Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Combustiveis: Bem essencial ou luxo?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 17/1/2011 8:12

Já agora, se quiseres ter uma referência e a título de exemplo, meses antes do topo quando o crude estava aos valores de hoje (já contando o cambio euro-dolar) na semana de 7 de Março de 2008, a Gasolina encontrava-se pelos 1.40 e o gasóleo pelos 1.23. Isto, com o IVA a 21%...

São preços que não diferem mt dos actuais (1.48/1.27 e com o IVA aos 23% de hoje).

Falta contabilizar as promoções mas só tendo em conta o cambio e o IVA, os preços passados perto de 3 anos e para datas com valor identico do crude (em euros) não diferem tanto quanto isso.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 17/1/2011 8:16, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: Combustiveis: Bem essencial ou luxo?

por MarcoAntonio » 17/1/2011 7:56

Naisabel Escreveu:Veridico:

Hoje fui meter gasolina à GALP e por acaso estavam alguns agentes da PSP lá estacionados. Abasteci e paguei, de seguida abordei os agentes e perguntei porque não prendem estes tipos (GALP) de roubo. Adeus e boa noite.
------------

Em MENOS de 3 semana o combustivel sobe perto de 10cent (20 escudos)

A primeira aproveitar a subida antes do ano novo (IVA), a segunda logo no dia 1 (C/ IVA) e agora 15 dias dps mais 2cent e tal (5 escudos).

Lembro que, aquando da crise do crude, cada barril andou perto de 1,50$ e cá em Portugal andava neste preço, agora o preço está a 0,91$ e lá estamos nós no mesmo patamar.

Lamentável a ética praticada, mas mais lamentável de quem tem poder nada fazer e andam esses tipos a popularizarem-se para Presidentes...

E depois o povinho anda a trabalhar e esquece-se que quem se desloca em transportes próprios, uma parte do seu fluxo financeiro são para essas coisas quem nem sei que nome lhes hei-de chamar, se proxenetas ou organizações.

Isto é como o leite, quando se bebe, faz crescer e proteger contra os factores externos durante o crescimento e fortalece o sistema, quando não há combustível a máquina não anda, não sustenta, enfraquece e acaba por parar.

pfffff e ninguém nada diz, apenas "arrotam" quando abastecem.

Mas afinal, o combustível é um bem essencial ou um bem de luxo?

Alguém arrisca a dar-me uma resposta, é que realmente eu não sei, e pela vivência a cada dia que passa os bens essenciais estão em extinção.

A enésima pseudo-análise aos preços dos combustiveis com a mesma lenga-lenga do costume.

:roll:

Quando os combustiveis atingiram os preços mais altos em Julho de 2008, em correspondência com o topo do crude):

> Não existiam as promoções que existem hoje (estás a comparar preços que não são propriamente directamente comparáveis);

> O IVA encontrava-se a 20% (hoje encontra-se a 23%);

> O EURUSD encontrava-se pelos 1.58 contra os 1.34 actuais (o que tu deves comparar é o preço do crude em euros e não em dolars).

> E ainda sem contar nenhum dos factores anteriores, os preços estavam no mesmo patamar... vírgula: a Gasolina estava 5 centimos mais cara e o gasóleo estava 15 centimos mais caro.

Não faço ideia do que é que tu entendes por "mesmo patamar" mas também não interessa para nada, a análise faz-se com números concretos e abordando todos os factores relevantes. Ora, tudo somado e considerado - e a análise já foi realizada vezes sem conta, há até um tópico activo sobre o tema com mais de dois anos - sobra mt pouco por justificar...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Combustiveis: Bem essencial ou luxo?

por Naisabel » 17/1/2011 5:14

Veridico:

Hoje fui meter gasolina à GALP e por acaso estavam alguns agentes da PSP lá estacionados. Abasteci e paguei, de seguida abordei os agentes e perguntei porque não prendem estes tipos (GALP) de roubo. Adeus e boa noite.
------------

Em MENOS de 3 semana o combustivel sobe perto de 10cent (20 escudos)

A primeira aproveitar a subida antes do ano novo (IVA), a segunda logo no dia 1 (C/ IVA) e agora 15 dias dps mais 2cent e tal (5 escudos).

Lembro que, aquando da crise do crude, cada barril andou perto de 1,50$ e cá em Portugal andava neste preço, agora o preço está a 0,91$ e lá estamos nós no mesmo patamar.

Lamentável a ética praticada, mas mais lamentável de quem tem poder nada fazer e andam esses tipos a popularizarem-se para Presidentes...

E depois o povinho anda a trabalhar e esquece-se que quem se desloca em transportes próprios, uma parte do seu fluxo financeiro são para essas coisas quem nem sei que nome lhes hei-de chamar, se proxenetas ou organizações.

Isto é como o leite, quando se bebe, faz crescer e proteger contra os factores externos durante o crescimento e fortalece o sistema, quando não há combustível a máquina não anda, não sustenta, enfraquece e acaba por parar.

pfffff e ninguém nada diz, apenas "arrotam" quando abastecem.

Mas afinal, o combustível é um bem essencial ou um bem de luxo?

Alguém arrisca a dar-me uma resposta, é que realmente eu não sei, e pela vivência a cada dia que passa os bens essenciais estão em extinção.

Registado: 30/11/2009 17:36

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Shimazaki_2 e 175 visitantes