Caldeirão da Bolsa

Investidor de longo prazo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por empirico1 » 27/7/2008 21:12

São Bancos regionais. Estas falências têm sido muito frequentes, já vai em largas dezenas, e devem ser vistas como um ciclo de limpeza do mercado.

Registado: 5/6/2008 22:23

por paulo9 » 27/7/2008 20:41

caro cmcf, foi aqui anunciado no forum por outro forista os bancos um deles national royal bank acho que um deles é esse.um abraço

Registado: 29/11/2007 11:36

por tiagopt2 » 27/7/2008 20:41

cmcf_CALD Escreveu:paulo9,
onde viu essa noticia que não encontro em lado nenhum?Abraço

Na página principal existem dois tópicos com essa notícia :wink:
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por cmcf_CALD » 27/7/2008 20:30

paulo9,
onde viu essa noticia que não encontro em lado nenhum?Abraço

Registado: 7/10/2007 15:17

por paulo9 » 27/7/2008 19:35

caros foristas, peno que neste momento estarao muitos como eu em relaçaõ a abertura das bolsas europeias amanha, pois estava confiante numa abertura em alta, mas a noticia de que dois bancos faliram nos EUA, levou parte do meu optimismo e penso que até podem abrir negativas e muito.Será que esta noticia será suficiente para abafar o bom desempenho das bolsas dos EUA e condicionar a abertura das nossas bolsas de forma negativa?Um abraço a todos

por empirico1 » 27/7/2008 19:15

Anexo um quadro indicativo de algumas acções onde podemos verificar a diferença entre a Capitalização Bolsista e os Capitais Próprios.
Anexos
VALOR PSI20.bmp
VALOR PSI20.bmp (387.42 KiB) Visualizado 4911 vezes

por empirico1 » 27/7/2008 19:13

PBV= Price Book Value, o mesmo que VC

por empirico1 » 27/7/2008 19:11

Deixo o resumo da Carteira juntamente com o quadro de acções da Watch List.

Passarei a dar esta imagem há folha excel.

Temos que facilitar a leitura :wink:
Anexos
carteira valor.bmp
carteira valor.bmp (1.72 MiB) Visualizado 4938 vezes
Editado pela última vez por empirico1 em 27/7/2008 21:16, num total de 2 vezes.

por vg1 » 27/7/2008 19:11

O que é o PBV?

Registado: 15/6/2008 19:32

por empirico1 » 27/7/2008 19:08

EuroVerde Escreveu:Tenho estado a par das contas do Banif e em 2003 quando a cotação foi minima reparei que o PBV era cerca de 0,58 e que o PER era 6,5. Em 2003 o ROE era mais ou menos 8%, os juros impostos pelo BCE também eram mínimos.
Hoje a situação é diferente, os juros estão elevados, o ROE do Banif é superior a 8% e reparo que se eu quiser fazer uma projecção com estes rácios, e supondo que o VC será 1,3 e que o lucro por acção 0,18 chego à conclusão que me dá valores de preço diferentes em 0,75 para PBV e 1,17 para PER a 6,5.
Por isso qual das duas é que prevalece em caso de discordancia? Isso é devido a um maior ROE.

Por um lado os juros mais altos dão maiores retornos aos bancos, mas por outro lado os próprios clientes dos bancos vêem-se mais apertados e em falta para com os bancos. (algo descompensatório?) Acredito que o BCE não vai eternamente deixar os juros neste nível e quando tiverem que baixar juros pode-se gerar uma instabilidade nos resultados ou nem por isso?

A falta de liquidez dos Bancos não permite grandes ganhos com os juros em alta desta vez. Baixar os juros, até pode dar mais benefícios se o Banco conseguir aumentar o VN.

Parece-me que estás a tentar procurar associar um mímo a cotação do BANIF, aconselho a não olhares assim porque um dia, numa empresa qualquer o PVB e o PER pode estar mais barato que o anterior minimo das acções da empresa devido a um risco de falência. Essas comparações são perigosas.

