Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mais IVA, mais IRS, mais IRC e corte de salários de político

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MAV8 » 13/5/2010 19:35

Tridion Escreveu:Boa tarde,

É a primeira vez que escrevo no fórum, apesar de ser um leitor assíduo. Este fórum é sem dúvida uma das minhas melhores fontes quando procuro informação fidedigna relativamente à bolsa ou a generalidades.

Parabéns aos seus administradores ao participantes em geral. :clap:

Sendo eu funcionário público, na administração local, posso argumentar com conhecimento de causa e
estou habituado a este tipo de discussões com amigos/familiares.

A função pública é tão boa como o resto dos sectores económicos/sociais em Portugal. Por isso a função pública no geral não é grande coisa, mas também não o é o sector privado, a sociedade e até o futebol :lol: .

Se o sector privado fosse excelente, exigente e competitivo, a função pública seria por obrigação melhor. A quantida de empresas privadas que orbitam em volta do Estado é assustador, e se esse mesmo Estado fechasse as torneiras elas deixariam de ter sentido de existir.

Particularmente considero-me um bom funcionário, que trabalha com bons funcionários, cumpridores e sem vícios antigos. Pessoas capazes de trabalharem em qualquer sector, e serem mais-valias.

As vezes pergunto-me se eu e os meus colegas somos tão bons, porque é que isso não se traduz na cidade onde trabalho, porque é os serviços prestados, a qualidade de vida, o urbanismo não é melhor? E aí deduzo que a política é uma coisa muito feia.

Os políticos andam sabor do vento, mudam constantemente de opinião e de estratégias, e estão rodeados de Yes-Men, que não os fazem ver realidade. Prometem o que não devem, porque é isso que as pessoas querem ouvir. As pessoas querem lá saber do saneamento que está enterrado, querem é uma festa gastronómica num qualquer recinto cheio de fontes e luzes a piscar!

E quando se promete, muito se fica a dever , e depois surgem as cunhas para quem andou com as bandeirinhas e para os jotinhas, os compromisso com empresários, com o futebol e até a religião.

Circunstância da vida mantêm-me neste emprego, que retirando a trampa que aturo até gosto.

Mas a opinião pública quer tirar-me uma parte do ordenado porque acha que eu sou o culpado da situação do País? Por favor, acordem para a relidade!

Se massacram os bons com generalizações patéticas, cortes de ordenado, perda de reagalias,progressões na carreira,etc., vão ver o que vai ser a função pública daqui a uns anos. Vai ser tudo aquilo que vocês dizem e mais algumas coisas... :roll:

Concordo, o problema é estrutural e não das pessoas individualmente. O trabalhador faz o que lhe é pedido, executa o problema é que muitas vezes se deveria recusar por não ser essa a melhor opção no momento, mas ... ... não pode recusar-se, muitas vezes nem tem a quem dirigir-se com poder para analisar a sua questão!

EX: Sai um decreto ou um despacho do ministério para aplicação em todo o país, se não tiver aplicação lógica na sua area de residencia o que faz? fala com o director do serviço que o manda executar e lhe diz as ordens vêm de cima são para ciumprir...

Isto acontece todos os dias em muitos serviços do estado, a estrutura está podre, não funciona, os serviços não têm qualquer poder de decisão e quando pedem esclarecimentos estes normalmente vêm depois do prazo de aplicação dos despachos, etc...

Concluindo, o trabalhador pode ser bom, mas se a hierarquia não funcionar dificilmente se conseguem resultados de acordo com a qualidade dos trabalhadores.

Tal como no futebol, quantas vezes não há grande planteis que são péssimas equipas?! de quem é a culpa? do Presidente? do treinador? Adjuntos? do médico? do massagista? fisioterapeuta? Árbitro? Nutricionista? Psicologo? Apanha bolas?

pois é são muitos e se não se ouvirem uns aos outros vão ter problemas e dificuldades e...

...o estado não ouve tem problemas de audição, dá ordens e não recebe os feedbacks, é por isso que nada funciona como devia.
Editado pela última vez por MAV8 em 13/5/2010 19:42, num total de 1 vez.

