Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - novo tópico para novo Ano

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 30/1/2008 13:29

Boa tarde,

Está quase a começar a parte "electrizante" da semana, depois destas longas horas de calma antes da tempestade. Principalmente nos EUA teremos dados que vão mexer novamente com a esfera financeira global.
Começa com os dados provisórios do PIB e a decisão da política monetária do FED lá mais para a noitinha. Neste caso, a grande discussão prende-se com o corte de juros entre 0.25 e 0.50%. Os dados do PIB podem influenciar, mas a instabilidade dos mercados, associada à fragilidade da Banca e do imobiliário podem e devem ser determinantes. Além disso, também amanhã e na sexta, teremos mais dados importantes, incluindo o emprego.

Com o mercado em expectativa, o forex, vai estando calmo, esperando por tudo isto.
O USD tem ligeiras perdas, por isso, inconclusivas em relação ao runo de curto prazo.
O EUR/USD parou um pouco antes do espaço de resistência em torno de 1.4820, mas as melhores resistências virão em 1.4850 e acima, como já vimos antes.

Há que aguardar

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por djovarius » 29/1/2008 16:02

Boa tarde nesta 3ª feira cheia de Sol e até calor,

Pois bem, começa a parecer um relógio suíço esta correlação dos mercados:

Os futuros accionistas dos EUA estavam em terreno positivo, mas o EUR/USD começava a dar sinais de baixa ligeira acompanhada por ligeira alta do JPY.

Sendo assim, cá temos também alguma fraqueza em Wall Street após a abertura, bem como alguma fraqueza do Ouro.

Há muitas expectativas em relação ao dia de amanhã e ninguém quer apostas em falso. Vem aí o FED e os dados do PIB norte-americano.

A grande questão é se há uma baixa assim tão forte da Economia, ao ponto de se poder prever uma recessão.
Para já, claro é que há problemas no imobiliário, mas outros sectores importantes ainda estão positivos.
Pior é a confiança dos consumidores, que saiu agora, e que continua a cair, como se esperava.
Isso pode influenciar o FED a continuar os cortes de juros.

Vai ser interessante. E o EUR/USD continua "entalado" entre 1.4750 e 1.4785, sem grande convicção.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por Susana Amado_ » 28/1/2008 15:04

Olá!!

Boa semana!

djovarius,

estou de acordo com a tua análise.
Já desde a semana passada que tenho essa visão ou seja depois da descida com toque perto dos 1,435 uma subida a valores um pouco mais ambiciosos e próximos de 1,485... para reconsiderar novo movimento...
Mas estou a ver que esse movimento vai ter que ser considerado antes dos 1,485 ou seja à volta dos 1,478x/1,48xx...
Abaixo dos 1,46/1,455x, deve dar lugar a descidas, mas veremos o que acontece!!

Beijinhos

Registado: 5/11/2002 11:12

por djovarius » 28/1/2008 14:07

Boa tarde,

A semana que passou foi o que foi, não vale a pena repetir o que já todos sabem, mas esta semana, que mesmo assim começa negativa para alguns mercados, pode ser muito clarificadora.
Os nervos ainda não acabaram e neste ponto ninguém sabe quando vão acalmar.

Diria que, o Forex está a dar sinais interessantes com o JPY em queda face às europeias, que por sua vez ganham também algum terreno face ao USD, ao mesmo tempo que o Ouro tem valorização geral face às moedas.

Isto é um sinal interessante sobre a manutenção do "carry trade" e pode até sinalizar recuperação Bolsista, vamos ver isso mais tarde, se acontece ou não.

Agora há instantes o EUR/USD estava na máxima do dia em 1.4743, situação positiva para os touros, já que a queda de sexta-feira está a ser negada na sessão a seguir, ou seja, hoje mesmo.
Daí que o reteste a 1.4750/75 pode ser a "porta" para os tais voos mais altos, sobretudo 1.4820/30 e 1.49, isto para não irmos já mais longe.

Se regressarmos abaixo de 1.4640/60, então será altura para dar o jogo aos ursos.
Vamos acompanhar.

Abraço, boa semana

djovarius

por djovarius » 25/1/2008 18:07

Houve aqui um queda abrupta do EUR/USD e de alguns Euro cross rates, que também afectou os mercados accionista, mesmo em NY.
Isto porque surgiram rumores de que haveriam outras Bancas na Europa com problemas (nada a ver com o caso SG) que derivam da exposição a activos de risco. Fala-se em Holanda e Bélgica, mas nada de concreto saiu nas notícias.

