Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Va de férias ca dentro! ... Mas la fora é mais Barato

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mfsr1980 » 14/6/2010 23:21

Não concordo nada com o "mais_um". O Cavaco Silva foi o melhor 1ºMinistro que Portugal teve no pós 25 Abril, não quer dizer que não tenha feito asneiras mas, decerto empurrado pelo partido.

Registado: 3/5/2007 13:55

por mais_um » 14/6/2010 22:55

MarcoAntonio Escreveu:Mais_um, eu não vou entrar num debate sobre quem é que teve responsabilidades no passado, já sabes - ou julgo que sabes - por todas as razões e mais alguma que esse é precisamente o tipo de debate que não me interessa para nada. O que me interessa realmente é como resolvemos os problemas presentes. Nem tão pouco eu quero saber do Cavaco ou da sua imagem, eu quero saber é do país onde vivo. Não me arrastes para um debate que não me interessa absolutamente nada porque eu definitivamente não vou participar nele!

Não era esse o meu objectivo, apenas constatei um facto , lamento que ele enquanto 1º ministro durante 10 anos , não tenha tido a mesma preocupação que demonstra actualmente.

MarcoAntonio Escreveu:
Quanto a alargar o apelo, sim, eu acho que deve alargar a outras coisas. Apelar a maior utilização dos transportes públicos por exemplo...

Sim, concordo contigo, nessa área é possível melhorar.

MarcoAntonio Escreveu:
Mais_um Escreveu:Não quero causar nenhuma celeuma, mas posso deduzir que “fino “ é para ti algo negativo?

Fino é negativo quando o país não tem condições para suportar tanta finura...

Para mim é tão finura ir passar férias a Paris, para visitar o Louvre como comer camarão ou uma sapateira, ambos são coisas não essenciais e perfeitamente dispensáveis, as pessoas fazem-no (ambas) porque tem dinheiro para o fazer. Assim posso assumir que segundo o teu raciocino é “fino” tudo o que seja supérfluo?

MarcoAntonio Escreveu:
Mais_um Escreveu:Hum..referiste a questão das viagens ao estrangeiro como uma questão da balança de pagamentos, no entanto compras produtos que também agravam essa balança de pagamentos, não consigo perceber a diferença para o agravamento da balança de pagamentos entre comprar a longo do ano, fruta como mangas, papaias, abacaxi, etc...marisco como camarão, sapateira, etc...Carne, peixe, etc....ou ir passar um fim de semana prolongado a Paris, podes explicar?

Eu não posso consumir produtos portugueses que o país não produz ou não me disponibiliza. Turismo, Portugal tem produto com fartura. Infelizmente na agricultura, industria, etc já não se pode dizer o mesmo que o país por uma série de razões tem abdicado de produzir...

Humm...produzes fruta, carne, peixe,etc... em Portugal, não precisas de comer manga ou camarão ou sapateira, até há muita fruta a estragar-se por falta de consumo.

Há fruta em Portugal? Há. Então o que leva as pessoas a comprar manga em vez da boa maça de Alcobaça ou a pêra rocha do Bombarral?

Para mim é o mesmo que leva as pessoa a irem passar férias a outros sítios fora de Portugal. Gostos, experiências, etc....

Assim como não critico os que passam férias fora de Portugal, também não critico quem come fruta ou marisco importado, o princípio é o mesmo. Há alternativas em Portugal, para seres coerente, se criticas quem faz turismo fora de Portugal por ser possível fazer em Portugal, também tens que criticar quem consome produtos alimentares importados.

Já agora uma curiosidade, tem mais peso no deficit os produtos alimentares e bebidas do que as viagens (dados de 2007).

MarcoAntonio Escreveu:E por hoje vou fechar a minha participação neste debate porque estou com uma dor de cabeça terrível que já vem de ontem, portanto não reparem se não voltar a responder...

As melhoras! :wink:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mfsr1980 » 14/6/2010 22:51

Eu reparto as minhas férias por S. Martinho do Porto e Espanha e não pretendo alterar os meus hábitos. Ambos os sitios tenho casa e Espanha têm a minha preferência pois lá tenho melhores condições.
Há bastantes anos atrás ia para o Algarve passar férias, perto de Albufeira, mas a casa que tinha lá despachei-a! (em excelente altura pois estava muito "in" e os preços eram muito elevados para quem queria alguma qualidade de vida!).
Em Espanha desde que lá têem o "Sapateiro" têm sido sempre a descer, a crise também se instalou. No entanto continua a ser um local aprazível.