Registado: 10/11/2006 10:43

por Tridion » 13/5/2010 19:24

Boa tarde,

É a primeira vez que escrevo no fórum, apesar de ser um leitor assíduo. Este fórum é sem dúvida uma das minhas melhores fontes quando procuro informação fidedigna relativamente à bolsa ou a generalidades.

Parabéns aos seus administradores ao participantes em geral. :clap:

Sendo eu funcionário público, na administração local, posso argumentar com conhecimento de causa e
estou habituado a este tipo de discussões com amigos/familiares.

A função pública é tão boa como o resto dos sectores económicos/sociais em Portugal. Por isso a função pública no geral não é grande coisa, mas também não o é o sector privado, a sociedade e até o futebol :lol: .

Se o sector privado fosse excelente, exigente e competitivo, a função pública seria por obrigação melhor. A quantida de empresas privadas que orbitam em volta do Estado é assustador, e se esse mesmo Estado fechasse as torneiras elas deixariam de ter sentido de existir.

Particularmente considero-me um bom funcionário, que trabalha com bons funcionários, cumpridores e sem vícios antigos. Pessoas capazes de trabalharem em qualquer sector, e serem mais-valias.

As vezes pergunto-me se eu e os meus colegas somos tão bons, porque é que isso não se traduz na cidade onde trabalho, porque é os serviços prestados, a qualidade de vida, o urbanismo não é melhor? E aí deduzo que a política é uma coisa muito feia.

Os políticos andam sabor do vento, mudam constantemente de opinião e de estratégias, e estão rodeados de Yes-Men, que não os fazem ver realidade. Prometem o que não devem, porque é isso que as pessoas querem ouvir. As pessoas querem lá saber do saneamento que está enterrado, querem é uma festa gastronómica num qualquer recinto cheio de fontes e luzes a piscar!

E quando se promete, muito se fica a dever , e depois surgem as cunhas para quem andou com as bandeirinhas e para os jotinhas, os compromisso com empresários, com o futebol e até a religião.

Circunstância da vida mantêm-me neste emprego, que retirando a trampa que aturo até gosto.

Mas a opinião pública quer tirar-me uma parte do ordenado porque acha que eu sou o culpado da situação do País? Por favor, acordem para a realidade!

Se massacram os bons com generalizações patéticas, cortes de ordenado, perda de regalias,progressões na carreira,etc., vão ver o que vai ser a função pública daqui a uns anos. Vai ser tudo aquilo que vocês dizem e mais algumas coisas... :roll:

Registado: 13/5/2010 17:53

por fatimafaria » 13/5/2010 19:04

ao artista:
desculpe não me despedi
um abraço

Registado: 2/5/2010 8:58

por fatimafaria » 13/5/2010 19:02

Sim, mas mesmo em final de carreira não deixem de ser professores,alem disso eu fiz bem a destinção se há alguns que sim outros há que não são bem pagos. Mas o certo é que eu trabalho 40 anos e o que levo de reforma são uns míseros duzentos e poucos euros, e conheço professores que com 36 anos de profissão se reformaram com cerca 1500 euros.

por fatimafaria » 13/5/2010 18:56

Não, e afinal é o dinheiro dos contribuintes que está em causa. existem muitas outras formas de compensar um baixo salário e só o estado o pode fazer.
já penssou por exemplo no casos das mães que com criamças pequenas podiam trabalhar a meio tempo na função pública? Não pode ser o sector privado a fazer estas conseções tem de ser o sector público. E os estudantes? aqueles que podiam trabalhar e meio tempo para ajudar a pagar os seus estudos? Tudo seria uma questão de opcção.Aliás hámuitas formas de compensar um salário mais baixo, dando outros benefícios, como seguros por exemplo, que o governo podia perfeitamente negociar a preço bem rasoavel com uma qualquer seguradora. Há muita gente que prefere ganhar menos mas ter certos tipos de coberturas, sei lá há muito por onde explorar

A porcaria da internete foi abaixo não sei se enviei ou não

por megalomaniac » 13/5/2010 18:51

artista Escreveu:
fafite Escreveu: Outra classe de funcionários publicos são os professores que segundo dizem são os mais bem pagos da europa.

