Os combustíveis e o frango assado
Eu quando atrás disse que dependia do conceito de "de marca" ou de "linha branca" era para sugerir/transmitir que esta definição é livre e depende de como cada um a define.
Eu acho que é altmente problemática a divisão quando seja a BP, seja a Prio, seja a Alves Bandeira, seja a Intermarché, etc, etc, etc na verdade compram a generalidade dos combustíveis em Portugal Continental à GALP.
A minha impressão é que as pessoas normalmente falam dos "de marca" como sendo a Repsol, Cepsa, BP e GALP sendo que o termo foi muito promovido pela comunicação social, apesar de se tratar de uma definição pouco clara.
Eu acho que é altmente problemática a divisão quando seja a BP, seja a Prio, seja a Alves Bandeira, seja a Intermarché, etc, etc, etc na verdade compram a generalidade dos combustíveis em Portugal Continental à GALP.
A minha impressão é que as pessoas normalmente falam dos "de marca" como sendo a Repsol, Cepsa, BP e GALP sendo que o termo foi muito promovido pela comunicação social, apesar de se tratar de uma definição pouco clara.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:
Ah, não deixei o esclarecimento atrás por lapso: Azoria é uma marca própria.
(agora dizer que é "de marca" ou é "linha branca" depende do conceito que se tem de uma coisa e outra)
Do que eu tenho conhecimento existe:
-estações de serviço que são directamente das marcas (Galp, Repsol, por exemplo), que tem a decoração e os combustíveis da sua marca.
-há empresas que comercializam produtos das marcas e tem a decoração da marca. (percebemos isso quando pedimos a factura por exemplo)
-há empresas que tem a sua própria decoração na estação de serviço, com nome próprio mas que comercializam combustíveis de marca, normalmente identificado algures na estação de serviço.
E há empresas que comercializam combustíveis sobre a sua marca, como por exemplo as grandes superfícies.
As 3 primeiras situações são combustíveis de marca, a ultima é linha branca, este é o meu entendimento.
Agora podias aproveitar para fazer um update àquela teoria do 1%
Não é teoria, nas Caldas da Rainha é um facto.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
MarcoAntonio Escreveu:Mais_um, não estarás a fazer confusão em relação ao posto da Azoria?
Como disse atrás, Azoria é uma marca própria.
É inclusivamente uma marca registada, é original dos Açores mas estenderam a rede a Portugal Continental há uns anos já, estando dispersos pelo centro e norte do país (há uma aqui em Gaia também, já há uma data de anos).
Não sei, esta noticia é antiga, eu antes passava bastante por lá mas agora não. Mas podemos sempre telefonar a perguntar...

Um passeio todo-o-terreno, às 10h00, seguido de almoço para participantes e população, este domingo, assinala a abertura das novas bombas de combustíveis da Azorea, do grupo BP, nos Vidais.
Num investimento de cerca de 550 mil euros a empresa Combustíveis da Rainha Lda, propriedade de João Fortunato, abriu o único posto de combustíveis da Estrada Nacional 114, entre Caldas da Rainha e Rio Maior.
O novo estabelecimento fornece gasóleo agrícola, diesel, gasolinas e gasóleo de aquecimento para caldeiras. Funciona também no espaço um café.
O posto está vocacionado para o fornecimento dos agricultores da região e os preços, dentro do quadro da liberalização, são definidos essencialmente pelo fornecedor.
A empresa tem ainda outras bombas de combustíveis na Ribeira dos Amiais.
http://www.oesteonline.pt/noticias/noticia.asp?nid=6131
Do site da AZORIA:
Inicialmente muito ligado à Mobil, a marca veio dar ao negócio uma identidade própria e que espelha nos valores que pautam a sua actuação no mercado:
http://www.azoria.pt/empresa/
Penso que sabes que a BP "comprou" a Mobil. Esta é daquelas que pode enganar.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
mais_um Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:
(agora dizer que é "de marca" ou é "linha branca" depende do conceito que se tem de uma coisa e outra)
-estações de serviço que são directamente das marcas (Galp, Repsol, por exemplo), que tem a decoração e os combustíveis da sua marca.
