Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Subsidio de natal para o estado em prol do país?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

:)

por amon_CALD » 11/5/2010 3:01

O povo está embobinado por estes lobos que sempre foram da mesma cor que eu tenha conhecimento, ora laranja , ora vermelhos! E foram sempre estes lobos a governar o país! Escondem-se atrás das giestas, à espera do assalto às ovelhas que se empurram umas às outras! Que grande armadilha espera às ovelhas, que muito embora o lobo, com sorte agarra uma, mas quem as come sempre é o pastor atento (o capital, os bancos, os feudalistas chamem-lhe como quiserem, eles sim mudam o nome como um artista)

Quantos de vós gostariam de ter o escudo de volta?

Estou certo, há juros a pagar, há juros a suportar, é melhor dinheiro fácil, barato, e que não seja muito cara a taxa! Todos queremos manter a nossa vida fácil!
Quem lembraria quem empresta o coco está a promover que o outro sofra de amnesia de os produzir?

Quantos de vós estaria disposta trabalhar no campo, regressar as aldeias cultivar o terreno que encontra cheio de silvas ou mato?

Quantos de vós estaria disposto, abdicar de carro, casa, telemóvel, internet, tvcabo, futebol, etc?

Quantos de vós estariam dispostos a votar em branco a esta classe política?

Quantos de vós estaria disposto a gerir melhor os recursos no local de trabalho, seja ele privado ou publico?

Quantos de vós já pensaram, em distinguir o essencial do acessório, da flor do fruto, das prioridades do secundário, do objectivo do subjectivo, do céu ou do inferno...? estamos na terra!

Quantos de vós estão dispostos a fazer sacrificios pelos outros, sacrificios em vós mesmos?

Quantos de vós pensaram que os direitos implica deveres e vice-versa?

Quantos de vós estiveram ao sol em tempo de sol e querem estar ao sol em tempo de chuva?

Digam lá digam lá no vosso intimo... que tocar no nosso umbigo dói!

Registado: 4/7/2005 20:22

por moppie85 » 11/5/2010 2:31

MarcoAntonio Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:E voces a dar no mesmo, daqui a pouco a culpa do deficit e de que quem trabalha no sector privado não?

A maior parte do déficit vai parar aos privados.

O dinheiro que o Estado gasta não se evapora no nada. Portanto, consulta um Orçamento de Estado, verifica as várias parcelas da Despesa e conclui por ti quem é que recebe a maior parte do dinheiro que o Estado gasta...

Quanto à "culpa", a culpa em primeira instância é de quem gere/decide. Em última instância é de todos nós!

Lion_Heart Escreveu:Aqui empresa que da prejuizo fecha.

Menos as que vivem subsidiadas pelo Estado. E as que vivem da prestação de serviços e venda de bens ao Estado. E as que vivem da venda de bens e prestação de serviços a empresas ou individuos que vivem da prestação de bens ou serviços ao Estado ou da subsidiação pelo Estado.

Lion, as empresas privadas não vivem num mundo à parte.

Como é óbvio!
E esqueceste-te daquelas que não trabalhando para o estado, têm o estado a apoiar com subsidios ou com isenção de pagamentos à segurança social (p.e.).

edit: os subsidios que me refiro ali são aos "estágios" que são em grande parte subsidiados pelo estado.

Registado: 15/4/2008 14:12

Re: :)

por moppie85 » 11/5/2010 2:26

amon_CALD Escreveu:Eu sou professor no quadro, mas tive que aceitar vagas em ilhas, horários incompletos, longe da família. Com encargos mensais de aluguer, deslocações, alimentação, etc. Trabalho típico dos ciganos, mas tive que me privar de outras regalias que outros não se privaram. Tive colegas que só concorriam para determinadas zonas, porque sabiam que se não apanhassem escola nesse ano tinham o subsidio de desemprego que era mais compensador. Essa é a realidade nua e crua!

Ninguém quer carregar a cruz apenas querem dizer "ai.. ai... a culpa é deste ou daquele ". Hoje vejo colegas contratados, em situação de emprego precário, mas pergunto quantos colegas novos fazem greves ou lutas pelas conquistas que esta classe fez pós 25 Abril?

E se a culpa fosse de quase todos nós, que esquecemos os sacrificios que fizeram as gerações mais velhas, esses sim privados de tudo.

Pós 25 abril, há escola para todos, o que acontece? Em 36 anos, promovemos modelos europeus em tudo, importamos estudos estrangeiros, produtos estrangeiros, citamos sempre o estrangeiro como exemplo, arrancamos as raízes, matamos o rei velho para colocar o rei novo. Foi dada a oportunidade aos portugueses de se afirmarem como portugueses, ninguém se lembrou daquilo que nos liga a todos, das nossas virtudes e das nossos defeitos, apenas tentamos negar o passado cheio de privações e contrariedades, destruindo tudo do passado. Hoje temos uma educação em ruptura, porque foi questionada sempre com modelos estrangeiros, tipicos das culturas ditas desenvolvidas sem uma produção visivel ao nível e contexto do país!

