Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

menina "raptada" no Algarve

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por scpnuno » 7/5/2007 18:51

Pata-Hari Escreveu:... que não teria feito se todas as hipoteses de acidente me tivessem ocorrido (sobretudo os de ter deixado o meu marido ocupar-se deles, ehhe).

Isso já vem na proxima revisão do manual de instruçoes dos filhos:

* Não deixar perto de material incandescente

* Não deixar junto a varandas ou janelas acessiveis

* Não deixar com acesso a productos toxicos (nem que seja a acetona das unhas da mae...eu sei desta parte)

* Nunca deixar sozinhos ao alcançe e sob a alçada do pai - danos irrepareveis podem ser causados (especialmente á mae quando vir o estado em que a casa ficou)

Isto foi apenas um aprte brincalhão, para aliviar num topico que a todos nós, especialmente a quem tem filhos, nos deixa tão sem palavras, tão impotentes perante algumas adversidades, tão desesjosos de os poder ter sempre debaixo da "nossa asa"

Abraços

P.S. Devo dizer, em abono da verdade, que tirando a parte de dar cabo da casa, os pais quando são bons (pai masculino mesmo) são mesmo bons. O que eu disse claro que foi a brincar. Os meus filhos estando com o pai, estão com Deus. Verdade que eu fico surda, mas é a unica coisa que aponto.
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por MarcoAntonio » 7/5/2007 18:51

Pata-Hari Escreveu:Eu diria que isto é um juizo de valor , teu, pessoal e possivelmente partilhado por outros. Não deixa de ser um juizo de valor.

Um acontecimento servir de alerta é um juizo de valor?

Não é!

E devo dizer que eu faço uma avaliação pessoal sobre o comportamento dos pais com base na informação disponível. Não estou necessariamente a julga-los mas, como ser racional que sou, formo uma opinião. E não tenho qualquer problema em assumir isso. Bem pelo contrário faço questão de esclarecer que o faço.

Não considero isso um julgamento, devo também frizar. Uma consideração, uma opinião, sim.

Agora, considerar que olhar para algo que acontece e dizer que serve de alerta é um juizo de valor, ora essa...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Pata-Hari » 7/5/2007 18:42

MarcoAntonio Escreveu:Que sirva de alerta para outros pais que não é normal/aceitável pois podem acontecer coisas como estas (e outras).
:shock: . Eu diria que isto é um juizo de valor, teu, pessoal e possivelmente partilhado por outros. Não deixa de ser um juizo de valor. Há pais que não acham que seja um risco deixar as crianças tomarem banhos a fazer a digestão, há outros que não. Há uns que acham um perigo deixar gatinhar no chão de locais publicos, há outros que nem por isso. Há uns que deixariam a dormir fora de casa, outros não. No teu comportamento de pai, haverá certamente muitos que muita gente também acharia perigosos, no do meu marido também os há e nos meus também. São juizos de valor relativamente aos juizos de perigo.« de cada um.

Aconteceu? poderia ter sido evitado? sim, como na maioria de todas as situações em que acontecem desgraças. Se eu teria feito isso? nem pensar. Mas isso sou eu e o meu juizo de risco.

Essa é a tua opinião e não foi a dos pais. à posteriori, é sempre fácil dizer o que se deveria ter feito ou não e eu já fiz disparates com os meus que não teria feito se todas as hipoteses de acidente me tivessem ocorrido (sobretudo os de ter deixado o meu marido ocupar-se deles, ehhe).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por rmachado » 7/5/2007 18:13

Marco

Eu dei o exemplo usando os USA, pois é um dado estatistico que lá se pode comparar. Ou seja as armas são abundantes, e são muito mais que as piscinas... ;)
Mas as pessoas acham sempre que uma arma de fogo é muito mais perigosa para uma criança, muito mais que uma piscina. O exemplo serve apenas para ilustrar o conceito da falsa sensação de segurança que por vezes nós temos.

Aqui o caso em particular não se põe. e sim lembro-me perfeitamente do anúncio da televisão da campanha.

Acredito que os pais da menina, acharam que o aldeamento era sossegado e que não haveria problemas, que iam periodicamente vê-los e que eles ficavam bem a dormir. Mas... pelos vistos existe sempre um mas...

Registado: 24/8/2004 10:42

por MarcoAntonio » 7/5/2007 17:58

Rmachado, a morte por afogamento é estatisticamente a morte por acidente que mais ocorre nas crianças em todo o mundo, não só nos Estados Unidos.

