BES - A LUTA
Re: BES - A LUTA
joao73 Escreveu:Ponto de situação
Após a reunião com o escritório de advogados, onde demonstramos as preocupações comuns a todos os accionistas e o que pretendemos com o processo judicial que iremos iniciar, estivemos a debater alguns pontos importantes sobre toda esta temática.
O escritório de advogados tem interesse no processo e deu-nos a indicação clara que temos razão em muitas das nossas reivindicações uma vez que o que foi feito foi um confisco do nosso património. Contudo e tal como nós foram apanhados de surpresa por esta situação e estão neste momento a estudar juntamente com outros colegas a melhor forma de agir neste processo. O facto de ser mês de Agosto e consequentemente de férias, não ajuda muito pois alguns advogados estão de férias.
Foi feita ainda uma distinção clara entre accionistas e obrigacionistas (no nosso caso a esmagadora maioria das pessoas que me tem contactado são accionistas) e ficaram de estudar se faríamos um processo só para accionistas ou se poderiam eventualmente serem incluídos os obrigacionistas.
Abordamos ainda a questão dos honorários dos advogados e das custas judicias, tendo estes ficado de estudar o assunto e remeterem-nos uma proposta quer de honorários quer um cálculo aproximado das custas judicias que poderão caber a cada pessoa.
À medida que foram dadas mais informações vamos actualizando.
Um abraço,
João
Caro João
Obrigado pelo trabalho que estás a desenvolver.
Qual é o gabinete de advogados? Que tipo de processo foi proposto? Processar quem, o estado, o sr do banco de portugal ou ambos? Com que fundamentos? Apenas para qeum foi ao aumento de capital ou, quem como no meu caso, comprou apenas depois do gestor contrariado, cheio de almofadas e garantias ter entrado no banco, tambem poderá participar?
Ainda há esperança para os obrigacionistas ou, tal a confusão do artigo, é mais fogo de vista?
http://expresso.sapo.pt/bdp-deixa-em-ab ... es=f885635
http://expresso.sapo.pt/bdp-deixa-em-ab ... es=f885635
- Registado: 4/8/2014 10:42
joao73 Escreveu:Ponto de situação
Após a reunião com o escritório de advogados, onde demonstramos as preocupações comuns a todos os accionistas e o que pretendemos com o processo judicial que iremos iniciar, estivemos a debater alguns pontos importantes sobre toda esta temática.
O escritório de advogados tem interesse no processo e deu-nos a indicação clara que temos razão em muitas das nossas reivindicações uma vez que o que foi feito foi um confisco do nosso património. Contudo e tal como nós foram apanhados de surpresa por esta situação e estão neste momento a estudar juntamente com outros colegas a melhor forma de agir neste processo. O facto de ser mês de Agosto e consequentemente de férias, não ajuda muito pois alguns advogados estão de férias.
Foi feita ainda uma distinção clara entre accionistas e obrigacionistas (no nosso caso a esmagadora maioria das pessoas que me tem contactado são accionistas) e ficaram de estudar se faríamos um processo só para accionistas ou se poderiam eventualmente serem incluídos os obrigacionistas.
Abordamos ainda a questão dos honorários dos advogados e das custas judicias, tendo estes ficado de estudar o assunto e remeterem-nos uma proposta quer de honorários quer um cálculo aproximado das custas judicias que poderão caber a cada pessoa.
Um abraço,
João
Alguém connhece a lista definitiva dos ativos do BES,SA (BAD-BANK) ?
- Registado: 6/8/2014 22:08
Ponto de situação
Um abraço,
João
Um abraço,
João
- Registado: 11/5/2014 21:37
katolo Escreveu:Banco de Portugal contratou por convite filho de Durão Barroso
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... durao.html
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A regra no banco é contratar por concurso salvo situações de "comprovada e reconhecida competência profissional".
É incrível, estes tipos não têm mesmo vergonha na cara, acho que tenho mesmo de me pirar daqui... já que não tenho coragem para "limpar o sebo" a ninguém!