Fala-se em problema de competividade neste país porque será? Como é possível competir se partilhamos modelos iguais, visões importadas, tecnologia importada, ideias geniais onde outros são geniais? O valor e riqueza de um estado está na capacidade de ser diferente relativamente aos outros, e na sua capacidade de impingir a sua natureza a outros estados, tratar de promover as nossas virtudes, e corrigir os defeitos.

Sempre fui educado, que para não olhar para a casa dos outros, mas olhar para a minha, sempre fui educado que tudo deve ser conquistado, e não dado, sempre fui educado para gastar em função das minhas possibilidades, sempre fui educado, para comer uma semente hoje e guardar outra para amanha, sempre fui educado, que a natureza tem uma primavera e um outono, sempre fui educado, para seguir o meu caminho e não o caminho das ovelhas empurrando-se umas às outras com medo de serem comidas.

A verdade é que vejo que neste forum, raros são aqueles, que produzem ideias malucas, fora do que está escrito em todo o lado nos noticiários, internet, etc. Este fórum é a imagem deste país que pelos vistos também sou actor. Raros são aqueles que produzem algo novo que possa cativar, nem que seja uma pincelada nova, diferente à corrente de todos os artistas! Mas sabem o pintor que se destaca é sempre aquele que corta com todas as correntes, e dá uma pincelada nas dos outros, e finge ser sua a arte!

Uma caracteristica do português sempre foi a do olhar para o umbigo do vizinho e dizer que é melhor do que o dele.

Tomara eu que este forum fosse a imagem do país... É que ao menos discutia-se e trocava-se ideias e opiniões, que é exactamente o que não se passa no país.

Reparaste no noticiário de hoje? Aumento de impostos: 5min; benfica campeão: 10min; selecção nacional 30min mais os especiais todos da SICN e da RTPN.
Vê lá se alguém se deu ao trabalho de discutir o que quer que seja? Vê as entrevistas que são feitas aos nossos políticos, em que os politicos aldrabam com quantos dentes têm na boca e a comunicação social não é capaz de questionar. Hoje foi o outro do PS (acho q era o Augusto Santos Silva) a dizer que se houver aumentos de impostos não se trata de faltar às promessas eleitorasi. E a comunicação social engole isto. Não vi um único comentário sobre o assunto. Se fosse outro país qualquer ele não teria coragem de afirmar uma barbaridade destas. (não é nada pessoal contra o PS, os gajos dos outros partidos eram capazes de fazer o mesmo).

Outra noticia de hoje: "Bolsa bate RECORD de subida num só dia". Esqueceram-se que esta subida "record" mal deu para cobrir as perdas da última semana. Referem este facto como se o problema estivesse mais que ultrapassado e que de um dia para o outro o deficit, as dividas e os malvados dos especuladores (que ng se deu ao trabalho de explicar que os especuladores não passa dos intervenientes do mercado) etc tivessem esfumado.

Por outro lado, quanto à pincelada de artista, é preciso criar-se condições para isso. E, infelizmente, neste país poucas são as condições para haver pinceladas. Se quiseres fazer pinceladas de génio tens de sair do país.
Editado pela última vez por moppie85 em 11/5/2010 2:37, num total de 1 vez.

por MarcoAntonio » 11/5/2010 2:23

Lion_Heart Escreveu:E voces a dar no mesmo, daqui a pouco a culpa do deficit e de que quem trabalha no sector privado não?

A maior parte do déficit vai parar aos privados.

O dinheiro que o Estado gasta não se evapora no nada. Portanto, consulta um Orçamento de Estado, verifica as várias parcelas da Despesa e conclui por ti quem é que recebe a maior parte do dinheiro que o Estado gasta...

Quanto à "culpa", a culpa em primeira instância é de quem gere/decide. Em última instância é de todos nós!

Lion_Heart Escreveu:Aqui empresa que da prejuizo fecha.

Menos as que vivem subsidiadas pelo Estado. E as que vivem da prestação de serviços e venda de bens ao Estado. E as que vivem da venda de bens e prestação de serviços a empresas ou individuos que vivem da prestação de bens ou serviços ao Estado ou da subsidiação pelo Estado.

Lion, as empresas privadas não vivem num mundo à parte.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por moppie85 » 11/5/2010 2:14

Mcmad Escreveu:Isto surreal discutir. São por demais evidentes as diferenças entre público e privado! Só não vê quem está no sistema ou está de alguma forma ligado a ele!

Ninguém está a dizer que não há diferenças.

Estou é a afirmar que não é "um mar de rosas" e que os privados não são umas vitimas dos funcionários públicos.

E eu nem sou uma coisa nem outra e graças a deus poderei optar qual delas quero fazer (o que não há mtos que possam).
Editado pela última vez por moppie85 em 11/5/2010 2:27, num total de 1 vez.

por moppie85 » 11/5/2010 2:12

Aqui empresa que da prejuizo fecha.

