Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Berluscony » 12/2/2011 14:07

A GALP, como qualquer empresa, tem custos fixos que não dependem do preço do petróleo. Por exemplo, não te passa certamente pela cabeça que quando o brent baixa 20%, os vencimentos dos colaboradores baixem igualmente 20%... ou passa?

Claro que não, da mesma forma que a valorização de 30% do Brent em 2010 não se traduziu em aumentos de vencimentos, talvez se tenha traduzido num aumento no valor de premios de gestão.

Para mim está claro que o aumento do PVP se traduz claramente num aumento dos lucros dos distribuidores!

Vamos agora ao preço à saída da refinaria...

Ao contrário do que eu esperava o preço à saída da refinaria não reflete directamente os custos associados à produção de combustíveis, preço do petroleo, custos de refinação e respectiva margem de lucro, isto é, o preço é estabelecido após a consulta do mercado de Roterdão diferido em 1 semana. Tenho muitas dúvidas que o processo de transformação tenha apenas a duração de uma semana... Era importante saber a duração do mesmo, desde a compra de petroleo até à venda de combustivel.

Tendo em conta que a compra da matéria prima é feita com base em futuros a 1 mês, a relação directa entre o preço de custo e o preço de venda é logo eliminada!!

Assim o nosso "mercado livre", permite desde logo a existência de uma janela temporal para que possam ocorrer movimentos especulativos altamente rentáveis para as refinarias!! Não tenho nada contra a gestão e eficiência das refinarias, apenas não percebo porque é que é imputado um preço de custo ao combustivel que não corresponde à realidade!! Esta parece-me ser a questão central!

Se a tudo isto juntarmos que a Galp controla certa de 80% dos produtos refinados, e somarmos mais 80% da rede de distibuição, acho que era interessante saber qual a relação entre a margem de lucro relativa ao efeito de stock com a margem de lucro total...

Registado: 15/11/2009 0:19

por TheTraveler » 12/2/2011 13:34

pedrom Escreveu:Um dos grandes problemas dos preços não pararem de aumentar é que as tranportadoras que trabalham para os belmiros deste pais e companhia Lda. que recebem a pronto e adiantado são obrigadas a cumprir contratos a perder dinheiro e a receber a perder de vista, só que para os transportadores parar, ainda que seja para resolver este problema, é morrer!!!!

Não os ouvi reclamar quando os preços baixaram e tinham contractos assinados a preços altos...
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

por Elias » 12/2/2011 13:18

pedrom é bom lembrar que quem lucra mais com este negócio dos combustíveis é o Estado.

Registado: 5/11/2002 12:21

por pedrom » 12/2/2011 12:45

Para baralhar mais as contas :mrgreen: de domingo para segunda deve subir mais um centimo... :twisted: atestem!!!! :wink:

Com estes lucros todos os administradores das galpes e edpes portuguesas ficam com margem para acrescentarem mais um bocadinho aos seus pobres e baixos salários....!!! :twisted: :mrgreen:

Mas isto não é mau para todos, pois o pequeno accionista que anda na bolsa para ganhar mais uns tustos ao final do mes, fica todo contente com estas noticias de lucros +/- "razoaveis"!!!! :wink: :mrgreen:

Um dos grandes problemas dos preços não pararem de aumentar é que as tranportadoras que trabalham para os belmiros deste pais e companhia Lda. que recebem a pronto e adiantado são obrigadas a cumprir contratos a perder dinheiro e a receber a perder de vista, só que para os transportadores parar, ainda que seja para resolver este problema, é morrer!!!!

Mas apesar de tudo sou a favor de que as empresas devem maximizar os seus lucros e pagar os respectivos impostos!!!! :wink:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por Elias » 12/2/2011 1:58

Berluscony Escreveu:
Qualquer tentativa de correlacionar directamente o aumento dos lucros com o preço de venda ao público da gasolina é um exercício sem cabimento.

Sem cabimento?? Se a fórmula de cálculo utilizar margens percentuais é directo!!

Acontece que as margens não são nem podem ser percentuais.

A GALP, como qualquer empresa, tem custos fixos que não dependem do preço do petróleo. Por exemplo, não te passa certamente pela cabeça que quando o brent baixa 20%, os vencimentos dos colaboradores baixem igualmente 20%... ou passa? :lol:

por Berluscony » 12/2/2011 1:48

Qualquer tentativa de correlacionar directamente o aumento dos lucros com o preço de venda ao público da gasolina é um exercício sem cabimento.

Sem cabimento?? Se a fórmula de cálculo utilizar margens percentuais é directo!!

por Elias » 12/2/2011 1:30

Deixo a resposta para o Marco António que está mais bem colocado que eu para comentar a questão das margens.

