Mais Valias 2014
Re: Mais Valias 2014
tonirai Escreveu:F.Ferreira1 Escreveu:No caso, de uma ação, para ser mais fácil explicar, quando se compra um CFD a 1,01€, na realidade o preço a que foi comprado o activo subjacente foi de 1,00€ (este valore são apenas um exemplo). No acto da venda acontece algo similiar. Vendemos o CFD a 1,10€ mas a ação subjacente foi vendida a 1,11€.
Podem-me confirmar como se calcula o lucro (para questões de finanças)?
Esquece o activo subjacente e o preço a que está - o que estás a comprar e vender são CFDs, não são as respectivas acções, índices, ou o que for.
Para isso existe um campo próprio no IRS para declarar os CFDs.
Obrigado pela resposta.
Por acaso depois fui procurar no google e também cheguei a essa conclusão.
A diferença entre o activo e o CFD, o chamado spread, é o ganho da correctora e é o custo que pagamos pelo CFD.
Mais uma ver obrigado.
Abraço,
Fernando Ferreira
- Registado: 29/11/2007 3:11
F.Ferreira1 Escreveu:No caso, de uma ação, para ser mais fácil explicar, quando se compra um CFD a 1,01€, na realidade o preço a que foi comprado o activo subjacente foi de 1,00€ (este valore são apenas um exemplo). No acto da venda acontece algo similiar. Vendemos o CFD a 1,10€ mas a ação subjacente foi vendida a 1,11€.
Esquece o activo subjacente e o preço a que está - o que estás a comprar e vender são CFDs, não são as respectivas acções, índices, ou o que for.
Para isso existe um campo próprio no IRS para declarar os CFDs.
Boa noite,
Solicito uma ajuda aos utilizadores deste fórum.
Tenho mais valias de um fundo de investimento internacional (10.000€) sujeitos à taxa liberatória de 28%.
Tenho menos valias em operações com acções ( 3.000€).
Como consigo pagar o menor imposto apenas sobre o diferencial (7.000€)?
obrigado, desde já, pela vossa colaboração.
Solicito uma ajuda aos utilizadores deste fórum.
Tenho mais valias de um fundo de investimento internacional (10.000€) sujeitos à taxa liberatória de 28%.
Tenho menos valias em operações com acções ( 3.000€).
Como consigo pagar o menor imposto apenas sobre o diferencial (7.000€)?
obrigado, desde já, pela vossa colaboração.
- Registado: 29/11/2007 2:12
Vou aproveitar este tópico para colocar uma dúvida sobre CFDs,
A minha dúvida é relativamente ao cálculo de lucros/prejuízos quando se negoceia com CFDs.
Por exemplo no caso do DAX, quando se compra um CFD a determinado valor, o activo subjacente tem um valor mais baixo, a isso dá-se um nome que agora não me estou a lembrar
No caso, de uma ação, para ser mais fácil explicar, quando se compra um CFD a 1,01€, na realidade o preço a que foi comprado o activo subjacente foi de 1,00€ (este valore são apenas um exemplo). No acto da venda acontece algo similiar. Vendemos o CFD a 1,10€ mas a ação subjacente foi vendida a 1,11€.
O lucro no caso acima apresentado seria: 1,11-1,00 = 0,11€ ou seria 1,10-1,01=0,09€
Como referi, é apenas um exemplo. Mas como podem ver é bem diferente.
Se por acaso souberem de um tópico mais adequado para colocar esta questão, avisem-me.
Um abraço,
Fernando
A minha dúvida é relativamente ao cálculo de lucros/prejuízos quando se negoceia com CFDs.
Por exemplo no caso do DAX, quando se compra um CFD a determinado valor, o activo subjacente tem um valor mais baixo, a isso dá-se um nome que agora não me estou a lembrar

No caso, de uma ação, para ser mais fácil explicar, quando se compra um CFD a 1,01€, na realidade o preço a que foi comprado o activo subjacente foi de 1,00€ (este valore são apenas um exemplo). No acto da venda acontece algo similiar. Vendemos o CFD a 1,10€ mas a ação subjacente foi vendida a 1,11€.
O lucro no caso acima apresentado seria: 1,11-1,00 = 0,11€ ou seria 1,10-1,01=0,09€
Como referi, é apenas um exemplo. Mas como podem ver é bem diferente.
Se por acaso souberem de um tópico mais adequado para colocar esta questão, avisem-me.
Um abraço,
Fernando
- Registado: 29/11/2007 3:11
Liguei para uma repartição de finanças e disseram que só a apartir de 2010 ou seja ocmpra accoes em 2010 é que os bancos sao obrigados a enviar a declaração fiscal da compra e venda de accoes ?