Registado: 3/5/2007 13:55

por MarcoAntonio » 14/6/2010 22:40

Elias Escreveu:Sim e não. No caso dos carros movidos a electricidade, podemos estar a falar de energia produzida em Portugal!

A solução automóvel eléctrico sai (actualmente) mais cara ao país que as alternativas convencionais ou que os híbridos, já demonstrei isso aqui no Forum. O peso do custo adicional na importação jamais será recuperado no consumo e efectivamente prejudica a balança comercial também!

Elias Escreveu:Uma boa medida alternativa seria a de promover o uso partilhado do automóvel (isto é, vários passageiros na mesma viatura).

Também serve!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 14/6/2010 22:31

MarcoAntonio Escreveu:Obviamente a maior utilização dos transportes públicos tem a ver com o défice da balança comercial pois por utilizador o consumo de combustível ou energia é menor!

Sim e não. No caso dos carros movidos a electricidade, podemos estar a falar de energia produzida em Portugal!

MarcoAntonio Escreveu:Para citar apenas um exemplo, um autocarro consome não chega a 10x mais que uma viatura individual e transporta mais pessoas que essa proporção.

Estás a raciocinar como se os automóveis apenas levassem o condutor. Mas se um automóvel levar 2 ou 3 pessoas é preciso que o autocarro vá consideravelmente cheio para "compensar".

Uma boa medida alternativa seria a de promover o uso partilhado do automóvel (isto é, vários passageiros na mesma viatura).

Registado: 5/11/2002 12:21

por fatimafaria » 14/6/2010 22:26

Agora já percebi porque é que é sempre tão alto o numero de portugueses que vão passar férias no estrangeiro fazem-no por vingança. Não, não vou ajudar a economia portuguesa de maneira nenhuma!
E eu que pensava que era só porque tinham muito dinheiro.

Comprem férias para o algarve aqui na Inglaterra na compra de duas semanas oferecem a terceira.

Pois eu mesmo indo de férias de vez em quando para fora de portugal, só consigo mesmo relaxar quando estou de férias em Portugal.

Não acho que Portugal seja mais caro, e muito menos acho que temos má qualidade de hoteis.

Sou de Leiria e na minha zona temos praias lindissimas.

Qualquer dos meus amigos Ingleses, ou Americanos que a meu convite ali se deloca fica apaixonado pela zona. principalmente pela claridade, pelo brilho do sol. Alguns deles até já me disseram que quando se reformarem querem ir viver para lá.

Continuo sem perceber porque é que nunca ouvi ninguém de fora dizer mal de Portugal pelo contrário, mas nós Portugueses parece que até nos dá prazer estar sempre a dizer mal daquilo que é nosso, e que deviamos de ser os primeiros a valorizar.

Quanto á antipatia que dizem a gente da faixa costeira tem, sinceramente, devo ser uma pessoa com muita sorte pois nunca encontrei ninguém antipático. Ninguém mais ou menos antipático que em qualquer outra parte do país.

Registado: 2/5/2010 8:58

por MarcoAntonio » 14/6/2010 22:19

Elias Escreveu:Se estivesses a falar de sustentabilidade ambiental, ou de melhor qualidade do ar, ou de melhor ordenamento dos transportes, eu entendia... agora o que é que o uso dos transportes públicos tem a ver com o défice da balança comercial?

Elias, eu não posso continuar a trocar posts que como já disse tou com uma dor de cabeça considerável.

Obviamente a maior utilização dos transportes públicos tem a ver com o défice da balança comercial pois por utilizador o consumo de combustível ou energia é menor!

Para citar apenas um exemplo, um autocarro consome não chega a 10x mais que uma viatura individual e transporta mais pessoas que essa proporção.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Elias » 14/6/2010 22:13

MarcoAntonio Escreveu:Quanto a alargar o apelo, sim, eu acho que deve alargar a outras coisas. Apelar a maior utilização dos transportes públicos por exemplo...

Esta parte também não percebo muito bem.