-há empresas que comercializam produtos das marcas e tem a decoração da marca. (percebemos isso quando pedimos a factura por exemplo)
-há empresas que tem a sua própria decoração na estação de serviço, com nome próprio mas que comercializam combustíveis de marca, normalmente identificado algures na estação de serviço.
E há empresas que comercializam combustíveis sobre a sua marca, como por exemplo as grandes superfícies.
As 3 primeiras situações são combustíveis de marca, a ultima é linha branca, este é o meu entendimento.
Agora podias aproveitar para fazer um update àquela teoria do 1%

- Registado: 5/11/2002 12:21
MarcoAntonio Escreveu:
Mais_um, não estarás a fazer confusão em relação ao posto da Azoria?
É inclusivamente uma marca registada, é original dos Açores mas estenderam a rede a Portugal Continental há uns anos já, estando dispersos pelo centro e norte do país (há uma aqui em Gaia também, já há uma data de anos).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:
Na tabela aparece como Caldas, se dizes que é Òbidos então para efeitos de discussão é o que vale. Risque-se mais esse então
Entretanto, de tanto riscar, a tabela das caldas já desapareceu quase toda...
Enganei-me!

Como o Elias colocou a tabela de Óbidos e essas também há em Obidos. Se tivesses referido Vidais eu não me enganava.

Isso antes era BP, ou seja a estação de serviço era da empresa Azoia, mas os combustíveis eram de marca BP.
Mas actualmente não sei.
mais_um Escreveu:Em relação ao Azoria , é em Óbidos, não tenho o habito de passar por lá e como tal não sei se eles vendem o combustível como marca deles, nesse caso seria linha branca ou com marca, nesse caso será de marca.
mais_um Escreveu:
A minha experiencia enquanto eu acompanhei a BD e os preços nos postos não coincide com que escreveste. É verdade que pode-se ter alterado já que deixei de usar a BD à bastante tempo por a considerar pouco útil.
A minha experiência contradiz a tua e portanto ficamos nisto.
Sendo que nada do que escreveste atrás substancia seja o que for e não mostra que eu estou enganado.
mais_um Escreveu:
Não escreveste ter mais alguns dias, escreveste tem mais dias… e ter mais 30 ou 60 ou 90 dias é ter mais dias.
Sendo que diferenças de 30 ou 60 dias ou 90 dias são a rara, raríssima, excepção.
A esmagadoríssima parte das diferenças de dias nestas tabelas para as quais já olhei montes e montes de vezes (como eu suponho que sabes) são de poucos dias, são esses que constituem a maioríssima parte das diferenças temporais constantes das tabelas. Ora, se eu falei de "maiores partes", não me posso estar a referir em específico a diferenças de datas com meses.
Mais ainda, vinha isto a propósito de um posto com uma data que difere 6 dias da data de hoje.
Como é que tu saltaste para a circunstância específica de meses insistindo que eu estava enganado sem eu ter falado de nada disso?
MarcoAntonio Escreveu:
Como podes verificar na tabela que o Elias deixou, o posto original Auto-Julio é Galp e não linha branca. Em relação ao Azoria , é em Óbidos, não tenho o habito de passar por lá e como tal não sei se eles vendem o combustível como marca deles, nesse caso seria linha branca ou com marca, nesse caso será de marca.
Na tabela aparece como Caldas, se dizes que é Òbidos então para efeitos de discussão é o que vale. Risque-se mais esse então!
Entretanto, de tanto riscar, a tabela das caldas já desapareceu quase toda...

mais_um Escreveu:Há um facto que eu nunca consegui perceber, o porquê de as Caldas da Rainha ter os combustíveis de marca mais baratos do que na maior parte dos outros concelhos (pelo menos os que eu costumo passar),isto há anos.