Professor virou mesmo a profissão fetiche, todos falam com a maior das facilidades :mrgreen:

Fafite, onde é que está o estudo que demonstra essa afirmação?! não há simplesmente porque não é verdadeira...

Eu lembro-me de um estudo em que se verificava que os professores Portugueses eram dos mais bem pagos da europa em final de carreira e tendo em conta o PIB per capita de cada país. Este mesmo estudo mostrava que em início de carreira estavam bem abaixo da média! Não tenho tempo para andar à procura disso mas talvez alguém os tenha?!

artista

O q sempre ouvi dizer (nao tenho um estudo que o suporte) era que eram os mais mal pagos em inicio de carreira e dos mais bem pagos em fim de carreira...

Registado: 11/2/2006 0:04

por artista_ » 13/5/2010 18:47

fafite Escreveu: Outra classe de funcionários publicos são os professores que segundo dizem são os mais bem pagos da europa.

Professor virou mesmo a profissão fetiche, todos falam com a maior das facilidades :mrgreen:

Fafite, onde é que está o estudo que demonstra essa afirmação?! não há simplesmente porque não é verdadeira...

Eu lembro-me de um estudo em que se verificava que os professores Portugueses eram dos mais bem pagos da europa em final de carreira e tendo em conta o PIB per capita de cada país. Este mesmo estudo mostrava que em início de carreira estavam bem abaixo da média! Não tenho tempo para andar à procura disso mas talvez alguém os tenha?!

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por megalomaniac » 13/5/2010 18:25

fafite Escreveu:~Vocêsnão acham que estão a relativizar? Afinal a função pública é a causa de todos os problemas?
Não sou funcionária pública nem nunca fui e acho que sim deve haver modificações mas não só na função publica mas em tudo Alias bom seria se pudessemos apagar tudo e recomeçar do zero, o que infelizmente não é possivel. A função pública tem de ser devidida poi´há aqueles que efectivamente ganham acima doque deviam mas tambem temos outros que são bem mais mal pagos . Não podemos por todos no mesmo saco. Alem de que os maiores cortes deviam ser feitos nos Ministérios e nos altos funcionários. Aliás eu acho que a função pública devia de ser mais uma arma social: Isto é: devia ir para funcionário público apenas a excedente do privado, o problema é que o nosso sector privado não consegue absorver isto porque prefere basear-se em baixos salários e pouca qualificação. Outra classe de funcionários publicos são os professores que segundo dizem são os mais bem pagos da europa. Até acredito que muitos o sejam, mas tambem há aqueles que o não são. E por aí fora. Não metamos tudo no mesmo rol porque isso cria muita injustiça, e não leva á resolução do problema.
Vamos meus senhores tentar não misturar as coisas
Um abraço
Fafite

Não estarias a colocar na FP apenas um refugo se fosse assim???

Registado: 11/2/2006 0:04

por fatimafaria » 13/5/2010 17:58

~Vocêsnão acham que estão a relativizar? Afinal a função pública é a causa de todos os problemas?
Não sou funcionária pública nem nunca fui e acho que sim deve haver modificações mas não só na função publica mas em tudo Alias bom seria se pudessemos apagar tudo e recomeçar do zero, o que infelizmente não é possivel. A função pública tem de ser devidida poi´há aqueles que efectivamente ganham acima doque deviam mas tambem temos outros que são bem mais mal pagos . Não podemos por todos no mesmo saco. Alem de que os maiores cortes deviam ser feitos nos Ministérios e nos altos funcionários. Aliás eu acho que a função pública devia de ser mais uma arma social: Isto é: devia ir para funcionário público apenas a excedente do privado, o problema é que o nosso sector privado não consegue absorver isto porque prefere basear-se em baixos salários e pouca qualificação. Outra classe de funcionários publicos são os professores que segundo dizem são os mais bem pagos da europa. Até acredito que muitos o sejam, mas tambem há aqueles que o não são. E por aí fora. Não metamos tudo no mesmo rol porque isso cria muita injustiça, e não leva á resolução do problema.
Vamos meus senhores tentar não misturar as coisas
Um abraço
Fafite

por MarcoAntonio » 13/5/2010 17:50

Atomez Escreveu:Ah pois, é bem verdade, só que nesta altura não está disponível a ferramenta que o permitiu -- a desvalorização da moeda que melhorava a competitividade das exportações e reduzia os salários reais.