Se estivesses a falar de sustentabilidade ambiental, ou de melhor qualidade do ar, ou de melhor ordenamento dos transportes, eu entendia... agora o que é que o uso dos transportes públicos tem a ver com o défice da balança comercial?

por MarcoAntonio » 14/6/2010 21:59

Mais_um, eu não vou entrar num debate sobre quem é que teve responsabilidades no passado, já sabes - ou julgo que sabes - por todas as razões e mais alguma que esse é precisamente o tipo de debate que não me interessa para nada. O que me interessa realmente é como resolvemos os problemas presentes. Nem tão pouco eu quero saber do Cavaco ou da sua imagem, eu quero saber é do país onde vivo. Não me arrastes para um debate que não me interessa absolutamente nada porque eu definitivamente não vou participar nele!

Quanto a alargar o apelo, sim, eu acho que deve alargar a outras coisas. Apelar a maior utilização dos transportes públicos por exemplo...

Não vou gastar muito tempo (na verdade não vou gastar basicamente nenhum) a discutir aquilo que me parece verdadeiramente secundário e com peso reduzido no que se discute (como os trabalhadores espanhóis ou a parcela de capital/vencimentos que imigrantes remetem para os seus países de origem).

Mais_um Escreveu:Não quero causar nenhuma celeuma, mas posso deduzir que “fino “ é para ti algo negativo?

Fino é negativo quando o país não tem condições para suportar tanta finura...

Mais_um Escreveu:Hum..referiste a questão das viagens ao estrangeiro como uma questão da balança de pagamentos, no entanto compras produtos que também agravam essa balança de pagamentos, não consigo perceber a diferença para o agravamento da balança de pagamentos entre comprar a longo do ano, fruta como mangas, papaias, abacaxi, etc...marisco como camarão, sapateira, etc...Carne, peixe, etc....ou ir passar um fim de semana prolongado a Paris, podes explicar?

Eu não posso consumir produtos portugueses que o país não produz ou não me disponibiliza. Turismo, Portugal tem produto com fartura. Infelizmente na agricultura, industria, etc já não se pode dizer o mesmo que o país por uma série de razões tem abdicado de produzir...

E sobre isso tenho sugerido uma série de medidas para "obrigar" o país a voltar a produzir.

Se sou o único ou não, também de pouco importa. O que é realmente relevante é se o que transmito é mais positivo que negativo. Se é mais positivo que negativo então é uma infelicidade que seja único!

E por hoje vou fechar a minha participação neste debate porque estou com uma dor de cabeça terrível que já vem de ontem, portanto não reparem se não voltar a responder...
Imagem

Administrador Fórum

por mais_um » 14/6/2010 21:34

MarcoAntonio Escreveu:
Portugal tem de pensar em si e não nos outros.

De acordo.

MarcoAntonio Escreveu:
Depois, é pouco provável que outros façam o mesmo apelo pois o equilibrio da balança comercial não é o mesmo em todo o lado.

Depende do que estamos a falar, no ano de 2009 quase todos os países (UE) tiveram agravamento da balança comercial para valores negativos globais, França, Espanha, Grã-Bretanha....

MarcoAntonio Escreveu: Em Portugal é gravíssimo, o país esvai-se a uma taxa de 10% do PIB ao ano, uma monstruosidade qual sangria nacional...

Talvez seja, só tenho pena é enquanto 1º ministro , o Cavaco não tenha pensado nisso e feito o mesmo tipo de apelo, não só em relação às viagens como a muitos outros produtos (o problema não é de agora)

MarcoAntonio Escreveu:Eu não acho o apelo infeliz. Acho extremamente necessário e é importante fazer mais do género para os portugueses perceberem a relevância da situação e mudarem de atitude!

Eu considero infeliz, até não compreendo porque ele não alarga o apelo a outro tipo de produtos como por exemplo mangas, papaias, camarão, sapateiras, automóveis, etc....e ficou-se só pelo turismo.

MarcoAntonio Escreveu:
Nem tudo o que se paga é lucro. Na verdade, a maior parte do que se paga não é lucro, portanto é pouco importante quem é o hoteleiro. É muito mais importante saber quem são os empregados do hotel e que empresas prestam serviços ao hotel e quem são as pessoas que prestam esses serviços..
.