Tenham calma, guardem alguma revolta para quando o próprio pai também for para o BP assim que acabar o mandato em Setembro

Hummmm... estou mais a vê-lo a candidatar a Belém.[/quote]
Ná. esse lugar é para o maior matemático Engº Português

https://www.youtube.com/watch?v=La8g6StOk5U
Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.
Os patos voam em bando.
- Registado: 29/11/2007 4:09
Bart Simpson Escreveu:artista_ Escreveu:katolo Escreveu:Banco de Portugal contratou por convite filho de Durão Barroso
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A regra no banco é contratar por concurso salvo situações de "comprovada e reconhecida competência profissional".
É incrível, estes tipos não têm mesmo vergonha na cara, acho que tenho mesmo de me pirar daqui... já que não tenho coragem para "limpar o sebo" a ninguém!
Tenham calma, guardem alguma revolta para quando o próprio pai também for para o BP assim que acabar o mandato em Setembro
Hummmm... estou mais a vê-lo a candidatar a Belém.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
artista_ Escreveu:katolo Escreveu:Banco de Portugal contratou por convite filho de Durão Barroso
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()

Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.
Os patos voam em bando.
- Registado: 29/11/2007 4:09
Então o BdP emprestou 3.5 MM dias antes? Apanha-se mais depressa um mentiroso do que um coxo. E o incompetente do Carlos Costa com um discurso de confiança dando sinais contraditórios ao mercado. Claro que não podia dizer que estava falido porque senão era um pânico, mas pelo menos estava calado. Esse senhor já não tem credibilidade nenhuma.
- Registado: 27/12/2011 20:40
katolo Escreveu:Banco de Portugal contratou por convite filho de Durão Barroso
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
katolo Escreveu:ahahahah
Estão a levar tudo do BES Mau para o BES Bom!
Os subordinados e accionistas tb?

Banco de Portugal contratou por convite filho de Durão Barroso
Isto é o que eles sabem fazer melhor! Todos sabemos que somos governados por escumalha desde o 25 de Abril que só se sabem governar e estão-se a cagar para tudo e para todos!
Vamos ser francos! Só quando uns malucos começarem a limpar o sebo a meia dúzia deles é que o regabofe acaba!

Isto é o que eles sabem fazer melhor! Todos sabemos que somos governados por escumalha desde o 25 de Abril que só se sabem governar e estão-se a cagar para tudo e para todos!
Vamos ser francos! Só quando uns malucos começarem a limpar o sebo a meia dúzia deles é que o regabofe acaba!
Editado pela última vez por katolo em 12/8/2014 1:06, num total de 1 vez.
- Registado: 20/2/2014 22:01
ahahahah
Afinal o BES Mau não tinha assim tantos ativos tóxicos e valia mais que o BES Bom
Os advogados já deviam ter começado a mexer-se!
Afinal o BES Mau não tinha assim tantos ativos tóxicos e valia mais que o BES Bom

Os advogados já deviam ter começado a mexer-se!
Boas,
Sugiro que contactem o Clube de Accionistas do BES para uma possivel distribuição de informação pelos accionistas que estejam inscritos.
clubes@bes.pt
BN
Garfield
Sugiro que contactem o Clube de Accionistas do BES para uma possivel distribuição de informação pelos accionistas que estejam inscritos.
clubes@bes.pt
BN
Garfield
andre.vez Escreveu:Sinceramente acho que isto vai dar em nada. Mete ordens e regulamentos europeias. Mais, quem é que acham que devia pagar indemnização? Com que dinheiro? A quem? Que valor? Acho tudo isto perda de tempo. Amigos, quem tinha acções, passaram a valer zero. Simples. Para quem tinha obrigações o caso já não é exatamente igual.
Caro André, cá estou eu de novo.

Certo. As acções valem zero...quer dizer, nunca chegaram a zero mas pronto, valem zero. Perdemos tudo o que tínhamos no BES, o BP perdeu toda a credibilidade, o bom aluno passos coelho mostrou, mais uma vez, que não sabe defender os interesses de Portugal e dos Portugueses na Europa...até aqui tudo certo.
