Caldeirão da Bolsa

Galp...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Nyk » 24/3/2008 18:21

Galp assina com Visabeira Moçambique memorando de cooperação na área dos biocombustíveis
A Galp Energia anunciou hoje ter concluído com a Visabeira Moçambique um memorando de cooperação para o desenvolvimento de um projecto agro-industrial em Moçambique que visa a produção, comercialização e distribuição de biocombustíveis, quer para a exportação para Portugal, quer para a produção em Moçambique deste combustível, destinado ao mercado local.

Pedro Duarte

Segundo um comunicado hoje emitido pela Galp Energia, o desenvolvimento destas actividades ficará a cargo da Moçamgalp, empresa constituída pela Galp Energia e Visabeira Moçambique, que procederá à identificação dos terrenos adequados à produção de oleaginosas, numa área que poderá ir até aos 150 000 hectares, bem como "à constituição de uma sociedade cujo o objecto será o exercício da agricultura e actividades conexas, incluindo a transformação de sementes oleaginosas em óleos vegetais que constituam matéria-prima ou produtos semi-acabados para utilização em outras indústrias".

O documento precisa que a Moçamgalp vai ainda promover a construção de uma unidade industrial para produção de óleo vegetal que terá, em parte, como destino a exportação para Portugal, "para processamento nas refinarias da Galp Energia, com vista à incorporação em combustível rodoviário como biodiesel hidrogenado, sendo a restante parte destinada à produção de biodiesel numa unidade industrial, a ser construída em Moçambique, destinada ao abastecimento local".

A Galp nota que a assinatura deste memorando realizou-se no âmbito da visita do Presidente da República de Portugal à República de Moçambique, e pretende reforçar a colaboração e cooperação entre a Galp Energia e a Visabeira, "tendo em vista o desenvolvimento das indústrias de combustíveis portuguesa e moçambicana, mediante a produção, de forma social, económica e ambientalmente sustentável de óleo vegetal não alimentar em Moçambique".

"Com este memorando de cooperação, a Galp Energia dá mais um passo rumo à concretização da sua estratégia para os biocombustíveis, reduzindo a dependência energética em relação aos combustíveis fósseis e contribuindo para o posicionamento de Portugal na liderança na produção de biocombustíveis", conclui a empresa.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 24/3/2008 18:13

Pina Moura apresenta renúncia ao Conselho de Administração da Galp
Pina Moura, presidente da Iberdrola Portugal, apresentou a renúncia às funções de membro do Conselho de Administração da Galp Energia, com efeitos a partir de dia 31 de Março de 2008, anunciou a petrolífera em comunicado.

--------------------------------------------------------------------------------

Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt

Pina Moura, presidente da Iberdrola Portugal, apresentou a renúncia às funções de membro do Conselho de Administração da Galp Energia, com efeitos a partir de dia 31 de Março de 2008, anunciou a petrolífera em comunicado.

A renúncia ao cargo de administrador da Galp Energia ocorre depois da Iberdrola ter vendido a totalidade da participação que detém no capital da empresa liderada por Ferreira de Oliveira.

As acções da Galp [Cot] encerraram a perder 2,18% para os 14,38 euros na passada quinta-feira.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Mariachi » 21/3/2008 1:11

Boas

Enslaved, concordo contigo em tudo o que disseste :lol:
Realmente o H&S parece um pouco dificil agora, visto que olhando para o volume, ele é muito baixo no 2º ombro!
A C&H necessita de confirmação! Apesar das figuras eu gosto mais de me guiar pelas linhas de tendência, MM´s, resistencias, suportes e volumes!
A GALP parece que anda ali a lateralizar numa zona entre o suporte e a resistencia dos 13.15 e 15.40!
Concordo contigo e tambem estou fora da GALP. Só vou pensar em entrar, caso ela quebre o suporte ou rasge a resistencia com volume.
Acho que um destes dois cenários só poderá acontecer, caso os mercados americanos caiam, ou subam e pelas noticias do TUPI2!

Vai ficar debaixo de olho, tal como muitas do PSI20 :lol:

Um abraço e boa Páscoa a todos!

Registado: 25/6/2007 11:05

por Resina » 21/3/2008 0:47

AGalp não está nada famosa...
A queda forte ainda não surgiu, e ainda tem de vir para poder voltar a subir bastante...
Estou pouco confinante...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Enslaved » 21/3/2008 0:40

Mariachi Escreveu:Enslaved, coloca lá ai a tua figura! Epá tu és das pessoas, cujos post´s mais aprecio ler!
Já se falou aqui do H&S, do C&H e tu que tens para nos mostar? Tou curioso!
De notar que tambem já abandonei a minha posição na GALP há alguns dias!

Primeiro de tudo quero agradecer-te as pelas palavras amigas e pela confiança que tens nas minhas análises :mrgreen: :mrgreen:.

Desculpa só te estar a responder agora mas estes dois últimos dias foram bastante complicados em termos profissionais e não pude dar o meu contributo neste excelente tópico :wink:.

Amanhã vou de férias durante uma semana e assim aproveito para descansar um pouco de tudo, no entanto não poderia ir embora sem colocar aqui um boneco e fazer uma análise a esta menina que parece estar a dar sinais de fraqueza.

Em relação a possíveis bonecos que estará a desenhar acredito mais num C&H apesar da base da chávena ter poucos meses de desenvolvimento. Apesar disso, como
deves saber, estas figuras técnicas só são válidas quando são activadas e isso ainda não aconteceu. Por isso para entrar em curtos penso que ainda será muito cedo (eu pessoalmente não arriscaria).

O H&S nunca me convenceu devido aos dois ombros defeituosos e ao volume existente no 2º ombro. Apesar disso devo dizer que que muitas vezes as figuras técnicas desenhadas não são perfeitas e por vezes nascem "corcundas" o que dificulta a sua visualização.

Relativamente à galp, pelas figuras, pode-se ver que as MM's 20 e 50 estão em sentido descendente, estando mesmo a MM20 a ficar em baixo da MM50. Completando este sinal bearish temos a quebra do suporte dos 15.40.

Futuras entradas longas na galp, com menor risco, poderá ser a partir da zona dos 16.00.

Se chegar a esta zona revela grande força uma vez que quebrou a resistência dos 15.40, conseguiu passar as MM's e por outro lado quebrou a LTd de curto prazo.

Actualmente estou neutro na galp e só a quebra dos 15.40 ou 13.15 me poderá fazer mudar essa posição.

Desejo a todos os amigos uma excelente Páscoa e portem-se bem na minha ausência :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:.

P.S. Actualmente estou 100 % liquido.
Anexos
galp.JPG
galp.JPG (60.22 KiB) Visualizado 4147 vezes
galp1.JPG
galp1.JPG (59.77 KiB) Visualizado 4154 vezes

Registado: 28/2/2007 18:24

Re: Para o Bala e não só...

por Zroof » 20/3/2008 23:44

PS: não digas a ninguém, mas o mercado não esta bull :-$

Só se estivesse muito distraido... :mrgreen:

O que eu pretendi dizer,é que se aprende mais agora (bear), mas que para investir ,com o mercado Bull qualquer tolo ganha umas massas.
É claro que não levo a mal,já viste as barbas do meu avatar,comprei UFA nos anos sessenta...

Espero não desencadear outra confusão! :?

Registado: 30/1/2008 1:50

por artista_ » 20/3/2008 18:49

Eneias Escreveu:
Nesta altura creio que nem a AT, nem a AF nos salvam!

O Ulisses já disse tudo... para que a AT nos salve é preciso que se sigam os seus sinais, isto não vai lá por magia ou qualquer outro tipo de prática transcendente :mrgreen: :mrgreen:

Bons negócios e boa Páscoa
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por MiguelRato » 20/3/2008 17:56

Olá amigos,

Passagens loucas outra vez no streamer do millennium???
A Galp estava a 14,44€ e de repente passou para 14,02€, registei duas situações de compra, uma com 51 ordens de compra para 212494 acções a 14,30€ e outra de 33 ordens de compra para 228212 acções a 14,38€!!!!!!!!
Alguém mais experiente me poderá explicar o que se passou.
Tenho o printscreen que gravei em excel mas não consigo transpo-lo para aqui.

Registado: 22/12/2007 22:55

por Ulisses Pereira » 20/3/2008 13:30

Eneias, há a tendência - em períodos de grande turbulência e correcção - dizer-se que a AT de nada serve para estas alturas. A minha opinião é exactamente a oposta. É nestes períodos em que a maioria dos investidores negoceia com as emoções à flor da pele que mais eficaz se torna a AT pela detecção dessas emoções e pela identificação fria de tendências.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por eneias » 20/3/2008 10:17

Com tanta figura mais ou menos bonita nos gráficos o pessoal ainda fica mais confuso! O esforço que eu às vezes faço para conseguir ver os "bonecos"! :oops:

Nesta altura creio que nem a AT, nem a AF nos salvam!

Ven aí a Páscoa! Os volumes vão ser (ainda) mais miseráveis e a dita começou a sessã de hoje a cair... e bem!

Estou fora e vou continuar, mas é um título muito interessante. :roll:
"Os ciclos bolsistas antecipam os ciclos económicos"

Registado: 22/1/2008 16:07

por lutav » 20/3/2008 9:55

PS -> para que conste, estou dentro desde o dia de fecho... naquele dia dia, que caiu 8% :)

Registado: 22/9/2006 22:36

por Mariachi » 20/3/2008 2:29

Boas

Enslaved, coloca lá ai a tua figura! Epá tu és das pessoas, cujos post´s mais aprecio ler!
Já se falou aqui do H&S, do C&H e tu que tens para nos mostar? Tou curioso!
De notar que tambem já abandonei a minha posição na GALP há alguns dias!

Um abraço e boa noite!

Re: Para o Bala e não só...

por Bala » 20/3/2008 2:23

Zroof Escreveu:Agradeço a maneira subtil e elegante que encontraste para exprimir a tua discordância. No entanto para a próxima podes ser mais directo. Agradeço todas as criticas e sei que só os ignorantes estão convencidos que sabem tudo.
Fui ler o link para perceber a critica implícita e descobri que a razão deve ser por a LTD não estar nos topos mas cortar as velas. Como disse no post, utilizei as cotações de fecho ,só que depois coloquei as velas. Deste modo é claro que a LTD não une os topos! Podia colocar o boneco sem as velas onde a LTD fica mais ortodoxa, mas acho que é um desperdício de espaço e não pretendo iniciar nenhuma polémica. No fundo o que eu pretendi dizer no post é que enquanto uns estão a ver no médio prazo um movimento ascendente, no curto prazo outros podem ver um movimento descendente, ambos com razão ,dependendo do tipo de investimento. Cada cabeça...
Para aprender acho que todas as alturas são boas ,talvez melhor agora, com o mercado "Bull",como diz o Dr. Braga de Matos ,"qualquer "Silva" ganha umas massas",agora para investir...
Devolvo o abraço e os votos de bons negócios.
Cordialmente
Zroof

É la espero bem que não leves a mal.
Mandei te aquele link porque achei que te iria ser útil. Aqui no caldeirão a malta não se critica. Diverge de opinião e de preferência com fundamentos e links informativos. Para ser mais directo teria que corrigir te nalgum ponto, mas como nem sabia qual a parte de LTA/LTD que não estava bem assente, mandei o primeiro link que me lembrei. :wink:

Abraço e bons trades...
O Bala
PS: não digas a ninguém, mas o mercado não esta bull :-$
Como o Braga Matos diz, os Ursos moram abaixo da mm221 dias, e o S&P já la está há uma eternidade...
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048

Registado: 27/2/2007 13:49

por Enslaved » 20/3/2008 2:09

mr. share Escreveu:para mim o café vai ser servido...

Boa visão desta chávena. Para mim é muito mais evidente do que um H&S. Apesar de concordar com esta (nova) visão o que interessa para os mais leigos é que a galp apresenta sinais de fragilidade e que posições longas a curto prazo devem ser evitadas.

Muito interessante este tópico com grande "discussão" técnica sempre bem fundamentada (independentemente se concordo ou não). Até dá gozo em ler estas últimas páginas.

Actualmente não tenho nenhuma posição em aberto na galp e para mim é indeferente se cai ou sobe. O que me interessa é que comece uma tendência mais definida.

P.S. Com tantas figuras hoje não coloco a minha :mrgreen:.

Registado: 28/2/2007 18:24

por Mariachi » 20/3/2008 1:51

Boas

Nuno, estas a referir-te á linha desenhada que tem 4 toques em cerca de 5 meses? É um bocado forçado, em minha opinião dizer que está em tendência ascendente!
A mim parece-me mais a lateralizar e prestes a quebrar essa tal LTA!
Já sei que vão dizer que venho para aqui agoirar, mas é a minha opinião, tal como em quase todas as acçoes do PSI20! A GALP e todas as acçoes do PSI20 estão a dar sinais de fraqueza, basta a coisa lá fora descambar um pouco para se ver logo o efeito aqui! O volume do PSI20 é miserável!!!
Hoje aconteceu uma coisa no mínimo interessante lá fora! A queda das mercadorias e das matérias primas! Um deste caso foi o pitroil, BRENT CRUDE FUTR (USD/bbl.) 100.720 -4.840 -4.59 %!
A meu ver pode ser bom e ser mau! Ser bom porque pode estar a tirar-se dinheiro de lá para colocar na bolsa! Pode ser mal, pois esse dinheiro pode demorar a "entrar" na bolsa e os próprios mercados cairem ainda mais, como hoje se verificou!

Só tenho a dizer que isto não está nada famoso e ao mínimo sinal de fraqueza lá fora é o valha-me Deus na nossa pequena praça!

Um abraço e utilizem STOP´s!

Para o Bala e não só...

por Zroof » 20/3/2008 1:43

Agradeço a maneira subtil e elegante que encontraste para exprimir a tua discordância. No entanto para a próxima podes ser mais directo. Agradeço todas as criticas e sei que só os ignorantes estão convencidos que sabem tudo.
Fui ler o link para perceber a critica implícita e descobri que a razão deve ser por a LTD não estar nos topos mas cortar as velas. Como disse no post, utilizei as cotações de fecho ,só que depois coloquei as velas. Deste modo é claro que a LTD não une os topos! Podia colocar o boneco sem as velas onde a LTD fica mais ortodoxa, mas acho que é um desperdício de espaço e não pretendo iniciar nenhuma polémica. No fundo o que eu pretendi dizer no post é que enquanto uns estão a ver no médio prazo um movimento ascendente, no curto prazo outros podem ver um movimento descendente, ambos com razão ,dependendo do tipo de investimento. Cada cabeça...
Para aprender acho que todas as alturas são boas ,talvez melhor agora, com o mercado "Bull",como diz o Dr. Braga de Matos ,"qualquer "Silva" ganha umas massas",agora para investir...
Devolvo o abraço e os votos de bons negócios.
Cordialmente
Zroof

Registado: 30/1/2008 1:50

por nunofaustino » 20/3/2008 1:33

acima dos 13, a Galp está num regime lateral/ascendente, abaixo disso, já é melhor ter alguns cuidados.

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Bala » 20/3/2008 1:23

lutav Escreveu:

ai vai? só se for num calice de shot ... :mrgreen:

Já que falam em mim(shot), cuidado para não se entornarem com essa chavena, de qualquer modo concordo com o Lutav, quanto mais é um "topo redondo" e muita atenção a LTA/NeckLine...

Abraço e bons trades...
O Bala
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048

Registado: 27/2/2007 13:49

Galp

por Clinico » 20/3/2008 0:49

Thank you Lutav for the chart...
Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Galp

por Resina » 20/3/2008 0:32

ACN1 Escreveu:Digam o que disserem, poderei sair a 21,50 ou a 24,50 abaixo disso nem pensar, vendi a 17,50 e pagei o investimento feito, ela que caia de novo aos 8 que eu compro e forte, até lá tenho nada mais nada menos que 6% ao ano do meu investimento em dividendos, acham que me fazem arredar pé!!!!!!!!!!!.
Pensem de novo, venha a crise que vier enquanto os carros andarem a combustiveis fosseis e a EDP queime 25% da sua produção em combustiveis fosseis os lucros da Galp aumentam e os meus 6% passam a 7% e os 7% a.....

Tambem me disseram para vender a 8,00 a 10,00 a 11,50 a doze chamaram-me tolo a 13,00 a 14,00 vendi algumas a 17,50 pois ja estava previamente defenido, quanto ao resto...... ponho o dinheiro onde ponho a boca depois vemos quem se ri. e quem chora.

Amigo essas certezas pagam-se bem caras na bolsa!
Certezas dessas são tramadas!
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por mr. share » 20/3/2008 0:23

a ver vamos se isso tem importancia...

Registado: 29/11/2007 10:48

por lutav » 19/3/2008 23:59

ai vai? só se for num calice de shot ... :mrgreen:

edit: para que nao fiquem duvidas sobre a razao do meu comentario (que foi meio criptico), a questao aqui é que os padroes, para serem validos, deverao ter FORMA e para alem disso, timelines minimos....

a cup (chavena), nao é valida com apenas 1 mês:

ex: http://www.investopedia.com/terms/c/cupandhandle.asp

:)

por mr. share » 19/3/2008 23:47

para mim o café vai ser servido...

Registado: 29/11/2007 10:48

por lutav » 19/3/2008 23:40

so para completar a "imagem" do Clinico :)
Anexos
galpd.png
galpd.png (134.22 KiB) Visualizado 5292 vezes

Galp

por Clinico » 19/3/2008 22:55

Continuo a seguir a Galp atentamente e para quem gosta de velas, ontem fez um Harami bullish, isto é uma vela negra grande, seguida duma mais pequena branca, totalmente dentro da vela negra. Esta imagem corresponde geralmente a uma mudança de tendencia e hoje, realmente fez uma vela negra mas acima da anterior.

É claro que isto são apenas curiosidades e com o fecho de hoje nos States e o que deve vir aí nas Ásias, não augura nada de bom para amanha, mas estou curioso para ver o que sucede com esta figura de velas...
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], CC-5, GaussSLB47, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Heldroo, iniciado1, IX Hispana, loverfoto, nbms2012, PAULOJOAO e 140 visitantes