa da pobreza do povo, se o governo retirar a liberdade individual, e garanta que vivemos todos na mais completa miséria, poupando em tudo, energia, infra-estruturas, apoio social, etc.
Garanto-lhe que até eu ponho o país a dar lucro, se essa for a estratégia.
Isso não faz do dr. Salazar um génio, faz dele um rigoroso ditador, que maltratou o povo durante décadas.

- Registado: 4/8/2010 10:09
varus Escreveu:Caro xtech :
Salazar também tinha a sua máquina de propaganda, só que nunca mentiu ao país , e os números que sempre apresentou eram fiáveis , e pôs o país no rumo do progresso , com uma moeda forte , e credível .
Fazer comparações entre um Salazar , e esta gente actual da política , é como comparar um génio , com brincalhões da política .
varus,
que registes que salazar era um homem sério, não duvido e é digno de louvar
que a moeda era forte, de acordo
credibilidade, ok
agora rumo ao progreso....epá...isso é "usar palas", desculpa a expressão;
atrás comentou-se também a questão do pec4 versus a execução orçamental de fevereiro; penso que as medidas do pec4 serão aplicáveis em 2012 e diante, de forma a obter o defice previsto nesse ano e seguintes; se estiver enganado estão à vontade para a correcção correspondente
rg
“Buy high, sell higher...”.
aaugustobb Escreveu:ninguem comenta as boas noticias...![]()
![]()
![]()
Se este governo fosse credível seria uma excelente notícia. Mas então não achas estranho ter um superavit e necessitar de apresentar mais medidas de austeridade?! Só se deixa enganar quem quer...
A despesa pública é contabilizada apenas quando é paga, e por isso reduziram os pagamentos ao mínimo indispensável (i.e., salários dos FP, pensões de reforma, juros da dívida, etc.). Atrasaram muitos pagamentos Gastos Gerais para cair na execução do 2º trimestre para enganar Bruxelas.
Serei um velho do restelo?! Cá estaremos para ver...
- Registado: 17/3/2009 14:43
Caro Varaus nitidamente, o post que faz é um "flame" para a thread, para acicatar os ânimos.
O que o Salazar fez, foi à custa da pobreza do povo, se o governo retirar a liberdade individual, e garanta que vivemos todos na mais completa miséria, poupando em tudo, energia, infra-estruturas, apoio social, etc.
Isso não faz do dr. Salazar um génio, faz dele um rigoroso ditador, que maltratou o povo durante décadas.
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
Stock Market Analysis
- Registado: 29/11/2007 3:04
Caro xtech :
Salazar também tinha a sua máquina de propaganda, só que nunca mentiu ao país , e os números que sempre apresentou eram fiáveis , e pôs o país no rumo do progresso , com uma moeda forte , e credível .
Fazer comparações entre um Salazar , e esta gente actual da política , é como comparar um génio , com brincalhões da política .
- Registado: 21/3/2009 15:45
Primeiro é preciso saber a que tipo de contabilidade isso diz respeito.Contabilidades existem para todos os gostos.
Se ja estão incluídas todas as despesas do Estado ou não.
Depois é preciso saber qual o deficit no momento.
Terceiro , se é assim tão bom para que o Pec IV?
Se ja estão incluídas todas as despesas do Estado ou não.
Depois é preciso saber qual o deficit no momento.
Terceiro , se é assim tão bom para que o Pec IV?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
- Registado: 24/7/2009 12:13
Bagão Félix
Divulgação da execução orçamental é "truque de propaganda"
O antigo ministro das Finanças questiona a necessidade de um PEC IV perante dados "tão" positivos da execução orçamental.
"Nas finanças públicas há de regra: estas coisas não se apresentam às gotas porque temos de analisar todos os elementos, encaro isto como uma violação das regras orçamentais fundamentais. Aliás, vem na lei de enquadramento orçamental que a sua publicação é exclusiva do boletim de execução orçamental da Direcção-Geral do Orçamento", afirmou Bagão Félix.