É o mercado a funcionar

Há um facto que eu nunca consegui perceber, o porquê de as Caldas da Rainha ter os combustíveis de marca mais baratos do que na maior parte dos outros concelhos (pelo menos os que eu costumo passar),isto há anos. Actualmente já vou encontrando alguns postos noutros concelhos mas antes não.
MarcoAntonio Escreveu:
Em que é que eu estou enganado?
Estás engando nisto.:
MarcoAntonio Escreveu:
A data na BD da DGEG significa apenas a data em que o preço foi mexido a última vez, a maior parte das vezes que a data tem mais dias do que as outras significa apenas que desde então o posto não mexeu nos preços.
A minha experiencia enquanto eu acompanhei a BD e os preços nos postos não coincide com que escreveste. É verdade que pode-se ter alterado já que deixei de usar a BD à bastante tempo por a considerar pouco útil.
MarcoAntonio Escreveu:
Continua a existir um equívoco qualquer: eu falei de dias, não falei de preços com meses. Nem em nenhum lado eu aleguei que preços de Março ou Abril ainda estavam em vigor seja lá onde for.
Não escreveste ter mais alguns dias, escreveste tem mais dias… e ter mais 30 ou 60 ou 90 dias é ter mais dias.
MarcoAntonio Escreveu:
Quanto ao resto, só para eu perceber: Azoria e Auto-Julio são na tua considerão de marca sendo que os de linha branca os apenas os Leclerc e Pingo Doce, é isso?
Se sim, um dos sectores de que falas são dois posts de abastecimento e o outro sector, todos os outros postos incluindo aqueles que referi atrás...
Como podes verificar na tabela que o Elias deixou, o posto original Auto-Julio é Galp e não linha branca. Em relação ao Azoria , é em Óbidos, não tenho o habito de passar por lá e como tal não sei se eles vendem o combustível como marca deles, nesse caso seria linha branca ou com marca, nesse caso será de marca.
mais_um Escreveu:1,439 €/litro e sei de duas formas, uma porque coloquei gasóleo nesse posto no dia 24, outra porque a data que está na tabela é de 20/7/2012 e se estiveste atento à CS sabes que os preço aumentaram esta semana. Nas Caldas, a GALP atualizou os preços a 23 de Julho e a Repsol a 24 de Julho.
Se abasteceste no posto que tem data de 20/07 e valor de 1.41 a um valor diferente numa data posterior, será essa informação que valerá para efeitos de discussão.
Eu estive atento à CS (não que fosse preciso) mas para o caso é irrelevante: isso não torna o preço desactualizado de facto, lança a suspeição que possa estar desactualizado, o que é diferente.
mais_um Escreveu:A não ser que consideres que eu sou mentiroso, pela explicação que dei posso dizer-te que está enganado.
Deve existir aqui um equívoco qualquer, eu não afirmei que o preço era aquele mas antes perguntei porque dizias que não estava actualizado, sendo que disse ainda que a generalidade das vezes que os preços têm mais uns dias do que outros significa que os postos ainda não alteraram os preços (o que já confirmei em casos específicos n vezes).
Em que é que eu estou enganado?
mais_um Escreveu: Antes de o Elias colocar a tabela do gasóleo, colocou a da gasolina e tinha lá preços que a ultima vez que tinham sido atualizados na BD eram de março ou abril…. E sei que não correspondem aos actuais, infelizmente já não tenho um carro a gasolina para ir abastecer e digitalizar a factura para provar-te que estás enganado.
Continua a existir um equívoco qualquer: eu falei de dias, não falei de preços com meses. Nem em nenhum lado eu aleguei que preços de Março ou Abril ainda estavam em vigor seja lá onde for.
Em que é que eu estou enganado e porque é que estás a falar de preços e datas sobre as quais não falei nem afirmei coisa nenhuma?
Quanto ao resto, só para eu perceber: Azoria e Auto-Julio são na tua considerão de marca sendo que os de linha branca os apenas os Leclerc e Pingo Doce, é isso?