Lá nos Estados Unidos não sei o que fazem, mas cá em Portugal tem havido campanhas para alertar para isso mesmo.

O que quero ressalvar é que isso não deve ser imiscuido na discussão das armas de fogo, são coisas independentes.

A título de exemplo: tanto nos Estados Unidos como cá morrem imensas crianças por afogamento mas apenas nos Estados Unidos morrem bastantes crianças devido ao fácil acesso a armas de fogo.

Nem sequer sei se lá fazem campanhas para prevenir minimizar esse grande male que é a morte infantil por afogamento mas sinceramente presumo que fazem algo como cá se faz. Quanto às mortes devido ao acesso a armas quer-me parecer que não fazem nada...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por rmachado » 7/5/2007 17:52

Aqui a nacionalidade não interessa, é totalmente irrelevante.

Os comportamentos dos pais para com os filhos dependem deles mesmos.

Se acontecer algo de mau a criança (espero bem que não) estes pais vão viver amargurados o resto da vida, e vão sempre pensar... e se..
eu tento nunca pensar e se... esta é a minha atitude como pai. Posso falhar, mas isso é humano.

Só para rematar e sem ter directamente com o caso, estatisticamente nos USA é morrem mais crianças em piscinas caseiras do que com armas de fogo que existam em casa... mas toda a gente se preocupa mais com as arams de fogo.

Registado: 24/8/2004 10:42

por MarcoAntonio » 7/5/2007 17:51

Ainda a propósito deste episódio há um pormenor que provavelmente passa despercebido mas que para mim porém tem um enorme significado: o facto de se dizer que do restaurante se vê a janela do quarto.

Quando se está preocupado em se ver a janela é porque se tem consciência que podem acontecer coisas a crianças que ficam sozinhas e que é preciso vigiar (portanto, tem-se consciência que há perigos, não é assim uma atitude tão ingenua).

Convém já agora também pensar (ainda nesta linha de preocupação latente) que ver uma janela em grande parte dos casos não ajuda muito e noutros não ajuda nada (como neste caso, por exemplo).

Compreendo e imagino a dor e preocupação porque passam mas lá que tudo isto merece comentários e uma atitude crítica de toda a situação, merece.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 7/5/2007 17:42

Pois, lá está. Isto só evidencia que não é uma questão de nacionalidade. Também há portugueses que não acham assim tão pertinente que 3 crianças de tenrinha idade fiquem completamente sozinhas.

Nem num Hotel pejado de seguranças eu deixava os meus filhos (de idades semelhantes aos do caso algarvio) completamente sozinhos num quarto de hotel.

Mesmo para além da hipótese de rapto há outros casos até mais prováveis. E se eles acordam e vão à janela? Ou se se dá outro acidente doméstico (tanta coisa que pode acontecer dentro de casa, na verdade a maior parte dos acidentes são domésticos? E então se se dá algum episódio de saude?

Mas pronto. Há quem ache normal/aceitável e isso nem tem que ver com nacionalidade.

Que sirva de alerta para outros pais que não é normal/aceitável pois podem acontecer coisas como estas (e outras). Uma criança de 2 ou 3 anos não é plenamente autonoma. Não sabe o que fazer numa data de situações e não se pode defender minimamente noutras tantas... por isso, não devem ser deixadas sozinhas (nem em casa e muito menos em lugares estranhos).
Imagem

Administrador Fórum

por pedrom » 7/5/2007 17:31

Não "sei" o que dizer ou "pensar" sobre este assunto. Se há ou não responsabilidade dos pais ou até do hotel, não se pode dizer muita coisa pois só conhecendo o local.

Se o hotel tivesse segurança como certos hotéis em que tenho estado de certeza que isto não teria acontecido, mas nem todos os locais tem a mesma segurança.

Sinceramente acho que toda a gente facilita em certas ocasiões e só nos lembramos de certos perigos quando existem problemas.

Registado: 29/7/2004 19:55

por MarcoAntonio » 7/5/2007 17:25

Peter_Borgas Escreveu:Num pais pacato como portugal

Pacato?

Isso já era. Não há paises pacatos num mundo civilizado (e no pouco civilizado também não, pacato só se for nalgumas tribos indígenas). Haverá algumas excepções mas Portugal (já) não é uma delas...