E empresa que tem receitas e declara prejuizos ou "receita zero" por via da fuga aos impostos. Também fecha?

por moppie85 » 11/5/2010 2:10

mais_um Escreveu:
moppie85 Escreveu:
mais_um Escreveu:
moppie85 Escreveu:
mais_um Escreveu:
moppie85 Escreveu:
mais_um Escreveu:Do que eu conheço da legislação e com quem trabalhei durante muitos anos tiro as seguintes conclusões:

As grandes vantagens de ser funcionário publico:

Emprego garantido e pouco exigente.

A grande desvantagem:

Está limitado nos seus rendimentos (se for honesto).

Atenção que há algumas classes dentro da função publica que são beneficiadas neste aspecto, como por exemplo os médicos.

A questão das reformas e ADSE já foi em tempos uma mais valia muito importante, mas para os que entram actualmente na FP já não é.

Os médicos?
És capaz de explicar?

Sim, há determinadas categorias profissionais que podem trabalhar no Estado e no sector privado simultaneamente, os médicos são uma delas, assim como os professores.

Assim como os outros todos.
O meu pai trabalhava na Camara e era TOC.

Não, um continuo no Estado cumpre 7 horas, depois vai ser continuo onde?

Quando eu referi os medicos e professores é porque estes legalmente podem exercer a mesma actividade fora do Estado, até porque podem ter horario que os permitam fazer isso.

Não são os únicos que o podem fazer. Incluindo continuas (que o fazem por vezes) e jardineiros (o jardineiro que tratava do jardim da minha avó, era contratado por uma empresa privada para fazer jardinagem privada), logo o que afirmas não corresponde totalmente à verdade.

Tu até podes não dormir e trabalhar 7 horas numa repartição e depois ires fazer uma perninha como barmen e chegas a casa ainda podes fazer traduções!

Para já como funcionário publico ( e privado) só podes exercer a fazer o mesmo fora da tua entidade patronal com autorização da mesma, sendo motivo para despedimento com justa causa. No caso dos Medicos, eles tem essa opção ao ficarem com trabalho a tempo parcial no Estado, não me parece que o continuo tenha essa possibilidade, por exemplo....

Ainda não vi nenhum que me tivesse dito que tenha tentado e lhe tenha sido negado.
Além disso esse tipo de part-times a maior parte das vezes é feita "à socapa" sem qualquer declaração nem descontos.

por moppie85 » 11/5/2010 2:08

mais_um Escreveu:
moppie85 Escreveu:
mais_um Escreveu:A minha opinião:
moppie85 Escreveu:Se de facto os Privados têm menos regalias e tb estão a perder dinheiro ao longo dos últimos anos, porque será que é tão raro um quadro médio do privado despedir-se para gozar as regalias na FP?

Por vários motivos, as vagas são limitadas e normalmente estão "reservadas" para amigos, familiares e membros do partido.

Pergunta isso ao Artista que trabalha para a FP há 13 anos e está todos os anos a "renovar" o contrato. E como o Artista há outros milhentos. Não é "toda" a função pública que tem essa sorte. Tal como não são todos os privados que são precários.

Se bem me lembro o caso do Artista é mais por opção dele, é professor sem habilitações profissionais, certo?

E o facto de trabalhares para o Estado não faz de ti um FP, há muitos que o fazem a recibos verdes e não são FP, não é desses qeu estamos a falar, acho.

Se calhar é porque não existem. Não existe nenhum estudo/estatistica que inclua a fuga aos impostos dessas empresas nem as "benesses" oferecidos pelas empresas (carros, telemoveis, etc).

Deves pensar que toda a gente que trabalha no sector privado tem telemovel e carro, não? Também conheço funcionários publicos que tem carro e telemovel do estado.
E mesmo dos que tem carro e telemovel das empresas não são todos "à grande", há muitos que tem limitações no uso desses "beneficios".

Como o Marco António referiu, nos últimos 10 anos a FP perdeu cerca de 8-9% do poder de compra, ou seja, mesmo contando com esse "aumento eleitoral" a fp perdeu, de forma real, 9% do seu vencimento (e aqui não há fugas de impostos e pagamentos em $$ por baixo da mesa).

Certo, até dou de barato que as contas do Marco estão correctas mas há uma coisa que está esquecida nessas contas, chama-se progressão na carreira, que até à bem pouco tempo era automatica (não sei se ainda é) e que representa valores muito significativos. É certo que na legislatura anterior o Socrates congelou essas progressões durante algum tempo, por causa do defice.

Por vários motivos, as vagas são limitadas e normalmente estão "reservadas" para amigos, familiares e membros do partido.

Também é verdade nos privados.
EDPs, RENs, etc., etc. (estes são os privados que agora andam mais na "ribalta", porque de certeza que tens outros.

Além disso na empresa quem tem a "faca e o queijo" na mão é o patrão que escolhe quem quiser e se tiver um "primo", "amigo", "enteado", tens a mesma sorte que no público.
O que é vergonhoso é que no público supostamente não deveria haver compadrios e há.