Agora em vez de inflação tem de ser por deflação, quer dizer, redução dos salários nominais.

A não ser que seja o BCE a fazê-lo desvalorizando o Euro globalmente, que é precisamente o oposto do que diz o tratado de Mastricht que criou o Euro e vai deixar os alemães enervados...

Bom, o Euro está em queda forte e poderá potenciar um pouco as exportações (é verdade que só se aplica a uns 30% das exportações ou até menos).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por atomez » 13/5/2010 17:42

MarcoAntonio Escreveu:O argumento do consumo também é um pouco falacioso (eu percebo a lógica mas ela é inexacta, o facto é que já tivemos crises e agravamentos de impostos e depois a economia melhorou!).

Ah pois, é bem verdade, só que nesta altura não está disponível a ferramenta que o permitiu -- a desvalorização da moeda que melhorava a competitividade das exportações e reduzia os salários reais.

Agora em vez de inflação tem de ser por deflação, quer dizer, redução dos salários nominais.

A não ser que seja o BCE a fazê-lo desvalorizando o Euro globalmente, que é precisamente o oposto do que diz o tratado de Mastricht que criou o Euro e vai deixar os alemães enervados...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por artista_ » 13/5/2010 17:33

mais_um Escreveu:Artista,

Não estou a falar de ti (nem de pessoas na tua situação), tu nem és FP, expliquei-te isso no outro topico, mas pelos vistos não ficaste esclarecido:

Não vi a tua resposta então :shock:

Ok, não estás a falar de trabalhadores do estado, estás a falar estritamente de FP's... quer me parecer que tu e quase todos os que aqui criticam os FP's o que gostariam mesmo é que o estado apenas tivesse trabalhadores "baratinhos" como eu que, com a maior das facilidades do mundo, metem na rua e voltam a admitir quando precisam! :)

Aliás, muitos dos que aqui escrevem não sei se, como dizia o Random, não lhes agradaria a idéia de o estado legalizar a escravidão... desde que não lhes calhasse a eles :mrgreen:

E, com esta "febre cega" de ataque ao "outro", vai-se passando ao lado do que realmente é importante, o estado começa a não conseguir ter recursos para oferecer o que tem oferecido aos portugueses, por isso todos teremos de pagar mais, e tenderemos a ter menos e/ou piores serviços...

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por MarcoAntonio » 13/5/2010 17:25

Atomez Escreveu:Como? Isso só seria possível com o crescimento da economia (IVA, IRC) ou aumentos salariais (IRS).

Exacto, como resultado de uma recuperação económica (o aumento salarial à partida também só ocorre com aquela).

Portanto, temos:

> A despesa tenderá a baixar mesmo sem introdução de mais medidas (a menos que se introduzam novas despesas em contra-ciclo com estas medidas, o que é pouco plausível, pelo menos no prazo de uns 2 anos).

> A receita pode aumentar (via recuperação económica).

Não é obrigatório que entrem novas medidas. Se pode acontecer? Pode...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por atomez » 13/5/2010 17:20

MarcoAntonio Escreveu:...Ora, o contrário também pode ocorrer (e creio que se espera mesmo que ocorra): a receita voltar a aumentar mesmo sem aumento de impostos.

Como? Isso só seria possível com o crescimento da economia (IVA, IRC) ou aumentos salariais (IRS).

E isso não só não era previsível (mais recente relatório do FMI) como com estas medidas vai piorar.