Esta, de facto, é uma semana histórica em vários sentidos.

Até mais

djovarius

por djovarius » 25/1/2008 14:16

Grande C.N., que é feito, está tudo bem ?
Espero que sim.

Obrigado pelas palavras sempre agradáveis.

Bem, quanto ao mercado: o EUR/USD bateu na resistência, foi ao limite da mesma em 1.4775, recuando hoje.
Penso que o máximo da semana está feito e agora cabe uma "respiração". Afinal, foi uma corrida rápida partindo abaixo de 1.44, portanto uma amplitude semanal de 400 pips é inusitada neste par, não sendo muito comum. Mais, não se pode pedir. O recuo até 1.47 é normal, embora possa sinalizar que hoje poderemos ver outros mercados de uma forma mais cautelosa, embora enquanto o JPY estiver em queda, os mercados podem manter a tranquilidade.

Em relação aos mercados, diga-se que a subida do Ouro é espantosa. Corrigiu até 850 USD, mas já foi acima de 920 USD. Se conseguir ficar acima da casa de 900, pode ir a 950 ou mesmo a 1.000 USD se o EUR/USD conseguisse bater a barreira de 1.50 !!

Abraço

djovarius

Sorite aguda

por C.N. » 25/1/2008 4:15

djovarius Escreveu:Quanto ao G. Soros e ao mito do fim do USD, fica aqui um tópico meu de Março de 2003, porque recordar é viver e o peixe não é roubado. http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ghlight=dj

Djovarius,

Optimo topico, parabens.

Quanto ao Soros, nao se deixem enganar pelo mau jornalismo que constroi artigos com frases soltas do homem, que retiradas do contexto faz parecer que disse que o USD esta morto ou algo assim. Para informacao, e de acordo com a Bloomberg, o mestre ate The U.S. dollar will remain "the most important reserve currency" Soros said. :roll:

Sugiro a todos uma leitura do topico de 2003 do Djovarius, e tambem uma leitura do artigo do Soros (escrito por ele, nao contaminado por jornalistas) publicado no Financial Times, aqui: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=60279

Abraco

CN

Registado: 28/9/2004 8:29

por djovarius » 24/1/2008 16:17

E cá estamos de volta ao nosso mercado favorito :)

Bom "rally" do EUR/USD que tinha estado ontem acima de 1.46, tendo aliviado hoje para 1.4590 de onde partiu para bater várias resistências tendo feito agora há pouco 1.4733, máximo da semana.

Agora tem resistências mais complicadas na "velha" faixa de 1.4750/75 e depois em 1.4820/30, valores a que dificilmente chegará esta semana. Mas, mas... deixemos o mercado actuar.
A breve trecho não é de excluir um reteste aos máximos do ano.

Tudo isto deriva do regresso do "carry trade" em forte desde a tarde de ontem, com o regresso às quedas do JPY e até do CHF, sinalizando mais apetência pelo risco do que recentemente.

Continua a correlação positiva EUR/JPY - acções e;
correlação negativa EUR/JPY - Obrig. Tesouro.

Abraço

djovarius

por Susana Amado_ » 24/1/2008 16:16

Esqueci-me de dizer que estou a brincar... :mrgreen:

P.S. Mas a brincar a brincar... :wink: não é assim tão dificil lá ir :wink:

por Susana Amado_ » 24/1/2008 16:13

Susana Amado Escreveu:
djovarius Escreveu:Su ?

1.4850 esta semana ?

It seems highly unlikely !!

Mas eu não mando nada :(

dj

neste momento ainda é mais improvável...
mas ontem quando te escrevi não era assim tão impossível tanto que a 1ª parte ("nas próximas horas ir a valores próximos dos 1,47") foi cumprida :mrgreen:
Olha que a brincar a brincar ele ainda lá vai :mrgreen:

Bjs

P.S. Mas eu não vou ficar à espera e até estou sentada e tudo :lol:

Portanto ainda hoje vamos aos 1,485 :mrgreen:

por djovarius » 23/1/2008 16:25

É isso Nuno,

E para provar que há um título que está fora dessa realidade como tenho dito noutro tópico, vai um gráfico:
EUR/JPY v Obrigações 5 anos (EUA).