Por outro lado é possivel que num dado momento os receios da crise sejam superiores e a empresa fique mais barata e se os investidores acharem que a crise vai ser longa, pode ficar barata por muito tempo.

Aproveito o tema para dizer:

A bolsa vive de expectativas fundamentais, que podem ser de confiança ou desconfiança. Quando são de confiança as acções sobem e os investidores de AT identificam o Bull Market; quando são de desconfiança as acções caiem e os investidores de AT identificam o Bear Market.

Quero com isto dizer, que a AF é a responsável pelos ciclos que a AT identifica! :wink:

por EuroVerde » 27/7/2008 17:22

Tenho estado a par das contas do Banif e em 2003 quando a cotação foi minima reparei que o PBV era cerca de 0,58 e que o PER era 6,5. Em 2003 o ROE era mais ou menos 8%, os juros impostos pelo BCE também eram mínimos.
Hoje a situação é diferente, os juros estão elevados, o ROE do Banif é superior a 8% e reparo que se eu quiser fazer uma projecção com estes rácios, e supondo que o VC será 1,3 e que o lucro por acção 0,18 chego à conclusão que me dá valores de preço diferentes em 0,75 para PBV e 1,17 para PER a 6,5.
Por isso qual das duas é que prevalece em caso de discordancia? Isso é devido a um maior ROE.

Por um lado os juros mais altos dão maiores retornos aos bancos, mas por outro lado os próprios clientes dos bancos vêem-se mais apertados e em falta para com os bancos. (algo descompensatório?) Acredito que o BCE não vai eternamente deixar os juros neste nível e quando tiverem que baixar juros pode-se gerar uma instabilidade nos resultados ou nem por isso?

Registado: 29/11/2007 11:19

por empirico1 » 26/7/2008 19:26

Com os indicadores económicos a darem sinais de abrandamento para 2009, tenho vinda a corrigir a projecção das empresas da minha Watch List.

Hoje voltei a corrigir as empresas que faltavam e em princípio, caso os resultados que estão para apresentar, venham de encontro ao esperado pelos analistas não vão obedecer a alterações significativas.

Anexo o quadro com todas as empresas já corrigidas. Relativamente ao quadro alterei o nome de VC2,5 para Target e o PTNC VC2,5 para Potencial.
Anexos
VALOR PSI20.bmp
VALOR PSI20.bmp (510.8 KiB) Visualizado 5157 vezes

por empirico1 » 26/7/2008 12:02

Panizzi Escreveu:Já agora o que me aconselha a lêr ou a pesquisar sobre Análise Fundamental , visto querer absorver o máximo de conhecimento para comecar a montar estratégias mais longas.

Há um guia prático muito bom sobre analise fundamental para quem se inicia, e em português, editado pela Deco, que se chama Investir em Acções.

por empirico1 » 26/7/2008 0:43

EDP RENOVÁVEIS:

A EDPR é práticamente uma empresa de Éolica, é a 4ª Maior a nível mundial do sector e está presente em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Polónia e EUA.

Está a entrar no Brasil e poderá avançar para o Canadá e Grécia a médio prazo.

O Sector energético tem crescido de forma equiparada ao crescimento do consumo mundial, deste sector as energias renováveis, devido ao forte incremento dos preços do Crude é o que tem maior potencial no longo prazo.

Se a subscrição da Oferta Pública entre 7,40 e 8,90€ deixava o potencial de retorno muito reduzido, agora com a queda dos mercados está mais atractiva.

Apesar de pessoalmente considerar que uma boa zona de compra é abaixo dos 6€ por acção, o potencial que apresenta já justifica uma tomada de posição, daí a cor Azul que coloquei(compra).
Anexos
VALOR PSI20.bmp
VALOR PSI20.bmp (543.22 KiB) Visualizado 4073 vezes

por empirico1 » 26/7/2008 0:14

Panizzi Escreveu:Caro empirico1 ,

Gostaria de saber a sua opinião relativamente á EDP e EDP Renováveis , em termos de longo prazo. Sei que não faz parte das suas "meninas" mas gostaria de saber o que pode dizer acerca das mesmas.