Se bem me lembro o caso do Artista é mais por opção dele, é professor sem habilitações profissionais, certo?

E o facto de trabalhares para o Estado não faz de ti um FP, há muitos que o fazem a recibos verdes e não são FP, não é desses qeu estamos a falar, acho.

Não é por opção dele. Duvide que alguém queira ser "precário" durante 13 anos.

Essa do "há muitos que não são FP" tem piada! Então quem é que lhes paga o ordenado todos os meses?! São funcionários públicos precários (como todos os professsores contratados e quejandos).

Deves pensar que toda a gente que trabalha no sector privado tem telemovel e carro, não? Também conheço funcionários publicos que tem carro e telemovel do estado.
E mesmo dos que tem carro e telemovel das empresas não são todos "à grande", há muitos que tem limitações no uso desses "beneficios".

E que funcionários públicos é que os têm?
É que vendo assim de repente só as chefias e os políticos é que os têm. Eu n vejo médicos, professoers, varredores, etc etc. a andar no carro da empresa.

Por outro lado, o meu pai qd trabalhou para uma companhia de seguros, tinha carro (que era trocado com alguma regularidade) e gasolina à borla (na altura ainda não havia telemóveis) e seguro de vida, de acidentes pessoais e o do carro (como é natural, visto que era da companhia). Os que estavam em Lx (na sede) ainda tinham mais - descontos nas refeições, bilhetes para concertos e exposições, etc, etc. E não vou falar nos descontos na subscrição de seguros.

Certo, até dou de barato que as contas do Marco estão correctas mas há uma coisa que está esquecida nessas contas, chama-se progressão na carreira, que até à bem pouco tempo era automatica (não sei se ainda é) e que representa valores muito significativos. É certo que na legislatura anterior o Socrates congelou essas progressões durante algum tempo, por causa do defice.

Isso não é inteiramente verdade.
Podes ver o caso do artista, que ainda nem sequer entrou no quadro ao fim de 13 anos.
Para ajudar, isso trata-se de uma generalização do caso dos professores (que verdade seja dita não corresponde totalmente à verdade, uma vez que o que se tratou não foi de avaliar mas travar o avanço na carreira - mas isso dava para outro tópico), para outras carreiras. Ou pensas que todos os médicos chegam a Chefe de Departamento? Ou Chefe de Serviço? É que para haver novo chefe de serviço ou de departamento é preciso o que lá está se reformar - e isso é que é o "topo" da carreira médica.

E estás a esquecer-te de uma coisa, o Sócas não apenas congelou a "progressão" na carreira como deixou de contar esses anos como anos de trabalho - ou seja uma pessoa que tenha trabalhado 30 anos a contar com esses 1,5 anos de congelamento, tem na realidade 28,5 anos de carreira. Se fosse apenas o congelamento de carreiras e ordenado, mas ao menos contassem com o tempo de trabalho para a reforma... mas nem isso!

Grande confusão que vai para ai!

Estou a comparar o que é comparavel, FP efectivos(a esmagadora maioria) com sector privado efectivo!

Olha que eu não sei se será a "esmagadora maioria" como afirmas.
E tirando o exemplo do Artista, tudo o que disse ali, aplica-se aos efectivos da FP (pelo menos da rápida leitura que refiz).

:)

por amon_CALD » 11/5/2010 2:05

Eu sou professor no quadro, mas tive que aceitar vagas em ilhas, horários incompletos, longe da família. Com encargos mensais de aluguer, deslocações, alimentação, etc. Trabalho típico dos ciganos, mas tive que me privar de outras regalias que outros não se privaram. Tive colegas que só concorriam para determinadas zonas, porque sabiam que se não apanhassem escola nesse ano tinham o subsidio de desemprego que era mais compensador. Essa é a realidade nua e crua!

Ninguém quer carregar a cruz apenas querem dizer "ai.. ai... a culpa é deste ou daquele ". Hoje vejo colegas contratados, em situação de emprego precário, mas pergunto quantos colegas novos fazem greves ou lutas pelas conquistas que esta classe fez pós 25 Abril?

E se a culpa fosse de quase todos nós, que esquecemos os sacrificios que fizeram as gerações mais velhas, esses sim privados de tudo.

Pós 25 abril, há escola para todos, o que acontece? Em 36 anos, promovemos modelos europeus em tudo, importamos estudos estrangeiros, produtos estrangeiros, citamos sempre o estrangeiro como exemplo, arrancamos as raízes, matamos o rei velho para colocar o rei novo. Foi dada a oportunidade aos portugueses de se afirmarem como portugueses, ninguém se lembrou daquilo que nos liga a todos, das nossas virtudes e das nossos defeitos, apenas tentamos negar o passado cheio de privações e contrariedades, destruindo tudo do passado. Hoje temos uma educação em ruptura, porque foi questionada sempre com modelos estrangeiros, tipicos das culturas ditas desenvolvidas sem uma produção visivel ao nível e contexto do país!

