Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Brisa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por bEMdISPOSTO » 25/2/2010 1:14

Champignon Escreveu:Boas noites Bem disposto

Para te ser sincero nunca negociei a Brisa nem do lado curto nem do lado longo. Mas como já deves ter reparado se o fizer será do lado curto. Pena só poder ser através de produtos derivados. Instrumentos que tento evitar ao máximo.

Não tenho nada particular contra a Brisa. Apenas relatei a minha visão.
Na mesma situação vejo a ZON por exemplo, como disse no post anterior.

Mas não tenho nada contra a Brisa em particular. Aliás ganhar sentimentos por alguma acção não é grande sintoma de sucesso...

Ok, tava a brincar. É que falas em "atirarem poeira para os olhos" e coisas do mesmo teor e intervens com tanta insistência a "cortar na casaca" desta empresa, que parece que alguma animosidade tens contra ela.

Já agora, quando falas que deviam era amortizar a dívida em vez de pagarem dividendos tão altos, não esqueças que a Brisa reduziu este ano o endividamento (o cash flow dá para tudo).

Pela minha parte, negoceio este papel com frequência por ser dos meus preferidos (mas como tem sido muito volátil, entro e saio quando me convem (já cheguei a estar 1 mês fora dele, e hoje foi um dia em que pulei fora outra vez, que os mercados não estão para brincadeiras, há tempo para reentrar).

Abraço
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente

Registado: 20/7/2009 22:35

por Champignon » 25/2/2010 1:05

Boas noites Bem disposto

Para te ser sincero nunca negociei a Brisa nem do lado curto nem do lado longo. Mas como já deves ter reparado se o fizer será do lado curto. Pena só poder ser através de produtos derivados. Instrumentos que tento evitar ao máximo.

Não tenho nada particular contra a Brisa. Apenas relatei a minha visão.
Na mesma situação vejo a ZON por exemplo, como disse no post anterior.

Mas não tenho nada contra a Brisa em particular. Aliás ganhar sentimentos por alguma acção não é grande sintoma de sucesso...

Registado: 2/4/2009 12:51

por bEMdISPOSTO » 25/2/2010 0:53

Champignon Escreveu:A intenção de distribuir dividendos monstruosos é atirar poeira para os olhos.
É olhar apenas para o curto prazo para tentar cativar possíveis accionistas mais desinformados. Ganhavam bem mais em amortizar a dívida, que é enorme.

A Zon é outro desses exemplos. A PT também o faz, mas por razões diferentes (defesa de OPA), mas é uma empresa que tem mais possibilidades de crescimento do que a Brisa ou a Zon por exemplo. Está internacionalizada e não depende exclusivamente de um tipo de negócio, actuando em mais áreas. Mas isto é apenas uma análise muito macro.

Pessoalmente não gosto muito de empresas com dividendos muito elevados. Muito menos quando distribuem mais do lucram

Zeb isso das expectativas é muito relativo. Para mim foi dentro das MINHAS expectativas.
Se leres os meus posts anteriores neste tópicos vês que reflectem exactamente a minha expectativa.

-Crescimento marginal
-Redução de tráfego
-Manutenção ou redução de cota de mercado
-Menos tráfego
-E politica de dividendos que anula qualquer possibilidade de crescimento da empresa

Quanto ás expectativas dos "grandes" analistas só irá ter influência na cotação a curtissimo prazo. Daqui a 2 dias já ningúem se lembra dessas expectativas.
A questão mais importante para mim é:

Como achas que serão os lucros crescimento da brisa daqui a 5 anos? Maiores,menores ou iguais?

Ó Cogumelo, diz lá uma coisa: o que te faz vir aqui para o tópico desancar a Brisa? Que a aches pouco atractiva, que a aches sobreavaliada e com tendência para cair, que exponhas os argumentos desfavoráveis à acção, é uma coisa. Outra coisa é vires constantemente "desancá-la", que até parece que lhe tens um ódio de estimação... Tiveste alguma má experiência com a Brisa? (sei lá, bateste com o carro num javali e a concessionária não te indemnizou, ou trabalhaste lá e foste despedido? :)

por Champignon » 25/2/2010 0:42

A intenção de distribuir dividendos monstruosos é atirar poeira para os olhos.
É olhar apenas para o curto prazo para tentar cativar possíveis accionistas mais desinformados. Ganhavam bem mais em amortizar a dívida, que é enorme.

