Caldeirão da Bolsa

Conflito no Médio Oriente

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Dwer » 4/8/2006 1:18

boxopen Escreveu:O destino do estado de Israel é... desaparecer!
Não estou a falar em termos de anos; se calhar em termos de décadas.

Sejamos realistas!
Mesmo não havendo antipatias viscerais a absorção de Israel era algo provável.
Agora com ódios-de-estimação achas que vai acontecer o quê? Vais "converter" N milhões de árabes, é?

Mais ainda...
Se nos sentarmos e pensarmos um pouco, Israel está para o mundo árabe como o caso da África do Sul.
Em 1960 se dissesses que o apartheid ía acabar em 1990 chamavam-te "doidinho", não era?

Por acaso acho que vai ser precisamente o contrário. Um estado de Israel polarizador de uma comunidade de países: futuro estado Palestiniano, Líbano, Síria, Jordânia e Egipto. Algo como uma comunidade europeia mas tão diferente como os europeus são dos povos daquela região. Depois de todos terem assinado tratados de paz com Israel, como a Jordânia e o Egipto já assinaram, de as fronteiras serem abertas ao comércio e à cultura, a região pode bem surpreender o resto do mundo. Em muitos sentidos.
Podes-me chamar doidinho.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por boxopen » 4/8/2006 1:00

Em termos práticos...
Que nisto uma imagem -tal como no 9/11- vale mil palavras!

Quantos milhares de terroristas é que terão sido "angariados" aqui nesta área, após a 2.ª imagem?
http://edition.cnn.com/interactive/worl ... eref=yahoo

Convém não perder o "norte"...
Tudo isto iniciado pela captura de 2-dois soldados!

Registado: 6/11/2002 10:14

comentário

por jotabil » 4/8/2006 0:37

resta esclarecer de que existem os paises da europa a que eu chamo de lealdades compradas....estão nesse rol a itália a espanha portugal e agora também alguns paises do leste ...como sejam a polónia a hungria a roménia.....quero dizer com isto que são lealdades que se compram por uns biliões de dólares para legitimarem as acções das tais manobras geoestratégicas da tal potencia marítima dos USA-UK ou julga que fomos para a bósnia por dois mil reis de mel coado?!....oh eras!!! tudo isto move muitas massas meu amigo...o tempo dos favores já lá vai e agora é tudo a al contado...como nas acções..ehehehe.
TPI....direitos humanos......paz......operações humanitárias ....lérias mon ami...lérias.....tudo é rigorosamente vigiado pelas partes em luta.....rigorosamente vigiado....até o exolon...vigia....
e não me venha coma teoria da conspiração....eles até isso inventaram para desvirtuar a lucidez....

Na tv volta-se a falar em rockets e não sei se são rocas de fiar ou daquelas que deitam lume por detrás.....
Não aprendo nada com eles...só lendo as selecções ...aí é que existe cultura....

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

Re: comentário

por boxopen » 4/8/2006 0:18

jotabil Escreveu:...ou tem algumas dúvidas sobre o papel do UK no desenvolvimento desta manobra?!!!

Eheheh...
Por isso é que prefiro chamar o UK de... SUBMARINO!

Mas não numa versão high-tech muito pró-stealth.
Felizmente que foram suficientemente orgulhosos para não snifarem (leia-se "torpedearem") o ECB. :mrgreen:

comentário

por jotabil » 4/8/2006 0:11

sim quando me refiro à europa terrestre...refiro-me a uma realidade compreendendo o Benelux-França-alemanha.....o UK....como sabe londres é uma sucursal dos bancos de nova yorque....e o UK era a antiga potência marítima antes dos USA emergirem como tal após a segunda guerra mundial.