Se sim, um dos sectores de que falas são dois posts de abastecimento e o outro sector, todos os outros postos incluindo aqueles que referi atrás...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 26/7/2012 22:28, num total de 1 vez.
Elias Escreveu:Então e comparas essa com as de marca ou com as brancas?
Não sei como é que eles adquirem o combustível para esses postos, mas pelo preço devem-no adquirir à GALP, da mesma forma que adquirem para o posto original deles, que é Galp, mas da proxima vez que passar por lá verificarei se diz combustíveis Galp em algum lado.
Se assim for comparo com marca.
Editado pela última vez por mais_um em 26/7/2012 22:27, num total de 1 vez.
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Dizes isso porque não conheces a realidade geográfica do concelho.
Pois a bela da suposição saiu ao lado. Conheço bem o concelho, uma vez que foi o meu destino de férias durante mais de 20 anos.![]()
Então se conheces, sabes que eu estou a falar verdade. Já agora olha para os preços e para as datas de actualização e verificarás que as diferenças não são assim tão expressivas.
Elias Escreveu:E não respondeste ao post anterior:Elias Escreveu:mais_um Escreveu:A PETROIBERICA não é de marca.....![]()
![]()
então é o quê? marca branca premium? auto-estrada-encapotada?![]()
e a auto julio é o quê?
Não conheço essa estação de serviço, mas assim que puder passarei por lá para investigar.
A Auto-Julio é um caso interessante, já que é uma empresa que tem bombas da BP, da GALP e de marca propria (alugadas), uma delas é (ou melhor era) na aldeia onde vivo e foi um das que fechou.
mais_um Escreveu:Dizes isso porque não conheces a realidade geográfica do concelho.
Pois a bela da suposição saiu ao lado. Conheço bem o concelho, uma vez que foi o meu destino de férias durante mais de 20 anos.

E não respondeste ao post anterior:
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:A PETROIBERICA não é de marca.....![]()
![]()
então é o quê? marca branca premium? auto-estrada-encapotada?![]()
e a auto julio é o quê?
MarcoAntonio Escreveu:
Mais_um, antes de mais nada, porque é que dizes que os preços não estão actualizados? Se não é aquele o preço do posto, qual é?
Podes ligar para o posto e perguntar o preço:
Posto Abastecimento Ponto Azul
Estrada Nacional 360
Salir de Matos
2500-637 SALIR DE MATOS
Telefone: 262 877 260
Hoje podes fazê-lo até às 23 horas.
E não é 1,439 como referi anteriormente, é 1,44.
Elias Escreveu:Já agora fica o quadro para o vizinho concelho de Alcobaça. A dispersão de preços é considerável, tanto dentro das marcas como nas brancas. Claramente superior a 1%
Dizes isso porque não conheces a realidade geográfica do concelho. Por exemplo, Vale Maceira esta mais perto das Caldas da Rainha do que Alcobaça, as pessoas dessa aldeia no seu dia a dia (praça, supermercados, bancos, etc..) vão às Caldas da Rainha e não a Alcobaça, dai o preço da Repsol desse posto estar muito semelhante ao das REPSOL das Caldas.
Há que ter algum cuidado quando se analisa estas tabelas, primeiro nem sempre estão todos actualizados, depois pode existir outro tipo de constrangimentos, por exemplo geográficos.
MarcoAntonio Escreveu:Mais_um, antes de mais nada, porque é que dizes que os preços não estão actualizados? Se não é aquele o preço do posto, qual é?
1,439 €/litro e sei de duas formas, uma porque coloquei gasóleo nesse posto no dia 24, outra porque a data que está na tabela é de 20/7/2012 e se estiveste atento à CS sabes que os preço aumentaram esta semana. Nas Caldas, a GALP atualizou os preços a 23 de Julho e a Repsol a 24 de Julho.
MarcoAntonio Escreveu:A data na BD da DGEG significa apenas a data em que o preço foi mexido a última vez, a maior parte das vezes que a data tem mais dias do que as outras significa apenas que desde então o posto não mexeu nos preços.