Antes de 2010 só tem acesso á venda ? Isto conforma-se ?
obrigado
Antes de 2010 só tem acesso á venda ? Isto conforma-se ?
obrigado
- Registado: 8/1/2008 11:47
Obrigado
Senao soubermos os valor a que comprarmos certa acção é aplicada a lei do IRS que refere que será o valor mais alta que cotação atingiu naquele ano ?
As finanças tem ou nao acesso ao valor da compra ? se tivesse, qual o motivo de aplicar tal regra ?
Pq razão impresso G já nao vem preenchido ?
P.S Se a minha aquisição de accao foi de 1000 + comisão de 20 eu ponho no campo 1020 ou 1000? é que só aparece comissao para a venda e nao para a compra ?
Obrigado

Senao soubermos os valor a que comprarmos certa acção é aplicada a lei do IRS que refere que será o valor mais alta que cotação atingiu naquele ano ?
As finanças tem ou nao acesso ao valor da compra ? se tivesse, qual o motivo de aplicar tal regra ?
Pq razão impresso G já nao vem preenchido ?
P.S Se a minha aquisição de accao foi de 1000 + comisão de 20 eu ponho no campo 1020 ou 1000? é que só aparece comissao para a venda e nao para a compra ?
Obrigado
Isso ninguém tem dúvidas, é 100% consensual que é. Nem á espaço para argumentação.
Lose your opinion, not your money
pata-hari Escreveu:Zorro, OTC é uma operação que não deixa espaço para decisões acerca do que é.
Se a operação foi feita em 2014, não consigo imaginar porque razão ou como deveria/poderia ser declarada noutro ano fiscal.
Não é isso, falei no caso das menos valias serem superiores as mais valais se poderiam transitar para os dos 2 anos seguintes, penso que sim atraves do englobamento.
Agora precisava era de ter a certeza que a venda em OTC serve para efeitos fiscais
Zorro, OTC é uma operação que não deixa espaço para decisões acerca do que é.
Se a operação foi feita em 2014, não consigo imaginar porque razão ou como deveria/poderia ser declarada noutro ano fiscal.
Muito obrigado, então é um dado adquirido que as Finanças aceitam a venda em OTC como menos valias por ex?
1-Ou seja a declaração depois passada pelo banco, serve e posso usar no ano fiscal de 2014'? é que já ouvi dizer que as finanças não vão permitir preencher o anexo G das mais valias com acções do Bes vendidas em OTC?
2-E outra questão sff, comprei acções em 2011 e vendi em 2014, mas não em recordo ao certo qual o mês e valor que comprei, posso depois pedir as finanças que preencham esse campo ? eles tem acesso há compra ou só á venda ?
3-Eu no ano fiscal de 2014 tiver 100 de menos valias e 20 de mais valias, esses 80 de menos valias podem transitar para o ano de 2015 e 2016 por exemplo ?
Desde já Obrigado e bom Domingo
1-Ou seja a declaração depois passada pelo banco, serve e posso usar no ano fiscal de 2014'? é que já ouvi dizer que as finanças não vão permitir preencher o anexo G das mais valias com acções do Bes vendidas em OTC?
2-E outra questão sff, comprei acções em 2011 e vendi em 2014, mas não em recordo ao certo qual o mês e valor que comprei, posso depois pedir as finanças que preencham esse campo ? eles tem acesso há compra ou só á venda ?
3-Eu no ano fiscal de 2014 tiver 100 de menos valias e 20 de mais valias, esses 80 de menos valias podem transitar para o ano de 2015 e 2016 por exemplo ?
Desde já Obrigado e bom Domingo
Editado pela última vez por zorro2009 em 14/12/2014 12:21, num total de 1 vez.
zorro2009 Escreveu:Muito Obrigado pelas respostas
Tenho reparado que a comissaõ que vem declarada é semrpe a mesma 9€, mesmo que eu tenha gasto 100€ lol
Outra situação eu posso pedir ao meu banco, que antecipe ou que eu tenha acesso á minha Declaração Fiscal antes de Janeiro do proximo ano ?
Outra situação Compro a 100, vendo a 50 no dia x se no mesmo dia voltar a comprar a mesma acção e o mesmo n.º de accoes vendidas é uma forma de criar menos valias ? Isto é possivel ?
Nao quero que este governo fique com nada que é MEU
Ps. desculpem o desabafo
Se a comissão declarada é 9€ é porque gastaste 9€ em comissão não 100€... vê lá bem o extracto...