A Zon é outro desses exemplos. A PT também o faz, mas por razões diferentes (defesa de OPA), mas é uma empresa que tem mais possibilidades de crescimento do que a Brisa ou a Zon por exemplo. Está internacionalizada e não depende exclusivamente de um tipo de negócio, actuando em mais áreas. Mas isto é apenas uma análise muito macro.

Pessoalmente não gosto muito de empresas com dividendos muito elevados. Muito menos quando distribuem mais do lucram

Zeb isso das expectativas é muito relativo. Para mim foi dentro das MINHAS expectativas.
Se leres os meus posts anteriores neste tópicos vês que reflectem exactamente a minha expectativa.

-Crescimento marginal
-Redução de tráfego
-Manutenção ou redução de cota de mercado
-Menos tráfego
-E politica de dividendos que anula qualquer possibilidade de crescimento da empresa

Quanto ás expectativas dos "grandes" analistas só irá ter influência na cotação a curtissimo prazo. Daqui a 2 dias já ningúem se lembra dessas expectativas.
A questão mais importante para mim é:

Como achas que serão os lucros crescimento da brisa daqui a 5 anos? Maiores,menores ou iguais?

por Dansousa » 25/2/2010 0:32

Boas noites....nem costumo olhar muito para o gráfico desta cotada mas assim à primeira vista saltou-me uma figura curiosa, daqui para a frente o que se passará????? Vamos indo e vamos vendo...

Cmpts
DS
Anexos
BRISA240210.png
BRISA240210.png (17.36 KiB) Visualizado 6405 vezes
DS

Registado: 29/11/2007 2:50

por Zeb_PT » 25/2/2010 0:20

Assegurar que a acção mantenha a liquidez?
Pois, bem ou mal, muita gente olha de maneira gulosa para os dividendos...
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por bEMdISPOSTO » 25/2/2010 0:19

majomo Escreveu:Só não percebo como podem dar mais dividendos que o lucro obtido.

Qual é a intenção?

Retiram das reservas. O cash flow da empresa assim o permite.
A intenção é dar mais dinheiro aos accionistas e agradar aos que gostam de receber dividendos generosos.

por majomo » 25/2/2010 0:16

Só não percebo como podem dar mais dividendos que o lucro obtido.

Qual é a intenção?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Zeb_PT » 25/2/2010 0:01

Mas isso não estaria já descontado no preço?

A meu ver a situação entre hoje e amanha resume-se a o que se esperava vs o que realmente aconteceu.

E pelo que li (mas sou um leigo em AF) parece que superou as expectativas, estou errado?

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

por Champignon » 24/2/2010 22:44

Mac123 isso seria verdade se fosse uma empresa com um PER condizente com o seu estatuto, de empresa defensiva e de resultados sem grandes variações.

Pagar mais de 20 vezes os seus lucros para igualar o investimento considero um mau investimento, numa empresa desse género.

Mas isso sou eu...

Comparáveis

por portucel » 24/2/2010 22:26

Mac123 Escreveu:
Champignon Escreveu:Zeb eu volto a insistir na mesma tecla. Uma empresa com um PER superior a 20 apresentar resultados 6% acima do ano anterior...é fraquinho.
Pelo menos na minha opinião... mas quanto aos sábios analistas que alteram os seus price targets de acordo com a direcção dos ventos já não sei.

Cumprimentos

Tendo em conta o tipo de empresa e a actual conjuntura dos últimos tempos, fazer lucros acima do ano anterior é fraquinho :?: :?:
Não me parece... :wink:

Atenção que o perímetro de consolidação dos resultados mudou de 2008 para 2009...

Um abraço e BN

Registado: 10/11/2006 16:05

por 1_Mac_3 » 24/2/2010 22:11

Champignon Escreveu:Zeb eu volto a insistir na mesma tecla. Uma empresa com um PER superior a 20 apresentar resultados 6% acima do ano anterior...é fraquinho.
Pelo menos na minha opinião... mas quanto aos sábios analistas que alteram os seus price targets de acordo com a direcção dos ventos já não sei.

Cumprimentos

Tendo em conta o tipo de empresa e a actual conjuntura dos últimos tempos, fazer lucros acima do ano anterior é fraquinho :?: :?:
Não me parece... :wink:

Um abraço e BN

Registado: 28/7/2009 14:54

por Champignon » 24/2/2010 21:44

Zeb eu volto a insistir na mesma tecla. Uma empresa com um PER superior a 20 apresentar resultados 6% acima do ano anterior...é fraquinho.

Cumprimentos

por Zeb_PT » 24/2/2010 19:50

Tendo em conta que o previsto (pelo Banif) era:

- descida do resultado líquido de 26%

A concessionária de auto-estradas obteve um resultado líquido de 161 milhões de euros no ano passado, mais 6% do que em 2008.