Já agora o que me aconselha a lêr ou a pesquisar sobre Análise Fundamental , visto querer absorver o máximo de conhecimento para comecar a montar estratégias mais longas.

Desde já o meu agradecimento e continuação de bons negócios.

Estou a substituir da minha Watch List o BPI pela EDPR, espero deixar a actualização durante o fim de semana.

Já agora, a razão que me levou a substituir o BPI pela EDPR têm a ver por ter deixado de simpatizar com o CEO do BPI, começo a ver o Banco como um investimento especulativo e não de valor já que cada vez mais acredito que um dia será do BCP.

A EDPR é uma empresa que ocupava a liderança para entrar na minha Watch List, por isso vai ser ela que vou seguir com atenção e que estou a estudar neste momento.

por empirico1 » 26/7/2008 0:09

paulo9 Escreveu:caro empirico como é bastante entendido pode me dar a sua opinião sobre a altri e a sua perspectiva no curto médio prazo.um abraço obrigado

Antes de mais quero dizer que não sou nenhum Guru, limito-me a dar-me bem com a minha estratégia fundamental que visa o longo prazo e nessa analise considero a Altri um pouco cara.

Abraço

por Panizzi » 25/7/2008 23:58

Caro empirico1 ,

Gostaria de saber a sua opinião relativamente á EDP e EDP Renováveis , em termos de longo prazo. Sei que não faz parte das suas "meninas" mas gostaria de saber o que pode dizer acerca das mesmas.

Já agora o que me aconselha a lêr ou a pesquisar sobre Análise Fundamental , visto querer absorver o máximo de conhecimento para comecar a montar estratégias mais longas.

Desde já o meu agradecimento e continuação de bons negócios.

Registado: 26/2/2008 22:11

por paulo9 » 25/7/2008 23:52

caro empirico como é bastante entendido pode me dar a sua opinião sobre a altri e a sua perspectiva no curto médio prazo.um abraço obrigado

por empirico1 » 25/7/2008 23:39

EuroVerde Escreveu:
empirico1 Escreveu:
AikyFriu Escreveu:Obrigado por nos partilhares connosco os teus raciocinios.

Só uma questão: o que te levou a escolher estas cotadas e não outras?

Um abraço

Nunca tenho mais que 3 empresas fora do PSI20, devido a falta de liquidez destas cotadas, as restantes 9 empresas procuro as que me possam garantir o melhor binómio: - solidez financeira/potencial de rentabilidade.

Caro empirico1,
O guru Warren Buffett disse várias vezes em público que a partir de determinada altura da sua vida deixou de fazer um erro que antigamente fazia no tempo quando tinha a sociedade de investimento. Procurar empresas apenas com rácios baixos (baratas) por si só não era sinónimo de potêncial de rendibilidade.
As boas empresas mesmo em épocas de crise costumam estar cotadas a um preço sempre superior do VC. Por isso eu acho que no caso da Sonae Capital, o volume de negocios é logo praticamente quase todo consumido pelos custos operacionais e pouco sobra para lucros.
Se as famílias estão cada vez mais endividadas, quase que lhes vai custar imenso fazer férias, algumas optando mesmo por não as fazer. No sector como o do turismo (alta volatidade), como será possivel a Sonae Capital começar a lucrar num ambiente de crise e de inflação nos próximos anos mesmo que o projecto de Troia comece a atrair público?

O Sr. Empirico é largamente mais velho do que eu, por acaso não sabe como foi o comportamento em bolsa da antiga empresa que explorava Tróia (Torralta) à 20/30 anos atrás?