São trabalhadores estrangeiros que depois vão gastar o dinheiro no seu país (o caso dos espanhóis a trabalhar no Algarve) ou enviar para o seu país de origem (por exemplo os brasileiros).

MarcoAntonio Escreveu:Já agora, há muitas formas diferentes de passar férias, quer-me parecer que os portugueses já se vão esquecendo disso logo férias passou a ser sinónimo de "Hotel" e "praia em frente ao hotel". Como em muitas outras matérias os tugas ficaram muito "finos" nas últimas duas décadas...
.

Não quero causar nenhuma celeuma, mas posso deduzir que “fino “ é para ti algo negativo?

MarcoAntonio Escreveu:
Eu confesso que em férias raramente entro num hotel e as melhores férias que passei até hoje (incluindo diversas passadas fora do país) foi a calcorrear os Açores. Excelente clima, excelentes gentes, excelente paisagem e excelente "mesa" também!
.

Destino a visitar, assim que os miúdos tiverem idade para usufruir da viagem

MarcoAntonio Escreveu:
E em Portugal continental também há muito para descobrir.

Este ano estarei no Alentejo e no Algarve e pelo 4º ano consecutivo passarei férias em Portugal. Não me arrependo absolutamente nada...
.

Pois, eu já não tenho muito para descobrir, em Portugal já ando na 2ª rodada com os putos, desde que me conheço como gente que faço todos os anos férias em Portugal, só que há anos que além de Portugal também vou para o estrangeiro, não tenho em Portugal, uma Eurodisney, Bretanha, Provence, Vale do Loire, Galiza, Astúrias, Barcelona, Paris, Roma, Praga, Londres, Viena, Amesterdão, Copenhaga, Estocolmo, Helsínquia, Veneza, Munique, etc...como não tenho cá em Portugal só indo mesmo lá.

MarcoAntonio Escreveu:
As minhas compras dividem-se entre o LIDL e o Pingo Doce. Muitos dos produtos que compro no LIDL são os mesmos que compraria noutro supermercado (ou semelhantes) e não são importados da Alemanha. Outros são. E também compraria produtos importados se optasse por outros supermercados...

Contraditório com o que aqui escrevi e defendi seria fazer compras em Espanha (o que não faço, nem quando lá vou faço "compras especiais" para a aproveitar a passagem por lá e portanto as minhas atitudes são realmente coerentes). Aliás, da última vez que passei em Espanha só enchi o depósito à entrada, no regresso não enchi o depósito... sabendo perfeitamente que ia pagar mais caro do lado de cá.

Mas dado que a diferença é impostos, seria desinteligente - em termos globais - abastecer em Espanha.
.

Hum..referiste a questão das viagens ao estrangeiro como uma questão da balança de pagamentos, no entanto compras produtos que também agravam essa balança de pagamentos, não consigo perceber a diferença para o agravamento da balança de pagamentos entre comprar a longo do ano, fruta como mangas, papaias, abacaxi, etc...marisco como camarão, sapateira, etc...Carne, peixe, etc....ou ir passar um fim de semana prolongado a Paris, podes explicar?
MarcoAntonio Escreveu:
Naturalmente o tuga comum infelizmente não pensa assim. Mas eu não alinho com o tuga comum, eu não me revejo sequer no tuga comum...
.

Garantidamente! Se fazes o que afirmas não conheço ninguém como tu, deves ser único. :mrgreen: :mrgreen:

MarcoAntonio Escreveu:
Numa saída da União Europeia entrevejo questões político-económicas sobre as quais me sinto menos à vontade para falar. Não tenho uma opinião segura sobre isso, por defeito assumo uma manutenção o que não me parece intrinsecamente mau (economicamente a Europa é um dos espaços económicos mais avançados do mundo). Mas, manifestamente, não quero estar a discutir um cenário de saída da União Europeia pelo menos por enquanto...

Não creio sequer que seja necessário. Eu acho que um conjunto de medidas corajosas como as que tenho vindo a defender iriam ter um impacto brutal a relativamente curto-prazo na Economia portuguesa!
.

Só quero relembrar para os mais distraídos que o facto de vivermos com esse “proteccionismo” não nos trouxe nada de bom, pelo contrario (foram 40 e tal anos), a única cosia boa era a balança de pagamentos e mesmo assim não era excedentária.