Além do que, como já disse mais atrás, o problema de fundo não é resolvido -- a dívida total nacional = dívida pública + privada (empresas + famílias). Os aumentos de impostos apenas transferem a dívida pública para dívida privada...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli

por Deep Puple » 13/5/2010 17:18

Não sou funcionário público, mas reconheço que estas medidas penalizam sobretudo os Funcionários públicos e outros trabalhadores do sector privado que só têm vencimento.

Como em todos os sectores existem bons e maus funcionários sejam na privada ou no público. Mas uma coisa é certa existem funcinários públicos altamente qualificados com um grau de exigente, com grande sentidos de responsabilidade.

Dou um exemplo:
Os funcinários dasfinanças que necessitam permanentemente de estarem actualizados com o presente, com o futuro e essencialmente com o passado.
As alterações legislativas nomeadamente as fiscais, com frequentes alterações etc, devem levar a estes funcionários a um elevado grau de stress.

Registado: 10/1/2010 14:26

por MarcoAntonio » 13/5/2010 17:16

Nuno, eu já tinha respondido ao post do Atomez mais acima. As medidas não são necessariamente insuficientes: alguns efeitos (de medidas que já estavam tomadas e de outras que se estão a tomar) vão-se sentir a prazo (medidas como o congelamento/limitação das admissões, as carreiras que já estão travadas e quebra da média de vencimentos à medida que as pessoas vão saindo do activo ou mesmo falecendo).

O argumento do consumo também é um pouco falacioso (eu percebo a lógica mas ela é inexacta, o facto é que já tivemos crises e agravamentos de impostos e depois a economia melhorou!). De resto a melhoria até pode começar lá por fora, potenciando exportações, etc. E a produtividade e competitividade das empresas nacionais também pode aumentar (não estou a argumentar que é fácil) mesmo nestas condições. Em momentos de crise ocorre um saneamento económico...

E para já a previsão (falível é certo) para 2001 está na ordem dos 5%, já não está assim tão longe dos 3%.

Não é necessariamente verdade que vão ser precisas mais medidas destas (de resto, porque não apresentam a mesma lógica para medidas adicionais? cortar despesas implica cortar vencimentos de outrém e isso também não iria travar ainda mais o consumo? eu não estou a subscrever a lógica, apenas a chamar a atenção que por essa lógica, mais cortes agravariam ainda mais a economia no mesmo sentido).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 13/5/2010 17:19, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por nunoand99 » 13/5/2010 17:08

Atomez Escreveu:Peço desculpa de me desviar desta interessante discussão sobre funcionários públicos.

Mas queria dizer que as actuais medidas "excepcionais" de combate `a crise vão servir para baixar o défice de uns 8,5% do PIB para 7%, mas como a meta oficial da UE são os 3% então isso significa que nos próximos anos terão que continuar a agravar impostos e cortar despesas, não será assim?

Porque de certeza o PIB não vai aumentar, ainda por cima com estas medidas restritivas do consumo.

Quer dizer, será previsível que daqui a 2 ou 3 anos teremos o IVA em 25%, ou mais, etc.?

A questão fundamental é exactamente essa!

A insuficiência das medidas...

Foi a propósito disso que vieram os cortes nos funcionários públicos ;)

E não me parece que seja daqui a 3 anos, porque os mercados vão pressionar, como fizeram até agora.

Embora eu tenha sempre de me conter para não me rir quando o Ministro das Finanças fala no famoso "ataque especulativo" :D :D :D

É uma barrigada!!!
Ai o que eu me rio sozinho...

E esta semana que "...não era de esperar violência no país...".

Saudações & Bons Negócios

Saudações & Bons Neócios

Registado: 16/5/2005 21:38

por mais_um » 13/5/2010 17:06

artista Escreveu:
mais_um Escreveu:Para mim a grande vantagem da FP não é o vencimento, é menor grau de exigência (muito inferior) que é pedido ao funcionário, comparando com o privado e ter o lugar certinho.