Fala-se em problema de competividade neste país porque será? Como é possível competir se partilhamos modelos iguais, visões importadas, tecnologia importada, ideias geniais onde outros são geniais? O valor e riqueza de um estado está na capacidade de ser diferente relativamente aos outros, e na sua capacidade de impingir a sua natureza a outros estados, tratar de promover as nossas virtudes, e corrigir os defeitos.

Sempre fui educado, que para não olhar para a casa dos outros, mas olhar para a minha, sempre fui educado que tudo deve ser conquistado, e não dado, sempre fui educado para gastar em função das minhas possibilidades, sempre fui educado, para comer uma semente hoje e guardar outra para amanha, sempre fui educado, que a natureza tem uma primavera e um outono, sempre fui educado, para seguir o meu caminho e não o caminho das ovelhas empurrando-se umas às outras com medo de serem comidas.

A verdade é que vejo que neste forum, raros são aqueles, que produzem ideias malucas, fora do que está escrito em todo o lado nos noticiários, internet, etc. Este fórum é a imagem deste país que pelos vistos também sou actor. Raros são aqueles que produzem algo novo que possa cativar, nem que seja uma pincelada nova, diferente à corrente de todos os artistas! Mas sabem o pintor que se destaca é sempre aquele que corta com todas as correntes, e dá uma pincelada nas dos outros, e finge ser sua a arte!

Registado: 4/7/2005 20:22

por Lion_Heart » 11/5/2010 2:03

E voces a dar no mesmo, daqui a pouco a culpa do deficit e de que quem trabalha no sector privado não?

Aqui empresa que da prejuizo fecha.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por artista_ » 11/5/2010 1:59

mais_um Escreveu:Estou a comparar o que é comparavel, FP efectivos(a esmagadora maioria) com sector privado efectivo!

Cada vez uma maioria menor e mais mal paga... mas continuem a "bater no ceguinho" que é por ai que o país avança... para trás!

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 11/5/2010 1:56

mais_um Escreveu:Sei como era no meu tempo e pelos vistos não me enganei, como é obvio só assinas contrato se tiveres colocação.

Pois mas isso vinha de trás, onde dizias que eu fazia isso por opção... a realidade é que não tenho opção! :)

Mas, reafirmo, não me estou a queixar, apenas custa ver escritas barbaridades sobre coisas que conhecemos bem e que nos tocam directamente! :wink:

mais_um Escreveu:Epá, onde eu escrevi que era um mar de rosas ser professor contratado (ou FP)?

A expressão é tua, está na página anterior... devias ter mais cuidado, sobretudo quando "metes" uns milhares de pessoas todas no mesmo "saco"! Ou tu gostaria que escrevessem isso sobre a tua profissão ou sector em que trabalhas?! Faz assim, quando criticares ou escreveres algo negativo pensa o que sentirias se o escrevessem sobre ti, ou sobre o que fazes!

mais_um Escreveu:Emprego garantido e pouco exigente.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por mais_um » 11/5/2010 1:51

moppie85 Escreveu:
mais_um Escreveu:
moppie85 Escreveu:
mais_um Escreveu:
moppie85 Escreveu:
mais_um Escreveu:Do que eu conheço da legislação e com quem trabalhei durante muitos anos tiro as seguintes conclusões:

A grande desvantagem:

Atenção que há algumas classes dentro da função publica que são beneficiadas neste aspecto, como por exemplo os médicos.

A questão das reformas e ADSE já foi em tempos uma mais valia muito importante, mas para os que entram actualmente na FP já não é.

Os médicos?
És capaz de explicar?

Sim, há determinadas categorias profissionais que podem trabalhar no Estado e no sector privado simultaneamente, os médicos são uma delas, assim como os professores.

Quando eu referi os medicos e professores é porque estes legalmente podem exercer a mesma actividade fora do Estado, até porque podem ter horario que os permitam fazer isso.

Não são os únicos que o podem fazer. Incluindo continuas (que o fazem por vezes) e jardineiros (o jardineiro que tratava do jardim da minha avó, era contratado por uma empresa privada para fazer jardinagem privada), logo o que afirmas não corresponde totalmente à verdade.

Tu até podes não dormir e trabalhar 7 horas numa repartição e depois ires fazer uma perninha como barmen e chegas a casa ainda podes fazer traduções!

Para já como funcionário publico ( e privado) só podes exercer a fazer o mesmo fora da tua entidade patronal com autorização da mesma, sendo motivo para despedimento com justa causa. No caso dos Medicos, eles tem essa opção ao ficarem com trabalho a tempo parcial no Estado, não me parece que o continuo tenha essa possibilidade, por exemplo....
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mais_um » 11/5/2010 1:45

moppie85 Escreveu:
moppie85 Escreveu:Se de facto os Privados têm menos regalias e tb estão a perder dinheiro ao longo dos últimos anos, porque será que é tão raro um quadro médio do privado despedir-se para gozar as regalias na FP?