- EBITDA a 71,3% do ano transacto

O EBITDA ("cash flow" operacional) da empresa manteve-se inalterado face ao ano anterior, nos 481,6 milhões de euros.

- O tráfego deverá interromper a tendência de subida em termos comparáveis, decrescendo 1,8% face ao trimestre homólogo

A concessão Brisa teve um contributo negativo, com a redução do tráfego médio diário em 1,9%, consequência da degradação do desempenho da economia portuguesa, assim como do agravamento do efeito da concorrência da Scut da Costa da Prata, que foi concluída em Setembro de 2009

Podemos dizer que os resultados foram positivos face as expectativas?

por Nyk » 24/2/2010 19:22

Brisa prevê queda no tráfego se não forem introduzidas portagens nas SCUT
A Brisa estima uma queda de 1,5% no tráfego médio diário nas suas auto-estradas este ano, caso não sejam introduzidas portagens nas SCUT no decorrer de 2010. Caso tal se verifique, o tráfego irá estagnar.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@negocios.pt

A Brisa estima uma queda de 1,5% no tráfego médio diário nas suas auto-estradas este ano, caso não sejam introduzidas portagens nas SCUT no decorrer de 2010. Caso tal se verifique, o tráfego irá estagnar.

Na apresentação dos resultados de 2009, a concessionária de auto-estradas faz algumas perspectivas para este ano.

E revela que este ano o tráfego médio diário deverá descer 1,5%, caso não sejam introduzidas portagens nas SCUT. Caso tal venha a acontecer em meados de 2010, como estima o Governo, então as previsões da Brisa apontam para um crescimento nulo no tráfego.

“O tráfego orgânico vai crescer com a recuperação da economia portuguesa, mas o tráfego total vai sofrer o impacto da abertura da concessão sem portagens da Costa da Prata”, refere a apresentação da Brisa.

Para as receitas operacionais a Brisa antecipa um crescimento de 1%, uma estimativa que pode ser mais elevada caso sejam introduzidas portagens nas SCUT.

A empresa estima uma descida de 3% nos custos operacionais, um volume de investimento de 110 milhões de euros.

A empresa anunciou hoje que os lucros do ano passado subiram 6% para 161 milhões de euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 24/2/2010 17:58

31 cêntimos por acção
Brisa mantém dividendo mas continua a entregar mais aos accionistas que os lucros obtidos
A Brisa anunciou hoje que vai pagar um dividendo de 31 cêntimos por acção referente ao exercício do ano passado, igualando o valor do dividendo do ano anterior. O payout continua a ser superior a 100%.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@negocios.pt

A Brisa anunciou hoje que vai pagar um dividendo de 31 cêntimos por acção referente ao exercício do ano passado, igualando o valor do dividendo do ano anterior. O “payout” continua a ser superior a 100%.

A empresa anunciou hoje que os lucros do ano passado subiram 6% para 161 milhões de euros. A empresa optou por manter a política de distribuir dividendos em linha com o “cash flow” obrigo, que também ficou estável em 2009.

Em comunicado, afiram que “o Conselho de Administração vai submeter à aprovação da Assembleia Geral de Accionistas a realizar no dia 26 de Março, o pagamento de um dividendo de 31 de cêntimos por acção”.

Ao dividendo de 31 cêntimos corresponde uma rentabilidade de 5,17%. Tendo em conta que a Brisa detém 600 milhões de acções, irá entregar aos accionistas um total de 186 milhões de euros, um valor que supera em 15% os lucros obtidos.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

por Nyk » 24/2/2010 17:57

Resultados anuais
Lucros da Brisa sobem 6,5% em 2009
A concessionária de auto-estradas obteve um resultado líquido de 161 milhões de euros no ano passado, mais 6,5% do que em 2008.

Maria João Babo
mbabo@negocios.pt

A concessionária de auto-estradas obteve um resultado líquido de 161 milhões de euros no ano passado, mais 6% do que em 2008.

O EBITDA ("cash flow" operacional) da empresa manteve-se inalterado face ao ano anterior, nos 481,6 milhões de euros.

As receitas de portagem, por seu lado, subiram 1,3% para os 590,3 milhões, tendo no entanto as receitas operacionais caído 1,3% para 676,9 milhões.

O comportamento positivo das receitas de portagem resultaram, segundo a concessionária, da performance da concessão Atlântico (mais 1 milhão de euros) e da Brisal (mais 10,1 milhões de euros).