A nossa indústria estava protegida pelas taxas alfandegárias e depois foi o que se viu, fraca qualidade e produtividade, foi o resultado. Sinceramente estar a proteger “incompetentes” não me parece que seja a solução.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por MarcoAntonio » 14/6/2010 21:14

Elias Escreveu:Marco o que eu estava a perguntar (indirectamente) era o que achas da ideia de sairmos da UE com o correspondente levantamento de barreiras alfandegárias.

Numa saída da União Europeia entrevejo questões político-económicas sobre as quais me sinto menos à vontade para falar. Não tenho uma opinião segura sobre isso, por defeito assumo uma manutenção o que não me parece intrinsecamente mau (economicamente a Europa é um dos espaços económicos mais avançados do mundo). Mas, manifestamente, não quero estar a discutir um cenário de saída da União Europeia pelo menos por enquanto...

Não creio sequer que seja necessário. Eu acho que um conjunto de medidas corajosas como as que tenho vindo a defender iriam ter um impacto brutal a relativamente curto-prazo na Economia portuguesa!
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 14/6/2010 20:56

Marco o que eu estava a perguntar (indirectamente) era o que achas da ideia de sairmos da UE com o correspondente levantamento de barreiras alfandegárias.

por MarcoAntonio » 14/6/2010 20:53

Elias Escreveu:Marco então o que acharias de levantarmos novamente barreiras alfandegárias (saindo do mercado comum) para pôr cobro a esta constante fuga de capitais para o estrangeiro?

Dentro da união europeia isso não me parece que seja sequer possível (creio que é ilegal) e a maior parte da nossa relação comercial com o exterior é intracomunitária. Portanto, isso não é sequer viável e onde é teria uma relevância reduzida...

A solução passará mais - na minha opinião - por uma série de medidas que já tenho vindo a enunciar. Quase tudo coisas que os portugueses não querem ouvir!

Aliás acho notável, praticamente tudo o que eu considero importante e relevante encontra sistemática e forte oposição (e a maior parte das coisas já foram debatidas aqui no forum) retirando uma ou outra excepção (porque são medidas em que grande parte do cidadão não se sente "afectado"). Basicamente o tuga não quer mudar de vida, quer que a crise se resolva à custa sempre de outro alguém e não entende que ele, praticamente onde quer que esteja, é parte do problema!

Portanto, qualquer coisa que afecte o seu modo de vida recebe logo ampla contestação...
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 14/6/2010 20:41

Marco então o que acharias de levantarmos novamente barreiras alfandegárias (saindo do mercado comum) para pôr cobro a esta constante fuga de capitais para o estrangeiro?

por MarcoAntonio » 14/6/2010 20:29

Como aparentemente o ponto não passou claramente, vamos então quantificar ainda que de forma muito simplificada e admitidamente com um factor de erro à mistura, o que não é importante porque é a análise do cenário limite.

Assumamos que o país importa 500 milhões de euros por mês em combustíveis e que o consumo desse combustível em Portugal representa outro tanto de receita (peca por excesso).

Assim:

Custo (das importações) - 500 milhões
Receita fiscal - 500 milhões

Agora, imaginemos que o país todo passa a consumir os combustíveis em Espanha. A importação de combustíveis passava a ser realizada "individualmente" e a importação passa a incluir impostos. Assim, já considerando preço mais baixo pós impostos, que a receita "original" desaparece e que tem de ser reposta noutra receita adicional (sendo simpático e considerando um factor de poupança):

Custo (das importações) - 900 milhões
Receita fiscal - 0 milhões (desaparece)
Receita fiscal adicional - 400 milhões

Se por exemplo o estado optasse por concentrar a recuperação dessa receita toda no IVA, era necessário este subir na ordem dos 10% neste caso limite (seguindo a regra de 500 milhões de euros por ponto percentual). Os impostos que o português antes pagava no consumo de combustíveis, continuará a pagar (além de todos os outros já existentes) sobre outro formato qualquer...

Assim sendo:

> O país perderia adicionalmente (importava mais) 400 milhões de euros por mês;

> O cidadão comum e em média gastaria 30% mais por litro de combustível.

