Tribunal Constitucional - decisão & consequências
Re: Tribunal Constitucional - decisão & consequências
mais informação.... do WEF eu tenho uma ideia olha façam uma ponte até a Madeira é isso
O relatorio completo pode ser lido em http://www3.weforum.org/docs/WEF_Global ... 013-14.pdf
O relatorio completo pode ser lido em http://www3.weforum.org/docs/WEF_Global ... 013-14.pdf
- Anexos
-
- Sem Título.png (215.91 KiB) Visualizado 3778 vezes
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Storgoff Escreveu:Sejamos claros, o TC nunca fechou a porta à redução salarial na função pública ou à redução das pensões.
O governo já anda há 3 anos a brincar às reformas do estado e o melhor que consegui foi o guião do Paulo Portas.
Uma palhaçada completa e depois querem que o TC aprove medidas avulsas que a única coisa que visa é tapar buracos orçamentais.
E a outra vertente a atacar é um programa sério de reestruturação da dívida associado a um pacote de investimento financiado pela UE.
A fatia de juros anuais é de tal forma asfixiante que não tenhamos ilusões, sem aliviar esse garrote bem podemos espernear que a única coisa que conseguiremos é o empobrecimento gradual , a fuga dos mais novos via emigração e o consequente envelhecimento e definhamento do país.
Quer por em causa a solvencia dos bancos e mais importante ainda do fundo de estabilização da Segurança Social Força....falam em reestruturar a divida como eu bebo um copo de agua..... as consequencias são pro pai natal... em 2012 poderia ter sido feito logo ali no inicio do ano mas agora...... esqueçam isso... o TC nunca fechou a porta à redução salarial pois não abriu-a looool esta é a piada da tarde....
Pacote de investimento no que MAIS POLITICA KEYNESIANA DE TRAZER POR CASA.... em x de falarem em melhorar o sistema de justiça ou garantir estabilidade fiscal ao investidor por exemplo nao isso não presta.....Mais do mesmo é que é bom....
Portugal tem:
uma das melhores redes telecomunicações do mundo
uma das melhores redes de AE do mundo
tirando a ligação de mercadorias a espanha a rede ferroviaria cumpre perfeitamente, vá podem gerar mais um pouco de capacidade na linha do norte investindo 400 ou 500M,
Investimento que no ensino superior fechem metade das universidades e reforcem nas boas....
ESSA PORCARIA DE CONVERSA FOI O QUE ARRUINOU COM PORTUGAL.... endividando nos até ao tutano em ppp fico vidrado

estão ai as areas a melhorar
- Anexos
-
- Sem Título.png (140.47 KiB) Visualizado 3784 vezes
Editado pela última vez por Artista Romeno em 31/5/2014 18:20, num total de 1 vez.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Storgoff Escreveu:Sejamos claros, o TC nunca fechou a porta à redução salarial na função pública ou à redução das pensões.
O governo já anda há 3 anos a brincar às reformas do estado e o melhor que consegui foi o guião do Paulo Portas.
Uma palhaçada completa e depois querem que o TC aprove medidas avulsas que a única coisa que visa é tapar buracos orçamentais.
E a outra vertente a atacar é um programa sério de reestruturação da dívida associado a um pacote de investimento financiado pela UE.
A fatia de juros anuais é de tal forma asfixiante que não tenhamos ilusões, sem aliviar esse garrote bem podemos espernear que a única coisa que conseguiremos é o empobrecimento gradual , a fuga dos mais novos via emigração e o consequente envelhecimento e definhamento do país.

- Registado: 9/11/2012 16:27
Sejamos claros, o TC nunca fechou a porta à redução salarial na função pública ou à redução das pensões.
- Registado: 21/5/2009 18:43
Sr_SNiper Escreveu:O TC é ma verdadeira anedota
Com essa fundamentação, não dá para contra-argumentar sequer...