Apesar de considerar que os dados hoje conhecidos de um superavit de 836 milhões de euros na execução orçamental de Fevereiro serem "aparentemente são bons", o economista sublinha que são "parcelares" e que só quando for divulgada a totalidade das informações será possível fazer uma análise "técnica".
Bagão Félix afirmou ainda que a divulgação dos dados desta forma provoca "grande perturbação", tanto nos agentes económicos, como políticos e sociais.
"Este é um truque de propaganda, de marketing, que eu considero que é reprovável. É altura de dizer basta e olharmos para coisas com seriedade e integralidade, com os dados todos em cima da mesa, e então termos as nossas divergências", afirmou.
O ex-governante mostrou ainda "perplexidade" por os dados da execução orçamental serem apresentados como positivos depois de o Executivo ter apresentado a semana passada medidas de austeridade acrescidas ao Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC).
"Se a situação é assim tão boa, está tão acima das expectativas com os tais 'superavits', então porque é que foi elaborado um PEC que também tem incidências em 2011 com um esforço adicional correspondente a 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB)", questionou.
Não quero ser arauto da desgraça mas ouvi um economista a falar há pouco sobre esta questão e ele levanta um ponto importante.
Nas despesas estão contabilizados todos os pagamentos do Estado? Ou seja, poderão os números estar artificialmente criados não incluindo gastos de final de feveireiro e março que só serão liquidados em abril?
De qualquer das maneiras a confirmar-se isto será uma excelente notícia. Aliás, a sua espectacularidade prende-se até com o uso da expressão "superavit" que raramente é utilizada quando se fala da economia e finanças portuguesas!
Nas despesas estão contabilizados todos os pagamentos do Estado? Ou seja, poderão os números estar artificialmente criados não incluindo gastos de final de feveireiro e março que só serão liquidados em abril?
De qualquer das maneiras a confirmar-se isto será uma excelente notícia. Aliás, a sua espectacularidade prende-se até com o uso da expressão "superavit" que raramente é utilizada quando se fala da economia e finanças portuguesas!

- Registado: 29/11/2007 1:39
Re: Execução orçamental: superavit histórico de €836 milhões
careca79 Escreveu:Boas.
No suplemento de economia do expresso falam em superávite para este mês.
http://aeiou.expresso.pt/execucao-orcamental-superavit-historico-de-8364836-milhoes=f638167
Deixo aqui uma parte do texto que eles indicam.
"Governo vai apresentar um superavit histórico de €836 milhões na sua execução orçamental de fevereiro, quando comparado com um défice de
€230,4 milhões no mesmo período de 2010. "
Isto será um mês em excepção, ou será que na realidade os cortes que estão a fazer estão a conseguir controlar a dívida pública?
Claro que aqui não estarao contabilizadas as PPP e o sector empresarial do estado, mas lucro..... parece-me que falta aqui parte da história? O que acham?
Parece-me estranho as noticias mostrarem que a execução orçamental está a correr tão bem e depois ser necessário aumentar ainda mais a austeridade.
Poderá ter a haver com a noticia de que o dinheiro do BPN iria entrar este ano no défice. Se for assim todos estes excedentes poderão não serão suficientes para atingir a meta.
Poderá também haver a ideia de alcançar o 3% mais cedo do que o previsto. Mas será que vale a pena todo este esforço orçamental por parte dos portugueses só para receber o aplauso de Bruxelas?
- Registado: 29/3/2010 17:06
Execução orçamental: superavit histórico de €836 milhões
Boas.
http://aeiou.expresso.pt/execucao-orcamental-superavit-historico-de-8364836-milhoes=f638167
"Governo vai apresentar um superavit histórico de €836 milhões na sua execução orçamental de fevereiro, quando comparado com um défice de
Isto será um mês em excepção, ou será que na realidade os cortes que estão a fazer estão a conseguir controlar a dívida pública?
Claro que aqui não estarao contabilizadas as PPP e o sector empresarial do estado, mas lucro..... parece-me que falta aqui parte da história? O que acham?
Careca da Bolsa
Stock Market Analysis
Stock Market Analysis
- Registado: 29/11/2007 3:04
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: alucinado, fatura.pt, Google [Bot], jcovas77, PacoNasssa e 621 visitantes