Se os 400 milhões em Espanha vão para construir estradas e financiar hospitais bestiais lá e os 400 milhões vão em Portugal para construir estradas e financiar hospitais terríveis em Portugal é verdadeiramente acessório. Efectivamente está-se a desbaratar dinheiro financiando o que não temos de financiar e deixando (e só aparentemente) de financiar aquilo que temos de financiar, gostemos ou não da forma como esse dinheiro é gerido em cada um dos lados da fronteira...

Portanto em termos globais, não, não é inteligente abastecer em Espanha!

Esta questão é particularmente relevante nos combustíveis pelo enorme peso da carga fiscal (em qualquer um dos lados da fronteira) e logo do volume de receitas envolvido e também pelo facto de toda a diferença de preço junto do cliente final ser meramente de natureza fiscal.
Imagem

Administrador Fórum

por Lion_Heart » 14/6/2010 19:49

Elias Escreveu:Lion, as notícias que citaste referem sete ou oito pousadas encerradas durante a semana.

Tu transformaste isso em "As pousadas na sua maioria estao encerradas durante a semana".

É assim que nascem os boatos. :P

Ok , não são todas , mas a volta de 10 , o que equivale a cerca de 25% do total de pousadas. Também não é tao pouco quanto isso.

E eu disse durante a semana mas pelas noticias parece que estiveram foi encerradas.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Elias » 14/6/2010 19:45

Lion, as notícias que citaste referem sete ou oito pousadas encerradas durante a semana.

Tu transformaste isso em "As pousadas na sua maioria estao encerradas durante a semana".

É assim que nascem os boatos. :P

por Lion_Heart » 14/6/2010 19:42

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:As pousadas na sua maioria estao encerradas durante a semana.

Elias Escreveu:Qual é a base desta afirmação?

Desde 2006 que muitas delas estao fechadas ou em reformas permanentes.

Podes concretizar?

Em comunicado, o grupo explica que, "por razões de sazonalidade, irá proceder a acções de manutenção e formação profissional, em algumas das suas unidades hoteleiras, o que irá gerar a suspensão da actividade durante a semana de sete unidades". Ficando as mesmas abertas apenas aos fins-de-semana.

Sendo assim, de 14 deste mês e até Fevereiro de 2006, estão fechadas as pousadas de D. Dinis, em Vila Nova de Cerveira; Vale do Gaio, no Torrão; Quinta da Ortiga, em Santiago do Cacém; S. Miguel, em Sousel; Santa Clara, em Santa Clara a Velha, Ria, na Murtosa; e Nossa Senhora da Oliveira, em Guimarães. O Sindicato acrescenta à lista a Pousada de S. Lourenço, em Manteigas.

in JN

A directora de comunicação do grupo Pestana confirmou à Lusa que as pousadas em causa "estão ou estiveram de facto fechadas, quase todas para obras de manutenção", tendo-se optado pelo encerramento durante a época baixa para minimizar os prejuízos.

Segundo adiantou Patrícia Reimão, as unidades de Ria e de Bragança já fizeram obras e reabriram no início deste mês", enquanto Óbidos reabre a 01 de Março em Elvas, Santa Clara, Alijó, Guimarães e Sousel abrem a 01 de Abril".

"Em S. Brás [de Alportel] e Cerveira as obras estão em [processo de] licenciamento, pelo que não há ainda data de abertura", acrescentou.

in http://souselalentejo.blogs.sapo.pt/158197.html

Em declarações à agência Lusa à margem de uma conferência de imprensa em Lisboa, o dirigente sindical disse estar em causa a situação de 200 trabalhadores de dez Pousadas de Portugal (São Brás de Alportel, Elvas, Sousel, Santa Clara, Óbidos, Ria, Alijó, Bragança, Guimarães (Oliveira) e Cerveira) encerradas para obras durante a época baixa, numa situação que já se repete há alguns anos.

in http://www.ionline.pt/conteudo/48086-tr ... -na-pascoa
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por Elias » 14/6/2010 19:36

Lion_Heart Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:As pousadas na sua maioria estao encerradas durante a semana.

Desde 2006 que muitas delas estao fechadas ou em reformas permanentes.

Podes concretizar?

por MarcoAntonio » 14/6/2010 19:31

Elias Escreveu:Isso pode ser assim teoria.