O TC é ma verdadeira anedota
Lose your opinion, not your money
@ goodmoney:
meu caro, mas é evidente que eu não me referia estes valores relativos ao chumbo de agora;
refiro-me ao princípio que está subjacente - a Constituição não pode , à partida e per si, garantir algo que ,por muito generosa que seja a ideia de base, não é exequível;
um país não pode viver acima das suas possibilidades, garantindo direitos aos seus cidadãos que não consegue, de forma racional e equilibrada, cumprir;
dito de outra forma: se o estado não gera receitas suficientes para cumprir determinado nível de salários e pensões na fP, não pode estar sempre a aumentar impostos, sob risco de asfixiar a economia, só para manter níveis elevados de rendimentos;
mesmo que no passado até o tenha podido fazer, se actualmente não pode, há que cortar: reduzir Fp, e reduzir rendimentos;
é isso que se faz no sector privado.
bom fim-de-semana!
meu caro, mas é evidente que eu não me referia estes valores relativos ao chumbo de agora;
refiro-me ao princípio que está subjacente - a Constituição não pode , à partida e per si, garantir algo que ,por muito generosa que seja a ideia de base, não é exequível;
um país não pode viver acima das suas possibilidades, garantindo direitos aos seus cidadãos que não consegue, de forma racional e equilibrada, cumprir;
dito de outra forma: se o estado não gera receitas suficientes para cumprir determinado nível de salários e pensões na fP, não pode estar sempre a aumentar impostos, sob risco de asfixiar a economia, só para manter níveis elevados de rendimentos;
mesmo que no passado até o tenha podido fazer, se actualmente não pode, há que cortar: reduzir Fp, e reduzir rendimentos;
é isso que se faz no sector privado.
bom fim-de-semana!
- Registado: 14/11/2008 16:01
drlu Escreveu:no limite, há uma questão que me surge:
--se,por hipótese, o Estado entrar na bancarrota e deixar de haver dinheiro para pagar os salários, pensões e restantes subsídios aos Fp, e se nessa altura, os nossos parceiros e credores já não nos emprestarem mais nada, como fazer??
--se os mercados também não puderem ser utilizados para contrair mais empréstimos, como fica o Estado Social que tantos apregoam?
--será q o TC exige aos credores que nos emprestem???- que disparate,pois...
enfim, parece-me a mim que estamos num beco sem saída: a constituição é que está mal, a culpa não é dos juízes, dizem alguns;
mas a Constituição não será mudada,pois não estou a ver nos tempos mais próximos um entendimento de 2/3 do Parlamento para proceder à sua revisão...
temos, pois, um Tc e uma Constituição desfasados da realidade e entretanto.....subir impostos é sempre Constitucional,pois claro....
ou seja, pagam sempre todos, para benefício de apenas alguns (FP à cabeça)....
Sim, no meio de 150% do PIB de dívida, no valor de dezenas ou centenas de milhões de euros, são estes 700 ou 800 milhões é que vão acabar com o país...
Dr Tretas Escreveu:Bom, sendo impossível (pelos vistos) que qualquer tipo de corte de remunerações dos FP's passe no TC, e tendo em conta que aumentar mais a carga fiscal será contraproducente quer em termos económicos quer eleitorais, e que sair do euro seria suicida, porque a dívida continuaria em euros (era a bancarrota instantânea), sugiro que o Estado passe a pagar parte dos ordenados dos FP's em títulos de dívida, idealmente em Certificados de Reforma, que só podem ser mobilizados aquando da aposentação.
Assim, limita-se a saída de dinheiro dos cofres do estado, pelo menos no momento presente, e estimula-se os FP's a reformarem-se o mais depressa possível![]()
Mas enfim, aposto que também era inconstitucional
É possível e o Tribunal Constitucional já o permitiu mais que uma vez... E aliás, ate já disse o que há a fazer:
Os juízes dizem que o «excesso» de cortes nos rendimentos de quem trabalha para o Estado «será particularmente evidente nos salários entre 675 e 1500 euros» que até aqui não eram atingidos. O documento diz que estamos perante valores «de tal modo exíguos que qualquer redução tem um forte impacto» pois a percentagem de corte até pode ser pequena mas «o grau de sacrifício é qualitativamente muito superior».
no limite, há uma questão que me surge:
--se,por hipótese, o Estado entrar na bancarrota e deixar de haver dinheiro para pagar os salários, pensões e restantes subsídios aos Fp, e se nessa altura, os nossos parceiros e credores já não nos emprestarem mais nada, como fazer??
