Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 654235 » 18/5/2023 12:01

Pois é, impressionante como eles não a deixam voar...excelente para day trade
Anexos
edpr.jpg
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por MarcoAntonio » 15/5/2023 18:15

Antoforte, a conversão supostamente é assegurada pela Interbolsa. Mas também não perdes nada em contactar o intermediário, se quiseres estar mais seguros sobre o que vai ocorrer (assim como sobre eventuais custos, na linha do meu post anterior).

Nota: a EDPR diz que assegura os custos de admissão das novas acções.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 15/5/2023 18:09

Carrancho_ Escreveu:Há uma coisa que ainda não entendi como se vai processar nestes dividendos, o que acontece aos direitos remanescentes dos múltiplos de 75 se o detentor não fizer nada. Por exemplo, no meu caso vou ficar com as ações mas sobram-me 45 direitos. Se os vender vou pagar uma comissão próxima do valor que vou receber, por isso não penso fazer nada com estes direitos.

Para ficares inteiramente esclarecido (especialmente em relação aos custos associados) o melhor é contactares o intermediário.

Em todo o caso, as tuas alternativas são 3:

- vender os direitos remanescentes no mercado (dependente da cotação no mercado);

- vender os direitos remanescentes à EDP (a preço garantido);

- comprar os direitos necessários para perfazer mais uma acção (dependente da cotação no mercado).

É possível que a "melhor opção" seja deixar os direitos "evaporar", dependendo dos custos. Mas o melhor mesmo é confirmar junto do intermediário os custos associados a cada uma das opções acima.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Antoforte » 15/5/2023 17:47

Se não comunicar nada ao meu banco, ou seja, se não fizer nada recebo 1 ação por cada 75 direitos detidos. Certo?
Esta incorporação de reservas é taxada pelos bancos?
E os direitos remanescentes?
Obrigado

Registado: 3/7/2014 21:19

por Carrancho_ » 15/5/2023 15:58

Há uma coisa que ainda não entendi como se vai processar nestes dividendos, o que acontece aos direitos remanescentes dos múltiplos de 75 se o detentor não fizer nada. Por exemplo, no meu caso vou ficar com as ações mas sobram-me 45 direitos. Se os vender vou pagar uma comissão próxima do valor que vou receber, por isso não penso fazer nada com estes direitos.
Um abraço,

Carrancho

Registado: 17/1/2015 1:54

por forza algarve » 15/5/2023 15:28

654235 Escreveu:um fecho acima dos 20,93+- e tem projeção nos 22,56+-

Pelo andar da carruagem Seria um sonho estar acima dos 22

Registado: 25/2/2019 17:26

por NirSup » 15/5/2023 13:26

Acabei de vender alguns direitos (EDPRDI23(75P1) da EDPR. Dinheiro de imediato disponível na conta.
Aos que afirmam que os direitos atribuídos à conta do dividendo não são dinheiro, mas papel, só me apetece dizer: para o ano que venha mais papel deste.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

Registado: 29/4/2014 15:34

por 654235 » 15/5/2023 12:06

um fecho acima dos 20,93+- e tem projeção nos 22,56+-
Youtube

por MarcoAntonio » 13/5/2023 18:36

Posts que sejam apenas para criticar o interlocutor e que não acrescentam nada à discussão, não estão aqui a fazer nada. Posts removidos.
Imagem

Administrador Fórum

por Bar38 » 13/5/2023 14:46

NirSup Escreveu:Caro Bar38,
Desculpe dizer-lhe isto, mas está enganado. Redondamente enganado.
Desde o dia 11/05/2023, posso vender os meus direitos, que estão disponíveis na minha conta, a 0,265 euros por cada ação detida, por compromisso de compra da EDPR. Dava a ordem e de imediato o dinheiro seria creditado na minha conta.
Informe-se melhor sobre este assunto antes de escrever aqui disparates.

By Nirvana

Como meu amigo muito bem sabe a empresa não lhe deu um tostão. Deu-lhe foi papel para trocar por dinheiro no mercado, mas como mercado não é parvo tanto já descontou antes como descontara depois…

Registado: 20/6/2011 21:37

por NirSup » 13/5/2023 14:25

Caro Bar38,
Desculpe dizer-lhe isto, mas está enganado. Redondamente enganado.
Desde o dia 11/05/2023, posso vender os meus direitos, que estão disponíveis na minha conta, a 0,265 euros por cada ação detida, por compromisso de compra da EDPR. Dava a ordem e de imediato o dinheiro seria creditado na minha conta.
Informe-se melhor sobre este assunto antes de escrever aqui disparates.

