BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
Atenção que muitas vezes com essa noticia, esta cotada, funciona ao retardador...para próximas sessões. N é imediato o efeito. 

Confesso que estou impressionado com a reação, não esperava uma reacção positiva, num primeiro momento.
Embora ache que nada está definido e que provavelmente a verdadeia reacção só daqui a uns meses quando houver declarações do processo de intenções dos novos dirigentes
Embora ache que nada está definido e que provavelmente a verdadeia reacção só daqui a uns meses quando houver declarações do processo de intenções dos novos dirigentes
Com uma noticia destas pensei que seria um descalabo, eis que a cotaçao começa ganhar força incrivel
no horario deu-me ordem de compra e la vamos nos 0.249

no horario deu-me ordem de compra e la vamos nos 0.249
.
É preciso viver..nao apenas existir.
É preciso viver..nao apenas existir.
- Registado: 19/2/2007 10:01
Na minha opinão (e segundo informações colhidas dentro da empresa) é mais provável a saída da Fosun a médio prazo(embora pouco provável a curto prazo) do que a saída da Sonangol(é uma posição estratégica da companhia para a Europa, de duas economias, cada vez mais complementares).
-Porém, mais duvidosa, é de permanecer a vontade da Sonangol de reforçar agora ou não até ao fim-do-ano( prazo limite concedido pelo BCE)?

-Porém, mais duvidosa, é de permanecer a vontade da Sonangol de reforçar agora ou não até ao fim-do-ano( prazo limite concedido pelo BCE)?

SERRA LAPA Escreveu:Eagle:
Se tu não visses um potencial de queda ... estavas muito doente!
Fico satisfeito ver-te de boa saúde e sempre pronto a ver coisas negativas
Se alguma vez mudares avisa, porque aí é melhor falarmos com o Raposo
Eu raciocino sempre de uma forma logica , o meu cérebro é assim, ESPERANÇA e FE , não entram na minha estratégia bolsista .
E que sentido logico faz para estes novos atores com uma diferença de filosofia interna do pais , continuarem a ter uma enorme posição numa instituição que já não têm influencia decisiva ( FOSUN rules) e com esse encaixe de uma pipa de massa resolvem uma parte dos fortes desafios internos .
Para mim a duvida é qual o preço que para eles fara mais sentido sair e se têm esperança de sair num valor superior .
Todos sabem que chineses são pacientes , têm estratégia de longo prazo e gostam comprar bem e barato .
Quando adquiriram a posição quase toda a 0.1517 euros , quando já têm neste momento poder de decisão, e os 10% adicionais não têm uma posição de controlo da empresa , nem atrapalham nada a posição deles de 25%.
Qual o interesse em pagar um premio de 100% nessa posição ?????? Qual a logica de pagar premio de 100% numa posição que não acrescenta nada .
No mundo empresarial paga-se um premio quando existe por exemplo posição de controlo, aqui não existe .
Qual a logica de pagar 0.26 ou 0.30 neste período próximo ? Daqui a uns anos não sei, neste período próximo não faz sentido empresarial
Se titulo for novamente á zona 0.18-0.19 acreditem que possam continuar a reforçar pois já demonstraram que é uma zona interessante de reforço para eles .
Para quem tem 23.92% a 0.1517 faz todo o sentido ir reforçando mais 5-10% a 0.18-0.19 e assim asseguram que no futuro mesmo num momento mais adverso do mercado o titulo e a posição deles nunca tem grande desvalorização se fizerem reforços incrementando a posição e sustendo o titulo
- Registado: 4/3/2008 9:17
Partindo da ideia que a Sonangol vai desinvestir no BCP o que eu penso que vai mesmo acontecer, apenas será benefico para quem tem um investimento estratégico no BCP que é o caso da Fosun.
A sonangol tem duas hipoteses :
1 - vai vendendo em mercado e vê até onde a força compradora (mercado) absorve os milhoes de accoes que tem em carteira ou
2 - vende á fosun fora de bolsa... só que aqui tem um problema ... os chineses gostam de comprar "baratinho" ... logo nao apostava muito neste cenário...
de uma forma ou de outra os chineses vao ficar sempre a ganhar...
é a minha leitura
bons negocios
A sonangol tem duas hipoteses :
1 - vai vendendo em mercado e vê até onde a força compradora (mercado) absorve os milhoes de accoes que tem em carteira ou
2 - vende á fosun fora de bolsa... só que aqui tem um problema ... os chineses gostam de comprar "baratinho" ... logo nao apostava muito neste cenário...
de uma forma ou de outra os chineses vao ficar sempre a ganhar...
é a minha leitura
bons negocios
- Registado: 19/11/2015 16:21
EAGLETRADER20 Escreveu:"Primeiro acredito que tentem os 0.3.... vão vender primeiro por ABO tipo 5 ou 6 %, e o resto vai pos chinocas"
Para despacharem 15% da posição, essa sequencia faz sentido.
Acho é que vão querer vender perto preço mercado com 5-10% desconto no ABO.
E depois tenho duvidas que FOSUN queira comprar 10% a 0.30
Eles têm 23.92% a 0.1517 e 1.24% a 0.1850 aproximadamente
Tenho duvidas que queiram pagar por mais 10% o preço de 0.30, é muita fruta e eles são pacientes e gostam comprar bem e barato
A não ser que o petroleo suba muito, mais depois desta correção dos mercados se eles voltarem a subir o ABO vai ocorrer com boa probabilidade