Já te respondi a isto noutro tópico há dois ou três dias, falei-te da minha situação (há 15 anos a renovar contratos umas vezes melhores outras piores) que é idêntica há de uns 30 ou 40 mil professores... e tu insistes nisso da exigência (que é apenas uma "sensação", não tens estudos que provem isso ou tens?) e do trabalhar certinho?!? :roll:

Artista,

Não estou a falar de ti (nem de pessoas na tua situação), tu nem és FP, expliquei-te isso no outro topico, mas pelos vistos não ficaste esclarecido:

Nos termos do art. 14.º do Decreto-Lei n.º 427/8966, o contrato de trabalho não
confere a qualidade de funcionário público ou agente administrativo. Ao contratado
é aplicável o Código do Trabalho, com as especialidades constantes do diploma
especial relativo ao contrato de trabalho na Administração Pública, e que a seguir
indicaremos.
A celebração de contratos de trabalho a termo sempre foi encarada pelo
legislador - quer antes quer depois da entrada em vigor da Lei n.º 23/2004 - como excepcional67, sendo que a Administração Pública apenas pode recorrer aos
contratos de trabalho a termo, para a «satisfação de necessidades transitórias dos
serviços», independentemente de terem duração determinada68 ou até
indeterminada, como posteriormente admitido pela Lei n.º 23/200469.

http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/tek/n8/v5n8a02.pdf

artista Escreveu:Se era assim tão bom porque é que estiveste no ensino e saiste para o privado?!

Alguns esclarecimentos:

1º- eu nunca afirmei que era bom ser FP, como tudo tem prós e contras, já os referi num comentario noutro topico ou neste, já não me recordo.

2º- eu nunca sai do sector privado, dei aulas simultaneamente e concorri para ficar efectivo nas Caldas, não fiquei, se tivesse ficado teria deixado o sector privado e dedicava-me exclusivamente ao ensino.

um artigo interessante, tenham em atenção as datas.

http://aeiou.visaojunior.visao.pt/defau ... tId=333060

Um abraço,

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por MarcoAntonio » 13/5/2010 17:03

Atomez Escreveu:Peço desculpa de me desviar desta interessante discussão sobre funcionários públicos.

Mas queria dizer que as actuais medidas "excepcionais" de combate `a crise vão servir para baixar o défice de uns 8,5% do PIB para 7%, mas como a meta oficial da UE são os 3% então isso significa que nos próximos anos terão que continuar a agravar impostos e cortar despesas, não será assim?

Porque de certeza o PIB não vai aumentar, ainda por cima com estas medidas restritivas do consumo.

Quer dizer, será previsível que daqui a 2 ou 3 anos teremos o IVA em 25%, ou mais, etc.?

Não necessariamente. Estas medidas estão previstas até ao fim de 2011 e para já a previsão/expectativa para 2011 é de um déficit de 5.1 a 4.6%...

Existem medidas estruturais que já vêm de trás que fazem com que a despesa (por exemplo a nível de despesas com pessoal) vá baixando lentamente. Isto entre outros factores, por exemplo: aceleração/desaceleração económica. Nota que uma parte do disparar do déficit deveu-se a quebra da receita (e não apenas a aumento da despesa) e que esta quebra da receita não se deveu propriamente a redução de impostos. Ora, o contrário também pode ocorrer (e creio que se espera mesmo que ocorra): a receita voltar a aumentar mesmo sem aumento de impostos.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 13/5/2010 17:06, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por atomez » 13/5/2010 16:55

Peço desculpa de me desviar desta interessante discussão sobre funcionários públicos.

Niccolò Machiavelli

por MarcoAntonio » 13/5/2010 16:36

nunoand99 Escreveu:Embora ache graça que voltes a mencionar que conheces uma série de funcionários públicos :)

Não é coisa para achar graça. Trata-se apenas de te dizer que lido com um número significativo de FPs - como quase toda a gente - e não vejo nada do que relatas. Também lido bastante com o sector privado (e inclusivamente já fui patrão com vários colaboradores e com uma ligação bastante razoável a várias empresas ainda maiores e com facturações muito significativas) e não vejo nada do que relatas.