Mas olhe que isto é cultura livresca e das selecções da readers dighest...que tem uns artigos do caraças.....por isso não ligue muito...havia um tal de mahan e outro que se chamava mackinder e ainda outro... de Celerier....uns estrátegos de pacotilha que distinguiam esta europa.....bem mas os tipos como escreviam nas selecções eram capazes de estarem a escrever histórias da carochinha.

ou tem algumas dúvidas sobre o papel do UK no desenvolvimento desta manobra?!!!.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

por charles » 3/8/2006 23:53

hehehehe jotabil esclareça só uma coisa de que eu tenho enorme curiosidade porque razão utiliza a expressão "europa terrestre"

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

comentário

por jotabil » 3/8/2006 23:50

tenho que limpar o teclado do meu computador....de vez em quando e devido às migalhas que se vão acumulando, como as letras....mas penso que...apesar de tudo o texto tem sentido...

peço desculpa.

cumps
Sun Tzu

comentário

por jotabil » 3/8/2006 23:44

É hoje claríssimo de que se trata de uma luta entre a europa terrestre e os USA-UK.....julgo que não restam muitas dúvidas...a europa apoia os palestinianos com o fito de desestabilizar a situação actual do médio oriente ....e do outro lado os USA-UK que querem manter a situação de força dado que têm lá muitos meios para o efeito....é disto que se trata objectivamente....não restam muitas disso ..penso.

Mas isto que digo insere-se numa manobra geoestratégica mais vasta e que têm como facto motivador a queda do muro de Berlim que obrigou os USA_UK a planeá-la sem qualquer hesitação e sem tibiezas.

o que se passou an ex-ugoslávia....o que a seguir aconteceu na bósnia....com a paz de dayton....o que se seguiu no kosovo...o que se passou no afeganistão ...na tchéchénia....nas duas invasões no IRaque...tudo isso se insere nessa manobra geoestratégica destinada a significar à europa desarmada qual deve ser a sua fronteira de interesse...cuja ultrapassagem significará a guerra...a chamada dead line...haja urãnios empobrecidos ou ou aviões a passarem secretamente....ou outra coisa aparentemente fora da moralidade e dos direitos humanos vigentes.
Tudo isso são falácias às quais a europa terrestre recorre para denegrir a actuação dos USA-UK....só que eles têm os seus objectivos a atingir...e claro fazem ouvidos de mercador....de resto têm milhares de homens e muitos meios empenhados tanto nos balcãs como no médio oriente para andar a brincar aos pacifistas....e são biliões sobre bilões de dolares que estão em jogo...basta pensar que no médio oriente estão 90% da reservas de crude a nível mundial e de fácil extracção.....não brincam com isso e não vaoem cantigas....por outro lado a europa terrestre derrotada em quase todas as frentes dos mercados primários de 1991...está à mingua de réditos e devido a isso e porque tb é liberal...necessita urgentemente de mudança de situação....e é essa situação que é reflectida no conflito do médio oriente cujos actores (Hezebolah e israel) são nitidamente apoiados pelas partes em luta.
Claro que a informação dos média é comprada para mostrar em conformidade de quem paga....e nós somos o share que absorve a publicidade que entretanto é veículada e iremos consumir na medida da nossa alienação.. e tudo isto é mercado.....e tudo isto é masi valia para os donos dos grandes sistemas...basta um arredondamento para lucrarem milhões...basta que os escravos estejam unificados no mesma sistema bancário..para que os lucros ascendam a fabulosos...por isso esta tentativa de unificar a europa num mercado único....por isso a edificação de um monumento ao euro numa cidade alemâ....até me vem à lembrança a ira de moisés ao regressar da montanha com as tabuas da lei....ao mirar o seu povo em orgias e a adorar os bezerros de oiro.....será que é isto que se passa?! mas lá que o monumento ao euro pode ser comparável...pode.

cumps
Sun Tzu

A batalha crucial da opinião pública

por leprechaun » 3/8/2006 23:44

Keyser Soze Escreveu:
SPIEGEL ONLINE - August 3, 2006, 03:31 PM
URL: http://service.spiegel.de/cache/interna ... 82,00.html

The situation is getting uncomfortable for the Israelis. They're beginning to suspect that they can't win this war, because they're dealing with an international public that demands a "proportionate" reaction even in an "asymmetrical conflict." And the appeals to respect international law and the rules of the game are always directed at Israel, never at those who believe that all means are justified in the struggle against Israel.