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Eagle:

"Primeiro acredito que tentem os 0.3.... vão vender primeiro por ABO tipo 5 ou 6 %, e o resto vai pos chinocas"
Tenho duvidas que queiram pagar por mais 10% o preço de 0.30, é muita fruta e eles são pacientes e gostam comprar bem e barato
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 15/11/2017 14:14, num total de 1 vez.
EAGLETRADER20 Escreveu:Artista Romeno Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Sem dúvida que é relevante. Mas a notícia era esperada mais dia menos dia, porque era insustentável que a situação se mantivesse. Vamos ver se há alteração no rumo da estratégia ou não. Nos primeiros tempos, duvido.
Abraço,
Ulisses
Acredito que na altura certa a Sonangol, com fluxos de caixa altamente negativos, queira sair do BCP, é um investimento sem logica para estes novos atores, dado que já nao mandam no BCP, tendo o chinocas mais peso
Também tenho a mesma ideia que o que potencialmente fará mais sentido será saírem e encaixarem a massa para equilibrarem os fortes desafios internos financeiros que têm.
A questão é:
Encontrar comprador para transacção directa , porque aquilo é muito grande para vender no mercado
Saber se querem potencialmente sair aqui , ou terem esperança que vá a um valor superior para saírem mais tarde
Primeiro acredito que tentem os 0.3.... vão vender primeiro por ABO tipo 5 ou 6 %, e o resto vai pos chinocas
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Artista Romeno Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Sem dúvida que é relevante. Mas a notícia era esperada mais dia menos dia, porque era insustentável que a situação se mantivesse. Vamos ver se há alteração no rumo da estratégia ou não. Nos primeiros tempos, duvido.
Abraço,
Ulisses
Acredito que na altura certa a Sonangol, com fluxos de caixa altamente negativos, queira sair do BCP, é um investimento sem logica para estes novos atores, dado que já nao mandam no BCP, tendo o chinocas mais peso
Também tenho a mesma ideia que o que potencialmente fará mais sentido será saírem e encaixarem a massa para equilibrarem os fortes desafios internos financeiros que têm.
A questão é:
Encontrar comprador para transacção directa , porque aquilo é muito grande para vender no mercado
Saber se querem potencialmente sair aqui , ou terem esperança que vá a um valor superior para saírem mais tarde
Artista:
O contrário também é válido: reforçar a posição, num banco sólido e com ligações a Angola. Até ia mais para esta tese que para a tua. MAS POR AGORA É SÓ MERA ESPECULAÇÃO. a minha opinião, ou a tua.
O contrário também é válido: reforçar a posição, num banco sólido e com ligações a Angola. Até ia mais para esta tese que para a tua. MAS POR AGORA É SÓ MERA ESPECULAÇÃO. a minha opinião, ou a tua.
Ulisses Pereira Escreveu:Sem dúvida que é relevante. Mas a notícia era esperada mais dia menos dia, porque era insustentável que a situação se mantivesse. Vamos ver se há alteração no rumo da estratégia ou não. Nos primeiros tempos, duvido.
Abraço,
Ulisses
Sem dúvida que é relevante. Mas a notícia era esperada mais dia menos dia, porque era insustentável que a situação se mantivesse. Vamos ver se há alteração no rumo da estratégia ou não. Nos primeiros tempos, duvido.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Vi muitos comentários a afirmarem que a Isabel dos santos a frente da Sonangol iria continuar a querer reforçar a posição no BCP .
Já não vai ser possível.
Pode a Sonangol fazê-lo ( Mas eu não acredito , por questões e equilíbrio financeiro inerente á mesma)
ACredito que tem desafios financeiros internos muito mais prementes para resolver, que reforços financeiros de dezenas de milhões no BCP
"Isabel dos Santos exonerada da Sonangol pelo Presidente da República de Angola
O Presidente angolano, João Lourenço, exonerou hoje Isabel dos Santos, filha do anterior chefe do Estado, José Eduardo dos Santos, do cargo de presidente do conselho de administração da Sonangol, nomeando para o seu lugar Carlos Saturnino, disse fonte oficial. "
http://www.jornaldenegocios.pt//empresa ... _Destaques
Já não vai ser possível.
Pode a Sonangol fazê-lo ( Mas eu não acredito , por questões e equilíbrio financeiro inerente á mesma)
ACredito que tem desafios financeiros internos muito mais prementes para resolver, que reforços financeiros de dezenas de milhões no BCP
"Isabel dos Santos exonerada da Sonangol pelo Presidente da República de Angola
O Presidente angolano, João Lourenço, exonerou hoje Isabel dos Santos, filha do anterior chefe do Estado, José Eduardo dos Santos, do cargo de presidente do conselho de administração da Sonangol, nomeando para o seu lugar Carlos Saturnino, disse fonte oficial. "
http://www.jornaldenegocios.pt//empresa ... _Destaques
Isabel dos Santos exonerada da Sonangol pelo Presidente da República de Angola
O Presidente angolano, João Lourenço, exonerou hoje Isabel dos Santos, filha do anterior chefe do Estado, José Eduardo dos Santos, do cargo de presidente do conselho de administração da Sonangol, nomeando para o seu lugar Carlos Saturnino, disse fonte oficial.
Pode ser sem dúvida relevante...
O Presidente angolano, João Lourenço, exonerou hoje Isabel dos Santos, filha do anterior chefe do Estado, José Eduardo dos Santos, do cargo de presidente do conselho de administração da Sonangol, nomeando para o seu lugar Carlos Saturnino, disse fonte oficial.
Pode ser sem dúvida relevante...
- Registado: 17/10/2014 16:06
DIXIE17 Escreveu:EAGLETRADER20 Escreveu:São os 0.2450 a linha de defesa de curto prazo
Caro Eagle,
concordas com esta ideia: A Linha de defesa a longo prazo será entre 0,1850-0,1875.
Ela em setembro foi lá, a esse ponto, qd a Fosun reforçou a sua posição.![]()
Cump.s
Concordo , os 0.2450 que refiro que estão no grafico é para o imediato.
Para o medio prazo concordo com esses 0.1850 - 0.2000
Alias se lá for ( Salvo queda anormal nos uSA ) até eu entro na primeira vela verde .
Essa zona penso será um suporte fortíssimo , pelas características conhecidas , até grandes accionistas devem reforçar nessa zona .
A zona do GAP 0.2165 se lá for também pode ser interessante porque mercado gosta de inversões em GAP fechados
Dixie tambem nao sejas tao pessimista,talvez dois centimos e meio acima. 