Isto é que não está certo : http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... o_bes.html . E é para casos destes que existe isto : http://dre.pt/pdf1s/2007/12/25100/0911709120.pdf onde podes ler, entre outras coisas, que as omissões praticadas por agentes do estado podem ser alvo de pedidos de indemnização por danos presentes e futuros.
O homem mentiu, já confessou que sabia que coisas muito graves se passavam no banco e enganou o mercado. Ponto final. Ele é o regulador, não é ao andre ou o martah. Tem responsabilidade, é para ser respeitado que existe, a sua voz tem de ser sempre uma voz de verdade e não foi.
Imagina que um destes dias se lembra de dizer que o BCP é seguro...aquilo descamba. Perdeu toda a credibilidade. Um primeiro ministro razoável já o tinha demitido mas...quem manteve lá o Doutor Relvas tanto tempo...
E volto ao ponto de partida. O interesse nacional não foi defendido. Perdeu-se uma marca centenária que detinha 20 do negocio bancário em Portugal. Os petróleos da Venezuela já fugiram, o hospital da luz também, e todos os outros vão fugir do reles banco novo com o seu gestor destruidor. Gestor destruidor e contrariado, pois o homem já disse que nem queria ir para lá (não precisava de dizer...nota-se bem).
Que eu me engane, pois perdi tostões e não quero que o Povo perca milhões, mas o reles novo banco não valerá nem metade do que lá meteram e um Governo em condições, com um ministro dos negócios estrangeiros de categoria e um primeiro ministro digno desse cargo teriam salvo muito mais do BES.
Este estava de férias, ligaram de bruxelas e disseram, olha lá, o bce quer acabar com o bes, manda pra cá 10000 milhões em três dias... e ele respondeu: ok, diga à chanceler que pode considerar o assunto feito, vou mandar o sr do banco de portugal tratar disso que eu agora vou dar um mergulho no mar...
andre.vez Escreveu:katolo Escreveu:andre.vez Escreveu:Sinceramente acho que isto vai dar em nada. Mete ordens e regulamentos europeias. Mais, quem é que acham que devia pagar indemnização? Com que dinheiro? A quem? Que valor? Acho tudo isto perda de tempo. Amigos, quem tinha acções, passaram a valer zero. Simples. Para quem tinha obrigações o caso já não é exatamente igual.
Tens noção que os tribunais podem anular a normativa europeia correto? A indemnização pode ser de várias formas. Não necessariamente em dinheiro...
Com tamanha barracada das entidades de regulação e supervisão e do próprio governo, não me admira nada que haja um volte-face para os pequenos acionistas...
Por acaso não tenho noção como e que os tribunais podem anular a normativa europeia, sinceramente não estou a ver isso acontecer. Volte face para accionistas? Quem achas que pode indemnizar? A que preço? De onde o dinheiro?
Os chamados ativos tóxicos (que cada vez são menos) ficam no BES, SA, entretanto o Novo Banco vai ter que indemnizar pelos activos não tóxicos (que cada vez são mais).
Ainda ontem comentava aqui com o Artista Romeno sobre o BESA pagar ou não, hoje sai a news que quase confirma o pagamento e que irá para o Novo Banco, mas o mais engraçado (que não tem graça nenhuma) não por decisão do Banco de Portugal mas por exigência das autoridades Angolanas.
Que triste nem a separação de activos entre 2 entidades fazemos sozinhos cambada de rotos.....falta muito tomatinho a esta gentinha!!
- Registado: 6/8/2014 22:08
O Tribunal Constitucional pode anular qualquer diretiva europeia!
Quanto à indemnização, a ATM coloca uma alternativa, nomeadamente a subscrição de novas ações do Novo Banco a desconto para os pequenos ex-acionistas do BES! Poderia ser reservada uma pequena parcela da IPO para esse fim.