Em Portugal já se assalta joalharias em plena luz de dia (à vista de todos) de caçadeira de canos cerrados. Assaltam-se gasolineiras e mata-se a dona a tiro por meia duzia de euros. Nas praias dão-se debandadas tais que chegam a ser notícia internacional...

Pacato?

No espírito do início do post e por não achar que aqui estamos pior do que noutros lados: na Itália matam-se uns aos outros nos campos de futebol que o campeonato até pára, na França queimam e vandalizam carros e outros que tais em noites de carnaval espalhadas pelo ano, nos Estados Unidos temos matanças escolares volta que meia volta, na alemanha (já) também. Vale a pena continuar?...
Imagem

Administrador Fórum

por Keyser Soze » 7/5/2007 17:22

recordo que já aconteceu uma situação semelhante com ingleses há 15 anos no Algarve

a criança era mais velha, 13 anos creio, encontraram o corpo 3 dias depois, o culpado foi um amigo da familia, tb inglês...ainda deve estar a cumprir pena em Portugal

comentário um bocado duro, mas verdadeiro:

http://bempelocontrario.blogspot.com/

Sábado, Maio 05, 2007
O regresso do circo

Como o "caso Esmeralda" está encerrado, os jornalistas portugueses – sempre ansiosos por mais uma história de faca e alguidar – regalam-se com o desaparecimento de uma criança inglesa no Algarve. Os noticiários dedicam largos minutos ao caso da "pequena Madeleine" (excelente prolongamento linguístico do "caso Esmeralda"), em directos com testemunhos da população (que naturalmente nada sabe, nada viu, nada ouviu), declarações da polícia (que se refugia no estafado "estamos a investigar"), e ainda, obviamente, com o pedido de auxílio dos pais, repetido até à exaustão.

Verdadeiramente espantosas são as reportagens sobre o modo como a imprensa inglesa aborda o caso, notável exemplo do tema "o jornalismo dentro do jornalismo dentro do jornalismo", que revela o nosso inultrapassável provincianismo (não há nada de que os portugueses gostem mais do que ser tema de reportagem "lá fora"), e o patético egocentrismo da imprensa nacional, sempre em busca das "reacções estrangeiras" e da auto-referência. Tudo isto oferecido em pacotes sentimentalistas, em narrações arrastadas e melancólicas e com Chopin em música de fundo.

Todas as semanas desaparecem crianças em Portugal, levadas para o mundo da pedofilia, da escravatura laboral, da prostituição. As famílias nunca verão o seu rosto na televisão: são casos demasiado vulgares para merecerem um espectáculo mediático.

Registado: 8/2/2006 17:32

por Peter_Borgas » 7/5/2007 17:10

Eu penso que poderia acontecer a qualquer um. Num pais pacato como portugal ,que os turistas adoram, alguem algum dia pensou que isso fosse acontecer. Espero que a menina esteja viva, de boa saude, e que as pessoas que a raptaram a devolvam rapidamente.
Que deus ajude aqueles pais a encontrarem a sua menina. Uma pessoa que faz isto deviar passar o resto da vida na prisão.

Registado: 3/11/2006 12:56

por ptmasters » 7/5/2007 17:01

kostta Escreveu:como diria o miguel sousa tavares:
fumar nos restaurantes nao tem quaçquer problema, problema maior são as birras das crianças nesses restaurantes

Ehhh... mas o MST só tem um problema: julga-se dono da razão, e com isso perde-a muitas das vezes

1 ab
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por kostta » 7/5/2007 16:42

como diria o miguel sousa tavares:
fumar nos restaurantes nao tem quaçquer problema, problema maior são as birras das crianças nesses restaurantes

Registado: 17/1/2006 23:16

por charles » 7/5/2007 15:35

scpnuno Escreveu:Não podia estar mais de acordo com o Marco António.

Não andam a rastejar (até porque as crianças não rastejam, que não são repteis - gatinham!) nos restaurantes, não ficam sozinhas em casa.

Há mais de 10 anos que os unicos filmes que vi em cinemas foram - desenhos animados!

mas os lagartos rastejam :mrgreen: , agora a sério os filmes cada vez mais e infelizmente vão sendo a realidade.

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por jabreu » 7/5/2007 15:23

Bem,

Eu tenho uma filha e nem consigo imaginar o que aquela familia está a passar... Eu ficaria louco..

Ainda por cima a incerteza do que terá acontecido deve ser de doidos...