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

por Bar38 » 13/5/2023 13:51

NirSup Escreveu:
Bar38 Escreveu:A única coisa que a EDPR vai distribuir aos acionistas em 2023 é papel e nem um tostão mais, o resto são artimanhas para não dar o dito pelo não dito. Como é óbvio não faz sentido pagar dividendos para fazer de seguida aumentos de capital ou o inverso…Com isto não estou a dizer que se deve ou não investir na EDPR. É apenas gostar um facto

Meu caro, Bar38,
Não negue à partida uma ciência que desconhece. Pela consulta que fiz na instituição financeira onde estão depositadas as minhas EDPR consta o número de direitos associado a um valor garantido. Vale isto por dizer que posso vender esses direitos a um preço garantido. E não são peanuts: estamos a falar de milhares de euros.
Comparando com os valores pagos no ano passado, não tem nada a ver.

By Nirvana

Como já disse atrás só saberás se ganhas ou perdes alguma coisa quando as novas ações começarem a ser negociadas.
E o que eu escrevi é que a EDPR não pagou um cêntimo aos acionistas de dividendo é isso é inequívoco…

por NirSup » 13/5/2023 13:31

Bar38 Escreveu:A única coisa que a EDPR vai distribuir aos acionistas em 2023 é papel e nem um tostão mais, o resto são artimanhas para não dar o dito pelo não dito. Como é óbvio não faz sentido pagar dividendos para fazer de seguida aumentos de capital ou o inverso…Com isto não estou a dizer que se deve ou não investir na EDPR. É apenas gostar um facto

Meu caro, Bar38,
Não negue à partida uma ciência que desconhece. Pela consulta que fiz na instituição financeira onde estão depositadas as minhas EDPR consta o número de direitos associado a um valor garantido. Vale isto por dizer que posso vender esses direitos a um preço garantido. E não são peanuts: estamos a falar de milhares de euros.
Comparando com os valores pagos no ano passado, não tem nada a ver.

By Nirvana

por Bar38 » 13/5/2023 10:06

A única coisa que a EDPR vai distribuir aos acionistas em 2023 é papel e nem um tostão mais, o resto são artimanhas para não dar o dito pelo não dito. Como é óbvio não faz sentido pagar dividendos para fazer de seguida aumentos de capital ou o inverso…Com isto não estou a dizer que se deve ou não investir na EDPR. É apenas gostar um facto

por NirSup » 13/5/2023 1:17

escolástico Escreveu:"As perspectivas óbvias de crescimento físico em um negócio não significam lucros óbvios para os investidores."

Gostava de lembrar ou relembrar o seguinte, relativamente a esta afirmação que pretende desvalorizar e desincentivar a aposta feita na EDPR pelos investidores:

1. A EDPR distribuiu em 2022 um dividendo bruto de €86.450.234,58, que se traduziu num dividendo bruto equivalente a €0,09 por ação;
2. Em 2023, a EDPR comprometeu-se a distribuir um dividendo entre 30% a 50% (payout ratio) dos resultados líquidos (671 milhões de euros, em 2022);
3.E assim, a EDPR vai distribuir em 2023 um dividendo bruto de 275 milhões de euros, o que representa ~40% do resultado líquido da EDPR em 2022 (ao abrigo do programa de scrip dividend);
4. Isto é, passou de um montante bruto total de dividendo de €86.450.234,58 para 275 milhões de euros (um aumento de mais de 300%);
5. Sendo expectável que os lucros da EDPR crescem exponencialmente nos próximos anos, em razão da natureza das coisas, e sendo certo que o payout ratio se situará entre 30-50% dos resultados líquidos, não vejo razões para os investidores da EDPR não estarem confiantes, melhor super confiantes;
6. Estou é espantado de os investidores não estarem a olhar para a EDPR com alguma euforia.

EDPR_offshorewind.jpg

By Nirvana

por escolástico » 12/5/2023 22:58

654235 Escreveu:
forza algarve Escreveu:O problema aqui é ver se a EDPR depois de milhoes e milhoes de euros em investimentos começa a dar sarisfaaos accionistas já que tem a cotação de 2 anoa atrás

E sem dar quase nada de dividendo..

exatamente...uma growth stock tem de fazer alguma coisa, menos lateralizar

Ultimamente anda-me a dar para a leitura, há algum tempo que não o fazia.
Comecei hoje a ler um clássico, "O Investidor Inteligente" de Ben Graham.
Ainda estou nos inícios mas acho que não podia ser mais apropriada a seguinte citação:
"As perspectivas óbvias de crescimento físico em um negócio não significam lucros óbvios para os investidores."