--se os mercados também não puderem ser utilizados para contrair mais empréstimos, como fica o Estado Social que tantos apregoam?
enfim, parece-me a mim que estamos num beco sem saída: a constituição é que está mal, a culpa não é dos juízes, dizem alguns;
mas a Constituição não será mudada,pois não estou a ver nos tempos mais próximos um entendimento de 2/3 do Parlamento para proceder à sua revisão...
temos, pois, um Tc e uma Constituição desfasados da realidade e entretanto.....subir impostos é sempre Constitucional,pois claro....
- Registado: 14/11/2008 16:01
A decisão do TC mais uma vez reflecte o País bipolar e completamente louco onde vivemos.
Sempre existiu em Portugal cidadãos de primeira, segunda e terceira, onde uns tem todos os direitos e outros todos os deveres , mas ai o TC não tem grandes preocupações. O que interessa é defender sempre os f. públicos e os reformados . E muita atenção que ainda falta a decisão sobre os reformados o CES (compl. Extraordinário de Solidariedade) , que tem que ser chumbado dado esta atitude de ontem.
A decisão de ontem é uma decisão politica senão vejamos : é inconstitucional mas não tem efeitos retroactivos??
O TC demora quase 6 meses a tomar uma decisão! Mostra o País que estamos , este tipo de decisões deveria demorar no máximo 1 mês .
Eu ao contrário de muitos acho que o TC não é um obstáculo ao Governo , o TC tem e deve aplicar a Constituição da Republica Portuguesa , se a Constituição esta "morta" isso já é outra coisa. Mas o TC deveria aplicar a Constituição a Todos os Portugueses e não só a alguns.
Com base na actual Constituição e na atitude dos Partidos políticos , a meta de deficit e redução da divida é uma utopia , a bipolaridade , ou seja esta no papel mas ninguém a vai cumprir . Até parece que o ps já quer voltar ao escudo e por todos a ganhar 300 contos mas com 250 a desaparecer para inflação , pagar dividas e etc.
Sempre existiu em Portugal cidadãos de primeira, segunda e terceira, onde uns tem todos os direitos e outros todos os deveres , mas ai o TC não tem grandes preocupações. O que interessa é defender sempre os f. públicos e os reformados . E muita atenção que ainda falta a decisão sobre os reformados o CES (compl. Extraordinário de Solidariedade) , que tem que ser chumbado dado esta atitude de ontem.
A decisão de ontem é uma decisão politica senão vejamos : é inconstitucional mas não tem efeitos retroactivos??

O TC demora quase 6 meses a tomar uma decisão! Mostra o País que estamos , este tipo de decisões deveria demorar no máximo 1 mês .
Eu ao contrário de muitos acho que o TC não é um obstáculo ao Governo , o TC tem e deve aplicar a Constituição da Republica Portuguesa , se a Constituição esta "morta" isso já é outra coisa. Mas o TC deveria aplicar a Constituição a Todos os Portugueses e não só a alguns.
Com base na actual Constituição e na atitude dos Partidos políticos , a meta de deficit e redução da divida é uma utopia , a bipolaridade , ou seja esta no papel mas ninguém a vai cumprir . Até parece que o ps já quer voltar ao escudo e por todos a ganhar 300 contos mas com 250 a desaparecer para inflação , pagar dividas e etc.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Bom, sendo impossível (pelos vistos) que qualquer tipo de corte de remunerações dos FP's passe no TC, e tendo em conta que aumentar mais a carga fiscal será contraproducente quer em termos económicos quer eleitorais, e que sair do euro seria suicida, porque a dívida continuaria em euros (era a bancarrota instantânea), sugiro que o Estado passe a pagar parte dos ordenados dos FP's em títulos de dívida, idealmente em Certificados de Reforma, que só podem ser mobilizados aquando da aposentação.