A minha visão e experiência diz-me antes que a massa (genética e cultural) é toda a mesma. Muito embora público e privado tenho especificidades próprias, cada um dos sectores com cancros próprios...

É a minha opinião, também não te sintas obrigado a concordar com ela. Não te vou dizer "a verdade é esta" (ou só uma), podes estar descansado...

Poderei dizer algo semelhante se estivermos a falar de algo factual e verificável (por exemplo, se formos falar de um vencimento especifico). Agora esta matéria que se discute aqui é uma matéria que tem muito de percepcional (e por certo a esmagadora maioria de quem trabalha no sector privado vai "estar contigo" ou dizer coisas semelhantes, tenho poucas dúvidas quanto a isso).

Para mim, é uma ideia feita. Uma ideia que desfaziam logo no dia a seguir a se tornarem trabalhadores por conta do Estado (no cenário hipotético de isso ocorrer) pois passariam a falar das mesmas questões segundo uma perspectiva completamente diferente (e não necessariamente melhor, sublinhe-se).
Imagem

Administrador Fórum

por nunoand99 » 13/5/2010 16:34

artista Escreveu:
mais_um Escreveu:Para mim a grande vantagem da FP não é o vencimento, é menor grau de exigência (muito inferior) que é pedido ao funcionário, comparando com o privado e ter o lugar certinho.

Já te respondi a isto noutro tópico há dois ou três dias, falei-te da minha situação (há 15 anos a renovar contratos umas vezes melhores outras piores) que é idêntica há de uns 30 ou 40 mil professores... e tu insistes nisso da exigência (que é apenas uma "sensação", não tens estudos que provem isso ou tens?) e do trabalhar certinho?!? :roll:

Se era assim tão bom porque é que estiveste no ensino e saiste para o privado?!

nunoand99 Escreveu:Eu sei que no Mundo em que vivemos, qualquer um diz o que quer...

(coisas do relativismo, que como dizia a outra, se calhar o melhor era passar sem a Democracia 6 meses e depois logo se via)

Mas a Verdade é só uma!

Exactamente, qualquer um diz o que quer... e a verdade é só uma, a tua!

O Marco já te respodeu e eu subscrevo, nem sei por onde começar a responder... por isso não respondo!

abraço

artista

Boas artista,

Agora esta é que eu não estava à espera...

És professor :)
E pelo nick e avatar vou presumir que seja da área de Artes.

As nossas discordâncias começam a ser enraizadas...:)
Na Bolsa, e no resto pelos vistos.

Mas OK,

A minha experiência mostra que eu e pessoal de Letras e Artes temos dificuldade em nos compreender ;)

por nunoand99 » 13/5/2010 16:24

MarcoAntonio Escreveu:Não te vou responder a todos os pontos porque não quero polemizar mais um tema que já é de si tão polémico, mas algumas observações vou deixar porque (mesmo admitindo que a tua intenção é boa) o teu post é extremamente problemático e sintomático também...

nunoand99 Escreveu:Quando a realidade mostra é que, EM MÉDIA, quem trabalha na função pública está lá porque não arranjou trabalho noutro lado (ou então tinha menor remuneração para o mesmo trabalho).

Põe lá a função pública na RUA, com a habilitação e experiênca profissional que tem, e vais ver quem é que lhes pega do Privado :D

Eu conheço uma série de funcionários públicos: na qualidade de utente, na qualidade de conhecido, na qualidade de amigo, na qualidade de familiar...

A tua afirmação parece-me nada mais do que uma frase feita (ou uma ideia feita, como queiramos).

A generalidade da função pública é competente e trabalhadora, pelo menos em grau semelhante aos trabalhadores privados. Eu francamente não vejo qualquer coisa de signaficativo a distinguir uns e outros e tenho (até por experiência pessoal) grande experiência a contactar com os dois mundos (inclusivamente já fui patrão).

Se a FP não é nenhum poço de virtude, o sector privado também não. A massa é toda a mesma e são todos individuos uns iguais aos outros (ainda que a FP tenha problemas próprios e o sector privado tenha também ele problemas específicos).