Crimes hediondos com confissão para mim é pena de morte.. Se a besta que levou a menina lhe fez seja o que for a morte é pouco e vai com sorte
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

por scpnuno » 7/5/2007 15:19

Não podia estar mais de acordo com o Marco António.

Lido com crianças, primeiro irmaos mais novos e depois filhos desde que me lembro. Não andam a rastejar (até porque as crinças não rastejam, que não são repteis - gatinham!) nos restaurantes, não ficam sozinhas em casa. Vão onde eu puder levá-las e eu vou onde as puder ter comigo. Há mais de 10 anos que os unicos filmes que vi em cinemas foram - desenhos animados!

Eu não estou a julgar os pais, até porque os acredito plenamente inocentes na conspiração do rapto. O sofrimento deles nem sequer tento imaginar. Mas "a ocasião faz o ladrão" - não é? alguém poderá ter visto que era costume eles irem jantar e deixar as crianças no quarto. Neste momento, já não tenho muitas duvidas que a menina tenha sido vitima de aquelas malditas redes que prefiro nem mencionar. So me admira não terem aproveitado a ocasião para levar os irmãos também.

Eu, o Marco e tantos de nós não estamos livres que algo aconteça ao nossos filhos (Deus nos protega) mas eu gosto de poder pensar que faço TUDO o que está ao meu alcançe para evitar que esse algo aconteça e para os proteger.

Que Deus, ou seja quem for em que se acredite, protega aquela inocente e todos os nossos de semelhantes destinos.
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por MarcoAntonio » 7/5/2007 15:08

TheTraveler Escreveu:Dizer que uns são mais responsáveis que outros é complicado. Também acho uma completa irresponsabilidade as crianças Portuguesas que são deixadas à vontade nos restaurantes a correr e a rastejar pelo chão quando os empregados de mesa andam com panelas de arroz de marisco (por ex) ou cafés.

Entre deixa-los no quarto sozinhos e deixa-los andar pelo chão do restaurante há alternativas.

Eu tenho filhos, vou passar férias e não acontece nem uma coisa nem outra.

E essa questão de crianças portuguesas versus crianças estrangeirasnão me parece uma forma saudável de tratar a questão. Em todas as nacionalidades há pais responsáveis e pais irresponsáveis. Estar a catalogar toda a gente por uns quantos exemplos não é correcto.

Aqui o que aconteceu foi um casal (pouco importa a nacionalidade, apenas que não eram de cá e portanto estavam num ambiente estranho) e deixaram 3 crianças de tenra idade sozinhas enquanto foram jantar. E em consequência disto (é de resto bastante plausível que tenha sido uma coisa preparada perante a evidência de uma brecha na segurança familiar) uma criança foi raptada e agora não se sabe o paradeiro dela.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 7/5/2007 15:03

Pata-Hari Escreveu:Eu, pela minha parte, acho que não devemos de modo nenhum julgar os pais porque não são eles quem estão a ser julgados. Nenhum de nós esteve na situação, nenhum de nós conhece os detalhes, nenhum de nós conhece a realidade deles no local onde vivem e até que ponto isso pode ser um comportamento normal. Na finlandia é comum (acho que todos os pais o fazem), colocar as crianças dentro dos berços a dormir cá fora (parece maluqueira mas eles dizem, afirmam categóricamente que os bebés dormem melhor apanhando o ar fresco e metem-nos cá fora mesmo com temperaturas negativas. Até uma amiga minha portuguesa que vive em helsinki e tem um bebé jura que é verdade!). Ou seja, parece-me que estamos a tombar num julgamento rápido de pessoas que ainda por cima estão a passar um drama incrivel e que nenhum de nós deseja a ninguém, quando os deveriamos apoiar tanto quando está nas nossas capacidades e poderes.

E, só para finalizar, concordo a 200% com o the traveller, nós tugas também temos comportamentos com os nossos putos que os estrangeiros acham de uma anormalidade e aberração incriveis apesar de nem nunca nos temos questionado porque os achamos completamente normais.

Eles estão num país estrangeiro. Eu quando vou para fora tenho cuidados que não tenho em casa pois estou numa cultura diferente e aquilo que faço em casa pode não ser normal (ou até ser perigoso) fora...

Eu pessoalmente não os estou a julgar. Aqui o que preocupa é a criança e quem paga pelo comportamento é a criança. Apenas não compreendo é como se vai para férias num país estrangeiro e aí, deixam-se as crianças no quarto e vai-se jantar ao restaurante.