- Registado: 17/12/2013 1:15
EAGLETRADER20 Escreveu:São os 0.2450 a linha de defesa de curto prazo
Caro Eagle,
concordas com esta ideia: A Linha de defesa a longo prazo será entre 0,1850-0,1875.
Ela em setembro foi lá, a esse ponto, qd a Fosun reforçou a sua posição.

Cump.s
São os 0.2450 a linha de defesa de curto prazo
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 15/11/2017 11:39, num total de 1 vez.
Boa Noite,
Após o dia de hoje....nada como um GIN mesmo a estalar!! O segundo soube ainda melhor....
Qual feira popular ou quê, venham ao BCP investir que nunca há monotonia...
Bem, lá fez um spike no diário, com sobe e desce, tal como tinha escrito ontém....nem sei se vale a pena rir ou chorar. A malta que entrou de manhã foi pelo menos em boa parte expulsa à tarde com pequenas descargas a fazerem disparar os stops. Esta malta que investe no BCP, sabe que o pessoal anda com "a coisa" apertadinha....
E estou para aqui a falar contra mim, pois decidi subir o stop e PUM! Que estupidez!! Foi-se o Camião. Agora só entrando mais em baixo outra vez (0,245-0,247), ou acima do máximo de hoje (com volume). É o que dá alterar a estratégia a meio do jogo....burrice!
E agora meus senhores? Como será daqui para a frente?
Volto a reforçar a ideia de ontem, o sentimento no PSI está a condicionar alguma força compradora, Na MHO. E no geral do PSI. Mas se não houver nenhuma desgraça vai passar, pois estamos BULL. Outro aspeto para mim às vezes relevante é que nem todos os players costumam fazer as entradas no dia pós resultados. Ou seja, há muita instituição e investidor a ver a coisa à lupa primeiro, e depois irá fazer aquilo que decidir. Temos de aguardar.
Mas sim, podemos ir passear para baixo. Ficava contente se ocorrerem viagens de baixa altitude no curto prazo não fossemos abaixo dos 0,245.
Outra coisa que muito se discutiu por aqui antes dos resultados foram os Gap's. Também penso neles. E faço trades à conta deles...
Mas pensando bem, qual será a probabilidade de se o BCP fosse fechar lá em baixo o dos 0,216, não fará outros na reação ao movimento e com aberturas diárias em GAP de volta ao seu caminho BULL?....e então? O BCP ficaria eternamente sem fazer o seu percurso? Este assunto tem de ser enquadrado melhor no caminho que a ação em si já está a fazer....obrigado carrancho!
PS - rtavares, a tua boa disposição merece uma saudação do "camandru"....