Pergunta isso ao Artista que trabalha para a FP há 13 anos e está todos os anos a "renovar" o contrato. E como o Artista há outros milhentos. Não é "toda" a função pública que tem essa sorte. Tal como não são todos os privados que são precários.

Se calhar é porque não existem. Não existe nenhum estudo/estatistica que inclua a fuga aos impostos dessas empresas nem as "benesses" oferecidos pelas empresas (carros, telemoveis, etc).

Como o Marco António referiu, nos últimos 10 anos a FP perdeu cerca de 8-9% do poder de compra, ou seja, mesmo contando com esse "aumento eleitoral" a fp perdeu, de forma real, 9% do seu vencimento (e aqui não há fugas de impostos e pagamentos em $$ por baixo da mesa).

EDPs, RENs, etc., etc. (estes são os privados que agora andam mais na "ribalta", porque de certeza que tens outros.

Além disso na empresa quem tem a "faca e o queijo" na mão é o patrão que escolhe quem quiser e se tiver um "primo", "amigo", "enteado", tens a mesma sorte que no público.
O que é vergonhoso é que no público supostamente não deveria haver compadrios e há.

Essa do "há muitos que não são FP" tem piada! Então quem é que lhes paga o ordenado todos os meses?! São funcionários públicos precários (como todos os professsores contratados e quejandos).

É que vendo assim de repente só as chefias e os políticos é que os têm. Eu n vejo médicos, professoers, varredores, etc etc. a andar no carro da empresa.

Por outro lado, o meu pai qd trabalhou para uma companhia de seguros, tinha carro (que era trocado com alguma regularidade) e gasolina à borla (na altura ainda não havia telemóveis) e seguro de vida, de acidentes pessoais e o do carro (como é natural, visto que era da companhia). Os que estavam em Lx (na sede) ainda tinham mais - descontos nas refeições, bilhetes para concertos e exposições, etc, etc. E não vou falar nos descontos na subscrição de seguros.

Podes ver o caso do artista, que ainda nem sequer entrou no quadro ao fim de 13 anos.
Para ajudar, isso trata-se de uma generalização do caso dos professores (que verdade seja dita não corresponde totalmente à verdade, uma vez que o que se tratou não foi de avaliar mas travar o avanço na carreira - mas isso dava para outro tópico), para outras carreiras. Ou pensas que todos os médicos chegam a Chefe de Departamento? Ou Chefe de Serviço? É que para haver novo chefe de serviço ou de departamento é preciso o que lá está se reformar - e isso é que é o "topo" da carreira médica.

E estás a esquecer-te de uma coisa, o Sócas não apenas congelou a "progressão" na carreira como deixou de contar esses anos como anos de trabalho - ou seja uma pessoa que tenha trabalhado 30 anos a contar com esses 1,5 anos de congelamento, tem na realidade 28,5 anos de carreira. Se fosse apenas o congelamento de carreiras e ordenado, mas ao menos contassem com o tempo de trabalho para a reforma... mas nem isso!

Grande confusão que vai para ai!

Estou a comparar o que é comparavel, FP efectivos(a esmagadora maioria) com sector privado efectivo!
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por moppie85 » 11/5/2010 1:41

mais_um Escreveu:
moppie85 Escreveu:
mais_um Escreveu:
moppie85 Escreveu:

A grande desvantagem:

Os médicos?
És capaz de explicar?

por mais_um » 11/5/2010 1:41

artista Escreveu:
mais_um Escreveu:Não , não contraria, tu não estás efectivo na função publica, assinas um contrato todos os anos, certo?

Engraçado que tu nem sabes mesmo como isto funciona, pensava que sabias...

Eu assino um contrato, se arranjar um lugar, se não houver lugar simplesmente não assino, fico fora ou com um horário reduzido... há 2 anos estive o ano inteiro com um horário a meio tempo (ganhava 440 euros por mês), o ano passado estive em 3 escolas e mesmo assim no ano completo tive quase 3 meses em que só ganhei 280 euros por mês... este ano estou em duas escolas mas a soma das horas não dá uma horário completo mas também já não dá para completar porque faltam poucas...

Sei como era no meu tempo e pelos vistos não me enganei, como é obvio só assinas contrato se tiveres colocação.

mais_um Escreveu:Tu conhecias as regras, fizeste uma opção, tinhas alternativa, já podias estar efectivo mas pesaste os pros e contras e decidiste da forma que era mais favoravel aos teus interesses.

Mas se não concordares, continuamos amigos como dantes! :mrgreen:

Exacto, só que as regras de que falas e as opções que eu tinha não eram propriamente o "mar de rosas" que tu e muitos querem fazer crer!