Já não me lembro das cotações da Torralta, mas também não é importante já que são empresas diferentes :wink:

Continuam a ver mal a Sonae Capital. Como é que queres que o volume de negócios seja mais amplo se o Complexo de Troia ainda não está funcional para iniciar as vendas? Sendo este compelxo, aquele mais receitas vai dar, os resultados que vês estão muito longe dos resultados que a empresa vai ter a partir de 2009. Quanto ao risco do sector turistico, Portugal vai ser cada vez mais um País direccionado para o turismo e o Complexo de Troia dirige-sea um segmento de média/alta, onde a crise passa ao lado :mrgreen:

Quanto ao Guru Warren Buffett, ter deixado de olhar para o VC. Duvido que ele não olhe para esse dado, se não olha, justifica-se a quebra das rentabilidades que está a ter.

por EuroVerde » 25/7/2008 22:37

empirico1 Escreveu:

Um abraço

Nunca tenho mais que 3 empresas fora do PSI20, devido a falta de liquidez destas cotadas, as restantes 9 empresas procuro as que me possam garantir o melhor binómio: - solidez financeira/potencial de rentabilidade.

Caro empirico1,
O guru Warren Buffett disse várias vezes em público que a partir de determinada altura da sua vida deixou de fazer um erro que antigamente fazia no tempo quando tinha a sociedade de investimento. Procurar empresas apenas com rácios baixos (baratas) por si só não era sinónimo de potêncial de rendibilidade.
As boas empresas mesmo em épocas de crise costumam estar cotadas a um preço sempre superior do VC. Por isso eu acho que no caso da Sonae Capital, o volume de negocios é logo praticamente quase todo consumido pelos custos operacionais e pouco sobra para lucros.
Se as famílias estão cada vez mais endividadas, quase que lhes vai custar imenso fazer férias, algumas optando mesmo por não as fazer. No sector como o do turismo (alta volatidade), como será possivel a Sonae Capital começar a lucrar num ambiente de crise e de inflação nos próximos anos mesmo que o projecto de Troia comece a atrair público?

O Sr. Empirico é largamente mais velho do que eu, por acaso não sabe como foi o comportamento em bolsa da antiga empresa que explorava Tróia (Torralta) à 20/30 anos atrás?

Registado: 29/11/2007 11:19

por empirico1 » 25/7/2008 18:58

Um abraço

por empirico1 » 25/7/2008 18:52

Por cá tivemos mais um dia de quedas...

BCP:

Continua a valer abaixo dos Capitais Próprios.

F.RAMADA:

A pouca liquidez não ajuda, mas potencial não lhe falta

SONAE CAPITAL:

O mercado continua a não a valorizar e fechou no exacto valor do seu Capital Social. Para mim esta é a empresa mais barata da nossa bolsa.
Anexos
carteira valor.bmp
carteira valor.bmp (1.12 MiB) Visualizado 4235 vezes

por AikyFriu » 25/7/2008 18:52

Obrigado por nos partilhares connosco os teus raciocinios.

Um abraço

Registado: 23/2/2008 20:24

por empirico1 » 25/7/2008 18:23

Hoje após a apresentação de resultados do BPI, mantenho a minha estimativa de lucro de 0,18€ para este ano, de acordo com a revisão que fiz ontem, contudo os Capitais Próprios ficaram acima do esperado, o que me faz alterar o VC em 0,10€ para 2009, com respectiva alteração de Valor Justo para 2009 de 3,75€ para os 4€.

Hoje aproveitei para continuar a fazer as minhas reavaliações as empresas da minha Watch List.
Anexos
VALOR PSI20.bmp
VALOR PSI20.bmp (543.22 KiB) Visualizado 4282 vezes

por vg1 » 25/7/2008 2:32

Por isso é que no teu quadro o VC é de 0,95 para 2009.Com o valor contabilistico mais baixo diminuis o risco e dá-te um valor de compra mais baixo

Registado: 15/6/2008 19:32

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: dragom, leao, macau5m, navaldoc, Phil2014 e 120 visitantes