Acabava esta guerra (que ainda mal começou) e ficavam todos contentes (mais ou menos
)
Quanto à indemnização, a ATM coloca uma alternativa, nomeadamente a subscrição de novas ações do Novo Banco a desconto para os pequenos ex-acionistas do BES! Poderia ser reservada uma pequena parcela da IPO para esse fim.
Acabava esta guerra (que ainda mal começou) e ficavam todos contentes (mais ou menos

katolo Escreveu:andre.vez Escreveu:Sinceramente acho que isto vai dar em nada. Mete ordens e regulamentos europeias. Mais, quem é que acham que devia pagar indemnização? Com que dinheiro? A quem? Que valor? Acho tudo isto perda de tempo. Amigos, quem tinha acções, passaram a valer zero. Simples. Para quem tinha obrigações o caso já não é exatamente igual.
Tens noção que os tribunais podem anular a normativa europeia correto? A indemnização pode ser de várias formas. Não necessariamente em dinheiro...
Com tamanha barracada das entidades de regulação e supervisão e do próprio governo, não me admira nada que haja um volte-face para os pequenos acionistas...
Por acaso não tenho noção como e que os tribunais podem anular a normativa europeia, sinceramente não estou a ver isso acontecer. Volte face para accionistas? Quem achas que pode indemnizar? A que preço? De onde o dinheiro?
Abraço
André
André
- Registado: 25/5/2009 14:38
andre.vez Escreveu:Sinceramente acho que isto vai dar em nada. Mete ordens e regulamentos europeias. Mais, quem é que acham que devia pagar indemnização? Com que dinheiro? A quem? Que valor? Acho tudo isto perda de tempo. Amigos, quem tinha acções, passaram a valer zero. Simples. Para quem tinha obrigações o caso já não é exatamente igual.
Eu continuo a achar que os acionistas neste caso têm direito a se impor, e a minha opinião seria a mesma se tivesse por fora da situação.
Se isto fosse uma "falência" e um caso normal, e falando pessoalmente, não gostava, mas engolia mais o facto de ter perdido o meu investimento - no entanto não imediatamente após um aumento de capital que arrecadou mais que 1 bilião de €, mas deixando isso de fora agora. Mas o facto de haver bens da empresa em que investi que podem/são lucrativos, mas são expropriados, ainda que seguindo o regulamento/lei, e deixando o meu investimento apenas com parte "toxica", isso não acho bem e não percebi ainda bem como tal foi aprovado. Penso que a indignação de muitos passa por ai, é que foi feito investimento num conjunto e depois vieram escolher o que agradava e deixaram quem investiu com os "ossos" como eles dizem.
Eu sei que foi para tentar salvar o banco, mas se tivessem previsto alguma solução para os investidores, muitos animos acalmariam e não havia tanto tumulto e mesmo perdas que tiveram pois como é obvio muitos investidores não deixam o seu dinheiro num banco que os tratou desta forma.
O mesmo para os obrigacionistas e acredito mais que se alguma solução monetaria chegar, será a esses e aos acionistas se chegar algo provavelmente será por ações (isto são especulações minhas, as tantas ainda nos calha o mesmo a todos ou nada a ninguem =/ )
Eu sinceramente não vejo previsão de recompensa monetária e tambem não acho justo os contribuintes todos acartarem com esse pagamento caso a solução fosse por ai.
Continuo a achar que mesmo ações no Novo Banco ou como se vier a chamar seria justo, seja por permuta, desconto ou mesmo combinação dos dois.
Mas todo este caso BES é fora do comum e cheio de questões, irregularidades e áreas pouco claras, por isso resta esperar e tentar irmos nos mexendo para mostrar a nossa "voz".
Se isto fosse uma "falência" e um caso normal, e falando pessoalmente, não gostava, mas engolia mais o facto de ter perdido o meu investimento - no entanto não imediatamente após um aumento de capital que arrecadou mais que 1 bilião de €, mas deixando isso de fora agora. Mas o facto de haver bens da empresa em que investi que podem/são lucrativos, mas são expropriados, ainda que seguindo o regulamento/lei, e deixando o meu investimento apenas com parte "toxica", isso não acho bem e não percebi ainda bem como tal foi aprovado. Penso que a indignação de muitos passa por ai, é que foi feito investimento num conjunto e depois vieram escolher o que agradava e deixaram quem investiu com os "ossos" como eles dizem.