Assim, limita-se a saída de dinheiro dos cofres do estado, pelo menos no momento presente, e estimula-se os FP's a reformarem-se o mais depressa possível
Assim, limita-se a saída de dinheiro dos cofres do estado, pelo menos no momento presente, e estimula-se os FP's a reformarem-se o mais depressa possível

Relativamente ao TC é bom não esquecer algum pontos que estão na base destas querelas, alguns já tratados em posts anteriores:
1. É manifestamente um órgão político uma vez que os seus membros são indicados pelos partidos mais votados da assembleia da república. Logo não estamos a falar de um conselho superior de magistratura, nem sequer de um conjunto de sábios, mas antes de um conjunto de pessoas em que muitas delas têm agendas próprias.
2. Independentemente da sua qualidade, a constituição nunca foi adaptada à perda de soberania que constituiu a alienação da moeda própria em prol de uma moeda supranacional. Independentemente das questões subjectivas, o TC tem de trabalhar com base na constituição que existe.
3. Não se compreende como é que o Governo, que tem acesso a serviços de consultadoria para tudo e mais alguma coisa, pagos a peso de ouro pelo contribuinte, não recorra a eles para evitar este tipo de situações, ou em alternativa não abra canais de comunicação com o TC antes de formalizar medidas que levantem dúvidas em termos constitucionais.
Daqui se deduz da necessidade de adaptar a constituição à nova ordem europeia e mundial, sem perder a principais conquistas de Abril. O TC deveria ser um órgão da fina flor da magistratura e não um «saco de gatos» nomeados segundo as lógicas partidocráticas. Só assim se poderia pensar em reformas estruturais que permitissem, por um lado, gerir eficazmente a coisa pública e, por outro, conseguir assim atrair investimento estrangeiro. O que vai acontecer é simples, como nada do que escrevi vai ser realizado o caminho é o mesmo de sempre, aumentam-se impostos, no caso específico duvido que o IVA não suba até aos 25% para colmatar os cortes do TC. E assim vai a República Portuguesa…
Bom fim-de-semana,
Manuel Maria de Magalhães
1. É manifestamente um órgão político uma vez que os seus membros são indicados pelos partidos mais votados da assembleia da república. Logo não estamos a falar de um conselho superior de magistratura, nem sequer de um conjunto de sábios, mas antes de um conjunto de pessoas em que muitas delas têm agendas próprias.
2. Independentemente da sua qualidade, a constituição nunca foi adaptada à perda de soberania que constituiu a alienação da moeda própria em prol de uma moeda supranacional. Independentemente das questões subjectivas, o TC tem de trabalhar com base na constituição que existe.
3. Não se compreende como é que o Governo, que tem acesso a serviços de consultadoria para tudo e mais alguma coisa, pagos a peso de ouro pelo contribuinte, não recorra a eles para evitar este tipo de situações, ou em alternativa não abra canais de comunicação com o TC antes de formalizar medidas que levantem dúvidas em termos constitucionais.
Daqui se deduz da necessidade de adaptar a constituição à nova ordem europeia e mundial, sem perder a principais conquistas de Abril. O TC deveria ser um órgão da fina flor da magistratura e não um «saco de gatos» nomeados segundo as lógicas partidocráticas. Só assim se poderia pensar em reformas estruturais que permitissem, por um lado, gerir eficazmente a coisa pública e, por outro, conseguir assim atrair investimento estrangeiro. O que vai acontecer é simples, como nada do que escrevi vai ser realizado o caminho é o mesmo de sempre, aumentam-se impostos, no caso específico duvido que o IVA não suba até aos 25% para colmatar os cortes do TC. E assim vai a República Portuguesa…
Bom fim-de-semana,
Manuel Maria de Magalhães
richardj Escreveu:Artista romeno, qual é a taxa que permite o maior retorno? Não sou de economia tenho ideia do que dizes com a curva de laffer, mas não sei se existe alguma forma de dar expressão à teoria económica.