Como se vê, má correlação histórica, notando-se a enorme procura pela renda fixa em épocas de crise e turbulência, ou seja, nos últimos meses.

Quanto ao G. Soros e ao mito do fim do USD, fica aqui um tópico meu de Março de 2003, porque recordar é viver e o peixe não é roubado.

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... highlight=

dj
Anexos
EUJPren.png
EUJPren.png (16.2 KiB) Visualizado 3426 vezes

por nunofaustino » 23/1/2008 16:16

Obrigado Dj...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por djovarius » 23/1/2008 16:13

Não, Nuno !!

Para uma acção "per si" não dá.
Para índices dá.
Lembras-te no gráfico comparado que deixei no outro dia? EUR/JPY v. S&P 500 !?

Agora vai um comparado EUR/JPY v. DAX... e não é que a história se repete ?????

Quanto ao sr. Soros, de vez em quando sai-se com essa... daqui a instantes já lhe dou a resposta.

Abraço

djovarius
Anexos
EUJPdax.png
EUJPdax.png (15.34 KiB) Visualizado 3446 vezes

por Açor3 » 23/1/2008 16:04

George Soros prevê fim do dólar como moeda de reserva mundial

23/01/2008

O investidor bilionário George Soros adiantou que a crise do crédito hipotecário de alto risco nos Estados Unidos pode acabar com o estatuto de moeda de reserva mundial do dólar.

"A crise actual não é apenas aquilo que se segue ao "boom" do imobiliário, é basicamente o fim de um período de 60 anos de expansão continuada do crédito baseada no dólar, como moeda de reserva", disse hoje Soros num debate na Suiça, citado pela Bloomberg.

O economista acrescentou ainda que, neste momento, o resto do mundo não deseja acumular dólares.

As reservas de dólar como moeda internacional caíram para um recorde histórico de 63,8% no terceiro trimestre, face a 65% nos três meses antes, enquanto o euro cresceu de 25,5 para 26,4%.

No ano passado, o dólar perdeu 11% contra o euro e 13% em comparação com o iene. O dólar seguia a ganhar 0,53% para 1,45 dólares.
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

por nunofaustino » 23/1/2008 15:49

djovarius Escreveu:Nuno,

Wally em queda por causa da Apple? Isso parece ser título da Bloomberg ou do CNBC, não ?

No longo prazo o carry trade decide em gd as subidas e descidas das bolsas... o que eu queria saber era se no curto prazo era possível prever os movimentos de algumas acções através das movimentações do JPY. Por exemplo, como ontem a AAPL iria apresentar resultados, seria óbvio que seria o motor do NDX de hoje (não só pelo peso que tem no índice, mas tb por ser um leading indicator do mercado seria improvável que a AAPL subisse e o NDX descesse ou vice-versa).

O que eu queria saber é se conseguías olhar para o JPY e dizer se a AAPL ia subir ou descer hoje (não sei se me fiz entender).

Um abr
Nuno

por Branc0 » 23/1/2008 15:39

O rumor que me apareceu aqui é que eles começaram a olhar para as cotações, e entretanto já o vi repetido noutro lado.

Mas rumores são rumores...
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por djovarius » 23/1/2008 15:26

Branco?

As intervenções só começam depois do aviso verbal. Normalmente é assim, mas a estes níveis não há lugar para isso. Acredito, se cairmos na casa de USD = 100 JPY. São os números mágicos. Mas é uma possibilidade muito real.

Nuno,

Wally em queda por causa da Apple? Isso parece ser título da Bloomberg ou do CNBC, não ?

É claro que o desmantelamento do carry trade é o essencial. Se não houver liquidez e havendo aversão ao risco... não há $$$$ para acções, pelo menos o suficiente para aliviar a tendência de baixa.

Como o JPY (há outras) é o pai de todos os carry trades.... está tudo dito.
E o dinheiro está a fugir para o Franco Suiço, isso é que é alarmante. Sinal da falta de confiança nos mercados e no sistema.

Abraço

dj

por Branc0 » 23/1/2008 15:17

Começaram os rumores de intervenção pela parte do Banco do Japão...