If the Israelis don't succeed in defeating Hamas and Hezbollah, they will have to come up with other forms of resistance. How about sit-down strikes along the Israeli-Lebanese border?

Este é sem dúvida um belo artigo que merecia um comentário demasiado extenso, em especial nesse ponto crucial das "vítimas" e dos "carrascos". E sim, são necessários ambos, não há crime sem criminoso nem vítima, logo esta também participa na sua própria destruição. E no caso de guerras entre povos ou facções rivais este raciocínio aplica-se na perfeição.

De qualquer modo, nos crimes do "holocausto" nazi ou da presente contrapartida sionista - e não semita, claro, it is not the same thing! - assume uma importância fulcral a relação desiquilibrada do "poder". Este é um tema deveras fantástico e que pode motivar sem dúvida esse horror visceral de que o texto fala, ao referir a incredulidade do povo germânico pelos crimes que vulgares cidadãos, afinal, cometeram ou ajudaram a cometer. O poder do grupo, com a sua responsabilidade diminuída ou até inteiramente diluída, transforma um anónimo e honesto indivíduo num frio e cruel assassino, muitas das vezes. Aliás, ainda entre nós tivemos um triste exemplo, no caso do cidadão brasileiro torturado e chacinado por um grupo de adolescentes, o mais velho dos quais - e único criminalmente imputável - tinha apenas 16 anos. Algum deles faria o que a "matilha" sedenta de sangue fez? Claro que não, deveras alguns até tinham ajudado Gisberta outrora. Mas, no seio de um grupo que transforma a individualidade de cada um num colectivo amorfo e amoral, todos eles repudiaram e maltrataram a diferença que não compreendem ou não foram educados para aceitar.

O mesmo, ou pior ainda, se passa no teatro de guerra, claro. Mas isso é por demais conhecido e, afinal, nem era de nada disto que eu queria falar. O meu comentário é de ordem mais prática e tem a ver com esses 2 parágrafos finais. Israel pode até ganhar todas as guerras com os países árabes ou os grupos ditos "terroristas" - uma designação equívoca, claro, já que para o outro lado são apenas uma guerrilha de "libertação", sendo o estado judaico a potência invasora, ainda que sob o beneplácito da ONU - mas está a perder a batalha deveras crucial da opinião pública!

A oposição ao regime sionista não parte só do fundamentalismo árabe, claro, nem mesmo dos ditos intelectuais de esquerda do Ocidente, mas enraiza-se cada vez mais no público europeu e mesmo americano, para além de ter uma expressão crescente em parte da própria população israelita laica que não se revê nos sonhos hegemónicos delirantes do Likud e seus pares. E, no mundo actual, não é possível a qualquer governo ou nação alcançar os seus objectivos contra a opinião expressa da maioria dos seus concidadãos ou de uma parte significativa da população mundial. Afinal, esta é também uma consequência natural da dita "globalização".

E é aqui que Israel está a ser implacavelmente derrotado, e cada vez mais e mais e mais. Este fracasso humanitário e diplomático não pode ser resolvido com mentiras nem a ocultação da verdade. E esta é uma lição que, felizmente, os governos democráticos do Ocidente já estão a compreender, muito embora a nação mais poderosa, pelo menos a nível militar, tenha livremente eleito um líder que não prima rigorosamente nada pela verdade e sinceridade.

Por fim, e a propósito dessas greves de "braços caídos" ao longo das fronteiras, houve um líder que libertou a sua pátria ancestral com a milenar doutrina budista e védica da "não-violência". Mas onde está outro Ghandi hoje em dia, ou quantos líderes conseguem seguir o exemplo prático do Dalai-Lama?! Porque a paz e a concórdia - a nível pessoal e das relações e das nações - começa sempre por se manifestar no interior do Ser Humano e é daí que se espalha pelo meio circundante.

