BES - Tópico Geral
Costumo considerar o PER um bom indicador em empresas com resultados estáveis e com perspectivas de manutenção/incremento dos mesmos. A banca é, actualmente, um exemplo totalmente oposto: Resultados muito voláteis e um futuro muito nublado.
O que acontece é que, por muitos argumentos que se tentem arranjar a favor do BES, o mercado não gosta do BES e estamos perto de atingir 40% de desvalorização em cerca de 4 meses. Contra factos não há argumentos... e indicadores que o valham.
Cumps.
O que acontece é que, por muitos argumentos que se tentem arranjar a favor do BES, o mercado não gosta do BES e estamos perto de atingir 40% de desvalorização em cerca de 4 meses. Contra factos não há argumentos... e indicadores que o valham.
Cumps.
- Registado: 26/1/2007 17:07
sergix Escreveu:artista Escreveu:Storgoff Escreveu:sergix Escreveu:Já o BPI têm um P/E de 4,38, bastante mais aceitável.
Eu se tivesse BES não pensava duas vezes.
Essas contas são um bocado falaciosas.
O BES fez todo o seu reforço de capital através de emissão de novas acções enquanto BPI e BCP fizeram-no maioritariamente por emissão de divida contigente.
Esta situação cria um valor artificialmente mais baixo para o CAP do BPI e BCP o que os favorece no racio P/E
Além disso os resultados dos bancos estão completamente "avariados", raros são os casos em que podem ser representativos da normalidade. Aliás, olhando para dois bancos em que um tem um Per de 131 e outro de 4,38, não é preciso um raciocínio muito elaborado para verificar que aquilo por si só pouco nos diz, caso contrário o BES teria de cair quase 100 vezes ou o BPI subir 100 vezes para ficarem ficarem com "preços justos", um em relação ao outro...
A minha questão é essa, o BES deveria cair mais, quanto ao BCP nem racio P/E têm por isso suponho que tenha a ver com ter ainda assim um Price ainda assim superior ao Earning. Não colocaria nem de longe nem de perto o BCP e o BPI no mesmo saco.
Estás enganado, o BCP não tem P/E porque tem prejuízos e não lucros. Como disse o mercado não olha para o P/E dessa forma. O BPI tem esse P/E tendo em conta os lucros de 250 milhões de euros que teve em 2012, mas imagina que devido a qualquer fator (imparidades por exemplo) só consegue ter lucros de 25 milhões de euros em 2013, O P/E passa para a casa dos 40, achas que valerá então 10 vezes menos por causa disso? Claro que não, a situação do banco até pode estar melhor... O BCP nem P/E tem porque tem tido prejuízos, porque é que o mercado está a avaliar o banco por muito mais que o BPI? Porque o BCP é muito maior, tem muito mais ativos, mais clientes, mais tudo, potencialmente dará muito mais lucros que o BPI, se conseguir recuperar (este é outro debate)... no BES os lucros de 2012 foram de 96 milhões de euros, não sei onde foste buscar esse P/E de 131?! Por acaso deve ser é 31. Mas aqui o caso é o mesmo que o BCP, o BES tem muito mais arcaboiço que o BPI, para além de nem sequer dever nada ao estado, enquanto o BPI deve mais de mil milhões! Obviamente que o BES tem potencialmente capacidade para gerar mais lucros que o BPI, mas no ano passado eles foram excecionalmente menos de metade...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
artista Escreveu:Storgoff Escreveu:sergix Escreveu:Já o BPI têm um P/E de 4,38, bastante mais aceitável.
O BES fez todo o seu reforço de capital através de emissão de novas acções enquanto BPI e BCP fizeram-no maioritariamente por emissão de divida contigente.
Esta situação cria um valor artificialmente mais baixo para o CAP do BPI e BCP o que os favorece no racio P/E
Além disso os resultados dos bancos estão completamente "avariados", raros são os casos em que podem ser representativos da normalidade. Aliás, olhando para dois bancos em que um tem um Per de 131 e outro de 4,38, não é preciso um raciocínio muito elaborado para verificar que aquilo por si só pouco nos diz, caso contrário o BES teria de cair quase 100 vezes ou o BPI subir 100 vezes para ficarem ficarem com "preços justos", um em relação ao outro...
A minha questão é essa, o BES deveria cair mais, quanto ao BCP nem racio P/E têm por isso suponho que tenha a ver com ter ainda assim um Price ainda assim superior ao Earning. Não colocaria nem de longe nem de perto o BCP e o BPI no mesmo saco.
Storgoff Escreveu:sergix Escreveu:Já o BPI têm um P/E de 4,38, bastante mais aceitável.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
sergix Escreveu:Já o BPI têm um P/E de 4,38, bastante mais aceitável.
- Registado: 21/5/2009 18:43
Re: P/E
sergix Escreveu:P/E = 131.15
Um exageradamente elevado não acham?
Olhar para esse indicador de uma forma isolada serve de pouco. Os earnings de um determinado ano são representativos daquilo que a empresa conseguirá fazer nos próximos anos? Se não é não vale de nada... aliás esse indicador neste momento deve estar negativo já que o Bes teve resultados negativos no primeiro trimestre, o que é que isso quer dizer? pouca coisa...
Isto é fora do tema do Forum, mas já que mostraram algum interesse aqui ficam os graficos para observarem.
PS. O grafico do fundo turco não está em euros, e a moeda sofreu um forte perda nos ultimos dias pelo que a desvalorização absoluta é bastante superior.
PS. O grafico do fundo turco não está em euros, e a moeda sofreu um forte perda nos ultimos dias pelo que a desvalorização absoluta é bastante superior.