Percebo que este tema pode ser muito mais complexo do que exposto e devem existir muitas dissertações sobre esse conceito, mas gostava de saber se existe assim coisas mais palpaveis sobre o assunto.
O problema é que na economia não existem leis universais como na fisica que uma vez descobertas é so fazer as contas e podemos prever o comportamento duma determinada realidade.
No estudo da economia existem pseudo -leis que pretendem moldar constatações empíricas sobre padrões comportamentais.
O problema é que na essência esses padrões não se regem por qualquer lei universal e são bastante instáveis.
A curva de Laffer apresenta-se como uma lei da economia mas não passa de uma constatação empírica ou uma pseudo-lei.
Ao contrario das leis da física que se podem exprimir por equações matemáticas o empirismo económico não nos permite fazer isso e portanto não é possível obter a solução que pretendes.
- Registado: 21/5/2009 18:43
Comentário de Pedro Santos Guerreiro
http://videos.sapo.pt/DZzPH5A0dZQv85z226ZK#embed_bt
http://videos.sapo.pt/DZzPH5A0dZQv85z226ZK#embed_bt
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Turney Duff
@Richardj, Lei de laffer parte de um principio básico a receita fiscal = taxa* base tributaria, se eu aumento a taxa muito o que ocorre, as pessoas começam a consumir menos e a base tributaria diminui..... isto é a taxa pode subir para 25% mas o consumo pode cair ou em termos grosso modo do conceito de custo de oportunidade, logo o estado sobre a taxa mas a receita fiscal não (aumenta base fiscal*novataxa/ velha taxa -1), aumenta menos.... além deste efeito direto... Qual é o cancro disto?? se se consome menos.... as empresas produzem menos... empregam menos gente e neste forróbodó andaremos se não se metem a pau.... o comportamento da curva depende do comportamento agregado dos agentes individuais e da elasticidade dos mesmos em termos de consumo face ao aumento do preço do bem, se a elasticidade for elevada isto é uma subida de 2% no preço provocar uma queda significativa no consumo.... está a perceber o ponto e o resto vem por arrasto. o valor exato que vai cair não sei não tenho o dado do comportamento dos consumidores mas os politicos se sobem o iva começam abusar
Leitura que pode fazer, se tiver uma base matemática minimamente aceitavel http://www.pearsonhighered.com/educator ... 91339.page, é um livro de licenciatura básico intermédio normalmente associado a uma cadeira de macroeconomia após a introdutoria, na minha versão é o capitulo 5 no caso que dá o exemplo também inverso até como no tempo do bush este argumento foi mal usado para descer impostos... livros em Pt o meu curso foi muito em inglês no caso esta cadeira ainda foi em Pt há ai um livro do meu professor que pode explicar o conceito de modo mais simplista... mas não o vou indicar porque vai lhe dizer aquilo que eu disse... de resto a literatura de economia gestão etc o que queira a sério salvo raras excepções é em inglês
p.s peço desculpa só agora vi que meti mal o link do livro, agora já está bem
Leitura que pode fazer, se tiver uma base matemática minimamente aceitavel http://www.pearsonhighered.com/educator ... 91339.page, é um livro de licenciatura básico intermédio normalmente associado a uma cadeira de macroeconomia após a introdutoria, na minha versão é o capitulo 5 no caso que dá o exemplo também inverso até como no tempo do bush este argumento foi mal usado para descer impostos... livros em Pt o meu curso foi muito em inglês no caso esta cadeira ainda foi em Pt há ai um livro do meu professor que pode explicar o conceito de modo mais simplista... mas não o vou indicar porque vai lhe dizer aquilo que eu disse... de resto a literatura de economia gestão etc o que queira a sério salvo raras excepções é em inglês
p.s peço desculpa só agora vi que meti mal o link do livro, agora já está bem
Editado pela última vez por Artista Romeno em 31/5/2014 3:34, num total de 2 vezes.
JorgeM2014 Escreveu:Boa noite.
Esta decisão do TC de que maneira pode abalar a curto ou médio prazo desempenho do PSI 20??? Este parece-me o chumbo mais esperado de todos e talvez de menor impacto.