Eu sei que foi para tentar salvar o banco, mas se tivessem previsto alguma solução para os investidores, muitos animos acalmariam e não havia tanto tumulto e mesmo perdas que tiveram pois como é obvio muitos investidores não deixam o seu dinheiro num banco que os tratou desta forma.
O mesmo para os obrigacionistas e acredito mais que se alguma solução monetaria chegar, será a esses e aos acionistas se chegar algo provavelmente será por ações (isto são especulações minhas, as tantas ainda nos calha o mesmo a todos ou nada a ninguem =/ )
Eu sinceramente não vejo previsão de recompensa monetária e tambem não acho justo os contribuintes todos acartarem com esse pagamento caso a solução fosse por ai.
Continuo a achar que mesmo ações no Novo Banco ou como se vier a chamar seria justo, seja por permuta, desconto ou mesmo combinação dos dois.
Mas todo este caso BES é fora do comum e cheio de questões, irregularidades e áreas pouco claras, por isso resta esperar e tentar irmos nos mexendo para mostrar a nossa "voz".
- Registado: 3/8/2014 23:50
Sinceramente acho que isto vai dar em nada. Mete ordens e regulamentos europeias. Mais, quem é que acham que devia pagar indemnização? Com que dinheiro? A quem? Que valor? Acho tudo isto perda de tempo. Amigos, quem tinha acções, passaram a valer zero. Simples. Para quem tinha obrigações o caso já não é exatamente igual.
Abraço
André
André
- Registado: 25/5/2009 14:38
Espero que esses fundos fantásticos processem o estado e ganhem, eles têm rios de dinheiro, se forem para a frente ainda vai dar que falar isto, os accionistas esses podem espernear e berrar que nofinal não devem ganhar nada, nem os credores acredito que vejam alguma coisa para
Lose your opinion, not your money
Paulo68 Escreveu:artista_ Escreveu:Paulo68 Escreveu:Pois é. Fundos internacionais ponderam processar reguladores portugueses. Para quem tem dúvidas sobre se devemos ou não responsabilizar estes senhores. Isto não vale tudo mesmo nesta republica das bananas. Para bem do futuro e da clarificação do mercado de capitais portugueses.
Façam valer os direitos.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... ueses.html
Atenção que neste caso são credores do banco, ou seja, detentores de obrigações subordinadas, muito diferente de acionistas!
Correto. Mas importará acompanhar os termos da argumentação.
Cumprimentos
Nem mais! Porque os obrigacionaistas (no meu caso) ficaram sem colateral para ir buscar algum e o investimento foi feito em 2010 (antes das novas regras de 2012), ou seja, as regras mudaram a meio e as obrigações que tinham por base o banco BES (com todo o seu valor / problemas) deixou de estar referenciado.
- Registado: 4/8/2014 10:42
artista_ Escreveu:Paulo68 Escreveu:Pois é. Fundos internacionais ponderam processar reguladores portugueses. Para quem tem dúvidas sobre se devemos ou não responsabilizar estes senhores. Isto não vale tudo mesmo nesta republica das bananas. Para bem do futuro e da clarificação do mercado de capitais portugueses.
Façam valer os direitos.
Atenção que neste caso são credores do banco, ou seja, detentores de obrigações subordinadas, muito diferente de acionistas!
Correto. Mas importará acompanhar os termos da argumentação.
Cumprimentos
- Registado: 27/12/2011 20:40
Paulo68 Escreveu:Pois é. Fundos internacionais ponderam processar reguladores portugueses. Para quem tem dúvidas sobre se devemos ou não responsabilizar estes senhores. Isto não vale tudo mesmo nesta republica das bananas. Para bem do futuro e da clarificação do mercado de capitais portugueses.
Façam valer os direitos.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Garfield, Google [Bot], jprgodinho, macau5m, Shimazaki_2 e 138 visitantes