Pedir podes sempre - eles é que te duvido que te a dêem. Não tem qualquer sentido passar uma declaração para o ano de 2014 quando o ano ainda não terminou e tu podes ainda fazer negócios... O que podes pedir é um extracto de movimentos da carteira...
erm... a ver se nos entendemos: "mais(ou menos) valias é calculada pela diferença entre o valor de realização (venda) menos despesas com a venda e o valor de aquisição (valor a que adquiriste as acções que vendeste).
Ora se as compraste a 100 e vendeste a 50 e tiveste despesa de 10, a tua mais-valia foi de facto uma "menos-valia" de 50 - 10 - 100 = -60.
O cálculo acaba aqui. Se recomprares as acções de novo a 50, estás basicamente a iniciar um novo negocio, com o qual poderás obter mais ou menos valias quando voltares a vendê-las. Assim o preço de aquisição neste novo negocio será 50 e o de realização será o preço a que venderes num futuro.
O que se pode fazer (se compensar porque tens de ver que tens de pagar as comissões de compra e venda ao banco) é tentar anular mais-valias com menos-valias potenciais e provavelmente irrecuperáveis ou que não queiras manter, de forma a que o valor a pagar diminua nesse ano.
Ex: alguem teve mais-valias de 10000€ com a JMT. No entanto tem 10000 acções do BES que comprou a 1€. A probabilidade de recuperar o valor do BES é minimo. Se vender em OTC a um centimo por acção, tem uma menos valia de 9900€.
Assim, em vez de pagar 10000*28% =2800 de IRS pagará 100*28% = 28€
- Registado: 15/4/2008 14:12
Muito Obrigado pelas respostas
Tenho reparado que a comissaõ que vem declarada é semrpe a mesma 9€, mesmo que eu tenha gasto 100€ lol
Outra situação eu posso pedir ao meu banco, que antecipe ou que eu tenha acesso á minha Declaração Fiscal antes de Janeiro do proximo ano ?
Outra situação Compro a 100, vendo a 50 no dia x se no mesmo dia voltar a comprar a mesma acção e o mesmo n.º de accoes vendidas é uma forma de criar menos valias ? Isto é possivel ?
Ps. desculpem o desabafo
Ps. desculpem o desabafo
zorro2009 Escreveu:Obrigado pela resposta, o banco era o BES onde comprei Accoes do BCP e fui ao aumento de capital nao fazendo ideia como declarar a mais valia tanto a venda das accoes do bcp como a compra no aumento de capital a 0,04€
e haverá alguma simulador virtual online de mais valias ?
Obrigado
podes usar o de 2013... não entendo a tua duvida...
Para declarares, bsta somares o que gastaste na compra das acções com direitos e das acções <- preço de aquisição
e depois subtraires o que ganhaste com a venda das acções e os custos de venda -> preço de venda
Depois fazes preço de venda - preço de aquisição e ficas com o valor da mais valia... depois é multiplicar pelo valor da taxa liberatória ou da tua taxa de IRS, conforme tu optes...
- Registado: 15/4/2008 14:12
Obrigado pela resposta, o banco era o BES onde comprei Accoes do BCP e fui ao aumento de capital nao fazendo ideia como declarar a mais valia tanto a venda das accoes do bcp como a compra no aumento de capital a 0,04€
Obrigado
Obrigado
zorro2009 Escreveu:Boa noites a todos.
Gostaria de saber se há algum simulador gratuito de mais valias(MV)?
Se ainda existe alguma isenção para as MV ?
Como declaro mais valias do BCP, quando fui ao aumento de capital ? Comprei a 0,21 em 2011 ou 2012, no aumento de capital comprei mais a 0,04€
e vendi o total este ano a 0,18€
Como posso saber o valor exacto que as comprei já a 2 ou 3 anos ? e nessa altura nao tinha organização:(
As finanças podem me informar=? ou só recebem o valor em que é vendido ?
Muito Obrigado
a tua corretora no final do ano ou no principio do ano envia-te a documentação necessária se for no BCP lá tens as mais valias atribuídas abraço e continuação
- Registado: 15/5/2014 15:51
Mais Valias 2014
Boa noites a todos.
Como declaro mais valias do BCP, quando fui ao aumento de capital ? Comprei a 0,21 em 2011 ou 2012, no aumento de capital comprei mais a 0,04€
Como posso saber o valor exacto que as comprei já a 2 ou 3 anos ? e nessa altura nao tinha organização:(
Muito Obrigado
Muito Obrigado
Quem está ligado: