Análise Técnica é uma tolice
Hehehe...Tanta parra e tão pouco uva...
Sim senhor,é uma opinião e tem de ser respeitada. Cada um utiliza a ferramenta que quiser ou nem utiliza nada .Diz respeito a cada um...
Eu não sendo um "Analista Técnico" ( não é a minha profissão , nem é o que me define ), não me toco. Mas é feio chamar tolos aos outros , naquilo que os define ou é a sua profissão .
É o mesmo que dizer que há milhões de trabalhadores , há sempre um ou outro que é rico , mas isso é aleatório . Se um individuo que utiliza AT como ferramenta e consegue extrair lucros daí, com consistencia, vão os Mercados pra cima ou pra baixo...então não é aleatório. É mérito.
É tolo quem rejeita à partida algo que não conhece. Como tu até dizes que conheces a ferramenta, é apenas falta de educação chamar nomes a quem entra/ experimenta AT . Não nascemos todos ensinados e se aprendemos AT e conseguimos ser bons e retirar dividendos daí, então não somos tolos. Somos mais ricos na nossa tarefa de investidores/especuladores.
Resumindo, naturalmente que podes encarar a AT como uma tolice. Porque não a dominas, porque a dominas mas não a sabes aplicar ou porque a dominas, sabes aplicá-la , mas não obtens resultados .
Não podes é estar a generalizar com base na tua experiência própria.
Um abraço ,
The Mechanic
Análise Técnica é uma tolice
Sim senhor,é uma opinião e tem de ser respeitada. Cada um utiliza a ferramenta que quiser ou nem utiliza nada .Diz respeito a cada um...
E todos os analistas técnicos são uns tolos, não difere em nada da astrologia.
Eu não sendo um "Analista Técnico" ( não é a minha profissão , nem é o que me define ), não me toco. Mas é feio chamar tolos aos outros , naquilo que os define ou é a sua profissão .
Não me venham dizer que há quem ganhe, e isto e aquilo. Há sempre quem ganhe no meio de milhares de traders é estatísticamente imperativo, agora quem ganha é puramente aleatório.
É o mesmo que dizer que há milhões de trabalhadores , há sempre um ou outro que é rico , mas isso é aleatório . Se um individuo que utiliza AT como ferramenta e consegue extrair lucros daí, com consistencia, vão os Mercados pra cima ou pra baixo...então não é aleatório. É mérito.
Fico triste de ver dia após dia novos tolos a aderirem à causa e gastarem tempo e dinheiro com esta pseudo-ciência.
É tolo quem rejeita à partida algo que não conhece. Como tu até dizes que conheces a ferramenta, é apenas falta de educação chamar nomes a quem entra/ experimenta AT . Não nascemos todos ensinados e se aprendemos AT e conseguimos ser bons e retirar dividendos daí, então não somos tolos. Somos mais ricos na nossa tarefa de investidores/especuladores.
Resumindo, naturalmente que podes encarar a AT como uma tolice. Porque não a dominas, porque a dominas mas não a sabes aplicar ou porque a dominas, sabes aplicá-la , mas não obtens resultados .
Não podes é estar a generalizar com base na tua experiência própria.
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
P888 Escreveu:Apesar de eu pessoalmente não acreditar em métodos de previsão não me viste a fazer comentário nenhum acerta de outros métodos que não a AT. Como tal se me é permitida a abstenção em relação a outros métodos eu vou usá-la.
É pena porque parece-me que seria importante perceber se os consideras mais fiáveis ou menos e porquê?
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
"I realized technical analysis didn't work when I turned the charts upside down and didn't get a different answer" Warren Buffet
A citação vem de:
Taylor, Mark P., and Helen Allen (1992). "The Use of Technical Analysis in the Foreign Exchange Market," Journal of International Money and Finance, 11(3), 304–314.
Primeiro o homem era um Deus mas a heresia paga-se caro.
Apesar de eu pessoalmente não acreditar em métodos de previsão não me viste a fazer comentário nenhum acerta de outros métodos que não a AT. Como tal se me é permitida a abstenção em relação a outros métodos eu vou usá-la. O meu problema é a AT não é o Warren Buffet que prá qui chamaste e agora que as afirmaçõres dele vão na mesma linha que as minhas estás a ver ser encontras uma maneira que eu diga que o homem mais rico do mundo é parvo.
A citação vem de:
Taylor, Mark P., and Helen Allen (1992). "The Use of Technical Analysis in the Foreign Exchange Market," Journal of International Money and Finance, 11(3), 304–314.
Primeiro o homem era um Deus mas a heresia paga-se caro.
MarcoAntonio
Dado que o Warren Buffet usa um método em que tu não acreditas, para ti o Warren Buffet é um tolo que joga aos dados no mercado?
Apesar de eu pessoalmente não acreditar em métodos de previsão não me viste a fazer comentário nenhum acerta de outros métodos que não a AT. Como tal se me é permitida a abstenção em relação a outros métodos eu vou usá-la. O meu problema é a AT não é o Warren Buffet que prá qui chamaste e agora que as afirmaçõres dele vão na mesma linha que as minhas estás a ver ser encontras uma maneira que eu diga que o homem mais rico do mundo é parvo.
P888 Escreveu:Artista quando eu olho para os mercados a minha pergunta é "how do I milk this cow?"
Não é "como é que eu prevejo os preços futuros?" , já foi mas não obtive resposta satisfatória. Então reformolei a pergunta.
Não tenho resposta para ti quanto ao que consideras método porque nem sequer estamos a fazer a mesma pergunta.
Então ainda não percbi a tua pergunta, mas mantenho que estás a fazer uma grande confusão...
o meu feeling é que tu não conseguiste com a AT "retirar o leite da vaquinha" e por isso concluíste que ela é para tolos! Eu se pegasse num avião e não o conseguisse levar a lado nenhum não concluiria que eles são para tolos...
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
E claro, na verdade não respondeste à pergunta, apenas a contornaste em estilo de piropo sem conteúdo no mesmíssimo estilo da frase que citaste e que se de facto o Warren Buffet a proferiu, não abona nada a favor dele a vários níveis.
Dado que o Warren Buffet usa um método em que tu não acreditas, para ti o Warren Buffet é um tolo que joga aos dados no mercado?
Eu também acho que a Astrologia é uma treta e por isso, na tua mesmíssima linha de pensamento, devo-te parecer um tipo esperto. Portanto, eu sou um tolo (porque uso AT) ou pareço-te um tipo esperto (porque digo que a Astrologia é uma tolice)?
O Warren Buffet parece-te um tipo esperto (dado que possivelmente profere piropos em relação à AT) ou consideras que é um tolo que joga aos dados no mercado dado que utiliza um método em que tu não acreditas?
Em que ficamos?
Eu também acho que a Astrologia é uma treta e por isso, na tua mesmíssima linha de pensamento, devo-te parecer um tipo esperto. Portanto, eu sou um tolo (porque uso AT) ou pareço-te um tipo esperto (porque digo que a Astrologia é uma tolice)?
O Warren Buffet parece-te um tipo esperto (dado que possivelmente profere piropos em relação à AT) ou consideras que é um tolo que joga aos dados no mercado dado que utiliza um método em que tu não acreditas?
Em que ficamos?
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Artista quando eu olho para os mercados a minha pergunta é "how do I milk this cow?"
Não é "como é que eu prevejo os preços futuros?" , já foi mas não obtive resposta satisfatória. Então reformolei a pergunta.
Não tenho resposta para ti quanto ao que consideras método porque nem sequer estamos a fazer a mesma pergunta.
P888 Escreveu:"I realized technical analysis didn't work when I turned the charts upside down and didn't get a different answer" Warren Buffet
1 - Não sei se essa frase sobre AT do Warren Buffet é verdadeira (se realmente ele proferiu isso);
2 - Já li textos que referem algo bastante diferente: que ele utilizou AT durante vários anos mas que acabou por optar por um método diferente (o que me faz pensar que se ele andou vários anos a usar AT, a frase anterior é provavelmente falsa ou no mínimo significativamente adulterada). Ou isso ou ele é um tolo que ao fim de vários anos é que se lembrou de virar o gráfico para o ar;
3 - O conteúdo da frase é ele próprio vago. Não deu uma resposta diferente em que sentido? Eu se inverter um gráfico e sabendo que ele está invertido também não obtenho uma resposta diferente (aliás, volto a insistir, diferente de quê? De bullish para a bearish é manter a mesma resposta? Ou é de bullish continua bullish é a mesma resposta? Esta é de resto a segunda razão que me faz duvidar da exactidão ou veracidade da frase: a falta de qualidade da mesma. É que eu daí não extraio absolutamente nada, parece mais um piropo sem conteúdo dirigido aos analistas técnicos, grupo de que ele fez parte durante vários anos tanto quanto sei.
P888 Escreveu:Parece um tipo esperto.
Parece-me que não és um tipo muito esperto e que talvez a falta de credulidade que te falta para umas matérias sobeje noutras.
Mas isto vale o que vale, como chamares tolos aos outros, vale o que vale...
P888 Escreveu:Eu disse que não acreditava em nenhum tipo de previsão até posso no futuro ser convencido, mas a AT a quem o meu ataque se dedica tem uma enorme falta de rigor. E para piorar tem uma imensidão de seguidores.
Portanto, tu admites que a tua visão no futuro possa vir a ser semelhante à daqueles a quem hoje chamas de tolos.
A AF também tem falta de rigor e muitos seguidores.
E como já escrevi aqui, não tenho qualquer problema em dizer que também acho que muita AT é uma valente treta. Não é por isso que vou por aí fora chamar de tolos a todos os ATs e a todos os AFs.
Especialmente se eu próprio admitisse que a minha opinião no futuro poderia vir a mudar...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
P888 Escreveu:1- Conheces algum método que, segundo os teus próprios parâmetros, "funcione" nos mercados de capitais?
Arbitragem.
Market making se estiveres do lado de quem dá a liquidez (provider), se tiveres alta frequência de trades de vários participantes (takers) receberás em média meio spread por trade. É um pouco mais complexo que isso mas a ideia base é essa, na prática imporás-te-ás uma exposição máxima a partir do qual envias o taker para outra liquidez que não a tua.
Isso é uam estratégia de trading, não é um método de análise dos mercados...
P888 Escreveu:2- O que é que significa a expressão "a AT é uma tolice"?
A mesma coisa que a Astrologia é uma tolice.
Isso não é argumento, é uma comparação...
P888 Escreveu:Acho pode ter acontecido mas mantenho a posição que a AT não é diferente que lançar os dados para comprar acções. E se assim é ela é sempre pior que que buy and hold por longos períodos porque sofres erosão na tua conta devido a spread e comissões.3- Não estás a confundir AT com Estratégia de trading?
Estás a fazer confusão, muitas...
1- Estás a confundir a AT com uma das infinitas formas de a usar, como disse lá atrás, a AT é apenas uma ferramenta de análise que pode ser usada de variadissimas formas, até para investir a lonto prazo!
2- O "buy and hold" é uma estratégia de trading não é um método de análise, eu posso usar a AT para comprar e manter enquanto a AT (segundo a minha análise) não der sinais de venda... ou seja o buy and hold pode pode ter por base a AT, em muitos casos tem...
3- Então não há diferença nenhuma entre lançar dados e analisar dados concretos? Não estarás a confundir AT com algumas estratégias de trading que por aqui vês?
abraço
artista
Volto a colocar a questão, reforçada de resto com este teu último post de resposta ao Artista:
Podemos inferir portanto que para ti o Warren Buffet é um tolo que está a jogar aos dados?
P888 Escreveu:Pessoalmente não acredito em nenhum método de previsão dos mercados, no entanto no longo prazo o mercado accionista tem pago mais que um depósito a prazo por isso acho que tem interesse estar dentro durante longos períodos de tempo.
Claro que é possível apanhar 20 anos de Bear e tendo isso em conta escolho um perfil de risco que não me faça perder o sono e meto a maior parte das poupanças em depósitos a prazo e afins.
Podemos inferir portanto que para ti o Warren Buffet é um tolo que está a jogar aos dados?
P888 escreveu:
Pessoalmente não acredito em nenhum método de previsão dos mercados, no entanto no longo prazo o mercado accionista tem pago mais que um depósito a prazo por isso acho que tem interesse estar dentro durante longos períodos de tempo.
Claro que é possível apanhar 20 anos de Bear e tendo isso em conta escolho um perfil de risco que não me faça perder o sono e meto a maior parte das poupanças em depósitos a prazo e afins.
MarcoAntonio:
Podemos inferir portanto que para ti o Warren Buffet é um tolo?
"I realized technical analysis didn't work when I turned the charts upside down and didn't get a different answer" Warren Buffet
Parece um tipo esperto.
Eu disse que não acreditava em nenhum tipo de previsão até posso no futuro ser convencido, mas a AT a quem o meu ataque se dedica tem uma enorme falta de rigor. E para piorar tem uma imensidão de seguidores.
Tipo P888, meu, a AT é uma ferramenta tás a ber?! Ela permite fazer a casa dos 3 porquinhos com qualquer coisa melhor do que palha, para quando vier o lobo mau estarmos melhor preparados... agora adivinhar quando é que o lobo vem mandar umas bufadelas isso já outra estória... Quem te disse que a AT prevê o futuro? A Maya?
O meu primo de 6 anos percebe isto, até conhece a história e tudo.
Abraço
JP
O meu primo de 6 anos percebe isto, até conhece a história e tudo.
Abraço
JP
1- Conheces algum método que, segundo os teus próprios parâmetros, "funcione" nos mercados de capitais?
Arbitragem.
Market making se estiveres do lado de quem dá a liquidez (provider), se tiveres alta frequência de trades de vários participantes (takers) receberás em média meio spread por trade. É um pouco mais complexo que isso mas a ideia base é essa, na prática imporás-te-ás uma exposição máxima a partir do qual envias o taker para outra liquidez que não a tua.
2- O que é que significa a expressão "a AT é uma tolice"?
A mesma coisa que a Astrologia é uma tolice.
Acho pode ter acontecido mas mantenho a posição que a AT não é diferente que lançar os dados para comprar acções. E se assim é ela é sempre pior que que buy and hold por longos períodos porque sofres erosão na tua conta devido a spread e comissões.3- Não estás a confundir AT com Estratégia de trading?
P888 Escreveu:Fico contente de ver algum apoio, pouco mas algum.
Fico ainda mais contente de ver pessoas a questionarem-se.
Caro P888, aprecio a sua frontalidade,e consigo entender o seu ponto de vista.
gostaria de ter a sua opinião sobre quais os factores e atitudes que deveriam ser alterado/as(no seu antigo ofício)para haver mais congruência neste ramo de negócio.
Abraço
Fico ainda mais contente de ver pessoas a questionarem-se.
Ainda bem. Já era assim antes da tua interpelação e espero muito bem que continue a ser...
Já agora, aproveito para te questionar quanto ao seguinte:
P888 Escreveu:Pessoalmente não acredito em nenhum método de previsão dos mercados, no entanto no longo prazo o mercado accionista tem pago mais que um depósito a prazo por isso acho que tem interesse estar dentro durante longos períodos de tempo.
Podemos inferir portanto que para ti o Warren Buffet é um tolo?
P888 Escreveu:Artista as tuas respostas estão neste mesmo tópico com a data 6/2/2009 13:36
Não não estão, vou-te relembrar o que perguntei:
1- Conheces algum método que, segundo os teus próprios parâmetros, "funcione" nos mercados de capitais?
2- O que é que significa a expressão "a AT é uma tolice"?
e vou acrescentar uma 3ª:
3- Não estás a confundir AT com Estratégia de trading?
Eu gostava era de ver argumentos...
P888 Escreveu:Fico ainda mais contente de ver pessoas a questionarem-se.
E debaterem... aqui o mérito é todo teu!

abraço
artista
P888 Escreveu:Eu responderei a seu tempo a todas às outras intervenções porque agora não tenho tempo.
Eu continuo à espera das respostas ás minhas...
Já agora dá uma vista de olhos neste tópico! http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=67292
abraço
artista
tmms Escreveu:Não vale a pena a ciência médica provar o funcionamento (e caraterísticas, limitações, efeitos, etc) de determinada substância activa pois essa substância é apenas um instrumento que pode ser manipulado de infinitas formas (muitas das quais ainda nem descobrimos!) na concepção de novos medicamentos que salvam ou prolongam a vida a milhões de pessoas em todo o mundo...
Vale sim senhor, estás a vir de encontro ao que tenho defendido, até penso que estás a dar-me razão mas aí temos de colocar as coisas no seu devido lugar... Sabendo nós que no final todos morrem, chas que faria sentido dizer "Medicina é uma tolice e todos os que a usam são uns tolos, não difere em nada da astrologia"? claro que não, o que faz sentido é ir verificando de que forma é que ela vai sendo eficaz e ir melhorando os seus resultados... evidentemente que temos de salvaguardar as diferenças consideráveis entre a Medicina e a AT, a comparação tem apenas objectivos didáticos...
tmms Escreveu:Quero lá saber da física, da aerodinâmica e de toda a indústria aeronáutica e da própria formação dos pilotos (componente psicológica incluída)... Para mim basta-me que o piloto (analista técnico) me diga que sabe usar o avião (instrumento/AT) com uma certa arte e perícia (!) para me levar do ponto A ao ponto B (rentabilizar o meu capital).
Preciso de dar mais exemplos?
Mais uma vez vens de encontro ao que tenho defendido, acho que não são precisos mais exemplos...

Abraço
artista
Jesse James Escreveu:Completamente de acordo com o P888.
Apresento de seguida alguns critérios de investimento ou escolha (stock picking) que são de resultado garantido (ao invés da dita):
Análise Fundamental
Gosto, porque a relação entre o valor da empresa e o das acções com o mesmo nome cotadas em bolsa, tem tudo a ver, como é fácil de observar.
Price Targets
Ligados à AF, é um dos meus preferidos. Por exemplo, o banco x tem um PT de 6 para a acção 1 e o banco y tem um de 3 para a mesma acção. Dou logo maior credibilidade ao banco x, porque procuro excelentes retornos.
Critério Tomás
O critério do meu filho, tem para mim um significado muito especial, como é compreensível, e já me proporcionou resultados excelentes:
Eu: Tomás, McDonald´s, Coca-Cola ou Disney?
Ele: McDonald´s, sem dúvida!!
E repararam nos resultados??? Se calhar tenho ali um futuro Researcher Fundamental! Ganda negócio.
Critério da Seta
Este também é excelente, porque toda a família pode participar: Colocam-se 100 nomes de acções em pequenos papelinhos e colam-se ligeiramente ao alvo. De seguida, cada elemento da família lança uma seta a uma distância de 2 metros. As que forem contra a parede, a porta, ou perfurarem a Diva (cadela), que fica sempre endiabrada nesta ocasião, serão repetidas até cravarem um papelinho. Quanto maior a família, maior a diversificação e menor o risco.
Inconvenientes:
Os estucadores, carpinteiros e veterinários, também têm de ganhar a vida e não são baratos. Quem não gosta de trabalhos manuais pode irritar-se profundamente com a preparação dos papelinhos.
Mas o resultado final supera todos esses contratempos.
E têm aqui já alguns tópicos para que possam começar a ganhar dinheiro. Se quiserem ter acesso a toda uma panóplia de estratégias de stock picking, de resultado garantido, subscrevam a minha newsletter.
Um abraço,
JJ

OuIra esIraIegia de invesimenIo infalivel e que rivaliza com o ProfeIa para o IiIulo de melhor meIodo de invesIimeno.
P888 Escreveu:Não creio que esteja a fazer uso da descontextualização quando cito esta frase.
Facto: Um sistema caótico é por definição determinístico.
P888, que tal parares um bocadinho para ler com mais atenção o que é escrito?
P888 Escreveu:Não existe margem para interpretações.
Por definição, se não dás margem, ela não existe (para ti).
MarcoAntonio:
E uma decisão, seja ela qual for, terá de ter em linha de conta os eventos futuros pois o mercado não é estático ou determinístico, é antes dinâmico e - podemos descrevê-lo como - caótico.
Não creio que esteja a fazer uso da descontextualização quando cito esta frase.
Facto: Um sistema caótico é por definição determinístico.
Não existe margem para interpretações.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, latbal, macau5m, marketisnotefficient, nbms2012 e 152 visitantes