De qualquer forma convém lembrar que o lucro da GALP não resulta apenas da venda de combustíveis a retalho. Provém igualmente da prospecção e extracção, da refinação e ainda do negócio do gás. Qualquer tentativa de correlacionar directamente o aumento dos lucros com o preço de venda ao público da gasolina é um exercício sem cabimento.

por Berluscony » 12/2/2011 1:25

É um exercício engraçado e os resultados ainda mais...

Considerando como base os dados do Marco

PC - 0,45€
Margem Bruta - 0,15€
ISP - 0,585
IVA - 23%

PVP - 1,458€

MB(%) = MB/PC = 33,33%
ML(%) = 8% Não conhecendo o negócio por dentro considerei este como sendo plausível

Tendo em conta um aumento no PC de 5% temos:

Cenário I Cenário II

PC 0,47€ 0,47€
MB 0,158€ 0,15€
ISP 0,585€ 0,585€
IVA 23% 23%

PVP 1,494€ 1,482€

MLL 0,0378€ 0,036€ Margem de lucro liquida/litro

No cenário I, a margem bruta foi calculada utilizando o mesmo rácio dos valores base 33,33%, no cenário II utilizei o mesmo valor da margem bruta em valor.

Diferença de PVP - 0,012€/litro

Estimando a venda mensal de 200.000litros calculei um rendimento liquido de

7560€ - Cenário I

7200€ - Cenário II

Conclusão

Um aumento de 5% no PC traduz-se no aumento de 5% de rendimento liquido no cenário I por comparação com o cenário II.

É esta a realidade??

por Elias » 11/2/2011 21:25

Berluscony, duas questões:

- em tua opinião qual seria então a margem "justa" nos combustíveis? Para facilitar as contas, diz-me qual achas que deve ser a margem por litro.

- dado que achas que deve haver um tecto para o lucro, pergunto-te se achas que devemos adoptar um sistema de planeamento central tipo URSS em que os preços são todos fixados administrativamente.

por Berluscony » 11/2/2011 21:18

Posso depreender das tuas palavras que és contra os mercados livres e que consideras que a margem de lucro deve ser tabelada?

Acho que deveria ser fixado um tecto máximo! Sim, parece-me muito mais justo.

Pode não ser um bem de primeira necessidade, mas é sem duvida um bem essencial!

Acho que não existem mercados livres, todos os mercados são mais ou menos regulados, a questão é a quem servem as regras?? se o consumidor, ou o investidor!!

É no beneficio de ambos, que as balanças comerciais se devem regular!

por Elias » 11/2/2011 21:05

carf2007 Escreveu:
Elias Escreveu:carf, a pergunta é só uma: mas porque é que a GALP haveria de baixar os preços?

Hipóteses :

1 - Porque tem margem para isso
2 - Jogada de Marketing
3 - Para criar alguma concorrência real
4 - Ajudar a economia portuguesa a recuperar
5 - Porque não me apetece pagar tanto
6 - Porque eu não sou acionista
7 - Porque Sim
8 - Por Que Não?
9 - No fundo eu tbm acho que não deve, só queria chatear
10 - Não sei ou não respondo

A hipótese correcta é a 5: não te apetece pagar tanto. O resto é folclore 8-)

Berluscony Escreveu:Isto para mim é importante, porque sendo um produto altamente especulativo, não me parece correcto que esses mesmos movimentos especulativos sejam premiados ao longo de toda a cadeia.

Parece-me muito mais correcto que se obtenham mais lucros aumentando o nº de litros vendidos, do que vender menos litros e aumentar os lucros.

Posso depreender das tuas palavras que és contra os mercados livres e que consideras que a margem de lucro deve ser tabelada?

por Berluscony » 11/2/2011 21:00

Preço final = [Preço antes de impostos + ISP] + IVA
(o IVA incide sobre o ISP também)

Deve faltar aqui a margem de lucro... Que também é importante saber se é em percentagem ou em valor absoluto.

Porque se for em percentagem os comerciantes irão aumentar a sua margem liquida em valor absoluto, se for em valor absoluto a sua margem liquida percentual diminuirá mas manterá o valor absoluto.

Isto para mim é importante, porque sendo um produto altamente especulativo, não me parece correcto que esses mesmos movimentos especulativos sejam premiados ao longo de toda a cadeia.

Parece-me muito mais correcto que se obtenham mais lucros aumentando o nº de litros vendidos, do que vender menos litros e aumentar os lucros.