Logo, há esperança, sim, quando uma nova geração for educada na moral única do coração, sem a violência das interpretações sectárias dos "livros sagrados", que divide os povos em "raças puras" e "nações eleitas", ignorando a igualdade básica do Ser Humano único, a divina centelha da criação.

So, we all lose because every single one of us is fully responsible for this growing violence and cruelty and war. Não são os israelitas e os "terroristas" os únicos assassinos, EU também ajudei a bombardear e massacrar e chacinar... for we ALL did it, even if unknowingly...

Uma só Raça, um só Ser, uma só Alma...

...e um planeta único e amoroso... Gaia Terra, o nosso lar!

Já agora, eis o que disse o Mahatma Gandhi da bárbara proposta que espoliou da sua pátria e reduziu à errância e à miséria os actuais deserdados e famintos de justiça:

O que está acontecendo na Palestina, não é justificável por nenhuma moralidade, ou código de ética. Certamente, seria um crime contra a humanidade reduzir o orgulho árabe para que a Palestina fosse entregue aos judeus, parcialmente ou totalmente, como o lar nacional judaico. (Gandhi)

Por isso, bem diz o nosso povo que "aquilo que nasce torto, tarde ou nunca se endireita".

Ignorar essa monstruosidade história e pretender que ela não existiu por ter sido sancionada (?!) pela ONU, à revelia do Direito Internacional, é apenas contribuir para o adiar "sine die" de uma solução, mesmo imposta à força do facto consumado, o qual, creio, terá de ser aceite pelas novas gerações de palestinianos e israelitas, educadas na paz e no respeito à diferença, e não no ódio ancestral inteiramente estéril e ignaro.

Rui Vaz da Fonseca

Registado: 24/11/2002 14:36

por boxopen » 3/8/2006 23:41

Eu preciso de fazer uma correcção à minha mensagem anterior:
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... 021#316021

Tal projecção é feita numa base ideológica e não numa base sociológica.
Ok, ok... eu explico. É bastante complexo para escrever em duas linhas mas...

Uma das maiores SACANICES que alguns judeus fizeram foi associar ZIONISMO e ESTADO.
É que ao fazê-lo sabiam à priori que estavam a assinar uma espécie de "seguro-de-vida" para o zionismo.
Principalmente sabendo, como todos sabemos, que durante N-anos falar em judeus é pensar em Holocausto.

Assim, na minha mensagem anterior aquele "desaparecer" é devido à ideologia e não à religião.
Ok... se alguém percebeu integralmente o que acabei de dizer sabe o quão difícil é separar as noções!

por tava3 » 3/8/2006 23:32

Agora, depois de terem soltado os diabos todos, já querem lá a tal força.
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por tava3 » 3/8/2006 23:29

E que situaçao, estao em guerra, nao vislumbro nada de bom para eles.

Como disse boxopen: "Se tivessem feito isso teriam hoje a esmagadora maioria do apoio mundial."

Já lá estaria há muito um força de manutençao de paz.

por boxopen » 3/8/2006 23:27

Dwer Escreveu:Ó Box, para os israelitas isto não é um concurso de simpatia. Nunca foi.
Em todas as guerras israelo-árabes o estado de Israel teve a opinião pública mundial contra ele.
Se tivesse escolhido ser simpático hoje já não existia.

Bem, hoje estou em "suicide mode".
O destino do estado de Israel é... desaparecer!
Não estou a falar em termos de anos; se calhar em termos de décadas.

Sejamos realistas!
Mesmo não havendo antipatias viscerais a absorção de Israel era algo provável.
Agora com ódios-de-estimação achas que vai acontecer o quê? Vais "converter" N milhões de árabes, é?