- Anexos
-
- Turquia.jpg (26.19 KiB) Visualizado 8742 vezes
-
- AUSTRALIA.jpg (30.15 KiB) Visualizado 8734 vezes
-
- Thailand.jpg (31.2 KiB) Visualizado 8720 vezes
"Investors can't change the direction of the wind, but can adjust the sails."
lfhm Escreveu:Storgoff Escreveu:lfhm Escreveu:brunojsn Escreveu:Devido ... posições diversificadas em várias partes do mundo,
Está tudo em cima de suportes não me parece a altura mais oportuna para venda.
Mais ou menos!!!
No caso do Bes, parece-me que so os 70cts servirão de suporte.
Com o risco de uma formação em H&S que pode levar a cotação mais abaixo
Verdade mas enquanto não quebrar não há razões para estar bear de LP.
No ano passado o PSI e banca começaram a entrar em bull na segunda semana de Junho. O comportamento da bolsa este ano está a ser bastante parecido. Subida forte em Janeiro descidas a partir de Março. Não que isto tenha muito valor mas acho que vale a pena esperar pelo final do mês de Junho para se ter uma visão melhor do mercado.
Concordo que não é altura para vender nenhuma das posições em particular (excepto a Turquia devido à situação delicada), mas devido ao total da desvalorização da carteira, e a velocidade com que aconteceu atingi e ultrapassei o que eu defini como sendo o limite.
"Perferivel perder um ganho do que ganhar uma perda."
Storgoff Escreveu:lfhm Escreveu:brunojsn Escreveu:Devido ... posições diversificadas em várias partes do mundo,
Mais ou menos!!!
Verdade mas enquanto não quebrar não há razões para estar bear de LP.
No ano passado o PSI e banca começaram a entrar em bull na segunda semana de Junho. O comportamento da bolsa este ano está a ser bastante parecido. Subida forte em Janeiro descidas a partir de Março. Não que isto tenha muito valor mas acho que vale a pena esperar pelo final do mês de Junho para se ter uma visão melhor do mercado.
lfhm Escreveu:brunojsn Escreveu:Devido ... posições diversificadas em várias partes do mundo,
Mais ou menos!!!
- Registado: 21/5/2009 18:43
Sr_SNiper Escreveu:brunojsn Escreveu:Devido ... posições diversificadas em várias partes do mundo,
Em que regiões do mundo tens investimentos?
Tinha.. entre ontem e hoje vendi tudo. Está "tudo" em queda e não está a ser bonito. Está a ir rápido e com força.
. Farmaceuticas USA
Farmaceuticas são boas apostas em alturas de crise.
. Jerónimo Martins
Economia Emergente Europa de Leste - Polónia
Supermercados são boas apostas em alturas de crise.
. Tailândia
Economia Emergente Asiática fortemente associada à China mas com muito menor visibilidade e por isso melhores possibilidades de valorizar investimento
(China está saturada em investimento.)
. Australia
Historicamente com uma performance bastante estável.
. Turquia
Economia Emergente Europa.
Depois da intervenção do FMI há 8(?) anos atrás, as alterações estruturais levaram ao crescimento a 8%/ano. Tipo china.. mas.. O tipo resolveu fazer um centro comercial no unico jardim da cidade. Ganda ideia! A lira turca anda a desvalorizar como se não houvesse amanha.
Já detive posições em Ouro, mas entretanto ganhei juizo e saí há uns meses.
Neste momento liquidei tudo.
Secalhar é a velha regra do "Sell in May, buy in September".
Não sei, só sei que os gráficos estavam todos a provocar-me urticaria e liquidei tudo.
Good luck!
_x_ Escreveu:Adam, bem vindo ao clube dos EX-BES.
O mercado em geral, está a corrigir, é deixa-los poisar, este e a PT, iremos a elas, sem pressas. Próxima paragem, 0,69€
vendi uma percentagem mas ainda fiquei com alguns...
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Adam, bem vindo ao clube dos EX-BES.
O mercado em geral, está a corrigir, é deixa-los poisar, este e a PT, iremos a elas, sem pressas. Próxima paragem, 0,69€
_X_
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Devido à forte desvalorização da minha carteira de investimento com posições diversificadas em várias partes do mundo, fiquei quase sem margem de manobra para poder arriscar manter-me no BES com o desempenho altamente duvidoso que ele tem vindo a demonstrar.
A minha posição de saida relativamente ao BES encontrava-se entre os 0,75-0,70. Embora este valor não tenha sido atingido, resolvi cortar todas as posições em perda ou em situação duvidosa.
Bom sorte aos que ficam.
A minha posição de saida relativamente ao BES encontrava-se entre os 0,75-0,70. Embora este valor não tenha sido atingido, resolvi cortar todas as posições em perda ou em situação duvidosa.
Bom sorte aos que ficam.
Storgoff Escreveu:brunojsn,
Essa visualização dos indices com mapa mundi está fantástico .
Dá para pores o link do site?
Obrigado
Claro que sim. Bom proveito!

http://money.cnn.com/data/world_markets/europe/
... lá foi ele aos .75,era bom o bes para o curto prazo,fechar hoje acima dos .77 caso se queira que ele suba no curto prazo...
gráfico 4h
gráfico 4h
- Anexos
-
- bes81.PNG (29.54 KiB) Visualizado 8613 vezes
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.
ficarão para trás.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, cali010201, Google [Bot], Joshuaz, PAULOJOAO, rtinto, Shimazaki_2, yggy e 207 visitantes