A não ser que consideres que eu sou mentiroso, pela explicação que dei posso dizer-te que está enganado. Antes de o Elias colocar a tabela do gasóleo, colocou a da gasolina e tinha lá preços que a ultima vez que tinham sido atualizados na BD eram de março ou abril…. E sei que não correspondem aos actuais, infelizmente já não tenho um carro a gasolina para ir abastecer e digitalizar a factura para provar-te que estás enganado. Mas pode ser que amanhã tenha tempo para ir à outra da REPSOL que tem o gasóleo a 1,41 na tabela do Elias.
MarcoAntonio Escreveu:
Já agora, para além de teres espremido as diferenças (consoante consideres uns ou outros de marca, uma das diferenças tem sempre de aumentar) a distinção é duvidosa nalguns casos (o que é que é marca e o que é que é linha branca ao certo) além de que nas que presumo que estás a chamar "marca" (presumo que te referes a BP, GALP e Repsol) os preços de tabela não são realmente os preços de venda exactos pois normalmente estas marcas disponibilizam promoções as quais para clientes específicos significam ainda mais diferenciação de preço.
Além de ser difícil ver os 1% de que falas (ou concordar com os critérios) o exercício não me parece sequer ter relevância.
Os factos são estes: nessa área existe uma enorme diversidade de preços (dados os constrangimentos do preço do produto, onde mais de 80% vão para a matéria prima e impostos).
E é assim um pouco por todo o país...
Não quero convencer-te de nada, apenas constato factos e aqui nas Caldas a realidade é a que eu expliquei. As diferenças dentro de cada segmento são mínimas. A excepção são as bombas da CEPSA na auto-estrada e as bombas em Santa catarina que ficam muito longe das restantes. Ou seja ninguém vem de Santa Catarina colocar combustível às Caldas porque não compensa, assim como não me compensava ir de propósito às Caldas entregar um dvd ao clube de vídeo de propósito porque gastava mais dinheiro no combustível do que na multa, e assim entregava no dia seguinte quando ia às Caldas.
mais_um Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Epá, vocês continuam a eliminar postos, daqui a nada a tabela das caldas nem existe!
De marca, nas caldas não eliminei nenhuma.... e não tenho culpa que os preços não estejam actualizados em todas.
As diferenças são mínimas dentro de cada segmento, essa é a realidade. Quando isso não acontece é por situações especificas.
Mais_um, antes de mais nada, porque é que dizes que os preços não estão actualizados? Se não é aquele o preço do posto, qual é?
A data na BD da DGEG significa apenas a data em que o preço foi mexido a última vez, a maior parte das vezes que a data tem mais dias do que as outras significa apenas que desde então o posto não mexeu nos preços.
Já agora, para além de teres espremido as diferenças (consoante consideres uns ou outros de marca, uma das diferenças tem sempre de aumentar) a distinção é duvidosa nalguns casos (o que é que é marca e o que é que é linha branca ao certo) além de que nas que presumo que estás a chamar "marca" (presumo que te referes a BP, GALP e Repsol) os preços de tabela não são realmente os preços de venda exactos pois normalmente estas marcas disponibilizam promoções as quais para clientes específicos significam ainda mais diferenciação de preço.
Além de ser difícil ver os 1% de que falas (ou concordar com os critérios) o exercício não me parece sequer ter relevância.
Os factos são estes: nessa área existe uma enorme diversidade de preços (dados os constrangimentos do preço do produto, onde mais de 80% vão para a matéria prima e impostos).
E é assim um pouco por todo o país...
MarcoAntonio Escreveu:Epá, vocês continuam a eliminar postos, daqui a nada a tabela das caldas nem existe!
De marca, nas caldas não eliminei nenhuma.... e não tenho culpa que os preços não estejam actualizados em todas.
As diferenças são mínimas dentro de cada segmento, essa é a realidade. Quando isso não acontece é por situações especificas.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Burbano, CORTIÇA, Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, peterteam2, Purificaçao, yggy e 333 visitantes