Mais ainda...
Se nos sentarmos e pensarmos um pouco, Israel está para o mundo árabe como o caso da África do Sul.
Em 1960 se dissesses que o apartheid ía acabar em 1990 chamavam-te "doidinho", não era?

por Dwer » 3/8/2006 23:24

tavaverquenao Escreveu:poderei ou nao sobreviver

Ainda não percebeste uma coisa. Os Israelitas nuncam põe a hipótese do 'poderei ou não sobreviver'. Todas as acções militares e políticas têm como objectivo a sobrevivência. E quanto ao aparecerem mais, não é bem assim. Inimigos antes jurados de Israel, são agora países com tratados de paz celebrados e cumpridos escrupulosamente. Jordânia e Egipto. Não foi pela simpatia nem fazendo sit ins no Jordão que os Israelitas conseguiram chegar a esta situação.
Abraço,
Dwer

por tava3 » 3/8/2006 23:19

Com a caçadeira posso resolver o problema no curto prazo, mas vao aparecer mais para vingar os anteriores. Os mesmo nao acontecerá se fizer um sit in, poderei ou nao sobreviver, é a duvida que ficará para sempre com israel.

por tava3 » 3/8/2006 23:15

Israel quer à força dobrar os libaneses contra o Hezbollah, mas está a ter o efeito contraio.

por Dwer » 3/8/2006 23:15

tavaverquenao Escreveu:" Isto é desproporçao de forças.

Desde 1948 que 5 milhões de israelitas estão potencialmente em guerra com 350 milhoões de muçulmanos. Isto é desproporção. Se esta desproporção não fosse compensada pela desproporção de meios militares, lá está, Israel não existia.
Quando alguém atacar a tua casa à pedrada, tu responderes de caçadeira, tens mais garantias que não te voltam a atirar pedras à janelas.
Lá está, podes sempre fazer um sit in.
Abraço,
Dwer

por Dwer » 3/8/2006 23:10

boxopen Escreveu:Era Dwer, era!
Até mesmo bombardear a zona fronteiriça.
Se tivessem feito isso teriam hoje a esmagadora maioria do apoio mundial.
Mas como preferiram usar a técnica do cowboy...
E como, tal como aconteceu ao cowboy, não contaram com a velocidade da informação.
Então, num episódio em que podiam ter capitalizado apoios, preferiram destruí-los.

Ó Box, para os israelitas isto não é um concurso de simpatia. Nunca foi. Em todas as guerras israelo-árabes o estado de Israel teve a opinião pública mundial contra ele. Se tivesse escolhido ser simpático hoje já não existia.
Abraço,
Dwer

por tava3 » 3/8/2006 23:09

"O Hezbollah atacou Israel, limpou o sebo a dez soldados e raptou mais quatro."

Se formos fazer bem as contas a mortos, fridos, e raptos o resultado nao será muito favoravel a israel, que até se dá ao luxo de raptar ministros.

Hoje, depois do lider do Hezbollah ameaçar atacar telavive se os bombardeamentos nao parassem, Israel ameaçou, se tal acontecer, destruir todas as infrastruturas libanesa. Isto é desproporçao de forças.

por boxopen » 3/8/2006 23:07

Dwer Escreveu:Como diz no artigo que o Keyzer Soze colocou no forum, os israelitas deviam ter feito um sit in na fronteira com o Líbano e irem-se queixar ao Kofi Annan. Isso é que era uma resposta proporcionada.
Poupem-me!

Era Dwer, era!
Até mesmo bombardear a zona fronteiriça.
Se tivessem feito isso teriam hoje a esmagadora maioria do apoio mundial.

Mas como preferiram usar a técnica do cowboy...
E como, tal como aconteceu ao cowboy, não contaram com a velocidade da informação.
Então, num episódio em que podiam ter capitalizado apoios, preferiram destruí-los.

comentário

por jotabil » 3/8/2006 23:05

claro..boxopen......é isso mesmo......se uma pessoa apoia o hezebolah e amargura os judeus é anti-semita ou até nazi...se é simpatico com israel é sionista....quer dizer o rótulo tem que existir.....mas eu sou um cão que caminha ao lado da caravana...para ver para onde ela se dirige...sou rafeiro e não tenho dono....e acompanho a caravana de longe..não me aproximo demasiado...podem os encarregados da caravana soltar os mastins....e eu ter de lutar para salvar o coiro.