Mais, parece que é prática corrente. Ora, se isto é pratica corrente está-se a criar aqui uma oportunidade: obviamente que se há veraneantes a fazer isto no Algarve, vai haver quem se aperceba e vá «montar um esquema» para este tipo de raptos. Se assim é, parece-me cada vez mais credível que foi uma coisa planeada.

Julgar, julgo quem é capaz do rapto.

Quanto aos tugas e etc, bom, mais uma vez também não é isso que está em questão. Pessoalmente não estou a julgar como os estrangeiros (ingleses ou outros) tratam os filhos e muito menos como os portugueses tratam os seus!

O que me preocupa é a criança que é indefesa e sabe-se lá a que vai estar agora sujeita. Preocupa-me e comento o facto de uns pais irem para um país que não é o seu e deixarem os filhos todos muito novos sozinhos sem nenhum adulto a tomar conta deles, indo para um sítio de onde viam a janela...
:roll:
Imagem

Administrador Fórum

por Rui12ld » 7/5/2007 15:03

masterpro Escreveu:
Ebay Escreveu:"No entanto a nossa PJ é considerada uma das melhores do mundo no campo da Investigação criminal."

Vê-se pelos processos Casa Pia, Apito Dourado e coisas assim...está uma embrulhada tão grande na obtenção de provas que a dúvida está instalada!
Vão apanhando os gajos do esticão, do que anda a fanar carros e malta menor...

uma coisa é a Investigação efectuada pela PJ outra coisa são depois os Procuradores e os Tribunais, e com os parcos meios que tem por vezes fazem "Milagres"

Lamento, mas não, não fazem milagres. Cumprem a sua obrigação, e digo isto literalmente, pois quem já sofreu um crime ouve coisas do género "mas quem devia ter feito isso eram os nossos colegas!" relativamente a coisas tão banais como tirar impressões digitais.
Sei de fonte segura que os colegas mais novos da PJ são incentivados pelos mais velhos a ter uma produtividade menor de modo a não chamar a atenção politica, coisas do tipo "ve lá se vais mais devagar", etc.

Não há investigação criminal em Portugal, funciona tudo a base da denúncia.

Pode parecer o cúmulo mas não é, há coisas piores, mas um crime cometido agora tem como suspeito na invetigação todos os cadastrados, presos ou não.

Registado: 4/2/2004 19:57

por masterpro » 7/5/2007 14:53

Ebay Escreveu:"No entanto a nossa PJ é considerada uma das melhores do mundo no campo da Investigação criminal."

Vê-se pelos processos Casa Pia, Apito Dourado e coisas assim...está uma embrulhada tão grande na obtenção de provas que a dúvida está instalada!

uma coisa é a Investigação efectuada pela PJ outra coisa são depois os Procuradores e os Tribunais, e com os parcos meios que tem por vezes fazem "Milagres"

Registado: 13/3/2007 14:42

por charles » 7/5/2007 14:39

ptmasters Escreveu:Além de concordar também com a scpnuno e a maior parte dos demais, faz-me pensar também noutra coisa que é:

uma menina inglesa desapareceu, e temos logo passadas menos de 24 hrs: comunicação social, polícia judiciária, interpol, europol, aeroportos a serem vigiados em Portugal e Espanha, jornais a oferecerem recompensas...

e se fosse uma portuguesa (como tantos outros que já se passaram)???

exacto como o caso do rui pedro :!:

De resto o meu pensamento relativamente aos pais é igual ao da scpnuno, quanto á criança nem quero pensar :cry: , faz-me lembrar um filme que vi sobre um medico que vê a filha raptada por vingança de uma operação que correu mal e a paciente (mulher do raptor) faleceu na mesa de operações :!:

é triste :cry:
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Ebay » 6/5/2007 11:56

"No entanto a nossa PJ é considerada uma das melhores do mundo no campo da Investigação criminal."

Registado: 20/6/2006 12:54

por Ebay » 6/5/2007 11:50

Além de que, segundo a TSF que tem andado a cruzar as fronteiras terrestres de um lado para ou outro, GNR, PSP, SEF, PJ e Guardia Civil nem vê-los...devem estar nas feiras a acompanhar os tipos da ASAE!

Registado: 20/6/2006 12:54

por 1963 » 6/5/2007 11:17

Querem ver que no final a culpa vai ser dos Tugas e da sua polícia !!!?????
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.

Registado: 24/8/2006 20:09

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, Google [Bot], OCTAMA, PAULOJOAO e 193 visitantes