Após o dia de hoje....nada como um GIN mesmo a estalar!! O segundo soube ainda melhor....

Qual feira popular ou quê, venham ao BCP investir que nunca há monotonia...

Bem, lá fez um spike no diário, com sobe e desce, tal como tinha escrito ontém....nem sei se vale a pena rir ou chorar. A malta que entrou de manhã foi pelo menos em boa parte expulsa à tarde com pequenas descargas a fazerem disparar os stops. Esta malta que investe no BCP, sabe que o pessoal anda com "a coisa" apertadinha....

E agora meus senhores? Como será daqui para a frente?
Volto a reforçar a ideia de ontem, o sentimento no PSI está a condicionar alguma força compradora, Na MHO. E no geral do PSI. Mas se não houver nenhuma desgraça vai passar, pois estamos BULL. Outro aspeto para mim às vezes relevante é que nem todos os players costumam fazer as entradas no dia pós resultados. Ou seja, há muita instituição e investidor a ver a coisa à lupa primeiro, e depois irá fazer aquilo que decidir. Temos de aguardar.
Mas sim, podemos ir passear para baixo. Ficava contente se ocorrerem viagens de baixa altitude no curto prazo não fossemos abaixo dos 0,245.
Outra coisa que muito se discutiu por aqui antes dos resultados foram os Gap's. Também penso neles. E faço trades à conta deles...

PS - rtavares, a tua boa disposição merece uma saudação do "camandru"....

- Registado: 19/4/2016 10:08
EAGLETRADER20 Escreveu:Para quem diz que eu não transaciono.
Até quase final de Outubro não o fiz como tinha estipulado.
EM novembro já fiz alguns trades ( De pequena expressão e passageiros ) , mas NUNCA, NUNCA irei divulgar nenhuma entrada ou saída .
Só se fosse doido com a animosidade em relação a mim e ás minhas posições cautelosas ou bearish.
Isso só diz respeito á minha carteira .
Grande Eagle, quanto ao que expões, tu é que sabes o que podes dizer de ti ou não.
Quanto ao gráfico, tomaste atenção, certamente, às médias móveis, colocaste-as no gráfico e tudo... Dás-lhes alguma atenção? Nada! Pândego e catitamente provocador preferes maçar os passarinhos bisnaus com um duplo (ou triplo, ou o camandru...) topo. Genial!
Bolas, Eagle, és tramado para a farra, pá! Isto contigo é só rir.
Um forte amplexo,
Raposo Tavares
Editei: não tenho conseguido parar de rir com essa do duplo topo num gráfico diário de médias móveis... Muito bom. Mantém o teu bom humor, é o que te peço.
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)
https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
Para quem diz que eu não transaciono.
EM novembro já fiz alguns trades ( De pequena expressão e passageiros ) , mas NUNCA, NUNCA irei divulgar nenhuma entrada ou saída .
Só se fosse doido com a animosidade em relação a mim e ás minhas posições cautelosas ou bearish.
Quiça um potencial bom DUPLO TOPO .
O futuro dirá
O futuro dirá
EAGLETRADER20 Escreveu:
Boas ganda Eagle! Um abraço apertado.
És um pândego meu rapaz, convences toda a gente que estás bear no BCP (melhor...: estarias bear se investisses dinheiro nos mercados, para além do gasto de tempo e da publicação constante de frases com construções semânticas algo gongóricas e ditirambicas), agoiras por aí toda a gente, polemizas mais do que uma menina mimada do BE e vai daí e espetas aqui com um gráfico de médias móveis todo bull.
Oh, Eagle, páááá! tu é só rir. És o máximo.
Um abraço (outro),
Raposo Tavares
Editado pela última vez por rtavares em 14/11/2017 22:40, num total de 1 vez.
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'