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por nunofaustino » 23/1/2008 15:16

djovarius Escreveu:E é claro que não vamos a valores altos no EUR/USD

O JPY voltou a subir, o que implica EUR mais fraco até que o USD e todos os activos a perder valor, excepto o de refugio, os títulos do Tesouro.
A história é aborrecida de tão entendiante. Ganha o USD (e mais o JPY) = tudo a cair.

Com o EUR/JPY novamente em perda superior a 1.5% podemos esperar quedas superiores a 2, mesmo 3% em Wall Street, pelo menos, ao iniciar da sessão.

Temo que o pânico afecte as autoridades monetárias ao ponto de cortarem os juros de forma mais radical.
Já não me admirava que o FED voltasse a cortar no fim do mês. Quanto, não sei... :roll:

Abraço

dj

Oi Dj...

Já ontem tinha referido num dos tópicos que acreditava que íamos chegar aos 3% nos EUA este mês... é curioso que com este tipo de notícias, seria normal haver um sell off do USD, mas isso não aconteceu (pelo menos com a dimensão que seria de esperar).

Mudando de assunto, de facto wally vai abrir a cair bem... isso deve-se ao sell off de ontem na AAPL ou aos movimentos no JPY?

Um abr
Nuno

por djovarius » 23/1/2008 15:09

E é claro que não vamos a valores altos no EUR/USD

O JPY voltou a subir, o que implica EUR mais fraco até que o USD e todos os activos a perder valor, excepto o de refugio, os títulos do Tesouro.
A história é aborrecida de tão entendiante. Ganha o USD (e mais o JPY) = tudo a cair.

Com o EUR/JPY novamente em perda superior a 1.5% podemos esperar quedas superiores a 2, mesmo 3% em Wall Street, pelo menos, ao iniciar da sessão.

Temo que o pânico afecte as autoridades monetárias ao ponto de cortarem os juros de forma mais radical.
Já não me admirava que o FED voltasse a cortar no fim do mês. Quanto, não sei... :roll:

Abraço

dj

por Susana Amado_ » 23/1/2008 14:15

djovarius Escreveu:Su ?

1.4850 esta semana ?

dj

neste momento ainda é mais improvável...
mas ontem quando te escrevi não era assim tão impossível tanto que a 1ª parte ("nas próximas horas ir a valores próximos dos 1,47") foi cumprida :mrgreen:
Olha que a brincar a brincar ele ainda lá vai :mrgreen:

Bjs

P.S. Mas eu não vou ficar à espera e até estou sentada e tudo :lol:

por djovarius » 22/1/2008 18:41

Su ?

1.4850 esta semana ?

dj

por Susana Amado_ » 22/1/2008 18:27

djovarius Escreveu:Mas 1.4650 vai ser mais complicado passar, pelo menos durante o dia de hoje.

djovarius

Olha, que eu já não digo nada... vamos ver como fecha hoje...
mas eu não me admirava muito se daqui a poucas horas fizesse valores próximos dos 1,47 e ainda esta semana ou quem sabe amanhã os 1,485 achas dificil? eu não... fácil, fácil é a minha cabeça andar à roda :roll: com isto... :roll:

Bjs

por djovarius » 22/1/2008 17:10

Com o movimento no trio do JPY, nem me admiro nada do EUR/USD ter passado 1.4580/90 como manteiga em focinho de cão.
Mas 1.4650 vai ser mais complicado passar, pelo menos durante o dia de hoje.
Afinal, este é um daqueles dias... mas nem tudo é possível, só par já fez mais de 270 pips acima dos mínimos da manhã. São perto de 2% de amplitude.

Loucura mesmo são os mais de 450 pips de amplitude da Libra face ao JPY ou mesmo os mais de 400 pips no EUR/JPY, configurando uma amplitude bem acima dos 2% entre a mínima e a máxima do dia.
Isto mostra que a dinâmica do dia tem muito pouco a ver com o FED como a imprensa nos vai querer fazer acreditar logo à noite.

Além disso, forte recuperação também do Ouro e dos mercados emergentes (acções Brasil e Mex em forte alta) a darem o tom para a tal recuperação esperada de Wally, que mora em NY e tem sido um animal feroz.

Abraço

djovarius

por Branc0 » 22/1/2008 16:32

Branc0 Escreveu:A noticia do FED veio mesmo a calhar... shorted!

Oopsy daisy... Deixa passar o camião :oops:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, rg7803 e 49 visitantes