Mas temos de olhar para mais longe....existem os mentores que estão calados e a deixar arder....entretanto o zé pessoal anda entretido com os "rockets" e os "Ai meu deus das mulheres" para ficarmos impressionados com a faca e com o alguidar...e o sangue que escorre.

cumps
Sun Tzu

por Dwer » 3/8/2006 23:01

tavaverquenao Escreveu:Há uma enorme diferença entre defender a nossa casa com todos os meios e atacar os nossos vizinhos com todos os meios.

Excelentemente posto. E quando defender a nossa casa implica atacar a do vizinho?
Mas quem é que atacou quem e quando?
O Hezbollah atacou Israel, limpou o sebo a dez soldados e raptou mais quatro.
Como diz no artigo que o Keyzer Soze colocou no forum, os israelitas deviam ter feito um sit in na fronteira com o Líbano e irem-se queixar ao Kofi Annan. Isso é que era uma resposta proporcionada.
Poupem-me!
Abraço,
Dwer

por tava3 » 3/8/2006 22:56

Há uma enorme diferença entre defender a nossa casa com todos os meios e atacar os nossos vizinhos com todos os meios.

Re: comentário

por boxopen » 3/8/2006 22:51

jotabil Escreveu:Não quero saber quem morre quero saber quem mandou matar...é o que importa...é o que interessa conhecer...

Olá jotabil,
Vou cometer "suicídio" mas se queres mesmo saber...
Diria que o Mundo ficaria muito mais pacífico sem duas entidades, a saber:

A World Zionist Organization: http://en.wikipedia.org/wiki/World_Zionist_Organization
E a Islamic Brotherhood: http://en.wikipedia.org/wiki/Muslim_Brotherhood

Como à partida atacar a primeira dá direito a "bilhete" de anti-sionista, etc.
E atacar a segunda dá direito a "bilhete" de sionista, etc.
Fica tudo na mesma e nada se resolve!!!

por Dwer » 3/8/2006 22:48

boxopen Escreveu:Olá Keiser Soze,
O texto apesar de longo tem algumas coisas interessantes...
Mas não me parece que entre elas estejam as duas referências que assinalaste a negrito!

É que essas passagens são algumas daquelas que numa mensagem anterior chamei de táctica Goebbels.
Usar um episódio da História, alterar ou omitir pormenores relevantes e tentar construir uma "verdade".
Tudo estaria muito certo se não houvesse um erro CAPITAL nesse argumento:

Em AMBOS os episódios NÃO HOUVE invasão de NENHUM país vizinho!
No caso sírio a cidade de Hama é... na Síria: http://en.wikipedia.org/wiki/Hama
Na Jordânia a retaliação deu-se ... na Jordânia: http://en.wikipedia.org/wiki/Black_September_in_Jordan
Portanto usar estes dois episódios para desculpabilizar Israel ao atacar o Líbano é um ERRO.

Box,
A comparação é com a desproporção de meios. Os Palestinianos causaram problemas na Síria, o Hafez Hassad limpou o sebo a uma dezenas de milhar.
Quando deram problemas na Jordânia o Hussein limpou o sebo a uns milhares. Nos dois casos, refugiados que tinham sido acolhidos nos dois países. Supostamente países amigos. Com amigos destes os palestinianos nem precisam de inimigos.
Abraço,
Dwer

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Akinfiev, Burbano, cali010201, Google [Bot], Goya777, Kooc, m-m, malakas, navaldoc, OCTAMA, simvale, trilhos2006, Ugly bull, yggy, Zecadiabo e 166 visitantes