Seria interessante ver a relação entre o PVP e a margem de lucro em valor absoluto...

por carf2007 » 11/2/2011 20:59

Elias Escreveu:carf, a pergunta é só uma: mas porque é que a GALP haveria de baixar os preços?

Hipóteses :

1 - Porque tem margem para isso
2 - Jogada de Marketing
3 - Para criar alguma concorrência real
4 - Ajudar a economia portuguesa a recuperar
5 - Porque não me apetece pagar tanto
6 - Porque eu não sou acionista
7 - Porque Sim
8 - Por Que Não?
9 - No fundo eu tbm acho que não deve, só queria chatear
10 - Não sei ou não respondo
Editado pela última vez por carf2007 em 11/2/2011 21:01, num total de 1 vez.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por Elias » 11/2/2011 19:58

rmachado Escreveu:
Algures neste tópico já referi que o estado devia baixar os impostos no Petroil... e que essa é a principal causa do preço. :)

Até evangelizo os meus amigos neste aspecto.

ok, ok... admito que não fui ler as 109 páginas para confirmar a tua posição acerca dos impostos :oops:

rmachado Escreveu:O "mercado destes" é um mercado sem clara concorrência... tipo água e luz... sim temos outras mas não temos.

Hum... e o que seria para ti um mercado com concorrência?

rmachado Escreveu:Até os ex-presidentes da AdC já refilam do mercado.. (mas nada fizeram...).

Não uses o plural. Foi apenas um ex-presidente a produzir afirmações... de qualquer forma não sei muito bem o que é que a AdC poderia ter feito...

por rmachado » 11/2/2011 19:55

Elias Escreveu:
carf2007 Escreveu:Este post é só para provocar um pouco, escusam de me responder dizendo que são empresas privadas, com acionistas, que visam o lucro, que a Galp não tem margem para baixar, que a EDP na prática dá Prejuizo, blá... blá... blá...

carf, a pergunta é só uma: mas porque é que a GALP haveria de baixar os preços?

rmachado Escreveu:Sim a Galp devia ter lucro mas num mercado deste tipo as empresas devem ter uma noção social muito mais forte.. coisa que não acontece.

o que é "um mercado deste tipo"?

E o que é "noção social"? É fazer preços baixos para o pessoal andar de popó?

E já agora porque é que insistes em criticar as petrolíferas e não escreves uma palavra acerca da carga fiscal absurdamente elevada que temos em Portugal?

Porque é que te indignam os lucros de 300 milhões de Euros da GALP e não dizes nada sobre os 2500 milhões de Euros arrecadados pelo Estado em impostos sobre os combustíveis?

Elias

Algures neste tópico já referi que o estado devia baixar os impostos no Petroil... e que essa é a principal causa do preço. :)

Até evangelizo os meus amigos neste aspecto.

O "mercado destes" é um mercado sem clara concorrência... tipo água e luz... sim temos outras mas não temos.
Até os ex-presidentes da AdC já refilam do mercado.. (mas nada fizeram...).

Registado: 24/8/2004 10:42

por Elias » 11/2/2011 19:49

Berluscony Escreveu:Apesar de ter lido as diversas explicações do Marco e do Elias, continuo sem saber de que forma é calculado o preço do combustivel... Se algum deles tiver disponibilidade para me explicar, as minhas duvidas são as seguintes:

Berluscony sugiro que comeces por ler o post inicial na página 1 deste thread.

Berluscony Escreveu:Existe alguma fórmula definida por lei para o cálculo do preço final??

Sim.

Preço final = [Preço antes de impostos + ISP] + IVA
(o IVA incide sobre o ISP também)

Berluscony Escreveu:O ISP é calculado em percentagem do preço de custo liquido, ou é um valor fixo por litro??

fixo. É 58,5 cêntimos no caso da gasolina.

por Elias » 11/2/2011 19:47

FilRib os preços antes de impostos flutuam de mês para mês (se consultares os meses anteriores verificarás isso mesmo).

Para Novembro - último mês disponível - tens o gasóleo 1 cêntimo mais caro que em Espanha e a gasolina 1 cêntimo mais barata. Mas como te disse as flutuações mensais absorvem essa diferença - já de si pouco expressiva quando a diferença de preços após impostos anda pelos 20 e tal cêntimos.

De qualquer forma mesmo no caso do gasóleo a diferença de 1 cêntimo antes de impostos passa para 9 ou 10 cêntimos após impostos (isto já com o IVA a 23%).

por Berluscony » 11/2/2011 19:47

Confesso que também sou daqueles que acho sempre que estou a ser enganado...