1200m pro ano a voar... Alvos que podem arder com uma medida destas antes que todos A sonae se há empresa exposta a Portugal e ao consumo é esta....numa segunda linha NÓS ou eles e todos loool Portugal telecom jeronimo martins menos... são estas as 4 que estou a ver a levarem mais tareia se o VAT subir
QT à saida do euro, mais uma x é a economia estupido! então voces queriam tapar os desiquilíbrios de Portugal com soluções poéticas e malabaristas o Sócrates já la era... o escudo era lindo até vir a inflação e as dividas para pagar em euros.... o problema foi o buraco agora está feito deixem-se de poesias
Boa noite.
Esta decisão do TC de que maneira pode abalar a curto ou médio prazo desempenho do PSI 20??? Este parece-me o chumbo mais esperado de todos e talvez de menor impacto.
- Registado: 25/5/2014 19:16
jccgold Escreveu:E limitar as rendabilidades das PPP do Estado Portugues a 6% no máximo como o governo de direita de Espanha fez? Boa Passos Coelho?
Ha governos de Direita na Europa? Desconhecia..
Esta constituição está realmente muito desadequada do panorama actual, e infelizmente não vejo um acordo tripartido de forma a realmente reformar o país nos proximos anos. Querem todos deitar a mão ao orçamento de estado.
sp500 Escreveu:Desculpem a minha pergunta estúpida, mas:
Porque motivo não passamos a ter como moeda oficial o dólar, ou não se cria uma moeda que seriam uma ponderação de 2 ou 3 moedas internacionais (Euro, dólar e Libra).Até já existem moedas virtuais...
Saiamos do Euro, e pronto !
Entrarmos no escudo, cuidado...as dividas seriam em euros....portanto, num instante ficávamos na ruína.
Quais dívidas? Se sairmos do euro, fiquem com as dívidas...
E limitar as rendabilidades das PPP do Estado Portugues a 6% no máximo como o governo de direita de Espanha fez? Boa Passos Coelho?
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
Desculpem a minha pergunta estúpida, mas:
Porque motivo não passamos a ter como moeda oficial o dólar, ou não se cria uma moeda que seriam uma ponderação de 2 ou 3 moedas internacionais (Euro, dólar e Libra).Até já existem moedas virtuais...
Entrarmos no escudo, cuidado...as dividas seriam em euros....portanto, num instante ficávamos na ruína.
- Registado: 14/9/2006 8:24
Gritámos morte ao escudo, Viva o Euro.
Brevemente vamos gritar, volta escudo estás perdoado.
E aí empobrecemos 40% num fim de semana, vamos comprar só Sharan, couves e batatas no produtor e de peixe só sardinha e carapau.
Vamos viver conforme a carteira dá e não com o que os Alemães nos emprestam.
Brevemente vamos gritar, volta escudo estás perdoado.
E aí empobrecemos 40% num fim de semana, vamos comprar só Sharan, couves e batatas no produtor e de peixe só sardinha e carapau.
Vamos viver conforme a carteira dá e não com o que os Alemães nos emprestam.
Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.
Os patos voam em bando.
- Registado: 29/11/2007 4:09
Dr Tretas Escreveu:goodmoney Escreveu:
25 mil funcionários/ano.
Mesmo sem fazer nada, daqui a 5 anos tens 1/4 de funcionários públicos a menos e daqui a 10 anos tens metade.
Daqui a 5 anos estamos falidos, por este andar. E depois há a questão dos pensionistas. Este sistema vai dar o berro, é limpinho.
Querias dizer daqui a 5 anos estamos falidos, ou há 5 anos que estamos falidos?

goodmoney Escreveu:
25 mil funcionários/ano.
Mesmo sem fazer nada, daqui a 5 anos tens 1/4 de funcionários públicos a menos e daqui a 10 anos tens metade.
Daqui a 5 anos estamos falidos, por este andar. E depois há a questão dos pensionistas. Este sistema vai dar o berro, é limpinho.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PMP69 e 238 visitantes