Registado: 11/12/2007 22:47

por 654235 » 12/5/2023 21:28

forza algarve Escreveu:O problema aqui é ver se a EDPR depois de milhoes e milhoes de euros em investimentos começa a dar sarisfaaos accionistas já que tem a cotação de 2 anoa atrás

exatamente...uma growth stock tem de fazer alguma coisa, menos lateralizar
Youtube

por forza algarve » 12/5/2023 18:01

O problema aqui é ver se a EDPR depois de milhoes e milhoes de euros em investimentos começa a dar sarisfaaos accionistas já que tem a cotação de 2 anoa atrás

por Bar38 » 12/5/2023 15:20

O pequeno investidor só vai saber se ganha ou perde com esta coisa que (nem sei bem como qualifique, mas mais parece com um aumento de capital). A quando a entrada a negociação das novas ações. Quanto a empresa poderá perder valor mas não perde capital

por Carrancho_ » 12/5/2023 12:38

escolástico Escreveu:
NirSup Escreveu:
escolástico Escreveu:
Olá 654235,

Se a distribuição de lucros da empresa aos acionistas ocorre sob a forma de atribuição de novas ações, para todos os efeitos estamos a falar de um aumento de capital, certo? A ser assim, há uma redução do valor da empresa, certo? Não terá também a ver com isto?

Não é bem assim. Há emissão de novas ações por conta da incorporação de reservas legais.
Na prática, vão distribuir reservas aos acionistas sob a forma de ações.
By Nirvana

Certo.
Mas se estamos a dividir um bolo em mais fatias, então cada fatia é mais pequena.
Confesso que isto me faz alguma confusão... :wall:

Já agora aproveito para perguntar: alguém tem ações da EDPR na XTB? Como é que faz para vender os direitos das novas ações?
(Não me parece que por 1,33% de rendimento de dividendo valha a pena andar com coisas.)

Há mais acções para um capital maior. Ocorre diluição da posição mas não redução de valor da empresa, pelo contrário. Para o pequeno investidor ter uma fatia de 10% de 1000 é a mesma coisa que ter 1% de 10000.
Um abraço,

Carrancho

por Carrancho_ » 12/5/2023 12:33

Carrancho_ Escreveu:Curioso já terem negociado direitos a 0,283, que dá direito a receber 1 acção/75 direitos que equivale a estar a comprar a 21,225/acção quando ela está a cotar abaixo de 20, ainda percebo menos como se negociaram já a 0,2498 quando os titulares têm a garantia de poder vender a 0,2650 :shock:

Hoje a cotação dos direitos já está dentro dos valores expectáveis.
Anda a lateralizar há meses, penso que nas próximas sessões vamos ter alguma definição.
Um abraço,

Carrancho

por forza algarve » 12/5/2023 11:05

Eu nao venderia os direitos..melhor ter as jovas ações e vender mais a frente

por escolástico » 12/5/2023 10:43

NirSup Escreveu:
escolástico Escreveu:
Olá 654235,

Se a distribuição de lucros da empresa aos acionistas ocorre sob a forma de atribuição de novas ações, para todos os efeitos estamos a falar de um aumento de capital, certo? A ser assim, há uma redução do valor da empresa, certo? Não terá também a ver com isto?

Não é bem assim. Há emissão de novas ações por conta da incorporação de reservas legais.
By Nirvana

Certo.
Mas se estamos a dividir um bolo em mais fatias, então cada fatia é mais pequena.
Confesso que isto me faz alguma confusão... :wall:

Já agora aproveito para perguntar: alguém tem ações da EDPR na XTB? Como é que faz para vender os direitos das novas ações?
(Não me parece que por 1,33% de rendimento de dividendo valha a pena andar com coisas.)

por NirSup » 11/5/2023 19:54

escolástico Escreveu:
Olá 654235,

By Nirvana

por escolástico » 11/5/2023 19:28

654235 Escreveu:Sem dúvida que alguém muito forte está a conter os preços da edpR. Não a deixa subir por nada. E tem todas as condições para o fazer... em momentos chave, fazem ou faz novas descargas

https://youtu.be/P6qJH4Q_yd8

Olá 654235,

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: goncaladas, Google [Bot], Goya777, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 163 visitantes