Apesar de ter lido as diversas explicações do Marco e do Elias, continuo sem saber de que forma é calculado o preço do combustivel... Se algum deles tiver disponibilidade para me explicar, as minhas duvidas são as seguintes:

Existe alguma fórmula definida por lei para o cálculo do preço final??

O ISP é calculado em percentagem do preço de custo liquido, ou é um valor fixo por litro??

Deduzo que a margem bruta já não seja definida por lei, após a liberalização, mas o importante era saber se esta margem é acrescida em valor absoluto ou em percentagem??

Obrigado

por FilRib » 11/2/2011 19:40

Elias Escreveu:Estás enganado. Os preços praticados pela GALP em Portugal e em Espanha são iguais (antes de impostos, evidentemente - a parte dos impostos não é definida pela petrolífera mas sim pelo Estado).

(se eu estiver errado nesta afirmação, fazes favor de me dizer).

Elias, peço desculpa mas no ficheiro da DGEG que atiraste ao ferradura, vejo o preço PST (preço sem taxas) em Novembro de 2010, vejo o preço de Espanha a 0,605 e o de Portugal mais elevado a 0,615...

A menos que esta diferença seja negligenciavel...

Registado: 4/8/2010 10:09

por Elias » 11/2/2011 19:33

carf2007 Escreveu:Este post é só para provocar um pouco, escusam de me responder dizendo que são empresas privadas, com acionistas, que visam o lucro, que a Galp não tem margem para baixar, que a EDP na prática dá Prejuizo, blá... blá... blá...

carf, a pergunta é só uma: mas porque é que a GALP haveria de baixar os preços?

rmachado Escreveu:Sim a Galp devia ter lucro mas num mercado deste tipo as empresas devem ter uma noção social muito mais forte.. coisa que não acontece.

o que é "um mercado deste tipo"?

E o que é "noção social"? É fazer preços baixos para o pessoal andar de popó?

E já agora porque é que insistes em criticar as petrolíferas e não escreves uma palavra acerca da carga fiscal absurdamente elevada que temos em Portugal?

Porque é que te indignam os lucros de 300 milhões de Euros da GALP e não dizes nada sobre os 2500 milhões de Euros arrecadados pelo Estado em impostos sobre os combustíveis?

por rmachado » 11/2/2011 19:26

Elias

Tenho de me retratar pois o senhor refere que preços pós impostos...

Sim a Galp devia ter lucro mas num mercado deste tipo as empresas devem ter uma noção social muito mais forte.. coisa que não acontece.

por carf2007 » 11/2/2011 19:25

Como todos já sabem ...

"Lucros da GALP sobem 43% para 306 milhões"

Se poderiam ajudar as empresas em tempo de crise, especulando menos no preço dos combustiveis ??!!

Poder até podiam, mas não era a mesma coisa ...

O mesmo para a EDP :

"Lucros da EDP sobem 17% para 309 milhões"

"ERSE propõe aumento de 3,8% no preço da electricidade em 2011"

Este post é só para provocar um pouco, escusam de me responder dizendo que são empresas privadas, com acionistas, que visam o lucro, que a Galp não tem margem para baixar, que a EDP na prática dá Prejuizo, blá... blá... blá...

p.s. Se calhar esta subida de 43% foi devido à venda de vovuzelas :lol:
Editado pela última vez por carf2007 em 11/2/2011 19:27, num total de 2 vezes.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por Elias » 11/2/2011 19:23

rmachado, vamos por partes:

rmachado Escreveu:Elias

Eu sei pq não os praticam..

Estás enganado. Os preços praticados pela GALP em Portugal e em Espanha são iguais (antes de impostos, evidentemente - a parte dos impostos não é definida pela petrolífera mas sim pelo Estado).

(se eu estiver errado nesta afirmação, fazes favor de me dizer).

rmachado Escreveu:mas não achas mal dizerem este tipo de coisas quando apresentam um lucro que bateu todas as expectativas?

Mas porque haveria de achar mal?

Tu achas que a GALP não deve ter lucro? Deve abdicar do seu lucro para o pessoal poder andar de popó pagando menos?

Já agora diz-me lá: achas que devíamos voltar ao tempo em que o preço dos combustíveis em Portugal era regulado pelo Estado?

por rmachado » 11/2/2011 19:18

Elias

Eu sei pq não os praticam.. mas não achas mal dizerem este tipo de coisas quando apresentam um lucro que bateu todas as expectativas?

por Elias » 11/2/2011 19:16

rmachado Escreveu:Pq não os praticam? :)

rmachado, ou estás a reinar ou então não sabes mesmo o que estás a dizer.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Dragon56, Gold Stock, Google [Bot], macau5m e 131 visitantes