A Brisa sublinha que as receitas das concessões mais recentes tiveram todas um comportamento positivo. "A concessão Brisa teve um contributo negativo, com a redução do tráfego médio diário em 1,9%, consequência da degradação do desempenho da economia portuguesa, assim como do agravamento do efeito da concorrência da Scut da Costa da Prata, que foi concluída em Setembro de 2009", afirma.

Já nas concessões internacionais, o tráfego da CCR no Brasil registou um comportamento positivo, tendo o tráfego total incluindo as concessões mais recentes Renovias e Rodoanel crescido 26,5%. Nos Estados Unidos, a concessão NWP, registou um decréscimo de tráfego (menos 12,9%) devido essencialmente, refere a Brisa, ao aumento das tarifas durante o ano de 2009 (+29%) e à difícil conjuntura económica.

Em 2009, os custos operacionais do grupo liderado por Vasco de Mello diminuíram 4,3% de 204 para 195,3 milhões de euros.

A Brisa sublinha que, apesar do ambiente macroeconómico difícil, “as metas operacionais foram alcançadas - e muitas vezes ultrapassadas, contribuindo para uma performance positiva”.

O resultado financeiro atingiu o valor negativo de 40,3 milhões de euros, "cujo comportamento positivo face ao período homólogo se deve, essencialmente à descida das taxas de juro assim como do impacto positivo do aumento de capital realizado pela participada CCR (mais 62,7 milhões de euros).

O investimento no final de 2009, ajustado às participações accionistas e à alteração da alteração do método de consolidação na concessão Douro, foi de 108,6 milhões de euros, menos 27,4% do que em 2008.

A dívida financeira consolidada da Brisa em Dezembro de 2009 era de 3 344,2 milhões de euros, registando uma redução de 9,2% comparativamente aos 3 673,9 milhões de euros registados em Dezembro de 2008. Diminuição que decorre do impacto da consolidação patrimonial da concessão Douro Litoral.

A Brisa chama a atenção que as contas do exercício de 2009 têm por base um perímetro de consolidação diferente do apresentado em 2008 já que, no quarto trimestre de 2009 a concessão Douro Litoral passou a ser consolidada pelo método da equivalência patrimonial e não pelo método integral.

por bEMdISPOSTO » 23/2/2010 12:21

Mac123 Escreveu:
bEMdISPOSTO Escreveu:A apresentação dos resultados é antes ou depois do fecho do mercado?
(Costuma ser depois, mas ainda não vi nada sobre este pormenor para amanhã)

Viva bEMdISPOSTO

A apresentação dos resultados para as 17H segundo o que diz na Caixa BI.

Um abraço e BN

Thank you!

por 1_Mac_3 » 23/2/2010 12:15

bEMdISPOSTO Escreveu:A apresentação dos resultados é antes ou depois do fecho do mercado?

Viva bEMdISPOSTO

A apresentação dos resultados para as 17H segundo o que diz na Caixa BI.

Um abraço e BN

Registado: 28/7/2009 14:54

por bEMdISPOSTO » 23/2/2010 10:38

A apresentação dos resultados é antes ou depois do fecho do mercado?

por jlmf » 22/2/2010 14:12

A Brisa apresenta resultados quarta feira e não terça.

Registado: 29/11/2007 4:15

por Property » 22/2/2010 13:34

Galp, EDP Renováveis e Brisa prestam contas ao mercado
Analistas esperam aumento dos lucros em relação a 2008. O destaque vai para a petrolífera, que deverá duplicar os resultados.

André Veríssimo
averissimo@negocios.pt

...
Antes ainda da energia subir ao palco, a Brisa e a Sonae Indústria divulgam os seus resultados, na terça-feira. No caso da concessionária, os analistas antecipam um lucro de 135,5 milhões de euros, um crescimento de 30% face a 2008.
...

Registado: 17/1/2010 18:09

por Property » 22/2/2010 13:00

A Brisa apresenta os resultados na 4ª feira, dia 24. Alguém tem notícias/previsões sobre os resultados? Será que é animador? :?

Registado: 17/1/2010 18:09

por Gizela » 18/2/2010 16:37

Alguém sabe algo da BRISA ?

De onde vem toda esta força toda ?

Registado: 29/11/2007 2:36

por Champignon » 17/2/2010 23:58

Ainda bem :lol:

Quando há argumentos para debater e respeito dá nisto hmaavv :mrgreen:

É por isso que o caldeirão é famoso.

Só é pena o nosso amigo Bolsa não alinhar pelo mesmo diapasão...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Opcard33 e 169 visitantes