Epá, onde eu escrevi que era um mar de rosas ser professor contratado (ou FP)? :roll:
Editado pela última vez por mais_um em 11/5/2010 1:41, num total de 1 vez.

por moppie85 » 11/5/2010 1:35

por artista_ » 11/5/2010 1:34

MarcoAntonio Escreveu:No fundo, nesta "guerrinha" privados versus funcionários públicos reflecte-se um dos problemas essenciais do nosso país, esta mesquinhez que nos amanha, ao género de puxa a brasa para aqui e para acolá perdendo-se a noção do global.

Quanto a mim aqui é que está o cerne da questão...

MarcoAntonio Escreveu:Eu, como já disse noutros tópicos, torço (embora com grandes reservas) para que esta crise sirva para nos impulsionar para o cultivo de uma nova mentalidade. Seria do mais positivo que daqui poderiamos tirar e mil vezes mais importante que a política de aumentos salariais ou de impostos especiais para o ano x ou y...

E aqui também... ia dizer que acrescentava a palavra "grande" quando falas em "reservas" mas afinal já a colocaste! :|

abraços

artista

por mais_um » 11/5/2010 1:34

moppie85 Escreveu:
mais_um Escreveu:
moppie85 Escreveu:

A grande desvantagem:

Os médicos?
És capaz de explicar?

por mais_um » 11/5/2010 1:28

MarcoAntonio Escreveu:Tanto quanto sei, a progressão na carreira tem estado virtualmente congelada na Função Pública (ou pelo menos em parte dela).

O unico governo que congelou a progressão foi o Socrates, durante algum tempo, penso que foi durante 3 anos. Nem a MFL o fez no tempo do Durão.

Actualmente não sei se está ou não congelado, mas antes do PEC não estava, porque a minha irmã comentou esse receio se o PEC fosse aprovado.

Aqui não tenho o quadro completo, mas sei que há muitos funcionários públicos que estão praticamente no mesmo ponto que estavam há 10 anos atrás e que tiveram realmente redução de salários.

Depende dos escalões onde estavam, é provavel que tenha acontecido.

Em todo o caso, o ponto não é assim tão relevante dado que é uma questão de natureza rotacional (os diversos pontos da carreira não vão sendo eliminados, outros individuos vão entrando para a função pública e ocupando esses níveis da carreira sendo que estarão a receber em termos reais menos xis % do que o que se recebia há 10 anos atrás).

Não é bem assim, o facto de subirem de escalão não quer dizer que entrem pessoas para os substituirem, por exemplo as escolas, tens os professores que iam subindo de escalão e não é por isso que entravam novos professores a não ser que se reformassem.

por artista_ » 11/5/2010 1:27

mais_um Escreveu:Não , não contraria, tu não estás efectivo na função publica, assinas um contrato todos os anos, certo?

Engraçado que tu nem sabes mesmo como isto funciona, pensava que sabias...

Eu assino um contrato, se arranjar um lugar, se não houver lugar simplesmente não assino, fico fora ou com um horário reduzido... há 2 anos estive o ano inteiro com um horário a meio tempo (ganhava 440 euros por mês), o ano passado estive em 3 escolas e mesmo assim no ano completo tive quase 3 meses em que só ganhei 280 euros por mês... este ano estou em duas escolas mas a soma das horas não dá uma horário completo mas também já não dá para completar porque faltam poucas...

mais_um Escreveu:Tu conhecias as regras, fizeste uma opção, tinhas alternativa, já podias estar efectivo mas pesaste os pros e contras e decidiste da forma que era mais favoravel aos teus interesses.

Exacto, só que as regras de que falas e as opções que eu tinha não eram propriamente o "mar de rosas" que tu e muitos querem fazer crer!

E mesmo assim nada me garantia que actualmente já estivesse efectivo, tinha apenas mais probabilidades de estar, teria mais tempo de serviço com toda a certeza... os meus rendimentos tinham sido inferiores e tinha passado anos de maior sacrificio pessoal e financeiro!

abraço

artista

por moppie85 » 11/5/2010 1:18

mais_um Escreveu:
moppie85 Escreveu:

A grande desvantagem:

Os médicos?
És capaz de explicar?

por MarcoAntonio » 11/5/2010 1:16

mais_um Escreveu:Certo, até dou de barato que as contas do Marco estão correctas mas há uma coisa que está esquecida nessas contas, chama-se progressão na carreira, que até à bem pouco tempo era automatica (não sei se ainda é) e que representa valores muito significativos. É certo que na legislatura anterior o Socrates congelou essas progressões durante algum tempo, por causa do defice.

Tanto quanto sei, a progressão na carreira tem estado virtualmente congelada na Função Pública (ou pelo menos em parte dela). Aqui não tenho o quadro completo, mas sei que há muitos funcionários públicos que estão praticamente no mesmo ponto que estavam há 10 anos atrás e que tiveram realmente redução de salários.

Em todo o caso, o ponto não é assim tão relevante dado que é uma questão de natureza rotacional (os diversos pontos da carreira não vão sendo eliminados, outros individuos vão entrando para a função pública e ocupando esses níveis da carreira sendo que estarão a receber em termos reais menos xis % do que o que se recebia há 10 anos atrás).

Também não é totalmente irrelevante, uma vez que a progressão da carreira pode efectivamente apresentar um ritmo e padrão inadequado. Contudo isso está por estabelecer (pelo menos neste tópico e para o período mencionado) e tanto quanto sei e tanto quanto me tem sido dado a ver, esse foi mesmo outro dos grandes travões aplicado pelos (vários) Governos nos últimos anos.

E que fique claro, eu não sou nem pró nem contra os FPs (ou os privados) nem tão pouco estou a defender que uns ou outros estejam francamente melhores. Isso não estão nem sequer implícito em nada do que eu disse até aqui. Eu apenas coloco a debate pontos que tendem a ser esquecidos pelos privados nestas discussões e contrabalançam no cenário altamente desiquilibrado que tendem a apresentar como se os FPs fossem uns previligiados que nunca sofrem nada e só têm regalias. E nada mais do que isso...

É a este título que coloco listagens com aumentos salariais de uma data de anos contra a menção discricionária de um único ano (que foi uma excepção) ou que refiro as diferentes filosofias de remuneração entre o privado e o estado que no fundo todos sabem (de tão banais que já são) mas que tendem a ser esquecidos nestes debates.

Quanto aos individuos, é tudo feito da mesma massa genética. Os FPs são tão insensíveis aos problemas e dificuldades dos privados quanto os privados aos problemas e dificuldades dos FPs e uns e outros têm (por norma) um conhecimento limitado da realidade dos outros, não se coibindo contudo (por norma) de mandar as suas postas de pescada...

No fundo, nesta "guerrinha" privados versus funcionários públicos reflecte-se um dos problemas essenciais do nosso país, esta mesquinhez que nos amanha, ao género de puxa a brasa para aqui e para acolá perdendo-se a noção do global.

Eu, como já disse noutros tópicos, torço (embora com grandes reservas) para que esta crise sirva para nos impulsionar para o cultivo de uma nova mentalidade. Seria do mais positivo que daqui poderiamos tirar e mil vezes mais importante que a política de aumentos salariais ou de impostos especiais para o ano x ou y...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por mais_um » 11/5/2010 1:12

artista Escreveu:
mais_um Escreveu:
artista Escreveu:
mais_um Escreveu:Se bem me lembro o caso do Artista é mais por opção dele, é professor sem habilitações profissionais, certo?

Errado. Tenho habilitações profissionais há 2 anos, e não tive antes porque tinha de ter um contrato anual (e não de substituição) para fazer a profissionalização... coisa que nos primeiros anos se revelava impossível, a não ser que fosse mais um dos que não se importava de andar com a casa às costas e ir pelo país fora onde houvesse um lugar... são opções, eu preferi esperar uns anos, voltaria a fazer o mesmo, outros preferem sacrificar os primeiros anos!!

artista

Ok, estava enganado no caso das habilitações mas certo no caso de ser opção tua.. :mrgreen:

Errado novamente... eu não tenho opção de ter este tipo de contratos ou situação, a única opção que faço é entre ir para longe com um horário melhor mas afastando-me da família e aumentando significativamente as minhas despesas (na prática actualmente significaria menos rendimentos) ou ficar aqui com horários mais complicados (quase sempre em mais do que uma escola e muitas vezes não completos) mas ficando perto dos meus e não tendo tantas despesas...

O que contraria o que disseste lá atrás, sobre os empregos seguros...

Não , não contraria, tu não estás efectivo na função publica, assinas um contrato todos os anos, certo?

Sobre o motivos porque estás nessa situação pareceu-me claros e passo a transcrever:

são opções, eu preferi esperar uns anos, voltaria a fazer o mesmo, outros preferem sacrificar os primeiros anos!!

Tu conhecias as regras, fizeste uma opção, tinhas alternativa, já podias estar efectivo mas pesaste os pros e contras e decidiste da forma que era mais favoravel aos teus interesses.

por mais_um » 11/5/2010 1:06

artista Escreveu:

Então o problema não é bem os funcionário público, é mais os interesses partidários...

Já agora, esse tipo de "reservas" não existe no privado!? ... e de que maneira!! :)

Não diga que não exista, mas depende do tipo de empresa que estamos a falar, se considerares que as PME são o grosso dos postos de trabalho do sector privado (espero não estar errado) ninguém vai empregar alguém se não corresponder às necessidades, estarias a dar um tiro no pé, eu nunca o fiz quando tive essa responsabilidade.

artista Escreveu:
mais_um Escreveu:Deves pensar que toda a gente que trabalha no sector privado tem telemovel e carro, não? Também conheço funcionários publicos que tem carro e telemovel do estado.

Mas tens dúvidas que esse tipo de beneficio existe muito mais no privado que no público?! eu não tenho :)

Há muita gente que tem esse "beneficio" por necessidade de trabalho, comerciais, tecnicos, etc.... Depois há quem tenha por regalia do cargo que ocupa, tal como na função publica.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 86 visitantes