Lido com profissionais da Educação, da Saúde, das Finanças, etc. São profissionais, trabalhadores, normalmente educados e até cada vez mais simpáticos e acessíveis...

Acho que estás a "espesinhar" trabalhadores com base em ideias feitas ou no mínimo sem apresentares substanciação para tal.

Como já disse atrás, se a tua ideia não é generalizada, deves especificar...

Boas Marco,

Como referi, não tenho a intenção de ter razão, porque não é isso que vai resolver as coisas.

Embora ache graça que voltes a mencionar que conheces uma série de funcionários públicos :)

E repara que na citação que me fazes, "MÉDIA", estava bem evidenciado ;)

por habanero04 » 13/5/2010 16:11

Comunicado do Conselho de Ministros de 13 de Maio de 2010

"(...)

II. O Conselho de Ministros procedeu à aprovação final dos seguintes diplomas, já anteriormente aprovado na generalidade:

1. Decreto-Lei que estabelece as regras para a determinação da condição de recursos a ter em conta na atribuição e manutenção das prestações do subsistema de protecção familiar e do subsistema de solidariedade, bem como para a atribuição de outros apoios sociais públicos, e procede à alterações na atribuição do Rendimento Social de Inserção tomando medidas para aumentar a possibilidade de inserção dos seus beneficiários, procedendo à segunda alteração da Lei n.º 13/2003, de 21 de Maio e à segunda alteração do Decreto-Lei n.º283/2003, de 8 de Novembro

2. Decreto-Lei que estabelece medidas para reforçar a empregabilidade dos beneficiários de prestações de desemprego e o combate à fraude, procedendo à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 220/2006, de 3 de Novembro e à quarta alteração ao Decreto-Lei n.º 124/84, de 18 de Abril

PEC 2010-2013: Medidas adicionais

1. Antecipação de medidas do PEC

-Condição de recursos e reforço da fiscalização
-Subsídio de desemprego
-Tributação das mais-valias
-Escalão de IRS de 45%
-Introdução de portagens

2. Redução da despesa

-Eliminação antecipada das medidas anti-crise
-Redução de transferências para o SEE (adopção de medidas de racionalização e saneamento financeiro)
-Redução de despesas na Administração Central (comunicações, representação, limites de despesa aos Fundos e Serviços Autónomos, cativação de suplementos remuneratórios não obrigatórios, congelamento de admissão de pessoal)
-Redução de 5% nas remunerações dos titulares de cargos políticos e gestores públicos
-Redução despesas de capital
-Redução da transferência para as Administrações Regionais e Locais ao abrigo da Lei de Estabilidade Orçamental

3. Aumento da receita fiscal e contributiva

-Aumento das taxas de IVA: 1 ponto percentual na taxa normal, na intermédia e na reduzida
-Sobretaxa sobre o rendimento das pessoas singulares e colectivas
-Adicional de 1% até ao 3º escalão de IRS e de 1,5% a partir do 4º escalão . Adicional de 1,5% nas taxas liberatórias aplicáveis.
-IRC adicional de 2,5% incidente sobre lucros tributáveis acima de 2 milhões de euros.
-Sobretaxa com incidência nas operações de crédito ao consumo

4. Reformas estruturais

-Prosseguir o programa de aprofundamento de reformas estruturais: saúde, educação, energia, simplificação administrativa, economia digital."

Registado: 8/11/2007 17:14

por artista_ » 13/5/2010 16:07

Se era assim tão bom porque é que estiveste no ensino e saiste para o privado?!

nunoand99 Escreveu:Eu sei que no Mundo em que vivemos, qualquer um diz o que quer...

(coisas do relativismo, que como dizia a outra, se calhar o melhor era passar sem a Democracia 6 meses e depois logo se via)

Mas a Verdade é só uma!

Exactamente, qualquer um diz o que quer... e a verdade é só uma, a tua!

O Marco já te respodeu e eu subscrevo, nem sei por onde começar a responder... por isso não respondo!

abraço

artista

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cmanel21, fosgass2020, Google [Bot], m-m, TTM62 e 79 visitantes