Na teoria e na prática porque infelizmente os gastos com estradas, hospitais, escolas ou com a acção social em Portugal não são teóricos.

São mesmo práticos!

Não interessa para nada se tu gostas mais das estradas espanholas ou se achas que a saúde em Espanha funciona melhor ou pior. O facto é que temos de pagar a nossa!

Elias Escreveu:Resumindo e baralhando, entendo totalmente o teu raciocínio, que me parece muito lógico na sua essência mas distante da realidade.

Qual realidade?

O que disseste é absolutamente irrelevante para a questão. Eu não estou a discutir se tu achas que o dinheiro é bem gasto/gerido ou não. Eu estou a dizer que tu tens de financiá-lo quer gostes ou não.

O que dizes poderia ter relevância numa de duas discussões: defesa da fuga ao fisco; defesa da anexação de portugal a espanha.

Se não estás a defender nenhuma dessas duas coisas (e uma só teria defesa parcial pois ninguém consegue fugir ao fisco em todos os impostos, alguns deles é virtualmente impossível) então a qualidade do serviço não interessa nada para a questão. Tu vais financia-los quer gostes deles, quer não gostes, aches bom ou mau...
Imagem

Administrador Fórum

por Lion_Heart » 14/6/2010 19:28

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Elias o salario médio em Portugal ronda os 750 euros.

Elias Escreveu:Dizes muito bem. Médio.
Só que o português médio não tem posses para fazer férias em hotéis.
Os hotéis são para quem tem salários acima da média.
Quem não tem posses terá de se contentar com residenciais, "chambres-rooms-zimmer" ou campismo.
O problema não é os hotéis serem caros, mas sim haver muito quem queira viver acima das suas possibilidades (vulgo "viver como os ricos").

Mas o nosso Estado social(ista) não defende isso mesmo? E os sindicatos?
Piadas a parte , o capitalismo deve permitir que o maior numero de pessoas ou entidades tenham acesso ao maior numero de bens e serviços disponiveis. Se isso não acontece algo esta a falhar. Um hotel não é um bem de luxo (a nao ser os 5* ) pode ser uma necessidade ou uma emergencia.

Lion_Heart Escreveu:Logo pagar 100 ou mais por um quarto num hotel de tres estrelas é exagerado face ao nível de vida do País.

Elias Escreveu:Há 40 anos quase nem havia hotéis, a não ser nas grandes cidades e mesmo assim eram poucos.
Os hotéis (em grande quantidade) são um fenómeno relativamente recente.
E de repente parece que toda a gente se julga com direito a ter um hotel barato onde lhe apetece. E muitos, apesar de passarem privações, não prescindem de férias em hotel.

É como a gasolina: apesar de muita gente achar cara, quase ninguém prescinde dela.

Isso dos direitos adquiridos é um mal dos Portugueses nos tempos recentes mas foi o Estado que os ensinou a isso. Eu que falo com f. publicos todos os dias , eles continuam a achar impensavel cortar nos salarios deles e que o dinheiro vem sempre de qualquer lado.Nem que seja com juro a 100%

Eu penso que me muitos Países o IVA nos hoteis e bem mais baixo que ca , na ordem dos 7% e em Países com nivel de vida superior temos preços mais baratos.

Desde 2006 que muitas delas estao fechadas periodicamente ou em reformas permanentes.

Lion_Heart Escreveu:O que eu quero saber é se alguém conhece alguma perola em preços, tipo o hotel x em caminha tem quartos a 50 euros.

Há sempre montes de promoções e as melhores estão na net.

Vai a www.booking.com e encontras logo dezenas delas.

por exemplo um quarto duplo com pequeno-almoço no Hotel da Estação em Braga custa 42 euros.
Editado pela última vez por Lion_Heart em 14/6/2010 19:46, num total de 3 vezes.

Lion_Heart

por mais_um » 14/6/2010 19:27

Lion_Heart Escreveu:RIU Hotels & Resorts es una cadena hotelera española, fundada por la familia Riu en 1953 y que pertenece en un 50% al grupo turístico alemán TUI.

Los hoteles y resorts de RIU se encuentran en zonas de sol y/o playa, con instalaciones destinadas al ocio y vacaciones.

Fonte: Wikipedia

Estou convencido :wink:

por Tridion » 14/6/2010 19:26

Então se eu for cumpridor, respeitador, poupado, esforçado e quiser fazer férias num sítio que não exista em Portugal, tipo Disneyland, moralmente não o devo fazer porque a maioria dos portugueses se endividou até rebentar?

Para além do que já tenho que aturar e sacrificar, com os meus impostos, por causa dos desvarios do português médio, ainda tenho que fazer mais este sacrifício porque sendo consciencioso não quero mandar o País para o cano?

Bem é melhor começar a fazer psicoterapia, que este País faz-me mal!

Registado: 13/5/2010 17:53

por Elias » 14/6/2010 19:10

MarcoAntonio Escreveu:Se abasteces em Espanha estás a financiar a construção de estradas em espanha, a construção e manutenção de hospitais em espanha, a manutenção dos desempregados em espanha...

Certo.

MarcoAntonio Escreveu:Quando abasteces em Espanha estás ainda a financiar o emprego directo espanhol envolvido.

Certo (por acaso a Espanha está com muito mais problemas de desemprego que nós por isso até lhes estou a dar uma ajudinha).

MarcoAntonio Escreveu:Quando abasteces em Portugal, substitui Espanha por Portugal.

Isso pode ser assim teoria.

Na prática a situação é diferente por uma série de razões das quais vou referir algumas, directamente relacionadas com os exemplos que apresentas:

"Se abasteces em Espanha estás a financiar a construção de estradas em espanha" - E em Espanha as estradas são boas e bem sinalizadas, o mesmo não se passando em Portugal. Ou seja, não me parece que os impostos que pagamos a mais nos combustíveis estejam a ser usados para construir estradas, pelo menos equivalentes às que existem em Espanha.

"a construção e manutenção de hospitais em espanha" - tal como acontece com as estradas, em Espanha os hospitais (e os serviços de saúde em geral) são bons. Para além de tudo o que se ouve dizer nas notícias envolvendo populações das zonas fronteiriças (que gabam a qualidade e a receptividade dos hospitais e dos centros de saúde espanhóis), posso dizer-te que há uns anos estava de viagem no centro de Espanha e tive de internar, de urgência, num hospital de uma capital de província espanhola, um familiar que viajava comigo e que teve um problema pulmonar O atendimento foi simplesmente espectacular. Eu já estive internado em vários hospitais portugueses e nunca fui tratado da maneira que o meu familiar foi. Por isso, também neste caso não me parece que os impostos que pagamos a mais nos combustíveis em Portugal estejam a ser usados para construir um bom serviço de saúde, pelo menos equivalente ao que existe em Espanha.

"Quando abasteces em Espanha estás ainda a financiar o emprego directo espanhol envolvido." - pois é... acontece que nas bombas em Espanha (à excepção das auto-estradas) ainda vês muito o "homem da bomba" que é quem mete o combustível. Em Portugal passou quase tudo a self-service (ainda há dias reparei numa pequena bomba em Sacavém que sempre tinha tido atendimento e agora passou a self).
Isto significa que abastecendo em Espanha ajudas a promover o emprego nesse país, ao passo que abastecendo em Portugal isso não acontece.

Resumindo e baralhando, entendo totalmente o teu raciocínio, que me parece muito lógico na sua essência mas distante da realidade.

Vou muitas vezes a Espanha ou a zonas perto da fronteira e abasteço do lado de lá sempre que posso, pois tenho a nítida percepção de que o dinheiro que dou para impostos é mais bem aplicado do lado de lá.

Em Portugal o Estado recebe mais mas dá menos em troca e enquanto essa situação não se alterar não vejo motivo para estar a priviligiar os cofres portugueses com os meus impostos.

por MarcoAntonio » 14/6/2010 19:03

Lion_Heart Escreveu:Portanto concordas que uma politica de impostos altos para manter um Estado decadente não funciona!

Eu concordo que um país decadente acaba inevitavelmente tendo impostos altos.

Não me arrastes para o discurso do tuga comum, o discurso que não resolve nada e afunda o país de forma sistemática: o discurso de que a culpa é sempre de outro qualquer e que "eu" não sou solução para nada!
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 86 visitantes